Ares Saga 2.326 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 9 horas atrás, WAN disse: Os deuses nos livrem de um remake fiel! Fui reler a Saga de Poseidon e meus olhos sagraram com aqueles diálogos horrorosos! Tem que meter adaptações mesmo! Desenvolver melhor os personagens… ter cenários convincentes e melhorar as conveniências do roteiro! O original do Kurumada dos anos 70/80 é tudo ex machina, raso como pires, com conversas porcas e desenhos na maioria das vezes muito ruins. O mangá original é medonho e é a coisa mais fácil do mundo de se provar… só tem ideias boas mesmo, a execução é pífia… mas claro, é produto pra criança até 11 anos… os marmanjos nostálgicos (como eu) que ainda não aprenderam com isso! Saint Seiya não cresceu, não amadureceu, pouco evoluiu. Continua focado no mesmo nicho de sempre. Conveniência no roteiro e ex machina é arroz com feijao em shonens,isso nunca morreu. Tem até hoje,vide One Piece e faz sucesso... Uns 10 anos atrás era até pior,com Bleach usando e abusando de todos os clichés Kurumadianos possíveis . Sobre desenvolvimento de personagens...é sério mesmo ou pura desilusão com a franquia que tu esqueceu justamente a do Hyoga aqui (contra Isaak)? Não que todo manga de sucesso precise fazer desenvolvimento de personagens toda saga: que desenvolvimento teve o Goku entre o 23⁰ torneio de artes marciais até Cell fora transformações?Do nada ele resolve passar o legado pro Gohan,algo além do forçado. O mangá do Kurumada não é uma perfeição e é produto do seu tempo ,mas até aí ser produto infantil não quer dizer idiota . Conheço muitos adolescentes (da geração que hoje lê Boku no Hero, Kimetsu etc)que leram o mangá clássico e curtiram. Obviamente não faz o sucesso que as séries mais novas fazem entre eles,até porque a estética desta geraçao é diferente. Talvez o problema não esteja na série e sim em nós que envelhecemos e ficamos mais ranzinzas. Jojo,Sailor Moon e Fly são datados também,porque os remakes fieis duraram tanto comparados a tantas tentativas de "modernizar " Saint Seiya ?Os dois últimos eram até franquias mortas uns 10 anos atrás. Sailor Moon tem um mangá (adaptado fielmente em Crystal + filmes)que diferente do anime clássico tem pouco carisma nas personagens ,é sério demais ,tem falas rasas e cheio de clichés do gênero. Por que mesmo após tantas críticas (mais estranhamento ) do remake ainda assim seguiram em frente e continuaram a adaptação? É que mal ou bem a fórmula é de sucesso , o público volta por causa dos momentos de emoção que tornaram a série icônica que estão todos lá,só com animação nova. E sinceramente?Não troco a luta final contra Poseidon,seja mangá ou anime pela totalidade de Next Dimension,Lost Canvas,Omega e todo o resto . 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
WAN 1.981 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 3 horas atrás, Ares Saga disse: Conveniência no roteiro e ex machina é arroz com feijao em shonens,isso nunca morreu. Tem até hoje,vide One Piece e faz sucesso... Uns 10 anos atrás era até pior,com Bleach usando e abusando de todos os clichés Kurumadianos possíveis . Sobre desenvolvimento de personagens...é sério mesmo ou pura desilusão com a franquia que tu esqueceu justamente a do Hyoga aqui (contra Isaak)? Não que todo manga de sucesso precise fazer desenvolvimento de personagens toda saga: que desenvolvimento teve o Goku entre o 23⁰ torneio de artes marciais até Cell fora transformações?Do nada ele resolve passar o legado pro Gohan,algo além do forçado. O mangá do Kurumada não é uma perfeição e é produto do seu tempo ,mas até aí ser produto infantil não quer dizer idiota . Conheço muitos adolescentes (da geração que hoje lê Boku no Hero, Kimetsu etc)que leram o mangá clássico e curtiram. Obviamente não faz o sucesso que as séries mais novas fazem entre eles,até porque a estética desta geraçao é diferente. Talvez o problema não esteja na série e sim em nós que envelhecemos e ficamos mais ranzinzas. Jojo,Sailor Moon e Fly são datados também,porque os remakes fieis duraram tanto comparados a tantas tentativas de "modernizar " Saint Seiya ?Os dois últimos eram até franquias mortas uns 10 anos atrás. Sailor Moon tem um mangá (adaptado fielmente em Crystal + filmes)que diferente do anime clássico tem pouco carisma nas personagens ,é sério demais ,tem falas rasas e cheio de clichés do gênero. Por que mesmo após tantas críticas (mais estranhamento ) do remake ainda assim seguiram em frente e continuaram a adaptação? É que mal ou bem a fórmula é de sucesso , o público volta por causa dos momentos de emoção que tornaram a série icônica que estão todos lá,só com animação nova. E sinceramente?Não troco a luta final contra Poseidon,seja mangá ou anime pela totalidade de Next Dimension,Lost Canvas,Omega e todo o resto . Chegamos ao problema de “leitura ruim/interpretação péssima” da discussão. Mas vou me dar ao trabalho em responder: 1) Em nenhum momento me queixei dos clichês kurumadianos e afins. E fui categórico em dizer: diálogos ruins e carência de desenvolvimento melhor dos personagens. Não é querer muito, é o óbvio: Saint Seiya evoluiu tão mal que está passando por releituras e reedições nos últimos 20 anos. 2) Não acompanho inúmeros mangás/animes, sejam antigos ou atuais, meu foco sempre foi Saint Seiya e, mesmo assim, não me iludo com a qualidade das produções - o mangá original tem ideias ótimas, mas a execução carece de melhorias. O anime original é bom, mas ficou marcado pelo estilo dos anos 80. Um remake fiel não ia melhorar nada disso, apenas afagar o ego dos fãs nostálgicos. 3) Sobre os fãs terem ficado ranzinzas: é o que eu falo desde o início dessa discussão boba… envelhecemos, muitas ideias mudaram, etc… Saint Seiya não tem NADA nessa linha, que consiga “falar” com esse público atual… tanto é que nenhuma tentativa conquista a maioria! 4) Eu troco toda a Saga de Poseidon pela sequência na Ruína das Trevas de Omega, fácil, fácil… afinal, ali é usada a mesmíssima fórmula da Saga do Santuário, só mudando um personagem ali e acolá. Não é atoa que derrubou a audiência e a série foi cancelada. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 Eu comecei a assistir Jojo ontem e posso afirmar. Agora eu entendi porque Jojo tá fazendo sucesso até hoje. Porque é muito a frente da época. Os personagens são bem humanizados e descontraídos já, tem bastante humor e é cheio de memes. Não é a toa que furou a bolha. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 2 horas atrás, WAN disse: Chegamos ao problema de “leitura ruim/interpretação péssima” da discussão. Mas vou me dar ao trabalho em responder: 1) Em nenhum momento me queixei dos clichês kurumadianos e afins. E fui categórico em dizer: diálogos ruins e carência de desenvolvimento melhor dos personagens. Não é querer muito, é o óbvio: Saint Seiya evoluiu tão mal que está passando por releituras e reedições nos últimos 20 anos. 2) Não acompanho inúmeros mangás/animes, sejam antigos ou atuais, meu foco sempre foi Saint Seiya e, mesmo assim, não me iludo com a qualidade das produções - o mangá original tem ideias ótimas, mas a execução carece de melhorias. O anime original é bom, mas ficou marcado pelo estilo dos anos 80. Um remake fiel não ia melhorar nada disso, apenas afagar o ego dos fãs nostálgicos. 3) Sobre os fãs terem ficado ranzinzas: é o que eu falo desde o início dessa discussão boba… envelhecemos, muitas ideias mudaram, etc… Saint Seiya não tem NADA nessa linha, que consiga “falar” com esse público atual… tanto é que nenhuma tentativa conquista a maioria! 4) Eu troco toda a Saga de Poseidon pela sequência na Ruína das Trevas de Omega, fácil, fácil… afinal, ali é usada a mesmíssima fórmula da Saga do Santuário, só mudando um personagem ali e acolá. Não é atoa que derrubou a audiência e a série foi cancelada. O que falaria tanto com os novos quanto com os antigos é remake 90% fiel com direção boa Essas tentativas novas aí não atraem fã novo nenhum, e acabam sendo sustentadas por fãs antigos quem, ou ficam com pena, ou não querem ver o fim da franquia. É só ver que, por mais que kotz tenha melhorado, quem está acompanhando é tudo os véi 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
CorretorPB 279 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 2 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: É só ver que, por mais que kotz tenha melhorado, quem está acompanhando é tudo os véi mas tb, a primeira temporada bosta da serie afunjentou boa parte do novo publico, agora só os antigos fãs vão sustentar a bagaça pq conhecem a historia e querem ver como vão adapta-la e até onde vão Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 2 minutos atrás, CorretorPB disse: mas tb, a primeira temporada bosta da serie afunjentou boa parte do novo publico, agora só os antigos fãs vão sustentar a bagaça pq conhecem a historia e querem ver como vão adapta-la e até onde vão Foi justamente se achando e com essa arrogância de fazer melhor que o autor original, que eles lascaram tudo. A toei tem esse olhar megalomaniaco pra cdz, achando que vai pegar público Marvel, e fazendo maluquices, isso atrapalha muito 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Pedro Gemini 311 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 Resposta do Sr.Ashino sobre o "furo de roteiro" do Hyoga e do Camus https://web.facebook.com/photo/?fbid=432799502201188&set=a.425184362962702 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 (editado) Cara, valeu mesmo por ter postado esse link. Eu estou rindo até agora do povo tentando explicar essa barreira do santuário, sendo que o próprio Kurumada só liga pra ela quando convém. Shiryu indo pra estratosfera e voltando, Shaka voltando de outra dimensão com o Ikki, Sekishiki, etc... Editado Agosto 21, 2022 por Cesare 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.764 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 Olha, eu prefiro o Kurumada sendo diretão nas lutas do que esse vício dos autores de ficar colocando flashback no meio das lutas pra personagem x ser mais simpático. Mesmo gostando de Kimetsu e Black Clover, fica chato quanto os autores fazem aquela pausa pra dar "desenvolvimento" pra personagem que depois de ser derrotada ou morre de vez ou não serve pra mais nada depois. Pra mim, os personagens de Saint Seiya foram explorados de forma aceitável. Não é flashback episódio sim, episódio também. E de boa, prefiro que o recurso seja usado só mesmo pra quem é realmente do elenco principal. 3 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 (editado) 16 minutos atrás, Ultraman Phoenix disse: Mesmo gostando de Kimetsu e Black Clover, fica chato quanto os autores fazem aquela pausa pra dar "desenvolvimento" pra personagem que depois de ser derrotada ou morre de vez ou não serve pra mais nada depois. Porque você curte personagem raso, sem humanização nenhuma, gente mais jovem não curte isso de jeito nenhum. 16 minutos atrás, Ultraman Phoenix disse: Pra mim, os personagens de Saint Seiya foram explorados de forma aceitável. Não é flashback episódio sim, episódio também. E de boa, prefiro que o recurso seja usado só mesmo pra quem é realmente do elenco principal. Mas não foram mesmo, uns 70% dos cavaleiros de ouro de Saint Seiya são super mal desenvolvidos. Não é a toa que o fandom vive de headcanon. E o pior, eles ainda foram fundamentais pra destruir o muro das lamentações. Piorou quanto a espectros, marinas e deuses, todos agem como robôs. Editado Agosto 21, 2022 por Cesare Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 (editado) Gente mais jovem só quer ver lutinha e personagem mitando, em sua maioria Várias histórias aí rasas pra caramba fazendo sucesso O engraçado é um tanto de velho querendo saber ou ditar o que os jovens gostam Editado Agosto 21, 2022 por Felipe De Palma Kind 4 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 1 minuto atrás, Felipe De Palma Kind disse: Gente mais jovem só quer ver lutinha e personagem mitando, em sua maioria Várias histórias aí rasas pra caramba fazendo sucesso Quais? Você não deve estar falando de nenhum shonen popular atual ou dos anos 2000 pelo visto. Nem Bleach que tem bastante influência do Kurumada é assim. E desenvolvimento e humanização =/= flashback triste. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 (editado) 4 minutos atrás, Cesare disse: Quais? Você não deve estar falando de nenhum shonen popular atual ou dos anos 2000 pelo visto. Nem Bleach que tem bastante influência do Kurumada é assim. E desenvolvimento e humanização =/= flashback triste. Olha nanatsu no taizai, tudo ali é cliché, e os momentos favoritos dos mais jovens são o escanor ficando forte e batendo em todo mundo Esse padrão que voce cita é dos anos 2000-2010, já ficou velho já, e não é mais padrão unico Dragon ball super tem audiencia gigante entre os jovens, e é tudo raso O proprio demon slayer que citou, tem a historia simplista e pouco foca em desenvolvimento, comparado a naruto e bleach por exemplo, mas fez sucesso porque é legalzinho, tem boa animação e foi bem dirigido Sem falar no tanto de isekai e vários remakes ai fazendo sucesso Ano que vem tem remake de samurai x, que também não tem desenvolvimento pra tudo quanto é vilão, é só para os protagonistas Editado Agosto 21, 2022 por Felipe De Palma Kind 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 Agora, Felipe De Palma Kind disse: Olha nanatsu no taizai, tudo ali é cliché, e os momentos favoritos dos mais jovens são o escanor ficando forte e batendo em todo mundo Você tá de brincadeira, não é? Todos os pecados capitais são humanizados pra caramba, tem humor, tem slice of life, tem várias cenas casuais... Me dá um exemplo melhor aí, Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Pedro Gemini 311 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 26 minutos atrás, Cesare disse: Cara, valeu mesmo por ter postado esse link. Eu estou rindo até agora do povo tentando explicar essa barreira do santuário, sendo que o próprio Kurumada só liga pra ela quando convém. Shiryu indo pra estratosfera e voltando, Shaka voltando de outra dimensão com o Ikki, Sekishiki, etc... Eu vi vocês debatendo lá no tópico do episódio, só fiquei olhando mesmo kkkkkkkkkkk A resposta é básica: Os Cavaleiros de Ouro podem Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 (editado) 2 minutos atrás, Cesare disse: Você tá de brincadeira, não é? Todos os pecados capitais são humanizados pra caramba, tem humor, tem slice of life, tem várias cenas casuais... Me dá um exemplo melhor aí, os protagonistas são, o que prova justamente o meu ponto e mesmo assim, não são os momentos mais hypados, não são esses momentos que adolescente faz montagem de tiktok com musica no fundo editei a mensagem com vários outros exemplos Editado Agosto 21, 2022 por Felipe De Palma Kind Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 (editado) 11 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: Dragon ball super tem audiencia gigante entre os jovens, e é tudo raso Não dá pra comparar com Dragon Ball de jeito nenhum, os personagens de Dragon Ball já eram bem humanizados, fazem piadinhas, tem personalidade, tem humor, vivem mostrando eles em cenas casuais... Olha pro Bills, o Freeza, o Whis, o Majin Boo... Não é a toa que Dragon Ball não precisou ser radicalmente alterado e Saint Seiya vive tendo reboot. 11 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: O proprio demon slayer que citou, tem a historia simplista e pouco foca em desenvolvimento, comparado a naruto e bleach por exemplo, mas fez sucesso porque é legalzinho, tem boa animação e foi bem dirigido Você realmente viu Demon Slayer? Todo hashira e vilão é bem desenvolvido. Editado Agosto 21, 2022 por Cesare Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 (editado) 7 minutos atrás, Cesare disse: Não dá pra comparar Dragon Ball de jeito nenhum, os personagens de Dragon Ball já eram bem humanizados, fazem piadinhas, tem personalidade, tem humor, vivem mostrando eles em cenas casuais... Olha pro Bills, o Freeza, o Whis, o Majin Boo... Não é a toa que Dragon Ball não precisou ser radicalmente alterado e Saint Seiya vive tendo reboot. Você realmente viu Demon Slayer? Todo hashira e vilão é bem desenvolvido. vi 13 episódios de demon slayer e não vi desenvolvimento em vilão nenhum quer dizer que é só ter piadinha? Não precisa mostrar a história dos vilões? Então cadê o sucesso do kotz primeira temporada com a nova geração? Aliás, o anime clássico também tem slice of life, e não adianta de nada, só piora a obra De que maneira os personagens de dragon ball tem personalidade e os de saint seiya não, não entendi essa Sou professor, e tenho mais de 300 alunos, Em cada turma, tem um aluno que conhece saint seiya, e os que conhecem, conhecem o clássico, nenhuma dessas modernizações, nenhuma delas, atingiu novas gerações, isso é falácia que os produtores usam para se defender Personalidade é destruir a terra por causa de pudim? É com isso? Editado Agosto 21, 2022 por Felipe De Palma Kind 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 9 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: quer dizer que é só ter piadinha? Não precisa mostrar a história dos vilões? São vocês nesse fórum que botaram na cabeça que desenvolvimento = Passado triste. Não eu. 9 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: vi 13 episódios de demon slayer e não vi desenvolvimento em vilão nenhum Então você viu com os olhos vedados? O demônio das mãos e o mestre do Tanjiro são mais personagens que a Saori em todo o clássico. 13 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: Então cadê o sucesso do kotz primeira temporada com a nova geração? Aliás, o anime clássico também tem slice of life, e não adianta de nada, só piora a obra Aí você vai ter que perguntar pra TOEI que não fez remakes na dose certa pra atrais ambos os públicos e não pra mim. 15 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: Personalidade é destruir a terra por causa de pudim? É com isso? Cara, até a Vovó Uranai e o General Blue são mais personagens que o Hades ou qualquer um marina, exceto o Sorento. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 1 minuto atrás, Cesare disse: São vocês nesse fórum que botaram na cabeça que desenvolvimento = Passado triste. Não eu. Então você viu com os olhos vedados? O demônio das mãos e o mestre do Tanjiro são mais personagens que a Saori em todo o clássico. Aí você vai ter que perguntar pra TOEI que não fez remakes na dose certa pra atrais ambos os públicos e não pra mim. Cara, até a Vovó Uranai e o General Blue são mais personagens que o Hades ou qualquer um marina, exceto o Sorento. Tem hora que desenvolvimento é passado triste e tem hora que desenvolvimento é cenas toscas de piadinha, depende da conveniência de quem está argumentando O demonio das mãos não tem nada demais... A saori tem toda uma jornada messianica de 4 fases, é talvez minha personagem favorita em todos os mangás Os marinas são vilões, eles são como as forças especiais ginyu, que não tem nada demais também Cada marina tem sim traços de personalidade, mas são só vilões que vão morrer O Izzy e o Butter não tem nada demais também lá no arco do freeza Aliás, todos os inimigos do torneio do poder que teve uma audiencia brutal As obras modernizadas de saint seiya tem as coisas que voce pede aí, inclusive omega teve muito, e só deu certo no japão Quando é pra puxar saco de LC por exemplo, aí aprofundamento = flashback triste, e não adianta 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 1 minuto atrás, Felipe De Palma Kind disse: Tem hora que desenvolvimento é passado triste e tem hora que desenvolvimento é cenas toscas de piadinha, depende da conveniência de quem está argumentando Quem inventou que desenvolvimento = passado triste foram vocês, não eu. 2 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: Os marinas são vilões, eles são como as forças especiais ginyu, que não tem nada demais também Só com as poses zoadas que eles faziam, já eram mais personagens que os marinas. 4 minutos atrás, Felipe De Palma Kind disse: Cada marina tem sim traços de personalidade, mas são só vilões que vão morrer Só você percebeu, então. Se trocar o Bian com Io ou o Krishna de lugares não muda nada. E eu não vou ficar tentando convencer você mais não, as produções já provam MUITA coisa. Saint Seiya vive tendo reboot, as outras obras populares da Toei nunca precisaram passar por reboot radical. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 Saint Seiya não precisa de reboot, enquanto a toei não perceber isso, vai ser flop atrás de flop Krishna tem toda uma pegada espiritual, tem nada a ver com o bian 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.406 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 Agora, Felipe De Palma Kind disse: Saint Seiya não precisa de reboot, enquanto a toei não perceber isso, vai ser flop atrás de flop Ah tá bom, um estúdio que vale bilhões não entende nada de produções de anime, a gente que entende. Eles só são burros com Saint Seiya, por isso só tentam fazer reboot com mudanças radicais com Saint Seiya, não é? Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Agosto 21, 2022 Compartilhar Postado Agosto 21, 2022 (editado) Agora, Cesare disse: Ah tá bom, um estúdio que vale bilhões não entende nada de produções de anime, a gente que entende. Eles só são burros com Saint Seiya, por isso só tentam fazer reboot com mudanças radicais com Saint Seiya, não é? Isso Erram tanto que já admitiram erros em várias entrevistas, inclusive na última do ikezawa Editado Agosto 21, 2022 por Felipe De Palma Kind 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Pedro Gemini 311 Postado Agosto 23, 2022 Compartilhar Postado Agosto 23, 2022 KOTZ está na 9ª posição da coluna de "Mais Assistidos" da Crunchyroll. E disseram que é um fracasso rs 4 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.