Ir para conteúdo

[Mangá] - Saint Seiya Origin

Posts Recomendados

Nossa, eu acompanho esses debates sobre Saga estar possuído ou ser simplesmente dupla personalidade a muito tempo.

Tipo, muito mesmo.

E os argumentos para corroborar a primeira opção sempre foram o da "alma" saindo do corpo do Saga e da correlação que Ikki faz com Shun possuído por Hades ao fenômeno que também ocorreu com Saga, no caso este seria o da mudança da cor dos cabelos.

Sempre existiu o debate. Naturalmente que a alternativa de Saga estar possuído ou de qualquer outro argumento relacionado a influência de outra entidade se tornou muito mais influente com o anúncio e primeiras imagens de Origin, mas não é como se nunca houvesse as discussões ou os indícios que lhe dessem algum tipo de base.

• Like 4
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 333
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Pensei em criar um tópico para isso, mas a verdade é que este é o cerne do atual discorrimento entre nós e acho que este espaço é mais do que propício. A postagem ficou extensa. Se você não tá afim de

A "idade" de uma discussão não tem nada a ver com os lados dela, desde época do Orkut eu vejo gente dizer que "teria" algo a discutir, que ficou no ar essa história do fantasminha nem-tão-camarada, do

Primeiras imagens do novo mangá "Saint Seiya Origin" aparecem em atualização do blog do Kurumada Pro.   "O manuscrito finalizado com toda força do mais novo trabalho 'Seiya Origin'! A série começa a p

Visitante Darkangel

Debater com o Ogawara sobre isso não é "acompanhar debates a muito tempo" XD

De toda forma, aqui é #TeamPureSaga, GF, aqui é raiz! Vira casacas não passarão!

Mas falando sério, não me lembro de nenhum debate mais intenso sobre isso nos 2 anos que estive aqui.

• Like 1
Link para o post

Eu desconhecia essa entrevista e não lembrava da comparação que Ikki fez entre Shun e Saga. A explicação do Darkangel havia me convencido em outro tópico sobre o sentido figurado das ilustrações do Saga, mas estou propenso a mudar de ideia.

Ao conferir a tradução espanhola notei que Seiya diz que viu um espírito maligno saindo do corpo de Saga, diferente das traduções em português onde a fala do Seiya é mais abstrata e pode induzir o leitor a pensar que seu significado não é literal, ainda mais quando a explicação do Mu sobre dupla personalidade vem logo em seguida.

Concordo que existem indícios suficientes para no mínimo indagar sobre uma possível possessão. Mesmo sem a fala de Ikki ainda teríamos Shion, Aiolia e Seiya notando a mudança da cor do cabelo do Saga. Além disso, constantemente o personagem adota uma linguagem como se não pertencesse à raça humana, isso ainda no mangá clássico. Fora que os spin-offs associam Saga com alguma divindade (o que sugere, como o Felipe disse, que eles interpretaram desta forma), coisa que começou com o anime lá no final da década de 80 com aquela confusão sobre Arles, Ares etc.

Link para o post

coisa que começou com o anime lá no final da década de 80 com aquela confusão sobre Arles, Ares etc.

O anime clássico não fez nada disso não, não por si só

O próprio Koyama que criou o personagem falou que baseou "Arles" no nome de "Aristóteles" e a série clássica nunca fica tentando pôr a pecha de que tinha algo a ver com a divindade. Os katakanas também são diferentes (Ares, o deus, escrevem アレス, até em trilha sonora da época que tinha ele na letra estava assim, e Arles, アーレス). Arles era só outro disfarce do Saga e o irmão do Shion na continuidade do anime

No Brasil a Herói veio viajando falando que o nome correto era "Ares" e tudo o mais daí deu no que deu. Quando a DiC tentou dublar a série pros EUA com censura também queriam pegar essa ideia para criar (os sumários falavam que era "Ares vs Atena, dois deuses da guerra", mas a adaptação deles não chegou tão longe. E pra adaptação que já falou que a Esmeralda nunca morreu, essa inventada é até pequena

• Like 4
Link para o post

Inclusive, quando okada coloca o saga se dizendo ares, era uma referencia ao anime com a escrita de arles? ou era ares, deus da guerra?

Tudo indica que seria Ares, Deus da Guerra, porque logo em seguida ele menciona os filhos de Ares - Phobos, Deimos, Kydoimos e Keres.

saint_seiya_episode_g_24_6.jpg

Link para o post

EITA!!!

Essa eu não sabia, sempre achei que a passagem era referência ao anime

Preciso ler o epG de novo, mas nem sei onde foram parar meus volumes

OBS: postei a imagem lá no face, agora vou trabalhar e verei o caos quando voltar

Editado por Felipe De Palma Kind
  • Like 1
Link para o post

Saga ser vítima de dupla personalidade, pra mim, é uma opção infinitamente mais interessante de narrativa que uma possível possessão. Isso porque, na minha opinião, traz uma abordagem fresca e pouco frequente na série, que é abordar temas estritamente humanos, em personagens que são rodeados pelo divino o tempo inteiro. Além de Saga, talvez apenas Ikki e Hyoga tenham tido o mesmo tipo de desenvolvimento. Essa escolha confere ao personagem profundidade e o deixa mais relacionavel, ao meu ver.

No entanto, da maneira como foi feita pelo Kurumada, a interpretação a respeito de tudo ter sido por causa de uma possessão ou influência maligna, faz todo o sentido. As opções artísticas e narrativas da cena dão, sim, margem pra esse entendimento.

As fontes de embasamento pra essa opinião estão espalhadas por toda a Saga santuário.

Acredito que o autor poderia ter sido menos fantástico na abordagem sobre tudo o que involve a explicação a respeito do mal que atormentava Saga, caso fosse mesmo a dupla personalidade, como a escolha mais " realista" pede. O fato de personagem A ou B enxergar uma aura demoníaca deixando o corpo de Gêmeos, por exemplo, abre oportunidade para as interpretação mais diversas.

Editado por Hikkoga
Link para o post

Na verdade essa sempre foi a opinião majoritária.

Mais recentemente é que essa corrente de "era só dupla personalidade e o fantasminha saindo era só figura de linguagem" começou a ser empurrada goela abaixo da opinião geral aqui nesse fórum.

Na minha opinião, a interpretação de dupla personalidade pode ser deduzida até certo ponto da história - exatamente até o momento de o fantasma sair voando. Depois daquilo, dá para ver que tinha alguma alma malígna atormentando o Saga. E ele se viu livre desse parasita com a luz refletida pelo escudo de Athena. Como você disse, essa visão é confirmada na Saga de Hades, quando Ikki compara a mudança sofrida por Shun à mudança sofrida por Saga - ali o Kurumada sugere um padrão, de que talvez a possessão de divindades malígnas provoquem esse efeito no portador.

Acho que essa linha de que "era só dupla personalidade" é muito mais embasada em preferências pessoais do que em fatos. A pessoa pode achar que é mais legal dupla personalidade do que possessão demoníaca/divina... Ok. Pra mim as duas possibilidades seriam legais, de diferentes formas. Mas isso impacta a história e não o personagem.

Independentemente se era loucura ou entidade malígna, em termos narrativos, o Saga sempre foi dividido em dois personagens tecnicamente. A parte boa é um personagem e a parte má é outro personagem. A origem dessa parte má é um detalhe de trama. O que torna o personagem interessante é a sua personalidade, a sua forma de pensamento, as suas cenas, os seus diálogos.

É que nem o debate do Camus tendo ou não o ZA. Isso desde a época do orkut. Parece que após o surgimento do site, e o uso contínuo dos spin-offs (principalmente SSHO e EPGA que fazem uma ligação maior com o clássico), as pessoas passaram a ter desgosto dessas ideias. Eu realmente não sei o motivo. E valeu, não lembrava dessa do Ikki e Shun, então é mais uma reforçada.

Link para o post

Parece que após o surgimento do site

Este site existe desde antes do Orkut

e o uso contínuo dos spin-offs (principalmente SSHO e EPGA que fazem uma ligação maior com o clássico), as pessoas passaram a ter desgosto dessas ideias. Eu realmente não sei o motivo.

Talvez - só talvez - pessoas que frequentam lugares diferentes também podem pensar diferente e a coisa ser simplesmente tão... simples

Seria como o Unidos do Youtube Pela 3ª Temporada de Lost Canvas Que Nunca Põem A Mão No Bolso começarem a frequentarem outros lugares e ao invés de se darem conta que toparam com gente que pensa diferente - e bem capaz que sempre pensaram assim - que do dia pra noite algumas pessoas começaram a não achar que é LC no Céu e Shiori na Terra e que o fenômeno de algumas pessoas ou não gostarem da coisa ou não acharem a série mais genial jamais feita com a franquia seja quase um fenômeno inexplicável.

• Like 2
Link para o post

Sim, esse site. E não cara, não é questão de pensar diferente. Tanto que eu cansei de dizer: desde da época do orkut o povo discutia coisa que hoje em dia as pessoas querem NEGAR. Feanor mesmo enfatizou isso. Houve uma mudança abrupta em relação a aceitação de outra possibilidade, forçando goela a baixo apenas uma outra visão. E o site em si só fala de CDZ, por isso usei o exemplo do Camus que muitos teorizavam sobre o ZA, mas depois que o site confirmou que ele tem, não disse que ele sempre teve apenas que tem, então do nada começou o rage como se isso nunca tivesse sido debatido. Como disse, não entendo essa mudança abrupta de simplesmente negar as possibilidades que o site, e o próprio autor diretamente, andam mostrando. De simplesmente enxergar como algo que foi inventado do nada e nunca houve dicas na obra. Se nunca houve, o povo não debateria durante anos, só parando ao sair os spin-offs.

• Like 2
Link para o post

A "idade" de uma discussão não tem nada a ver com os lados dela, desde época do Orkut eu vejo gente dizer que "teria" algo a discutir, que ficou no ar essa história do fantasminha nem-tão-camarada, do mesmo jeito que eu via gente dizendo que a situação "já tava resolvida" igual rolou nesse mesmo tópico e da exata mesma maneira

Então você não compreendeu a crítica usada pelo Feanor, por mim, pelo Felipe e cia. Estamos criticando o fato da maioria simplesmente negar um gancho que já era debatido há tempos, que só DEIXOU de ser debatido com força ao sair os spin-offs que abordaram os temas. E agora, que o autor mais site estão afirmando essas duvidas, do nada decidiram achar que cara tirou do nada e nunca houve a possibilidade. Então sim, a idade da discussão tem tudo a ver. A idade que se discute algo tem tudo a ver quando se afirma que tal ideia foi tirada do nada ou nunca teve uma dica sequer. Se foi tirada agora ou nunca teve dica, então nunca teríamos tantas discussões a respeito do assunto. Nunca teríamos debatido tanto sobre as dicas deixadas. Como Feanor disse, eram discussões até bem polarizadas, então é óbvio que você veria pessoas alegando que já foi resolvida, mas o problema aqui é negar que boa parte também achava o contrário, que nunca fora resolvida. É uma crítica construtiva simples, assim como meu pensamento: por que só agora resolveram dá rage em algo debatido por anos? Se não entendeu minha análise/crítica, não temos o que debater de fato.

• Like 2
Link para o post

Como Feanor disse, eram discussões até bem polarizadas, então é óbvio que você veria pessoas alegando que já foi resolvida, mas o problema aqui é negar que boa parte também achava o contrário, que nunca fora resolvida.

é exatamente o que eu tô falando

não tão "dando rage" agora nem sequer é algo inédito querer negar que a outra interpretação exista, essas discussões sempre foram desse exato mesmo jeito porque é de lei qualquer discussão polarizada ser sempre desse jeito. logo nem sequer tão "dando rage só agora", sempre deram. continua elas por elas

• Like 3
Link para o post

A "idade" de uma discussão não tem nada a ver com os lados dela, desde época do Orkut eu vejo gente dizer que "teria" algo a discutir, que ficou no ar essa história do fantasminha nem-tão-camarada, do mesmo jeito que eu via gente dizendo que a situação "já tava resolvida" igual rolou nesse mesmo tópico e da exata mesma maneira

No orkut essa discussão acontecia toda hora mesmo, assim como a dos 100 filhos, 8º sentido, qual o cavaleiro de ouro mais poderoso. E são sempre os mesmos argumentos e os mesmos contra-argumentos. De 2006 pra cá não mudou nada.

• Like 4
Link para o post
Visitante Darkangel

Lembro me que o que mais se debatia no orkut, pelo menos lá na cdzona, era a treta entre Shaka x a tríade, não necessariamente sobre quem era o mais poderoso, mas sim sobre farsa ou não farsa, além de se a sobrepeliz é ou não é inferior às gold.

Havia bastante também sobre mais poderoso dos de bronze, bem comum com Ikki, Shun e Hyoga.

Link para o post

No orkut essa discussão acontecia toda hora mesmo, assim como a dos 100 filhos, 8º sentido, qual o cavaleiro de ouro mais poderoso. E são sempre os mesmos argumentos e os mesmos contra-argumentos. De 2006 pra cá não mudou nada.

Sério que ainda se discute sobre o oitavo sentido? Sempre achei que tudo estivesse super claro.

Link para o post
Visitante Darkangel

Na verdade várias coisas ficaram "pendentes" quanto a isso.

-Shaka já havia despertado quando criança?

-Ikki o despertou quando chegou ao inferno?

-Orphée despertou quando chegou ao inferno?

-Saori já conhecia o arayashiki?

-E Dohko e Shion?

-Quais dos cavaleiros de ouro despertaram?

-E, recentemente, Odysseus, ele despertou para chegar a entrada?

Foi inclusive criado um tópico recente sobre. Lá vc vai perceber que as respostas são bastante variadas. Pra vc ver que é um assunto bem longe de ter ficado claro, visto a quantidade de questões com várias respostas diferentes.

Editado por Darkangel
Link para o post

Os Cavaleiros de Bronze chegaram a despertar o arayashiki ou so contaram com a proteção das armaduras?

Eu sempre interpretei que, pra chegar ao inferno vivo, precisa despertar o oitavo sentido, então, pra mim, tanto os bronzeboys quanto os golds que chegaram ao inferno, precisaram desperta-lo.

Link para o post

E pra adaptação que já falou que a Esmeralda nunca morreu, essa inventada é até pequena

Não só ela como o Guilty também... E depois disso ela abandonou o Ikki, o que fez ele virar vilão

Mas por outro lado a DiC nos presentou com Hyoga surfista. Dá até vontade de perdoar tudo só porque criaram a versão definitiva do Cisne.

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...