Visitante WAN Postado Maio 19, 2007 Compartilhar Postado Maio 19, 2007 Mitologia Pandora (N/E: significa Dotada de Tudo), em muitos casos, é tratada como a primeira mulher, criada por Hefesto por ordens de Zeus, onde cada deus do Olimpo a presenteou com dádivas: Atena a presentou com inteligência e astúcia; Afrodite deu a beleza; Apolo, a música; Hermes, deu-lhe a eloqüência persuasiva. Assim, revestida por essas dádivas, Pandora foi apresentada a Zeus, que a entregou uma caixa, contendo todos os males nocivos ao corpo e a alma humana. Ela foi entregue ao titã Prometeu (N/E: significa Previdente), filho de Jápeto e Têmis, como forma de castigo por ter dado aos mortais o fogo divino. Sabendo das astúcias do senhor do Olimpo, Prometeu negou o presente. Zeus, não desistindo da vingança, enviou Pandora a Epimeteu (N/E: significa Vista Posterior), irmão de Prometeu que, encantado pelo presente, tomou Pandora como esposa e abriu a caixa. Imediatamente uma nuvem de males e crimes se levantou, envolvendo, com sua espessa bruma, a superfície da Terra. Tentou fechar a caixa, mas a horda fatal tinha-se expandido, sobrando apenas a Esperança. Personagem Pandora, na história clássica, é apresentada como uma mulher que, durante a infância, libertou os deuses-gêmeos Hipnos (Sono) e Tânatos (Morte) do selo de Atena. Recebendo a missão de proteger a alma de Hades que nasceria de sua mãe, Pandora também foi incumbida de procurar o ser mais puro que existe, sendo esse o receptáculo para a alma do deus das trevas (nessa era, o escolhido foi o Shun). Nascida na Alemanha, mais precisamente no Castelo Heinstein, Pandora viu sua família ser morta pelo poder de Hades, que expandiu sua força por todo o território do Castelo, eliminando qualquer tipo de vida. Antes da partida de Ikki para os Campos Eliseos, Pandora se arrepende de seus atos, pede vingança ao Cavaleiro de Fênix, mas é morta por Tânatos, após entregar seu colar, permitindo que Ikki, mesmo sem ter seu traje banhado no sangue de Atena, possa ir aos Campos Eliseos. Líder das 108 MaSei (Estrelas Maléficas), Pandora se auto-intitula irmã de Hades (tanto na história clássica como em The Lost Canvas). Ainda não se sabe qual é o mistério que cerca essa personagem e sua relação familiar com Hades, mas o mito da Caixa de Pandora está sintetizada na liderança das 108 MaSei. Thomas Bulfinch, no seu Livro de Ouro da Mitologia, também cita um segundo mito: Na Caixa de Pandora não haviam apenas males, mas também bênçãos para os mortais. Essa segunda estória se aproxima mais do mito das 108 Estrelas do Destino, do livro A borda da água, onde as estrelas, tanto terrestres como celestes, representam virtudes (como Vitória e Honestidade) ou males (Inveja e Assassinato, por exemplo). ----- Espero que cometem!! NT: Meu primeiro post o/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Merak Postado Maio 19, 2007 Compartilhar Postado Maio 19, 2007 Muio interessante mesmo... Mas aí entra uma questão... como virtudes se voltam contra o "lado do bem"... Se fosse assim alguns dos espectros não lutariam contra Athena.... Sei lah Link para o post Compartilhar em outros sites
Pi! 0 Postado Maio 19, 2007 Compartilhar Postado Maio 19, 2007 Interessantíssimo, wan wan, eu não sabia que Pandora tinha sido a primeira mulher, muito menos que tinha recebido dádivas dos Deuses. A história da caixa eu já conhecia, mas nunca tinha parado para relaciona-la com as 108 estrelas, depois disso faz muito mais sentido até. (dãh) como virtudes se voltam contra o "lado do bem"... Se fosse assim alguns dos espectros não lutariam contra Athena.... Sei lahNão necessariamente rs. Estrela Celeste Nobre(Minos), Estrela Celeste Sábia (Lune), Estrela Celeste Valente (Radamanthys), Estrela Terrestre Encantada(Myu) e mais algumas são estrelas que representam as virtudes, certo? Por que pra mim nobreza está longe de ser um mal E provavelmente, para os espectros, o lado do bem, era o lado em que estavam, o lado do senhor Hades. ;]Assim como para os cavaleiros de Athena, o lado deles era bom e o de Hades mau. welcome back Wansil... Link para o post Compartilhar em outros sites
Thailon 0 Postado Maio 19, 2007 Compartilhar Postado Maio 19, 2007 Wan você voltou o/ Mas voltando ao tópico, eu não sabia dessa versão da história. Na versão que eu ouvi (ou li, tanto faz) a própria Pandora abria a caixa. Entre os espectros existem mais males que virtudes. As virtudes que eu vi são 5: As dos três Kyotos, Lune e Myu. Será que tem alguma ligação? Porque entre os espectros, acho que Lune e Myu estão entre os mais fortes. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Maio 19, 2007 Compartilhar Postado Maio 19, 2007 Isso mesmo Thailon, existe essa segunda versão para o mito. Coloquei a que achei mais difundida na Internet. Thanks Alvin e Thailon o/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Nicol 2 Postado Maio 19, 2007 Compartilhar Postado Maio 19, 2007 WAN!! Fico muito contente por vc ter voltado, estava mesmo fazendo muita falta! Excelente tópico pra pra retonar, só o q posso acrescentar ao seu post são imagens da Pandora, até como uma comemoração ao seu retorno: Da revista Figure Ô: http://img524.imageshack.us/img524/3761/figureohpandoramp9.jpg Texto que vem junto com a imagem que eu traduzi:"A irmã mais velha da atual encarnação de Hades, aquela que comanda os 108 Espectros. Desde a infância protege a alma de Hades, visou Shun quando era bebê. Na realidade possui um triste passado. Dubladora: Maaya Sakamoto" Depois posto mais umas imagens e traduções só relacionadas a Pandora. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Maio 19, 2007 Compartilhar Postado Maio 19, 2007 Pandora, na história clássica, é apresentada como uma mulher que, durante a infância, libertou os deuses-gêmeos Hipnos (Sono) e Tânatos (Morte) do selo de Atena. Recebendo a missão de proteger a alma de Hades que nasceria de sua mãe Pandora se auto-intitula irmã de Hades (tanto na história clássica como em The Lost Canvas). Ainda não se sabe qual é o mistério que cerca essa personagem e sua relação familiar com Hades, mas o mito da Caixa de Pandora está sintetizada na liderança das 108 MaSei. Pois é, quando se afirma que Pandora é a irmã de Hades, de fato, nessa vida ambos foram concebidos do mesmo ventre, da mesma mãe. São irmãos. Pandora não possui nenhum vínculo direto com Hades em pessoa em termos de irmandade, mas com o espírito sim. A liderança dela sobre as 108 Masei acaba quando Hades desperta do corpo do escolhido. Ou seja não há mais a necessidade dela representar Hades. Nesse momento ela se torna uma serva direta dele, mas ainda ocupa o segundo lugar da hierarquia, acima dos Juízes. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Merak Postado Maio 19, 2007 Compartilhar Postado Maio 19, 2007 A liderança dela sobre as 108 Masei acaba quando Hades desperta do corpo do escolhido. Ou seja não há mais a necessidade dela representar Hades. Nesse momento ela se torna uma serva direta dele, mas ainda ocupa o segundo lugar da hierarquia, acima dos Juízes. Muito interessante Albafica... eu realmente não sabia se Pandora ficava acima ou no mesmo nível que os juízes após Hades despertar. Link para o post Compartilhar em outros sites
Erasculio 5 Postado Maio 20, 2007 Compartilhar Postado Maio 20, 2007 Isso mesmo Thailon, existe essa segunda versão para o mito.Bem vindo de volta, WAN : ) Há várias versões diferentes sobre o mito de Pandora. A minha preferida (eu não acho que uma está mais certa do que a outra, então eu vou por preferência mesmo...) é aquela em que Prometeu roubou não a chama dos deuses, mas sim a "chama" no sentido metafórico - a vida em si. Prometeu teria criado estátuas de barro e, com a ajuda de Atena, infundido nelas o fogo divino como parte de suas tentativas de mostrar a Zeus como ele não era o centro do universo (os dois se odiavam) - ou seja, ele teria criado os primeiros homens. A "punição" lançada sobre ele foi o reflexo de seu crime - os deuses responderam à criação do homem criando a mulher, e uma mulher que seria o auge de tudo que uma mulher poderia ser, Pandora. (Se eu chegar a ter uma filha - tá difícil achar uma candidata a mãe... - eu quero a chamar de Pandora, eu adoro esse nome : D) Erasculio Link para o post Compartilhar em outros sites
Slip Questão 1 Postado Maio 20, 2007 Compartilhar Postado Maio 20, 2007 Erasculio, MUITO legal essa versão. A que eu conhecia era mais ou menos a de Wan, mas essa que postou é interessante... o "fogo bravo", como dizia Newton: a vida. Tentou fechar a caixa, mas a horda fatal tinha-se expandido, sobrando apenas a Esperança. Por que eu me lembrei da Comédia dantesca, inspiração para a criação do inferno de Kurumada, e das citações a "deixar toda a esperança pra trás", logo à entrada do território? A liderança dela sobre as 108 Masei acaba quando Hades desperta do corpo do escolhido. Ou seja não há mais a necessidade dela representar Hades. Nesse momento ela se torna uma serva direta dele, mas ainda ocupa o segundo lugar da hierarquia, acima dos Juízes. Muito interessante Albafica... eu realmente não sabia se Pandora ficava acima ou no mesmo nível que os juízes após Hades despertar. Eu também creio que isto se mantenha... essa superioridade perante aqueles que, por mais que sejam guerreiros estimados, são servos combatentes e de casta inferior. É uma questão de, digamos, haver uma pessoa mais próxima de Hades, uma criada direta. Os espectros obedecem a Hades em primeira instância, é claro, mas também ficam dispostos às ordens da belíssima irmã do deus do mundo inferior.Pandora é administradora do Meikai na ausência de Hades. Isso implica, creio eu, coordenar os julgamentos executados por Minos, Lune e qualquer outro que possua casualmente essa atribuição, como exemplo. Ainda há a questão da estratégia de guerra, como vimos Pandora corresponder, em Hades-santuário (inclusive tendo a tarefa de não deixar a imponência intuitiva de Radamanthys se manifestar caso não seja benéfico para Hades - como o fato de o Kyoto de Wyvern ter mandado espectros sem autorização). Eu fico realmente em dúvida, quanto a questão da visão do próprio Hades sobre o poder de Hypnos/Thanatos e Pandora... teriam os deuses gêmeos, segundo o deus do submundo, uma maior colocação no reino do mesmo? Ou, ainda assim, Pandora estaria acima?O que vocês acham? WELCOME BACK, WAN-SAMA! o/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Nicol 2 Postado Maio 20, 2007 Compartilhar Postado Maio 20, 2007 Mais uma imagem relacionada a Pandora que trago do booklet do DVD 6 dos 13 OVAs. http://img502.imageshack.us/img502/5617/booklet2mf4.th.jpg EDIT: Eu também creio que isto se mantenha... essa superioridade perante aqueles que, por mais que sejam guerreiros estimados, são servos combatentes e de casta inferior. É uma questão de, digamos, haver uma pessoa mais próxima de Hades, uma criada direta. Os espectros obedecem a Hades em primeira instância, é claro, mas também ficam dispostos às ordens da belíssima irmã do deus do mundo inferior.Pandora é administradora do Meikai na ausência de Hades. Isso implica, creio eu, coordenar os julgamentos executados por Minos, Lune e qualquer outro que possua casualmente essa atribuição, como exemplo. Ainda há a questão da estratégia de guerra, como vimos Pandora corresponder, em Hades-santuário (inclusive tendo a tarefa de não deixar a imponência intuitiva de Radamanthys se manifestar caso não seja benéfico para Hades - como o fato de o Kyoto de Wyvern ter mandado espectros sem autorização). Eu fico realmente em dúvida, quanto a questão da visão do próprio Hades sobre o poder de Hypnos/Thanatos e Pandora... teriam os deuses gêmeos, segundo o deus do submundo, uma maior colocação no reino do mesmo? Ou, ainda assim, Pandora estaria acima?O que vocês acham? Muito interessante mesmo, tbm acredito nessas funções de Pandora, acho algo natural vindo da posição q ela foi investida pelos deuses gêmeos. Bom, eu a vejo como um misto de Mestre do Santuário e Hilda (representante de Odin). Ah, mais algumas referências a Pandora: No data-book do Hades:http://img516.imageshack.us/img516/8282/hadesmookcasteloqw7.jpg No Tenkai Pamphlet:http://img525.imageshack.us/img525/2275/tpquadromeikaigs7.jpg Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Maio 20, 2007 Compartilhar Postado Maio 20, 2007 Eu fico realmente em dúvida, quanto a questão da visão do próprio Hades sobre o poder de Hypnos/Thanatos e Pandora... teriam os deuses gêmeos, segundo o deus do submundo, uma maior colocação no reino do mesmo? Ou, ainda assim, Pandora estaria acima?O que vocês acham?[/b] É aí que entra o Muro das Lamentações, ele atua como divisa entre Inferno e Elíseos, com isso acontece a divisa dos poderes. O papel de serva direta desempenhado por Pandora no Inferno é o mesmo desempenhado por Tânatos e Hypnos nos Elíseos (só que sem a babação-de-ovo). O muro e o vácuo foram criados não só para dividir, mas também para impedir a entrada de invasores e impedir que os espectros e outras criaturas do Inferno cheguem aos Elíseos. Isso se deve ao fato de nem Hades, nem Tânatos e Hypnos quererem aparecer pessoalmente para os espectros. É por isso que os deuses gêmeos vivem nos Elíseos e não desempenham qualquer papel no Inferno. O cargo dado à Pandora não foi concedido por Tânatos e Hypnos, aquela era uma decisão de Hades, é por isso que eles são tidos como deuses mensageiros de Hades. Eles apenas cumpriam ordens. Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Maio 20, 2007 Compartilhar Postado Maio 20, 2007 Muito interessante o tópico. Olha, sinceramente acho que Pandora está abaixo sim e até que muito de Hypnos e Thanatos.Ambos são deuses, de fato menores que Hades, mas ainda assim deuses, nenhuma humana (ou quase, neh) teria poderes suficientes para ser superior em hierarquia de frente a um deus. (Tanto que mataram ela sem grandes desculpas neh) Pandora é aquela que possui o controle de todo inferno (incluindo os 108 espectros) enquanto Hades não está o controlando, isso por que tanto Thanatos e Hypnos não se importam tanto com o mesmo, acham favoravel ficar nos Elisios. Bem resumidamente Pandora é aquela que administra o local, mas é submissa a três patrões. (sendo que dois deles nem se importam com a empresa =O) rs É que não estou com o mangá aqui, mas se não me engano em Lost Canvas a propria Pandora fala de um modo que leva a crer que Hypnos(ou é o Thanatos) é superior a ela, se não me engano... Bem, a Pandora é uma personagem que eu acho mais ou menos. Mas não posso dizer que ela não seja uma personagem interessante e muito importante para a história. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Maio 20, 2007 Compartilhar Postado Maio 20, 2007 Opa, obrigado a todos!!! Em especial ao Allan (Nicol), Slip (grande amigo) e Erasculio (o CARA)... Eu tenho aqui algumas imagens de quadros e estátuas da Pandora (tem uma em especial que possui um colar muito semelhante ao que ela usa na série), mas infelizmente ainda não posso postar. Abraços!!! Link para o post Compartilhar em outros sites
Slip Questão 1 Postado Maio 22, 2007 Compartilhar Postado Maio 22, 2007 CRÉDITOS PELA CITAÇÃO ABAIXO A WAN http://www.liverpoolmuseums.org.uk/picture-of-month/graphics/large/pandora.jpg Inspiração (parcial) para a construção da personagem. Repare no colar. É o mesmo que ela usava para poder ir aos Campos Eliseos. Pandora, de John Gibson Século XIX A pedidos, aí está, Wan o/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Lily Kazama 25 Postado Maio 22, 2007 Compartilhar Postado Maio 22, 2007 Outra coisa interessante, que gostaria de acrescentar à parte de Mitologia, que eu havia escrito no meu fotolog dos espectros. A LIGAÇÃO DE PANDORA COM HADES Pandora é a deusa da ressurreição. Mas, apesar disso, é tida como uma semi-deusa, por ter nascido como uma humana. Ligada a Hades, sua ambição por se tornar uma olimpiana e tomar Zeus como seu marido foi tamanha, que culminou na abertura da ânfora divina, libertando, assim, todas as pragas e males na Terra. Furioso, Zeus a castigou, retirando sua vida. De olho nas ambições dela, Hades procurou as parcas (dominadoras do tempo) e exigiu que o passado se fizesse presente. Mas, como elas não tinham a autorização do senhor do Olimpo, nada pôde ser feito. O tempo passou e Hades conseguiu convencer Zeus a ressuscitá-la, finalmente, dando-lhe a divindade tão almejada. Para um espírito ressuscitar, Pandora lhe incumbe uma tarefa: se o espírito cumprir a devida missão, ele é ressuscitado. Mas, mesmo assim, com ódio de Zeus por ele ter a tornado uma deusa sem importância, ela entrega aos espíritos somente tarefas impossíveis, fazendo com que nunca alcancem seus desejados prêmios: voltarem à vida, nos mesmos corpos de outrora. Pandora, a harpa e Eva Há quem já tenha se perguntado: por que Pandora aparece tocando uma harpa? A resposta está nesse texto, extraído dohttp://concursos.correioweb.com.br/prepare....htm?codigo=198 (Há tempos que pesquisei isso e o link foi mudado, mas era este). "A esperança é a última que morre, diz o povo sabido. Talvez tenha aprendido lição da mitologia grega. Trata-se da vinda de Pandora a este planeta. Ela foi a primeira mulher a povoar a Terra. A Eva dos gregos tinha todas as qualidades. Era linda e cheia de graça. Tinha força e coragem. Sabia negociar e convencer as pessoas. Habilidosa, cozinhava, pintava, bordava, tocava harpa, piano e violino. Daí o nome — Pandora significa dona de todos os dons." Tal qual a primeira mulher do Cristianismo, Pandora foi a responsável pela disseminação das desgraças na humanidade. Por tal atitude, ambas foram banidas: Eva foi expulsa do Éden (por conta do roubo do fruto proibido) e Pandora (por ter aberto a caixa que não deveria) refugiou-se no submundo. E uma analogia à traição também acontece em Saint Seiya: tomada pelo súbito choque de realidade, Pandora ajuda o cavaleiro de Athena, voltando-se contra Hades. É algo bastante sutil, mas que deve ser levado em consideração, em vista de tantas semelhanças com as mitologias. Edit: Fiz a comparação com Eva por causa daquele anel/pulseira que ela usa, que tem uma serpente. Link para o post Compartilhar em outros sites
ElizShiryu 19 Postado Junho 15, 2007 Compartilhar Postado Junho 15, 2007 Muito bom o tópico, para variar. Vocês são soberbos. Bem, outra questão interessante que eu gostaria de saber... Por que simplesmente não há espectros femininos? Tirando-se a discussão sobre se Queen é ou não mulher, não há uma alma feminina além de Pandora naquele meikai inteiro? Dúvida que carrego há uns tempos... Alguém pode me responder? Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Junho 15, 2007 Compartilhar Postado Junho 15, 2007 Por que simplesmente não há espectros femininos? Tirando-se a discussão sobre se Queen é ou não mulher, não há uma alma feminina além de Pandora naquele meikai inteiro? Dúvida que carrego há uns tempos... Alguém pode me responder?Bom, não tenho certeza, mas segundo a lenda dos 108 Guerreiros (do conto A Borda D'Água) 3 eram mulheres (eu gostaria que Queen e Cheshire estivessem nessa lista). Se falei alguma besteira, por favor, me corrijam . Link para o post Compartilhar em outros sites
ElizShiryu 19 Postado Junho 15, 2007 Compartilhar Postado Junho 15, 2007 Oba, Wan, obrigada... ^_^Agora, tu tens esse conto para me passar? Eu gostaria de ler. Hum... Cheshire? :shock: :shock: Eu quero... Manda pra mim por email ou indica onde eu acho o conto meu caro Wan-Sama? Link para o post Compartilhar em outros sites
Orfeu de Lira 2 Postado Junho 16, 2007 Compartilhar Postado Junho 16, 2007 Ótimo tópico :o Qria saber também sobre esse conto :? O conto q eu li sobre pandora eh quase igual a esses citados mais as únicas diferenças são q a Pandora q abre a caixa e isso foi feito pq além de todas as dádivas q foram concebidas a ela veio a curiosidade. Qria saber se isso teria uma ligação com o anime pq ela soh foi libertar Hypnos e Thanatos pq entrou escondida só por curiosidade naquela casinha "proibida" onde axou a caixa q aprisionava os mesmos com o selo de Athena (corrijam-me se estiver enganado). Link para o post Compartilhar em outros sites
Zer0 0 Postado Junho 16, 2007 Compartilhar Postado Junho 16, 2007 -Bom, sobre a a Pandora no anime não sabia de tantas coisas assim, obrigado por colocarem isso Mas na questão dela na Mitologia eu ja sabia a muito tempo, tinha um desenho educativo quando eu era pivete, chamava Guerreiros Misticos, falava de todos os contos da mitologia grega, aprendi sobre Pandora assistindo esse desenho e só depois pesquisei um pouco mais. A caixa de Pandora é uma coisa realmente fantastica, e que tem moral, lembro até hoje a moral desse episodio no desenho: "Mesmo com tantas coisas ruins que existe em nosso mundo, nunca devemos esqueçer da esperança, pois ela não é a ultima que morre, mas sim a primeira que apareçe" Gostava demais daquele desenho :mrgreen: Sarabayo! o/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados