Ir para conteúdo

A Essência de Saint Seiya: Porque nenhum dos spin-offs conseguem reproduzi-la?

Posts Recomendados

Ogawara, mas aí você está querendo definir do que as pessoas podem ou não gostar. Cada um vai ler e receber aquela obra de uma forma e se identificar com os aspectos que forem mais interessantes a ela.

Se os dourados são muito populares mesmo sendo coadjuvantes, isso é um mérito do trabalho do Kurumada que conseguiu atingir a memória afetiva dos fãs com eles. Assim como é muito natural que mesmo que a obra carregue o nome do Seiya, ele não seja o preferido de, sei lá,90% dos leitores.

Eu não estou querendo definir do que as pessoas podem ou não gostar (cada um tem o direito de gostar / preferir o que quiser). Mas sim que, eu apenas lamento algumas dessas escolhas. Eu não concordo / não consigo entendê-las (pra mim, de acordo com a obra, grande parte dessas decisões não fazem o menor sentido). Mas (infelizmente) fazer o que, né. Gosto é gosto mesmo.

Só que o respeito tem que vir de ambos os lados. Se alguém vir contra o meu pensamento / a minha opinião (principalmente com palavras desrespeitosas como ''sentimento infantil'', ''berreiro'' e ''mente limitada''), obviamente também irei contra o dessa pessoa. O problema não é não gostar de uma obra, mas sim faltar com respeito com os fãs. Se alguns fãs inicialmente começam com a falta de respeito com outros fãs (como é o caso da maioria dos Canvetes, por exemplo), então também não terei respeito para com eles. E olha que, ainda assim, não costumo usar certas palavras (como por exemplo as do nível que o Chemist usou, mesmo ele sendo um moderador).

Editado por Bruno Ogawara
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

não funciona.  "essência de saint seiya" é só mais um termo 1001 utilidades tipo falar "isso parece fanfic". é fácil de falar, soa bonito, parece que você desanca tudo só de mencionar, mas é estofo.

Falando sério, eu concordo com o Shin e o Lyke, não vejo uma "essência", acho meio complicado dizer que o estilo do Kurumada é a essência da obra. O estilo dele é um estilo, só isso, dizer que só pode

Primeiro que, de acordo com o Hipermito, o exército de Atena nunca esteve completo. Segundo que, as batalhas contra Poseidon e Hades (no Clássico), já são consideradas como sendo Guerras Santas. Terce

Grande argumentação. O criador da série está impossibilitado de criar novas histórias, com um novo olhar porque tem que manter os elementos oriundos da obra original que alguns acham o supra sumo da sua história. Se isso não é sentimentalismo infantil, é o que então?

Há um conceito na literatura chamado morte do autor, em que a obra "toma vida" e se desenvolve independente do que o criador pensa. Afinal, histórias são feitas para serem lidas, apreciadas e interpretadas pelos outros. Acho que Sant Seiya fala de conceitos que dialogam com todos humanos, e é por isso que apesar de ser uma obra que não tem personagens tão desenvolvidos como alguns animes de hoje em dia, ainda assim tem uma fanbase fiel, é referenciado por outros profissionais, e é considerado um clássico acima de muitos outros mangas comerciais com apelo mais efêmero. O problema é que tem alguns autores que poderiam desenvolver e expandir o universo melhor que outros, enquanto outras obras são desnecessárias e estão apenas usando o nome da franquia. Não acho que o Kurumada é perfeito, de fato tenho várias críticas a ele. O próprio Kurumada tem noção das próprias limitações. Mas ainda respeito ele como criador da obra. Particularmente acho que alguns mangakas como Shiori e Kuori poderiam desenvolver a história melhor que Kurumada.

Mas daí também temos histórias tipo Omega, Knights of Zodiac, Sould of Gold, Legend of Sanctuary que apesar de ter alguns conceitos legais aqui e ali, são produtos que bastardizam Saints Seiya e que poderiam simplesmente ser uma franquia diferente inspirada na história de Kurumada. Grandes obras SEMPRE inspiram outras.

Outro grande argumento, o nome da série. Fico imaginando se o Kurumada ficasse preso ao fato de sua série ter o nome do protagonista e limitasse a sua criação. Acho que não teríamos um universo tão rico e grande quanto o que temos atualmente.

Parece que temos aqui uma heresia fazer uso do nome original da série, acrescido de um subtítulo para designar uma obra derivada. Espero que o Kurumada logo acorde para esse problema e mude o nome da série para Knigts of Zodiac (Cavaleiros do Zodíaco em português), para que ele possa prosseguir com seus derivados, aka spin-offs.

Caso contrário, até o Next Dimension deve ser cancelado imediatamente! Onde já se viu deixar o personagem que dá nome a série SAINT SEIYA, em coma numa cadeira de rodas e fazer uso de um cópia fraudulenta chamada Tenma, sob a desculpa dele ser sua versão de outro tempo.

Estava respondendo particularmente ao argumento de que é ridículo que algumas pessoas estão apenas interessadas na jornada do Seiya. O anime/manga se chama Saint Seiya e nasceu com a jornada de Seiya, Shun, Ikki, Hyoga e Shiryu. Até mesmo o Kurumada compreende que o Seiya não é um personagem popular, por isso que ele tirou o Seiya de cena em Next Dimension e a primeira parte de Hades. Mas apesar de tudo essa foi a história inacabada que fez sucesso e permitiu que outras obras fossem desenvolvidas a partir disso. A maioria das pessoas estão interessadas em ver a obra original, que iniciou e moldou tudo, ser acabada. A obra de Kurumada sempre vai ter precedência de importância e vai ser o canon de cavaleiros, gostando disso ou não.

Por isso reclamar que a maioria dos fãs preferem a obra de Kurumada e estão insatisfeitos com os vários spin offs aleatórios que são criados sem respeitar a "essência" original de Saint Seiya é absurdo. O mangá de Saint Seiya é a obra canônica norteadora da franquia e todo o resto é derivado. Isso não significa que o mangá da Kurumada seja perfeito e outros spin offs sejam automaticamente ruins. Mas é necessário um certo senso crítico e respeito por aqueles que acompanham a história desde o início e apoiaram a volta de CDZ há décadas atrás. E pra mim é muito claro que os produtores apenas pensam ganhar dinheiro com a franquia às custas de entregar produtos de qualidade que iriam expandir a série de maneira satisfatória para grande parte do fandom. Aqueles que dizem que Saint Seiya original é coisa do "passado" e é impossível reproduzir de maneira satisfatória estão enganados.

Partindo do pressuposto que o produto é bom, as crianças (ou pessoas adultas) que gostam Knight of Zodiac ou Omega iriam se interessar por isso sem o selo "Cavaleiros do Zodíaco". Mas os produtores sabem que sem o nome de CDZ o produto não iria causar interesse em grande escala. Não é um problema único com Saint Seiya: como já mencionado nesse topico, várias franquias ocidentais tipo Star Wars sofrem do mesmo , mas acho que entre os animes japoneses é um dos piores casos.

E tudo isso gera várias outras discussões complicadas como:

1) até onde é válido o conceito de "morte de autor" e até que ponto mudanças nos conceitos originais passa a ser bastartizacao e distorção de uma história ou franquia...?

2) Será que algumas obras inspiradas em outras histórias não poderiam se tornar obras originais? Qual o limite?

3) Até que ponto o fandom e o "imaginário do fandom" tem ou deveria ter influência em uma obra?

4) Se algo possui o selo oficial se torna automaticamente bom ou "aceito"?

Esses pontos também abrangem vários problemas da indústria do entretenimento atual. O próprio Kurumada tem uma visão bem clara sobre esse fenômeno, se quiserem entrar a fundo nisso. Diferente do que alguns pensam, ele o os outros mangakas não tem controle total sobre o que é feito com Saint Seiya.

Seiya é o nosso pastor e nada nos faltará!

Bom, se tu diz ...

Quem sabe no futuro façam um spin off em que o Seiya vira pastor pra agradar os secto de fãs religiosos. Todos episódios é ele pregando e lutando contra personagens da Bíblia. E quem reclamar é mente limitada!

Concluo esse post reiterando minha colocação anterior: Saint Seiya é um universo grande demais pra mente limitada de muitos fãs.

Acredito que não seja proposital, mas aqui tu tá sendo rude, até infantil tentando ofender a capacidade intelectual de qualquer um que discorda do teu ponto de vista.

Acho que as pessoas tem o direito de gostar ou críticar qualquer obra, pois apesar de tudo cavaleiros do zodíaco é entretenimento. Seria legal se isso fosse feito respeitosamente, pois apesar de tudo cdz é importante pra muitas pessoas. Engraçado é que só vejo fãs das obras mais recentes agindo de maneira tão reativa enquanto projetam o mesmo comportamento nos outros.

Editado por denna
  • Like 2
Link para o post

Que pensamento mais simplista. Saint Seiya desde o primeiro capítulo menciona guerras divinas. Guerras divinas com exércitos inteiros não tem espaço pra apenas 5 protagonistas. O choro é livre.

Primeiro que, de acordo com o Hipermito, o exército de Atena nunca esteve completo. Segundo que, as batalhas contra Poseidon e Hades (no Clássico), já são consideradas como sendo Guerras Santas. Terceiro que, Guerra Santa não é sinônimo de batalha campal. Quarto que, pelo o que eu me lembre / pelo o que eu saiba, mesmo após trocentos spin-offs, o únicos que abordaram um pouco de batalhas campais foram o Omega (na saga de Pallas) e houveram apenas alguns FLASHBACKS em LC (sobre a Guerra Santa ANTERIOR-ANTERIOR contra Hades). E quinto que, mesmo se houver / houvessem batalhas campais no Clássico, os protagonistas continuariam sendo os 5 Bronze Boys. O choro é livre.

Editado por Bruno Ogawara
  • Like 3
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...