Ir para conteúdo

Ranking: melhores games de Final Fantasy

Posts Recomendados

Visitante Darkangel

Joguei um pouco mais da metade da série principal, porque tem mais uma pá de outros jogos fora dela que não joguei, e não zerei todos eles. Então rankearei apenas estes que joguei.

A postagem vai ser meio caprichadinha porque considero esta série muito especial, me proporcionando muitos sentimentos que tive o prazer de vivenciá-los, e ainda estar vivenciando-os, em diferentes momentos da minha vida.

Em cada uma das que citarei fiz um breve resumo que pode conter spoilers da história, então se alguém pretende jogar e conhecer algum desses títulos sugiro evitar a leitura.

Também dei uma nota em cada um que me aventurei. Notas baixas não necessariamente significam que o jogo é ruim, pode apenas significar que não tive experiência o suficiente para ser justo no julgamento.

Here we go.

1-Final Fantasy VI

(★)

20151127final-fantasy-6.jpg

Por uma margem de 0,000000000....1 de diferença para o VII. Particularmente há um carinho a mais por este comparado aos demais por ser um jogo do meu console preferido, Super Nintendo.

Tem minha protagonista preferida dos games, é o jogo com a maior quantidade de personagens disponíveis para se usar até hoje na história da franquia, com o maior vilão da história dos consoles!, e uma história e narrativa impecáveis. A quantidade de cenas, e sequências delas, que são memoráveis com certeza me deixam inclinado a ter certeza desta primeira posição, destacando três: a Cena da Ópera, a Cena da Destruição do Mundo e a Cena da Batalha Final contra Kefka.

A trilha sonora desse jogo é a Capela Sistina do Super Nintendo!

2-Final Fantasy VII

()

ffvii.jpg?w=1905

Tenho um carinho muito especial por este também porque foi o primeiro que zerei, Sephiroth foi o, até então, melhor vilão de RPGs que testemunhei, Cloud é meu protagonista preferido mesmo com todo seu dramalhão, e tem a Aerith, que é simplesmente minha personagem feminina preferida dos games até hoje, uma pena ela não ser protagonista de nenhum dos jogos da série. Acho que um dos pontos que fazem deste o título mais popular da franquia é o de que tudo nele é grandioso e excessivo, desde os claros padrões de personalidade nos personagens, na atmosfera mais punk, até os eventos que se desenvolvem durante a história.

Trilha sonora foda, com uma história atemporal e impecável.

3-Final Fantasy IV

()

ff1.jpg

Talvez este aqui tenha a melhor história para um protagonista da franquia, me foi tranquilamente o jogo mais difícil dentre os que zerei, aliás fico feliz por essa franquia proporcionar uma dificuldade de equilibrada a elevada, um dos maiores defeitos de outros clássicos do console como Chrono Trigger e Terranigma.

História marcante e com o melhor casal da franquia. A trilha sonora é muito boa se levar em conta a limitação de sua época. Infelizmente não envelheceu bem, poucos se empolgariam para jogar a versão original pois este foi o primeiro jogo para o Super Nintendo, com gráficos ainda próximos do último de Nintendinho. Mas há várias versões remasterizadas, tanto para Playstation, quanto para Game Boy Advance e PSP.

4-Final Fantasy XV

()

this-is-a-birds-eye-view-image-of-altiss

Como o jogo que marcou o retorno da qualidade a franquia depois de tantos fiascos, esse aqui cumpriu bem o papel. Naturalmente a qualidade gráfica é impecável, o jogo é bastante fluído, o mundo aberto é um show a parte repleto de side-quests para o jogador se ocupar, a história é boa, embora precise além do jogo de um filme e uns dois ou três ovas para entendê-la perfeitamente, e a trilha sonora agrada bastante. Infelizmente a falta de originalidade nos personagens deixou um pouco a desejar, a impressão que tive foi a de que para recuperar a velha fórmula narrativa eles claramente se inspiraram em personagens bastante conhecidos de outros jogos da franquia, culminando em você rever cenas conhecidas envolvendo os novos personagens.

Mas vale muito a pena jogar. Se possível, ignorar a kralhada de versões do jogo e os infinitos, agora nem tanto, DLCs que lançaram, caça-níquel total.

5-Final Fantasy X

()

finalfantasyx_conceptart_fwgpR.jpg

Para muitos este é o melhor da franquia. Para mim... é só bom. Eu não gostei das mudanças tradicionais dos mecanismos de batalha, embora admita que isso foi o que fez este jogo popular, mudar assim radicalmente alguma coisa já estabelecida geralmente tem esse efeito polarizador, e definitivamente odiei o Grid Sphere e aquele Blitzball. Ironicamente, meu personagem preferido é o Wakka, sempre achei que há uma pureza/inocência em suas bobeiras que o tornam especial. Geralmente eu iria gostar do casal ternura desse título aqui porque tenho um fraco mesmo por protagonistas, mas eu simplesmente acho o Tidus um tremendo de um babaca, do nível insuportavelmente infantilizado, independentemente de seu final. Por fim, quando penso que a melhor parte do jogo para mim foi a trilha sonora, mesmo que ela valha bastante, sinto que alguma coisa falhou.

Não foi das minhas melhores experiências da franquia.

6-Final Fantasy I

()

833.jpg

Joguei a muito tempo atrás, foi o primeiro que joguei da franquia, em uma época de muito tempo para se gastar com essas coisas e pouco para se perder. Para uma primeira experiência foi bacana, mas a dificuldade realmente me incomodou na época, motivo por eu ter dropado. Ainda assim eu raramente inicio um jogo que eventualmente eu não o zere que, posteriormente, eu ao menos não busque conhecer sua história e narrativa, então é um dos títulos que eu me vejo na obrigação de, um dia, levantar minha bunda para zerá-lo.

7- Final Fantasy IX

()

f9ff56eaebd8f023b0895b8c038ad7bd.jpg

Não joguei o suficiente para me aprofundar e, portanto, me afeiçoar ao jogo, mas horas o suficiente para gostar do Zidane e do Kuja.

Não me lembro o que me fez desistir de continuar jogando este aqui. Acho que eu deveria dar uma nova chance a ele.

8-Final Fantasy V

()

1ed3c102.jpg

Bem, este o único título da lista que de fato eu não gostei. Lamentavelmente ele é um dos três jogos da franquia principal para o Super Nintendo.

Eu não consegui me acostumar, aqui, ao sistema de profissões, além do que nenhum dos protagonistas me cativaram. Por último, não foi um jogo a qual a trilha sonora me marcou, o que é algo bastante raro e estranho de acontecer com qualquer jogo que eu já tenha me aventurado, principalmente em se tratando de um para o Super Nintendo.

Portanto fica na última posição dos títulos a qual tive uma experiência relevante de jogatina.

9-Final Fantasy II

()

Bl-rCE3CIAA18xs.jpg

A partir daqui são títulos que eu praticamente não joguei, iniciei e os motivos pelos quais não dei continuidade são ainda mais misteriosos do que os do IX, o qual ao menos eu já tinha alguma simpatia por alguns personagens. Além de eu tê-los encarado a muito e muito tempo atrás, não tendo experiência suficiente para formar uma opinião relevante, mas ao menos eu os cheguei a conhecer minimamente.

O rankeamento é puramente por ordem de jogatina.

10-Final Fantasy III

()

cfd0db537d2effdc3e1bd2d717a2fb2d.jpg

11-Final Fantasy VIII

()

paul-michael-suyom-ff8-guardian-forces-s

Editado por Darkangel
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Tidus é bem babaca mesmo, mas a graça é que ele vai mudando e crescendo conforme percebe a situação de Spira. Lá pro meio do jogo ele já é quase outra pessoa. Um dos pontos do jogo pra mim é esse, você começa jogando com um ídolo que tá acostumado a ter tudo fácil e um monte de gente mimando ele, e vai acompanhando as mudanças dele.

Dá até para comparar com a Yuna, que também é uma espécie de ídola mas cresce num contexto totalmente diferente. Mas enfim, todo mundo sabe que o melhor de FF-X é ela, garota preciosa. /lua

Link para o post

1. Final Fantasy VI

Melhor Versão: Super Nintendo

História - 5,0

Cenário - 4,5

Personagens - 5,0

Sistema de Combate - 4,0

Dungeon Design - 4,5

Arte / Gráficos - 4,0

Trilha Sonora - 5,0

Uma obra prima. É a combinação perfeita entre uma ópera épica de Richard Wagner com uma pulp fantasy fiction, como Star Wars, em 16bits.

A história foi feita sob a ótica de pelo menos duas protagonistas (Terra e Celes) e vários outros personagens que também podem ser considerados "personagens principais" (Locke, Edgar, Sabin, Cyan), além de um anti-herói absolutamente foderástico (Shadow). A narrativa é brilhante, com o foco da história sendo revesada por cada um desses, que por várias vezes se espalham pelo mundo. Grupos diferentes de heróis fazendo atividades simultâneas ao redor do mundo, e depois as linhas narrativas se intercalam com perfeição.

O antagonista (Kefka) é uma mistura de Joker com Raistlin Majere, e suas cenas são muito boas! O exército do Império vilão também é bem legal, dando aquela atmosfera de Rebeldes vs Império de Star Wars.

Há muito drama, momentos épicos, mas também tem momentos mais leves e bastante divertidos. Definitivamente, este é um dos melhores games já produzidos na história.

2. Final Fantasy VII

Melhor Versão: Playstation

História - 5,0

Cenário - 5,0

Personagens - 5,0

Sistema de Combate - 3,5

Dungeon Design - 3,0

Arte / Gráficos - 4,5

Trilha Sonora - 5,0

Outra obra prima! E, para ser sincero, este é o meu título favorito na franquia, mesmo considerando o FF VI superior como game.

O cenário de Final Fantasy VII é definitivamente um dos mais brilhantemente construídos na história dos games. Imagine que um mundo de Fantasia Medieval, como o de Senhor dos Anéis, ou mesmo os de Final Fantasy IV e VI evoluíram para a tecnologia cyberpunk de Blade Runner em menos de um século. Pois é! Surreal. Enquanto temos vilas medievais, magias e monstros, uma super corporação (SHINRA) aprendeu a extrair a própria energia vital do planeta, desenvolvendo uma tecnologia superior à nuclear que temos hoje. Mas essa construção é muito bem feita!

Temos o melhor antagonista da franquia, na minha opinião, Sephiroth, que tem uma complexidade psicológica doentia e fascinante, e ao mesmo tempo é simplesmente um dos personagens mais badass já criados. O time de heróis também é muito bom! O protagonista (Cloud) é bem carismático, do estilo frio e arrogante, mas com um passado completamente surpreendente e sombrio. A Aerith é uma personagem encantadora, com uma delicadeza na sua construção e com um simbolismo absurdo! Tifa, Barret, Red XIII e Vincent também são outros personagens com histórias muito boas e personalidades bem interessantes.

Acho que o ponto mais baixo do jogo é o sistema de combate... O sistema de Materias, combinando as habilidades e poderes conforme a sua criatividade é bem interessante, mas reduzir o número de personagens no combate para 3 trouxe bem mais limitações do que como era nos FF VI e IV... Além disso, as estratégias de combate e a dificuldade não é instigante ou desafiadora... Ainda assim não é irritante. É simplesmente competente nesse aspecto de combate. E é justamente por isso que o coloco abaixo do VI. Se dependesse apenas de história, estaria em 1º lugar.

3. Final Fantasy TACTICS

Melhor Versão: PSP

História - 4,5

Cenário - 5,0

Personagens - 4,0

Sistema de Combate - 5,0

Dungeon Design - 5,0

Arte / Gráficos - 5,0

Trilha Sonora - 3,5

Melhor jogabilidade na série, sem dúvida alguma! Combates super estratégicos de turno em tabuleiros com relevo, objetos e etc. Na verdade o que os produtores do jogo fizeram foi transportar o sistema de combate de Tactics Ogre para uma história de Final Fantasy.

A história, por sua vez, também é muito boa! Mas é extremamente complexa. Parece até um "Game of Thrones" em um cenário de fantasia medieval mais mágico. Cheio de intrigas políticas, reviravoltas e dezenas de personagens com interesses próprios. O senso de moralidade também é mais cinza... Não é um enfrentamento tão nítido assim de Bem vs Mal.

4. Final Fantasy IV

Melhor Versão: Super Nintendo (Versão Japonesa) / GBA (EUA)

História - 4,0

Cenário - 4,5

Personagens - 4,5

Sistema de Combate - 4,5

Dungeon Design - 3,5

Arte / Gráficos - 3,5

Trilha Sonora - 4,5

É a história épica mais clássica, e muito bem feita! O protagonista é o 2º melhor na franquia, na minha opinião, atrás apenas da Terra. O Cecil começa a história como um Dark Knight capitão dos Red Wings, uma tropa de elite aérea do reino de Baron. O rei havia dado ordens para que ele destruísse reinos inimigos e recapturasse os cristais mágicos, mas durante a expedição bem sucedida ele questiona o senso de moralidade daquilo. Daí em diante, você vê a jornada do Cecil de ser expulso do reino por questionar as ações do rei (que o criou como se fosse seu próprio filho), para se tornar um herói lendário. Todos os personagens que você encontra e que entram para o time também são muito bons, mas a história é mesmo toda centrada na jornada do Cecil.

O sistema de combate é simples, mas sem dúvida alguma é o mais desafiador de toda a franquia! Tem partes que são muito difíceis mesmo! Tiveram combates que fiquei mais de 30 minutos combatendo. Ainda assim, é muito divertido! Confesso que na questão de combates é bem superior aos Final Fantasies VI e VII, que por muitas vezes podem ser fáceis demais.

5. Final Fantasy II

História - 3,0

Cenário - 4,5

Personagens - 3,5

Sistema de Combate - 2,0

Dungeon Design - 2,5

Arte / Gráficos - 4,0

Trilha Sonora - 4,5

Muita gente considera este o pior Final Fantasy da franquia, pelo sistema de progressão que é maluco. De fato, é uma bagunça... Mas, ainda assim, considero a mecânica desse jogo bem menos irritante do que o do FF VIII ou do IX. Se você der uma estudada antes de jogar, e não abusar da mecânica propositalmente, fica aceitável.

A história é legalzinha. E bem mais interessante do que de vários títulos aclamados, como o IX ou X, por exemplo. É uma história básica, mas bem construída. Só tem que levar em conta que os personagens que você controla não são os mais relevantes para a história. A protagonista da história é, de fato, a Princesa Hilda, que é a líder do reino que resiste ao Imperador... Os personagens que você controla são soldados dessa Princesa Hilda, e você faz as missões a mando dela e pelos motivos que ela determinou.

Além disso, a sua party titular são de 3 personagens, sobrando espaço para mais 1. Este 1 é um NPC que revesa. Cada vez um desses NPCs está se aventurando com você. E esses personagens são muito mais bem desenvolvidos do que os seus 3 oficiais... Por isso, acredito que muitas pessoas tenham dificuldade de gostar desse jogo. Eu não tive problema com isso... Me diverti bastante.

6. Final Fantasy I

História - 2,5

Cenário - 3,5

Personagens - 2,0

Sistema de Combate - 4,0

Dungeon Design - 3,5

Arte / Gráficos - 4,0

Trilha Sonora - 4,5

Este título é a prova de que menos é mais. História super básica, sistema super simples. Por isso, a história não é irritante, como as do X, XII, IX e VIII, e a mecânica de combate mais básica é até melhor do que do VII ou do VI... O VI empata pela diversidade de personagens. Mas na mecânica pura e simples, esse jogo só perde para os FF IV e Tactics.

7. Final Fantasy V

Melhor Versão: Super Nintendo

História - 2,0

Cenário - 3,5

Personagens - 3,5

Sistema de Combate - 4,0

Dungeon Design - 3,0

Arte / Gráficos - 3,5

Trilha Sonora - 3,5

História meio bobinha... Puxaram mais para o humor, mas não conseguiram fazer nem perto do que Chrono Trigger fez... Por outro lado, acabou perdendo da carga do drama que sempre esperamos em um título de Final Fantasy. Ainda assim, tem os seus momentos. Os personagens principais não são ruins... Tem momentos bonitos de cada um deles.

O sistema de combate foi bastante inovador na época, mas hoje em dia já está meio massante... É o famoso "farmar até morrer", se quiser deixar os seus personagens legais no combate. Como detesto farmar, usei game shark e coloquei as classes que queria e habilidades que queria em cada um. Daí fica legal o combate.

8. Final Fantasy IX

História - 3,0

Cenário - 3,0

Personagens - 3,0

Sistema de Combate - 2,5

Dungeon Design - 3,5

Arte / Gráficos - 3,5

Trilha Sonora - 3,0

Muitas pessoas com bastante crédito consideram esse jogo uma obra prima, do nível do VI ou do VII... Não sei se é problema comigo, mas não consegui gostar muito... A introdução do game realmente é bem feita, os primeiros momentos, mas depois ficou bem chatinho. Não achei os personagens lá essas coisas também.

Ainda assim, não considero que seja um jogo ruim. Só achei mais ou menos e desinteressante para mim... Quem gostar de um cenário um pouco mais infantil, tenho certeza que curtirá muito mais.

9. Final Fantasy XII

Melhor Versão: Playstation 2

História - 3,0

Cenário - 2,5

Personagens - 3,5

Sistema de Combate - 2,0

Dungeon Design - 2,5

Arte / Gráficos - 3,0

Trilha Sonora - 2,5

Havia uma idéia muito boa na construção desse jogo. Originalmente o Basch seria o protagonista, e ele é um personagem muito bem feito e fodão! Um soldado renomado e honrado, que falhou com em salvar a vida do rei, e por isso foi preso. Entretanto, queriam um protagonista juvenil, para os teenagers se identificarem, e por isso inventaram o Vaan. O Vaan nem tem história direito... É praticamente um espectador da trama, mas está lá sempre atrapalhando a cena...

Como eu mentalmente ignorei a existência do Vaan e da Penelo, pude jogar bastante desse jogo (mais de 30 horas), e aproveitei boas história do Basch, do Baltier, Fraan e Ashe... Mas no final das contas, eles estragaram muito Ivalice (o cenário de Final Fantasy Tactics)... Colocaram naves voadoras, e etc... Os personagens coadjuvantes e antagonistas também são bem sem graça. E o sistema de combate parece um MMO tipo World of Warcraft...

Uma pena que tanta coisa chata tenha estragado esse jogo, pois a ideia original tinha muito potencial.

10. Final Fantasy VIII

História - 3,0

Cenário - 3,5

Personagens - 3,5

Sistema de Combate - 0,5

Dungeon Design - 1,5

Arte / Gráficos - 4,0

Trilha Sonora - 4,5

O sistema de combate desse jogo é muito chato! Criaram um tal de "Junction System", que substitui o antigo sistema de magias de Final Fantasy, e esse troço é um saco!! Você não tem MP... Precisa ficar sugando bolotas coloridas do inimigo para castar magias. Muito chato mesmo! Sem contar o jogo de cartas insuportável!

A história e os personagens não são ruins, mas também não são brilhantes... A trilha sonora e arte são excelentes! Se tivessem feito um sistema melhor de combate, talvez esse pudesse ter sido um jogo melhor do que os FFs V, IX, I, II... Talvez ficasse em 5º lugar, logo abaixo do IV.

11. Final Fantasy X

Melhor Versão: Playstation 2

História - 2,0

Cenário - 3,5

Personagens - 2,0

Sistema de Combate - 3,0

Dungeon Design - 2,5

Arte / Gráficos - 4,0

Trilha Sonora - 3,0

Sinceramente, achei muito chato.

Tirando o Auron, todos os personagens desse jogo são chatos, ruins, irritantes ou desinteressantes.

12. Final Fantasy XIII

Melhor Versão: Playstation 3

História - 1,5

Cenário - 1,0

Personagens - 2,5

Sistema de Combate - 1,0

Dungeon Design - 2,0

Arte / Gráficos - 5,0

Trilha Sonora - 1,5

É assim que se gasta toneladas de dinheiro para fazer um jogo maravilhosamente horrendo. Gráficos impressionantes, modelos muito bem trabalhados, mas todo o resto pode jogar na lata de lixo! Esse game é o retrato do que a empresa Square se tornou nos dias de hoje... Uma empresa com uma tradição lendária de fazer os melhores RPGs da história! Vários dos melhores games da história, como Chrono Trigger, Final Fantasy VII, VI, etc... E hoje caiu na mediocridade de jogos vazios e estúpidos.

*Ainda não joguei o III (tenho muitas dúvidas ainda se jogarei a versão original, de NES, ou se jogo o remake, de DS). Também não joguei o XV ainda (parece que o jogo foi lançado de forma incompleta, e os vários DLCs e atualizações modificaram o jogo significantemente. Estou aguardando concluírem definitivamente a produção no jogo, para finalmente começar a jogar)

Editado por Fëanor
  • Like 1
Link para o post

Só joguei um que foi o Final Fantasy VII e achei espetacular.

Fiquei curioso no VI que já ele está sendo ranqueado acima do VII.

Vale muito a pena.

https://www.youtube.com/watch?v=ZZAipEDP0pU

Se tiver vontade de jogar, sugiro jogar a versão de Super Nintendo com uma retradução que remova a censura.

Se você não souber como aplicar um arquivo IPS a uma ROM, me manda mensagem privada que te ajudo com isso.

Editado por Fëanor
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...