Ir para conteúdo

Gêmeos vs Virgem

Posts Recomendados

Ao longo das gerações sempre os cavaleiros de gêmeos são dotados de grande poder e sabedoria e estão acima dos demais, mas kurumada quebrou esse paradigma com shaka na geração atual? porquê? %5BSrw13%5D-Ikki-VS-Cain.jpg%5BJouny%5D-Shaka-Ikki-Shun.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Eu vou criar uma resposta mais elaborada depois, mas ela depende do que você quis dizer com "estão acima dos demais" pois você pode se referir a conhecimentos, postura em batalha, poderes, cosmo e uso do mesmo, etc.

Por exemplo, a mim é evidente que Shijima desponta em conhecimento na sua gestão, tanto faz se é mais ou menos poderoso do que Cain.

E assim vai.

Depois posto mais.

Link para o post

Em se tratando de poder, a resposta é não. Kurumada (e outros autores) elegeu a constelação de Gêmeos para representar os cavaleiros mais poderosos do universo de Saint Seiya. Esta afirmação é dada em Next Dimension pelas palavras de Odysseus e corrobora o que já estava constatado no mangá clássico sobre Saga.

Segundo o cavaleiro de Serpentário (nas traduções em português e em espanhol), em todas as gerações de dourados o cavaleiro de Gêmeos é o mais forte. Coincidência? Evidentemente que não, até porque seria uma coincidência impressionante se desde os tempos mitológicos os geminianos fossem referência em poder. A explicação para isso possivelmente está na obra canônica também.

Em Next Dimension é relatado que a constelação de Gêmeos é amaldiçoada, o que pode ser observado nos personagens Saga e Caim. Ambos sofrem de algum distúrbio de personalidade e provavelmente seus antecessores também padeciam de algum mal similar. Porém, acredito que esta maldição seja compensada com um poder e talento inigualáveis.

Em outras palavras, a constelação de Gêmeos traz um ônus e um bônus para que haja um equilíbrio. O geminiano é amaldiçoado, mas em contrapartida é agraciado com a maior força do exército de Atena. Devido a reincidência com que este padrão se repete, conclui-se que os cavaleiros de Gêmeos estão destinados a serem os mais poderosos e ao mesmo tempo amaldiçoados. Por esta razão, Shaka de Virgem (e nenhum outro dourado) não quebrou este paradigma, tanto que Ikki confirma em Next Dimension (a obra canônica mais recente) que Saga é o cavaleiro de ouro mais forte do século XX.

Eu conferi as traduções em português e duas em espanhol sobre esta passagem de Fênix. Em português é dito que Saga se orgulhava de ser o mais forte e nas espanholas Ikki diz que o cavaleiro de Gêmeos (Saga) é considerado o mais forte dentre os 12 dourados. Quem quiser depois eu posto aqui, é que tive dificuldades para extrair as páginas da internet.

• Like 2
Link para o post

Em se tratando de poder, a resposta é não. Kurumada (e outros autores) elegeu a constelação de Gêmeos para representar os cavaleiros mais poderosos do universo de Saint Seiya. Esta afirmação é dada em Next Dimension pelas palavras de Odysseus e corrobora o que já estava constatado no mangá clássico sobre Saga.

Segundo o cavaleiro de Serpentário (nas traduções em português e em espanhol), em todas as gerações de dourados o cavaleiro de Gêmeos é o mais forte. Coincidência? Evidentemente que não, até porque seria uma coincidência impressionante se desde os tempos mitológicos os geminianos fossem referência em poder. A explicação para isso possivelmente está na obra canônica também.

Em Next Dimension é relatado que a constelação de Gêmeos é amaldiçoada, o que pode ser observado nos personagens Saga e Caim. Ambos sofrem de algum distúrbio de personalidade e provavelmente seus antecessores também padeciam de algum mal similar. Porém, acredito que esta maldição seja compensada com um poder e talento inigualáveis.

Em outras palavras, a constelação de Gêmeos traz um ônus e um bônus para que haja um equilíbrio. O geminiano é amaldiçoado, mas em contrapartida é agraciado com a maior força do exército de Atena. Devido a reincidência com que este padrão se repete, conclui-se que os cavaleiros de Gêmeos estão destinados a serem os mais poderosos e ao mesmo tempo amaldiçoados. Por esta razão, Shaka de Virgem (e nenhum outro dourado) não quebrou este paradigma, tanto que Ikki confirma em Next Dimension (a obra canônica mais recente) que Saga é o cavaleiro de ouro mais forte do século XX.

Eu conferi as traduções em português e duas em espanhol sobre esta passagem de Fênix. Em português é dito que Saga se orgulhava de ser o mais forte e nas espanholas Ikki diz que o cavaleiro de Gêmeos (Saga) é considerado o mais forte dentre os 12 dourados. Quem quiser depois eu posto aqui, é que tive dificuldades para extrair as páginas da internet.

vai mesmo fazer isso aqui um Saga x Shaka???? [/)]

Link para o post
Visitante Darkangel

Vamos a resposta mais completinha agora.

1-Ao longo das gerações sempre os cavaleiros de gêmeos são dotados de grande poder e sabedoria e estão acima dos demais, mas kurumada quebrou esse paradigma com shaka na geração atual?

R: Bem, a afirmação acaba por se equivocar quando diz que estão acima dos demais, pois é de consentimento que eles são dotados de grande poder mesmo mas quanto a outros aspectos isso, por vezes, nem entra na questão. Quanto a sabedoria com certeza este é o campo mais desconexo, já que tanto os representantes de Virgem, quanto os de Áries e Dohko, como tivemos apenas um não há necessidade de dizer "representantes de libra", se mostraram mais sábios em vários aspectos, tanto no que tange a postura de combate, quanto a tomada de decisões e transmissão de conhecimentos. Os gêmeos não são ignorantes como outros representantes de outras constelações, mas também não apresentaram nenhuma característica sapiente.

Em cima disso é esse um dos motivos do porque sim, Shaka quebrou este paradigma (que não sei se considero como paradigma, como a base disso foi a afirmação de Odysseus a coisa fica nebulosa visto que o ônus para tal afirmação não existe e provavelmente nem existirá).

2-Por que?

Shaka é o cavaleiro com a maior quantidade de referências a seus poderes de toda a obra, na maioria delas lhe comparam a Deus ou a capacidade de possuir poderes de um, além do que nessas mesmas ele sempre é isolado dos demais cavaleiros. Essas referências ocorrem em qualquer material, seja no Mangá Clássico, Next Dimension, Taizen, sejam em capas de revistas, entrevistas, outros materiais oficiais, o que for.

Mas acima disso tudo, novamente entrando no campo prático que é o mais relevante, Shaka foi o cavaleiro que Kurumada escolheu para manifestar o conhecimento e os caminhos para a definição das Guerras Santas contra Hades, o maior e principal rival de Atena. Isso está claro tanto na própria obra, como em entrevistas de Kurumada que enaltecem o capricho que o autor tentou incorporar no personagem.

A Taizen destaca isto mencionando que nunca Atena e seus cavaleiros conseguiram "cortar o mal pela raiz", invadindo o Mundo dos Mortos controlado por Hades e matá-lo. Contudo, foi Shaka quem descobriu um meio disso ocorrer, e como todo trabalho de um Buda, Shaka passou este conhecimento adiante:

07Wf6Z3.jpg

E o fez porque nenhum outro cavaleiro era apto para tal, talvez Dohko o fosse, mas como a obra inteira tem por maiores influências a mitologia grega, e hindu-budista, competia mais a Shaka tal feito.

Ainda temos o fato de Shaka possuir tanto poder que pôde retornar 243 anos no passado na forma de projeção, apenas para, destacando seu ponto mais alto, ressaltar que alcançou a iluminação. Nenhum cavaleiro de gêmeos tem feito semelhante a qualquer um destes citados.

Também já mencionei em outras bandas que os representantes de Virgem, Shaka principalmente, cumprem um papel semelhante a um Xamã na obra: poderes esotéricos, misticismo, erudição, visionários, etc. Em geral os personagens desta constelação são bastante autênticos quando comparados aos demais.

Por fim, mas sem me estender nesse ponto por isso já ter sido amplamente debatido em outros tópicos, Shaka dispõe um arsenal de habilidades e especiais que counteram grande parte das habilidades dos demais cavaleiros, detém maestria na maioria das capacidades que um cavaleiro pode dispor, além do que ele possui a vantagem inicial de portar o maior cosmo dentre todos os cavaleiros de Atena e este elemento é o fator primordial para os combates na obra.

A questão é polêmica e haverão aqueles que discordarão da minha versão, haverão também aqueles que nem mesmo concordarão sobre os gêmeos ou virgens, afinal Dohko, Shion, Aiolos, todos eles sempre figuram nas listas de boa parte da fãbase para este posto e há motivos para essas sugestões prevalecerem. A mensuração aí seria se eles seriam suficientes, da mesma forma sobre os gêmeos e os virgens.

Pra terminar, Renan, um doce de coco a você, meu querido, pois não pense que sua referência passou despercebida :

Mang%C3%A116036.jpg

Mang%C3%A122038.jpg

Bônus

Mang%C3%A144005.jpg

Editado por Darkangel
Link para o post

Como a Taizen foi utilizada para fundamentar a importância de Shaka na saga de Hades, cumpre consignar que na descrição de Shion de Áries é revelado que o seu plano também era de levar Atena até o mundo dos mortos para enfrentar Hades:

Enciclopedia0098.jpg

Ou seja, cronologicamente falando, Shion teve essa ideia bem antes de Shaka. Ocorre que o virginiano foi mais rápido e ficou com todos os créditos. E vale ainda ressaltar que o plano de Shion era mais perfeito porque ele também pretendia entregar a armadura de Atena para Saori, diferente do cavaleiro de Virgem, que a levou para o submundo sem sua armadura.

Saga também é um cavaleiro que diversas vezes foi associado a um deus, e esta comparação se deu pela sua personalidade, imponência e poder. Assim, o cavaleiro de Gêmeos era considerado um deus em todos os sentidos.

Mang_22017.jpg

Mang_22018.jpg

Mang33031.jpg

E nem preciso dizer que Saga encabeça a lista de maiores citações como entre os mais poderosos cavaleiros de ouro na obra canônica. A fala de Ikki que mencionei na postagem acima é preponderante na comparação entre os personagens Saga e Shaka, pois Fênix enfrentou ambos. Logo, ninguém melhor do que o cavaleiro de bronze para nos dizer quem é o mais forte entre estes dois:

020.png

Por fim, é sensato dizer que Saga e Kanon são os cavaleiros de ouro mais importantes do mangá clássico. Sem Saga não haveria a saga do santuário; sem Kanon não haveria a saga de Poseidon; e na saga de Hades os dois dividiram o protagonismo entre os dourados, com Saga protagonizando a fase santuário e Kanon protagonizando a fase Inferno. Isso, repito, entre os cavaleiros de ouro.

Assim sendo, nada mais justo que o título de mais poderoso do século XX seja dado aos irmãos da constelação de Gêmeos, tanto pelo poder quanto pela importância na obra. Tudo corroborado pela fala de Odysseus, que atribuiu a força incomparável dos cavaleiros de Gêmeos ao destino (e não a uma mera circunstância).

Editado por Lucas Augusto da Silva
  • Like 2
Link para o post

Falacia, shaka nd= clon de adn

que alguém também faça isso ou seja um sinal de poder. Parece-me que você está superestimando Shaka também insinuando coisas que podem lhe dar mais poder, quando ele só tem boas habilidades.

Cara, sério que alguém consegue entender o que tu digita sem ter que ler novamente?

Link para o post
Visitante Darkangel

que alguém também faça isso ou seja um sinal de poder. Parece-me que você está superestimando Shaka também insinuando coisas que podem lhe dar mais poder, quando ele só tem boas habilidades.

Bom, vamos ver, Shaka:

-Pode transitar entre dimensões e cruzar o tempo-espaço;

-Anular ataques mentais;

-Remover seis sentidos;

-Atacar em área com todas as suas técnicas ofensivas;

-Prender o adversário para que não ataque, defenda se, esquiva se ou fuja;

-Criar as melhores e maiores ilusões da obra canónica, bem como ataques mentais;

-Criar projeções de si ou de objetos;

-Acumular cosmo;

-Destruir armaduras de bronze apenas com a sua vontade;

-Jogar a alma do alvo em um dos mundos da metempsicose;

-Utilizar o teletransporte;

-Influenciar a memória do alvo;

-Levitar;

-Ler a essência da alma do alvo;

-Criar uma barreira protetora de 180°(até onde se sabe) com base em seu cosmo que se adapta a necessidade;

-Comunicar se telepaticamente;

-Criar uma luz que simboliza o nascimento do universo;

De resto, são características próprias dos cavaleiros de ouro, como velocidade da luz, telecinesia, força sobre-humana, domínio mais apurado do cosmo, etc.

UFA! Acho que não me esqueci de nada.

Edit: me esqueci de uma capacidade e já levanto a hipótese de ter me esquecido de mais alguma coisa.

Bem, a partir disso você pode:

A-Apontar alguma irregularidade ou equívoco nesse levantamento que, caso desconheça ou discorde, eu lhe mostrarei onde cada uma dessas capacidades e habilidades foram mostradas e corroboradas.

B-Apontar onde tudo isso e "só" podem ser encaixados na mesma sentença, quando você olha o quadro todo de cavaleiros, sem que você não pareça uma pessoa que esteja conhecendo a obra ontem.

C-Após absorve las, apontar qual/quais cavaleiros possuem não apenas estas capacidades, mas também na mesma quantidade e qualidade.

D-Apontar, entre eles, quem estaria qualificado para counterá-las e supera las em circunstâncias neutras e como faria isso.

Se você não puder fazer isso, o que acredito que ocorrerá, vc não discorda de mim tecnicamente, baseado na obra. Você discorda apenas porque vc quer discordar, possivelmente apenas porque não gosta do personagem ou, de alguma forma, vc acredita que frases de efeito, em menor número diga se de passagem, seriam suficientes para tal, o que foge a um debate mais coeso.

De toda forma, boa sorte nessa empreitada, Jabu.

Editado por Darkangel
Link para o post

Você provou que Shaka é o mais versátil, que não se confunde com o mais forte. O título oficial de mais poderoso pertence a Saga. Destarte, é um equívoco pensar que personagens versáteis tendem a ser os mais poderosos e isso fica cristalino em mangás populares do mesmo gênero que são referências em lutas com alto nível técnico.

Meruem é o personagem mais poderoso de Hunter X Hunter e ele venceu Netero (o homem mais forte da organização Hunter) apenas com seus atributos físicos (força, velocidade e resistência). Mesmo Netero lutou com Meruem usando somente seu hatsu de Materialização praticamente.

Hashirama era o shinobi mais forte de Naruto e seu estilo de luta era quase exclusivamente voltado para sua Kekkei Genkai. Se versatilidade fosse sinônimo de força, então Kakashi deveria ser disparado o shinobi mais poderoso do mangá.

Não adianta fazer listinha quando a fórmula shounen aponta que menos é mais.

Editado por Lucas Augusto da Silva
  • Like 1
Link para o post

Antes de mais nada, não vamos confundir Poder com Conhecimento ou Versatilidade. Poder é Poder. Conhecimento é Conhecimento. E Versatilidade é Versatilidade.

Entretanto, devo dizer que o Shaka é sim o Santo de Ouro mais poderoso (se tirarmos o Odysseus de Ophiuchus da equação).

Seguem aí os três pontos que me levam a afirmar isso de forma bem confiante:

1. O Shaka possui um Cosmo mais poderoso do que o do Saga

p9FmnMg.jpg

(Capa da Weekly Jump 13, de 1987)

Veja o que está escrito na capa da Weekly Jump 13 de 1987:

最強コスモもつ男!!

O homem com o cosmo mais forte!!

Veja também o que está escrito na Enciclopédia de Saint Seiya:

nXfFqvj.jpg

ODzFQ7K.jpg

Portanto, temos duas afirmações objetivas de que o Cosmo do Shaka é superior aos dos demais Santos de Ouro.

Claro... Pode-se entender que o Shaka só atinge uma cosmo energia superior à de todos os outros Santos de Ouro quando abre os seus olhos - inclusive, eu acredito nisso. Acho que, se ele estiver de olhos fechados, deve ter um cosmo levemente inferior ao do Saga. Entretanto, quando abre os olhos e libera a cosmo-energia armazenada pela privação do sentido, ele ultrapassa.

2. O Shaka possui uma técnica mais poderosa do que qualquer outra técnica do Saga

mbpyEsf.jpg

O Tembu Hourin é mais poderoso do que qualquer técnica do Saga. Explosão Galáctica, Outra Dimensão ou Ilusão Diabólica do Príncipe das Trevas. Aí está. O próprio Shaka disse que não havia a menor possibilidade de Saga, Shura ou Camus derrotar o Tembu Hourin - a menos que utilizassem a Exclamação de Athena. Portanto, Explosão Galáctica não derrota o Tembu Hourin. Outra Dimensão também não. Ilusão Diabólica do Príncipe das Trevas também não.

É claro, o Tembu Hourin não é uma técnica de dano direto. Não é uma técnica destrutiva. Pode-se dizer que o potencial do Saga em causar um estrago em dano puro é superior... Pois, embora o cosmo do Saga atinja um patamar inferior ao do Shaka de olhos abertos, a Explosão Galáctica compensa essa desvantagem, e ultrapassa em dano massivo o que seria o máximo que o Shaka poderia provocar com um Tenma Koufuku... Entretanto, Poder não é medido exclusivamente por Dano Bruto.

O Tembu Hourin é, acima de tudo, uma manifestação de poder absoluta de privar o adversário de realizar qualquer ato. De sentir qualquer coisa. De perceber o mundo, ou de se defender. Nisso, a manifestação de Poder do Tembu Hourin é superior à manifestação de Poder da Explosão Galáctica de danificar ou de "explodir" coisas. E isso foi provado no encontro do Jardim do Templo de Virgem.

3. Shaka derrotou Saga

Este é um fato que é constantemente ignorado nessas discussões de Saga x Shaka... Na Saga de Hades, o Shaka derrotou completamente o Saga. E olha que o Saga tinha o auxílio de Camus e de Shura. Os três foram obrigados a se valerem da Exclamação de Athena, pois nenhuma de suas técnicas, habilidades ou capacidades individuais seria suficiente para derrotar o Santo de Virgem.

Editado por Fëanor
Link para o post

moralmente Shaka pode vencer, tanto quanto Saga pode matar Shaka se ele tiver uma chance. mas dentro que eu sou um fã dos níveis de força bruta e não por um cosmos que só serve se expande tesouro do céu, eu acho saga é mais completo em termos de domínio do cosmos para uso em combate e quanto ao poder destrutivo, o que nos chama a dizer que a saga é, sem dúvida, o mais poderoso santo dourado. Shaka acumula o cosmos que ele pode desenvolver se privando da visão e depois liberando-a, mas isso não o torna mais poderoso em si do que a saga.

é como se disséssemos que o krillin é mais poderoso que o freezer porque eu cortei sua cauda com uma técnica especial de ki.

Link para o post
Visitante Darkangel

/kaka muito previsível.

rrLy8lw.png

Eu não mostrei apenas que ele é versátil, sendo que este campo é o suficiente para ponderarmos sobre uma eventual luta dos dois, ponderei também situações de peso e importância para a narrativa muito maiores do que as de qualquer geminiano, que só prejudicaram Atena e seu exército. Além disso esse debate já é amplamente debatido em outros tópicos, não tenho razões e nem motivos para ficar criando uma postagem imensa do porque Shaka é superior aos demais só porque você quer, meu caro Lucas, sendo que já há várias delas espalhadas por outros tópicos.

Eu não apenas me limitei ao objetivo, como na postagem mais completa que fiz já anulei sua argumentação posterior justamente porque sou muito bem respaldado pela obra. Não há material comparativo para equivaler ou superar o que quer que Shaka tenha feito até aqui, você pode tentar mil vezes, inclusive sempre rejeitar que Shaka tenha mais afirmações a seu favor, que o isolam dos demais diferentemente das de Saga, que Ikki colocou Suikyo acima dos dois, que o próprio Saga se viu impotente frente as ofensivas mentais de Shaka e sem opções também contra Aiolia, você nunca vai conseguir provar o contrário porque ainda não há material suficiente para tal.

Mas já que você anseia uma postagem mais completa, vou registrar minha postagem de outros tópicos, a qual você nunca leu porque evita o campo prático a todo custo, aqui também para você ponderar. Se quiser posto a de Saga também para você ver que não há equivalência.

Os critérios utilizados foram:

-Feitos realizados (maiores destaques na obra)
-Resultados obtidos em batalha (quantidades de luta e resolução)
-Habilidades amostradas (capacidades)
-Especiais (efeitos e quantidade)
-Frases de efeito (frases usadas pelo autor para criar uma prévia, primeira impressão de um personagem e/ou para valorizá-lo. Seria o critério de menor valor)

De forma a passar mais credibilidade no que foi descrito, algumas imagens estão repetidas. Muitas, algumas que nem eram repetidas, foram excluídas apenas porque tinham prioridade maior e também para não exceder o número máximo que a postagem permite.

Shaka de Virgem

tRepRat.jpg

Introdução

Shaka é o cavaleiro de ouro de virgem do século XX. Conhecido como "O Homem Mais Próximo de Deus" devido a seus poderes e conhecimentos sobre a vida, Shaka é era um personagem arrogante, arrogância esta devido a seu excesso de confiança em suas capacidades e ponderações sobre a vida. Isso até cruzar com o cavaleiro de fênix, durante os eventos das 12 casas. Por possuir um dom que lhe permitia enxergar a essência da alma, Shaka não via maldade nos atos do Grande Mestre e portanto lhe era fiel, mas Ikki, ao superá-lo momentaneamente, o fez ponderar sobre sua forma definitiva de enxergar as nuances da vida, fazendo-o mudar de postura. No desfecho da mesma saga, Shaka retorna, muito mais ponderado, e ajuda Ikki a combater o Grande Mestre.

Na Saga de Hades, Shaka encontra com velhos companheiros, Saga, Shura e Camus, desta vez no lado do inimigo. Durante sua luta, Shaka lembrou-se de seus ensinamentos com Siddartha sobre a vida e a morte, foi então que e ao combatê-los toma a decisão de morrer. Seu ato, no entanto, visava algo maior, o 8° sentido Arayashiki, somente alcançado ao superar os sete sentidos anteriores durante a morte. Uma ação que objetivava a superação da morte, entrar no Mundo dos Mortos, regido por Hades, tendo livre arbítrio. Após mostrar a "fórmula" a deusa Atena, Shaka conseguiu permitir que o exército da deusa adentrasse o Inferno pela primeira e última vez, planejando terminar as Guerras Santas contra Hades em definitivo.

Na fase Inferno, audaciosamente, Shaka fica cara-a-cara com o deus do Mundo dos Mortos, Hades, mas percebe que nada pode fazer contra a divindade, afinal ele ainda era um ser humano. No entanto testemunha a captura da deusa Atena pelo deus, que a leva até os Campos Elísios, local que se encontra após o Muro das Lamentações. Frente ao muro, Shaka não viu outra opção a não ser elevar seu cosmo ao infinito para tentar destruí-lo, sendo salvo do ato por Dohko.

Por fim, junto a todos os outros cavaleiros de ouro de sua geração, Shaka se sacrifica para replicar a luz do sol no Inferno, única força capaz de sobrepujar o Muro das Lamentações.

Em Next Dimension, aparece rapidamente, como projeção, para salvar companheiros de serem mortos. Ali descobrimos que Shaka transcendeu sua existência, iluminando-se plenamente, tornando-se o novo Buda.

E esta é a história de Shaka.

-Feitos realizados:

★Lutou contra Saga, Shura e Camus, sozinho. Conseguiu externar os anseios dos renegados e alcançar seu objetivo, que era morrer para despertar o 8° Sentido, na luta.

Mang%C3%A136021.jpg

★Despertou o 8° Sentido, Arayashiki, o primeiro em que se tem conhecimento e graças a seu feito permitiu, também pela primeira vez, que o exército de Atena invadisse os domínios do Imperador dos Mortos, Hades, para terminar com as Guerras Santas que perduravam desde os tempos mitológicos.

1R92PMW.jpg

★Apareceu, na forma de projeção, 243 anos antes de seu tempo, durante o século XVIII, para salvar Shun e Tenma de serem envoltos e mortos pelas 4 Portas de Buda da casa de virgem onde Shijima defendia.

46.jpg

★Shaka alcançou a plena iluminação e tornou-se Buda. Buda são àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal descoberta aos demais seres, como Shaka fez com Saori sobre o Arayashiki. Estes alcançam um estado de libertação do sofrimento, do apego aos sentidos, do material e da ignorância; tanto como a superação da existência, a pureza e a transgressão do físico a qual busca a paz interior e a essência da vida. Este estado é denominado Nirvana.

71.jpg

-Resultados obtidos em batalha:

★Lutou contra o cavaleiro de bronze de fênix duas vezes, vencendo a primeira luta sem dificuldades e empatando a segunda.

mang%C3%A108008.jpg

Mang%C3%A117026.jpg

Mang%C3%A121026.jpg

★Lutou contra os demais cavaleiros de bronze, menos Hyoga, e os derrotou sem dificuldades.

Mang%C3%A116036.jpg

*Rendição Divina, e não Ciclo das Seis Existências

★Lutou contra espectros e os liquidou com facilidade.

Mang%C3%A136010.jpg

★Lutou contra o trio de renegados, Saga, Shura e Camus, na casa de câncer e virgem. Em câncer, os manteve presos em suas ilusões onde só foi descoberto após se entregar. Em virgem, morre heroicamente para despertar o Arayashiki, fazendo os renegados abdicarem de seus orgulhos como cavaleiros.

Mang33049.jpgMang%C3%A136015.jpg

Mang%C3%A136016.jpg

Mang%C3%A136017.jpg

★Lutou contra Shijima, 243 anos atrás e no século XVIII, para salvar Shun e Tenma, com suas técnicas apenas para rivalizá-las com as do virginiano do passado, sem o objetivo de vencer a luta ou eliminar seu algoz.

66.jpg

-Habilidades amostradas:

Teletransporte (usado para chegar a Ilha da Rainha da Morte e para se esquivar da Excalibur de Shura)

mang%C3%A108006.jpg

Telepatia (conversando com Buda em seu treinamento, com Mu durante o desfecho das 12 casas, e com Saga, Shura e Camus na casa de cancer durante a saga de Hades)

Mang%C3%A136029.jpgMang%C3%A122011.jpg

Mang33056.jpg

Poder ilusório (usado para representar o carma de Ikki na casa de virgem e para enganar os renegados Saga, Shura e Camus na casa de câncer. Quanto a esta habilidade, Shaka se mostrou o mais poderoso, sendo o "Mago das Ilusões" no mangá)

Mang%C3%A117004.jpg

Controle/Influência Mental (usado para fazer Ikki esquecer-se de suas memórias em seu primeiro encontro com o dourado de virgem)

mang%C3%A108009.jpg

Transmutação (usado para expandir uma gota em um mar de sangue contra Ikki na casa de virgem)

Mang%C3%A116040.jpg

Projeção (usado contra Shijima para impedir que este matasse Shun e Tenma)

40.jpg

Levitação (ocorre quando teleporta-se para a Ilha da Rainha da Morte e encontra-se pela primeira vez com Ikki e quando lança sua Rendição Divina contra os cavaleiros de bronze na casa de virgem)

Mang%C3%A116036.jpg

*Idem

Rajada de cosmo (usado para destruir a armadura de bronze de fênix com um simples gesto. Eu não encontrei uma interpretação exata para esta habilidade então a vejo da mesma forma que fora usada entre Saga e Aiolia, no prólogo das 12 casas, e Saga, Shura e Camus ao atacar Shaka, na saga de Hades. O membro Tiago Shaka, do VK, chamou esta habilidade de "VAIRAGYA", que significa desapego, vocês podem conferir a versão dele da técnica aqui: https://vk.com/topic-75231559_36934031?offset=440, eu particularmente não faço questão desse carnaval e duvido que Kurumada tenha se aprofundado tanto em qualquer ato de Shaka como Tiago acredita, mas esta é minha interpretação. A rajada de cosmo é uma habilidade que qualquer cavaleiro de ouro deve possuir. Agora, quanto aos demais serem capazes de destruir uma armadura de bronze com um simples gesto, eu já não acreditaria. Penso que Shaka teve essa facilidade por todas as suas peculiaridades, excepcionalmente pelo seu cosmo elevado)

Mang%C3%A117006.jpg

Transitabilidade Dimensional(A Taizen menciona que Shaka pode ir e vir no tempo-espaço e que esta habilidade impressiona até mesmo os demais cavaleiros de ouro. De fato, tivemos uma demonstração quando Saga tenta enviar Shaka para uma dimensão qualquer, usando o Outra Dimensão, e Shaka retorna instantaneamente)

Mang%C3%A136017.jpg

52.jpg

Dom da Observação(Off-battle. Shaka possui a capacidade de enxergar as reais intenções da alma. Fez isso com Ikki, em seu primeiro encontro na Ilha da Rainha da Morte, não o matando por julgar possuir senso de justiça, embora estivesse usando a força para escondê-lo. Fez o mesmo com o Grande Mestre, que era Saga que, por possuir um coração comparado a Deus, acabou por mascarar a verdade ao cavaleiro de virgem, a de que ele também possuía um coração demoníaco. Repetiu o ato e enxergou a verdade da tríade de renegados, descobrindo que eles atuavam em prol de Atena, decidindo então lutar contra a tríade apenas para fazê-los externar a determinação máxima para a missão e para morrer, alcançando o 8° sentido. A Taizen descreveu essa capacidade como: "permite conhecer a verdade escondida sob as aparências")

mang%C3%A108008.jpg

Mang%C3%A117018.jpg

Mang%C3%A136007.jpg

-Especiais:

Tenma Koufuku - Rendição Divina: explosão cósmica de poder destrutivo. Pode ser usado para atingir um alvo ambiente ou a distância.

Mang%C3%A136010.jpg

Ohm: mantra utilizado para intensificar o cosmo acumulado em meditação, visando potencializar uma técnica. Geralmente antecede a Rendição Divina.

Mang%C3%A116035.jpg

Kahn: uma poderosa barreira esférica de cosmo-energia que envolve Shaka em todos os seus pontos, protegendo-o inteiramente. A técnica já foi utilizada para repelir a corrente de andrômeda.

Mang%C3%A135048.jpg

Rikudou Rinne - Ciclo das Seis Existências: técnica espírito-mental que envia o alvo em um dos seis mundos da Metempsicose. Parece que o alvo é quem escolhe um dos mundos, pelo que Shaka menciona. Os seis mundos são: Inferno, Mundo dos Demônios, Mundo das Feras, Munda das Chacinas, Mundo dos Humanos, Paraíso.

Mang%C3%A116044.jpg

Mang%C3%A116045.jpg

Mang%C3%A116046.jpg

Tempo Rin In - Círculo de Transferência (no kanzenban eles traduziram como Benção do Senhor das Trevas): ao formar um selo, dissipa todas as dúvidas e amplifica o cosmo do usuário. Supõe-se ser um dos motivos para a possível imunidade contra ataques mentais.

Mang%C3%A113013.jpg

Tenkuhaja Chimimoryu - Invocação dos Espíritos Malignos: materializa espíritos espectrais e, em meio a ilusões, lança-os sobre o inimigo. Podem causar uma grande explosão.

Mang%C3%A135043.jpg

Tembu Horin - Tesouro do Céu: sendo a técnica suprema dos virgens, o cosmo que acumulou-se por privar-se de um dos sentidos, no caso de Shaka a visão, explode, ao abrir seus olhos, criando uma técnica quase imbatível que une ataque e defesa, sem oferecer chances ao adversário de contra-atacar ou se defender. A técnica consiste objetivamente em trancar o alvo para que este fique sem ações, mas pode, e foi mais vezes, usado para remover até seis sentidos do adversário. Foi usada em três oportunidades, sendo duas no século XX e uma no século XVIII. A única forma apresentada de quebrar a técnica, ou impedir sua imposição sem desfazê-la, é superando o nível cósmico empregado pelo usuário ou igualando-o. Isso ocorreu três vezes, Ikki na casa de virgem contra Shaka, a Exclamação de Atena, golpe que uni os cosmos de três cavaleiros de ouro, utilizada pelo trio de renegados, também contra Shaka, e pelo próprio Shaka, contra Shijima, afim de equalizar as forças cósmicas dos dois representantes de virgem.

Mang%C3%A117015.jpg

*Tesouro do Céu, e não Rendição Divina (êê Conrad...)

Mang%C3%A136009.jpg

63.jpg

Agyo: técnica que sucede o Tesouro do Céu. Apresentada em uma única oportunidade, Shaka emana uma poderosa luz que simboliza a criação do universo, passando a eliminar a escuridão, recriando tudo o que antes existia e fora apagado, como a vida. A técnica foi usada para rivalizar ao Ungyo, que simboliza o fim do universo.

64.jpg

-Frases de Efeito:

Há várias passagens que ressaltam as capacidades de Shaka, ou mesmo sua alcunha. Vou postar as que me lembro, creio ser as mais relevantes ou, se não, todas.

mang%C3%A108008.jpg

"É um deus?"

-Ikki de Fenix

Mang%C3%A116013.jpg

"Shaka! O cavaleiro dourado que possui a força de um Deus?"

-Shina de Cobra

Eu chequei outras traduções, inclusive a espanhola, e todas dizem a mesma coisa. No kanzenban #7 brasileiro, por exemplo, ela diz: "Shaka de Virgem? Aquele considerado com o poder mais poderoso, próximo ao de um Deus?"

Mang%C3%A116031.jpg

"Seu próximo adversário é Shaka. Sem dúvida, ele é a criatura mais próxima de Deus que conheço.

... Se ele abrir os olhos, toda a vida desaparecerá".

-Aiolia de Leão

Um grande exemplo do quanto Kurumada, as vezes, insere elementos sem antes planejá-los. Ou vocês acham que Kurumada faria Aiolia dizer que "se Shaka abrir os olhos, toda a vida desaparecerá" tendo planejado o Agyo, criação do universo, originalmente? /lua

Mang33044.jpg

"Quem é capaz de liberar tamanho cosmo e ocultar sua identidade... é um homem fantástico!"

-Saga de Gêmeos

Antes disso ele já havia mencionado que as ilusões de Shaka "eram muito poderosas" e, em outra passagem, mencionou "é como se este cosmo nos deixasse a mercê de caprichos divinos".

Mang%C3%A134002.jpg

"Se Shaka pronunciou seu veredito, eles devem ter voltado para o outro mundo"

-Dohko de Libra

Em outra tradução: "Talvez Shaka tenha mandado os três de volta para o outro mundo", Tankobon JBC.

De outra forma, Dohko reconhece que Shaka era capaz de fazê-lo, ou não suporia isso.

Mang%C3%A136037.jpg

"Shaka, se sua meditação o levar a essa conclusão... apesar de ser um homem, você estará próximo de Deus".

-Siddhartha Gautama, o Buda

"Se conseguir compreender isso, Shaka... você será a pessoa mais próxima de Deus, mesmo nascendo como ser humano" no Tankobon JBC.

Mang%C3%A143036.jpg

"Shaka. Costumavam dizer que seu comportamento era irrepreensível"

-Hades, deus do Mundo dos Mortos

Shaka é conhecido até pelo deus dos mortos. Uma alusão a "Sou sagrado desde o céu até o inferno, e do inferno até o céu!"

(Não postarei essa imagem para que a postagem fique dentro das regras dos limites de imagens. E nem há essa necessidade, todos conhecem essa passagem muito bem).

"Este homem é provavelmente o mais poderoso de todas as gerações de virgem desde a Era Mitológica! É sem dúvida o homem mais próximo de deus!"

-Shijima de virgem, o homem silencioso e também detentor da alcunha de homem mais próximo de deus, no caso, de sua geração.

Esses são os motivos pelo qual considero Shaka o cavaleiro de ouro mais poderoso da obra canônica. Ainda há o acréscimo, que quase esqueço de mencionar, a respeito de seu cosmo, que é o maior dentre os cavaleiros de ouro. Isso é corroborado tanto pelo mangá, que induz o leitor a acreditar que isso se deve ao acúmulo(mas nunca confirmado), quanto pela Taizen, que não menciona o acúmulo como responsável por isso.

By the way, eu não concordo com o Feanor que Shaka venceu Saga. Mas também não acho que precisou disso ocorrer para que a obra deixasse claro que Shaka é superior a ele e a todos os geminianos canônicos.

Link para o post

É claro que eu li, inclusive a do Saga. Eu leio todas as postagens de um tópico antes de respondê-lo, às vezes até mais de uma vez. Você fez um bom trabalho, mas é uma pena que sua nítida predileção pelo personagem Shaka prejudica seu julgamento. Afinal de contas, você é o autor do tópico oficial de Shaka vs Saga e no próprio corpo do tópico você declarou que o cavaleiro de Virgem é o vencedor. Não que você não tenha o direito de opinar a favor de um dos lados, mas o mínimo que se espera de um tópico neutro é que sua estrutura introdutória seja imparcial.

Se mudassem o título do tópico para Shaka > Saga teria ficado mais condizente com a proposta dele, ainda mais depois que você disse que os argumentos favoráveis ao Saga estavam poluindo o tópico. Perdoe o meu ad hominem, mas você queria aquele tópico como o seu parque de diversões.

E quem tem o hábito de rejeitar afirmações é você, principalmente quando saem da boca do próprio Shaka. E nem estou me referindo especificamente à fala a respeito da tríade, pois mesmo aquela envolvendo Aiolia e Shaka no salão do Grande Mestre é ignorada por você. Sei que foge do assunto, mas é curioso você colocar a prática acima de tudo e ao mesmo tempo elaborar uma lista com os dez dourados mais fortes incluindo Aiolos, Dohko e Shion, que praticamente nem lutaram no mangá clássico. Acho que na época que você elaborou esta classificação nem tinha lançado o Episódio Zero ainda, de modo que você incluiu Aiolos unicamente pelas falas e descrições da obra. Idem no meu tópico sobre o Camus, onde você optou por colocar as falas do personagem acima do seu feito posterior.

O próprio Shaka disse que não havia a menor possibilidade de Saga, Shura ou Camus derrotar o Tembu Hourin - a menos que utilizassem a Exclamação de Athena.

O próprio Shaka disse que empatava com Aiolia e que Saga, Camus e Shura eram os mais fortes. Gostaria de saber que critério você utilizou para dar mais importância a esta fala do Shaka do que estas outras que mencionei.

Ademais, está provado no mangá que a tríade usou a Exclamação de Atena somente para enganar o exército de Hades. Quem compra a ideia de que eles a executaram porque era o único método disponível precisa reler a saga de Hades novamente, principalmente o trecho em que Shion explica para os cavaleiros de bronze sobre o teatro dos renegados do início ao fim. Logo, esta fala de Shaka é refutada dentro da própria obra, basta um mínimo de interpretação.

Ou não, fique(m) com o pensamento de que Shaka consegue vencer três (ou mais) cavaleiros de ouro de uma só vez.

A revista da Weekly Shonen Jump não foi escrita por Masami Kurumada e a Taizen é conteúdo subsidiário da obra principal. Você está desconsiderando as falas canônicas de Shaka e dando importância a revistas e obras secundárias.

• Like 2
Link para o post
Visitante Darkangel

Pois é, o que você não sabe pra variar é que aquela declaração foi uma postagem seguinte, que fora unificada, e em claro tom de brincadeira, já que nem argumentos eu havia exposto.

Por fim, vocês não poluiram o tópico porque postava a favor de Saga, vocês poluiram porque não postaram argumentos que façam sentido, coisas como RR ser para os tolos e por Saga não ser tolo não funcionaria com ele, além da famigerada esquiva, vocês só postaram coisa que até o Jabunicorn consegue postar. Por demais, vocês ainda negam toda a argumentação não condizente com a forma de pensar de vocês.

Então fui bastante justo em ponderar que vocês poluiram o tópico, você simplesmente discorda disso, como sempre faz, é sua profissão e um direito seu, mas que nada infere sobre meu julgamento mais do que bem respaldado pela obra entre Shaka e Saga.

Editado por Darkangel
Link para o post

O próprio Shaka disse que empatava com Aiolia e que Saga, Camus e Shura eram os mais fortes. Gostaria de saber que critério você utilizou para dar mais importância a esta fala do Shaka do que estas outras que mencionei.

Ademais, está provado no mangá que a tríade usou a Exclamação de Atena somente para enganar o exército de Hades. Quem compra a ideia de que eles a executaram porque era o único método disponível precisa reler a saga de Hades novamente, principalmente o trecho em que Shion explica para os cavaleiros de bronze sobre o teatro dos renegados do início ao fim. Logo, esta fala de Shaka é refutada dentro da própria obra, basta um mínimo de interpretação.

Ou não, fique(m) com o pensamento de que Shaka consegue vencer três (ou mais) cavaleiros de ouro de uma só vez.

Pra esse tipo de afirmação, Lucas, você precisa se refutar em uma tradução mais precisa do original em japonês.

"Vocês, os três mais fortes Santos de Ouro"

"Vocês, três dos mais fortes Santos de Ouro"

"Vocês, três dos mais fortes Santos, de Ouro"

Tem que ver qual o sentido em japonês. Pegar uma fala da Conrad / JBC que contradiz o que aconteceu (que foi o fato de os três perderam para o Shaka), é muito menos válido do que afirmações da Taizen ou da própria Shonen Jump. Essas capas da Jump recebem títulos que são enviados pelos editores ou pelos próprios autores. Compõem a obra sim.

E, por favor, me mostre o porquê de aquela Exclamação de Athena ter sido uma encenação. Talvez eu possa ter me enganado, mas a encenação foi o Tenma Koufuku sobre a Casa de Câncer e o início do combate, antes de todos os espectros que escoltavam os três terem sido destruídos. A minha interpretação é a de que, a partir do momento que o Shaka adentrou nos Jardins de Virgem, a encenação se encerrou. Passou a ser uma conversa franca.

Eles tentaram, sim, com todas as forças derrotas Shaka sem utilizar a Exclamação de Athena. E falharam. Perderam para o Tembu Hourin. O combate - sem a exclamação de Athena - se encerrou ali. Derrota plena. A partir do momento em que eles decidiram utilizar a técnica proibida por Athena, aquilo foi uma confissão de que nenhum dos três - Saga, Shura ou Camus - juntos ou separados conseguiriam derrotar o Shaka sem a Exclamação de Athena.

Foi essa a Saga de Hades que eu li. Mas talvez você tenha lido outra.

Editado por Fëanor
Link para o post

Precisamente, Feanor. Minha fonte é a tradução oficial em espanhol, que dizem ser a mais fiel da original em japonês:

2136.jpg

Perceba que esta imagem foi digitalizada de um mangá físico, então não há nem que se falar em uma eventual tradução feita na internet (embora tenham equipes tão qualificadas quanto).

Para responder sua pergunta sobre a encenação da Exclamação de Atena irei me valer da mesma fonte:

2236.jpg

Atenção para as falas de Shion:

"Aparentamos ser os seus inimigos, dispostos a acabar com Atena por todos os meios...e tínhamos que fazer assim, pois a vigilância dentro do exército de Hades podia atirar nossos planos terra abaixo...se tivessem descoberto nossas verdadeiras intenções, nos eliminariam sem hesitar...e então tudo seria em vão...

"Podem compreender a amargura que encheu o coração de Saga e os demais quanto utilizaram a Exclamação de Atena? A técnica proibida que os fez se tornarem soldados do exército de Hades aos olhos de todos?"

Note que eles usaram a Exclamação de Atena unicamente para convencer a todos de que traíram Atena. Lembre-se de que os espectros já estavam desconfiados há muito tempo dos três e esta desconfiança ficou ainda mais latente quando a tríade assassinou três espectros e ocultaram suas presenças de Giganto e os demais. Além do mais, Shaka nunca quis vencer a luta, ele estava preparado para morrer desde o começo para se encontrar com Saori no submundo, então ele forjou sua morte e ao mesmo tempo ajudou a tríade a continuar com a encenação. Do contrário, ele poderia ter morrido em combate sem precisar obrigá-los a usar a Exclamação de Atena, não é mesmo?

Sua interpretação está errada. Mesmo após Shaka matar os espectros que vigiavam a tríade, Saga ainda assim manteve a encenação e afirmou que iria tomar a cabeça de Atena:

2139.jpg

2140.jpg

Lemos a mesma saga de Hades, mas você não foi muito observador, se me permite dizer.

• Like 1
Link para o post
Visitante Darkangel

O Feanor talvez não saiba, e o Lucas nem menciona deliberadamente, mas na afirmação de Shaka ele se inclui entre os mais poderosos. Três pessoas que entendem de japonês atestaram isso, mas o Lucas, que admitiu que não entende, nem cogita essa possibilidade, não só porque se baseia em uma tradução imprecisa do espanhol e do anime (?), como porque a realidade lhe dói bastante até quando falamos sobre frases de efeito.

Por isso ele nem entra numa argumentação do campo prático, se com as frases a vida já lhe é dura o bastante, que dirá entrar num campo onde sobra desdém porque afinal "versatilidade não é tudo" rs.

Editado por Darkangel
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...