Renan Souza 100 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 na saga soul of gold aiolia foi o dourado escolhido pela TOEI para ser o protagonista da série, mas porque aiolia e não o querido aiolos? saga é campeão em popularidade entre os dourados, poderia ter sido mu? ou até mesmo shaka? kanon seria outra boa opção? Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
GFernandes 6.902 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Aiolia é o personagem com mais características de um protagonista - Impulsivo, honesto, cabeça quente, justo. Não obstante foi o escolhido para ser o protagonista de Ep.G também. O próprio Kurumada havia considerado a hipótese do Cavaleiro de Leão ser o protagonista da série (embora não necessariamente este fosse o personagem Aiolia). E Renan, isso não é um tópico de versus, debates assim são para ser postados na sessão de discussões gerais. 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 876 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Gustavo citou os motivos corretos, mas eu acho isso de uma preguiça imensa dos autores. Será que ninguém tem capacidade de criar um enredo central em torno de um personagem que saia desse modelo batido? Como O Seiya é lá dos anos 80 eu acho perdoável, mas Okada, SOG, Omega, todos poderiam ter ousado nisso. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Shaka e Saga não seriam boas opções para protagonistas.Seria como colocar o Yoda ou o Darth Sidious como protagonistas de Star Wars... Tem certos padrões que se repetem nas histórias, e o motivo disso é porque funcionam e porque proporcionam boas histórias. Dentre os 12 de Ouro, acho que inegavelmente o Aiolia é o que se encaixa melhor como protagonista para um mangá Shonen.Para um mangá Seinen, talvez funcionassem bem Shura ou Kanon. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
GFernandes 6.902 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Temos exemplos práticos dentro da franquia de que o Shura não funciona bem como um protagonista. Shaka e Saga, de fato, não seriam bons protagonistas. O primeiro tem um perfil mais de conselheiro, de cargo de importância. O segundo tem características de anti-herói e no começo de Alma de Ouro foi explorado dessa mesma maneira. Mu é mais personagem de suporte, acredito que um papel de destaque assíduo não lhe compete. Aiolos seria sim uma boa opção, mas conhecemos muito pouco dele na mídia canônica para cravar isso, diferentemente do próprio Aiolia. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Fugindo da escolha do Aiolia, na minha opinião Dohko de ND funcionaria muito bem como protagonista. A inexperiência lhe confere momentos semelhantes a esse perfil mais infantil do padrão dos protagonistas, e ainda casa perfeito com o Dohko de Hades para uma evolução sendo apresentada. Aldebaran, Milo e Shion não os colocaria como protagonistas principais, mas acho que dá para encaixa los como time, protagonistas secundários. Os demais não acho que tenham o perfil. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 876 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Mas aí é que está, será que nós também não estamos com visão viciada e achando que só um tipo de perfil serve pra protagonista? Não estou dizendo que faria melhor ou como isso pode ser feito, só acho cansativo e preguiçoso por parte dos autores só seguir a cartilha. Também tem a questão da releitura dos personagens. Pessoalmente vejo que Okada altera os personagens clássicos (e não vejo problema nisso, são spin offs, afinal), então alguma mudança para buscar um perfil novo seria perdoável. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.420 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 (editado) Discordo. Só o Shaka e o Mu não servem pra ser protagonistas. Aldebaran -> GokuSaga e Kanon -> Light Yagami e LelouchMáscara da Morte -> AlucardAiolia -> Protagonista de shonen padrãoDohko -> Protagonista de shonen padrãoMilo -> Protagonista de shonen padrãoShura -> Protagonista de seinen padrãoCamus -> Protagonista de josei padrãoAfrodite -> Ficção é lotada de protagonistas narcicistas. Editado Outubro 15, 2018 por Cesare Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 759 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Mas aí é que está, será que nós também não estamos com visão viciada e achando que só um tipo de perfil serve pra protagonista? Não estou dizendo que faria melhor ou como isso pode ser feito, só acho cansativo e preguiçoso por parte dos autores só seguir a cartilha. Pois é. Dependendo do contexto e de como uma obra é abordada, outros dourados se encaixariam muito bem como protagonistas. Por exemplo, acho que Mu seria um ótimo protagonista no Episódio G. Daria pra explorar sua desconfiança do Grande Mestre, sua reclusão do santuário, seu treinamento com conserto de armaduras, sua interação com Dohko, Aldebaran e Aiolia e sua relação com Shion antes de sua morte.É claro que muitas modificações teriam que ser feitas, mas Mu tem material de sobra para ser desenvolvido. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.420 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 (editado) Nunca vi protagonista de ficção como Shaka ou Mu. Shaka parece mais aquele personagem especial descrito por um narrador observador. De maneira alguma protagonista. Já protagonistas como os outros cavaleiros de ouro eu já vi aos montes. Editado Outubro 15, 2018 por Cesare 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Gêmeos 491 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Mas aí é que está, será que nós também não estamos com visão viciada e achando que só um tipo de perfil serve pra protagonista? Não estou dizendo que faria melhor ou como isso pode ser feito, só acho cansativo e preguiçoso por parte dos autores só seguir a cartilha. Mas shonen de fato segue um padrão. Ou seja, o protagonista geralmente entra no arquétipo parecido com o do Seiya. Não é o mais forte e/ou imponente, é meio burro e/ou cabeça quente, e por muitas vezes carrega discursos sobre sentimentos e amizade, coisa que Aiolia fez até chegar o ponto de estragar o Episódio G. O perfil do protagonista foca em identificação com o público-alvo. Protagonistas sérios e com personalidades mais maduras geralmente aparecem fora de obras shonen. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Não é tão simples assim: "Por que ficam sempre presos nestes mesmos moldes?" Há estruturas, arquétipos e regras que fazem de uma história boa. Que fazem de um personagem bem construído e bem posicionado em uma obra. Não é simplesmente "sair fazendo o que quiser", porque isso resultará em uma história mal feita e desinteressante. Quando um autor decide quebrar uma estrutura narrativa ou uma estrutura de trama, ele precisa conhecer todas as regras e saber exatamente o que está fazendo... Pois certamente precisará ajustar em outro ponto da história para ficar balanceado. Recomendo assistirem esses dois vídeos, para entenderem melhor como é a construção de um protagonista e quais são alguns dos arquétipos que funcionam: https://www.youtube.com/watch?v=sfz22vYBeIg https://www.youtube.com/watch?v=fOX28Y3459Q Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 759 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Mas ninguém está dizendo pra fazer de qualquer jeito. É evidente que ao alterar o perfil do protagonista o autor terá que adequar a história de acordo com os traços do personagem. O desafio é fazer isso sem modificar as estruturas principais de uma obra de gênero shounen. PS: ótimos vídeos. Nunca vi protagonista de ficção como Shaka ou Mu. Shaka parece mais aquele personagem especial descrito por um narrador observador. De maneira alguma protagonista. Já protagonistas como os outros cavaleiros de ouro eu já vi aos montes. Mu lembra Kenshin de Rurouni Kenshin. Um personagem calmo, pacífico e sábio, mas que pode se tornar bastante agressivo sob certas condições. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Thiago Henrique 403 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Aiolia tem características de protagonista mesmo, tanto que assume isso em EPG e SOG. Mas ainda falta ficar mais tempo no chão pra se assemelhar ao Mito rs Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.420 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Kenshin está muito mais pra protagonista estilo Kanon, renegado, arrependido, calmo, etc. Pra achar protagonista do estilo do Aiolia nem precisa ir longe de tão fácil. O Ichigo de Bleach é o Aiolia todinho. Protagonista do estilo Milo é muito fácil também, Inuyasha. O Aldebaran é da linha Goku, Luffy, etc. Do Camus e do Shura, então, nem se fala. Praticamente todo Seinen medieval tem um Shura e todo Josei tem um Camus de tão manjado. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 759 Postado Outubro 15, 2018 Compartilhar Postado Outubro 15, 2018 Mas a personalidade de Kenshin lembra mais o Mu. Kanon é mais solitário e arrogante, já o Kenshin é mais sociável e humilde. Não que Mu seja um poço de simpatia, mas ele não tem esses traços do Kanon que o distanciam da figura do Kenshin. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Phoenix no Ankaa 34 Postado Outubro 17, 2018 Compartilhar Postado Outubro 17, 2018 Acho que se houver um recorte como uma história sobre os reparadores de armaduras, ou sobre o continente Mu, Mu seria o protagonista. Tipo o que foi feito pela Shiori em LC, onde em cada cenário de batalha foi colocado características específicas de um dourado diferente. E também teve os gaidens, bem montados no geral. Numa estória completa, padrão "salvar o mundo", o Aiolos entraria mais como mestre, que como herói. Acho que Dohko de LC faria um bom protagonista, visto sua juventude no posto. mas no padrão Seiya só o Aiolia mesmo. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 876 Postado Outubro 17, 2018 Compartilhar Postado Outubro 17, 2018 Shaka eu concordo que seria complicado por ser um personagem muito "interno", muito fechado em si mesmo. Além disso, ele sempre teve a certeza de tudo, afinal era o mais iluminado, o mais próximo de um deus. Seria difícil tirar conflitos de um personagem tão arrogante assim sem desconstruí-lo, e isso só acontece na luta contra o Ikki já no clássico. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Domínio 38 Postado Janeiro 19, 2019 Compartilhar Postado Janeiro 19, 2019 Temos exemplos práticos dentro da franquia de que o Shura não funciona bem como um protagonista. Shaka e Saga, de fato, não seriam bons protagonistas. O primeiro tem um perfil mais de conselheiro, de cargo de importância. O segundo tem características de anti-herói e no começo de Alma de Ouro foi explorado dessa mesma maneira. Mu é mais personagem de suporte, acredito que um papel de destaque assíduo não lhe compete. Aiolos seria sim uma boa opção, mas conhecemos muito pouco dele na mídia canônica para cravar isso, diferentemente do próprio Aiolia. Exatamente. Somando todos esses fatos, o Aiolia foi o primeiro personagem que mais recebeu características de um protagonista entre os dourados na série como um todo. Além de ter sido o primeiro dourado (se não me falha a memória) aparecer na série canônica. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Hunter Amaral 475 Postado Janeiro 19, 2019 Compartilhar Postado Janeiro 19, 2019 Tem uma entrevista antiga do Kurumada que ele menciona que queria fazer do protagonista o herdeiro da constelação de leão. Em outras palavras, o protagonista seria da luz dourada.Mas enquanto estava formando o roteiro,mudou de ideia e colocou o protagonista na classe mais baixa que ele mesmo criou. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 876 Postado Janeiro 20, 2019 Compartilhar Postado Janeiro 20, 2019 Mas que eu lembre a ideia original é que o Leão não fosse dourado, os protagonistas provavelmente seriam dos signos do zodíaco. Foi quando resolveu adotar o pégaso como protagonista que Kurumada resolveu reservar as 12 constelações para inimigos poderosos que viriam mais tarde. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.