Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Gotham-TV-Elenco.jpg

Gotham é uma série de televisão estadunidense criada por Bruno Heller, baseada em personagens que aparecem em publicações da DC Comicsem sua franquia Batman, principalmente os do Detetive James Gordon e Bruce Wayne. A série é estrelada por Ben McKenzie como o jovem Gordon. Heller serve como produtor executivo da série, juntamente com Danny Cannon, que também dirigiu o piloto. Gotham foi anunciada em 5 de maio de 2014, [1] e estreou em 22 de setembro de 2014 na Fox Broadcasting Company (FOX). [2]

Como originalmente concebida, a série teria servido como uma história simples sobre os primeiros dias de Gordon na polícia de Gotham City. A ideia evoluiu, não só para incluir o personagem Bruce Wayne, mas também para contar as histórias de origem de vários vilões do Batman, incluindo Coringa (Joker),Pinguim, Mulher-Gato, Charada, Duas-Caras, Hera Venenosa, Senhor Frio, Espantalho, Ra's al Ghul, Chapeleiro Louco e Hugo Strange. A primeira temporada teria originalmente 16 episódios, que depois foi estendido para um total de 22.

Opinião:

Gotham é hoje minha série favorita no universo de super-herói, e por mais que o nosso querido Batman ainda seja simplesmente o garoto Bruce Wayne, a trama consegue prender a atenção através de personagens muito bem desenvolvidos, além de dar uma profundidade muito grande nos vilões. Atualmente estou vendo a terceira temporada, e a série até então não apresenta uma queda brusca como em outras série de herói.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema de Gotham é tentar introduzir tudo quando Bruce ainda é uma criança. Simplesmente não dá.

A primeira metada da primeira temporada foi bem boa. Esses episódios estão bons, mas depois a segunda parte começa a parvoíce toda e a exagerar em tudo.

Já não vi nada da segunda temporada, lembro de ter visto depois na tv um pouco do último episódio e fiquei perplexo em como eles pararam uma bomba com apenas a mandar água lá para cima. Completamente non-sense e surreal...

Link para o post

Logo na primeira temporada já muda MUITA coisa da mitologia do Batman. Isso foi me dando raiva....

Para mim nem é esse o problema. Interpretações diferentes do Morcego, que tem um monte, podem ser boas, como o game da Telltale, que modificou consideravelmente algumas características de alguns personagens. O problema é que a história do seriado Gotham em si é bem tosca mesmo.

A primeira temporada, que alguns pessoas como o Nuno até a acham melhorzinha, que focava mais na máfia e em episódios mais independentes (cada episódio é um caso, estilo Law & Order), é bem abaixo da média, especialmente por conta daquela personagem Fish Mooney. Alguns episódios davam até vergonha alheia, como aquele que o cara mata pessoas amarrando-as em um balão e todo aquele arco da Fish contra o Mestre dos Fantoches, que foi totalmente irrelevante.

Da segunda pra frente decidiram ir mais para o lado quadrinhos da coisa, aparecendo supervilões de fantasia e coisas mais exageradas, como uma máquina (ou sei lá o quê) que ressuscita os mortos. Aí que as coisas começaram a realmente desandar, com histórias chatas que parecia mais uma novela, especialmente no que diz respeito do personagem do Pinguim e as pessoas envolvidas a ele (todo mundo sempre bate nele e depois ele tem sua vingança, fora as atuações horríveis da Barbara e da Tabitha), e Gordon, que virou permanentemente um personagem sem sal no seriado, principalmente quando começa as intrigas do romancizinho dele com a Leslie, com nada do carisma do seu alter ego bigodudo das outras histórias. E tem hora que eu esqueço até que Bruce existe de tão marcante que as partes dele são.

Editado por Rafael Gêmeos
Link para o post

Já não vi nada da segunda temporada, lembro de ter visto depois na tv um pouco do último episódio e fiquei perplexo em como eles pararam uma bomba com apenas a mandar água lá para cima. Completamente non-sense e surreal...

Ah, acho que lembrei dessa cena. O doutor biruta vira o Static Shock e como o herói Gordon para ele? Jogando um copo d'água na carcaça de metal. O seriado é um primor em escrever estas coisas do tipo "clímax".

Link para o post
  • 2 semanas depois...

Discordo da opinião de vcs, para mim Gotham faz uma ótima abordagem da cidade famosa, traz boas motivações para o crescimento dos vilões e do próprio Bruce. Obviamente que os mais apegados aos conceitos dos quadrinhos podem não curtir, afinal é algo totalmente novo e ousado, mas de longe é superior em todos os aspectos em relação as demais séries de herói. O Coringa de Gotham é o mais próximo que conseguiram chegar da brilhante atuação de Ledger, apesar do retorno do personagem na série para mim ter sido mal feito.

Link para o post

Eu até cheguei a assistir às primeiras temporadas, mas, a meu ver, eles estão tentando aproximar muito do clima dos quadrinhos sem uma boa adaptação.

A ambientação é muito boa: Gotham é um ambiente urbano e decadente, uma cidade estagnada, onde as forças criminosas desejam manter suas garras e presas no coração da cidade. Tanto é que, para mim, a primeira temporada foi a que mais se aproximava desse cenário mais realista: criminosos comuns e pouco espalhafatosos (mas já com uma presença, ainda que mínima, do espírito maníaco), mafiosos, guerras de gangues, policiais corruptos e aqueles que tentam sobreviver a essa guerra de moralidades dúbias.

O problema começou quando eles começaram a trazer AO PASSADO elementos da futuras histórias de Batman. Entretanto, com os elementos que JÁ haviam das histórias do Batman, ou com personagens cuja existência remontava ou começava na era pré-Batman (Lesli Thompkins, Hugo Strange, Asilo Arkham, o Pinguim), eles já poderiam ter uma boa história.

O mesmo não acontece com Smallville: é fato conhecido nos quadrinhos - inclusive com séries publicadas - que a juventude do Homem de Aço foi uma época de grande aventuras, antes mesmo de seu début em Metrópolis anos depois.

Link para o post

Nem mais, a primeira temporada sim quis introduzir uma nova visão de Gotham, mostrar como ela era corrupta apenas com criminosos e gangues 'normais'. Mas por alguma razão, e sem sentido, quiseram começar a introduzir tudo e mais alguma coisa da época de Bruce já como Batman sem necessidade. Por exemplo, para quê conhecer a Catwoman ainda em criança? Mostrar Coringa já como um maníaco? Riddle andando por aí já com as suas charadas? Simplesmente, não funciona. O objetivo era centrarem-se no Gordon e ele combater a corrupção.

• Like 1
Link para o post

mas de longe é superior em todos os aspectos em relação as demais séries de herói.

Demolidor primeira temporada mandou um abraço....

O mesmo não acontece com Smallville: é fato conhecido nos quadrinhos - inclusive com séries publicadas - que a juventude do Homem de Aço foi uma época de grande aventuras, antes mesmo de seu début em Metrópolis anos depois.

Mas o Superboy nos quadrinhos não enfrentou o Apocalipse, por exemplo....

Editado por Seiya Ogawara
Link para o post

melhor seriado foi a 1° temporada de Arrow. Aquilo foi épico. Depois arrow virou modinha junto com todas as outras.

Apenas flash mantem o padrão do "aceitável"

Link para o post

melhor seriado foi a 1° temporada de Arrow. Aquilo foi épico. Depois arrow virou modinha junto com todas as outras.

Na verdade, Arrow teve a sua melhor temporada na 5ª season, seguindo a segunda. A primeira foi boa, mas nada de extraordinário quando comparado com as outras duas que mencionei.

Flash perdeu um pouco o rumo na segunda temporada, mas a terceira recuperou e a quarta está novamente bem interessante (e com um vilão finalmente não velocista).

Legends of Tomorrow tem vindo a melhorar de temporada para temporada.

E Supergirl é ótima também. Black Lightning começou arrastada, mas agora finalmente engrenou.

Então acho que todas as séries da DC na CW, tirando Arrow que já teve percalços grandes, têm se saído bem.

Lucifer é uma série bem interessante também, especialmente nesta terceira temporada. Embora aqui já não tenha muito essa conotação de herói. Idem para iZombie que também para uma série leve resulta bem.

E estou a aguardar pela nova série Krypton e Titans. Espero muito delas e que nos surpreendam.

Em suma, Gotham é a desgraça alheia da DC na tv /evil

Editado por NunoEddie
Link para o post

Vi a primeira de demolidor, não me empolgou muito não, achei bastante arrastada, mas isso é apenas minha opinião, e eu não conheco tanto do herói.

Quando comparei Gotham com as demais, falei do atual momento. Arrow teve duas temporadas incriveis de estreia, uma quinta temporada espetacular, mas conseguiu estragar tudo na atual. Flash, idem nas duas primeiras, e derrapando nas demais, Supergirl e Legends, dispenso. Agents of Shield parei na terceira, depois de um bom inicio tbm, mas é uma série um tanto cansativa. Penso que Gotham hoje está no ápice da série, e a maioria das criticas estão boas, justamente pq entenderam que o objetivo não é contar o que tudo já sabemos sobre o Batman, e sim criar um universo original com os elementos incriveis da mitilogia do morcego.

Editado por Tpegaso
  • Like 1
Link para o post

A atual temporada de Arrow pode não estar tão boa como a quinta, mas está muito acima do lixo da terceira e de uma fraca quarta.

E se não vê Supergirl e Legends, então nem sabe o que perde /evil

Link para o post

Sim, mas o meu ponto é que Smallville fez toda a transição da trajetória do Superman que existiu nos quadrinhos - claro, com muita liberdade poética, e ponha liberdade nisso!

Gotham, por outro lado, não preenche a trajetória do Batman. Nos quadrinhos (tirando retcons), Bruce Wayne perde os pais aos 10/12 anos, viaja o mundo pelos próximos 10 anos e retorna à Gotham aos 25, para começar sua vida como o vigilante mascarado. A história de Bruce Wayne só se interliga com a história de Gotham quando ele se torna o Batman. Esse interregno não tem muitos heróis ou fatos, digamos, relevantes. Por isso, é(ra) um período rico o suficiente para inventar novas e mirabolantes histórias - respeitando, claro, a cronologia futura do Homem-Morcego.

Link para o post

Sim, mas o meu ponto é que Smallville fez toda a transição da trajetória do Superman que existiu nos quadrinhos - claro, com muita liberdade poética, e ponha liberdade nisso!

Gotham, por outro lado, não preenche a trajetória do Batman. Nos quadrinhos (tirando retcons), Bruce Wayne perde os pais aos 10/12 anos, viaja o mundo pelos próximos 10 anos e retorna à Gotham aos 25, para começar sua vida como o vigilante mascarado. A história de Bruce Wayne só se interliga com a história de Gotham quando ele se torna o Batman. Esse interregno não tem muitos heróis ou fatos, digamos, relevantes. Por isso, é(ra) um período rico o suficiente para inventar novas e mirabolantes histórias - respeitando, claro, a cronologia futura do Homem-Morcego.

A interpretação que a morte dos Wayne foi um ato orquestrado pela máfia é muito antiga, mas sofreu retcon depois. Fora o fato de que Bruce passou por um tempo como estudante (apesar de ser normalmente aceito que foi fora de Gotham). A história do Batman é bastante tangível. Por isso que digo que fazer algumas modificações no canônico atual não é um problema se for para criar novas e boas histórias, só que a execução de Gotham foi péssima. Não acho que a série chegue a ser um "despeito" para com o que conhecemos e entendemos do que é o Batman (como eu dissertei infinitamente sobre o que Zack Snyder fez), ela só é tosca mesmo, muito fraca. Há episódios que parece até que houve preguiça na hora de escrever.

Mas eu concordo que teria sido muito mais interessante se tivessem deixado Bruce e a maioria dos vilões do seu tempo de lado e focasse mais em aventuras novas para Gotham em si. "All-Western: Guns and Gotham", que remonta a época de Amadeus Arkham, é um exemplo melhor nesse sentido.

Editado por Rafael Gêmeos
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...