Bruno Ogawara 3.026 Postado Janeiro 11, 2021 Compartilhar Postado Janeiro 11, 2021 (editado) Ogawara, mas aí você está querendo definir do que as pessoas podem ou não gostar. Cada um vai ler e receber aquela obra de uma forma e se identificar com os aspectos que forem mais interessantes a ela. Se os dourados são muito populares mesmo sendo coadjuvantes, isso é um mérito do trabalho do Kurumada que conseguiu atingir a memória afetiva dos fãs com eles. Assim como é muito natural que mesmo que a obra carregue o nome do Seiya, ele não seja o preferido de, sei lá,90% dos leitores. Eu não estou querendo definir do que as pessoas podem ou não gostar (cada um tem o direito de gostar / preferir o que quiser). Mas sim que, eu apenas lamento algumas dessas escolhas. Eu não concordo / não consigo entendê-las (pra mim, de acordo com a obra, grande parte dessas decisões não fazem o menor sentido). Mas (infelizmente) fazer o que, né. Gosto é gosto mesmo. Só que o respeito tem que vir de ambos os lados. Se alguém vir contra o meu pensamento / a minha opinião (principalmente com palavras desrespeitosas como ''sentimento infantil'', ''berreiro'' e ''mente limitada''), obviamente também irei contra o dessa pessoa. O problema não é não gostar de uma obra, mas sim faltar com respeito com os fãs. Se alguns fãs inicialmente começam com a falta de respeito com outros fãs (como é o caso da maioria dos Canvetes, por exemplo), então também não terei respeito para com eles. E olha que, ainda assim, não costumo usar certas palavras (como por exemplo as do nível que o Chemist usou, mesmo ele sendo um moderador). Editado Janeiro 11, 2021 por Bruno Ogawara 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
denna 37 Postado Janeiro 11, 2021 Compartilhar Postado Janeiro 11, 2021 (editado) Grande argumentação. O criador da série está impossibilitado de criar novas histórias, com um novo olhar porque tem que manter os elementos oriundos da obra original que alguns acham o supra sumo da sua história. Se isso não é sentimentalismo infantil, é o que então?Há um conceito na literatura chamado morte do autor, em que a obra "toma vida" e se desenvolve independente do que o criador pensa. Afinal, histórias são feitas para serem lidas, apreciadas e interpretadas pelos outros. Acho que Sant Seiya fala de conceitos que dialogam com todos humanos, e é por isso que apesar de ser uma obra que não tem personagens tão desenvolvidos como alguns animes de hoje em dia, ainda assim tem uma fanbase fiel, é referenciado por outros profissionais, e é considerado um clássico acima de muitos outros mangas comerciais com apelo mais efêmero. O problema é que tem alguns autores que poderiam desenvolver e expandir o universo melhor que outros, enquanto outras obras são desnecessárias e estão apenas usando o nome da franquia. Não acho que o Kurumada é perfeito, de fato tenho várias críticas a ele. O próprio Kurumada tem noção das próprias limitações. Mas ainda respeito ele como criador da obra. Particularmente acho que alguns mangakas como Shiori e Kuori poderiam desenvolver a história melhor que Kurumada. Mas daí também temos histórias tipo Omega, Knights of Zodiac, Sould of Gold, Legend of Sanctuary que apesar de ter alguns conceitos legais aqui e ali, são produtos que bastardizam Saints Seiya e que poderiam simplesmente ser uma franquia diferente inspirada na história de Kurumada. Grandes obras SEMPRE inspiram outras. Outro grande argumento, o nome da série. Fico imaginando se o Kurumada ficasse preso ao fato de sua série ter o nome do protagonista e limitasse a sua criação. Acho que não teríamos um universo tão rico e grande quanto o que temos atualmente. Parece que temos aqui uma heresia fazer uso do nome original da série, acrescido de um subtítulo para designar uma obra derivada. Espero que o Kurumada logo acorde para esse problema e mude o nome da série para Knigts of Zodiac (Cavaleiros do Zodíaco em português), para que ele possa prosseguir com seus derivados, aka spin-offs. Caso contrário, até o Next Dimension deve ser cancelado imediatamente! Onde já se viu deixar o personagem que dá nome a série SAINT SEIYA, em coma numa cadeira de rodas e fazer uso de um cópia fraudulenta chamada Tenma, sob a desculpa dele ser sua versão de outro tempo. Estava respondendo particularmente ao argumento de que é ridículo que algumas pessoas estão apenas interessadas na jornada do Seiya. O anime/manga se chama Saint Seiya e nasceu com a jornada de Seiya, Shun, Ikki, Hyoga e Shiryu. Até mesmo o Kurumada compreende que o Seiya não é um personagem popular, por isso que ele tirou o Seiya de cena em Next Dimension e a primeira parte de Hades. Mas apesar de tudo essa foi a história inacabada que fez sucesso e permitiu que outras obras fossem desenvolvidas a partir disso. A maioria das pessoas estão interessadas em ver a obra original, que iniciou e moldou tudo, ser acabada. A obra de Kurumada sempre vai ter precedência de importância e vai ser o canon de cavaleiros, gostando disso ou não. Por isso reclamar que a maioria dos fãs preferem a obra de Kurumada e estão insatisfeitos com os vários spin offs aleatórios que são criados sem respeitar a "essência" original de Saint Seiya é absurdo. O mangá de Saint Seiya é a obra canônica norteadora da franquia e todo o resto é derivado. Isso não significa que o mangá da Kurumada seja perfeito e outros spin offs sejam automaticamente ruins. Mas é necessário um certo senso crítico e respeito por aqueles que acompanham a história desde o início e apoiaram a volta de CDZ há décadas atrás. E pra mim é muito claro que os produtores apenas pensam ganhar dinheiro com a franquia às custas de entregar produtos de qualidade que iriam expandir a série de maneira satisfatória para grande parte do fandom. Aqueles que dizem que Saint Seiya original é coisa do "passado" e é impossível reproduzir de maneira satisfatória estão enganados. Partindo do pressuposto que o produto é bom, as crianças (ou pessoas adultas) que gostam Knight of Zodiac ou Omega iriam se interessar por isso sem o selo "Cavaleiros do Zodíaco". Mas os produtores sabem que sem o nome de CDZ o produto não iria causar interesse em grande escala. Não é um problema único com Saint Seiya: como já mencionado nesse topico, várias franquias ocidentais tipo Star Wars sofrem do mesmo , mas acho que entre os animes japoneses é um dos piores casos. E tudo isso gera várias outras discussões complicadas como: 1) até onde é válido o conceito de "morte de autor" e até que ponto mudanças nos conceitos originais passa a ser bastartizacao e distorção de uma história ou franquia...? 2) Será que algumas obras inspiradas em outras histórias não poderiam se tornar obras originais? Qual o limite? 3) Até que ponto o fandom e o "imaginário do fandom" tem ou deveria ter influência em uma obra? 4) Se algo possui o selo oficial se torna automaticamente bom ou "aceito"? Esses pontos também abrangem vários problemas da indústria do entretenimento atual. O próprio Kurumada tem uma visão bem clara sobre esse fenômeno, se quiserem entrar a fundo nisso. Diferente do que alguns pensam, ele o os outros mangakas não tem controle total sobre o que é feito com Saint Seiya. Seiya é o nosso pastor e nada nos faltará!Bom, se tu diz ... Quem sabe no futuro façam um spin off em que o Seiya vira pastor pra agradar os secto de fãs religiosos. Todos episódios é ele pregando e lutando contra personagens da Bíblia. E quem reclamar é mente limitada! Concluo esse post reiterando minha colocação anterior: Saint Seiya é um universo grande demais pra mente limitada de muitos fãs.Acredito que não seja proposital, mas aqui tu tá sendo rude, até infantil tentando ofender a capacidade intelectual de qualquer um que discorda do teu ponto de vista. Acho que as pessoas tem o direito de gostar ou críticar qualquer obra, pois apesar de tudo cavaleiros do zodíaco é entretenimento. Seria legal se isso fosse feito respeitosamente, pois apesar de tudo cdz é importante pra muitas pessoas. Engraçado é que só vejo fãs das obras mais recentes agindo de maneira tão reativa enquanto projetam o mesmo comportamento nos outros. Editado Janeiro 11, 2021 por denna 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Cesare 1.422 Postado Janeiro 12, 2021 Compartilhar Postado Janeiro 12, 2021 Que pensamento mais simplista. Saint Seiya desde o primeiro capítulo menciona guerras divinas. Guerras divinas com exércitos inteiros não tem espaço pra apenas 5 protagonistas. O choro é livre. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 3.026 Postado Janeiro 13, 2021 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2021 (editado) Que pensamento mais simplista. Saint Seiya desde o primeiro capítulo menciona guerras divinas. Guerras divinas com exércitos inteiros não tem espaço pra apenas 5 protagonistas. O choro é livre. Primeiro que, de acordo com o Hipermito, o exército de Atena nunca esteve completo. Segundo que, as batalhas contra Poseidon e Hades (no Clássico), já são consideradas como sendo Guerras Santas. Terceiro que, Guerra Santa não é sinônimo de batalha campal. Quarto que, pelo o que eu me lembre / pelo o que eu saiba, mesmo após trocentos spin-offs, o únicos que abordaram um pouco de batalhas campais foram o Omega (na saga de Pallas) e houveram apenas alguns FLASHBACKS em LC (sobre a Guerra Santa ANTERIOR-ANTERIOR contra Hades). E quinto que, mesmo se houver / houvessem batalhas campais no Clássico, os protagonistas continuariam sendo os 5 Bronze Boys. O choro é livre. Editado Janeiro 13, 2021 por Bruno Ogawara 3 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.