Ir para conteúdo

Shaka de Virgem x Saga de Gêmeos

Visitante Darkangel

Posts Recomendados

A diferença é a seguinte:

Quando você diz que "a resistência deixa a desejar", o sentido é de que é abaixo da média. Quando você diz que "não é realmente muito alta", quer dizer que não é "muito alta", mas que é "alta".

Muito Alta

Alta +

Média

Deixa a desejar +

Fraca

Muito Fraca

Essa é a diferença entre as traduções, em relação à Crystal Wall.

Em relação à tradução da Conrad sobre o Kaan, a tradução da Conrad diz em termos absolutos: "consegue repelir qualquer tipo de ataque". Em português, da forma como está sendo dito, ainda pode ser interpretada como uma barreira muito poderosa.

Já a outra tradução é bem específica na variedade. E não é uma variedade absoluta: "repele diferentes tipos de ataque". Diferentes Tipos não significa Todos os Tipos. Além disso, não tem o sentido de que pode ser uma barreira muito poderosa. Está bem específico só na versatilidade.

Portanto, pelo menos no que diz respeito à Enciclopédia, não dá para afirmar que o Kaan teria poder para parar uma Explosão Galáctica. Terá que avaliar pelo o que foi apresentado no mangá - e pelo menos lá não me parece que seria capaz. Me parece que, caso o Shaka de fato tentasse, a Explosão Galáctica atropelaria o Kaan e arregaçaria muito o Shaka, jogando-o no chão. Acredito até que o Saga tivesse a oportunidade de disparar outra Explosão Galáctica, dessa vez de misericórdia, antes de o Shaka se recompor. Portanto, a estratégia que realmente deveria ser adotada é a de abrir os olhos e se usar do Tembu Hourin, no instante que o Saga preparar a EG.

Por outro lado, não dá nem para afirmar que o Kaan tem uma resistência superior à Crystal Wall. Por essa tradução, não especifica se a proteção é alta, média ou baixa. Novamente, tem que comparar pelo o que foi apresentado:

• Quebrou com 1 Raio Congelante* (Camus) + 1 Blast (Saga) +1 Corte Simples* (Shura)
  • Devolveu a Corrente de Andrômeda na cara do Shun
  • Parou o ataque de vários espectros de baixo nível
  • Parou um Blast poderoso do Saga, que atravessou as casas de Câncer, Leão e Virgem (mas, com a distância, o ataque vai perdendo potência. O mesmo blast não matou o Kanon sem armadura)

Os da Crystal Wall, ao meu ver, são mais impressionantes.

• Parou um Seikishiki Meikai Ha (Deathmask)
  • Parou as Piranha Roses (Aphrodite)
  • Parou a Erupção Explosiva (Myu)
  • Devolveu a Corrente de Andrômeda na cara do Shun
  • Parou o Pegasus Ryu Sei Ken do Tenma
  • Foi destruída por um Cólera dos 100 Dragões (Dohko)

E agora as anormalidades, que ainda não deciframos:

• Foi destruída por uma pedrinha soprada pelo Suikyo
  • Foi destruída pela mente do Shion
  • Foi destruída pelo dedo do Odysseus

CORREÇÃO:

Não é uma anormalidade. No Next Dimension já foi decifrado... Na Crystal Wall existe mesmo um ponto fraco. Se esse ponto fraco for atingido, mesmo que levemente, a Muralha Estilhaça.

QgxBJDA.jpg

FvGrp64.jpg

"Independentemente de sua resistência, seguramente haverá uma parte frágil. Se atacar esse ponto, encontrarão sua fragilidade"

Outras vezes que a Crystal Wall foi destruída com finesse:

EyjJMy2.jpg

hgqXq8L.png

Fora isso, precisa ser um ataque do nível do Cólera dos 100 Dragões do Dohko.

E uma última coisa que já está se repetindo demais. Vou adicionar por edição nesse tópico. Não vou mais responder a isso, para não poluir o tópico com esse assunto de Crystal Wall...

A Crystal Wall proteger em 180% não é desvantagem... É VANTAGEM. Para todos os efeitos de combate, ela divide o universo ao meio. Quem está do lado de lá, e quem está do lado de cá. Não é possível contornar a barreira. Não é possível saltar por sobre ela. Ou você a destrói e passa, ou você não passa (ou você se teletransporta para o outro lado, ou passa por uma fenda dimensional, como o Iapetus fez... Mas, novamente, isso não ocorreu no canon).

E outra... A Crystal Wall já foi utilizada contra múltiplos adversários várias vezes.

1. Contra Deathmask e Aphrodite

2. Contra Tenma e Shun

3. Contra Suikyo e um pelotão de Espectros.

Em nenhuma vez, ninguém teve a brilhante ideia de correr pelo lado e atacar para o outro lado. Não... Se o Cavaleiro de Áries levanta a Crystal Wall, ele impede qualquer um de avançar pelas 12 casas... A menos que alguém destrua a barreira. E as possibilidades são apenas duas: 1. Superar o Threshold (Como o Dohko fez) / 2. Atingir no ponto fraco (Como Suikyo, Shion e Odysseus fizeram).

Editado por Fëanor
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 195
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Para mim, Saga é o personagem mais bélico do anime. Shaka pode ter uma extensão do cosmo maior, por privar-se de um dos sentidos, mas extensão de cosmo não é tudo, a forma como ele é convertido em téc

Por três vezes Saga foi considerado entre os três mais fortes cavaleiros de ouro ao lado de Shura e Camus. Mesmo que ele não seja o mais poderoso (na hipótese dele estar abaixo dos outros dois), ainda

O tradutor Rogue_Penguin, me enviou essa tradução:     Crystal Wall: A defensive skill used by Mu the Aries. It's a transparent wall that can bounce back opponents' attacks. The endurance of the wall

Não foi um Pó de Diamante, Fëanor. Foi uma rajada congelante (como as que Camus usou várias vezes contra Hyoga). Os três atacaram com rajadas de cosmo, só que no caso de Camus e Shura as rajadas assumem formas e propriedades conforme o estilo de luta deles (gelo e corte, respectivamente).

• Like 1
Link para o post
Visitante Darkangel

Você enrolou e deu voltas pra nada, cara.

Fato é que a Taizen, em todas as traduções, diminuiu as capacidades defensivas do Muro. Se ela não fez isso com o Kahn, no mínimo significa que ele é melhor neste ponto do que o Muro, do contrário isso também teria sido dito para ele.

Você fez um comparativo bom sobre as técnicas, mas você se esqueceu de anotar aí que o Muro de Cristal foi alvo de mais ataques, além do que há mais personagens que o usam, enquanto que o Kahn até aqui apenas Shaka. Ou seja, não tivemos a contra prova simplesmente porque a narrativa não exigiu. E você só usou o resultado como base, não pegou o efeito delas para comparação, como já mencionei. Esse tipo de base apenas ignora uma porção de fatores circunstanciais.

-Erupção Vulcânica e Meteoros de Pégaso nem me parece ser questionável que o Kahn tancaria.

A grande vantagem do Muro ainda é devolver a técnica ao inimigo e tê-lo feito com o ondas e as rosas, isso na parte ofensiva.

Na parte defensiva não vejo como o Muro seja superior:

-Proteção de 180º é superior a 45º.

-O Muro de Mu já foi derrubado de várias formas diferentes, o Kahn apenas em uma forma e oportunidade. Isso mostra a quantidade de fraquezas que ela possui. Você poderia levantar a questão do Muro ter sido alvo de mais ataques, como já mencionei. O problema é que ele foi derrubado por várias formas diferentes, e não apenas por uma única forma que fora repetida. É especial, é físico, é mental, é uma simples pedra.

-A defesa do Kahn depende do cosmo empregado por Shaka, pois é um campo de energia cósmica, portanto ela possui variação. A defesa de Mu não.

Quanto as rajadas, não tive impressão do poder dela diminuir na trajetória. Inclusive Aiolia deixa claro o quão poderosa ela era ao temer pela vida de Shaka. E eu nunca disse que o Kahn seguraria a EG, não sei qual a dificuldade em admitir que uma parede absorve impacto antes de acertar seu alvo, então é racional deduzir que a potencia da técnica que atingirá Shaka é inferior a inicial lançada por Saga.

E pra terminar, você questionou a potência da Excalibur e do PDD usados contra, mas não fez o mesmo com o Ondas e as Rosas de Afrodite, sendo que todos estavam agindo da mesma forma.

Edit: é, nível Cólera dos 100 Dragões do Dohko velho, a técnica quebrou a barreira mas não fez nada com Shion.

Edit 2: A Crystal Wall não protege a 180°, protege a 45°. A sentença que você procura é: "a Cristal Wall protegendo a 45° graus não é desvantagem".

Nós estamos todos aqui teorizando sobre uma obra fictícia e uma vez que o fazemos o campo das hipóteses é vasto, desde que plausível.

Me parece irracional você basear seu argumento porque um, dois, mil adversários de Mu o atacaram todos na mesma direção. É óbvio que o "Múltiplos Adversários" que eu estou sugerindo trata-se do seu entorno. Mu pode se proteger o quanto ele quiser de quem está em sua frente, *correção "o quanto puder"*, mas atrás ele pode ser alvo de uma ilusão, projeção, rajada, ataque surpresa provido de um teletransporte, o que quer que seja, inclusive por baixo que me esqueci de citar, como Raimi. Shijima foi surpreendido por trás quando Cardinale(inimigo que veio de dentro do Santuário) apareceu após seu confronto com a projeção de Shaka no templo de virgem. A sorte dele é que o confronto já havia acabado, do contrário ele teria de lidar com Shaka e Cardinale, ambos em pontos diferentes. É exatamente este o caso de Mu e Shion, dentro do possível, eles podem lidar com quem está a frente deles. Mas a narrativa nunca os colocou enfrentando múltiplos adversários. Não precisam pular o Muro, não precisam contorná-lo. Precisa apenas que haja dois inimigos (não necessariamente diferentes, como já citei) em pontos diferentes, um na frente um atrás, um de um lado outro de outro, para um usuário do Muro acabar se estrepando.

E é principalmente por essa capacidade de proteção, que abrange toda a área envolta do usuário, que faz o Kahn ser superior ao Muro. Os demais pontos que citei são apenas acréscimos, além do que ele não apresentou fraquezas ou pontos fracos.

Editado por Darkangel
Link para o post

Impressionante como tudo relacionado ao Shaka é considerado melhor, é levado ao extremo, parece algo inevitável, não existe o mínimo de sensatez. Como o Lucas tinha dito, não é surpresa ter um post criado de Shaka x Hades, eu mesmo já vi versus desse nível em outros lugares.

É Kahn superior a Crystal Wall. É Shaka derrotar 3 dourados se quisesse e muitas outras coisas que só os Shaketes acreditam.

Shaka é o novo Odysseus do século XX.

• Like 1
Link para o post
Visitante Darkangel

Não sei porque o incômodo disso e nem sei porque considerar Shaka o "novo" Odysseus. Tem mais de 30 anos que já conhecemos seus feitos, tem gente que odeia ele justamente porque Kurumada o fez muito poderoso, como um de vocês três já declarou. O debate aqui justamente enaltece que alguns não concordam com esses feitos, mas isso não quer dizer que eles não tenham ocorrido, ou mesmo que os outros são obrigados a concordar contigo, Maximus.

Nenhum de vocês se propôs a ler minha análise de Shaka e Saga, e elas estão bastante detalhadas. Não, nenhum apontou onde a análise sobre Saga está incompleta, irregular, inconsistente, ou a de Shaka está superestimada, excessiva em detalhes, parcial, etc. Vocês simplesmente se apegaram a análises específicas que todo fã de SS já faz a mais de 20 anos.

E nem só eu penso isso, o Feanor deu a opinião dele mas vocês não se importaram em refutá-lo. Quando ele tratou de deturpar o tópico com Crystal Wall x Kahn deve ter sido um alívio, porque se não era mais um "shakete" que você, Lucas e o Hikkoga teriam de lidar, não é?

Vocês se perdem no argumento muito mais por uma aversão ao personagem do que propriamente por pegaram ocorridos e amostrados nos materiais canônicos. E você não mostrou o mesmo equilíbrio que os outros dois no debate, Maximus, na sua última postagem, cheios de exageros e excessos, você me fez dropar do debate. O Lucas e o Hikkoga nem devem concordar com o que você fala, o fato de eles curtirem suas postagens se deve apenas pela afinidade nas ideias, até porque eles já fazem isso um com outro all the time. Você foi o pior argumentador daqui, o seu "a técnica é para tolos e Saga não é um tolo, então ela não funcionaria com ele" já está nos anais do fórum de tão ridícula que essa justificativa foi, você evitou comparar as capacidades de cada um o tempo inteiro e, nesta passagem, ignorou completamente quais seriam os meios de Saga evitá-la, apenas para chegar a uma conclusão que nem quem está conhecendo o mangá agora consideraria porque ela teve o seu contexto. E esse foi só um dos exemplos.

Fique a vontade para se incomodar. Maximus. Nada do que você postou vai conseguiu apagar o que Shaka fez, o provável fato de ele ser o cavaleiro de ouro mais poderoso do século XX e também o mais importante na saga de Hades dado a seu feito e no que ele implicou. Nenhum de vocês conseguiu mostrar o porque Saga é superior a Shaka(embora o Hikkoga não tenha argumentado nesse sentido), e vocês bem podem não se importar com isso, mas é isso que foi proposto aqui e vocês postaram, significa que a dado momento vocês quiseram mostrar isso.

Você se incomodar que alguém pense assim só denota sua infantilidade.

Link para o post

Não sei porque o incômodo disso e nem sei porque considerar Shaka o "novo" Odysseus. Tem mais de 30 anos que já conhecemos seus feitos, tem gente que odeia ele justamente porque Kurumada o fez muito poderoso, como um de vocês três já declarou. O debate aqui justamente enaltece que alguns não concordam com esses feitos, mas isso não quer dizer que eles não tenham ocorrido, ou mesmo que os outros são obrigados a concordar contigo, Maximus.

Nenhum de vocês se propôs a ler minha análise de Shaka e Saga, e elas estão bastante detalhadas. Não, nenhum apontou onde a análise sobre Saga está incompleta, irregular, inconsistente, ou a de Shaka está superestimada, excessiva em detalhes, parcial, etc. Vocês simplesmente se apegaram a análises específicas que todo fã de SS já faz a mais de 20 anos.

E nem só eu penso isso, o Feanor deu a opinião dele mas vocês não se importaram em refutá-lo. Quando ele tratou de deturpar o tópico com Crystal Wall x Kahn deve ter sido um alívio, porque se não era mais um "shakete" que você, Lucas e o Hikkoga teriam de lidar, não é?

Vocês se perdem no argumento muito mais por uma aversão ao personagem do que propriamente por pegaram ocorridos e amostrados nos materiais canônicos. E você não mostrou o mesmo equilíbrio que os outros dois no debate, Maximus, na sua última postagem, cheios de exageros e excessos, você me fez dropar do debate. O Lucas e o Hikkoga nem devem concordar com o que você fala, o fato de eles curtirem suas postagens se deve apenas pela afinidade nas ideias, até porque eles já fazem isso um com outro all the time. Você foi o pior argumentador daqui, o seu "a técnica é para tolos e Saga não é um tolo, então ela não funcionaria com ele" já está nos anais do fórum de tão ridícula que essa justificativa foi, você evitou comparar as capacidades de cada um o tempo inteiro e, nesta passagem, ignorou completamente quais seriam os meios de Saga evitá-la, apenas para chegar a uma conclusão que nem quem está conhecendo o mangá agora consideraria porque ela teve o seu contexto. E esse foi só um dos exemplos.

Fique a vontade para se incomodar. Maximus. Nada do que você postou vai conseguiu apagar o que Shaka fez, o provável fato de ele ser o cavaleiro de ouro mais poderoso do século XX e também o mais importante na saga de Hades dado a seu feito e no que ele implicou. Nenhum de vocês conseguiu mostrar o porque Saga é superior a Shaka(embora o Hikkoga não tenha argumentado nesse sentido), e vocês bem podem não se importar com isso, mas é isso que foi proposto aqui e vocês postaram, significa que a dado momento vocês quiseram mostrar isso.

Você se incomodar que alguém pense assim só denota sua infantilidade.

O post não foi pra mim, mas vou comentar porque fui citado, Ok?

'' Quando ele tratou de deturpar o tópico com Crystal Wall x Kahn deve ter sido um alívio, porque se não era mais um "shakete" que você, Lucas e o Hikkoga teriam de lidar, não é? ''

'' Shaketes '' não me incomodam de maneira nenhuma. E, embora eu veja em você uma inclinação um tanto quanto contundente pra ser condescendente com o Shaka, não o encaro como Shakete. Você constrói argumentos sólidos, baseados na obra e faz uma boa apresentação dos mesmos. Embora eu reconheça que sinto em você um disponibilidade maior em contextualizar e transformar possibilidades hipotéticas em ponderações a favor do Shaka do que para outros personagens, mas isso muito gente faz, incluindo eu mesmo.

'' Vocês se perdem no argumento muito mais por uma aversão ao personagem do que propriamente por pegaram ocorridos e amostrados nos materiais canônicos. ''

Não é o meu caso. Não gostar do Shaka como personagem, não causa qualquer interferência no meu julgamento. Reconheço todas as suas qualidade e feitos, mas não tenho qualquer problema em contestar seu Status de intocável, quando acho necessário ou quando é pertinente. Não o enxergo como tal e, como posso, faço valer minha opinião.

'' O Lucas e o Hikkoga nem devem concordar com o que você fala, o fato de eles curtirem suas postagens se deve apenas pela afinidade nas ideias, até porque eles já fazem isso um com outro all the time. ''

Não posso responder pelo Lucas, mas eu concordo com muito do que foi exposto pelo Maximus nesse e em outros tópicos. O mesmo acontece com o Lucas e não sei porque isso parece te incomodar, visto que essa é a segunda oportunidade onde você evidencia essa '' troca de likes ''. Curto apenas o que vai de encontro com as minhas próprias opiniões para o que está sendo debatido e acredito que o mesmo sirva pra ele ou pro Maximus.

'' Nenhum de vocês conseguiu mostrar o porque Saga é superior a Shaka(embora o Hikkoga não tenha argumentado nesse sentido) ''

Na verdade, eu dei meu parecer, sim. Foi em um dos meus últimos posts de ontem. Meu ponto de vista a respeito do Saga ser superior ao Shaka é baseado nos últimos 32 anos de mangá, anime e Spin-Offs, onde Saga é SEMPRE retrato como o Cavaleiro de Ouro mais poderoso de sua geração, Status que é reforçado sempre que possível pelo criador da obra, que fez o personagens um dos mais poderosos, inteligentes, versáteis, experientes e originais dentre todo o universo de Saint Seiya. Shaka, em termos de poder entre os dourados, vem em seguida, na minha opinião e perde pra vários outros nos quesitos restantes.

É basicamente isso.

• Like 1
Link para o post
Visitante Darkangel

Na verdade, eu dei meu parecer, sim. Foi em um dos meus últimos posts de ontem. Meu ponto de vista a respeito do Saga ser superior ao Shaka é baseado nos últimos 32 anos de mangá, anime e Spin-Offs, onde Saga é SEMPRE retrato como o Cavaleiro de Ouro mais poderoso de sua geração, Status que é reforçado sempre que possível pelo criador da obra, que fez o personagens um dos mais poderosos, inteligentes, versáteis, experientes e originais dentre todo o universo de Saint Seiya. Shaka, em termos de poder entre os dourados, vem em seguida, na minha opinião e perde pra vários outros nos quesitos restantes.

É basicamente isso.

Eu já esperava que você confirmasse que concorda com coisas que o Maximus cita, o Lucas deve fazer o mesmo (o que só reforça meu ponto), mas eu mesmo já testemunhei contradições de vocês, sobretudo no tópico do Camus, que diferem suas opiniões, o que me fez crer que são apenas alguns aspectos e que as curtidas vão justamente por afinidade/oposição a opinião deles e a minha, do que, como levantei, ampla concordância nos argumentos expostos.

Sobre isto, você postou mas foi um parecer resumido sem maiores detalhes. E aí eu não tiro sua razão porque você aborda todas as obras, incluindo spin-offs e fillers, e lá Saga realmente se destaca dos demais. Quanto a mim, que só me baseio pelo que é canônico, confesso que não testemunhei status reforçado pelo autor a ele que não tenha sido dado a outros da mesma equivalência ou semelhante, de forma que teríamos de entrar no campo prático e comparar o que de fato fora apresentado para podermos balancear as frases melhor.

Sempre tive a impressão que Kurumada nunca destacou, isolou, apenas um cavaleiro de ouro justamente porque ele quer passar a imagem de que todos possuem certa equivalência, e a bem dizer isso implicaria em esses tipos de debates deixarem de existir. Não que ele fique por dentro do que os fãs fazem, duvido disso, mas ele tem ciência dessa "curiosidade" dos fãs porque isso já lhe foi perguntado mais de uma vez.

Editado por Darkangel
Link para o post

Eu já esperava que você confirmasse que concorda com coisas que o Maximus cita, o Lucas deve fazer o mesmo (o que só reforça meu ponto), mas eu mesmo já testemunhei contradições de vocês, sobretudo no tópico do Camus, que diferem suas opiniões, o que me fez crer que são apenas alguns aspectos e que as curtidas vão justamente por afinidade/oposição a opinião deles e a minha, do que, como levantei, ampla concordância nos argumentos expostos.

Sobre isto, você postou mas foi um parecer resumido sem maiores detalhes. E aí eu não tiro sua razão porque você aborda todas as obras, incluindo spin-offs e fillers, e lá Saga realmente se destaca dos demais. Quanto a mim, que só me baseio pelo que é canônico, confesso que não testemunhei status reforçado pelo autor a ele que não tenha sido dado a outros da mesma equivalência ou semelhante, de forma que teríamos de entrar no campo prático e comparar o que de fato fora apresentado para podermos balancear as frases melhor.

Sempre tive a impressão que Kurumada nunca destacou, isolou, apenas um cavaleiro de ouro justamente porque ele quer passar a imagem de que todos possuem certa equivalência, e a bem dizer isso implicaria em esses tipos de debates deixarem de existir. Não que ele fique por dentro do que os fãs fazem, duvido disso, mas ele tem ciência dessa "curiosidade" dos fãs porque isso já lhe foi perguntado mais de uma vez.

'' Eu já esperava que você confirmasse que concorda com coisas que o Maximus cita, o Lucas deve fazer o mesmo (o que só reforça meu ponto), mas eu mesmo já testemunhei contradições de vocês, sobretudo no tópico do Camus, que diferem suas opiniões, o que me fez crer que são apenas alguns aspectos e que as curtidas vão justamente por afinidade/oposição a opinião deles e a minha, do que, como levantei, ampla concordância nos argumentos expostos. ''

Não concordo com tudo, mas com muitas coisas. E não tem nada a ver com ir contra as suas opiniões, mas sim uma combatibilidade na interpretação que fazemos da obra de modo geral. Como você mesmo disse, existem pontos nos quais discordamos.

Quanto ao resto...

Bom, eu acho que é de conhecimento geral do fandom que o Saga é o personagem com maior praise entre os dourados, seja nas obras canônicas ou nos Spin-offs. Mais de uma vez, dentro do mangá canônico, o Saga foi classificado como o cavaleiro de ouro mais poderoso de sua geração. Isso, inevitavelmente, se estende para as outras frentes da obra, com o geminiano sempre tendo uma posição de destaque maior dentre os outros cavaleiros de ouro ou tendo o titulo de mais poderoso reforçado. EPG, SAINTIA SHO e SOG são os melhores exemplos se tratando Spin-off e o mangá original + Next Dimension como material canônico.

Concordo que os outros onze, em momentos específicos, tiveram seus poderes e características destacados, mas nunca, ao meu ver, com a mesma frequência e contundência do Saga; talvez Aiolos, apenas. O restante é sempre destacado em questões pré definidas ou em habilidades especificas, mas nunca como os mais poderosos.

Link para o post

A questão aqui não é ser contra "Shaketes" e não aceitar que o Shaka seja poderoso (que todos sabem que é), e sim ser contra a essa ideias absurdas que você e muitos outros enaltecem porque não conseguem ver o outro lado da moeda, então qualquer um que discorde e tem uma interpretação que difere da sua, você se irrita, tanto é que fica de birra quando o Lucas ou o Hikkoga curte os meus posts ou eu curto o deles, claramente se incomodando, isso sim é infantilidade. Não necessito que concordem comigo, se eles fizeram isso é por terem um pensamento parecido com o meu em alguns pontos. Ficou enciumado? Só reforçando... Eu e o Lucas, no tópico do Camus, discordamos em diversos pontos, isso é algo natural, isso vale para você e para qualquer outro, podemos concordar em algum assunto e em outro discordar, não precisa ficar aborrecido, relaxa.

Eu sou um péssimo argumentador por que usei uma fala que é dita pelo próprio Shaka que afirma que a técnica dele só funciona com humanos tolos? Técnica usada justamente porque Shaka considerava Ikki um fraco, o subestimando. É isso ou é você que enxerga tudo relacionado ao Shaka como espetacular? Eis a dúvida. Pedi para você me explicar qual era a verdadeira capacidade do Tesouro do Céu e a única coisa que você conseguiu fazer foi falar o que eu já tinha explicado e se enrolar todo depois, logo você, o argumentador "técnico" e que gosta de mirabolar ideias... fiquei decepcionado com sua resposta.

Minha intenção nunca foi apagar aquilo que Shaka fez e sim desmitificar certas afirmações vinda de você, assim como esses delírios geralmente ocorrem há tempos. A importância do Shaka na obra é indiscutível, eu reconheço isso, eu mesmo já cansei de destacar o Shaka em vários debates, mas infelizmente vi o mesmo blábláblá de anos, então tive que expor meu pensamento, se isso te insultou de alguma forma, desculpe, não achava que hoje em dia debates sobre Saint Seiya o pessoal levava pro pessoal. Sempre fui de respeitar a opinião de cada um, mas respeitar não quer dizer que eu tenha que concordar, não entendi até agora porque você se estressou com o fato de eu ter apontado falhas nas técnicas do virginiano e ter dito que Saga é superior, é apenas um debate, irmão, fica tranquilo. Não sabia que você gostava do Shaka a esse nível.

• Like 1
Link para o post
Visitante Darkangel

Bom, eu acho que é de conhecimento geral do fandom que o Saga é o personagem com maior praise entre os dourados, seja nas obras canônicas ou nos Spin-offs. Mais de uma vez, dentro do mangá canônico, o Saga foi classificado como o cavaleiro de ouro mais poderoso de sua geração. Isso, inevitavelmente, se estende para as outras frentes da obra, com o geminiano sempre tendo uma posição de destaque maior dentre os outros cavaleiros de ouro ou tendo o titulo de mais poderoso reforçado. EPG, SAINTIA SHO e SOG são os melhores exemplos se tratando Spin-off e o mangá original + Next Dimension como material canônico.

Concordo que os outros onze, em momentos específicos, tiveram seus poderes e características destacados, mas nunca, ao meu ver, com a mesma frequência e contundência do Saga; talvez Aiolos, apenas. O restante é sempre destacado em questões pré definidas ou em habilidades especificas, mas nunca como os mais poderosos.

É de meu conhecimento, e de muitos pelo que percebo, que ele é bastante elogiado sim, como eu disse igual aos demais, uns mais outro menos. Eu não separei os outros onze dele. Mas se eu o fizesse diria que ele, Shaka e talvez Aiolos tenham recebido mais destaque do autor do que os demais. Eu nunca vi no mangá canônico Kurumada isolar Saga no que tange a poder, como eu disse, além de Odysseus. Todas as afirmações sobre ele, além de serem vagas por não serem específicas (como Odysseus com os gêmeos), quase sempre veio acompanhado de elogios a outros, como Shura e Camus, ou em situações que você precisa analisar o contexto, como Ikki. Algo como "Saga é o cavaleiro de ouro mais poderoso/de sua geração", que acredito se encaixar perfeitamente na sua descrição, na obra canônica, eu nunca vi. Ficaria agradecido se você pudesse me mostrar. O único que recebeu mesmo afirmações específicas foi Shaka com Shina e Shijima, mas a primeira fazem o que lhe disse, analisar o contexto (e a outra metade interessada nesse tópico logo a descarta, como Lucas fez no tópico dele), e a segunda se referiu aos cavaleiros de virgem, não abrangendo a classe dourada. E pode ter certeza que eu nunca usei apenas essas afirmações para corroborar com meus argumentos, elas sempre vieram com muito mais material. Eu to batendo nessa tecla porque eu quero saber mesmo onde isso foi dito.

Eu fiz uma análise de ambos e incluí as frases de efeitos deles no argumento, onde no comparativo elas também são usadas. Você pode conferi-las na página 3 deste tópico. Não me lembro de nenhuma isolando-o. Por isso mencionei que isso é premeditado do autor.

Na verdade, se não me falha a memória o único que foi isoladamente posto no pedestal foi Dohko, e pelo próprio Saga. Não me lembro de outros destaques a ele, mas acho que ele foi o que chegou mais perto disso. E bem, cá estamos nós, boa parte não concorda com a afirmação. Isso porque o campo prático tem tanta relevância quanto o teórico, mas aí entrar no mérito de Dohko seria outra história.

Quanto aos outros dourados, eles tem sua parcela de destaque. Mas da mesma forma que Shaka e Saga, eu não preciso, e nem posso, me basear somente nessas frases, excepcionalmente eles que são menos destacados. E é aí que: lutas, resultados obtidos em batalha, habilidades amostradas, especiais, feitos realizados e uso do cosmo passam a ser mais relevantes do que qualquer outro critério.

Por fim, falando sobre Shaka, outros motivos do porque eu o considero superior a Saga também se devem a ser um dos personagens mais ricos da obra, se não o mais rico, repleto de elementos de natureza mística, quando até os nomes de suas técnicas sempre tem algo mais complexo que as justifique, além do fato de ser peça-chave na saga de Hades(e o histórico de confrontos contra esse Deus amplifica sua importância) e de carregar uma alcunha muito peculiar. E claro, ser detentor do maior cosmo dentre os cavaleiros, a engrenagem principal da série quando falamos de combates.

Editado por Darkangel
  • Like 1
Link para o post

Por três vezes Saga foi considerado entre os três mais fortes cavaleiros de ouro ao lado de Shura e Camus. Mesmo que ele não seja o mais poderoso (na hipótese dele estar abaixo dos outros dois), ainda assim contextualmente ele estaria acima de Shaka.

A propósito, o próprio cavaleiro de Virgem reforça que os três são considerados os mais fortes. Até mesmo Shina, que outrora comparou o poder de Shaka com o dos deuses, também afirma que Saga, Camus e Shura são os mais poderosos dourados. Não faz sentido tentar usar a fala da amazona para corroborar o argumento de que Shaka é o mais forte se nem ela coaduna deste pensamento.

Pandora, que pertence ao exército inimigo, também reconhece que os três são os mais poderosos. O mangá traz uma visão tanto de dentro do santuário como de fora a respeito da força deles.

É claro, estas falas constam na tradução espanhola e no anime. Em relação à tradução espanhola, apesar de dizerem ser a mais fiel à original, não dá pra desconsiderar a hipótese de ter sido mal traduzida. Contudo, o anime, pelo menos na fala de Shaka, segue exatamente o que consta no mangá japonês, pelo menos de acordo com o tradutor do Google:

uq_MZ_Gq_VXXY.jpg

A escrita japonesa fica da seguinte forma:

いかに
わたしといえども
かつて最強といわれた
おまえたち黄金聖闘士
三人を、同時に相手に
する程、愚かではない
O tradutor do Google indica a fonética desta forma: Ikani watashi to iedomo katsute saikyō to iwa reta omae-tachi gōrudoseinto san'nin o, dōjini aite ni suru hodo, orokade wanai
Eu assisti a esse trecho no anime (na dublagem japonesa, óbvio) e Shaka profere exatamente estas palavras. E tanto na legenda portuguesa como na inglesa ele destaca que Saga, Camus e Shura são os mais fortes, com algumas poucas diferenças:
Screenshot_1.jpg
Screenshot_2.jpg
Não conferi as falas de Shina e Pandora no mangá japonês (até porque nem encontrei os trechos originais), mas sei que no anime elas também seguem a tradução espanhola.
Evidentemente, existe ainda a possibilidade da tradução do anime e do mangá espanhol estarem erradas, mas daí já vai além das minhas capacidades porque não sei ler ou traduzir japonês. Seria interessante se alguém aqui soubesse e pudesse fazer um trabalho melhor do que esta minha postagem, porque na (ruim) tradução do Google para o português a frase não fica nem um pouco clara (podendo inclusive fazer referência a Shaka ser o mais forte).
No meu tópico sobre comparativos, Aiolos, Dohko e Aiolia também já foram considerados os mais fortes de maneira explícita, e por tabela Shion e Shaka também poderiam estar nesta disputa (pois empataram com os últimos dois). Aiolos, Dohko e Shion não estão na pauta de discussão neste tópico, então não vou entrar no mérito. Podemos incluir Aiolia porque a supremacia de Shaka está diretamente ligada com a luta que eles travaram, mas aí é com vocês.
Editado por Lucas Augusto da Silva
  • Like 3
Link para o post
Visitante Darkangel

Post muito bem detalhado. Mas, como eu disse, nunca houve isolamento de Saga nessas passagens. Como vc corroborou, sempre veio acompanhado de Shura e Camus. Se elas são tão incontestáveis, então não veria porque não colocar Camus e Shura no topo também. E se coloca los, novamente ninguém está isolado. Se Camus e Shura são descartados desse pedestal, como costumeiramente são, então não são as frases de efeito que definem isso mas sim os pontos que levantei, lutas, resultados obtidos em batalha, feitos realizados, uso do cosmo, etc.

Sobre Aiolia, que me lembro ele foi elogiado por Cassius mas não de forma isolada, acho que o mencionava entre os dois mais poderosos. Aqui lembro me bem de usarem contextos para abordar somente ele e Shaka, e não os demais dourados. Eu também penso semelhante sobre as afirmações da tríade, a Pandora não conhece os demais cavaleiros de ouro para afirmar com tanta propriedade e sempre interpretei que ela afirmava isso por eles serem a elite dos cavaleiros de Atena, os cavaleiros de ouro. Já sobre Shina, como a afirmação dela não isolou nenhum dos três, a primeira afirmação dela me pareceu ter um peso maior, justamente porque isolou Shaka, como já citado um dos únicos momentos em que isso ocorreu.

E por falar nisso, as duas imagens que você postou sobre a afirmação do Shaka diferem. Na primeira está clara mas na segunda ele menciona que dizem/foram ditos serem os mais poderosos. Dizem ser. Reiterando, não é uma afirmação clara, é vaga. Além disso, essa foi a postura dele antes de se revelar como um inimigo para a tríade, vejo a afirmação muito mais como enganatório, uma deixa, do que propriamente o que ele acredita. E bem, no mínimo entramos na situação de falsa modéstia aqui.

Eu aguardo o que foi dito, Saga sendo considerado o Cavaleiro de ouro mais poderoso de sua geração na obra canônica.

Link para o post

Lá é geralmente referido como os santos de ouro que são os santos mais poderosos em uma escala gerárquica de poder. mas há várias outras menções oficiais de qual saga é a mais poderosa.

o tenbouhourin de shaka é muito cosmo acumulado mas é liberado e não é poder de combate efetivo, nem mata apenas sendo impactado.

Link para o post
Visitante Darkangel

Lá é geralmente referido como os santos de ouro que são os santos mais poderosos em uma escala gerárquica de poder. mas há várias outras menções oficiais de qual saga é a mais poderosa.

o tenbouhourin de shaka é muito cosmo acumulado mas é liberado e não é poder de combate efetivo, nem mata apenas sendo impactado.

Todas as obras são oficiais. The Lost Canvas, Episódio G/Assassin, Saintia Sho, Saint Seiya Ômega, Soul of Gold. Em boa parte delas realmente colocam o Saga no pedestal. Mas não no canônico, é isto que estou dizendo e pedindo, principalmente porque foi afirmado que há. Se eu não tiver perdido nenhum detalhe, acredito que não haja. E como mencionei, o único que realmente chegou a isso foi Dohko de Libra.

Sobre o Tesouro do Céu, não é uma técnica perfeita,até porque não há. Mas o fato de sempre haver alguém questionando a me faz crer que, no mínimo, suas capacidades são reconhecidas(de forma indireta), porque alguém sempre aparece para dizer que ela não mata, conclusão óbvia já que esse nem o objetivo da técnica.

Pessoal está tão habituado a ter como técnica principal uma com poder destrutivo que se alguém fugir um pouquinho disso já é questionado.

Link para o post

Na verdade, o poder do Saga é destacado sim entre os Santos de Ouro. E reconhecido assim até dentre os próprios Santos de Ouro. Veja o Aldebaran... Ele acha o Saga tão forte, que acha que ele até parece um Deus:

4yyBntp.jpg

v4vG1vZ.jpg

Ainda tem a fala do Ikki no Next Dimension, de que Gêmeos é sempre o Cavaleiro de Ouro mais poderoso de cada geração...

Isso, se utilizarmos como base apenas as falas dos outros personagens. Por análise fria das suas técnicas e do seu poder, dá para destacar também. É uma Técnica Especial mais poderosa do que a outra, e em diferentes campos. Não tem ninguém dentre os Santos de Ouro com mais poder destrutivo do que ele... Explosão Galáctica do Saga é Rank 1 em devastação. Ilusão do Príncipe das Trevas é uma técnica ultra OP. Outra Dimensão também é absurda, e apresenta perigo para qualquer tipo de inimigo.

A questão é que, apesar das afirmações e das análises, eu considero o Shaka superior. E, quanto às falas dos personagens, eu considero que:

1. Quando Saga era reconhecidamente o mais forte, Shaka era criança.

2. Ikki estava errado na sua comparação de poder, assim como também estava errado na comparação de poder em relação ao Suikyo. Delírios do Kurumada de mais de 20 anos de ferrugem em Saint Seiya.

Até porque, tem uma publicação da época da Jump que dizia que o Shaka era aquele com a Cosmo Energia mais elevada dentre os Santos de Ouro (isso de olhos abertos, claro. De olhos fechados, o Saga é um pouco superior). Além disso, também é dito que o Tembu Hourin é a técnica mais poderosa, de ataque / defesa perfeitos. Só por isso.

Além, claro, do fato de o Shaka ter derrotado Saga, Shura e Camus juntos na Saga de Hades, obrigando-os a utilizar a Exclamação de Athena.

Mas não há como não reconhecer que o Saga é, sim, destacado dentre todos os outros Santos de Ouro.

Por isso que, no meu entender, todo Ranking dos Santos de Ouro deve ser:

1. Shaka

2. Saga

3. Resto

Há até justificativa para colocar o Dohko e o Shion acima até mesmo do Shaka e do Saga... Mas eu não acho convincente, e acho que os dois viriam logo abaixo, brigando com o Mu pela 3ª posição.

Editado por Fëanor
  • Like 2
Link para o post

2. Ikki estava errado na sua comparação de poder, assim como também estava errado na comparação de poder em relação ao Suikyo. Delírios do Kurumada de mais de 20 anos de ferrugem em Saint Seiya.

Esse é o único ponto que eu discordo, o de Suykio. Acho sim que Suykio é mais forte que a maioria dos dourados e ele saiu sendo atropelado depois de gemeos dada ao poder abismal de Caim e a dificuldade em sair do S.I

Mas Ikki apanhar pra um holograma e elogiar o mesmo foi realmente tenso heheheh\haushuahsuas

Link para o post

Milo (hades sanctuary)

Ikki (next dimension)

(Géminis saga + powerfull)

shaka pode acumular muito cosmos, mas seu dano direto é lixo comparado a uma explosão galaxiana. em uma batalha campal, a saga terá mais poder efetivo em cada ken.

Editado por Jabunicorn
Link para o post

É de meu conhecimento, e de muitos pelo que percebo, que ele é bastante elogiado sim, como eu disse igual aos demais, uns mais outro menos. Eu não separei os outros onze dele. Mas se eu o fizesse diria que ele, Shaka e talvez Aiolos tenham recebido mais destaque do autor do que os demais. Eu nunca vi no mangá canônico Kurumada isolar Saga no que tange a poder, como eu disse, além de Odysseus. Todas as afirmações sobre ele, além de serem vagas por não serem específicas (como Odysseus com os gêmeos), quase sempre veio acompanhado de elogios a outros, como Shura e Camus, ou em situações que você precisa analisar o contexto, como Ikki. Algo como "Saga é o cavaleiro de ouro mais poderoso/de sua geração", que acredito se encaixar perfeitamente na sua descrição, na obra canônica, eu nunca vi. Ficaria agradecido se você pudesse me mostrar. O único que recebeu mesmo afirmações específicas foi Shaka com Shina e Shijima, mas a primeira fazem o que lhe disse, analisar o contexto (e a outra metade interessada nesse tópico logo a descarta, como Lucas fez no tópico dele), e a segunda se referiu aos cavaleiros de virgem, não abrangendo a classe dourada. E pode ter certeza que eu nunca usei apenas essas afirmações para corroborar com meus argumentos, elas sempre vieram com muito mais material. Eu to batendo nessa tecla porque eu quero saber mesmo onde isso foi dito.

Eu fiz uma análise de ambos e incluí as frases de efeitos deles no argumento, onde no comparativo elas também são usadas. Você pode conferi-las na página 3 deste tópico. Não me lembro de nenhuma isolando-o. Por isso mencionei que isso é premeditado do autor.

Na verdade, se não me falha a memória o único que foi isoladamente posto no pedestal foi Dohko, e pelo próprio Saga. Não me lembro de outros destaques a ele, mas acho que ele foi o que chegou mais perto disso. E bem, cá estamos nós, boa parte não concorda com a afirmação. Isso porque o campo prático tem tanta relevância quanto o teórico, mas aí entrar no mérito de Dohko seria outra história.

Quanto aos outros dourados, eles tem sua parcela de destaque. Mas da mesma forma que Shaka e Saga, eu não preciso, e nem posso, me basear somente nessas frases, excepcionalmente eles que são menos destacados. E é aí que: lutas, resultados obtidos em batalha, habilidades amostradas, especiais, feitos realizados e uso do cosmo passam a ser mais relevantes do que qualquer outro critério.

Por fim, falando sobre Shaka, outros motivos do porque eu o considero superior a Saga também se devem a ser um dos personagens mais ricos da obra, se não o mais rico, repleto de elementos de natureza mística, quando até os nomes de suas técnicas sempre tem algo mais complexo que as justifique, além do fato de ser peça-chave na saga de Hades(e o histórico de confrontos contra esse Deus amplifica sua importância) e de carregar uma alcunha muito peculiar. E claro, ser detentor do maior cosmo dentre os cavaleiros, a engrenagem principal da série quando falamos de combates.

Não foi me estender muito nisso, mas existe, sim, partes do mangá canônico que reforçam o Saga como Cavaleiro de Ouro mais poderoso de sua geração, por exemplo:

4kd6c6.jpg

O EPZERO também coloca Saga como mais poderoso.

Enfim, é um debate de anos e eu aceito que existam outras interpretações disso.

Quanto à importância e originalidade, Saga ainda é superior, pra mim. Toda a fase santuário girou em torno do Saga e do modo como ele enganou todo o santuário por treze anos, além de lidar com sua dupla personalidade. Tudo em torno dele é muito bem construído e amarrado, de forma que o personagem se destaca mesmo dentre os poucos dourados que receberam algum desenvolvimento por parte do Kurumada. Ainda assim, é só meu ponto de vista.

• Like 1
Link para o post
Visitante Darkangel

Vamos lá.

Tanto Feanor quanto Hikkoga acabaram mencionando uma tradução errada dessa passagem, usaram exatamente a tradução da Conrad como base que todos sabem possuir inúmeros erros.

Sobre o que Aldebaran e Mu realmente disseram:

i950wqG.jpg

tziCrG5.jpg

-Na primeira imagem vemos que os demais cavaleiros de ouro também possuíam uma força descomunal, mas como eram demasiados jovens, e o Episódio Zero reforça a inexperiência deles, o posto para Grande Mestre, como bem sabemos, acabou ficando entre Aiolos e Saga. Mu reforça as características de Saga, como sendo forte e possuir um coração tão puro que parecia um Deus.

-Na segunda imagem Aldebaran apenas reforça a impressão que Mu levantou, na primeira imagem, sobre o coração de Saga.

Em espanhol:

rCchjOn.jpg

-É reforçado que Saga era forte e somente isso, sem isolá-lo.

FgoyMwo.jpg

-Aqui segue uma sequência de ponderações onde um completa o outro. Shaka primeiramente afirma que a voz que ecoou não parecia a de Saga, ao passo que Aldebaran o completa dizendo que este estava certo e que não se tratava da voz de um homem transformado em Deus(novamente tendo a impressão do que os aldeões pensavam sobre Saga, levantada por Mu anteriormente), Aiolia prossegue dizendo que a voz parecia mais um grito selvagem de um demônio, e Milo finaliza citando que é como se Saga tivesse se transformado em alguém radicalmente diferente.

Agora vamos para a tradução da fala de Ikki em Next Dimension:

20.jpg

-Nesta tradução Ikki compara o poder de Cain com o de Saga, que era alguém que se considerava o mais poderoso. Peguei outra tradução dessa passagem e ela é sempre reforçada com o "dizem ser", exatamente idêntica as passagens da tríade Saga, Shura e Camus feitas por Shaka, Shina e Pandora, a qual eu já as contextualizei.

Como eu disse, não houve uma só passagem que isolou Saga no pedestal.

Quanto a usar suas habilidades como base para reforçar sua fama, como Feanor levantou, isso já é algo que todos fazem naturalmente. E ainda assim eu o vejo inferior a Shaka porque Shaka possui ainda mais técnicas apelativas, além de possuir um conjunto de habilidades que counteram 66% dos especiais de Saga, o que pra mim é algo muito a se destacar/considerar.

Mas eu não afirmo categoricamente que ele é detentor do maior poder destrutivo. Considero Aldebaran e Cain bastante no páreo.

Hikkoga, sobre o Episódio Zero, Aiolos destacou Saga mesmo em todos os quesitos. Mas o mesmo foi feito por Saga com Aiolos na cena seguinte. A passagem foi muito mais uma troca de camaradagem. Ainda sobre isso, o Grande Mestre, e o próprio Shura, deixaram claro que ambos foram escolhidos única e exclusivamente por serem mais velhos, mais experientes e mais preparados do que os demais. Portanto acho razoável, para não dizer lógico, concluir que eles realmente eram os mais poderosos neste momento, mas por tudo citado, idade, experiência e preparo.

Ainda sobre Shaka, ontem eu mencionei que ele era o único que possuía, além de Dohko, afirmações que o isolavam, tomando por base duas delas: a afirmação da Shina e a afirmação de Shijima. Mas na verdade há muito mais do que me lembrava.

Sem expor as duas citadas, mencionando um a um, temos primeiramente Aiolia o elevando acima dos demais cavaleiros de ouro quanto a diferença de poder entre eles e os cavaleiros de bronze:

1Qhfzfc.jpg?1

Temos a Taizen destacando tanto seu cosmo dos demais, sem mencionar que isso se deve ao acúmulo, quanto sua habilidade de transitar entre dimensões(a menciono porque ela deixa claro que os demais cavaleiros de ouro se impressionam com esse fato, portanto ela o está isolando nesse ponto dos demais):

ZwUGhQpn69Q.jpg

-Mu corrobora esta característica quando Shaka pede seu auxílio:

f872ybxUF38.jpg

A Taizen também destaca Shaka quando menciona sobre o Muro das Lamentações, "Nem Shaka pode derrubá-lo":

RpxomQPOw50.jpg

Temos ponderações do próprio Kurumada quanto ao personagem a respeito de sua caracterização:

p3z6rb2ZZZ8.jpg

Temos a revista que lançou o gaiden de Ikki e Shaka destacando o dourado - "Shaka, o Homem com o Cosmo Mais Forte":

hJiJx3Aknww.jpg

Temos outra passagem de concepção dos personagens onde nitidamente o autor, Kurumada, destaca Shaka dos demais, mencionando-o como sendo "a chave para a saga de Hades":

qqqtEsItSjs.jpg

Editado por Darkangel
Link para o post

O assunto primário do tópico é Saga versus Shaka. Não tem pertinência alguma tentar provar que o cavaleiro de Gêmeos é o mais forte dos dourados, pois sequer é a proposta do tópico. Ou seja, não importa se Saga está em primeiro, em segundo ou seja lá qual em posição na hierarquia de poder, contanto que se consiga provar que ele está acima de Shaka e que portanto é o vencedor desta batalha (e vice e versa).

Nesse sentido, não há razão alguma para desqualificar as citações feitas à tríade na saga de Hades só porque não foram específicas ao geminiano. Se ele está entre os três mais fortes e Shaka não está entre eles, presume-se que o cavaleiro de Gêmeos é mais poderoso que o cavaleiro de Virgem. Mesmo que Shura e Camus não sejam considerados pelos fãs como dois dos três mais fortes, a obra canônica tem muito mais relevância que a mera opinião daqueles que discordam apenas por discordar.

Vejam bem, não estou dizendo que as informações do mangá não podem ser contestadas, mas discordar com o argumento de que "os fãs pensam diferente" não me parece nem um pouco sensato.

Darkangel, você me refutou no outro tópico quando eu argumentei que a fala de Shina sobre Shaka era contestável porque supostamente ela não conhecia tão bem os demais cavaleiros de ouro (e eu admiti que foi um argumento infeliz), mas é exatamente a mesma coisa que você está fazendo com a fala de Pandora. Não preciso lembrar que os espectros conheciam Mu e Shaka (inclusive a alcunha deste), o que leva à conclusão de que Pandora certamente tinha conhecimento dos cavaleiros de ouro. Ademais, ela não teria feito a comparação se os desconhecesse.

Como estou me orientando pela tradução espanhola, então levei em conta a fala de Cassius no tomo espanhol, que diz que Aiolia foi o mais forte dos dourados.

Tem uma divergência nas traduções do anime, mas o sentido é o mesmo. A frase de Shaka está no passado porque remete à época em que a tríade estava viva.

Os demais argumentos, tanto do Darkangel como do Fëanor, são meramente opinativos e, a despeito das frases de efeito em favor de Shaka, não têm o condão de qualificá-lo como mais forte que Saga de Gêmeos, que também tem muita frase de efeito (e eu sequer as utilizei até agora).

Link para o post

O ikki viveu em primeira mão o que é sofrer antes da saga, shaka e cain.

e se ele é o medidor de kurumada mesmo com suikyo, é para ele que devemos acreditar nele, nas mãos de kurumada = ikki.

você tem que continuar dizendo que o tenbou hourin em seu poder de dano direto é muito inferior ao ser atacado por G.E de saga!!!

Link para o post

Vamos lá.

Tanto Feanor quanto Hikkoga acabaram mencionando uma tradução errada dessa passagem, usaram exatamente a tradução da Conrad como base que todos sabem possuir inúmeros erros.

Sobre o que Aldebaran e Mu realmente disseram:

i950wqG.jpg

tziCrG5.jpg

-Na primeira imagem vemos que os demais cavaleiros de ouro também possuíam uma força descomunal, mas como eram demasiados jovens, e o Episódio Zero reforça a inexperiência deles, o posto para Grande Mestre, como bem sabemos, acabou ficando entre Aiolos e Saga. Mu reforça as características de Saga, como sendo forte e possuir um coração tão puro que parecia um Deus.

-Na segunda imagem Aldebaran apenas reforça a impressão que Mu levantou, na primeira imagem, sobre o coração de Saga.

Em espanhol:

rCchjOn.jpg

-É reforçado que Saga era forte e somente isso, sem isolá-lo.

FgoyMwo.jpg

-Aqui segue uma sequência de ponderações onde um completa o outro. Shaka primeiramente afirma que a voz que ecoou não parecia a de Saga, ao passo que Aldebaran o completa dizendo que este estava certo e que não se tratava da voz de um homem transformado em Deus(novamente tendo a impressão do que os aldeões pensavam sobre Saga, levantada por Mu anteriormente), Aiolia prossegue dizendo que a voz parecia mais um grito selvagem de um demônio, e Milo finaliza citando que é como se Saga tivesse se transformado em alguém radicalmente diferente.

Agora vamos para a tradução da fala de Ikki em Next Dimension:

20.jpg

-Nesta tradução Ikki compara o poder de Cain com o de Saga, que era alguém que se considerava o mais poderoso. Peguei outra tradução dessa passagem e ela é sempre reforçada com o "dizem ser", exatamente idêntica as passagens da tríade Saga, Shura e Camus feitas por Shaka, Shina e Pandora, a qual eu já as contextualizei.

Como eu disse, não houve uma só passagem que isolou Saga no pedestal.

Quanto a usar suas habilidades como base para reforçar sua fama, como Feanor levantou, isso já é algo que todos fazem naturalmente. E ainda assim eu o vejo inferior a Shaka porque Shaka possui ainda mais técnicas apelativas, além de possuir um conjunto de habilidades que counteram 66% dos especiais de Saga, o que pra mim é algo muito a se destacar/considerar.

Mas eu não afirmo categoricamente que ele é detentor do maior poder destrutivo. Considero Aldebaran e Cain bastante no páreo.

Hikkoga, sobre o Episódio Zero, Aiolos destacou Saga mesmo em todos os quesitos. Mas o mesmo foi feito por Saga com Aiolos na cena seguinte. A passagem foi muito mais uma troca de camaradagem. Ainda sobre isso, o Grande Mestre, e o próprio Shura, deixaram claro que ambos foram escolhidos única e exclusivamente por serem mais velhos, mais experientes e mais preparados do que os demais. Portanto acho razoável, para não dizer lógico, concluir que eles realmente eram os mais poderosos neste momento, mas por tudo citado, idade, experiência e preparo.

Ainda sobre Shaka, ontem eu mencionei que ele era o único que possuía, além de Dohko, afirmações que o isolavam, tomando por base duas delas: a afirmação da Shina e a afirmação de Shijima. Mas na verdade há muito mais do que me lembrava.

Sem expor as duas citadas, mencionando um a um, temos primeiramente Aiolia o elevando acima dos demais cavaleiros de ouro quanto a diferença de poder entre eles e os cavaleiros de bronze:

1Qhfzfc.jpg?1

Temos a Taizen destacando tanto seu cosmo dos demais, sem mencionar que isso se deve ao acúmulo, quanto sua habilidade de transitar entre dimensões(a menciono porque ela deixa claro que os demais cavaleiros de ouro se impressionam com esse fato, portanto ela o está isolando nesse ponto dos demais):

ZwUGhQpn69Q.jpg

-Mu corrobora esta característica quando Shaka pede seu auxílio:

f872ybxUF38.jpg

A Taizen também destaca Shaka quando menciona sobre o Muro das Lamentações, "Nem Shaka pode derrubá-lo":

RpxomQPOw50.jpg

Temos ponderações do próprio Kurumada quanto ao personagem a respeito de sua caracterização:

p3z6rb2ZZZ8.jpg

Temos a revista que lançou o gaiden de Ikki e Shaka destacando o dourado - "Shaka, o Homem com o Cosmo Mais Forte":

hJiJx3Aknww.jpg

Temos outra passagem de concepção dos personagens onde nitidamente o autor, Kurumada, destaca Shaka dos demais, mencionando-o como sendo "a chave para a saga de Hades":

qqqtEsItSjs.jpg

Mas em lugar nenhum, dentre todas as fontes que você postou, afirma, categoricamente que o Shaka é o cavaleiro de ouro mais poderoso. Aliás, essa fontes dizem coisas iguais, de maneira diferente. Todos nós sabemos que o Shaka é o cavaleiro mais próximo de Deus e que possui o cosmo mais poderoso ou que ele alcançou o nirvana... Mas, de modo prático, nada aí serve pra cravar que ele é o Cavaleiro mais poderoso.

'' Hikkoga, sobre o Episódio Zero, Aiolos destacou Saga mesmo em todos os quesitos. Mas o mesmo foi feito por Saga com Aiolos na cena seguinte. A passagem foi muito mais uma troca de camaradagem. Ainda sobre isso, o Grande Mestre, e o próprio Shura, deixaram claro que ambos foram escolhidos única e exclusivamente por serem mais velhos, mais experientes e mais preparados do que os demais. Portanto acho razoável, para não dizer lógico, concluir que eles realmente eram os mais poderosos neste momento, mas por tudo citado, idade, experiência e preparo. ''

Aqui nós vemos que Shura destaca TAMBÉM, o poder de Saga e Aioros como algo a ser levando em consideração para o posto de Grande Mestre. Shion, aliás, não comentou nada a respeito do que ele estaria levando em consideração pra fazer sua escolha. No máximo, ele diz '' Eu sei, Shura ''concordando com os argumentos do cavaleiro de Capricórnio. Deste modo, embora seja obvio que apenas Saga ou Aioros estariam aptos para tal função, não temos Shion dizendo que experiência ou idade são os únicos motivos para sua decisão:

4C1.jpg

Quanto a '' troca de camaradagem '', não vejo deste modo. Saga, ao contrário de Aiolos, foi muito pouco específico quanto aos motivos pelos quais o cavaleiro de Sagitário seria a melhor opção para tal posto.

Saga diz exatamente isso:

'' Aiolos, alguém como você é muito melhor para ser o grande mestre ''

Isso na tradução espanhola. Não posto a imagem aqui porque não sei ocultar HTML e o post ficaria enorme.

Não vemos vemos Saga dizendo que Aiolos era o mais poderoso. Detalhe que ele disse isso após ter uma de suas crises. Isso deixa margem para interpretarmos que a fala de Saga se refere ao fato de Aiolos ter plenas condições mentais de atuar como Grande mestre, coisa que o Saga sabia não dispor, e não com poder.

Deste modo, levando em consideração que em EPZERO ele era tido como o mais poderoso e não existe nenhuma prova cabal de isso mudou após a volta dos outros dourados pro santuário, continuo com a minha impressão de que Saga é, de fato, o Cavaleiro de ouro mais poderoso.

Editado por Hikkoga
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...