Ir para conteúdo

porque saga não se entregou?

Posts Recomendados

Como sabem, saga governou o santuário por um longo tempo desde do assassinato de shion e durante esse tempo sua personalidade alternava entre o bem e o mal, então porque ele não tentou revelar a verdade para os outros cavaleiros de ouro? ou será que a parte maligna não dava chance? %5BLui_Rayson%5D-Saga-fBRYCYzmgc.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Dois motivos:

1-Porque o que a parte maligna realizou também era o que a parte bondosa idealizava, a diferença era a metodologia. O Saga bondoso tinha o mesmo orgulho e as mesmas ambições do Saga maligno.

Bom reforçar que, diferentemente de Cain e Abel, a maldade de Saga não tomou forma além de seu corpo. Portanto todos os atos eram de autoria e responsabilidades do mesmo indivíduo.

2-Vergonha. Devido a metodologia do Saga maligno ser completamente distante dos meios do Saga bondoso, o último sentia uma enorme vergonha por possuir um lado tão vil, e ainda expor o que uma pessoa com o coração comparado a Deus, sendo bastante ciente disso, é capaz de cometer.

• Like 4
Link para o post

Saga era bastante conivente com seu lado maligno. Os discursos do Evil Saga eram quase sempre com um teor de tentar convencer e exaltar vaidade do lado bonzinho. Na cena do banho, chega ao ponto do próprio Saga admitir que está ajudando nas maquinações do Evil Saga, se sentindo chantageado. Evil Saga lembra que eles são um só compartilhando a mesma culpa. Outra cena importante é o assassinato de Shion; foi o Saga bonzinho que tinha escalado Star Hill e começado a falar com Shion com rancor por sua decisão de ter escolhido Aiolos.

Saga sempre parecia amaldiçoar seu lado maligno, mas no fundo ele parecia se identificar com ele em certos aspectos, permitindo-o se manisfestar, de forma consciente ou não. Ele só parece abrir os olhos de vez quando Seiya e a verdadeira Atena chegam ao Santuário.

Editado por Rafael Gêmeos
  • Like 2
Link para o post

Saga maligno não era outra pessoa, era o próprio Saga, uma faceta que ele oprimia. Sendo assim, tudo o que essa identidade fazia eram os desejos mais profundos e obscuros do próprio Saga, embora ele reconhecesse como errado e se envergonhasse disso. Seu pensamento era tão dual, indo da extrema arrogância e ambição até a extrema bondade e justiça, que ele "enlouqueceu". Ele simplesmente criou uma outra personalidade para desempenhar as coisas que ele sabia que eram erradas, mas no fundo, ele queria muito fazer.

Muitos filmes que tratam a temática de forma parecida, eu não vou citar os nomes porque se não estarei spoilando sobre eles. Mas tem um que pode ser dito, a comédia "Eu, eu mesmo e Irene', com Jim Carrey, na qual a personagem dele era um bom moço que reprimia a raiva frente a acontecimentos negativos ao ponto que uma outra personalidade nasceu para contrabalancear essa passividade, sendo mais agressiva e extrovertida.

• Like 1
Link para o post

Eu até concordo com a visão de vocês e creio que como fãs podemos fechar a história por esse caminho, mas a impressão que tenho é que Kurumada não chegou a planejar tanto. O que sempre entendi é que eram duas personalidades independentes (uma nascida sim da ambição do geminiano, isso é dito) e que Saga bom nunca fez nada simplesmente por não ter chance. Faz sentido? Nenhum, (ele teve sim algumas chances de se entregar) mas pelo que li/vi do enredo, foi a impressão que tive. E é aí que entram nossas teorias de fã pra fechar essas lacunas.

• Like 1
Link para o post

Pelas palavras de Mu, Saga tinha dupla personalidade e ao que parece, o lado mau possuía uma forte influência sobre o lado bom. Antes de matar aquele homem que descobriu sua identidade, o próprio Saga discute com o lado oposto e diz que está sendo forçado a fazer tudo aquilo e que ele serve Atena e a justiça. Quando Shion convoca Aiolos e Saga na sala do GM e anuncia Aiolos como escolhido, Saga aparentemente não demonstra nenhum tipo de negação, chega até mesmo apoiar o posto dado ao seu companheiro, demonstrando de fato sua bondade e compreensão.

E aí que entra um detalhe que havia pensado: Creio que como o lado maligno estava o tempo todo dentro de Saga, esse lado podia estar esperando que Saga fosse eleito, como aconteceu ao contrário, posteriormente o lado mau sentiu todo o seu plano ameaçado e aflorou dentro do corpo do geminiano, conduzindo o lado bom a subir em Star Hill, fazendo a revelação e matando Shion. Acontece de novo quando Aiolia aparece na sala do GM e mais tarde novamente ocorre quando Seiya chega no salão e encontra o Saga bom, ele chora e reconhece que fez coisas imperdoáveis, diz rapidamente ao Seiya sobre a estátua e onde está o escudo que iria salvar Atena. Aos poucos o lado maligno percebe que seu plano está ameaçado novamente e começa a se manifestar, impedindo Seiya de prosseguir. Como vimos no Episode Zero, Saga tinha vergonha de mostrar o lado ruim para os outros. Quando Aiolos diz que vai recomendá-lo a GM pro Shion, de imediato Saga diz que ele está enganado e que era Aiolos que era o mais apropriado. Ele reconhecia que não era o mais indicado, não tinha essa de "Saga bom era conivente ao lado maligno, só tinham metodologias diferentes". O lado bondoso tinha intenção apenas em servir Atena e a justiça, o lado mau que tinha a intenção de controlar tudo.

Pegando esses acontecimentos que citei, noto que o lado bom tem controle quando tudo está tranquilo, o lado maligno tende a surgir em situações de risco. Saga tinha uma guerra dentro de si, não havia controle absoluto de nenhum lado, mesmo o lado maligno ditando as coisas, o lado bom as vezes tinha picos quando o mau estava na posse.

Como eu falei no início do post, acredito que o lado maligno tinha mais influência, isso pode ter sido um dos motivos de Saga não tentar algo, pois logo o outro lado tomaria conta e forçaria ele a fazer o oposto. Acho que Saga bom deve ter pensado que seria mais seguro mesmo a Atena longe do santuário pra segurança dela. Digamos que ele escolheu se sacrificar uma vez que fez duas merdas sem volta (matar Shion e atentar contra Atena) liderando o santuário. É como se indiretamente tivesse passado a missão para Aiolos como "some com ela que eu não sou seguro pra Atena". Apesar de achar bem fdp o Shura, talvez uma mínima parte dele tenha agido de forma semelhante ao destruir a ponte lá, tipo ter pensado "tem algo errado, Atena escolheu proteger Aiolos e apoiar sua fuga, façamos parecer que eles morreram pra sua segurança" e só depois algo corromperia totalmente ele. Vai saber...

Tem o lance do "espírito" que sai do corpo do Saga, uns interpretam apenas como uma forma de mostrar que o Saga se livrou do lado obscuro, historia da dupla personalidade se mantém, outros já enxergam como uma entidade. Espero que tudo fique mais esclarecido com a segunda parte do Episode Zero. Se o Kurumada não vacilar, teremos toda a explicação e uma resposta definitiva.

• Like 1
Link para o post
Visitante Darkangel

Eu até concordo com a visão de vocês e creio que como fãs podemos fechar a história por esse caminho, mas a impressão que tenho é que Kurumada não chegou a planejar tanto. O que sempre entendi é que eram duas personalidades independentes (uma nascida sim da ambição do geminiano, isso é dito) e que Saga bom nunca fez nada simplesmente por não ter chance. Faz sentido? Nenhum, (ele teve sim algumas chances de se entregar) mas pelo que li/vi do enredo, foi a impressão que tive. E é aí que entram nossas teorias de fã pra fechar essas lacunas.

Na verdade eu já acho que essa parte foi completamente bem planejada e executada, tanto que considero Saga, ao lado de Shaka, os cavaleiros de ouro mais bem desenvolvidos pelo autor.

A explicação do Mu, no desfecho da saga, costura cada uma das possibilidades que poderiam existir, terminando por concluir que o caso dele não era nenhuma outra entidade, o personagem apenas sofria de Bipolaridade, um transtorno muito comum nas pessoas. Não apenas o próprio Saga nos evidencia isso, mas Kanon mesmo corrobora tal tese mencionando que a verdadeira natureza de Saga era maligna e o que ele fez foi apenas explorar esse lado.

O que dá margem à dúvida é justamente o desfecho final, onde o lado maligno de Saga, e não um outro espírito, deixa seu corpo. Tal lado nada mais era do que a impureza do próprio personagem que fora excomungada, mas nem todos entenderam isso, e ainda há aqueles que não gostam dessa versão, preferindo que outra entidade estivesse por trás, como por exemplo Ares. O Ogawara acho que já mencionou ser um dos que preferem essa outra versão.

Eu vejo que foi tudo bem destrinchado, no entanto me parece claro que algum detalhe Kurumada planeja mesmo alterar ou tornar mais claro, com este novo capítulo de zero 02.

Particularmente eu não vejo qualquer razão para tal e tenho preferência para Kanon ser mais explorado do que Saga nesse novo material.

Só torço para ele não fazer nenhuma cagada com os dois.

Link para o post

Acho que o grande problema é justamente enxergar dois personagens onde há apenas um. Pensando em Saga como uma única pessoa, fica mais fácil de entender. Ele queria proteger a justiça e a paz na terra, mas ao mesmo tempo queria subir ao poder e governar. A dicotomia era tal que dividiu sua mente, mas o Saga mau nunca existiu, era o próprio Saga pondo suas ambições a frente de seus deveres. E o próprio Saga reconhecia tal fato.

Justamente por isso que ele sentia vergonha e, não a toa, ele se suicida logo após pedir desculpas. Ele sabia muito bem que aqueles atos e desejos eram dele próprio.

Em Star Wars esse tipo de conceito é batido com o lado da luz e o lado negro da força. Anakim sofria justamente de uma situação parecida com a do Saga. Ele era bom, mas suas ambições o puxavam para um caminho obscuro. Só que aqui não houve uma diferenciação em duas personalidades distintas, um Anakim mau que só manifestava o pior dele e um Anakim bom que representava suas virtudes, o personagem sempre foi tratado com um só que pendia para um lado e para o outro devido a suas emoções.

Todos temos luz e sombra dentro de nós, ninguém é completamente bom ou completamente mau. O problema com o Saga é que eram extremos. Ele era muito bom e muito mau ao mesmo tempo, e por isso soava como se fossem duas pessoas, mas era a mesma pessoa hora agindo corretamente, e hora se deixando levar por sua ambição.

Pense em si próprio em um relacionamento sério com alguém que você ama mas o relacionamento está frio, e então encontra uma pessoa que já gostou muito no passado e se vê sozinha com ela. Internamente você ficaria entre se manter fiel e ceder a vontade de ficar com a tal pessoa, cometendo traição. Você praticamente se ouviria conversando dentro de sua cabeça, ponderando se vale ou não a pena. Caso você escolhesse trair, seria como os momentos em que o "lado mau" de Saga assume o controle. Mas no fim, aquela foi uma decisão completamente consciente sua. E você sabe disso. Por mais que se envergonhe e saiba que é errado.

Editado por Espectro
Link para o post

Nem quis separar o Saga em dois personagens diferentes, só que o fato dele ter um lado sombrio dentro de si não significa que ele era conivente e no fundo queria aquele controle, a prova disso são as várias divergências entre os dois lados, um lado queria parar com tudo aquilo e servir somente a Atena e o outro queria dominar tudo. No momento em que ele tomava banho isso fica nítido. Eu entendi a forma que você enxerga essa dualidade, eu já pensei assim, é interessante e não descarto essa possibilidade, mas no próprio Episode Zero e no mangá clássico dá margem para a ser o que eu expliquei.

Ele se suicida porque tinha noção que o lado obscuro dele fez coisas terríveis e queria de alguma forma pagar por tudo que fez. Saga mesmo sabendo que não tinha controle sobre o lado maligno, sabia também que eram um só e tinha consciência que seus atos deveriam ser punidos independente se foi o lado mau que cometeu, isso era irrelevante.

• Like 1
Link para o post

Nem quis separar o Saga em dois personagens diferentes, só que o fato dele ter um lado sombrio dentro de si não significa que ele era conivente e no fundo queria aquele controle, a prova disso são as várias divergências entre os dois lados, um lado queria parar com tudo aquilo e servir somente a Atena e o outro queria dominar tudo. No momento em que ele tomava banho isso fica nítido. Eu entendi a forma que você enxerga essa dualidade, eu já pensei assim, é interessante e não descarto essa possibilidade, mas no próprio Episode Zero e no mangá clássico dá margem para a ser o que eu expliquei.

Ele se suicida porque tinha noção que o lado obscuro dele fez coisas terríveis e queria de alguma forma pagar por tudo que fez. Saga mesmo sabendo que não tinha controle sobre o lado maligno, sabia também que eram um só e tinha consciência que seus atos deveriam ser punidos independente se foi o lado mau que cometeu, isso era irrelevante.

Mas as nossas visões não são excludentes, pô, elas são complementares.

Por isso citei o exemplo da traição. Quando você quer fazer algo que sabe ser errada, você entra em um conflito interno. Dentro de sua cabeça você pode se ouvir falando consigo mesmo, procurando brechas para justificar seus atos ao ponto que as contrapõe, "Eu não devo fazer isso....mas todo mundo faz, não seria tão errado....só que eu não sou "todo mundo", tenho que me manter honesto.....se bem que, se eu não fizer, outro fará e vai dar tudo no mesmo......mas se eu não fizer, pelo menos terei a consciência limpa de que eu não fui".

Só disse que, no caso de Saga, eram vontades tão extremas que esse conflito interno dividia a sua personalidade no que pareciam ser duas coisas distintas.

É como você disse:

Pegando esses acontecimentos que citei, noto que o lado bom tem controle quando tudo está tranquilo, o lado maligno tende a surgir em situações de risco. Saga tinha uma guerra dentro de si, não havia controle absoluto de nenhum lado, mesmo o lado maligno ditando as coisas, o lado bom as vezes tinha picos quando o mau estava na posse.

Justamente, quando ele estava tranquilo, o lado bom comandava. Mas quando Saga como um tudo ( o lado bom + o mau) via suas ambições sendo ameaçadas por algo, ( como você citou, em situações de riscos), ele respondia com o que havia de pior nele (personificado pelo "Saga mau"). Como se você visse alguém ameaçando tomar o seu posto em uma empresa e, em um impulso, você comentasse de forma deliberada para o seu chefe sobre alguma falta ou algum "podre" que esse seu colega cometeu, a fim de proteger a sua posição denegrindo a imagem do concorrente, mesmo que esse seja uma boa pessoa.

Da mesma forma, quando ele estava em um momento de raiva como quando ia matar Seiya, e o lado bom assumia para impedir. Nesse caso seria quando você estaria prestes a pegar o dinheiro de uma carteira que encontrou no chão e pensava "velho, isso é errado, não vou fazer", e entregava a carteira sem tirar nem um único centavo.

Assim como em Saga, essas situações que nos acontece são uma briga de dois "eu's" que existe dentro de cada um. Novamente, Saga só levava isso a extremos.

Editado por Espectro
  • Like 1
Link para o post

Pode ser. Falando nisso, acabou de passar o filme que você citou aqu no post, com o Jim Carrey "Eu, eu mesmo e Irene", realmente faz todo o sentido a comparação que fez. Hahahaha!

Esse filme é muito bom. Eu sempre vou rir com essa porcaria.

Tem um filme bem cabeça que aborda o assunto, se não tiver medo de spoiler o filme é:

Enemy. É um suspense psicológico com o Jake Gyllenhaal. Aborda justamente a temática da traição citada por mim, dentre outras coisas filosóficas. Dá para se aprofundar bastante nos significados do filme.

Editado por Espectro
  • Like 1
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...