Felipe De Palma Kind 575 Postado Novembro 16, 2018 Compartilhar Postado Novembro 16, 2018 20 anos não ué, mas pode ser que ele deixou aberto porque tinha algumas ideias em aberto que não tinha como usar na épocaIgual o plot da Marin/ToumaAA, detalhebipolaridade não muda cor de cabelo 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
MAD_MAX 33 Postado Novembro 16, 2018 Compartilhar Postado Novembro 16, 2018 (editado) Pois é, e é uma coisa que até antes de SSHO muitas pessoas reclamavam por não ter sido explicada. Ou seja, esse lance de que foi apenas o lado maligno saindo, não é um pensamento que afeta todos os leitores, ao menos não antigamente. Parece que essa possibilidade só começou a ser negada após o desenvolvimento em SSHO. Isso é um gancho, um gancho até forte. E lembrando que Abel tava longe de ser apenas só mais uma personalidade ruim, ainda era uma segunda alma, duas vidas no caso, e novamente uma foi eliminada quando foi necessário ter um santo de gêmeos do lado de Atena. Toda vez que Atena "precisa" do santo de gêmeos, o gêmeo ruim é eliminado de alguma forma, e o outro assume. No caso de Saga, seria a primeira vez que veríamos o ruim assumindo o posto do bom, enquanto o que deveria ser bom tinha uma "dupla personalidade" tão severa que foi expulsa de seu corpo como uma entidade. Editando para não floodar. Como esse lance de entidade sempre teve esse gancho na obra, não vejo como isso prejudica o desenvolvimento do Saga. Até porque em Hades o Saga é full leal, nada de um surto de fúria nem contra inimigos. Então não vejo problema de influência divina.Bom na obra o autor paga um pau danado pros cavaleiros de gêmeos independente da era, então eu não duvido que tenha mais coisa ae. Wtf.Se o escudo foi capaz de fazer isso com a parte maligna do Saga, me parece óbvio que faria com qualquer um. Por que não?Saga explicou sobre o escudo e ele afirmou que ele bloqueia qualquer ataque maligno, e não me parece ser em sentido literal. Enfim, o que está sendo dito é que o mangá já era auto suficiente. Não há razões nem motivos para alterar o que o próprio Kurumada deixou claro ter optado como resposta a loucura de Saga.Ele alterar isso não evidencia nada mais do que sua falta de capricho em sua própria obra, pois o mesmo foi feito com Shura e o terrível Episódio Zero. Abel não era outra pessoa, foi a forma maligna de Cain que tomou forma, simples. Era simplesmente uma parte do próprio Cain, não há irmão gêmeo para o Cavaleiro de gêmeos do século XVIII até aqui. Os gêmeos apresentados não têm semelhança de casos e a brincadeira dos deuses foi descartada pelo próprio Kurumada.Então pode colocar a morte de shion e todo traidor de atena no grande mestre, era passar esse escudo na frente dos cavaleiros uma vez por ano, e não teria mais problemas com traidores no santuario. Burros de mais, tão fácil e nunca fizeram. A solução tava ali, bem na frente deles. Não te culpo por não gostar pois eu também não gosto, na maioria dos casos que essas mudanças acontece em mangas fica bem ruim mesmo. Ou então você não está sabendo abrir a mente para possibilidades deixadas nas entrelinhas pelo kurumada... para que um dia pudessem ser explicadasPois é, isso é normal de acontecer em mangas e normalmente eu não gosto quando acontece na maioria dos casos. Então a chance de ser ruim é grande mesmo. Editado Novembro 16, 2018 por MAD_MAX Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Novembro 16, 2018 Compartilhar Postado Novembro 16, 2018 Sobre a questão do shura, a explicação ainda não foi finalizadaEsperem Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Novembro 16, 2018 Compartilhar Postado Novembro 16, 2018 AA, detalhebipolaridade não muda cor de cabeloIsso não tem qualquer relevância. As pessoas também não soltam meteoros pelas mãos. Esse simplesmente foi um recurso criativo usado por Kurumada para indicar a mudança de personalidade. Então pode colocar a morte de shion e todo traidor de atena no grande mestre, era passar esse escudo na frente dos cavaleiros uma vez por ano, e não teria mais problemas com traidores no santuario. Burros de mais, tão fácil e nunca fizeram. A solução tava ali, bem na frente deles. Não te culpo por não gostar pois eu também não gosto, na maioria dos casos que essas mudanças acontece em mangas fica bem ruim mesmo.E qual seria o problema? Pelo visto vc nunca parou pra pensar que se o coração maligno de Saga era comparado a um demônio e ele fora eliminado pelo escudo, então provavelmente qualquer pessoa passaria pela mesma experiência, pois provavelmente ninguém tem tal maldade em seu coração.Se Máscara da Morte, que vocês gostam de utilizar como exemplo, fosse tão maligno ou qualquer outro exemplo de traidor, que vocês também gostam de se esquecerem (puramente por se apegarem a questão da armadura), boa parte da complexidade e originalidade de Saga se perderia. Mesmo porque qualquer um, então, poderia ter realizado seus mesmos feitos que o lado maligno fez. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 Sim, uma personalidade maligna é um espírito que sai voandoCara, dentro do universo de Seiya, isso não faz sentidoÉ a mesma representação de quando Hades saiu do ShunE tínhamos a mesma mudança de cabeloVocê insiste no fato que Kurumada colocou um ponto final nisso, sendo que ele não colocou, ele deixou totalmente em aberto 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
MAD_MAX 33 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) Isso não tem qualquer relevância.As pessoas também não soltam meteoros pelas mãos.Esse simplesmente foi um recurso criativo usado por Kurumada para indicar a mudança de personalidade. E qual seria o problema?Pelo visto vc nunca parou pra pensar que se o coração maligno de Saga era comparado a um demônio e ele fora eliminado pelo escudo, então provavelmente qualquer pessoa passaria pela mesma experiência, pois provavelmente ninguém tem tal maldade em seu coração.Se Máscara da Morte, que vocês gostam de utilizar como exemplo, fosse tão maligno ou qualquer outro exemplo de traidor, que vocês também gostam de se esquecerem (puramente por se apegarem a questão da armadura), boa parte da complexidade e originalidade de Saga se perderia. Mesmo porque qualquer um, então, poderia ter realizado seus mesmos feitos que o lado maligno fez.E onde eu apontei problema ? Eu disse a solução, passa esse escudo na frente dos 12 dourados e pronto problema resolvido. A armadura trair mascara da morte é um bom exemplo de que ele ficou maligno, matar criança seria outro. Editado Novembro 17, 2018 por MAD_MAX Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) Sim, uma personalidade maligna é um espírito que sai voando Cara, dentro do universo de Seiya, isso não faz sentido É a mesma representação de quando Hades saiu do Shun E tínhamos a mesma mudança de cabelo Você insiste no fato que Kurumada colocou um ponto final nisso, sendo que ele não colocou, ele deixou totalmente em abertoTambém não é uma comparação que faça sentido.Abel não era um espírito, tão pouco o irmão gêmeo de Cain, mesmo assim tinha cor de cabelo diferente da de Cain e tomou forma.E só pra te lembrar, Saga é loiro e quando era tomado pelo lado maligno ficava com a cor de cabelo preta. Enquanto que Shun tem cabelo castanho, e quando Hades lhe incorporou ficava com uma cor ainda mais escura. Três situações diferentes onde em apenas um caso sabemos que houve possessão, e em todas Kurumada usa o recurso de mudança na cor de cabelo para indicar mudança na personalidade. Aparentemente isso é novidade pra vc. Essa história de tentar associar três casos completamente distintos, sendo a única semelhante é haver um problema entre os gêmeos do século XVIII e XX, é bem sem pé nem cabeça. E sim, jovem, ele a finalizou naquela época. E onde eu apontei problema ? Eu disse a solução, passa esse escudo na frente dos 12 dourados e pronto problema resolvido. A armadura trair mascara da morte é um bom exemplo de que ele ficou maligno, matar criança seria outro.Ué, você tratou a questão com tanto desdém, por que está recuando agora? rs MAX, não vamos descer ao nível Casagrande da coisa, por favor. Foi bastante óbvio os motivos pelo qual a armadura de câncer abandonou MDM. Só que vocês tentam usar dessa situação como se o mesmo devesse ocorrer com Saga, ignorando que o mesmo tem a contra-balança da bondade, e que também não ocorreu com outros traidores. Editado Novembro 17, 2018 por Darkangel Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
MAD_MAX 33 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) Também não é uma comparação que faça sentido.Abel não era um espírito, tão pouco o irmão gêmeo de Cain, mesmo assim tinha cor de cabelo diferente da de Cain e tomou forma.E só pra te lembrar, Saga é loiro e quando era tomado pelo lado maligno ficava com a cor de cabelo preta. Enquanto que Shun tem cabelo castanho, e quando Hades lhe incorporou ficava com uma cor ainda mais escura.Três situações diferentes onde em apenas um caso sabemos que houve possessão, e em todas Kurumada usa o recurso de mudança na cor de cabelo para indicar mudança na personalidade.Aparentemente isso é novidade pra vc. Essa história de tentar associar três casos completamente distintos, sendo a única semelhante é haver um problema entre os gêmeos do século XVIII e XX, é bem sem pé nem cabeça. E sim, jovem, ele a finalizou naquela época. Ué, você tratou a questão com tanto desdém, por que está recuando agora? rs MAX, não vamos descer ao nível Casagrande da coisa, por favor. Foi bastante óbvio os motivos pelo qual a armadura de câncer abandonou MDM. Só que vocês tentam usar dessa situação como se o mesmo devesse ocorrer com Saga, ignorando que o mesmo tem a contra-balança da bondade, e que também não ocorreu com outros traidores.Não to recuando, eu perguntei se o mesmo aconteceria com MDM, você disse que sim. Então como eu disse, é vacilo do grande mestre não usar esse escudo pra evitar possiveis traidores nos dourados. Não é so questão da armadura e você sabe, o MdM tava matando crianças cara. Nunca critiquei a amadura não trair saga de onde você tirou isso ? Editado Novembro 17, 2018 por MAD_MAX Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 Não to recuando, eu perguntei se o mesmo aconteceria com MDM, você disse que sim. Então como eu disse, é vacilo do grande mestre não usar esse escudo pra evitar possiveis traidores nos dourados. Não é so questão da armadura e você sabe, o MdM tava matando crianças cara.Na verdade a armadura abandonou Mdm porque ele se mostrou uma pessoa má, simples e puramente isso. O que ele fazia sobre isso era indiferente, se ele matava crianças, se ele estuprava homens ou mulheres, se ele esfolava, pouco importa. O que ficou subentendido é que ele excedeu a parcela de cusão que ele poderia ser, pois outros também se mostraram e nem por isso a armadura os abandonou. Sobre o escudo, mas esse seria o tipo de recurso repetitivo que limitaria a história. Entraria mais ou menos no mesmo caso do segundo golpe não funcionar contra um mesmo cavaleiro, se Kurumada usasse esse elemento ad infinitum não teríamos lutas, e nenhum cavaleiro inferior teria chances contra cavaleiros superiores, que é uma das características mais presentes na obra, uma vez que para o cavaleiro inferior superar seu algoz primeiramente ele precisaria usar uma técnica que posteriormente já seria conhecida pelo seu alvo.Claro, admitindo que o Escudo tem essa capacidade mesmo. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 Abel é outra consciência, é um tumor que tomou consciência própria e gerou um espírito separado do cainPor isso a mudança de cor de cabelo Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
MAD_MAX 33 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) Na verdade a armadura abandonou Mdm porque ele se mostrou uma pessoa má, simples e puramente isso. O que ele fazia sobre isso era indiferente, se ele matava crianças, se ele estuprava homens ou mulheres, se ele esfolava, pouco importa. O que ficou subentendido é que ele excedeu a parcela de cusão que ele poderia ser, pois outros também se mostraram e nem por isso a armadura os abandonou. Sobre o escudo, mas esse seria o tipo de recurso repetitivo que limitaria a história. Entraria mais ou menos no mesmo caso do segundo golpe não funcionar contra um mesmo cavaleiro, se Kurumada usasse esse elemento ad infinitum não teríamos lutas, e nenhum cavaleiro inferior teria chances contra cavaleiros superiores, que é uma das características mais presentes na obra, uma vez que para o cavaleiro inferior superar seu algoz primeiramente ele precisaria usar uma técnica que posteriormente já seria conhecida pelo seu alvo.Claro, admitindo que o Escudo tem essa capacidade mesmo.Então eu nunca gostei muito desse negocio da armadura abandonar o cavaleiro, achei uma forçada grande do roteiro e ainda abre margens pra questionar porque o mesmo não acontece com os outros. O exemplo da tecnica que não funciona duas vezes foi perfeito, o autor so usa quando é conveniente e eu acho isso um problema, Na verdade nem era pra ter isso. Eu sei que o roteiro seria limitado por isso e concordo, mas é aquele negocio esse é um problema que seria fácil de resolver, mesma coisa dragon ball, não tem muito sentido passar aperto com inimigos se tem as esferas pra resolver tudo. E toda vez um traidor entre os dourados é um problema também, acaba virando muleta isso. Editado Novembro 17, 2018 por MAD_MAX Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lyke 188 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 No caso do MDM, sempre me pareceu que a armadura o abandonou porque o "cosmo/alma" dele ficou manchado. Ele era mau, gostava e, sempre agia em benefício próprio, sem a menor empatia por ninguém. O que difere dos casos de Saga, Afrodite e até mesmo Shura (vide EZ). Estes, apesar de suas idéias distorcidas sobre justiça, sobre o que Atena representava, sempre acreditaram piamente no que estavam fazendo, que era o certo para o mundo. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 873 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 No caso do MDM, sempre me pareceu que a armadura o abandonou porque o "cosmo/alma" dele ficou manchado. Ele era mau, gostava e, sempre agia em benefício próprio, sem a menor empatia por ninguém. O que difere dos casos de Saga, Afrodite e até mesmo Shura (vide EZ). Estes, apesar de suas idéias distorcidas sobre justiça, sobre o que Atena representava, sempre acreditaram piamente no que estavam fazendo, que era o certo para o mundo. Exato. Shura é um personagem totalmente sem sentido então nem vou usá-lo de exemplo, mas Afrodite traiu Atena por acreditar que seria o melhor para a paz na Terra. Ele nunca foi maligno. Já o Máscara da Morte não acreditava em justiça, só o poder interessava a ele e por isso se sentia no direito de agir de forma cruel. Tão cruel que chegou ao ponto da armadura o recusar quando viu um cavaleiro de verdade diante dela, Shiryu. Já sobre Saga, eu nunca fechei a questão(possessão ou dupla personalidade). Vamos ver o que Kurumada trará agora. 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 2.976 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) Como sempre falo, sempre achei (desde os anos 90) que, ou Saga foi possuído por Ares, ou então, por um demônio (o que seria menos interessante do que se fosse realmente por Ares). Ser apenas um caso de dupla personalidade é o que menos teria graça. E sobre Máscara da Morte: ‘‘O que o Mestre está fazendo agora pode ser errado, mas se ele vencer, ele passará à ser justo, e o injusto, o senhor. A justiça, o bem e o mal são coisas que mudam através dos tempos. O vencedor, se tornará o bem, e o perdedor, será o mal.’’ (Máscara da Morte) Editado Novembro 18, 2018 por Bruno Ogawara 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) Quem não entende o Máscara da Morte perdeu muito ao ler Saint Seiya. É por isso que ele é o melhor vilão que Saint Seiya já teve. Antes ele tinha uma lógica. Ele não matava crianças por prazer. Ele matava crianças, idosos, bebês e mulheres grávidas, se fosse necessário para cumprir a missão. Essa era a devoção dele ao ofício de ser um Santo de Athena. Por isso, nenhum outro Santo de Athena entregou mais do que ele para a sua função. As Cloths não são criaturas perfeitamentes conscientes que ficam julgando o seu portador o tempo todo... Não. Elas tem algum grau de senciência, mas o normal é ficarem paradas e simplesmente serem trajadas pelos santos, silentes. A Armadura de Câncer não o havia abandonado antes, pois havia alguma lógica naquela loucura. O ideal, em sua última instância, era nobre, ainda que todo o resto fosse pútrefo. O problema é que, quando Deathmask se viu superado pelo Shiryu, um mero Santo de Bronze, ele abandonou até a sua lógica. Ele começou a atacar e humilhar os cadáveres que estavam em volta por pura vilania. Foi isso o que a Armadura não aguentou. Antes o Deathmask ornava o Templo de Câncer com as cabeças de suas vítimas inocentes, como um peso... Para lembrá-lo de sua árdua, mas necessária missão. A partir daquele momento, no entanto, ele abandonou até mesmo isso. O seu cosmo se tornou inteiramente podre, e a Cloth o abandonou. Trair Athena não é pré-requisito para que a Cloth abandone um Santo de Athena. Ser mau e cruel também não é o suficiente... Esse foi um episódio lendário, que talvez tenha sido o primeiro e único da história. Apenas um caminho tão pérfido quanto o do Deathmask justificaria isso. Editado Novembro 17, 2018 por Fëanor 3 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Manu of Deche 162 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) Se o caso do Saga for de possessão,então é a possessão mais estúpida ja feita,pois não só Saga em nenhum momento demonstra sinais de saber que esta sendo possuido,ao contrario fala como se fosse parte dele o mal,como o tal possessor tambem acha que é Saga,exemplo disso é ele perdendo tempo dando trela pro elmo de gemeos quando esse começa a chorar. Editado Novembro 17, 2018 por Manu of Deche Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
CHÃOTSEIYA 806 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) @Feanor, você está completamente correto, mas esqueceu de uma outra parte do MDM que muda bastante coisa, que é seu bem próprio. Como foi mostrado no EpiZero, quando ele diz que faz as coisas por algo em troca, exatamente como um mercenário. Ele fazia as coisas por ganho pessoal, no começo da jornada dele com certeza devia fazer por esse motivo especial que era a justiça, mas no decorrer ele apenas tentava justificar suas próprias ações.O que não é um desenvolvimento ruim, mas perde um pouco da complexidade do personagem. Eu achei uma mudança de personalidade ruim, não é de todo mal, mas é pra esse propósito que EpiZero serviu, mudar os personagens e algumas de suas características (ou acrescentar...). Só sei que o Aiolos do Kurumada que podia ser um ótimo personagem, é o mais clichê e sem carisma possível, como eu queria ver aquele Aiolos de EpiG sério mas brincalhão. Editado Novembro 17, 2018 por CHÃOTSEIYA Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
gatebreake 90 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 2 capítulos .. isso resume tudo. O que esperar de bom em incríveis 2 fucking capitulos ? Se não tiver no mínimo umas 40 pag cada, então vai ser outra merda, assim como foi o ep zero 1. 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Este é um post popular. Visitante Darkangel Postado Novembro 17, 2018 Este é um post popular. Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 (editado) Pensei em criar um tópico para isso, mas a verdade é que este é o cerne do atual discorrimento entre nós e acho que este espaço é mais do que propício.A postagem ficou extensa. Se você não tá afim de ler, just dont read it, foda-se buddy.Se acharem que isso deve ir pra um espaço próprio, até pelo tamanho do texto, podem criar um tópico, sei lá, "Interpretação sobre as faces de Saga", e migrarem isto aqui pra lá. Pensei e decidi fazer um compilado de passagens, em ordem cronológica (misturadas entre Clássico e Episódio Zero), que atestam/evidenciam/explicam que a personalidade maligna atuava por vontade do próprio Saga, isto é, o lado bondoso. Nas passagens vemos intercalos entre as personalidades, onde nem sempre, e nitidamente, víamos que a vontade do lado maligno sobrepujava a vontade do lado bondoso, pelo contrário, em várias o bondoso dava as caras convenientemente, evidenciando que era uma questão de vontade e, em tantas outras, (falta de) interesse aparecer ou não aparecer.Em cada uma dessas passagens eu as destaquei, com negrito e sublinhado, o que eu considero como mais importante, como evidencia do fato, exatamente como está neste trecho.Eu não me atentei a tradução utilizada na maioria das partes, estou assumindo que erros desse tipo não influenciam significativamente o contexto abordado. Acho que isso aqui é um compilado completo do que podemos esperar para Episódio Zero: Origem. E vamos a elas: 1-Seguindo a ordem cronológica, o primeiro fato importante que temos é o diálogo entre Saga e Kanon em alguma parte do Santuário.Aqui Kanon evidencia que ele é puro mal, enquanto que Saga é dividido entre o bem e o mal(além de deixar claro que ninguém sabia da existência dos gêmeos e que eles deveriam se unir para matar Atena e derrubar o Grande Mestre). Mas quando Kanon pede para Saga ser sincero consigo mesmo e reconhecer que há um lado maligno dentro de si, Saga se vê em fúria e imediatamente decide prender Kanon no Cabo Sunion. Apesar da raiva momentanea, Saga não negou que possui esse lado e, indiretamente, reconhece sua existência, afirmando que não o deixaria "sair".Já preso, Kanon reitera que em sua essência Saga é maligno. 2-Possivelmente o primeiro momento em que Saga percebe possuir um lado maligno, então é possível que tenha ocorrido antes do diálogo entre Saga e Kanon e anatomicamente eu diria até provável. Só que o Saga do Episódio Zero dessa cena e da cena do assassinato de Shion estão muito parecidos, diferentes da cena com Kanon, mas a cena de Kanon necessariamente ocorreu antes do assassinato de Shion, por isso optei por esta ordem. O lado maligno evidencia que a justificativa para os atos que estariam por vir tinham como único objetivo: ascender ao topo e comandar a humanidade (deixando claro que o argumento de proteger a Terra de outras invasões, usada no desfecho das 12 casas, era apenas um pretexto, o objetivo era rivalizar com os outros deuses): 3-Como se sabe, o Grande Mestre atual(Shion) estava para morrer e era necessário indicar um sucessor. Os demais cavaleiros de ouro eram jovens e inexperientes, então Aiolos e Saga eram os mais apropriados ao posto, e isso parecia ser consenso a todos. Quando Shion chamou os dois para decidir, opta por Aiolos e os critérios são expostos. Aparentemente em um primeiro momento Saga concorda.Posteriormente, Saga sobe, conscientemente (quero dizer, seu lado bondoso fez isso), até Star Hill para questionar a decisão de Shion. Ainda estando em pleno controle de sua sanidade, Saga começa a se auto-elogiar, colocando Aiolos inferior a ele em todos os aspectos. Eis que quando Shion expõe os motivos, Saga se entrega a sua personalidade maligna. 4-E como sabemos, logo assassina Shion. Essa passagem é interessante pois tanto o Clássico quanto o Episódio Zero se completam, não são exatamente os mesmos diálogos.Enquanto que no Clássico o Saga maligno deixa claro que ele, Saga, será um deus vivo governando a Terra (faria sentido uma entidade falar não pelo seu próprio nome? Pode soar ridículo dizer isso, mas Hades nunca se referiu a si como Shun. Idem para Abel com Cain), no Episódio Zero o Saga maligno deixa claro que só assassinou Shion porque ele não o escolheu como seu sucessor. Essa justificativa parece óbvia dado a sequência dos acontecimentos, mas aqui temos Saga reforçando o fato. E vamos lembrar: foi o Saga bondoso quem subiu até ali e desencadeou a sequência de eventos históricos que começaram aqui e se seguirão. 5-Terminando o Episódio Zero, temos a cena final onde Saga lamenta o fato de Aiolos ter descoberto seu segundo coração, o que me parece reforçar que tudo provinha de seus próprios desejos.Aqui temos a palavra "agora" empregada, o que sugere que seja algo recente. No entanto, penso que não em seu sentido literal. Aos poucos(tempo) Saga começou a sentir ciumes de Aiolos (característica bem nítida quando o colocou abaixo de si no diálogo com Shion), Kanon explorou esses sentimentos, e por fim ele se viu frustrado quando não fora escolhido como sucessor a Grande Mestre. Então acredito ser plausível afirmar que o primeiro momento em que o lado maligno de Saga tomou conta de si plenamente foi no assassinato de Shion, e como o fato foi recente Saga usa o "agora", porque agora nem sempre ele terá controle pleno de si. O lado maligno estava em formação com uma cadeia de eventos durante esses 15 anos. E quando a gota d'gua chegou (Aiolos ser escolhido como sucessor), ele finalmente aflorou. Notem que Saga poderia ter feito algo. Ele poderia muito bem ter saído de seu posto, poderia desfazer as acusações que o lado maligno fez sobre Aiolos, ele poderia impedir Afrodite, Shura e Máscara da Morte de atacarem o sagitário.Mas ele nada fez. Ele nada fez por vergonha. Não vergonha pelos atos em si, mas vergonha por estar ciente, saber de que tais atos eram parte do que ele almejava. 6-Em outra passagem do Episódio Zero, Saga aparenta certo desespero por notar que a estátua da deusa Nike não mais se encontrava na mão direita da estátua da deusa Atena. Importante notar aqui que Saga está de cabelo claro e aos gritos. É seu lado bondoso que está no comando. Me parece lógico deduzir que ele sabia da importância de Nike, que ela leva qualquer um que a tomar a vitória, e a tomaria talvez para escondê-la, para que não houvesse chances de ser derrotado futuramente, eliminando mais um rastro dessa possibilidade. O próprio Saga bondoso tomava ações para perpetuar-se.No desfecho da cena, profetiza sua queda e sua punição. 7-Ainda no Episódio Zero temos uma passagem onde há um conflito entre o Saga bondoso e o maligno. O maligno consegue usar a Outra Dimensão para jogar Aiolos e Atena a ficarem perdidos indefinidamente, mas o bondoso a desfaz, atitude idêntica a que fez com Seiya 13 anos mais tarde.Como em todas as passagens, Saga assume responsabilidade no ato e afirma que um dia pagará por suas ações com sua vida.Importante destacar: o lado maligno questiona o lado bondoso se ele não tem vontade de comandar a Terra. Mais uma evidencia de conflito de interesses do próprio Saga. 8-Em outra passagem, 13 anos depois e se passando como Grande Mestre, a dado momento, quando os eventos das 12 casas estavam para se iniciar, Saga decide banhar-se. A cordialidade empregada ao servo e a cor do cabelo deixam claro que é o Saga bondoso quem está no comando das ações. Temos então mais uma oportunidade em que Saga poderia ter feito alguma, qualquer, coisa a respeito para toda a situação ser corrigida. Mas, ao contrário, ele desfrutava do que apenas o lado maligno era responsabilizado.Saga então começa a questionar-se, intercalando as personalidades, e em uma dessas começa a elogiar-se, pagando pau pro próprio corpo (e a TOEI ainda tentando fazer isso com o Afrodite rs). O servo ouve as duas personalidades em conflito e entra na câmara, Saga se enfurece, o lado maligno toma o controle novamente e assassina o pobre irmão de Aldebaran. A anatomia empregada por Kurumada é um show de horror a parte nessa passagem, mas enfim.Ao final, Saga diz que precisa matar rapidamente Atena para que a verdade sobre sua identidade e seus planos não venham por água abaixo. 9-Seguindo os fatos, nossa próxima passagem chega ao encontro entre Saga e Aiolia, quando o leão descobre toda a verdade.Ainda que as palavras iniciais de Saga no diálogo entre eles indicassem que era o lado maligno no comando, vemos a cor de cabelo de Saga mudando novamente, evidenciando que a personalidade que ali comandava inicialmente no mínimo estava dividida. E por que houve a mudança? Porque Aiolos chegou 300% puto e mostrou que sabia de toda a verdade. Temos uma nova situação onde o lado bondoso desaparece com muita facilidade, e o lado maligno tem caminho livre para aflorar.Não seria por conveniência, agora que Aiolia sabe a verdade não seria interessante matá-lo, como fez com o servo na câmara de purificação, e com o próprio Shion??Mas é claro que é conveniente. Toda vez que Saga se vê em uma encruzilhada moral a primeira atitude que lhe vem em mente é de eliminar o rastro do que pode significar a exposição de todas as suas mazelas, e por consequência a chegada de sua ruína. 10-Em outra passagem, com o Saga maligno no comando, é claro (se não fosse, a casa de gêmeos não teria se transformado em um labirinto), o Saga bondoso pede para que ele pare de se humilhar pois já fora derrotado.É mais uma passagem que testemunhamos que quando o lado bondoso quer, ele dá as caras. 11-Aqui eu preferi pegar a tradução espanhola, acredito que ela seja significativamente melhor (mais pela explicação sobre o Escudo), então nem mencionarei a BR.Já no início do desfecho do plot de Saga, Seiya dá de cara com ele quando adentra o Salão do Grande Mestre. Inicialmente Saga chora, pois sabe das responsabilidades que seus atos trouxeram, e instrui Seiya a salvar Atena.Aqui Saga já deixa claro sobre as capacidades do Escudo de Atena, sendo capaz de eliminar o mal, visto que ele representa a justiça, em forma de "bloquear a maldade de qualquer ser maligno" (daí o porque eu acredito que ele tem a capacidade de fazer isso com qualquer um, se foi capaz de curar Atena e o próprio Saga).Como Saga é a representação do conflito eterno entre o bem e o mal, me parece ter sido a única passagem em que o lado bondoso não deixou nenhum vestígio do lado maligno lhe externar, sendo capaz de oferecer precisamente a informação que Seiya precisava. A essa altura, Saga notou que seus planos finalmente chegariam a um fim, algo que ele mesmo profetizou no início disso tudo (no Episódio Zero): 12-Após este diálogo, o lado bondoso cede e o lado maligno desperta, com a conveniência de sempre voltando a dar as caras (pois Seiya já sabia o que tinha de fazer e, até então, estava com o caminho livre para tal), atacando e derrubando Seiya, que fica sem entender, questionando a mudança de personalidade de um Deus para um Diabo.Aqui Saga menciona a importância de Nike e do Escudo para concluir seu plano, reiterando-o novamente. Mas não tinhamos Episódio Zero quando esta passagem foi criada, então esta seria a primeira vez que ele faria isso e a grande revelação dos reais planos de Saga para o leitor. 13-Quando a cena segue, o lado maligno utiliza o Outra Dimensão para varrer Seiya do mapa, mas o lado bondoso momentaneamente toma as ações e o impede no bem na hora. O lado maligno volta a tomar as ações e pragueja que o lado bondoso sempre o atrapalhou em dominar a Terra em supremo. Como ele já dominava o Santuário a 13 anos esse diálogo pode parecer incoerente, mas o termo "supremo" empregado parece referir-se a ele estar livre para tal, uma vez que Saga intercalava suas personalidades, então sempre que o lado maligno tomava as ações sempre havia o risco de ser interrompido pelo bondoso. 14-Na sequência dos eventos, Ikki aparece e trava um combate com Saga. Simultaneamente, fora do Salão do Grande Mestre, Mu finalmente revela a verdade para os demais cavaleiros de ouro explicando que Saga era comparado a um Deus por sua bondade, que mesmo entre os povos ao redor do Santuário o viam assim. E em uma resposta a revelação de Mu para os demais, Saga grita que ele é um Deus (novamente falando por ele, não por uma outra entidade) e que reinará sobre o Santuário e a Terra. 15-Após Ikki utilizar seu próprio corpo como escudo para proteger Seiya e ser desintegrado, após a segunda Explosão Galáctica, Seiya se levanta novamente e parte em direção ao objetivo de salvar Atena, ignorando a presença de Saga ali. Saga o nota e fica surpreso que ele ainda tem forças para continuar sua missão, e nesse momento o lado bondoso lhe reconhece como um verdadeiro cavaleiro de Atena e que ele, Saga, não é nada perto deles (a Seiya e a outros de mesmo exemplo). Outra passagem em que Saga demonstra estar completamente consciente de todo o mal que causou. 16-Perto do final, Saga vislumbra sua imagem, em mais um momento de insanidade, perguntando quem era ele: Bem ou Mal, Deus ou Diabo. A passagem novamente reforça o conflito interno de Saga. Então, o lado maligno pistola e reitera que o lado bondoso o impediu, em todos esses anos, de dominar a Terra e, em meio ao conflito de emoções, novamente Saga se utiliza do pretexto de ser o único salvador deste mundo. 17-Finalmente, Seiya consegue alcançar o Escudo e o aponta em direção de Atena. Como Saga prostra-se em sua frente para tentar impedi-lo, acaba sendo atingido pela mesma luz purificadora que ia em direção a deusa.O lado maligno de Saga é expurgado e abandona seu corpo, desaparecendo nas estrelas.Seiya nota que o semblante de Saga voltou a ser de uma pessoa bondosa, concluindo que isso ocorreu graças ao expurgo da alma, metade, maligna de Saga. 18-Então, ao despertar, Saga cumpre sua profecia e se suicida, envergonhado demais por seus atos e pelas consequências penosas que eles acarretaram.Mu conclui, por fim, que Saga foi vítima de dupla personalidade, sempre dividido entre o bem e o mal, e que isso ocorreu pois Saga acabou se entregando em suas próprias ambições. Bem, o compilado de acontecimentos tem como objetivo mostrar, por N passagens e fatores, que todo o ocorrido foi desejo do próprio Saga. Uma pessoa que era divida entre o bem e o mal, que era reconhecida como deus e, que por ceder as suas próprias ambições, também foi reconhecida como o diabo. As atitudes condenáveis do lado maligno de Saga eram a representação dos sentimentos mais mesquinhos que Saga possuía, como o ciúme, a possessão, a inveja, a soberba, etc.As atitudes dignas do lado bondoso de Saga eram a representação dos sentimentos mais puros e altruístas que Saga possuía e que infelizmente não as vimos em sua maioria, como impedir o lado maligno e salvar Aiolos, Atena e Seiya de serem tragados pela Outra Dimensão, como impedir o lado maligno de continuar lutando contra Shun, como o de acalentar o coração de um velho, que temia por sua morte, na vila de Rodorio, etc.Saga vivia em extremos por sua dupla personalidade. E o resultado disso foi seu suicídio, num ato claramente inspirado no Seppuku dos samurais, por não suportar as consequências e a responsabilidade de suas ações, e pela vergonha por ter cedido aos seus desejos mais impuros. A mim, tudo isso foi esplendidamente muito bem criado e costurado. Há margem para uma terceira influência, maybe um deus ? Há. Mas não vejo qualquer sentido nisso, tanto por outras dessas mesmas passagens em que o lado maligno assumia a autoria inclusive usando do próprio nome (o que elimina uma entidade o empossando, mas não uma influência), quanto pelo fato de que já foi tudo justificado como sendo sua dupla personalidade, seus próprios anseios.A presença, ou criação, de um terceiro fator, uma influência fora da consciência do próprio Saga, me soa como descaracterização, deturpação, profanação ao personagem, algo muito próximo ao que Kurumada fez com Shura em Episódio Zero 1. Caso ocorra e seja confirmado, não passarei a acreditar que essa era a intenção/ideia original de Kurumada, apenas que ele mudou seus conceitos e objetivos nessas últimas duas décadas, simples assim, e me vejo bastante amparado nessa interpretação. Mas, para não dizerem que "eu só estou vendo a minha interpretação, o meu lado", aqui vai um trecho de uma entrevista de Kurumada onde ele abriu a hipótese de um Deus instigar Saga. Las 12 Constelaciones del Zodiaco están profundamente relacionadas con nosotros, sobre todo los fans que sienten mucha simpatía hacia los Gold Saints con sus mismas constelaciones zodiacales. Debería ser posible dibujar el episodio de los Gold Saints también, el cual tuve que omitir en la obra original. Por ejemplo, con respecto a la Guerra Santa de 243 años atrás, de la cual solamente sobrevivieron dos personas, Dôko y Sion, ¿cómo hicieron ellos para entrenar a los jóvenes Gold Saints? Considero que eso debe haber sido bastante complicado. Por lo tanto, si Sion fue el maestro de Mû, eso significa que los otros Gold Saints debieron tener maestros también, ¿no es así? ¿Qué clase de personas eran ellos…? Ellos eran los maestros de los Gold Saints, ¿verdad? Pienso que, sin dudas, eran tipos grandiosos. Además, ¿por qué Saga intentó asesinar a Athena? Quizás había otro dios detrás instigándolo… Pensándolo de esa manera, quizás la Guerra Santa comenzó desde ese momento. Y luego, el amor fraternal entre Aiolos y Aiolia, la historia de Shaka hasta el momento en que alcanza la iluminación, cuál fue la razón por la que Death Mask se convirtió en Gold Saint, etcétera… Pienso que aún existen historias que a los fans les gustarían conocer. Mas eu gostaria de destacar algo:Os "quizás" ali em evidencia, que significam talvez, levantam exatamente o que eu estou defendendo: que Kurumada já tinha bem definido o que queria para Saga, mas que o tempo passou e ele optou/vai optar por outra explicação. Simples.O tempo de produção dos materiais canônicos de 2006 para cá contradizem completamente a versão de que foi tudo planejado pelo autor, como se ele quisesse deixar a história "meio-contada" naquela época para apenas 30 anos depois resolvê-la. Nem sentido tem isso. Se Kurumada alterar os motivos pelo qual Saga agiu como agiu, mudou de ideia. E vamos ver no que essa merda vai dar. Editado Novembro 19, 2018 por Darkangel 5 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cerberus_rack 183 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 Acho que esse novo manga só vai servir pra fazer algum retcon que pode ser usado futuramente em ND. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
DeathtollCâncer 1.539 Postado Novembro 17, 2018 Compartilhar Postado Novembro 17, 2018 A eterna sina dos fãs de Saint Seiya de morrerem por antecipação. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 873 Postado Novembro 18, 2018 Compartilhar Postado Novembro 18, 2018 Quem não entende o Máscara da Morte perdeu muito ao ler Saint Seiya. É por isso que ele é o melhor vilão que Saint Seiya já teve. Antes ele tinha uma lógica. Ele não matava crianças por prazer. Ele matava crianças, idosos, bebês e mulheres grávidas, se fosse necessário para cumprir a missão. Essa era a devoção dele ao ofício de ser um Santo de Athena. Por isso, nenhum outro Santo de Athena entregou mais do que ele para a sua função. As Cloths não são criaturas perfeitamentes conscientes que ficam julgando o seu portador o tempo todo... Não. Elas tem algum grau de senciência, mas o normal é ficarem paradas e simplesmente serem trajadas pelos santos, silentes. A Armadura de Câncer não o havia abandonado antes, pois havia alguma lógica naquela loucura. O ideal, em sua última instância, era nobre, ainda que todo o resto fosse pútrefo. O problema é que, quando Deathmask se viu superado pelo Shiryu, um mero Santo de Bronze, ele abandonou até a sua lógica. Ele começou a atacar e humilhar os cadáveres que estavam em volta por pura vilania. Foi isso o que a Armadura não aguentou. Antes o Deathmask ornava o Templo de Câncer com as cabeças de suas vítimas inocentes, como um peso... Para lembrá-lo de sua árdua, mas necessária missão. A partir daquele momento, no entanto, ele abandonou até mesmo isso. O seu cosmo se tornou inteiramente podre, e a Cloth o abandonou. Trair Athena não é pré-requisito para que a Cloth abandone um Santo de Athena. Ser mau e cruel também não é o suficiente... Esse foi um episódio lendário, que talvez tenha sido o primeiro e único da história. Apenas um caminho tão pérfido quanto o do Deathmask justificaria isso. Eu só discordo que o canceriano só tenha sentido prazer e perdido a lógica do discurso diante do Shiryu. O fato dele se gabar e se sentir orgulhoso pela quantidade de cabeças na casa de Câncer mostra que existia já algum prazer naquilo. Ele apenas mostrou algum pesar quando questionado sobre as crianças. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe De Palma Kind 575 Postado Novembro 18, 2018 Compartilhar Postado Novembro 18, 2018 Não consigo ver outra forma disso ficar interessante, além de abordar o lado maligno do saga Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Ares Saga 2.313 Postado Novembro 18, 2018 Compartilhar Postado Novembro 18, 2018 (editado) A armadura só largou o Máscara da morte quando ele atacou as almas penadas no Yomotsu.Suspeito que parte da alma do Deathtoll dentro da armadura não aguentou ver as almas,que ele sempre ajudou a irem pra outro mundo,sendo maltratadas pelo seu sucessor. Quanto ao caso da dupla personalidade chamar a si mesmo de Saga,há um porém: Julian Solo chamava a si mesmo de Poseidon antes mesmo do deus realmente despertar e tomar o controle do corpo.Era Julian Solo pensando ser Poseidon e por isso com poder limitado. Talvez o espírito maligno pense ser Saga,ou...o Saga maligno foi a cura que o espirito do Odisseu deu ao Saga.Quem sabe ele nao fuxicou no caminho entre Escorpiao e Sagitario e encontrou algo ou alguem? Editado Novembro 18, 2018 por Ares Saga Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Novembro 19, 2018 Compartilhar Postado Novembro 19, 2018 (editado) Adicionei outra passagem importante, no meu argumento, que havia me esquecido. O ponto 15. É capaz que eu tenha me esquecido de algum outro. Quanto ao caso da dupla personalidade chamar a si mesmo de Saga,há um porém: Julian Solo chamava a si mesmo de Poseidon antes mesmo do deus realmente despertar e tomar o controle do corpo.Era Julian Solo pensando ser Poseidon e por isso com poder limitado.Talvez o espírito maligno pense ser Saga,ou...o Saga maligno foi a cura que o espirito do Odisseu deu ao Saga.Quem sabe ele nao fuxicou no caminho entre Escorpiao e Sagitario e encontrou algo ou alguem?Não entendi o porém.Julian já estava completamente ciente de que ele representava Poseidon ali, independentemente de ele ser o Deus ou não. E bem neste caso se tratava realmente de uma possessão.No caso de Saga, ele demonstrou por A+B que estava ciente... de que se tratava de si, dele mesmo. E, caso ele não sabia se tratar de um terceiro elemento (eventual, ainda a se confirmar), então a comparação com Julian não cabe pois, reiterando, Julian sabia que era o hospedeiro do deus Poseidon e por esse motivo chamava a si mesmo de Deus/Poseidon. Eu já elimino 100% a hipótese de ser uma possessão, caso isso ocorra é nítida a mudança de ideia do autor com o passar do tempo.O que pode ser, e mesmo assim não vejo motivos para tal, é uma influência maligna em Saga. Editado Novembro 19, 2018 por Darkangel Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.