Ir para conteúdo

O Despertar do Arayashiki


Posts Recomendados

shaka_08.jpg

 

 

Arayashiki (阿頼耶識) é a transliteração para o japonês do termo sânscrito budista Alaya-vijnana.

 

A formulação do conhecimento e a percepção do mundo exterior são processados através dos cinco sentidos e da mente. Na doutrina budista, ensina-se a existência ainda do Nanashiki (Nana = sétimo, Shiki = saber), Hashiki (Ha = oitavo, Shiki = saber) ou Arayashiki e do Kushiki (Nono saber).

 

Ensina-se que desses nove saberes (sentidos), o 8ª e o 9ª são independentes da existência ou da extinção do corpo, ao contrário do 7ª saber e das seis raízes que se extinguem junto com o corpo.

 

 

Arayashiki (阿頼耶識) é o "Oitavo Sentido" (八識, Hachishiki) é um poder que concede aquele que o despertar, vagar no Mundo dos Mortos sem perder a vida.

 

Arayashiki foram as últimas palavras deixadas por Shaka para Atena.

 

A-ra-ya-shiki pode ser traduzido como "Consciência-Armazém".

 

 

Shaka de Virgem foi o primeiro Cavaleiro de Ouro da era atual que despertou o oitavo sentido, que no limiar da morte avisou Atena que ela deveria se sacrificar e utilizar o Arayashiki para derrotar Hades em seu próprio domínio.

 

d100dd8badf86e3b2eda4502bd322963.jpg

 

 

Atena ao receber as pétalas contendo a mensagem de Shaka, compreende o sentido de sua morte.

 

78_32.jpg

 

 

78_33.jpg

Atena resolve convocar os Cavaleiros Renegados ao seu templo para que Saga mate-a como o mesmo tentou fazer há treze anos. Atena tira sua própria vida para despertar o oitavo sentido e vai para o Mundo dos Mortos, e lá se encontra com Shaka, que já estava à sua espera.

 

 

ayashiki_by_ranka186.jpg

 

 

Seu corpo estava com os cavaleiros de ouro que testemunharam sua morte aparente, mas não ficou com qualquer um deles, tendo desaparecido.

 

Atena com o despertar do oitavo sentido, adentra livremente nos mundos dos mortos.

 

----------------------------------------------

 

Com o intuito de aprofundar o tópico, eis algumas perguntas:

 

 

1 - Como Atena compreendeu que tinha que morrer ao saber da mensagem de Shaka?

 

2 - Atena já conhecia o Arayashiki?

 

3 - Como Shion e Dohko sabiam do Arayashiki?

 

4 - Como o Ikki chegou ao submundo?

 

5 - Como os demais cavaleiros atravessaram o rio aqueronte?

 

5 - Como Orphée andava livremente no mundo dos mortos?

 

7 - Em ND, Odysseus despertou o Arayashiki?

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Como Atena compreendeu que tinha que morrer ao saber da mensagem de Shaka?



Editado: essa pergunta é idêntica à segunda, portanto Saori sabia que tinha que "morrer" porque é um requisito necessário para despertar o Arayashiki, o qual ela conhecia.



2 - Atena já conhecia o Arayashiki?



Provavelmente, uma vez que ela entendeu a mensagem sem que ninguém precisasse explicá-la.



3 - Como Shion e Dohko sabiam do Arayashiki?



Talvez o Arayashiki seja um conceito de conhecimento geral (menos para os protagonistas desinformados). Nunca foi mencionado que o oitavo sentido era algo secreto. Dohko inclusive diz que Shaka ganhou fama de ser considerado o homem mais próximo de Deus porque conseguia alcançar o Arayashiki.



4 - Como o Ikki chegou ao submundo?



Pelo abismo no castelo de Hades (com o oitavo sentido desperto) ou então o Arayashiki permite que o cavaleiro acesse o submundo independente de onde esteja, que seria o mais lógico.



5 - Como os demais cavaleiros atravessaram o rio aqueronte?



Salvo engano, Caronte não morre na luta contra Seiya e Shun, então ele deve ter transportado os demais cavaleiros. Agora como cada um convenceu o espectro a dar carona é um mistério. Kanon pode ter aplicado um Satã Imperial e ordenado que Caronte desse passagem pra todos que aparecessem.



6 - Como Orphée andava livremente no mundo dos mortos?



Teoriza-se que ele despertou o oitavo sentido, sendo portanto o primeiro cavaleiro de Atena a alcançar o Arayashiki.



7 - Em ND, Odysseus despertou o Arayashiki?



Não acompanho Next Dimension, então essa vai ficar sem resposta.


Editado por Lucas Augusto da Silva
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Eu vou acrescentar algumas observações antes de responder.

O assunto é diretamente relacionado ao cavaleiro de virgem do século XX, qualquer observação feita sobre ele terá objetivo de resolução narrativa, não há qualquer intenção de superestimar o personagem ou coisa semelhante. Apenas o necessário.

É bom mencionar também que parte do que for dito será interpretativo, o mais racional que acredito ter sido apresentado pela obra clássica, e fora corroborado na Taizen, pois nem todas essas passagens foram devidamente destrinchadas. Mas notarão que, peça-a-peça, o quebra-cabeça se encaixa.

 

 

Este é o mapa do Inferno:

 

 

4ijxF0Z.jpg

 

 

Vamos usá-lo para facilitar o entendimento.

 

O Arayashiki permite você estar no Inferno sem estar morto. Isso porque o conceito de vida e morte em Saint Seiya é diferente, aqui você só será considerado morto quando jogado em uma das prisões do Inferno, e isso só ocorrerá porque toda a vontade do seu corpo terá sido esvaída e este será o momento onde você expia seus pecados. Em outras palavras, você estará morto se estiver vulnerável as leis do deus do Mundo dos Mortos, Hades. Obrigatoriamente, todos aqueles que estejam presos as suas leis estarão mortos. O Arayashiki então confere transitabilidade no Inferno, uma vez que você não estará preso as leis do deus, e para atingi-lo você deve perder os 7 sentidos anteriores. Daí o porque da necessidade de morrer para fazê-lo. Mas ao atingí-lo, diferentemente da morte, você não cai em nenhuma prisão, você é levado para o Portal do Inferno.

A outra forma de se adentrar nos domínios de Hades sem estar sob suas leis é por alguma permissão, tal qual Orphée obteve do Imperador.

Há possivelmente outra exceção, discorrerei dela posteriormente.

 

Como sabemos, Shaka é a reencarnação de Buda. Esta situação onde ele conseguiu transcender os sete sentidos básicos foi provavelmente seu maior passo para alcançar a plena iluminação. Buda são àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal descoberta aos demais seres. É isto que Shaka faz com Atena e posteriormente Dohko e Shion entendem e compartilham com os demais, o personagem é literalmente a chave para a vitória contra Hades, palavras usadas pelo próprio autor em uma de suas entrevistas inclusive.

 

 

Agora vamos as perguntas.

 

1 - Atena já conhecia o Arayashiki?

2 - Como Atena compreendeu que tinha que morrer ao saber da mensagem de Shaka?

R: Estas perguntas estão diretamente conectadas, então as juntei e inverti a ordem delas pois a mim faz mais sentido explicá-las nessa ordem.

No mínimo, Atena não demonstrou saber executar o Arayashiki. E, se você parar pra pensar, nem faz sentido ela mesmo o conhecer e nunca ter feito nada a esse respeito, visto que é a capacidade que simplesmente lhe permite entrar nos domínios de Hades sem estar preso as suas leis, um ponto necessário para encerrar as Guerras Santas contra Hades, que ocorrem desde os Templos Mitológicos, pois o verdadeiro corpo de Hades está nos Elísios e o acesso a ele ocorre pelo Inferno.

A resposta em como Atena compreendeu o que tinha que fazer está parcialmente na própria introdução do Big.

Como dito anteriormente, Shaka é Buda e como tal segue parte das filosofias Budistas. Todos sabem disso, não? Não, não todos nós, todos os personagens. Ikki, por exemplo, não pestanejou ao concluir que Shaka era a reencarnação de Buda quando a imagem de uma criança iluminada surgiu em sua mente. Todos eles conhecem as nuances do personagem.

Atena se apreende quando percebe o perigo em que Shaka se submeteu:

 

 

Mang%C3%A136027.jpg

 

Shaka se sacrifica ao se deixar engolir pela Exclamação de Atena. Em seguida retorna, como espírito, e envia a mensagem para a deusa. Atena recebe a mensagem e conclui:

 

 

Mang%C3%A137009.jpg

 

 

"Entendi o motivo de sua morte" ela diz. Aqui Atena percebe que Shaka não havia se sacrificado em vão, mas para um objetivo maior: o oitavo saber. E o oitavo saber é um dos conhecimentos da Doutrina Budista. Shaka mostrou não apenas o que fazer, obter o oitavo saber, mas também como fazer, você deve morrer para tal. Ao juntar a equação dos fatos:

"Posso tomar minha decisão" prossegue. Atena já sabe o que fazer e como fazer. Agora é o momento onde ela decide, também, morrer para alcançar o Arayashiki.

 

 

3 - Como Shion e Dohko sabiam do Arayashiki?

R: A única passagem em que Shion demonstrou estar por dentro da situação foi "A verdadeira batalha começa agora. Isso não quer dizer que Atena e Shaka estejam fora de combate", onde só veio a ocorrer após os eventos com os dois. Quando Atena toma a mesma decisão de Shaka, o antigo Grande Mestre junta as peças e entende para qual propósito. Shion, como vários, deveria conhecer parte da Doutrinação Budista.

Quanto a Dohko, este faz as seguintes ponderações:

 

 

ozzycJN.jpg

 

 

Dohko menciona "Na Filosofia Budista, Arayashiki significa 'aquilo que está oculto'... de outra forma, uma oitava consciência". Dohko demonstra conhecer parte da doutrina budista. Conhecer, não praticá-la.

Dohko conhecia o Arayashiki, mas não sabia se ele estava diretamente ligado ao 8° sentido, não sabia se era o 8° sentido, tão pouco como executá-lo. Isso antes do ocorrido com Shaka e Atena. Mas ao ver a posição que Shaka tomou, percebeu que o Arayashiki se tratava mesmo do 8° sentido e o que tinha de fazer para atingir tal estado: morrer. Ao juntar as peças, Dohko conclui, em sua versão é bom ressaltar, que Shaka era o Homem mais Próximo de Deus porque já estava desperto para tal sentido.

 

 

4 - Como Ikki chegou ao submundo?

R: Acho essa questão a mais nebulosa.

Temos por base que Ikki conhece o Inferno:

 

 

Mang%C3%A117013.jpg

 

 

Dado as palavras de Shaka devido ao retorno instantâneo de sua alma em um dos mundos que Ikki caiu ao ser atingido pelo Rikudou Rinne. Um dos mundos, por sinal, que provavelmente foi Inferno, visto seu karma, e pela própria conclusão do virginiano.

Há outras passagens, se não me engano, em que Ikki menciona ter conhecido ou voltado do Inferno, excetuando claro a primeira onde ele só afirma isso devido a seu árduo treinamento.

Tomando isso por base, e pelo fato da possibilidade de Ikki possuir mesmo a capacidade de ressuscitar (tal qual para fazer ele precisa estar morto, e uma vez morto ele iria direto para o Inferno), Ikki tem livre transitoriedade no Inferno e é o quebra-regra das leis de Hades. Essa é a possível exceção a qual mencionei e explicaria o porque dele já aparecer diretamente na 5° prisão.

A outra explicação também é plausível, basicamente ele atingiu o 8° sentido em algum momento anterior ao início dos eventos da 5° prisão.

 

Eu particularmente sou aberto a qualquer interpretação.

 

 

5 - Como os demais cavaleiros atravessaram o Rio Aqueronte?

R: Hyoga menciona que tiveram de oferecer dinheiro ao Caronte para ele lhes auxiliar a travessia:

 

 

Mang%C3%A141014.jpg

 

 

 

 

6 - Como Orphée andava livremente no Mundo dos Mortos?

R: É o rio que separa a entrada do Inferno do próprio. Antes disso ainda não é o Inferno.

 

 

Mang%C3%A138049.jpg

 

 

Caronte menciona que as pessoas que não praticaram atos bons ou ruins choram eternamente entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Portanto minha conclusão foi de que Orphée nunca atingiu o Arayashiki. Ele chegou na entrada do Mundo dos Mortos para negociar uma audiência com Hades. Euridice menciona que Orphée "acompanhou sua alma até o Mundo dos Mortos" para fazê-lo.

Se Orphée tivesse atingido o Arayashiki, o método teria sido mesmo de Shaka, Atena, Dohko e Kanon: morte.

O único motivo para o cavaleiro de prata ter tido livre acesso ao Inferno foi pela permissão do Imperador do Mundo dos Mortos.

 

 

7 - Em ND, Odysseus despertou o Arayashiki?

R: Não. Odysseus se dirigiu até a entrada do Inferno, antes mesmo do Rio, para despertar Ox.

Veja isto:

 

 

ssnd_85_19.jpg.jpg

 

 

Ox pergunta se o fato de Odysseus estar em sua frente significa que eles estariam no inferno, tal qual Odysseus o responde: "Você está enganado" diz pois eles ainda não se encontravam no Inferno. "Você se encontra em um estado de animação suspensa e pos esse motivo não pode cruzar o Rio Aqueronte" Odysseus conclui. Ox não está morto e por não estar morto não pode cruzar o Rio, e o Inferno fica após a travessia do Rio, como mencionei já na questão anterior.

 

 

 

Em sumo, juntando todas as peças:

-Shaka foi o primeiro homem a alcançar, e na saga de Hades, já estar desperto para o Arayashiki. Ele possuía conhecimento e domínio do oitavo saber e compartilhou isso com os demais, permitindo a vitória definitiva de Atena contra Hades.

-Atena, Dohko e Shion conheciam a Doutrina Budista também, portanto possuíam o conhecimento prévio do Arayashiki, mas eles não sabiam que se tratava do 8° sentido e nem como despertá-lo.

-A metodologia de em que Ikki fez para chegar ao Inferno ainda é uma questão a ser debatida.

-Orphée e Odysseus nunca atingiram o Arayashiki.

-A Taizen só corroborou todos esses pontos que o próprio mangá apontou.

 

 

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que sempre tive dúvida: como Dohko e Kanon morreram para despertar o 8º sentido? Eles se mataram assim como Atena?

 

E quanto a Seiya, Shun, Hyoga e Shiryu que chegaram vivos ao inferno? Eles também despertaram o 8º sentido? E se sim, como morreram? Suicídio?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que sempre tive dúvida: como Dohko e Kanon morreram para despertar o 8º sentido? Eles se mataram assim como Atena?

 

E quanto a Seiya, Shun, Hyoga e Shiryu que chegaram vivos ao inferno? Eles também despertaram o 8º sentido? E se sim, como morreram? Suicídio?

 

A saga de Hades é inspirada na Divina Comédia de Dante Alighieri. Nesta obra o personagem Dante ingressa vivo ao inferno, vale dizer, com seu corpo material. Imagino que Kurumada tenha feito o mesmo com os cavaleiros que você citou.

 

Até porque se pararmos pra pensar, caso tivessem morrido, então eles jamais poderiam retornar à Terra novamente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Como Atena compreendeu que tinha que morrer ao saber da mensagem de Shaka?


Na verdade, Athena já tinha esse plano. Morrer, para chegar ao inferno e matar Hades. Mas, com aquela palavra escrita a sangue nas pétalas de rosa, o Shaka lembrou Athena de que a morte não é o fim de tudo. E isso deu forças para ela seguir naquele caminho escuro.



2 - Atena já conhecia o Arayashiki?


Certamente. Ao longo das reencarnações, é meio incerto como Athena retém a memória das vidas passadas... Mas, pelo mangá, percebemos que parte dessa memória ela perde com a nova reencarnação, e outra parte ela vai recuperando no percorrer da nova vida. De toda forma, acredito que Athena e qualquer divindade possua o Arayashiki desperto o tempo todo... Independentemente de saber / se lembrar dele.



3 - Como Shion e Dohko sabiam do Arayashiki?


200 anos de meditação, estudo e punheta.



4 - Como o Ikki chegou ao submundo?


As asas da Phoenix podem atravessar dimensões. É possível que ele tenha simplesmente pulado no foço do Castelo Heinstein e ido voando até o local onde Radamanthys, Aiacos, Minos e Kanon estavam... Mas acho que ele rasgou um caminho entre o plano material e o submundo, e surgiu exatamente ali.



5 - Como os demais cavaleiros atravessaram o rio aqueronte?


Todos de barco. O único que possuía a capacidade de voar, dentre os que invadiram o submundo, era o Ikki - este pode ter passado por cima.


Shaka e Athena chegaram juntos no submundo, mas o atravessaram invisíveis. É possível que tenham entrado na barca do Caronte, sem que ele percebesse, e tivessem atravessado junto a outros mortos que ali estavam.



6 - Como Orphée andava livremente no mundo dos mortos?


8º Sentido - Arayashiki. No mangá diz claramente que ele despertou o 8º Sentido. Desceu ao inferno, no desespero de salvar a Euridice, e naquele momento elevou o cosmo (7º Sentido) acima do nível de um Cavaleiro de Ouro (não quer dizer que manteve esse nível para sempre).



7 - Em ND, Odysseus despertou o Arayashiki?


Não há a menor dúvida.


Editado por Fëanor
  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 e 2-Na minha opinião Athena compreendeu a mensagem porque já conhecia o Arayashiki.É dificil( senão impossivel)imaginar que em todas as guerras contra Hades,desde os tempos mitológicos,Athena não tenha nunca invadido o inferno,ainda mais se considerarmos o comportamento do Hades nessa última guerra,o plano dele era criar o eclipse e matar todos os humanos com isso,ele não demonstrou em nenhum momento intenção de sair do inferno,não quer dizer que em todas as outras guerras foi assim,mas acho dificil que essa estratégia,ou outra parecida como matar os humanos através de doenças,nunca tenha sido utilizada por ele,o quê obrigaria Athena a ter invadido o inferno para obter a vitória.

 

3-Essa é complicada,o manga não dá nenhuma dica de como eles conheciam,a única coisa que sei é que se Shion conhecia o Arayashiki antes da saga de Hades,não o despertou,visto que, morreu pro Saga e ficou morto.

A verdade é que o Arayasiki foi uma grande cagada do Kurumada:Ele criou;Não aprofundou e explicou exatamente como funcionava;Endeusou o Shaka como único gold a despertá-lo e depois fez todo mundo despertar também;E por fim largou ele completamente,como visto na cena do muro das lamentações.

 

4-Provavelmente como os outros brozeboys,pulando no buraco.

 

5-Novamente,provavelmente como os o outros bronzeboys ,Seiya e Shun,pagando.

 

6-Embora não tenha sido explicitado,ao menos pelo que lembro,acredito que ele tenha despertado o Arayashiki,visto que,nem mesmo o sangue de Athena permitia a passagem ou a própria deusa posuia outros métodos,sendo obrigada a despertá-lo para entrar.

 

7-Ele voltou dos mortos por conta própria,então acredito que sim.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Uma coisa que sempre tive dúvida: como Dohko e Kanon morreram para despertar o 8º sentido? Eles se mataram assim como Atena?

 

E quanto a Seiya, Shun, Hyoga e Shiryu que chegaram vivos ao inferno? Eles também despertaram o 8º sentido? E se sim, como morreram? Suicídio?

Todos despertaram o Arayashiki.

A única forma de alcançar o Arayashiki é morrer. Só que, diferentemente de Shaka e Atena que optaram pelo suicídio, o método de todos eles foi diferente: o poço. Foi no limiar entre ele e a entrada do Inferno que eles transcenderam os sete sentidos, ao morrerem, e despertaram para o oitavo sentido.

De outra forma, como eu mencionei, quando se morre você é jogado no Inferno para expiar seus pecados. Isto seria estar sob as leis de Hades e estar sob as leis de Hades é o que significa morrer em Saint Seiya. Lembra-se de Mu, Aiolia e Milo? Radamanthys os jogou do poço e depois disso só foram vistos no inferno congelante de Cocytus.

Quando você desperta para o Arayashiki você não é julgado porque tem livre arbítrio no Inferno. Você chega na entrada do Inferno.

 

Outra forma que podemos saber que foi no poço que eles atingiram tal sentido se dá a ordem de Pandora para abandonar e destruir o Castelo, momento que ocorreu assim que ela soube dos planos de Atena. Porque era a única fonte de acesso rápido ao Inferno, ela tentou prender o exército de Atena no mundo dos humanos.

 

 

Mang%C3%A138010.jpg

Mang%C3%A138012.jpg

 

 

 

Sobre Kanon, não houve uma resposta clara mas como não havia mais acesso ao poço no momento em que o Castelo ruiu, me parece claro que ele pulou do poço logo depois dos cavaleiros de bronze e Dohko. Não poderia ter sido antes porque o local estava envolto a espectros.

Editado por Darkangel
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre entendi que só morreria no poço quem NÃO conseguisse despertar o sétimo sentindo no processo. No meu entendimento, tanto Dohko, Kanon e os cinco de bronze elevaram seus cosmos até o oitavo sentido e não necessariamente morreram pra isso. Não consigo enxergar essa clara necessidade de morrer pra alcançar o oitavo sentido naquilo que o mangá nos mostra. Pra mim, eles realizaram o típico milagre que a obra sempre pede e chegaram ao inferno vivos, literalmente. Inclusive, o próprio Dohko diz que, se não fizerem um milagre, morrerão no caminho.

Editado por Hikkoga
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é. Na verdade, é possível chegar vivo no submundo sim.

O foço no Castelo Heinsten é um portal direto para o Meikai.

 

Mas, para não perder instantaneamente a alma ao chegar lá, a pessoa tem que atingir o 8º Sentido (e essa forma é elevando o cosmo além dos limites do 7º Sentido)

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é. Na verdade, é possível chegar vivo no submundo sim.

O foço no Castelo Heinsten é um portal direto para o Meikai.

 

Mas, para não perder instantaneamente a alma ao chegar lá, a pessoa tem que atingir o 8º Sentido (e essa forma é elevando o cosmo além dos limites do 7º Sentido)

 

É o que sempre pensei mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Como Atena compreendeu que tinha que morrer ao saber da mensagem de Shaka?

R: Ela é uma deusa. Independente de ter reencarnado e ter uma vida do zero basicamente na identidade da Saori, sua existência com certeza ainda possui memórias antigas e as de um deus em si, ou seja, saber do oitavo e do nono sentido não seria surpresa.

 

2 - Atena já conhecia o Arayashiki?

R: Atena provavelmente conhecia. Eu sempre entendi que os deuses não guerreavam pra matar uns aos outros, no fim das contas todos eles são meio que ''irmãos''.

 

3 - Como Shion e Dohko sabiam do Arayashiki?

R: Provavelmente saberão em ND, seja por meio do Odysseus ou da Atena/Saori dizer como eles podem entrar no Inferno pra acabar com Hades.

 

4 - Como o Ikki chegou ao submundo?

R: Ikki já morreu tantas vezes que ir pro Inferno não seria surpresa. ''Jason- Ikki vai para o inferno''

 

5 - Como os demais cavaleiros atravessaram o rio aqueronte?

R: Como diz o Cirão da massa ''Pagando!!''.

 

5 - Como Orphée andava livremente no mundo dos mortos?

R: Ele deve ter recebido a bênção de Hades/Pandora.

 

7 - Em ND, Odysseus despertou o Arayashiki?

R: Ele foi no Inferno buscar o Ox, então é provável que sim. Já que a existência dele foi capaz de se dirigir para a entrada dos domínios de Hades, e não para a entrada pro o Inferno em si como MDM é capaz de fazer.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma interpretação minha:

Talvez Atena tivesse o conhecimento mas nunca se atreveu a invadir sozinha o inferno pois seria presa fácil para Hades, deuses gêmeos e espectros. Ao atingir o oitavo sentido, Shaka mostrou a deusa que seus cavaleiros poderiam enfim acompanhá-la e dar fim a a guerra de uma vez.

 

 

Sobre o Aaryashiki, Dohko e Shion, deixemos que ND explique. Pode ser também um daqueles conhecimentos gerais...

 

 

Ikki chegou ao inferno como todo mundo, pulou no buraco, atravessou o rio (talvez tenha sido ele a eliminar Caronte) e chegou até Kanon.

 

 

Orfeu pra mim é furo. O velho criou uma forma de chegar ao inferno capítulos antes de apresentar Orfeu. Então chegamos na aparição do prateado e ele em momento algum faz qualquer referência ao oitavo sentido. Imagino que Kurumada queria dar a Shaka o pioneirismo da descoberta e portanto propositalmente nunca explicou a situação do cavaleiro de Lira.

 

Sobre Odysseu, eu ainda aguardo explicações de ND.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Como Atena compreendeu que tinha que morrer ao saber da mensagem de Shaka?

 

Se olharmos para a mitologia da obra, sabemos que Atena reencarna de tempos em tempos, para lutar contra Hades. Só este fato já suporta a afirmação de que Atena não está presa às amarras da morte (pelo menos seu cosmo e consciência). O que indica a sua fácil ascensão ao oitavo sentido.

 

 

2 - Atena já conhecia o Arayashiki?

 

Com toda a certeza a consciência da Deusa já sabia sobre os efeitos do Arayashiki (oitavo sentido) e, do necessário para atingi-lo.

 

 

3 - Como Shion e Dohko sabiam do Arayashiki?

 

Pode ser que isso apareça em algum momento, em ND, mas o Dohko pode ter ciência do oitavo sentido, por causa do Shaka (de acordo com o diálogo entre Dohko e os bronzeados, no castelo de Hades).

 

 

4 - Como o Ikki chegou ao submundo?

 

Vai saber, podem existir inúmeras razões para que ele tenha chegado lá.

 

 

5 - Como os demais cavaleiros atravessaram o rio aqueronte?

 

Eles pagaram o barqueiro para fazer a travessia.

 

 

6 - Como Orphée andava livremente no mundo dos mortos?

 

Eu partilho da ideia de que Orpheu despertou o Arayashiki, por alguns motivos.

- Primeiro, o Pharoh afirma para Seiya e Shun, que Orpheu foi vivo ao inferno, para servir Hades.

- Segundo, o Kurumada se deu ao trabalho de mostrar Orpheu tocando sua música para Hades já em Giudecca (não havia sentido algum Hades permitir a entrada de um cavaleiro de Atena no inferno, o contexto mostra que Hades foi pego de surpresa).

- Terceiro, a "autorização" de perambular pelo inferno também não pode ter partido de Pandora, pois também não faria sentido ela bolar um plano com o Pharaoh para manter o Orpheu no submundo, ela poderia simplesmente aprisioná-lo lá, retirando a autorização e o livre arbítrio do cavaleiro.

O contexto geral do Orpheu sempre me passou a ideia de que ele foi ao encontro de Hades por sua conta e risco, adentrou no inferno e, só depois de tudo isso, ganhou o direito de se reencontrar com Euridíce. Convenhamos que um cavaleiro que leva a alcunha de "mais poderoso que os dourados" tem potencial para tais feitos.

 

Todos despertaram o Arayashiki.

A única forma de alcançar o Arayashiki é morrer. Só que, diferentemente de Shaka e Atena que optaram pelo suicídio, o método de todos eles foi diferente: o poço. Foi no limiar entre ele e a entrada do Inferno que eles transcenderam os sete sentidos, ao morrerem, e despertaram para o oitavo sentido.

De outra forma, como eu mencionei, quando se morre você é jogado no Inferno para expiar seus pecados. Isto seria estar sob as leis de Hades e estar sob as leis de Hades é o que significa morrer em Saint Seiya. Lembra-se de Mu, Aiolia e Milo? Radamanthys os jogou do poço e depois disso só foram vistos no inferno congelante de Cocytus.

Quando você desperta para o Arayashiki você não é julgado porque tem livre arbítrio no Inferno. Você chega na entrada do Inferno.

 

Outra forma que podemos saber que foi no poço que eles atingiram tal sentido se dá a ordem de Pandora para abandonar e destruir o Castelo, momento que ocorreu assim que ela soube dos planos de Atena. Porque era a única fonte de acesso rápido ao Inferno, ela tentou prender o exército de Atena no mundo dos humanos.

 

 

Mang%C3%A138010.jpg

Mang%C3%A138012.jpg

 

 

 

Sobre Kanon, não houve uma resposta clara mas como não havia mais acesso ao poço no momento em que o Castelo ruiu, me parece claro que ele pulou do poço logo depois dos cavaleiros de bronze e Dohko. Não poderia ter sido antes porque o local estava envolto a espectros.

 

Existe uma contradição nessa teoria.

 

Enquanto no castelo de Hades, Dohko explica que Shaka só levava a alcunha de "o homem mais próximo de um Deus" por sua capacidade de alcançar o oitavo sentido. Lembrando que Shaka detém essa alcunha desde que foi introduzido na estória. Conforme o mestre ancião continua a explicar a essência do oitavo sentido, ele fala que pra maioria das pessoas, o oitavo sentido passa despercebido e, que ele aparece "normalmente" após a morte, já que a pessoa não tem mais os outros sentidos. Mas em momento algum é afirmado na obra que a pessoa "deve" morrer, para despertar o Arayashiki.

 

O problema da afirmação de Dohko é que ele afirma com todas as letras que Shaka já havia despertado o oitavo sentido, enquanto vivo.

 

https://vignette.wikia.nocookie.net/saintseiya/images/0/06/Sentidos_%282%29.jpg/revision/latest?cb=20131107083410&path-prefix=es[\img]

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Existe uma contradição nessa teoria.

 

Enquanto no castelo de Hades, Dohko explica que Shaka só levava a alcunha de "o homem mais próximo de um Deus" por sua capacidade de alcançar o oitavo sentido. Lembrando que Shaka detém essa alcunha desde que foi introduzido na estória. Conforme o mestre ancião continua a explicar a essência do oitavo sentido, ele fala que pra maioria das pessoas, o oitavo sentido passa despercebido e, que ele aparece "normalmente" após a morte, já que a pessoa não tem mais os outros sentidos. Mas em momento algum é afirmado na obra que a pessoa "deve" morrer, para despertar o Arayashiki.

 

O problema da afirmação de Dohko é que ele afirma com todas as letras que Shaka já havia despertado o oitavo sentido, enquanto vivo.

 

https://vignette.wikia.nocookie.net/saintseiya/images/0/06/Sentidos_%282%29.jpg/revision/latest?cb=20131107083410&path-prefix=es[\img]

Não entendi se seu questionamento é sobre a morte como obrigatoriedade para se alcançar o Arayashiki, ou se Shaka já havia despertado o oitavo sentido antes dos acontecimentos em Hades.

 

Em todo o caso a resposta é: sim, para os dois.

 

Shaka já era desperto do oitavo saber. Quando isso ocorreu? Quando ele tinha entre 6 e 7 anos, mais precisamente nessa passagem:

 

 

Mang%C3%A136037.jpg

 

 

 

E nela não apenas temos Shaka morrendo, como Buda afirmando que a morte é necessária para tal, simplesmente ela não é o último passo, o oitavo sentido está além da morte. Mas note na sentença que é necessário se passar por ela para se chegar no objetivo.

 

Inclusive pelo que pude nota acho que fui mal interpretado pelo pessoal. Em momento algum eu neguei que os cavaleiros chegaram vivos no Inferno. Eu ainda mencionei que morte em Saint Seiya era estar preso as leis de Hades, se eles não estavam presos a tais leis quando lá chegaram... então naturalmente eles estavam vivos. Quando disse que os cavaleiros transcenderam do 7 sentido para o 8 sentido quis dizer justamente que eles superaram a morte, passaram por ela no limiar do poço, da mesma forma que Shaka ao ser atingido pela Exclamação de Atena, e Atena ao cortar a própria garganta. Mas todos a superaram em sequência ao elevarem seus cosmos.

 

Portanto não há contradição.

 

 

Você pode notar que houveram várias interpretações do pessoal para todos os questionamentos do Big, ninguém foi unânime em concordar plenamente com as respostas do outro. Não precisa concordar com as minhas. Se eu quotar e questionar as respostas seguintes as minhas, a postagem ficará amplamente extensa. Por exemplo, não faz sentido afirmar que Ikki pode ir ao Inferno porque suas asas podem atravessar dimensões. Além de ele ter ficado preso na própria dimensão que levou Shaka, durante as 12 casas, e não teria saído de lá se não fosse Shaka e Mu, ele não teria voltado do Triângulo de Ouro de Kanon, durante a saga de Poseidon, se não fosse o auxílio de Atena lhe guiando. Ele também ficou preso no Espaço Anecóico de Shijima, não fosse o auxílio de Odysseus jamais teria saído.

 

Outro exemplo o seu, sobre Orphée:

 

A - Primeiro, o Pharoh afirma para Seiya e Shun, que Orpheu foi vivo ao inferno, para servir Hades.

Ele foi vivo até a entrada do Inferno. De lá ele solicitou uma audiência com Hades e só pode transitar no Inferno com a permissão do deus. Vou prosseguir com o raciocínio nos outros pontos.

B - Segundo, o Kurumada se deu ao trabalho de mostrar Orpheu tocando sua música para Hades já em Giudecca (não havia sentido algum Hades permitir a entrada de um cavaleiro de Atena no inferno, o contexto mostra que Hades foi pego de surpresa).

Orphée não era mais um cavaleiro de Atena a algum tempo. Hades não tinha porque se incomodar com sua presença ali. Aliás, dada a forma como Hades se comoveu com a música de Orphée, o amor que o prateado tinha por Euridice também poderia ser um indicativo de sua permissão.

C - Terceiro, a "autorização" de perambular pelo inferno também não pode ter partido de Pandora, pois também não faria sentido ela bolar um plano com o Pharaoh para manter o Orpheu no submundo, ela poderia simplesmente aprisioná-lo lá, retirando a autorização e o livre arbítrio do cavaleiro.

Retirar o livre arbítrio significaria a morte para Orphée. Pandora precisava de Orphée por lá justamente para que ele pudesse tocar sua melodia para Hades.

Pandora só quis prender Orphée no Mundo dos Mortos depois que Hades já havia escutado sua melodia, isto é, depois da permissão para que Orphée pudesse chegar até lá.

D - O contexto geral do Orpheu sempre me passou a ideia de que ele foi ao encontro de Hades por sua conta e risco, adentrou no inferno e, só depois de tudo isso, ganhou o direito de se reencontrar com Euridíce. Convenhamos que um cavaleiro que leva a alcunha de "mais poderoso que os dourados" tem potencial para tais feitos.

Mas ele foi. A diferença para os demais é que Euridice menciona que Orphée decidiu acompanhá-la até o Mundo dos Mortos:

 

 

4JuZRdW.jpg

 

 

Note que Orphée foi com o corpo de Euridice, mas em Giudecca ela não está mais ali. Ele não passou por nenhuma experiência de morte. E Euridice é enfática em dizer "Mundo dos Mortos", não Inferno.

 

Para se ter uma ideia melhor, inclusive sobre vários pontos:

Entrada do Inferno:

 

nEXYpbn.jpg

Para a entrada do Inferno, antes de cruzar o Portal e o Rio Aqueronte, não é necessário o Arayashiki. Foi aqui que o mangá me parece ter deixado claro onde Orphée parou e pediu a permissão para falar com o governante do Mundo dos Mortos.

Foi aqui também que Odysseus se dirigiu para despertar Ox de sua animação suspensa, em Next Dimension.

 

 

 

Inferno:

 

 

A2b9PjL.jpg

Após cruzar o Rio Aqueronte sim fica o Inferno. Aqui é onde as almas dos mortos caem em julgamento, sentenciadas a expiar seus pecados. Quando desperto do Arayashiki, você tem livre transitoriedade por aqui. Orphée chegou até Giudecca, ao meu ver, após uma permissão concedida na entrada do Inferno.

 

 

 

Mundo dos Mortos:

 

 

9W6J2Jd.jpg

E este é o Mundo dos Mortos, o todo. Entrada, Arco, Rio, Inferno e suas composições.

 

 

 

 

Compreendo quem não concorda ou acredita na teoria da permissão para Orphée estar por lá. Mas absolutamente nada leva-nos a crer que ele despertou o Oitavo Saber, todos que o fizeram tiveram situação e contextos explicitados, Orphée não tem nada.

Além disso, pelo que me consta, infelizmente toda essa parte do Orphée é bugada, Pandora não era para ser adulta nessa passagem e o Pharaó nem deveria estar por lá visto que as Maseis ainda não haviam sido liberadas.

Editado por Darkangel
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi se seu questionamento é sobre a morte como obrigatoriedade para se alcançar o Arayashiki, ou se Shaka já havia despertado o oitavo sentido antes dos acontecimentos em Hades.

 

Em todo o caso a resposta é: sim, para os dois.

 

Shaka já era desperto do oitavo saber. Quando isso ocorreu? Quando ele tinha entre 6 e 7 anos, mais precisamente nessa passagem:

 

 

Mang%C3%A136037.jpg

 

 

 

E nela não apenas temos Shaka morrendo, como Buda afirmando que a morte é necessária para tal, simplesmente ela não é o último passo, o oitavo sentido está além da morte. Mas note na sentença que é necessário se passar por ela para se chegar no objetivo.

 

Inclusive pelo que pude nota acho que fui mal interpretado pelo pessoal. Em momento algum eu neguei que os cavaleiros chegaram vivos no Inferno. Eu ainda mencionei que morte em Saint Seiya era estar preso as leis de Hades, se eles não estavam presos a tais leis quando lá chegaram... então naturalmente eles estavam vivos. Quando disse que os cavaleiros transcenderam do 7 sentido para o 8 sentido quis dizer justamente que eles superaram a morte, passaram por ela no limiar do poço, da mesma forma que Shaka ao ser atingido pela Exclamação de Atena, e Atena ao cortar a própria garganta. Mas todos a superaram em sequência ao elevarem seus cosmos.

 

Portanto não há contradição.

 

 

Você pode notar que houveram várias interpretações do pessoal para todos os questionamentos do Big, ninguém foi unânime em concordar plenamente com as respostas do outro. Não precisa concordar com as minhas. Se eu quotar e questionar as respostas seguintes as minhas, a postagem ficará amplamente extensa. Por exemplo, não faz sentido afirmar que Ikki pode ir ao Inferno porque suas asas podem atravessar dimensões. Além de ele ter ficado preso na própria dimensão que levou Shaka, durante as 12 casas, e não teria saído de lá se não fosse Shaka e Mu, ele não teria voltado do Triângulo de Ouro de Kanon, durante a saga de Poseidon, se não fosse o auxílio de Atena lhe guiando. Ele também ficou preso no Espaço Anecóico de Shijima, não fosse o auxílio de Odysseus jamais teria saído.

 

Outro exemplo o seu, sobre Orphée:

 

A - Primeiro, o Pharoh afirma para Seiya e Shun, que Orpheu foi vivo ao inferno, para servir Hades.

Ele foi vivo até a entrada do Inferno. De lá ele solicitou uma audiência com Hades e só pode transitar no Inferno com a permissão do deus. Vou prosseguir com o raciocínio nos outros pontos.

B - Segundo, o Kurumada se deu ao trabalho de mostrar Orpheu tocando sua música para Hades já em Giudecca (não havia sentido algum Hades permitir a entrada de um cavaleiro de Atena no inferno, o contexto mostra que Hades foi pego de surpresa).

Orphée não era mais um cavaleiro de Atena a algum tempo. Hades não tinha porque se incomodar com sua presença ali. Aliás, dada a forma como Hades se comoveu com a música de Orphée, o amor que o prateado tinha por Euridice também poderia ser um indicativo de sua permissão.

C - Terceiro, a "autorização" de perambular pelo inferno também não pode ter partido de Pandora, pois também não faria sentido ela bolar um plano com o Pharaoh para manter o Orpheu no submundo, ela poderia simplesmente aprisioná-lo lá, retirando a autorização e o livre arbítrio do cavaleiro.

Retirar o livre arbítrio significaria a morte para Orphée. Pandora precisava de Orphée por lá justamente para que ele pudesse tocar sua melodia para Hades.

Pandora só quis prender Orphée no Mundo dos Mortos depois que Hades já havia escutado sua melodia, isto é, depois da permissão para que Orphée pudesse chegar até lá.

D - O contexto geral do Orpheu sempre me passou a ideia de que ele foi ao encontro de Hades por sua conta e risco, adentrou no inferno e, só depois de tudo isso, ganhou o direito de se reencontrar com Euridíce. Convenhamos que um cavaleiro que leva a alcunha de "mais poderoso que os dourados" tem potencial para tais feitos.

Mas ele foi. A diferença para os demais é que Euridice menciona que Orphée decidiu acompanhá-la até o Mundo dos Mortos:

 

 

4JuZRdW.jpg

 

 

Note que Orphée foi com o corpo de Euridice, mas em Giudecca ela não está mais ali. Ele não passou por nenhuma experiência de morte. E Euridice é enfática em dizer "Mundo dos Mortos", não Inferno.

 

Compreendo quem não concorda ou acredita na teoria da permissão para Orphée estar por lá. Mas absolutamente nada leva-nos a crer que ele despertou o Oitavo Saber, todos que o fizeram tiveram situação e contextos explicitados, Orphée não tem nada.

Além disso, pelo que me consta, infelizmente toda essa parte do Orphée é bugada, Pandora não era para ser adulta nessa passagem e o Pharaó nem deveria estar por lá visto que as Maseis ainda não haviam sido liberadas.

 

Eu concordo sobre as inconsistências na personagem Orpheu. Pandora ter seus 13 ou 15 anos, na época em que Orpheu vai ao inferno, está dentro da cronologia (Seiya diz que Orpheu sumiu há alguns anos...), mas os espectros não deveriam estar despertos, de fato. Sobre o Arayashiki, o Ikki é o maior exemplo de não ter sua situação e contexto explicitados e, ele é um dos protagonistas. Ele simplesmente aparece no inferno, trajando uma armadura nova.

 

É normal ter interpretações diferentes sobre Saint Seiya, até pq, a maioria das coisas é ambígua.

 

Por exemplo, nunca me passou pela cabeça que Shaka teria morrido aos 6 ou 7 anos de idade, para assim despertar seu oitavo sentido. Eu sempre tirei dessa cena, que Shaka havia superado os limites da morte, ainda vivo. Da mesma forma que há pessoas que afirmam a morte de Ikki em seu confronto contra Shaka, o que pra mim, nunca aconteceu (Shaka literalmente afirma ter matado Seiya e Shiryu no começo do confronto, quando os dois estavam vivos, o que invalida bastante ele ter achado que matou o Ikki).

 

Sempre haverão inconstâncias em Saint Seiya, pq a narrativa do Kurumada é traçada à medida que ele escreve. O cara não tem um script pra seguir, só umas ideias centrais.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou editar minha primeira resposta porque percebi que ela não fez o menor sentido. Tem coisas que a gente só percebe depois que lê.

 

Darei minha opinião sobre o que é o Arayashiki.

 

O tema não é complexo como fazem parecer, estamos falando do Kurumada. Basta utilizar a tradução correta que o significado do Arayashiki se torna muito claro:

 

32.png

 

 

O oitavo sentido é despertado instantes antes da morte. Seiya e os outros tiveram uma experiência de "quase morte".

 

O conceito de vida e morte em Saint Seiya é o mesmo que nós utilizamos. A vida é a união dos planos material (corpo humano) e espiritual (alma). A morte marca a separação da alma do seu corpo, este permanecendo na Terra e aquele indo para o mundo dos mortos.

 

Já o Arayashiki permite que o cavaleiro ingresse no mundo dos mortos vivo, ou seja, com seu corpo de carne e osso atrelado à alma. Trata-se de uma transgressão das leis que regem o universo. Tanto é que o corpo carnal de Saori Kido também foi transportado para o inferno junto com sua alma, já que ele desapareceu pelo caminho nos braços de Saga. O mesmo aconteceu com Shaka.

 

Dohko explica ainda que a maioria das pessoas desperta o oitavo sentido após a morte. Só que nesse caso a pessoa não volta à vida, ela simplesmente toma consciência de que morreu e assim sua alma consegue atravessar a fronteira entre os vivos e os mortos. Quanto àqueles que não despertam o Arayashiki após a morte, talvez Dohko estivesse se referindo aos espíritos que vagam pela Terra por não aceitarem que morreu. Creio que todos aqui já ouviram falar de algo desse tipo.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Lyke,

 

sobre a idade de Pandora, a Taizen menciona que ela tem 16 anos durante a saga de Hades. Como vc bem mencionou, Seiya cita que a alguns anos Orphée desapareceu. Mas Euridice menciona que ela esperava por "muito, muito tempo" os cavaleiros de Atena ali presa, apenas no Inferno, sem contar o tempo em que viveu com Orphée. Para mim faria mais sentido Pandora ser uma criança nessa época do Orphée.

Aliás, a diferença de idades entre Pandora e Orphée é de apenas 3 anos, o prateado tinha 19. Ele também não era para ter a desenvoltura que apresentou na época em que namorava Euridice.

Ah cara, essa passagem é toda muito confusa....

 

Sobre Ikki, interpretei justamente que há várias alternativas para ele com justificativas plausíveis. Além do fato de ser um protagonista não um coadjuvante, como Orphée (e mesmo coadjuvantes como os cavaleiros de ouro tiveram suas passagens ao Arayashiki bem claras), ainda lhe pesa o fato de pairar a capacidade de poder ressuscitar, como a fênix mitológica. Por isso acredito em várias possibilidades quanto a Ikki, desde que plausíveis/corroboradas com o mangá.

 

Eu entendo. Você se refere ao momento em que Shun agoniza e Shaka menciona "mas parece que um deles ainda está vivo". Mas logo na sequência ele menciona "pelo visto, não se dão por vencidos com facilidade", a sentença foi usada no plural. Acho que você interpretou essa passagem no literal, quando que pra mim ficou evidente que Shaka simplesmente subestima os três, não que necessariamente tenha achado que eles haviam morrido. Os cavaleiros de ouro costumeiramente mencionam algo como "ainda está vivo?" para eles durante as batalhas, não é como se eles realmente achassem que estivessem mortos, é apenas uma forma de subestimá-los, deixar claro que se levantar é inútil.

Além disso, diferentemente dos três, Shaka já tinha conhecimento prévio de Ikki e conhecia sua natureza. Shaka usou o Tesouro do Céu justamente porque julgou que, em plenas capacidades, Ikki poderia voltar, então precisava deixá-lo em uma outra forma para depois liquidá-lo.

 

Concordo com você sobre Kurumada criar conforme desenha sem nenhum script. Acho que há raras exceções disso.

 

 

Lucas,

 

como sabe que esta é a tradução correta?

Pegue essa tradução, coloque o diálogo de Shaka e Buda, por favor. Ou passe o link dessa tradução.

Editado por Darkangel
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa tradução eu pego do site da Union Mangás. Ela é a mesma da tradução em inglês do site Manga Rock. A única tradução que diverge é a da Conrad, que já me informaram que tem um monte de coisa errada (e tem mesmo).

 

Ouvi falar que a tradução em espanhol é a mais fiel da japonesa, mas não encontrei.

 

Segue abaixo o diálogo de Shaka e Buda (o da página que você postou lá em cima) do site que mencionei:

 

59.png

 

Editado por Lucas Augusto da Silva
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

A Conrad é escancarada de erros mesmo. Eu a uso quando os diálogos não diferem da espanhola, que normalmente é a mais considerada, ou quando estou com preguiça de upar as espanholas.

Mas eu tenho todos os tomos em espanhol, inclusive postei algumas imagens deles aqui no tópico. Incluso a imagem que você postou... mas a tradução diverge significativamente.

Nela Dohko menciona que o Arayashiki se dá após a morte, enquanto que na sua explicitamente Dohko menciona que o sentido ocorre antes da morte.

 

Eu achei essa tradução sua, procurei pelo site da marca d'água na scan, www.mangalivre.com.

Estou dando uma olhada em algumas passagens.

 

Sobre a tradução, aqui eles chamam as Árvores Sallas Gêmeas, que sempre entendi como erro de adaptação (achava que seriam Salas Árvores Gêmeas), como Árvores Sal /olhos

 

Interessantemente os capítulos estão bem mais organizados aqui.

Gostaria de saber se os nomes dos capítulos que aqui constam foram os nomes reais na época de seu lançamento.

Editado por Darkangel
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lyke,

 

 

Eu entendo. Você se refere ao momento em que Shun agoniza e Shaka menciona "mas parece que um deles ainda está vivo". Mas logo na sequência ele menciona "pelo visto, não se dão por vencidos com facilidade", a sentença foi usada no plural. Acho que você interpretou essa passagem no literal, quando que pra mim ficou evidente que Shaka simplesmente subestima os três, não que necessariamente tenha achado que eles haviam morrido. Os cavaleiros de ouro costumeiramente mencionam algo como "ainda está vivo?" para eles durante as batalhas, não é como se eles realmente achassem que estivessem mortos, é apenas uma forma de subestimá-los, deixar claro que se levantar é inútil.

Além disso, diferentemente dos três, Shaka já tinha conhecimento prévio de Ikki e conhecia sua natureza. Shaka usou o Tesouro do Céu justamente porque julgou que, em plenas capacidades, Ikki poderia voltar, então precisava deixá-lo em uma outra forma para depois liquidá-lo.

 

Concordo com você sobre Kurumada criar conforme desenha sem nenhum script. Acho que há raras exceções disso.

 

 

É essa passagem mesmo. No Kanzenban, Shaka diz... "Que persistência... Ainda há um que não morreu...". Depois ele começa um discurso de que não é misericordioso e tals. O Ikki aparece e, diz "...Mas não pense que ficará só nisso depois de ter ferido tanto meus irmãos!".

 

Só quis elucidar que frases como "agora eles morreram", "estão todos mortos" ou "...então, você ressuscitou", são todas frases de efeito. Por isso, não acho conveniente dizer que um cavaleiro realmente voltou dos mortos por conta de uma frase que um inimigo disse, ainda mais um inimigo que acha que matou todo mundo, mas não matou (se levar tudo de forma literal).

 

E é claro que não é só essa passagem em que isso acontece. Na saga de Poseidon, Kanon chega a afirmar que todos os cavaleiros de bronze estão mortos, quando nenhum estava.

 

Em Saint Seiya, nada é literal, tudo é abstrato.

 

Dizer que um personagem morreu, é o mesmo que dizer que ele foi derrotado. Da mesma forma que dizer que ele reviveu, só quer dizer que ele foi capaz de se levantar. Não dá pra ser subjetivo de um lado e ser literal de outro, quando toda a narrativa é abstrata.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Não acho que aqui seja o local ideal pra isso porque meio que desvirtuaremos o tópico. Mas tentarei ser breve e vou deixar em spoiler.

A postagem será somente para você, Lyke:

 

 

 

Faz sentido o que você disse. Mas para situações genéricas.

O encontro entre Ikki e Shaka não foi apenas bastante desenvolvido, se juntarmos os capítulos veremos que foram 3, como bem destrinchado. Não foi uma afirmação de efeito de Shaka, houve um motivo para ele mencionar que Ikki morreu.

-Shaka usa o Rikudou Rinne, que é uma técnica espiritual, e Ikki retorna pouco depois. Imagino que você saiba como funciona o RR. Ele retornou porque?

-Logo depois Shaka decide destruir a armadura de Ikki. A armadura de fênix tem a capacidade de ressurgir das cinzas, certo? Com Ikki desprotegido, novamente Shaka tenta o Rikudou Rinne, dessa vez falhando pois Ikki evitou a técnica. Ainda assim Shaka aplicou uma rajada de cosmo para matá-lo e o que aconteceu? A armadura de fenix surgiu e protegeu Ikki. Por que as tentativas contra o cavaleiro sem a armadura?

-Após as duas tentativas, Shaka decide por limitar a existência de Ikki a forma vegetativa, pois concluiu que fazê-lo primeiramente para depois enviá-lo a um dos mundos da metempsicose era a forma mais eficaz de matá-lo em definitivo. Se não fosse assim, por que Shaka teria optado pelo Tesouro do Céu?

 

Aqui você pode conferir Shaka confirmando que Ikki já morreu e o motivo de decidir usar o TH, em três traduções diferentes(Obrigado ao Lucas), sendo duas Br:

 

 

Mang%C3%A117013.jpg

aImmroj.jpg

27xPie0.png

 

 

Percebe que não é uma frase de efeito? Usada como recurso narrativo N vezes pelo mesmo contexto, cavaleiro de ouro que subestima um cavaleiro de bronze. Houve procedência, causa e efeito para tal.

 

E se você ainda tem dúvidas, eis o próprio Ikki confirmando sua segunda morte, também em três traduções diferentes:

 

 

Mang%C3%A121027.jpg

cfYbrv7.jpg

oKhtXEp.png

 

 

Qual a razão para o próprio Ikki confirmar que morreu se não o tivesse?

 

Enfim.

Queria apenas lhe mostrar que essa situação não é genérica, ocorreram mesmo os momentos para os quais se justificou tal afirmação.

 

Se você ainda assim achar que não ocorreu, tudo bem. Nada posso fazer a respeito.

 

Vou dormir, mano, que eu to pregadaço! Boa noite.

 

 

Editado por Darkangel
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de não haver consenso, também acredito que Shaka despertou o 8º sentido naquele trecho (retrospecto de Shaka criança com Buda) mostrado justamente na luta contra o trio de renegados, tendo em vista o contexto/momento em que isso ocorreu (já houve uma discussão aqui no forum sobre isso, só não lembro o tópico em q isso ocorreu) - a enciclopédia crava que foi aos 6 anos de idade (no ep zero, tendo em vista que Saori tinha acabado de nascer (01/09), é provável que Shaka o tenha despertado logo no complemento de seus treinos, ao deixar o santuário - antes do dia 19/09).

Editado por ramirez123
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...