Ir para conteúdo

Ranking: os 10 melhores jogadores de futebol de todos os tempos

Posts Recomendados

Os 10 melhores de todos os tempos:

Pelé, Maradona, Garrincha, Púskas, Cruijff, Di Stefano, van Basten, sir Bobby Charlton, George Best, Beckenbauer.

Os 10 melhores que eu vi jogar:

Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Messi, Ronaldo Fenômeno, Romário, Xavi, Iniesta, Zidane, Pirlo, Shevchenko.

É difícil escolher. Sugiro a criação de dois tipos de tópicos:

1) os 10 melhores por posição em campo (10 melhores goleiros, 10 melhores zagueiros, etc);

2) os 10 melhores times de todos os tempos

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1. Messi

Considero o Messi não só o melhor que eu já vi jogar ao vivo, como também o melhor da história. Já assisti jogos na íntegra e materiais suficientes dos gigantes do passado - como Pelé, Maradona e Cruyff -, para chegar à essa conclusão. O controle rasteiro de bola, a precisão e a velocidade no drible... Finalização, visão e precisão do passe... Todas essas qualidades fazem dele o jogador mais letal e decisivo da história. A nossa sorte foi que vimos um craque desse calibre encaixar no melhor time da história e comandado pelo melhor treinador da história. É por isso que aqueles anos do Guardiola foram tão mágicos, e o protagonista foi o Messi.

2. Pelé

Definitivamente o melhor jogador da era antiga do futebol (anterior a 1970). Um monstro que estava bem à frente do seu tempo. Ambidestro, rápido, forte, raciocínio rápido e um talento absoluto. Para parafrasear o Romário, de chuteira no campo o Pelé era um poeta. Se fosse avaliar pelo peso histórico, certamente o Pelé estaria em primeiro lugar. Representou de mais para a história do futebol... Chegou até a parar guerra na África, fez mil gols e tri-campeão da Copa do Mundo. Mas estou avaliando exclusivamente a qualidade técnica, e sem fazer ressalvas quanto às dificuldades / facilidades de cada era.

3. Maradona

Quem mais merece o título de "craque" em toda essa lista, sem dúvidas é o Maradona. Ninguém tratou a bola melhor do que ele. A técnica absurda e a facilidade como controlava a bola era de qualidade extra-terrestre.

4. Ronaldo

Para justificar o Ronaldo nessa classificação, temos que ter em mente que aquele jogador conhecido como "Fenômeno" existiu apenas de 1995 a 1999. Depois da lesão, ele se tornou um jogador completamente diferente... Muito decisivo, é claro. Mas naquele período ele foi um monstro! Muito habilidoso e rápido, mas também forte. Tem cena do tempo dele de Barcelona, em que o marcador agarra o calção dele, e ele simplesmente não para. Sai arrastando o cara, com bola e tudo para dentro do gol.

5. Ronaldinho

Sem dúvidas foi o jogador que mais se aproximou do Maradona no controle de bola e na capacidade de tornar o "Jogo" em um Espetáculo. É até difícil se referir ao Ronaldinho como "jogador de futebol", para falar a verdade... Dizer que era um "Artista da Bola" soa muito mais adequado. E naquele tempo de 2002 a 2006, uniu perfeitamente plasticidade com eficiência. Dava show e destruía. Poderia ter tido uma carreira ainda mais vitoriosa do que teve, mas ele optou por não manter o nível elevado de profissionalismo que "estar no topo" demanda. Ainda assim, mesmo nas épocas de festanças e pouco comprometimento, vi no campo ele ganhar, em fim de carreira, uma Libertadores pelo Galo. Indescritível a gratidão que tenho por cada lance que pude assistir desse gênio.

Editado por Fëanor
  • Like 1
Link para o post
6. Cruyff

Um gênio, que revolucionou o futebol. Duas vezes. Dentro e fora de campo. Após o tricampeonato da Champions pelo Ajax (71, 72 e 73), chega à Copa do Mundo e estarrece o mundo como o líder do Futebol Total da Holanda. O jogo contra o Brasil, então campeão do mundo, demonstra muito bem a diferença do Velho Futebol e o Novo Futebol. Além disso, até aquele momento, os jogadores de futebol recebiam muito pouco... A maioria dos atletas tinham um final de vida na miséria (a exemplo de como foi o fim melancólico do Garrincha). Isto era muito injusto, porque o Futebol já era um produto que rendia muito dinheiro aos clubes. E os seus principais atletas eram tratados como palhaços de circo. O Cruyff, inteligente como era, com um pensamento muito à frente do seu tempo, exigia que lhe pagassem o que o produto que ele oferecia realmente custava. "O que? Não vão me pagar? Então a minha é a única camisa que não será da Adidas". E foi a partir daí, que os jogadores passaram a ter salários milionários.

Como jogador, era absurdamente inteligente, rápido e muito técnico. Ainda assim, jogava para o time. Voltava para marcar e comandava os companheiros a ocuparem os espaços vazios. Definitivamente, o segundo jogador mais importante da história do futebol, atrás apenas do Pelé.

7. Zidane

Outro gênio absoluto. Mesmo sendo magro e muito esguio - um biotipo bastante incomum para craques no futebol -, tinha uma técnica absolutamente magistral. Falso lento, mas de passada larga. Cerebral, frio e extremamente habilidoso. Matava a bola com uma facilidade como poucos. Escondia a bola como ninguém. Usava o corpo para proteger a bola do primeiro marcador, e metia uma caneta de letra no segundo marcador desavisado. Gênio.

8. Laudrup

Na minha opinião, o jogador com a melhor visão de jogo da história. Não houve - e talvez nunca haverá - um passador melhor do que o Laudrup. Só assistir ao vídeo abaixo, pra ficar embasbacado com os passes açucarados do Laudrup pro Romário, nos tempos de Barcelona (92-93)

9. Cristiano Ronaldo

Certamente um dos jogadores mais vitoriosos de todos os tempos. E o que tem mais sentimento de competitividade - a um ponto que chega até a ser doentio. Entendo que muitos possam querer colocá-lo bem mais acima no ranking, mas eu discordo. Por mais que tenha ganhado muito e os seus números sejam absurdos, acho que perde muito em habilidade e qualidade técnica a todos os outros dessa lista. No físico, sim... Daí ele é até melhor do que o Pelé ou do que o Ronaldo foram... Mas, pra mim, o que me encanta mais e o que eu conto mais é a qualidade técnica e a magia de um fantasista.

10. Romário

O maior gênio da grande área. Matador mesmo. E tinha um domínio de bola absurdo. Recebia passes longos, como se estivesse jogando Futevôlei na praia. Dominava na coxa e mandava por cima do goleiro, sem deixar a bola quicar... Adiantava a finalização, batendo de biquinho, pegando todo mundo desprevenido, enquanto a bola rolava rasteira para dentro da rede. E, ao contrário do que muitos acreditam, o Romário, no seu auge, era um jogador muito rápido. Do final da década de 80, até 93-94, dava cada pique e arrancada, que deixava qualquer zagueiro pra trás.

Editado por Fëanor
  • Like 1
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...