Ir para conteúdo

Além de Next Dimension, que outras obras Kurumada está fazendo?

Posts Recomendados

Como todos bem sabemos, um dos maiores problemas de Saint Seiya: Next Dimension é a sua periodicidade fora do convencional. Temos pouquíssimos capítulos por ano, e consequentemente uma demora no lançamento dos volumes. Ao longo dos anos tenho visto relatos de diversos "motivos" para essa demora do Kurumada, que vão de dores nas mãos a um suposto descaso com a obra, por priorizar outros mangás que - novamente supostamente - ele teria mais apreço.

Mas não sei até onde isso é verdade, e nem sei quais obras o Kurumada lança ainda hoje em paralelo com Next Dimension. Gostaria de saber se os amigos que manjam mais desse universo tem alguma informação. Existe algum outro mangá do Kurumada sendo lançado atualmente? Caso exista, como é o lançamento? É da mesma forma que ND?

Grato desde já.

Editado por Oliver Moore
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não acompanho muito os outros mangás de Kurumada, mas vez ou outra ele faz outras coisas sim, mas frenquentemente Otoko Zaka (que ele já disse que é o seu mangá favorito). Recentemente, ele também tinha lançado uns capítulos de um mangá que o protagonista é um sósia do Aiolia. Mas a impressão que eu tenho é que mesmo tudo igualmente a passo de tartaruga. Não acho que exista esse desprezo todo por CDZ como alguns fãs cultuam, Kurumada é lento mesmo (ele realmente disse uns anos atrás que tá com problemas na mão).

Editado por Rafael Gêmeos
Link para o post

Na verdade ele é até rápido, mas fica querendo fazer mais de uma obra ao mesmo tempo e acaba metendo o pé pelas mãos. ND, por exemplo, no ritmo que está, podia ser muito bem mensal, e o Kurumada ainda ia ter tempo pra fazer outra obra.

• Like 1
Link para o post

Respondendo melhor a pergunta do tópico, esses são os mangás que Kurumada fez paralelo a Next Dimension (2006-presente, 81 capítulos e 11 volumes em 12 anos) nos últimos anos:

Ring ni Kakero 2 (finalizado, 2000 a 2009 - 206 capítulos e 26 volumes em 9 anos)

Otoko Zaka (ressuscitado em 2014 - 30 capítulos e 4 volumes em 4 anos)

Ai no Jidai (finalizado, 8 capítulos 1 volume em 2015)

Ou seja, RnK 2 foi completado muito mais rápido que ND está sendo, mas ele já era de uma época anterior. Comparado com o clássico, 28 volumes em 5 anos, a periodicidade já estava começando a ficar lenta com o mangá do boxe. Ai no Jidai só foi um mangá especial como Episódio Zero, mas quanto a Otoko Zaka: nesse período de vida, ND estava mais ou menos com os 3 primeiros volumes lançados com os 23 capítulos. A diferença é pouca. Kurumada agora ficou bem mais devagar em tudo.

Antigamente, lá nos anos 70 a 90, com o primeiro RnK, CDZ clássico, Fuma no Kojiro e BT'x, ele era bem mais rápido, lançando cada um por vez e, vez ou outra, paralelamente um mangá menor como Ai no Jidai.

Editado por Rafael Gêmeos
Link para o post

Ele mesmo cita que a vida de mangaká levada por ele na Jump/shueisha era difícil, o pai dele internado e morrendo, mesmo assim ele teve que escrever o mangá porque não só precisava mas também porque era obrigado. Se você perceber ele sempre fala muito a contragosto do período dele na jump/Shueisha de 70 a 90 (RNK, FNK e Saint Seiya), claro que ele cita coisas legais, porém é sempre com um ar triste. É bom lembrar que ele seguiu publicando por lá, Otoko Zaka por exemplo sai em uma versão online da Jump.

Já na Akita Shoten ele mesmo com um ritmo de trabalho mais lento, aparenta estar feliz. É só ver o entusiasmo dele ao falar do próprio Saint Seiya e consequentemente trabalhando na obra. Se a qualidade deixa a desejar ou não é uma coisa, mesmo assim é inegável o quanto ele vem trabalhando na obra principalmente de 2006 pra cá. Ele não se limitou ao ND, participou da concepção do EpG, do LC e Shô. Deu uns pitacos no ômega, deu a ideia e desenhou as armaduras divinas de Soul of Gold, participou de LoS e aparentemente está envolvido com os três projetos em andamento.

Mas obviamente por gostarmos da obra original com os protagonistas que realmente importam, queríamos que ele se dedicasse ao ND, não só isso mas por ventura se as publicações fossem feitas em maior intensidade. Entretanto é possível compreender o quanto ele se sente a vontade nesse ritmo atual, não há mais aquela pressão de publicações em ritmo frenético que comprometiam a sua saúde.

Sobre o ND de fato se fosse uma obra ao menos mensal seria bem legal. Se você pegar ND para ler em sequência vai perceber que o mangá soa até mais agradável, principalmente se você acabou há pouco tempo de ler o clássico. Mas com 7 capítulos a cada 6 meses ( ou mais) o ritmo se perde, leitura e escrita é uma questão de ritmo, se achar o tempo certo tudo fica mais fácil, mas a peridiocidade do ND mata a leitura mesmo.

• Like 2
Link para o post

Valeu pelas respostas, galera.

Leo, e foi exatamente isso o que aconteceu comigo. Eu fui comprando os mangás de Next Dimension ao longo dos anos conforme a JBC ia lançando, para "ler um dia". E esse dia finalmente chegou este ano.

Reli os 28 volumes da série clássica e na sequência devorei os 10 volumes de Next Dimension lançados por aqui. E devo dizer que a experiência foi muito gratificante.

Link para o post

Kurumada tá com 64 anos. Se ele decidir focar, e fazer 100% do seu trabalho Saint Seiya, talvez consigamos ver o final de uma Saga de Zeus quando ele tiver lá pros seus 72, 74 anos. Caso contrário, se continuar do jeito que está, pode desistir.

Link para o post
Ou seja, RnK 2 foi completado muito mais rápido que ND está sendo, mas ele já era de uma época anterior.

A revista era quinzenal, ou seja, o Kurumada ainda produzia de acordo com a periodicidade dela ao invés da sua própria como é na Akita.

Raimei no Zaji só teve mesmo um capítulo que só dizia "Zaji will return" quando essa revista digital (a mesma onde G Assassin sai por assim dizer) estreou. Tá com toda cara que foi só pra fazer um hype mesmo.

• Like 3
Link para o post

Valeu pelas respostas, galera.

Leo, e foi exatamente isso o que aconteceu comigo. Eu fui comprando os mangás de Next Dimension ao longo dos anos conforme a JBC ia lançando, para "ler um dia". E esse dia finalmente chegou este ano.

Reli os 28 volumes da série clássica e na sequência devorei os 10 volumes de Next Dimension lançados por aqui. E devo dizer que a experiência foi muito gratificante.

Tive uma experiência semelhante em meados de 2013 ou 2014, não me recordo. Li os 7 primeiros volumes de uma vez e foi muito bom também.

A experiência de ler ND de um única vez é bem melhor.

Link para o post
  • 2 semanas depois...

Tem que ver a periodicidade dos mangas.

Seus títulos na Shueisha (Rnk, Fmnk, SS,etc )saíram semanalmente.

Pela Shonen Ace B'tx os capítulos foram publicados mensalmente de 94 a 2000,com 16 volumes. Na mesma época publicou vários one shots como Evil Crusher Maya.

Ele voltou pra Shueisha na Super Jump com Rnk2, que tinha capítulos quinzenais. Foram 25 volumes publicados de 2000 a 2010.

Foi justamente no meio da publicação de Rnk2 que ele começou ND pela Akita. E enquanto esta continuou ND era o mangá B dele com capítulos de 8 páginas lançados quando dava na telha. Só para ter uma idéia :ND começou a ser publicado vários meses antes de LC, mas passados 3 anos a história mal tinha andado.

Foram 4 anos sem periodicidade para completar o volume 1.

Com Rnk 2 terminado em 2010 Kurumada passou a dar atenção total, e até 2014 saia duas levas com 6 capítulos cada por ano. Um bom ritmo, se saísse mensalmente ao invés de levas seria 1 cap mensal.

Entre o final de 2014 e 2016 ele recomeçou Otokozaka e iniciou Ai no Jidai, com ND voltando a ser um mangá de 8 páginas a Deus dará. Só saíram 2 capítulos especiais de 8 páginas nessa época. Em 2 anos!

De 2017 pra cá ele voltou não só ao ritmo normal como ainda saiu o Episódio 0.

• Like 2
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...