Ir para conteúdo

[Games] Final Fantasy

Posts Recomendados

Visitante Darkangel

Só lembrando que, apesar das semelhanças, os únicos universos compartilhados dos jogos são os de Final Fantasy VII e o Final Fantasy X.

Uma pena.

Também não foi citado, mas originalmente o Final Fantasy VII era para ter saído no Super Nitendo, e depois no próprio Nintendo 64.

Como curiosidade, fãs criaram uma versão de Final Fantasy VII para NES, é possível tanto achar a ROM na Internet, quanto a fita para o console, com manual e tudo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 79
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Atendendo a pedidos, criamos um tópico a respeito dessa franquia da Square Enix. Os posts que estavam discutindo o assunto no tópico de "O que você está jogando?" foram movidos pra cá.

É porque vc não jogou Final Fantasy 6, Morgoth. De todos os aspectos que o FF7 é conhecido por ser o mais popular (achei melhor esse termo), história, personagens, vilão, trilha sonora, FF6 é ainda me

Rolou um saldão Square Enix na Xbox Live e acabei com mais games que tempo suficiente pra jogar,peguei o remaster do Final Fantasy VII (Remaster do antigão de 1997 a parte 1 do remake não tem nem data

Não precisa ser nenhum gênio pra perceber isso, né? "Cloud"... "Lightning"...

Fisicamente, a Lightning é claramente uma versão feminina do Cloud...

Os dois são frios e escrotos no início...

O problema é que esse é o conceito e a definição permanente da Lighting: ser uma cópia do protótipo do Cloud. Enquanto, para o Cloud, é só o ponto de partida do personagem. Depois, o personagem é desconstruído por mais de uma vez ao longo da história, e essa pose superior de mercenário frio desmorona completamente.

Isso é importante, pois deu muita profundidade ao personagem. E, consequentemente, tornou a história muito mais interessante.

Isso até que é bem-feito no original: Cloud assume essa persona, essa máscara de mercenário estoico, que se desfaz no decorrer do jogo.

O problema é que, na Compilação e no universo expandido, a personalidade de Cloud acabou sendo reduzida a dois traços predominantes: a pose de mercenário estoico e a obsessão com Sephiroth (como se viu em Advent Children e KH2).

Só lembrando que, apesar das semelhanças, os únicos universos compartilhados dos jogos são os de Final Fantasy VII e o Final Fantasy X.

Uma pena.

Também há conexões em uma sub-série chamada Ivalice Alliance, que conecta vagamente os jogos Vagrant Story, Final Fantasy XII e Final Fantasy Tatics.

Editado por Styx
Link para o post

Recentemente, em uma série de perguntas de uns fãs, o Yoshinori Kitase chegou a dizer que o VII e o X estavam relacionados, por conta de um Easter Egg presente no X-2... Mas antes ele disse várias vezes que cada Final Fantasy está em um universo diferente.

Sei lá. Eu continuo a não considerar que estejam no mesmo universo. Acho que só o Hironobu Sakaguchi teria autoridade para falar tal coisa, e ele nunca o faria... Até porque, a ideia de que cada Final Fantasy tenha a sua própria história foi dele. Sem contar que foi ele quem criou a série.

Dito isso, eu acho que a conexão mais forte na série é entre o II e o IV. No II é contado o passado do Kain e dos Dragoons. Além disso, os próprios mundos do II e o do IV são muito parecidos, e te possuem localidades em comum. Se tiver tido um cataclisma entre um e outro (especificamente no combate final contra o Emperor), poderiam ser perfeitamente o mesmo cenário.

Partindo disso, e da forma como a magia e os Espers (Summons) evoluem ao longo da franquia, eu gosto de montar na minha cabeça uma evolução natural no mesmo planeta entre os Final Fantasies II, IV, VI e VII (O mesmo ocorre com os FFs I, III, V e IX, que se parecem muito).

A minha cronologia extraoficial é essa:

• O II, IV, VI e VII se passam no planeta Gaia. Nos primórdios do planeta, haviam os Cetras e os Humanos comuns. Alguns desses cetras migraram por todas as terras, e geraram híbridos com os humanos comuns, que também eram capazes de utilizar magia.
  • A Jenova cai no planeta, e extermina quase que completamente todos os Cetras de sangue puro, deixando vivos apenas os ancestrais da Aerith. Eles se escondem em algum lugar (provavelmente em Mysidia).
  • Na época do II e do IV, esses híbridos entre Cetras e humanos comuns ainda eram comuns de se encontrar... Tanto que várias pessoas podiam ser Magos ou Sacerdotes, como a Rosa, a Rydia, o Tellah e o Emperor. O Minwu talvez fosse um Cetra, já que ele era de Mysidia. O Golbez, o Cecil e o Fusoya já são Lunarians... Então já é outra raça.
  • Só lembrando que no IV os Espers vivem em um mundo paralelo deles... Portanto, se encaixa perfeitamente com o cenário de Espers que encontraremos no VI.
  • Muitos anos depois do IV, ocorre a Guerra dos Magi, citado no VI. Nessa guerra, os usuários de magia são praticamente todos exterminados. Sobram vivos apenas os antecedentes do Strago.
  • Nos eventos do FF VI, o Império Gestahliano começa a perseguir os Espers para conseguir acesso à magia, através da tecnologia Magitek. Kefka, Celes e Leo são experimentos em que foi infundido em humanos comuns essência de Espers. Por isso eles tinham acesso à magia. A Terra é filha de um Esper com uma humana, e por isso ela também pode utilizar magia... Tirando a Terra, o povo do Strago e o Kefka, o Leo e a Celes, nenhum outro humano no mundo conseguia utilizar magia.
  • Nos eventos do VI, os Espers são completamente exterminados, e suas essências remanescentes são aprisionadas em Magicites.
  • Após muitos séculos, a Shinra tem acesso à tecnologia Magitek, de ruínas do antigo Império Gestahliano, e aprimora para uma captação direta do Lifestream - a Mako Tecnologia. Com isso, eles conseguem produzir eletricidade, e também podem ter acesso à magia. Os Magicites teriam sido os protótipos para as Materias.
  • É possível que a Aerith seja uma descendente do Strago (deste modo, ela seria na verdade uma Meia-Cetra), ou então de descendentes ainda vivos de Mysidia, que teriam se mantido escondidos por todo esse tempo.

Bem. Essa é a minha cronologia da série Final Fantasy.

Editado por Fëanor
Link para o post

Qual a opinião daqui sobre Dirge of Cerberus e Crisis Core ? pergunto tanto do ponto de vista gameplay quanto história,só vejo opinião negativa online mas fã costuma usar hipérbole .

Link para o post

Qual a opinião daqui sobre Dirge of Cerberus e Crisis Core ? pergunto tanto do ponto de vista gameplay quanto história,só vejo opinião negativa online mas fã costuma usar hipérbole .

Não gosto desses spin-offs de Final Fantasy VII.

Nunca joguei nenhum deles, então não posso falar do gameplay... Mas de história, eu já vi tudo, e achei péssimos. O Advent Children é divertidinho, mas também piora mais a história do que acrescenta. Só considero o Final Fantasy VII original como interessante para a história.

Link para o post

Parece que em entrevistas os caras dão uma de perdidos e nunca confirmam nem desconfirmam essa conexão entre VII e os dois X,morte do autor .

e uma errata : falei aqui se a parte 1 do VersusXIII seria inteiramente em Lucis mas em trailers antigos já mostravam eles no ''mundo aberto'' .

Editado por morgoth
Link para o post

https://www.youtube.com/watch?v=TNYZbtjzY-g

Apesar de eu discordo que o Kefka seja o "personagem principal" do Final Fantasy VI. No caso do Thanos, realmente ele é o personagem principal do Infinity War... Mas o Kefka acho que está muito bem enquadrado no papel de antagonista no FF VI.

Está bem claro para mim que a protagonista principal seja a Terra. Claro, existem outros protagonistas (Celes, Locke, Sabin e Edgar), mas a Terra é a principal.

Ainda assim, achei o vídeo bem interessante. Na questão de estrutura narrativa, a comparação é bem válida.

Editado por Fëanor
Link para o post
Visitante Darkangel

http://youtu.be/XHjXFAYVqAw

Para quem tem interesse em conhecer e até jogar, eventualmente, o Final Fantasy 6 aqui vai um vídeo bastante interessante resumindo porque ele seria o grande rpg de todos os tempos, naturalmente contendo spoilers e evidenciando isso entre a história do jogo, dos personagens, das mecânicas de batalha, trilha sonora e do vilão.

O vídeo está em inglês mas mesmo pra quem possui somente o básico de entendimento ele é bastante claro nas ponderações.

Se alguém mais for amante de rpgs, super Nintendo e quiser alguma sugestão de um bom rpg, só perguntar que farei questão de fazer uma boa revisão para o possível título pretendido.

Link para o post

E se alguém for jogar Final Fantasy VI, recomendo jogar a versão de Super Nintendo, com esse hacking:

Final Fantasy VI - Ted Woolsey Uncensored Edition

(Obs.: Compartilhar arquivos IPS não é ilegal. Isso não é o rom em si)

Esse patch retira toda a censura que o jogo recebeu na versão americana, mas ao mesmo tempo mantém alguns detalhes icônicos da tradução do Ted Woolsey, como o "Son of a Submarine".

De qualquer forma, não recomendo que vocês joguem a versão de Gameboy Advanced, pois perde muito em qualidade de gráficos e de som. Se quiserem dicas de como melhor configurar o emulador, para resgatar toda a característica que os sistema original do console, de NTSC, possuía, só entrar em contato por mensagem privada.

Editado por Fëanor
Link para o post
  • 3 semanas depois...
Visitante Darkangel
Ontem saiu um trailer de Final Fantasy VII Remake, finalmente, depois de anos sem nenhuma novidade.

O site oficial da Square reafirmou que o desenvolvimento do jogo tem como objetivo cria lo em múltiplas partes, sendo cada uma delas um "jogo completo", como antes já fora anunciado.

Eles, por meio do trailer, também confirmaram que o jogo sairá mesmo para ps4, contrariando a certeza de muitos, devido a demora na apresentação de novidades da produção do jogo, de que só sairia no ps5, próxima geração.

Maiores novidades na E3 que ocorrerá em Junho.

Eu arrisco dizer que em na E3 eles apresentarão mais do gameplay e anunciarão a data de lançamento, ao menos indicar um semestre, o qual aposto para o início do segundo de 2020

Link para o post

Seria bom se todas as partes já estivessem em desenvolvimento, para lança-las durante breves intervalos, mas duvido muito disso.

Infelizmente, provável que vejamos o início do game no ps4 e termine de jogar no ps5.

Link para o post
Visitante Darkangel

Eu não duvido que o jogo seja finalizado quando já existir o próximo PS, mas pra mim ficou claro que eles lançarão o jogo completo para ps4.

Se vai haver também uma versão para ps5 são outros 500.

Claro, posso estar enganado. Mas essa é minha impressão.

Editado por Darkangel
Link para o post

Já tem até vídeo de comparação entre os dois trailers divulgados até agora;

https://www.youtube.com/watch?v=VyCOqwheV7g&lc=z23cg53pzqihjho0facdp43bjdglidju21tyknpbuydw03c010c.1557495284478277

Particularmente, eu acho que melhoraram e muito todos os personagens, principalmente o Cloud.

Mas os efeitos das partículas durante as lutas estavam bem mais bonitos na versão de 2015, pode ser por causa da diferença de cenário, sendo que no trailer antigo, eles estão lutando principalmente em ambientes escuros.

E o gameplay, até agora, parece uma mistura de Kingdom Hearts com Crisis Core.

Vamos ver o que mais a square vai divulgar em Junho.

Link para o post
  • 4 semanas depois...

Foi confirmado que haverão pelo menos duas partes, visto que a primeira se passará estritamente em Midgard (um pouco menos da metade do jogo original) e que a square está vendendo esse título como um stand alone game (como uma experiência completa).

Mas também acredito que haverá apenas duas partes, pelo menos no que consta a história do original, não entrando no âmbito de Advent Children ou spin-offs.

Me pergunto se haverão flash-back jogáveis, com o Zack (pouco provável).

Do jeito que fizeram a campanha pra esse título e a história dos dois blurays, só veremos a continuação na próxima geração. Resta saber se levará mais 5 anos /lua

No mais, remaster do FFVIII, finalmente.......

EDIT: O que mais gostei da apresentação, foi o fato de a Square levar em conta as duas audiências para o jogo. Trouxeram o modo tático de FFXV, para aqueles que querem uma experiência mais tradicional (No sentido ffvii) e criaram o menu com atalhos a lá KH, para quem quer jogar um game de ação. Ano que vem tem tanto Jrpg e Rpg que vou levar anos, só pra comprar os títulos do mês.

Pra ajudar na imersão, especialmente pra quem não manja de inglês.

https://psxbrasil.com.br/noticias/final-fantasy-vii-remake-legendas-portugues-brasil/

Editado por Lyke
Link para o post
Visitante Darkangel

Confesso que desgostei dos menus com atalhos, herdado mesmo de FFX, mesmo porque esse foi justamente um dos motivos de eu desgostar de FFX. E sou bem old school, se houvesse um modo de batalha por turnos, apenas como opção para resgatar uma experiência mais fiel ao original, provavelmente seria minha primeira opção.

Mas a adaptação é necessária, e FFXV já me mostrou que não é nenhum bicho de 7 cabeças também.

Esse remake promete, pena que será lançado apenas em Março do ano que vem. Até lá, pelo menos, estarei totalmente focado em Doom Eternal e Warcraft 3 Reforged.

Link para o post

Acho inviável contar tudo em apenas dois jogos.

O maior problema desses RPGs novos, com personagens e cenários em proporções realísticas, é justamente o tamanho do cenário... Nos JRPGs antigos, você tinha uma abstração bem simplificada do World Map, e via o personagem correndo fácil pelo mapa.

Hoje em dia, buscando o detalhismo de um cenário completo, é muito difícil de fazer cenários daquele tamanho... Foi esse, aliás, um dos maiores problemas na produção do Final Fantasy XV. No final das contas, só puderam deixar o mapa aberto na primeira parte do jogo. Quando o jogo avança, e parte para um outro reino, o jogo fica linear, e você não consegue explorar a região. Essa não era a intenção inicial... Tiveram que optar por isso, senão o jogo jamais ficaria pronto.

Essa escolha de que o primeiro trate apenas de Midgard acredito que seja por esse motivo. Devem fazer uma Midgard bem completa, e a história será estendida nessa parte. Imagino que Midgard será tão grande quanto Gotham nos jogos Arkham, dando muita possibilidade de exploração. E olha que serão dois blu-rays apenas para esse primeiro jogo...

Acho que daria para contar bem em 3 jogos. Vai ser difícil abrir o mapa para as jornadas pelo mundo no 2º e 3º jogo, mas esses devem sair para Playstation 5 já... Sabe-se lá se vão conseguir trazer essa experiência nessa nova plataforma.

Mas acho que daria para dividir a história dessa forma:

Parte I: Midgard - Início, até o clímax no prédio da Shinra, quando o Sephiroth aparece pela primeira vez na história, massacrando tudo lá dentro e matando o presidente. No final, os heróis saem da cidade.

Parte II: Se inicia na primeira estalagem na estrada, com o Cloud contando sobre os eventos em Nibelheim, revelando a todos quem seria o Sephiroth. Encerramento com a morte da Aerith.

Parte III: Começa com a Tifa como protagonista tentando reunir o time que foi quebrado no final do capítulo anterior, e vai até o final do jogo.

Editado por Fëanor
Link para o post

Acho inviável contar tudo em apenas dois jogos.

O maior problema desses RPGs novos, com personagens e cenários em proporções realísticas, é justamente o tamanho do cenário... Nos JRPGs antigos, você tinha uma abstração bem simplificada do World Map, e via o personagem correndo fácil pelo mapa.

Hoje em dia, buscando o detalhismo de um cenário completo, é muito difícil de fazer cenários daquele tamanho... Foi esse, aliás, um dos maiores problemas na produção do Final Fantasy XV. No final das contas, só puderam deixar o mapa aberto na primeira parte do jogo. Quando o jogo avança, e parte para um outro reino, o jogo fica linear, e você não consegue explorar a região. Essa não era a intenção inicial... Tiveram que optar por isso, senão o jogo jamais ficaria pronto.

Essa escolha de que o primeiro trate apenas de Midgard acredito que seja por esse motivo. Devem fazer uma Midgard bem completa, e a história será estendida nessa parte. Imagino que Midgard será tão grande quanto Gotham nos jogos Arkham, dando muita possibilidade de exploração. E olha que serão dois blu-rays apenas para esse primeiro jogo...

Acho que daria para contar bem em 3 jogos. Vai ser difícil abrir o mapa para as jornadas pelo mundo no 2º e 3º jogo, mas esses devem sair para Playstation 5 já... Sabe-se lá se vão conseguir trazer essa experiência nessa nova plataforma.

Mas acho que daria para dividir a história dessa forma:

Parte I: Midgard - Início, até o clímax no prédio da Shinra, quando o Sephiroth aparece pela primeira vez na história, massacrando tudo lá dentro e matando o presidente. No final, os heróis saem da cidade.

Parte II: Se inicia na primeira estalagem na estrada, com o Cloud contando sobre os eventos em Nibelheim, contando a todos quem seria o Sephiroth. Encerramento com a morte da Aerith.

Parte III: Começa com a Tifa como protagonista tentando reunir o time que foi quebrado no final do capítulo anterior, e vai até o final do jogo.

Considerando que o ps5/"Xbox Two" são pelo menos 4 vezes mais potentes do que seus antecessores, imagino que conseguiriam atribuir facilmente as partes 2 e 3 citadas no seu comentário.

Um exemplo prático de poder de processamento, que já até foi feito no motor da geração futura, é o spiderman de ps4. Além da diminuição extrema de loadings, o motor do ps5 consegue renderizar o spiderman instantaneamente, mesmo objetos à distância. Lógico, não é um game da futura geração, mas o fato de conseguir rodar tão bem um game da escala de spiderman nos diz que seria possível criar um mundo maior do que FFXV/RDR2/GTA, mantendo os detalhes, interatividade, entre outros aspectos, sem precisar necessariamente separar o conteúdo em 3 partes.

Mas levando em conta Square/lucro/anos fiscais/investidores, pode ser que dividam a produção dessa forma ou em mais partes. O marketing em cima de Midgard como uma experiência completa (mesmo não sendo) sugere isso.

Claro que também depende do catálogo da square. Kingdom Hearts já tem planos para o futuro e o Nomura é diretor das duas séries. Irão terminar FFVII remake pra continuar KH? Irão trabalhar simultaneamente em ambos? Haverá espaço para novos títulos?

Eu chutei apenas mais uma parte pois mesmo sem anunciar novos "números" para FF, a square já está atolada de títulos a serem desenvolvidos.

Mas o jeito vai ser esperar pra ver.

Só estou feliz que o ps5 vai ter retrocompatibilidade com ps4, pra poder jogar tudo em um único console.

Falando nas futuras partes, imagino que não veremos mais Midgard nos outros games, o que seria um pouco estranho... também tem o lance de habilidades, nível dos personagens, etc....

Vai virar KH, onde o Sora tem que reaprender tudo em todo novo título /lua

Link para o post

Acho que em questão de Nível dos Personagens, equipamentos e etc, podiam fazer como muitos WRPGs, que permitem que você faça o loading do save anterior.

É só manter o mesmo sistema de combate.

Link para o post

Sim, seria o ideal.

Também teriam que fazer um level cap pra cada nova parte.

Se tiverem cosméticos, como roupas alternativas e armas específicas, também deveriam migrar para as outras partes.

Esse tipo de formato é complicado, comercialmente falando.

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...