Ir para conteúdo

Como funciona o teletransporte no mangá clássico

Posts Recomendados

Primeiramente, caso as imagens estejam pequenas devido a edição que fiz, basta clicar nelas para visualizarem-nas em tamanho real.

O conceito de teletransporte não é explicado em Saint Seiya, até porque mesmo na física este conceito pode variar conforme o entendimento dos estudiosos pelo o que se entende por teletransporte. Mas basicamente o teletransporte é a transferência do ponto A para o ponto B sem que o indivíduo ou o objeto tenha que percorrer a distância entre os dois pontos (do contrário seria apenas um deslocamento).

Kurumada adotou uma "licença poética" para adequar o teletransporte às regras do seu universo e de certa forma modificou o que as pessoas comumente entendem como a habilidade de se teletransportar. Entretanto, mesmo as ilustrações onde os personagens se valeram da habilidade de teletransporte não são uniformes em Saint Seiya. Em outras palavras, para duas ou mais situações aparentemente distintas são igualmente entendidas como teletransporte.

Salvo engano, a primeira vez que o termo foi empregado no mangá foi na luta de Hyoga de Cisne contra o Cisne Negro. Após derrotar o cavaleiro negro, este arranca o seu olho e o teletransporta até Ikki de Fênix para que este visualizasse a última informação gravada na sua retina:

13-34.jpg

Percebam que o olho do Cisne Negro desapareceu e reapareceu em outro ponto, sem contudo deixar algum rastro de deslocamento. Agora vamos para uma segunda situação onde o termo foi empregado pelos personagens.

Após o desmoronamento do Monte Fuji pelas mãos do cavaleiro de prata Misty de Lagarto, Mu teleporta os quatro cavaleiros de bronze (e os cavaleiros negros) para salvá-los de serem soterrados pelo prateado:

20-10.jpg

Diferente do primeiro exemplo, aqui o teletransporte é realizado através de estrelas cadentes que percorrem uma trajetória visível aos cavaleiros de prata. Na última página inclusive vimos Mu e Kiki aparentemente dentro de uma dessas estrelas. Ou seja, neste caso Kurumada ilustrou o teletransporte como o deslocamento de um ponto para outro por meio de estrelas.

Mais pra frente, na saga de Hades, Mu de Áries confronta a dupla de renegados Afrodite de Peixes e Máscara da Morte de Câncer. Após a intromissão de Seiya de Pégasus, Mu supostamente o elimina com o seu golpe Extinção Estelar, o que mais tarde é revelado que o bronzeado na verdade foi teletransportado:

30.jpg

Aqui ocorre uma mescla dos dois primeiros exemplos. Em que pese Seiya tenha desaparecido e reaparecido em pontos diferentes sem deixar qualquer rastro indicando um deslocamento, o método de teletransporte se deu através de uma luz estelar (ou mais de uma), que envolveu(ram) o cavaleiro de Pégasus antes de teletransportá-lo.

O mesmo fim tiveram Afrodite e Máscara da Morte ao serem atingidos pela Extinção Estelar, tendo na verdade sido teletransportados para um ponto distante do santuário (provavelmente até o castelo de Hades).

Logo a seguir Mu reencontra Saga de Gêmeos, Camus de Aquário e Shura de Capricórnio. Após este atacá-lo com a Excalibur, Mu teletransporta a si mesmo para escapar do golpe:

44.jpg

Novamente o teletransporte é representado de uma forma diferente. Kurumada ilustra a habilidade com Mu aparentemente saltando para trás. Se não fosse pela fala de Shura, acredito que ninguém teria entendido esta esquiva como resultado de um teletransporte. É como se Shura tivesse acertado a imagem de Mu, que se materializou em decorrência da enorme velocidade com que o ariano se esquivou. O quadro onde Mu aparece pulando para trás contém algumas imagens que se assemelham a feixes de luz, o que poderia indicar que o método de teletransporte foi o mesmo apresentado para salvar os bronzeados no Monte Fuji, mas isso é mera especulação.

Por fim, Mu enfrenta o espectro Myu de Papillon na casa de Câncer e nos é apresentado novas demonstrações de teletransporte:

53.jpg

Similarmente ao teletransporte do olho do Cisne Negro, nesta luta Mu por duas vezes se teletransportou sem deixar qualquer vestígio, desaparecendo e reaparecendo em pontos diferentes. O mais curioso é uma ilustração que sucede estes teletransportes do ariano:

56.jpg

A imagem traz uma impressão literal de que o teletransporte de Mu ocorreu a partir de um tráfego dimensional. Mais precisamente, o quadro sugere que em todos os teletransportes do ariano na casa de Câncer ele teria entrado em um portal dimensional para escapar do golpe de Myu e então retornado para a casa de Câncer em outro ponto. Claro, esta ilustração pode não significar nada também, mas para complementar o tópico eu trouxe esta possibilidade.

Por fim, já na fase Inferno, Pandora teletransporta Ikki para onde ela e Shun/Hades se encontram:

033.jpg

Este formato de teletransporte é semelhante ao método de transferência através de feixes de luz estelares apresentados em outras oportunidades já citadas.

Como puderam perceber, até agora eu apresentei somente cenas em que os personagens expressamente mencionaram a superveniência de uma técnica de teletransporte. É bem possível que eu tenha esquecido alguns outros exemplos, mas o compilado no tópico é suficiente para indicar que a técnica de teletransporte é apresentada de maneiras diferentes ao longo da obra.

Em seguida temos outros casos em que podemos supor (ou não) que a técnica de teletransporte foi executada pelos personagens, muito embora nada tenha sido dito a respeito. Trarei somente alguns exemplos porque seria muito trabalhoso procurar toda situação que se assemelhasse às imagens deste tópico. Vamos lá.

Cisne Negro (e possivelmente os demais cavaleiros negros) desaparecendo na frente de Hyoga:

29-png.jpg

Misty se direcionando ao Monte Fuji e depois emboscando Mu e Kiki:

20-01.png

20-02.png

20-16.png

20-17-18.png

Máscara da Morte nos Cinco Picos de Rozan:

28-35.png

28-36.png

Shaka desviando da Excalibur:

22.png

23.png

Seiya e os outros indo até o castelo de Hades:

07.png

Seria o teletransporte uma habilidade comum?

Considerando que um cavaleiro negro (pertencente a uma das classes mais fracas do mangá) consegue usar a habilidade de teletransporte e dado que uma das modalidades de teletransporte apresentadas é através de um percurso estelar (vide Mu e provavelmente Misty), o qual ao que tudo indica qualquer cavaleiro conseguiria reproduzir, seria o caso da habilidade de teletransportar ser um recurso comum a todos os personagens em Saint Seiya para Kurumada?

É verdade que Myu se impressiona com a habilidade de teletransporte de Mu, mas mesmo o ariano cogita que o espectro também consiga se teletransportar. Deste modo, pode ser que existam graus diferentes de teletransporte e o do cavaleiro de Áries seja mais avançado (talvez mais rápido que os demais):

53.jpg

Quando os espectros perdem Saga e os outros de vista, a primeira conclusão que Giganto de Ciclope chega é a de que os três se teletransportaram:

75-03.png

Giganto presume que os três se teletransportaram, o que pode significar três coisas na mente do espectro: 1) que esta habilidade é comum entre os cavaleiros de Atena; 2) que eles já presenciaram Saga e os outros usando teletransporte antes ou; 3) que na visão dele Saga e os outros são capazes de se teletransportar.

Obrigado pela leitura e créditos aos sites unionmanga e mangalivre pelas imagens copiadas.

Editado por Lucas Augusto da Silva
  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vejo o teletransporte como algo muito simples em Saint Seiya - deslocamento instantâneo.

E não acho que seja uma habilidade banalizada não. Só podemos considerar que um personagem tenha o teletransporte se for explicitamente dito isso no mangá. Não dá nem para considerar que deuses poderosos, como Athena, Poseidon e Hades, tenham o teletransporte.

Lembrando de cabeça aqui, acho que apenas Mu, Shaka, Kiki, Shion e Myu possuem teletransporte. Talvez o Shijima também tenha...

Editado por Fëanor
Link para o post

Sempre tive duas definicoes pra teletransporte:

1)Desconstrucao do corpo em particulas elementares em um ponto,transporte em alta velocidade dessas particulas ate outro ponto,reconstrucao do corpo nesse outro ponto.

2)Transporte de um corpo de um ponto a outro,sem passar pelo espaco entre eles.

Nao considero esses momentos em que os santos "viram luzinhas" como teletransporte,afinal eles percorrem o espaco entre os pontos e nao acredito que os corpos deles sejam desconstruidos e reconstruidos no processo,acredito que sejam apenas representacoes de deslocamentos muito rapidos,como acontece em muitos ataques deles.

Procurei algumas definicoes de teletransporte e encontrei essa:

https://www.merriam-webster.com/dictionary/teleportation

Talvez Kurumada tenha usado essa primeira definicao quando disse que Mu teleportou os bronzeboys do Monte Fuji.

Link para o post

Eu vejo o teletransporte como algo muito simples em Saint Seiya - deslocamento instantâneo.

E não acho que seja uma habilidade banalizada não. Só podemos considerar que um personagem tenha o teletransporte se for explicitamente dito isso no mangá. Não dá nem para considerar que deuses poderosos, como Athena, Poseidon e Hades, tenham o teletransporte.

Lembrando de cabeça aqui, acho que apenas Mu, Shaka, Kiki, Shion e Myu possuem teletransporte. Talvez o Shijima também tenha...

Não querendo bancar o Ikkete mas dá pra dizer que Ikki tem teletransporte também. Pelo fato de suas "entradas triunfais". Ainda que ND ele só de o ar para apanhar.

Link para o post

Não querendo bancar o Ikkete mas dá pra dizer que Ikki tem teletransporte também. Pelo fato de suas "entradas triunfais". Ainda que ND ele só de o ar para apanhar.

Eu diria que o Ikki tem algum controle sobre "Viagem Extraplanar". Mas teletransporte não.

O Ikki não pode se teletransportar dentro de um mesmo plano (isto é, de um ponto da Terra, até outro ponto na Terra). O que ele pode fazer é viajar entre os planos, "quebrando as dimensões com as asas da Phoenix", para dizer de forma poética. Ele fez isso ao viajar da dimensão do Triângulo de Ouro para o mundo submarino, por exemplo.

• Like 1
Link para o post

Mas daí nem Shaka, Kiki, Shion e Shijima teriam teletransporte na sua lista, salvo engano.

Sempre tive duas definicoes pra teletransporte:

1)Desconstrucao do corpo em particulas elementares em um ponto,transporte em alta velocidade dessas particulas ate outro ponto,reconstrucao do corpo nesse outro ponto.

2)Transporte de um corpo de um ponto a outro,sem passar pelo espaco entre eles.

Nao considero esses momentos em que os santos "viram luzinhas" como teletransporte,afinal eles percorrem o espaco entre os pontos e nao acredito que os corpos deles sejam desconstruidos e reconstruidos no processo,acredito que sejam apenas representacoes de deslocamentos muito rapidos,como acontece em muitos ataques deles.

Procurei algumas definicoes de teletransporte e encontrei essa:

https://www.merriam-webster.com/dictionary/teleportation

Talvez Kurumada tenha usado essa primeira definicao quando disse que Mu teleportou os bronzeboys do Monte Fuji.

Eu também entendo o teletransporte desta maneira, mas Kurumada interpreta esta habilidade de outra forma no seu universo em alguns momentos.

As entradas triunfais não são um recurso narrativo exclusivo de Ikki, muitos personagens fazem isso.

Link para o post

Mas daí nem Shaka, Kiki, Shion e Shijima teriam teletransporte na sua lista, salvo engano.

Tenha sido dito ou mostrado o personagem se teletransportando, né?

No caso do Shaka, acho que foi dito que ele se teletransportou para fora da Outra Dimensão do Saga. Aquilo foi uma "Viagem Extraplanar"... Mas, como o termo teletransporte foi utilizado ali, daí temos que considerar que o Shaka tenha essa habilidade.

O Kiki já se teletransportou por diversas vezes.

É dito no ND que o Shion pode se teletransportar, se não me engano.

O Shijima eu coloquei como "talvez", porque os personagens do passado são clones dos do futuro. Mas, de fato, ainda não foi dito e nem mostrado ele se teletransportando.

Editado por Fëanor
Link para o post

Tenha sido dito ou mostrado o personagem se teletransportando, né?

No caso do Shaka, acho que foi dito que ele se teletransportou para fora da Outra Dimensão do Saga. Aquilo foi uma "Viagem Extraplanar"... Mas, como o termo teletransporte foi utilizado ali, daí temos que considerar que o Shaka tenha essa habilidade.

O Kiki já se teletransportou por diversas vezes.

É dito no ND que o Shion pode se teletransportar, se não me engano.

O Shijima eu coloquei como "talvez", porque os personagens do passado são clones dos do futuro. Mas, de fato, ainda não foi dito e nem mostrado ele se teletransportando.

Aí é que está, "mostrar" o personagem se teletransportando torna a situação subjetiva e abre margem para vários cavaleiros terem esta habilidade, por isso que abri o questionamento. A forma com que o teletransporte é apresentado até a fase santuário nada mais é do que um deslocamento instantâneo, como você mesmo disse (à exceção do teletransporte do olho do Cisne Negro).

E não foi dito que Shaka se teletransportou para escapar da Outra Dimensão. Ao que tudo indica ele conseguiu se livrar graças à sua habilidade de transitar entre dimensões.

Vou conferir mais tarde em Next Dimension pra ver se algo é falado a respeito do teletransporte de Shion. Também vou prestar mais atenção nas aparições de Kiki, mas não me recordo dele ter se teletransportado alguma vez, ao menos não explicitamente.

Link para o post

Eu sempre entendi que o teletransporte era uma habilidade padrão para os Cavaleiros de Ouro devido a ambiguidade nas formas em que ele sempre foi proposto. Eu, pelo menos, nunca consigo saber quando o cara tá usando teletransporte ou quando ele está apenas utilizando da VdL ou se deslocando rapidamente de um lugar para o outro.

Link para o post

Eu sempre entendi que o teletransporte era uma habilidade padrão para os Cavaleiros de Ouro devido a ambiguidade nas formas em que ele sempre foi proposto. Eu, pelo menos, nunca consigo saber quando o cara tá usando teletransporte ou quando ele está apenas utilizando da VdL ou se deslocando rapidamente de um lugar para o outro.

Acho que todos os cavaleiros de ouro compartilham telecinesia em habilidades. No ND é mostrado que nem telepatia todos eles possuem (alguns "houvem" da mente e outros não). Ilusões também seria outro ponto a ser discutido, mas nada mostrado escancaradamente na obra.

• Like 1
Link para o post

E não foi dito que Shaka se teletransportou para escapar da Outra Dimensão. Ao que tudo indica ele conseguiu se livrar graças à sua habilidade de transitar entre dimensões.

Pode ser,mas minha interpretacao foi que ele simplesmente resistiu ao golpe,de modo parecido com o que o Shun fez com sua corrente,nao tendo,necessariamente,nada a ver com sua habilidade de transitar entre dimensoes.

Link para o post

Acho que todos os cavaleiros de ouro compartilham telecinesia em habilidades. No ND é mostrado que nem telepatia todos eles possuem (alguns "houvem" da mente e outros não). Ilusões também seria outro ponto a ser discutido, mas nada mostrado escancaradamente na obra.

Eu categorizo estas e outras habilidades como poderes psíquicos e tenho a crença de que, quanto maior for a patente de um cavaleiro, mais avançadas e variadas serão estas habilidades.

É claro que não passam de especulações, mas é difícil engolir que o Cisne Negro consegue usar habilidades ilusórias (contra Shun) e de teletransporte, enquanto que a elite dos cavaleiros de Atena não consegue fazer o mesmo (salvo exceções). Isso no mangá clássico, é importante frisar. Next Dimension parece que precarizou as habilidades psicocinéticas dos cavaleiros de ouro.

Não querendo menosprezar Aldebaran, mas ele não faz o perfil de um cavaleiro técnico e versátil, e mesmo assim vimos ele enganando Sorento com uma ilusão. Na verdade, tenho minhas dúvidas se aquilo de fato foi uma ilusão ou meramente um recurso visual do autor para causar impacto e ludibriar o leitor em pensar que o taurino havia sido decapitado (semelhante ao que aconteceu com Shiryu contra Sylphid, Gordon e Araune, por exemplo), mas vamos supor que de fato foi uma habilidade ilusória.

Ou seja, é lógico (embora inconclusivo) deduzir que os demais dourados também podem conjurar ilusões (além de Mu, Shaka, Saga e Kanon) e este raciocínio pode se estender para outras habilidades como o teletransporte, por exemplo.

Pode ser,mas minha interpretacao foi que ele simplesmente resistiu ao golpe,de modo parecido com o que o Shun fez com sua corrente,nao tendo,necessariamente,nada a ver com sua habilidade de transitar entre dimensoes.

É uma possibilidade também. O mangá não elucida como Shaka escapou e mesmo as imagens são simples demais para chegarmos a uma resposta concreta.

Link para o post

Não querendo menosprezar Aldebaran, mas ele não faz o perfil de um cavaleiro técnico e versátil, e mesmo assim vimos ele enganando Sorento com uma ilusão.

Aquilo não foi ilusão do Aldebaran... Aquele sangue que escorreu do elmo de Touro foi uma licença poética do Kurumada, para impactar o leitor. Ele faz isso ao longo de toda a obra.

O Aldebaran não utilizou nenhuma habilidade psíquica naquele momento... Ele simplesmente encolheu a cabeça para dentro do torso da armadura, e deixou o Sorento levar só o elmo. Foi uma "finta".

• Like 1
Link para o post

Eu categorizo estas e outras habilidades como poderes psíquicos e tenho a crença de que, quanto maior for a patente de um cavaleiro, mais avançadas e variadas serão estas habilidades.

É claro que não passam de especulações, mas é difícil engolir que o Cisne Negro consegue usar habilidades ilusórias (contra Shun) e de teletransporte, enquanto que a elite dos cavaleiros de Atena não consegue fazer o mesmo (salvo exceções). Isso no mangá clássico, é importante frisar. Next Dimension parece que precarizou as habilidades psicocinéticas dos cavaleiros de ouro.

Não querendo menosprezar Aldebaran, mas ele não faz o perfil de um cavaleiro técnico e versátil, e mesmo assim vimos ele enganando Sorento com uma ilusão. Na verdade, tenho minhas dúvidas se aquilo de fato foi uma ilusão ou meramente um recurso visual do autor para causar impacto e ludibriar o leitor em pensar que o taurino havia sido decapitado (semelhante ao que aconteceu com Shiryu contra Sylphid, Gordon e Araune, por exemplo), mas vamos supor que de fato foi uma habilidade ilusória.

Ou seja, é lógico (embora inconclusivo) deduzir que os demais dourados também podem conjurar ilusões (além de Mu, Shaka, Saga e Kanon) e este raciocínio pode se estender para outras habilidades como o teletransporte, por exemplo.

É uma possibilidade também. O mangá não elucida como Shaka escapou e mesmo as imagens são simples demais para chegarmos a uma resposta concreta.

Como disse anteriormente, acredito que todos eles tem essas habilidades, embora alguns em um nível mais elevado, até pelo tipo de poder. Alguns cavaleiros de ouro tem um tipo bem particular de habilidade, até mesmo únicas dentre os demais, como é o caso do Camus. Desse modo, é evidente que suas habilidades elementais serão muito mais exploradas que qualquer outro tipo de poder que ele possa ter. Agora, no caso de cavaleiros como Mu, Saga e Shaka, poderes mentais e dimensionais são usados com mais frequência por serem a principal característica de habilidade deles.

Editado por Hikkoga
  • Like 1
Link para o post

O Aldebaran não utilizou nenhuma habilidade psíquica naquele momento... Ele simplesmente encolheu a cabeça para dentro do torso da armadura, e deixou o Sorento levar só o elmo. Foi uma "finta".

O problema de ser só uma finta é que torna o Sorento bastante imbecil depois, segurando o elmo e se vangloriando de ter arrancado a cabeça do Touro.

• Like 1
Link para o post

O problema de ser só uma finta é que torna o Sorento bastante imbecil depois, segurando o elmo e se vangloriando de ter arrancado a cabeça do Touro.

Não precisa ser imbecil para cair em uma finta... Especialmente em Saint Seiya.

Em vários momentos do mangá, vários personagens passam por esse tipo de situação.

Link para o post

Aquilo não foi ilusão do Aldebaran... Aquele sangue que escorreu do elmo de Touro foi uma licença poética do Kurumada, para impactar o leitor. Ele faz isso ao longo de toda a obra.

Sim, eu disse algo nesse sentido na minha postagem. Devo confessar que me deixei influenciar por algumas coisas debatidas neste fórum desde que entrei, sendo esta cena do Aldebaran uma delas. A sua interpretação parece ser a mais correta mesmo.

Link para o post
Visitante Darkangel

O que ocorreu foi os dois, não apenas Aldebaran se abaixou, como Sorento segurou sua cabeça com a certeza de tê-lo decapitado, o que mais do que configura a ilusão.

E não foi apenas neste momento em que Aldebaran mostrou poderes mentais, ele também paralisou Sorento após o Clímax Sem Fim ter removido sua armadura de seu corpo, não conseguindo, na sequência, matar o Cavaleiro de ouro.

• Like 1
Link para o post

Eu acho que poucos Santos de Ouro são realmente desenvolvidos no Sexto Sentido.

No Next Dimension foi deixado claro que há uma diferença na comunicação por cosmo e na comunicação por telepatia. A telepatia é uma comunicação diretamente da mente de uma pessoa para a mente de outra. Apenas Shijima e Shion podiam se comunicar por telepatia.

A comunicação por cosmo imagino que seja uma coisa mais uma emanação de vibração... Foi a forma como o Saga, Shura e Camus se comunicaram entre si, após o Shaka retirar-lhes boa parte dos sentidos. Na verdade, não era nem para existir esse tipo de comunicação... Mas o Kurumada inventa as coisas de repente. Em alguns momentos ele tirou a habilidade de falar de um personagem, mas depois quis fazer algum diálogo entre eles. Daí ele vai e inventa isso de falar por cosmo... Existe, é muito parecido com telepatia, mas não é. Telepatia vai pelo canal do Sexto Sentido, enquanto conversa por cosmo se utiliza unicamente do Sétimo Sentido.

Da mesma forma, em alguns momentos o Cosmo também é utilizado para provocar um efeito similar à Telecinése. O caso mais clássico disso é quando utilizam do cosmo para vestir as armaduras.

Pra mim, o domínio de cada um dos Santos de Ouro sobre o Sexto Sentido é esse:

Mu: Telepatia, Telecinése, Teletransporte, Ilusões
Aldebaran: -
Saga/Kanon: Ilusões
Deathmask: Telecinése?

(não estou convencido de que o Deathmask tenha telecinése. Parece que ele jogou a Shunrei na cachoeira apenas com o Cosmo mesmo. A "proximidade" se deu pelo fato de ele estar no plano espiritual, enquanto a Shunrei estava no plano material. Dessa forma, quando ela rezou pelo Shiryu, houve a conexão entre os dois planos. Ali ele agiu como um fantasma assombrando uma pessoa viva. Como havia a proximidade, ele usou a agressividade do cosmo dele para provocar aquele empurrão nela)

Aiolia: -
Shaka: Ilusões, Telepatia, Teletransporte?
Dohko: -
Milo: -
Aiolos: -
Shura: -
Camus: -
Aphrodite: -
Editado por Fëanor
Link para o post

Não precisa ser imbecil para cair em uma finta... Especialmente em Saint Seiya.

Em vários momentos do mangá, vários personagens passam por esse tipo de situação.

O problema não é esse, como falei, é o fato dele realmente achar estar segurando uma cabeça ao invés de apenas o elmo.

• Like 1
Link para o post

Eu acho que poucos Santos de Ouro são realmente desenvolvidos no Sexto Sentido.

No Next Dimension foi deixado claro que há uma diferença na comunicação por cosmo e na comunicação por telepatia. A telepatia é uma comunicação diretamente da mente de uma pessoa para a mente de outra. Apenas Shijima e Shion podiam se comunicar por telepatia.

A comunicação por cosmo imagino que seja uma coisa mais uma emanação de vibração... Foi a forma como o Saga, Shura e Camus se comunicaram entre si, após o Shaka retirar-lhes boa parte dos sentidos. Na verdade, não era nem para existir esse tipo de comunicação... Mas o Kurumada inventa as coisas de repente. Em alguns momentos ele tirou a habilidade de falar de um personagem, mas depois quis fazer algum diálogo entre eles. Daí ele vai e inventa isso de falar por cosmo... Existe, é muito parecido com telepatia, mas não é. Telepatia vai pelo canal do Sexto Sentido, enquanto conversa por cosmo se utiliza unicamente do Sétimo Sentido.

Da mesma forma, em alguns momentos o Cosmo também é utilizado para provocar um efeito similar à Telecinése. O caso mais clássico disso é quando utilizam do cosmo para vestir as armaduras.

Pra mim, o domínio de cada um dos Santos de Ouro sobre o Sexto Sentido é esse:

Mu: Telepatia, Telecinése, Teletransporte, Ilusões
Aldebaran: -
Saga/Kanon: Ilusões
Deathmask: Telecinése?

(não estou convencido de que o Deathmask tenha telecinése. Parece que ele jogou a Shunrei na cachoeira apenas com o Cosmo mesmo. A "proximidade" se deu pelo fato de ele estar no plano espiritual, enquanto a Shunrei estava no plano material. Dessa forma, quando ela rezou pelo Shiryu, houve a conexão entre os dois planos. Ali ele agiu como um fantasma assombrando uma pessoa viva. Como havia a proximidade, ele usou a agressividade do cosmo dele para provocar aquele empurrão nela)

Aiolia: -
Shaka: Ilusões, Telepatia, Teletransporte?
Dohko: -
Milo: -
Aiolos: -
Shura: -
Camus: -
Aphrodite: -

Eu acho que telecinese todos possuem. Mas, como você está citando exemplos explicitos, imagino que Camus possua Telecinese. Ele provocou o maremoto que afundou o navio da mãe do Hyoga por esse meio, não? Ou teria sido por emanação de cosmo?

O controle de Afrodite sobre as rosas se encaixe em algum poder mental? O mesmo serve pro Milo com a restrição?

Sei lá, é tudo muito ambíguo.

Link para o post

Eu acho que telecinese todos possuem. Mas, como você está citando exemplos explicitos, imagino que Camus possua Telecinese. Ele provocou o maremoto que afundou o navio da mãe do Hyoga por esse meio, não? Ou teria sido por emanação de cosmo?

É. No meu entender, o Camus fez isso apenas com emanação do cosmo. Se não me engano, essa cena nem é mostrada no mangá, né? Só mencionada.

O controle de Afrodite sobre as rosas se encaixe em algum poder mental?

Não há nada que leve a entender que seja poder mental. Ele conjura (ou manipula) as rosas apenas com o Cosmo (Sétimo Sentido).

O mesmo serve pro Milo com a restrição?

Essa é uma grande polêmica, e é uma questão aberta a discussão. Mas, no meu entender, a Restrição não é uma técnica mental. É uma técnica de veneno, emitido por ondas que saem da agulha vermelha do Santo de Escorpião. Inclusive, a Restriction é classificada como uma "técnica de garra", assim como a Agulha Escarlate.

Link para o post

A resposta para essas e outras indagações está no tópico Poderes Mentais dos Cavaleiros de Ouro:

http://www.cdz.com.br/forum/topic/10761-poderes-mentais-dos-cavaleiros-de-ouro/

É. No meu entender, o Camus fez isso apenas com emanação do cosmo. Se não me engano, essa cena nem é mostrada no mangá, né? Só mencionada.

É mostrada sim:

Mang-13029.jpg

Mang-13030.jpg

• Like 1
Link para o post

7SHhaLR.jpg

x60uRwN.jpg

Realmente o Shaka não possui a capacidade de se teletransportar. Ele possui a capacidade de viajar pelas dimensões (e, caso enviado a qualquer dimensão, pode retornar ao plano material - à Terra). E foi exatamente isso que ele parece ter feito contra a dimensão do Saga.

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...