Ir para conteúdo

A COROA DO GÊNERO SHONEN E A QUEDA (?) DA SHONEN JUMP

Posts Recomendados

http://anmtv.xpg.com.br/fairy-tail-ame-ou-odeie/

http://fandom.wikia.com/articles/shonen-jumps-not-targeting-young-boys-is-good-for-manga

Baseado numa conversa que tive meses atrás com alguém na Shoutbox, enquanto discutíamos o assunto das séries de maior sucesso do gênero shonen, eu encontrei duas matérias que achei relevante trazer à discussão do fórum.

Trecho da matéria no ANMTV (grifei):

Outra situação, que todo mundo não gosta em Fairy Tail, é o famoso “poder da amizade ganha tudo”. Não tem uma batalha em que o Natsu enfrenta, que ele não ganhe com um discurso de que “eu faço isso pelos meus amigos” ou ainda “minha guilda é a minha família e são quem eu devo proteger”. Isso não seria problemas, se não se tornasse algo massivo, repetitivo e muito cansativo, e todas as lutas disputadas por ele, aí não tem como defender, isso é uma coisa que incomoda demais.

Trecho da matéria do Fandom Wikia (plataforma das Wikias - com grifos):

Many modern shōnen manga are just different takes on previous series. Naruto lifted Dragon Ball’s series of increasingly difficult, god-like fights, My Hero Academia borrowed its Quirk concept from Hunter x Hunter, and Bleach is just a less-inspired version of Yu Yu Hakusho. While none of these series are wrong for iterating on previous ideas, they are a bit uninspired as a result. No one wants to read the same story over and over again, which is why it’s crucial to introduce readers to new tales. Doing so will bring the magazine even greater success.

Traduzindo:

Muitos mangás shonen modernos são somente interpretações de séries anteriores. Naruto copiou de Dragon Ball a série de lutas quase-divinas que ficavam cada vez mais difíceis; My Hero Academia tomou emprestado seu conceito de "Quirk" de Hunter X Hunter e Bleach é apenas uma versão menos inspirada de Yu Yu Hakusho. Embora nenhuma dessas séries esteja errada por repetir ideias anteriores, elas ficam um pouco desinspiradas como resultado. Ninguém quer ler a mesma estória de novo e de novo, por isso é crucial introduzir leitores a novos contos. Fazer isso fará a revista alcançar sucesso ainda maior.

Embora eu não concorde inteiramente com a opinião dos artigos, os trechos destacados chamaram minha atenção: de repente, muita coisa que a fandom brasileira - este fórum, inclusive - aponta tem um fundo de verdade...

Quantas vezes os sites especializados e fóruns de anime falam que "Tal obra é uma cópia da outra", "X é um Y piorado", "O personagem badass do anime A é o personagem do anime B, com outro nome"?

O gênero shonen é direcionado a garotos, com personagens intensos e determinados, vilões perversos e diabólicos e marcado, sobretudo, pelo "poder da amizade". Quantas obras assim já não passaram em telas (e terras) brasileiras e nos fascinaram? Clássicos como Saint Seiya, Dragon Ball, Rurouni Kenshin, e tesouros modernos como One Piece, Bleach e Naruto/Naruto Shippuden.

Entretanto, tenho lido em publicações que apontam que a Shonen Jump, talvez a maior produtora desse tipo de conteúdo, esteja perdendo o fôlego nas últimas décadas. Um evento que talvez confirme essa interpretação seja a súbita finalização de Bleach em 2016, e ao que parece, a falta de um sucessor para o "trono do gênero shonen" que tenha emplacado de forma esmagadora nos últimos anos.

Para uma revista que foi a casa de animes influenciadores como Dragon Ball, Fist of the North Star (Hokuto no Ken) e JoJo's Bizarre Adventure, nas décadas de 1980 e 1990, qual é o estado do gênero atualmente? Quão poderosa ainda está a força da Shonen Jump? O que terá esvaziado, de alguma forma, o gênero?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é um pouco cedo para fazer algumas destas perguntas. Mesmo com o fim de Bleach, Fairy Tail e Naruto, os autores destas obras já iniciaram novas obras como Burn the Witch, Eden's Zero e Boruto, respectivamente. Então teremos que aguardar um pouco para ver se estes mangás vão emplacar e manter a popularidade do gênero na Weekly Shonen Jump. Além disso, One Piece aparentemente continua sendo um grande sucesso, tendo ultrapassado Dragon Ball em vendas há muito tempo já. Boku no Hero Academia pelo o que ouvi falar também está indo bem e Hunter X Hunter vai sair do hiato.

Porém, dentre esses mangás que eu citei, a maioria eu nem li ou então parei de ler quando perdi o interesse. Essa fórmula batida do gênero shounen criticada no tópico não me atrai também, então abandonei quase todos estes mangás quando percebi que estavam indo para esse mesmo caminho. Eu relevo Saint Seiya porque é uma obra antiga, mas acho inaceitável que trinta anos depois os autores não conseguem se reinventar (ou vai ver o problema são os editores da revista). Talvez minha implicância seja devido a minha idade, pois ficamos mais exigentes com o tempo. Acredito que o gênero continua sendo muito popular para o público jovem.

Editado por Lucas Augusto da Silva
  • Like 1
Link para o post

Acho que é um pouco cedo para fazer algumas destas perguntas. Mesmo com o fim de Bleach, Fairy Tail e Naruto, os autores destas obras já iniciaram novas obras como Burn the Witch, Eden's Zero e Boruto, respectivamente. Então teremos que aguardar um pouco para ver se estes mangás vão emplacar e manter a popularidade do gênero na Weekly Shonen Jump. Além disso, One Piece aparentemente continua sendo um grande sucesso, tendo ultrapassado Dragon Ball em vendas há muito tempo já. Boku no Hero Academia pelo o que ouvi falar também está indo bem e Hunter X Hunter vai sair do hiato.

Atenção que Burn the Witch foi só um one-shot, não havendo ainda notícias se vai ganhar publicação semanal/mensal. Pelo one-shot, que achei fraco e aquém de Bleach, duvido que ganhe mesmo.

E Boruto não é do Kishimoto, é outro responsável XD Talvez ele dê ideias, mas não é o autor.

Editado por NunoEddie
Link para o post

Hehehe a conversa que ele teve foi comigo. Eu me lembro de partes do diálogo.

Veja bem que Boruto,mesmo não vendendo tanto quanto seu predecessor ,consegue ficar no top 5.

Que teria sempre One Piece,Boku no Hero e uns outros 2 mangás novos. Em vendas de mangás em geral, Shingeki entra no ranking(pois e publicado por outra empresa).

Por mais que One Piece venda bem,ele e bem inferior a dragon ball em expressividade. E a mesma coisa que comparar Boku no hero com Naruto, sabemos que Naruto foi mais longe.

Achei fail comparar Boku com Hunter. O lance das peculiaridades (Kirk) e claramente inspirado nos X-Men. Uma sociedade aonde quase todos são mutantes. De resto,a personalidade dos protagonistas são inspiradas nos protagonistas de Naruto clássico. Não absorvendo quase nenhum conceito do shipudden,o que e muito bom.

Editado por luciano amaral
Link para o post

Já dá pra ver o caminho que o artigo da wiki lá tá querendo ir. Mas o que eles não entendem é que no Japão, o público é segmentado e eles são muito fiéis com isso aí. Os fãs fora do segmento são vistos como "bônus" ou consequência das qualidades da história.

As fórmulas são repetidas porque, no geral, shonen é entretenimento pipoca e que serve pra molecada acompanhar até certo ponto, depois seguir adiante na vida.

• Like 2
Link para o post

Pra mim o problema da Shōnen Jump é que ela está ficando sem novas obras. Também botou pra correr vários dos seus melhores autores (Kurumada, Araki, Takei, Hagiwara, Hoshino...) e, depois de passar por uma crise parecida no início dos anos 2000, deu liberdade de prazo pra quem nunca deviam ter dado (Togashi)

• Like 2
Link para o post

Pra mim o problema da Shōnen Jump é que ela está ficando sem novas obras. Também botou pra correr vários dos seus melhores autores (Kurumada, Araki, Takei, Hagiwara, Hoshino...) e, depois de passar por uma crise parecida no início dos anos 2000, deu liberdade de prazo pra quem nunca deviam ter dado (Togashi)

Togashi tem essa regalia por 2 motivos: 1° hunter ser o sucesso que éh. Toda vez que fecha volume fica em 2 ° em vendas, perdendo apenas para One piece e passando os atuais gigantes: Shingeki e Boku no Hero.

2° Que, com a fama de yuyuhakusho dada a pressão da editora na época por fazerem mais sagas, das quais surgiram o black chapter e o Makai. Togashi deu um basta e só aceitaria trabalhar novamente pra empresa se sua liberdade criativa fosse preservada sem nenhum motivo de estresse, originado ou de pontualidade na edição ou imposição de roteiro. E temos o produto final: Hunter.

Link para o post

Atenção que Burn the Witch foi só um one-shot, não havendo ainda notícias se vai ganhar publicação semanal/mensal. Pelo one-shot, que achei fraco e aquém de Bleach, duvido que ganhe mesmo.

E Boruto não é do Kishimoto, é outro responsável XD Talvez ele dê ideias, mas não é o autor.

Entendi, muito obrigado pelas correções.

Link para o post

O produto final do Togashi tem um final bom?! Provavelmente nunca saberemos, pois ele considera mesmo que vá morrer antes. Antes fosse como o Kurumada, que atrasa a obra pra fazer outro trabalho à ficar no "processo criativo" de jogar videogame o dia todo.

PS: convenhamos que nem desenhar bem ele tá mais desenhando, e ainda reclama por ter que redesenhar tudo de novo pro volume. Se desenhasse certo de primeira em vez de qualquer jeito, podia fazer 2 volumes no tempo de um só.

Editado por Hugo Estranho
  • Like 3
Link para o post

O produto final do Togashi tem um final bom?! Provavelmente nunca saberemos, pois ele considera mesmo que vá morrer antes. Antes fosse como o Kurumada, que atrasa a obra pra fazer outro trabalho à ficar no "processo criativo" de jogar videogame o dia todo.

PS: convenhamos que nem desenhar bem ele tá mais desenhando, e ainda reclama por ter que redesenhar tudo de novo pro volume. Se desenhasse certo de primeira em vez de qualquer jeito, podia fazer 2 volumes no tempo de um só.

Bom, pelo menos o roteiro dele segue impecável e agradando tanto quem é da sua fandom quanto o público mais externo. Já não podemos dizer o mesmo do Kurumada, que so sabe desagradar. Vide o episódio zero "empolgação"

Link para o post

Bom, pelo menos o roteiro dele segue impecável e agradando tanto quem é da sua fandom quanto o público mais externo. Já não podemos dizer o mesmo do Kurumada, que so sabe desagradar. Vide o episódio zero "empolgação"

Você nem lê o HxH, Lulu.

• Like 3
Link para o post

Como já foi dito no tópico: essas fórmulas, como discursos bregas e melodramas sobre amizade, sempre prevaleceram nos shonens e assim sempre será. Porque é um shonen, ou seja, é algo feito para um público pirralho ("de novo, de novo, de novo"). Não é algo para ser profundo e ultra elaborado, sendo o próprio Saint Seiya um exemplo disso, mesmo com os fãs querendo debater os mínimos detalhes. E até onde eu saiba, shonen ainda é o mangá que mais vende, então tá cumprindo seu papel com seu público-alvo.

Melhor mudar de categoria e tentar achar algum bom seinen se quer fugir um pouco disso.

• Like 4
Link para o post

Como já foi dito no tópico: essas fórmulas, como discursos bregas e melodramas sobre amizade, sempre prevaleceram nos shonens e assim sempre será. Porque é um shonen, ou seja, é algo feito para um público pirralho ("de novo, de novo, de novo"). Não é algo para ser profundo e ultra elaborado, sendo o próprio Saint Seiya um exemplo disso, mesmo com os fãs querendo debater os mínimos detalhes. E até onde eu saiba, shonen ainda é o mangá que mais vende, então tá cumprindo seu papel com seu público-alvo.

Melhor mudar de categoria e tentar achar algum bom seinen se quer fugir um pouco disso.

Não concordo muito com isso. Bleach, Naruto, OP, Shingeki e muitos outros não são assim tão superficiais. Até têm histórias profundas e elaboradas. Saint Seiya, podemos dizer que é algo mais simples sim, mas dizer que os grandes principais atuais ou que acabaram nos últimos tempos, não é bem assim.

Até porque as crianças de hoje em dia são mais exigentes do que eram nos nossos tempos.

Editado por NunoEddie
  • Like 1
Link para o post

Saint Seiya tão maior que esses shonens de 97 pra cá...

Lih a parte que o anime de 2011 não cobriu uai. Que mal ha nisso.
Fazia isso com toda franquia. Só Boku no hero e Shingeki que tô maratona do pelo manga

É que você fala do Togashi / HxH como se fosse leitor assíduo do mangá. Sendo que na verdade você viu mais foi o anime.

• Like 1
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...