Manu of Deche 162 Postado Março 21, 2019 Compartilhar Postado Março 21, 2019 Realmente o Shaka não possui a capacidade de se teletransportar. Ele possui a capacidade de viajar pelas dimensões (e, caso enviado a qualquer dimensão, pode retornar ao plano material - à Terra). E foi exatamente isso que ele parece ter feito contra a dimensão do Saga.Isso me parece uma opcao muito D&D.Ter a capacidade de viajar entre dois pontos em duas dimensoes diferentes,mas nao entre dois pontos da mesma dimensao,nao me parece logico. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Março 21, 2019 Compartilhar Postado Março 21, 2019 Shaka usou o teletransporte tanto para chegar a Ilha, quanto evitar a Excalibur.A habilidade de transitoriedade dimensional só foi usada contra OD, e opcionalmente não usada na casa de virgem. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 772 Postado Março 22, 2019 Autor Compartilhar Postado Março 22, 2019 Você estava certo, Fëanor. Kiki também tem habilidades de teletransporte: 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 (editado) Não acho que o Shaka tenha escapado da Excalibur com teletransporte.Aquilo me pareceu simplesmente velocidade mesmo. Mas é aberto a discussão... A arte da esquiva do Shaka tem uma certa semelhança com a arte de quando o Mu escapou da Excalibur com teletransporte. Mas não há qualquer menção sobre teletransporte ali, e essa é uma forma bem comum em mangás de mostrar uma esquiva rápida. Editado Março 22, 2019 por Fëanor 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Hunter Amaral 475 Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 O problema não é esse, como falei, é o fato dele realmente achar estar segurando uma cabeça ao invés de apenas o elmo. Tem uma parte do mangá aonde o Hyoga luta contra Babel que ele explica que poucos cavaleiros são versados em ilusão, e essas habilidades fazem a pessoa achar que ta vendo a cor preta sendo que é a cor branca etc. Explicando a confusão dos prata ter confundido os cavaleiros desertores com os corpos dos cavaleiros negros. Tô com preguiça de procurar a scan. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 (editado) Não vejo necessidade de uma habilidade utilizada ser dita especificamente quando é conhecida.Não precisamos que Kurumada nos diga que Aiolia e Máscara da Morte usaram telecinesia para puxar Seiya e Shina, para fora do hospital, e derrubar Shunrei, da cachoeira de Rozan. Isso se aplica completamente a todos os exemplos, inclusive Aldebaran com sua ilusão, Shaka com seu teleporte, transmutação e levitação, Dohko chamando sua armadura de libra com a telecinesia, Afrodite projetando os caminhos de ataque das rosas, a conversa mental entre cavaleiros de ouro, e etc. Mesmo porque isso tornaria a obra muito mais enfadonha, toda vez que algum personagem utilizar uma habilidade diferente, já apresentada por outros, ficar repetindo sua apresentação, explicação e ainda reforçar: "oolha, esse cara aqui também tem essa habilidade, tá?". O autor não apenas tem sua própria liberdade criativa, licença poética e etc, como o leitor tem a obrigação de entender quando atitudes evidentemente repetidas ocorrem. Interpretar quando algo repetido ocorre. Sobre o tópico, é evidente que discordo da conclusão.Se Radamanthys pouco sabe sobre os cavaleiros de ouro apenas porque utilizou uma frase que os despreza, um kyoto e líder de parte do exército inimigo, é evidente que muito menos Giganto, que apenas se viu numa dedução por necessidade ao não encontrar outra explicação para o sumiço da tríade.Mu e Shaka possuem o teletransporte e ambos utilizaram a habilidade mais de uma vez na obra. Isso é um recurso de reforço que o autor traz para mostrar que isso é real, esses personagens possuem essa habilidade. Saga Shura e Camus tiveram oportunidade de mostrar se possuíam essa habilidade. Em nenhuma oportunidade o autor os fez usar. Editado Março 22, 2019 por Darkangel Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 Tem uma parte do mangá aonde o Hyoga luta contra Babel que ele explica que poucos cavaleiros são versados em ilusão, e essas habilidades fazem a pessoa achar que ta vendo a cor preta sendo que é a cor branca etc. Explicando a confusão dos prata ter confundido os cavaleiros desertores com os corpos dos cavaleiros negros. Tô com preguiça de procurar a scan. Bem lembrado! Só uma correção - não havia ilusão naquele engodo de substituir os corpos dos Santos de Bronze pelos corpos dos Cavaleiros Negros. Esse é o tipo de licença poética que o Kurumada usa e abusa ao longo do mangá para trazer mais surpresa para as cenas (inclusive, o próprio Kurumada já falou em entrevista que a primeira coisa que ele pensa quando escreve um capítulo é como surpreender o leitor. E fica bem claro que ele valoriza muito mais os momentos de surpresa do que até mesmo a coerência narrativa). O que ocorreu no episódio com o Sorento foi exatamente a mesma coisa. A única ilusão que há nessas cenas é a aplicada pelo Kurumada sobre o leitor. O Sorento e os Santos de Prata foram ludibriados, em um engodo que seria impossível na vida real... Mas, pelo recurso utilizado pelo Kurumada, a cena funciona e surpreende o leitor. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Manu of Deche 162 Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 Não precisamos que Kurumada nos diga que Aiolia e Máscara da Morte usaram telecinesia para puxar Seiya e Shina, para fora do hospital, e derrubar Shunrei, da cachoeira de Rozan. Isso se aplica completamente a todos os exemplos, inclusive Aldebaran com sua ilusão, Shaka com seu teleporte, transmutação e levitação, Dohko chamando sua armadura de libra com a telecinesia, Afrodite projetando os caminhos de ataque das rosas, a conversa mental entre cavaleiros de ouro, e etc.Voce deve ter um grande interesse em poderes psiquicos.Voce considera todo o momento em que existe movimento sem a utilizacao do corpo e toda vez que existe restricao de movimento como telecinese.Nao vejo porque um santo nao possa fazer essas coisas com o cosmo ou tecnicas somente ligadas ao cosmo,sem a necessidade de poderes psiquicos.Vou usar alguns exemplos: 1-Concordo com voce que a Restricao do Milo seja uma habilidade psiquica,aquelas ondas partindo da cabeca dele sempre me deram a impressao de que se tratava de um poder mental,mas nao vejo qualquer motivo para achar o mesmo com a paralisia que o Aldebaran fez com o Sorento,essa me pareceu uma pura habilidade de cosmo. 2-Afrodite entao nem se fala.Nao vejo motivos pro cosmo do Afrodite poder tornar rosas venenosas,poder fazer com que elas destruam tudo que tocam,poder fazer com que elas suguem o sangue da vitima e mate-os,mas nao poder simplesmente lanca-las e ele precisar de telecinese pra isso.Alias,Shun move suas correntes com o cosmo,nao vejo porque Afrodite nao possa fazer o mesmo com as rosas. 3-Tambem nao vejo qualquer motivo pra acreditar que um santo somente possa movimentar sua armadura a distancia atraves de telecinese e nao do cosmo.Camus e Aiolos fizeram o que quiseram com suas armaduras mesmo depois de mortos e eu nao considero nenhum dos dois mestres em telecinese. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 Não é exatamente um interesse.Pra criar o tópico que essa questão abrange eu tive de ler mais a respeito sobre poderes psionicos, logo eu sei o que eles são. Sobre a outra metade da questão, nós temos o significado do cosmo na obra e o que o uso dele pode implicar. Nunca foi dito que o cosmo pode mover objetos apenas por si, ele é comparado a Força em Star Wars por se tratar de uma mesma energia que envolve e premeia o usuário/dono, mas o uso nunca foi semelhante,o conceito de cosmo sempre foi claro e nunca foi dito que se pode mover objetos apenas com o cosmo.O uso do cosmo em Saint Seiya objetiva o aumento de energia com propósito de destruir, romper velocidades e ataques múltiplos. Manipulação de objetos ocorrem quando outras habilidades são incorporadas ao uso do cosmo. A sua comparação das rosas do Afrodite com as correntes de Andromeda não cabe porque Shun manuseia as correntes na maior parte do tempo, sendo que, não se esqueça, a corrente tem vontade própria. As rosas possuem suas próprias particularidades onde algumas são venenosas, outras com propriedades destrutivas, e uma ainda capaz de sugar sangue. Afrodite não influencia nessas peculiaridades das rosas, mas nunca foi dito que elas possuem vontade própria, e justamente pela forma como Afrodite as manipula é que é evidente o uso, o emprego da telecinese, do contrário elas simplesmente cairiam no chão, como as Diabólicas Reais o fizeram quando se chocaram com a Defesa Circular.Não existe paralisia em Saint Seiya que não seja um ataque a mente do adversário e Aldebaran nem mesmo apareceu na cena. Sorento ainda comenta que é o cosmo de Aldebaran quem o impedia se avançar, mas não é preciso fazer nenhum exercício complexo pra saber que se tratava de uma telecinesia, porquê apenas o cosmo não tem esse poder, mas o uso empregado. Aiolos é incógnita sempre, ele sempre "quebra" as regras estipuladas pelo próprio autor, mesmo depois de morto sua vontade reside na armadura de Sagitário, praticamente com livre arbítrio para agir.Vc não pode usar uma exceção e tentar encaixar no universo porque nem o autor tenta fazer isso. Por fim, sobre Camus, ele tem telecinese. Afundou o navio de Natassia e ainda tirou Hyoga da OD. Mas nessa situação específica que citou é idêntica aos casos de Aiolos, porque Camus já estava morto. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 (editado) Nada indica que o Camus utilizou telecinése para afundar o navio da mãe do Hyoga. Vendo novamente pelas scans postadas pelo Lucas, aparece um borrão com a silhueta do Camus, um buraco no chão e um tremor. Aquilo pode até ter sido só um soco, ou uma emanação de cosmo simples para um Santo de Ouro. Explicar aquilo como telecinése, é ficar muito preso na imagem do mangá, quando ele fez uma macumbaria da Casa de Libra. Quanto super banalização dos golpes psíquicos, discordo completamente. Poderes psicocinéticos e telepáticos são bastante raros em Saint Seiya. A grande maioria dos Santos, Espectros e Marinas não desenvolvem em nada o Sexto Sentido. E o cosmo não serve só para destruir. Pode ser utilizado para uma diversidade enorme de efeitos e poderes. Personagens como Aiolia e Seiya, realmente, só utilizam para aumentar a velocidade e a potência dos ataques.Já o Saga e o Kanon utilizam o cosmo para abrir fendas dimensionais. A Outra Dimensão é um poder puramente cósmico.Orpheu e Sorento utilizam o cosmo para manipular o som de seus instrumentos musicais e paralisar, adormecer, enlouquecer e etc. os seus adversários. Pharao utiliza o cosmo para arrancar o coração do peito do inimigo e fazer um julgamento moral de vida ou morte.Camus, Hyoga e Isaak utilizam o cosmo não para destruir átomos, mas para desacelerar os átomos, produzindo o efeito de congelamento.Shun utiliza o cosmo tanto para comandar as correntes de andrômeda, quanto as correntes do ar. O Shun, inclusive, paralisa os seus adversários com as correntes de ar! E isso é feito utilizando puramente o Cosmo.O Shaka, então, quebra completamente essa argumentação. Tembu Hourin e Rikudo Rinnin são golpes puramente cósmicos! Um deles retira os sentidos e impossibilita qualquer defesa e ataque. O outro envia o sujeito para os mundos da metempsicose! Na boa, essa ideia de que todos esses efeitos seriam providos pelo Sexto Sentido (Mente), e não pelo Sétimo Sentido (Cosmo), é se perder em um mundo de fanfics que não encontram a menor sustentação na obra de Saint Seiya. Editado Março 22, 2019 por Fëanor Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 Todos os exemplos que vc deu são habilidades individuais incorporadas ao cosmo, não apenas ao cosmo. Saga e Kanon podem criar uma abertura para outras dimensões, não é o cosmo próprio deles que faz isso. E segue pra todos os outros. Sem necessidade de explicar os demais exemplos. O uso do sexto sentido deve ser uma característica mais do que comum em qualquer patente, visto que a classe mais poderosa tem por base um sentido acima, e até a classe prata tem VÁRIOS representantes que o usam. É isso. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Manu of Deche 162 Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 Sobre a outra metade da questão, nós temos o significado do cosmo na obra e o que o uso dele pode implicar. Nunca foi dito que o cosmo pode mover objetos apenas por si, ele é comparado a Força em Star Wars por se tratar de uma mesma energia que envolve e premeia o usuário/dono, mas o uso nunca foi semelhante,o conceito de cosmo sempre foi claro e nunca foi dito que se pode mover objetos apenas com o cosmo.O uso do cosmo em Saint Seiya objetiva o aumento de energia com propósito de destruir, romper velocidades e ataques múltiplos. Manipulação de objetos ocorrem quando outras habilidades são incorporadas ao uso do cosmo. Se voce vai levar essa definicao de apenas destruir a ferro e fogo,entao,tecnicas como Another Dimension e Crystal Wall,que nem tu mesmo considerou como poderes psiquicos no teu topico,sao poderes psiquicos porque nao tem nada a ver com destruicao. A sua comparação das rosas do Afrodite com as correntes de Andromeda não cabe porque Shun manuseia as correntes na maior parte do tempo, sendo que, não se esqueça, a corrente tem vontade própria. As rosas possuem suas próprias particularidades onde algumas são venenosas, outras com propriedades destrutivas, e uma ainda capaz de sugar sangue. Afrodite não influencia nessas peculiaridades das rosas, mas nunca foi dito que elas possuem vontade própria, e justamente pela forma como Afrodite as manipula é que é evidente o uso, o emprego da telecinese, do contrário elas simplesmente cairiam no chão, como as Diabólicas Reais o fizeram quando se chocaram com a Defesa Circular. Nao vejo porque a comparacao nao cabe,a vontade da corrente esta,salvo em situacoes especificas(Shaka que o diga),sob o controle da vontade do Shun. Dizer que Afrodite nao tem nada a ver com as propriedades das rosas eh dose.Entao ele tem um jardim com esses tipos de rosas?E se,digamos,o Mu pegar essas rosas,ele pode usa-las do mesmo modo,ou melhor, que o afrodite?Pra que serve o cosmo do Afrodite entao,soh pra ampliar a telecinese aumentando a velocidade das rosas? Não existe paralisia em Saint Seiya que não seja um ataque a mente do adversário e Aldebaran nem mesmo apareceu na cena. Sorento ainda comenta que é o cosmo de Aldebaran quem o impedia se avançar, mas não é preciso fazer nenhum exercício complexo pra saber que se tratava de uma telecinesia, porquê apenas o cosmo não tem esse poder, mas o uso empregado.O Tesouro do Ceu,que voce tambem nao considerou no seu topico como poder psiquico,tem o poder de paralisar o adversario. Dei respostas rapidas porque estou meio ocupado agora,se necessario,depois continuo. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 772 Postado Março 22, 2019 Autor Compartilhar Postado Março 22, 2019 Deixe-me perguntar, essa associação dos poderes psicocinéticos com o sexto sentido consta no mangá ou é apenas uma suposição?Eu não estou com disposição para procurar informações sobre o sexto sentido em Saint Seiya, então pesquisei no Google mesmo pra ver se encontrava alguma imagem do mangá ou de algum material relacionado e foi isso o que encontrei: Nesta imagem o sexto sentido é conceituado da maneira como nós o conhecemos: a percepção extrasensorial de um indivíduo, incluindo a intuição e a premonição. Nada é falado a respeito das habilidades mentais (telepatia e telecinese, por exemplo) estarem relacionadas com o sexto sentido.Se a habilidade de sentir o cosmo do adversário for resultante desta percepção extrasensorial, então todos os guerreiros do mangá têm o sexto sentido. Uma fala que poderia associar sexto sentido com técnicas mentais vem de Shaka na luta contra Ikki instantes antes de extrair o sexto sentido do cavaleiro de Fênix: Contudo, acho que Kurumada se expressou de forma equivocada neste diálogo. Acredito que Shaka quis dizer que o desenvolvimento das técnicas mentais de Ikki fortaleceu o seu cérebro e, consequentemente, a apuração do seu sexto sentido. Se alguém não entender desta forma, favor se manifestar no tópico. Portanto, se bem entendi os argumentos do Darkangel, concordo com ele. As habilidades psicocinéticas decorrem da própria manipulação do cosmo. Ora, não me parece correto argumentar que habilidades dimensionais, espirituais e de outras naturezas sejam desenvolvidas a partir da manipulação cósmica, mas criar uma exceção para as habilidades da psicocinese, dizendo que são puramente criadas pela mente (sem qualquer interferência do cosmo).Menos lógico ainda é querer estabelecer duas modalidades de telecinese, vale dizer: uma proveniente da mente e outra proveniente do cosmo (que não seria propriamente telecinese). Se é possível mover corpos com o cosmo, então seria muito mais vantajoso para Mu fazê-lo desta forma ao invés de usar sua mente, dado que a fonte cósmica é inesgotável e pode alcançar um nível muito mais elevado que a pura força mental. Neste diapasão, a telecinese restaria obsoleta no universo de Saint Seiya. De qualquer forma, é preciso tomar cuidado ao analisar o que pode e o que não pode ser considerado telecinese na obra, e é neste ponto que discordo sobre os exemplos de Afrodite com as rosas e Aldebaran contra Sorento.A telecinese é a habilidade de mover objetos corpóreos com a mente. Assim, fica mais fácil identificá-la quando vemos um personagem movendo um objeto ou outro personagem sem encostar neles.Agora, quando estamos falando de golpes especiais a questão fica mais nebulosa. Se o ato de mover as rosas é considerado telecinese, então a esmagadora maioria das técnicas em Saint Seiya utiliza telecinese desde o seu princípio até sua execução. Este quadro antecede o Pó de Diamante que Camus usa para atingir Mu. Percebam que cristais de gelo se formam ao redor dos dois e adotam movimentos circulares uniformes no ar. Seria a hipótese de telecinese? Eu tenho absoluta certeza que não.Do mesmo modo eu não acredito que Afrodite utilize telecinese para controlar as rosas. Quer dizer que se o cavaleiro de Peixes não conseguisse usar telecinese então ele não poderia atacar seus oponentes? Esta pergunta denota que esta linha argumentativa não se sustenta. No caso de Aldebaran, conforme eu expliquei no outro tópico, ele não paralisou Sorento. O que aconteceu foi que o taurino usou seu cosmo para criar alguma barreira ou pressão invisível que impedisse o marina de avançar (mas ele ainda podia mover livremente seus membros). Também não entendo ser o caso de telecinese (o que não significa que Aldebaran não possua esta habilidade). ____________________ No que tange a suposta ilusão do cavaleiro de Touro contra Sorento, mantenho minha concordância com o Fëanor. Kurumada em diversas oportunidades criou uma situação de morte de um cavaleiro para depois ficar constatado que era falsa. Eu me recordo disso ter acontecido com Shiryu contra os espectros: Mas a cena que mais me despertou a atenção foi na luta de Ikki contra Capella de Auriga. Embora somente o cavaleiro de prata tenha sido golpeado pelo Golpe Fantasma de Fênix, Saori reage quando o mangá mostra Ikki sendo decapitado, o que não faz sentido pois a ilusão foi projetada unicamente no cérebro de Capella: A conclusão é que Kurumada usou um recurso narrativo para passar a sensação de que Ikki havia sido derrotado. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Manu of Deche 162 Postado Março 22, 2019 Compartilhar Postado Março 22, 2019 Portanto, se bem entendi os argumentos do Darkangel, concordo com ele. As habilidades psicocinéticas decorrem da própria manipulação do cosmo. Ora, não me parece correto argumentar que habilidades dimensionais, espirituais e de outras naturezas sejam desenvolvidas a partir da manipulação cósmica, mas criar uma exceção para as habilidades da psicocinese, dizendo que são puramente criadas pela mente (sem qualquer interferência do cosmo).Menos lógico ainda é querer estabelecer duas modalidades de telecinese, vale dizer: uma proveniente da mente e outra proveniente do cosmo (que não seria propriamente telecinese). Se é possível mover corpos com o cosmo, então seria muito mais vantajoso para Mu fazê-lo desta forma ao invés de usar sua mente, dado que a fonte cósmica é inesgotável e pode alcançar um nível muito mais elevado que a pura força mental. Neste diapasão, a telecinese restaria obsoleta no universo de Saint Seiya. Eu penso que cada caso deve ser analisado individualmente,novamente,nao vejo porque tecnicas dimensionais,espirituais,etc nao possam ser desenvolvidas unicamente a partir do cosmo.Quem disse que essas habilidades sao exclusivas de portadores de poderes psiquicos?Tambem nao vejo motivos para nao acreditar que o cosmo possa aumentar os poderes psiquicos.Um exemplo de tecnica bem dificil de definir eh o Golpe Fantasma do Ikki,ele apresenta varias caracteristicas de poderes psiquicos,mas eh executado atraves de um "soco no cerebro". Sobre a questao das possiveis "duas"telecineses:Eu nao afirmo que existam "duas" telecineses,apenas imho um santo pode movimentar sua armadura sem necessitar de telecinese,apenas com seu cosmo.Tambem nao posso afirmar que nao existam "duas" telecineses,novamente acredito que cada caso deve ser analisado individualmente.Soh ressalto que, mesmo que existam "duas" telecineses e o cosmo nao possa ser usado para melhorar a telecinese real(o que eu acredito que possa), a telecinese real do Mu muito provavelmente daria a ele uma vantagem,afinal eh mais facil movimentar um objeto com duas maos do que com uma. Sobre a questao do sexto sentido nao posso te ajudar,nao lembro de nada a respeito.Quanto aos outros pontos concordo contigo. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 772 Postado Março 23, 2019 Autor Compartilhar Postado Março 23, 2019 Eu penso que cada caso deve ser analisado individualmente,novamente,nao vejo porque tecnicas dimensionais,espirituais,etc nao possam ser desenvolvidas unicamente a partir do cosmo.Quem disse que essas habilidades sao exclusivas de portadores de poderes psiquicos?Tambem nao vejo motivos para nao acreditar que o cosmo possa aumentar os poderes psiquicos.Um exemplo de tecnica bem dificil de definir eh o Golpe Fantasma do Ikki,ele apresenta varias caracteristicas de poderes psiquicos,mas eh executado atraves de um "soco no cerebro". Mas foi isso que eu disse. Eu entendo o cosmo como a fonte primária de todo poder dos cavaleiros. É dele que deriva o desenvolvimento de todas as habilidades, sejam telecinéticas, dimensionais, espirituais, destrutivas, congelantes, ilusórias etc. Ou seja, não tem como um personagem desenvolver alguma destas (e outras) aptidões que não seja através do cosmo. Em outras palavras, os cavaleiros aprendem a controlar o cosmo e daí em diante o transformam em alguma técnica com propriedades específicas. Portanto, em tese um aspirante a cavaleiro tem um leque ilimitado de golpes que ele pode desenvolver. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Março 23, 2019 Compartilhar Postado Março 23, 2019 Uma fala que poderia associar sexto sentido com técnicas mentais vem de Shaka na luta contra Ikki instantes antes de extrair o sexto sentido do cavaleiro de Fênix: Contudo, acho que Kurumada se expressou de forma equivocada neste diálogo. Acredito que Shaka quis dizer que o desenvolvimento das técnicas mentais de Ikki fortaleceu o seu cérebro e, consequentemente, a apuração do seu sexto sentido. Se alguém não entender desta forma, favor se manifestar no tópico. Eu não acho que o Kurumada se expressou mal. Acho que se expressou muito bem. Realmente, o princípio, a base para o Sexto Sentido é a percepção extrassensorial. Esse é o primeiro degrau para estar apto para desenvolver habilidades mais avançadas referentes ao Sexto Sentido. (Só um parênteses, é isso mesmo. Sexto "Sentido". Todos os 8 Sentidos são, inicialmente, percepções quanto ao mundo e ao universo. Audição, Visão, Tato, Paladar e Olfato. Cada um destes são percepções quanto ao mundo. Percepções materiais. O Sexto Sentido é a primeira percepção imaterial. É a percepção da mente. O Sétimo Sentido é uma percepção interior. É o conhecimento quanto ao seu próprio potencial. Já o Oitavo Sentido é a percepção quanto à sua própria transcendentalidade. Para saber mais sobre as Oito Percepções, veja aqui). Então... Nesse quadro que você postou, o Shaka já confirma que ataques de ilusões, como o Genma Ken, também são relativos ao Sexto Sentido. Neste quadro aqui, em meio à batalha do Seiya contra o Thanatos, temos a confirmação de que psicocinésia também é relativo ao Sexto Sentido. Veja a fala da Shina: "Então você só percebeu essa bola por causa do seu poder de psicocinésia?". Pois é. Ela está falando de Percepção Extrassensorial. Ou seja, Sexto Sentido. E aqui, nessa conversa do Mu com o Shaka, vemos que o Teletransporte é uma técnica dentro do subgrupo "Telecinése". Se é Telecinése, é Sexto Sentido. Como pode ver acima, todas essas habilidades são mostradas objetivamente ao longo do mangá como poderes do "Sexto Sentido". E, além disso, se encaixam perfeitamente na definição da Sexta Percepção apresentada na filosofia budista. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 772 Postado Março 23, 2019 Autor Compartilhar Postado Março 23, 2019 Fëanor Eu vou retificar a interpretação que dei sobre a fala de Shaka. Tanto os golpes mentais como o sexto sentido têm algo em comum: o cérebro. Ao lembrar da especialidade de Ikki (ataques mentais), Shaka também lembrou que o cérebro dele estava intacto e, consequentemente, seu sexto sentido continuava funcionando (e que permitiu que bloqueasse o seu ataque).O raciocínio de Shaka foi este: Golpes mentais -----> cérebro Ele associou um elemento com outro e daí concluiu pela interferência de um terceiro elemento, o sexto sentido. Veja a fala da Shina: "Então você só percebeu essa bola por causa do seu poder de psicocinésia?". Pois é. Ela está falando de Percepção Extrassensorial. Ou seja, Sexto Sentido. E aqui, nessa conversa do Mu com o Shaka, vemos que o Teletransporte é uma técnica dentro do subgrupo "Telecinése". Se é Telecinése, é Sexto Sentido. Como pode ver acima, todas essas habilidades são mostradas objetivamente ao longo do mangá como poderes do "Sexto Sentido". E, além disso, se encaixam perfeitamente na definição da Sexta Percepção apresentada na filosofia budista. Já eu acho que Kurumada se equivocou neste diálogo, pois telecinesia está relacionada com a movimentação de objetos com a força da mente. Ainda que telecinesia estivesse inserida como uma categoria do sexto sentido, percepção e telecinesia não são a mesma coisa.E não entendi de onde você tirou que teletransporte é um subgrupo da telecinesia. Mu apenas conduziu telecineticamente Shaka e Ikki de volta para a casa de Virgem. Ele não os teletransportou, pelo menos não há nada que afira isso. A filosofia budista no link que você postou é muito simplista ao conceituar o sexto sentido. Basicamente, o sexto sentido seria a mente e tudo que a envolve, o que significa que qualquer ser humano o domina plenamente. É totalmente diferente daquilo que entendemos por sexto sentido e pelo o que a imagem que eu postei (acho que ela está no mangá espanhol nº 08) o descreve. Permita-me lhe fazer uma pergunta, Fëanor: se pra você os poderes psicocinéticos e telepáticos advém do sexto sentido, então como Ikki conseguiu se comunicar telepaticamente com Shun e Shaka após perdê-lo? Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Março 23, 2019 Compartilhar Postado Março 23, 2019 (editado) Permita-me lhe fazer uma pergunta, Fëanor: se pra você os poderes psicocinéticos e telepáticos advém do sexto sentido, então como Ikki conseguiu se comunicar telepaticamente com Shun e Shaka após perdê-lo? Pelo Cosmo. Como eu falei anteriormente, o Kurumada criou dois tipos de comunicações "mágicas" em Saint Seiya. Uma é pela telepatia, e a outra é pelo cosmo.Para deixar a lógica bem coerente, não era para existir esses dois tipos de comunicação "mágica", né? Ficaria bem mais simples para a gente... Mas, infelizmente, o Kurumada vai criando as coisas no calor da emoção. Como, nesse combate entre Shaka e Ikki, o Kurumada achou que o Ikki tinha algo a dizer ainda, antes de se sacrificar para "derrotar" o Shaka, daí ele inventou essa "voz do coração", que seria a voz do cosmo do Ikki. É por essa voz que Saga, Shura e Camus se comunicam após terem os seus sentidos retirados por Shaka. E é por essa voz que eu imagino que a maioria dos Cavaleiros de Ouro se comunicam. Entretanto, em outros momentos no mangá, é deixado claro que a comunicação por pensamentos é primariamente uma habilidade da Psicocinésia. Telepatia. E aí entra a questão da terminologia, e como o Kurumada categoriza as habilidades do Sexto Sentido. Repare que temos um padrão em três cenas distintas. 1. Shina: "Então... Você percebeu essa bola por causa do seu poder de telecinése?" 2. Shaka: "Por favor, venha me ajudar. Eu passei para uma dimensão complexa" (...) "Você é o cavaleiro com o dom da telecinése mais desenvolvido" (Guiar alguém de uma dimensão para outra com "telecinése" é Teletransporte) 3. Shijima: "Vejo que você é o único que pode receber meus pensamentos em todos os 12 Templos... Parece que, assim como eu, você possui o poder da psicocinésia, ou estou enganado?" (Repare que aqui o Shijima deixa a entender que Psicocinésia é um talento raro, e que somente ele e Shion possuíam essa habilidade dentre todos os Santos de Ouro do passado). É verdade que o Kurumada demonstra uma terminologia pouco precisa para estes poderes. Chama todos de "telecinése". Mas até aí tudo bem. Ele não é nenhum especialista em fenômenos psiônicos, como o Darkangel. Por isso ele fala de forma mais abrangente. Temos, então, em Saint Seiya, o seguinte diagrama dentre os poderes da "Psicocinésia": PSICOCINÉSIA (lato sensu)PERCEPÇÃO PARANORMAL (demonstrada por Kiki e Mu. Certamente Shion também à possui. É possível que Shaka, Shijima e Myu também)TELEPATIA (demonstrado por Mu, Shaka, Shijima e Shion)TELECINÉSE / PSICOCINÉSIA (stricto sensu) (demonstrado por Mu, Myu, Shion e Kiki. É possível que Shijima e Shaka possuam essa habilidade em um nível inferior, mas não podemos afirmar)TELETRANSPORTE (demonstrado por Mu, Shion, Myu e Kiki) Foi por isso que eu usei o termo "subgrupo" Psicocinésia. Todas essas habilidades dependem de um desenvolvimento maior do Sexto-Sentido. Todas as pessoas possuem o Sexto Sentido, pois todas elas pensam. Mas quando alguém aprofunda o domínio sobre o sexto-sentido, pode desenvolver capacidades e percepções paranormais (ou psíquicas). As Ilusões também são poderes que dependem desse desenvolvimento do Sexto Sentido. Mas estão fora do esquema da Psicocinésia. Estão em outro ramo. E, nesse ramo, Shaka, Saga e Kanon são até significativamente mais desenvolvidos do que o Mu, por exemplo. E não entendi de onde você tirou que teletransporte é um subgrupo da telecinesia. Mu apenas conduziu telecineticamente Shaka e Ikki de volta para a casa de Virgem. Ele não os teletransportou, pelo menos não há nada que afira isso.E se você precisa de mais evidências de que Teletransporte é uma habilidade de Psicocinésia, então veja o Myu constatando isso: A filosofia budista no link que você postou é muito simplista ao conceituar o sexto sentido. Basicamente, o sexto sentido seria a mente e tudo que a envolve, o que significa que qualquer ser humano o domina plenamente. É totalmente diferente daquilo que entendemos por sexto sentido e pelo o que a imagem que eu postei (acho que ela está no mangá espanhol nº 08) o descreve.Bem... Eu não ousaria chamar a filosofia do Vijnana de simplista. Não conheço muito, mas me parece ser uma das filosofias existenciais mais profundas do nosso mundo. E justamente por isso vemos referências a ela em tantas histórias da cultura popular, como Saint Seiya, Matrix, Star Wars e tantas outras... É claro que em Saint Seiya ganha um aspecto mais fantástico e o enfoque é menor nos aspectos mais profundos dessa filosofia. O Kurumada utiliza essa filosofia de base para criar a parte "mágica" de Saint Seiya. Para explicar o Sétimo Sentido e Poderes Mentais... Mas é na revelação do Arayashiki (Alaya Vijnana), que vemos uma amostra de que o Kurumada estava atento a toda a beleza e profundidade dessa filosofia. https://www.youtube.com/watch?v=ogHpCOM1o9U Editado Março 23, 2019 por Fëanor 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 772 Postado Março 23, 2019 Autor Compartilhar Postado Março 23, 2019 Você me convenceu de que Kurumada emprega a terminologia da psicocinese para englobar todas as habilidades psíquicas (telepatia, telecinese, teletransporte etc). A sua explicação é irretocável e eu não poderia tê-la feito melhor. No entanto, esta discussão não elucida se a psicocinese é proveniente do sexto ou do sétimo sentido. Existem elementos na obra que podem aferir que o sexto sentido é o responsável pelo desenvolvimento das habilidades psicocinéticas (como a fala da Shina e, a depender da interpretação, a fala de Shaka), mas há também elementos que associam estas habilidades ao cosmo (como a imagem que eu postei conceituando o que é o sexto sentido e a telepatia de Ikki em Virgem, a qual você atribuiu como uma comunicação cósmica). De todo modo, respeito seu pensamento. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
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