Fëanor 1.381 Postado Junho 12, 2019 Compartilhar Postado Junho 12, 2019 (editado) Como essa E3 reviveu o hype dos RPGs, resolvi fazer o meu Top 20 dos melhores RPGs de video-games que eu já joguei: Chrono Trigger Baldur's Gate II: Shadows of Amn Final Fantasy VII Final Fantasy VI Diablo Diablo II The Witcher 3 Valkyrie Profile Dark Souls Final Fantasy Tactics Baldur's Gate Seiken Densetsu 3 Elder Scrolls V: Skyrim Star Ocean Star Wars: Knights of the Old Republic Final Fantasy IV Terranigma Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars Pokémon Fire Red/Leaf Green Rudora no Hihou Editado Junho 12, 2019 por Fëanor Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Junho 12, 2019 Compartilhar Postado Junho 12, 2019 (editado) Já não tinha esse ranking criado pelo Ramirez?Anyway, aí vai o meu: 1-Seiken Densetsu 32-Final Fantasy VI3-Final Fantasy VII 4-Warcraft 35-Terranigma6-Pokemon Gold/Silver/Crystal7-Chrono Trigger8-Secret of Mana9-Pokemon X/Y10-Pokemon Green/Red/Blue/YellowPriston Tale11-Legend of Legaia12-Tales of Phantasia13-Diablo 214-Final Fantasy XV15-Star Ocean (snes)16-Final Fantasy IV17-Breath of Fire 2 (snes) 18-Pokemon Ruby/Sapphire/EmeraldIllusion of Gaia19-Diablo20-Super Mario RPG Eu tenho 100% de certeza que esta lista está errada porque eu me esqueci de alguns títulos, principalmente de snes. Mas o top10 está 99% exato. Editado Junho 12, 2019 por Darkangel Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Manu of Deche 162 Postado Junho 13, 2019 Compartilhar Postado Junho 13, 2019 Eu teria que pensar muito pra decidir uma ordem exata dos meus 20 favoritos,entao vou simplesmente listar os 19 que me lembro agora e deixar uma vaga em branco por algum jogo que esteja esquecendo. Seiken Densetsu 2 e 3Final Fantasy IV,VI,VII e XIISuikoden I,II,III e VBaldur's Gate I e IIChrono TriggerLegend of DragoonRomancing SaGaTales of SymphoniaWild ArmsRadiant HistoriaDragon quest IV Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Junho 13, 2019 Autor Compartilhar Postado Junho 13, 2019 Eu não consideraria o Warcraft 3 um RPG, mas é um jogo muito bom, com uma ótima história de High Fantasy. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Junho 13, 2019 Compartilhar Postado Junho 13, 2019 De quem opinou, Seiken Densetsu 3, FF6 e FF7 s,além de Chrono Trigger, são os únicos presentes em todas as listas. Warcraft 3 considero um jogo de estratégia em tempo real/rpg. Fosse o Warcraft 2 eu não incluiria, como não consta na minha lista. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Junho 13, 2019 Autor Compartilhar Postado Junho 13, 2019 (editado) São jogos muito populares, né? E 3 deles são jogos de Super Nintendo, que são bem acessíveis em emuladores desde aproximadamente o ano 2000. O FF VII, apesar de ser de outra plataforma, é possivelmente o RPG mais famoso de todos. Todos estão bem classificados no TOP 100 RPGs do IGN... Com exceção do Seiken Densetsu 3, provavelmente devido ao fato de não ter sido lançado no ocidente. Mas o Seiken Densetsu 2 (Secret of Mana), que é inegavelmente um jogo inferior, ficou em 7º colocado da lista. A título de curiosidade, segue o Top 100 do IGN: 1. Chrono Trigger2. Final Fantasy VI3. Baldur's Gate II: Shadows of Amn4. Pokémon Yellow5. World of Warcraft6. Planescape: Torment7. Secret of Mana8. Diablo II9. Vagrant Story10. The Witcher 3...52. Final Fantasy VII https://www.ign.com/lists/top-100-rpgs Editado Junho 13, 2019 por Fëanor Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Junho 13, 2019 Compartilhar Postado Junho 13, 2019 Conheço essa lista já.A título de curiosidade, a lista anterior tinha Final Fantasy 6 em primeiro e Chrono Trigger em segundo, ou seja, posições invertidas. Não acho essas listas boas, com poucas posições que acho coeso, por outro lado listas são sempre polemicas e é top 100, é difícil ser justo com tanto a se ponderar. Acho que ff7 só não é mais famoso do que World of Warcraft. Dota é só um mapa do mesmo, e League of Legends é só um plágio descarado. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Junho 13, 2019 Autor Compartilhar Postado Junho 13, 2019 (editado) Eu acho essa lista em específico muito boa. Claro que tem jogos que considero horríveis, como o World of Warcraft, que estão bem colocados... Mas entendo que seja um ranking feito a muitas mãos. Eu posso achar o World of Warcraft péssimo em qualidade, mas é um dos RPGs mais populares e lucrativos de todos os tempos. Tem também a questão de evitarem colocar jogos da mesma franquia muito próximos. Como o FF VI é o 2º, o Tactics o 18º, o IV o 22º, o XII o 31º e o IX o 40º, tiveram que deixar o VII em 52º. Parece até que a regra é de, a cada 10 jogos, apenas 1 de cada franquia. Editado Junho 13, 2019 por Fëanor Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lyke 188 Postado Junho 14, 2019 Compartilhar Postado Junho 14, 2019 (editado) Aproveitando que tem títulos da square nas listas e que esse é um tópico sobre RPGS, aqui vai uma notícia interessante.: Yosuke Matsuda (CEO da square) comentou sobre criar uma equipe dentro do estúdio para trabalhar apenas em remakes, remasters, etc... Até cogitou a criação de um serviço via streaming ou assinatura para títulos da cia (a lá EA Access). O engraçado foi ver o cara dizendo que não tem mais o código de vários títulos, por isso, o trabalho fica muito mais difícil. Sinceramente, um remake de Chrono Trigger e Chrono Cross seria muito bem vindo. Sem falar em Valkyrie Profile, Parasite Eve, Vagrant Story, entre outro títulos do estúdio. https://psxbrasil.com.br/noticias/square-enix-diz-que-quer-relancar-jogos-antigos-final-fantasy-vii-remake-devera-chegar-ao-playstation-5/ Editado Junho 14, 2019 por Lyke Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Junho 14, 2019 Compartilhar Postado Junho 14, 2019 Não consigo visualizar um remake bem aceito de Chrono Trigger que não tenha uma produção próxima a de Ff7. É um jogo super popular, com um apelo imenso, é um dos títulos mais pedidos e a muito tempo já. Particularmente sempre achei exagero, mas é inegável a popularidade do título, se um remake de Chrono sair, nos moldes de Secret of Mana, o rage seria violento.Chrono Cross... não vejo necessidade, a história é boa mas mudaram tanta coisa da jogabilidade em relação a seu antecessor que, não atoa, não tem nem metade da fama, muitos nem mesmo o conhecem. Eu também o considero bem nota 7.0 no máximo. Mas enfim, a ideia de relançar jogos em uma pegada mais moderna, possuindo uma equipe própria para isso, é genial. Eles só precisam tomar cuidado para, na hora da produção, não se esquecerem da essência e individualidade desses títulos. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Junho 14, 2019 Autor Compartilhar Postado Junho 14, 2019 (editado) Eu acho que não é possível fazer um remake de Chrono Trigger...Na minha opinião, a versão de SNES já é um jogo perfeito, na melhor forma que poderia ser. Os sprites estão no auge dos pixels em 16bits, com uma arte espetacular, adaptando com perfeição o traço do Toriyama. É diferente do caso do Final Fantasy VII, que foi um jogo magistral, mas que se valeu de uma tecnologia de polígonos que ainda estava engatinhando...Chrono Trigger pegou a tecnologia 16 bits em seu apogeu. E considero que seja impossível recriar a sua ambientação e o seu próprio espírito em uma nova tecnologia (3D ou sprites modernos de 32bits). No caso de Final Fantasy VI, eu já acho que daria pra fazer um remake absurdamente foda com uma tecnologia similar à que foi apresentada no Octopath Traveler. Enquanto o Chrono Trigger tinha os sprites e a tecnologia no máximo do Super Nintendo, eu vejo o Final Fantasy VI com sprites bem simples ainda... Muito parecidos com os do Final Fantasy IV, que foi bem no início do SNES... São sprites bem próximos dos de 8bits do NES. Eu iria achar sensacional um remake de FF VI nesse estilo: https://www.youtube.com/watch?v=ymnMd4tfAFI Editado Junho 14, 2019 por Fëanor Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Junho 14, 2019 Compartilhar Postado Junho 14, 2019 (editado) Feanor, na boa, tem pelo menos uns 200 jogos que tem uma placa gráfica superior e mais pesada do que Chrono Trigger. O próprio Seiken Densetsu 3 é um jogo consideravelmente mais bonito do que Chrono, e não apenas na arte, tipo em tudo. *Bahamut Lagoon*, Tales of Phantasia, Yoshis Island, Castlevania, trilogia DK, Super Metroid, Star Ocean, Chrono Trigger passa bem longe do auge gráfico do console, não atoa a maioria desses títulos que mencionei usam mais de 16bits e foram feitos na mesma época ou após Chrono.Há outros pontos a se destacar Chrono do que sua parte gráfica, penso.E eu até concordo que FF6 poderia ter tanto arte quanto gráficos melhores, mas são muito superiores aos de FF4, convenhamos. O próprio FF5 já apresentou uma mudança radical em comparação ao 4, que dirá o 6. Fora as "cutscenes" do jogo. Editado Junho 15, 2019 por Darkangel Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Junho 14, 2019 Autor Compartilhar Postado Junho 14, 2019 (editado) O Seiken Densetsu 3 tem sprites um pouco maiores do que os de Chrono Trigger, mas são menos expressivos. Em CT eles conseguem representar uma gama muito maior e mais precisa de emoções dos personagens. Além disso, o cenário em Chrono Trigger é bem melhor trabalhado. A junção da camada dos sprites de SD3 com a camada do cenário não fica uma composição tão boa quanto em Chrono Trigger, e até confunde a vista em alguns momentos. Eu considero o Chrono Trigger visualmente superior ao Seiken Densetsu 3. Mas os dois estão no topo da tecnologia dos 16 bits. Nessa imagem, por exemplo, perceba como a paleta de cores dos personagens (especialmente da Angela) se confunde com a paleta do cenário. Claro, o que estou fazendo é "nitpicking", e o jogo é maravilhoso. Mas só argumentar na comparação proposta por você. Em Chrono Trigger, cada cena faz uma melhor composição entre sprites e as camadas background. Nessa imagem, por exemplo, apesar de as folhas secas das árvores serem de uma tonalidade próxima à do cabelo do Crono, não há a mesma confusão. Onde o Seiken Densetsu investe muito mesmo e mais impressiona, é nos sprites enormes dos chefões. Ali realmente é impressionante. Aliás, nem sei se eles são sprites mesmo, ou se são construídos como parte do background. Acho que é background mesmo. No caso do Donkey Kong Country, do Super Metroid ou mesmo do Street Fighter, acho que não tem muito termo de comparação. Até porque o estilo de jogo é bem diferente. São jogos mais de ação, com visão de perfil e sprites bem maiores. Não encaixaria bem sprites desse tamanho tão bem quanto os sprites de Chrono Trigger ou de Seiken Densetsu para jogos de RPG com visão topográfica. Editado Junho 14, 2019 por Fëanor 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Junho 15, 2019 Compartilhar Postado Junho 15, 2019 (editado) Opções de expressão nos personagens não implicam numa melhora gráfica do jogo, contexto inicialmente abordado. Os desenvolvedores de Chrono fizeram bem em oferecer várias reações aos personagens, mas nenhuma delas melhora o desempenho gráfico do clássico, e nem teria o porque, elas servem apenas para enriquecer a experiência.Também não sei mais se você jogou Seiken Densetsu 3 o suficiente para notar que lá também há uma variedade de expressões dos personagens.Só pra não dizer que não dei importância ao seu ponto, você usou uma imagem fake no exemplo. A paleta de cores dos três personagens não existe no jogo. Vou ampliar a imagem pra vc dar uma olhada nelas e notar como elas estão bizarras e nitidamente se vê que é fake: A cor dos três personagens está errada. Note que eles já estão com cores diferentes de suas classes base, mas isso só é possível ao mudar de classe pela primeira vez, o que só ocorre no level 18, e como pode ver na imagem eles ainda estão no level 9.A título de comparação, essas são as cores das formas base dos três personagens: Pois é, não tem erro, não tem como "confundir" as cores, mesmo porque é evidente que os desenvolvedores fizeram um teste na hora de escolher quais cores usariam nos cenários. De toda forma, voltando ao tema inicial, Seiken Densetsu 3 é significativamente superior a Chrono na parte gráfica. E reitero, tipo, em tudo. Tudo. Não é apenas nos chefes, são nos personagens, nas cidades, dentro das casas, na luminosidade dos ambientes, nos npcs, nos sprites de inimigos, sombreamentos, nos detalhes no mapa, nas próprias imagens que você postou (note a quantidade de elementos nela comparada a imagem do Chrono que você colocou), e inclusive nos cenários. SD3 CT Tudo.Gráfico não é a parte onde Chrono Trigger é conhecido por se destacar. As cores não são vibrantes, os cenários não são tão ricos em elementos e detalhes. Há pontos a se destacar que são sim superiores, mas não esse. Pra concluir, eu não citei apenas SD3 de rpgs do console como exemplo de um dos melhores na parte gráfica, ainda que tenha considerado um certo subterfúgio seu usar de gêneros para justificar essa diferença. Citei Tales of Phantasia, Star Ocean e Bahamut Lagoon (o qual confundi com Legend of Dragoon), principalmente. Tales Star Bahamut Enfim, não acho esse debate relevante, são ambos títulos espetaculares, pois é algo simplesmente evidente. Editado Junho 15, 2019 por Darkangel Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Styx 97 Postado Junho 15, 2019 Compartilhar Postado Junho 15, 2019 Creio que todos os elogios já foram rendidos àquelas consideradas as melhores séries de RPG entre as várias gerações de consoles: Legend of Zelda, Final Fantasy, Dragon Quest. O SNES/Super Famicom, durante a era da 4a geração de video games, foi fértil com seus RPGs, recebendo muitos números das séries já referidas. Entretanto, minha atenção se volta para RPGs que chamaram pouca a atenção, como a duologia Beyond Oasis e Beyond Oasis 2 - Story of Thor, da Sega Genesis e Sega Saturn, respectivamente. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Junho 15, 2019 Autor Compartilhar Postado Junho 15, 2019 (editado) Realmente, parece que a imagem que eu tinha encontrado aqui no google parece ser de um mod do jogo. Falha a minha.Mesmo assim, encontrei aqui a imagem da mesma cena com os sprites originais, e ainda assim provoca uma confusão visual. Quando joguei o SD3, tive essa sensação em vários momentos do jogo, e creio que seja justamente pelo fato de a intensidade das cores dos sprites estar muitas vezes próxima à intensidade das cores do cenário. Independentemente disso, não é nada grave e não ocorre no jogo como um todo. Mas em alguns momentos eu sinto isso no SD3. E esse é um dos critérios, juntamente com a maior expressividade dos personagens e a composição de cada cena, que me faz considerar o Chrono Trigger visualmente um pouco superior ao Seiken Desentsu 3. A questão de as cores serem mais vibrantes, suaves ou sombrias, isso se encaixa melhor de acordo com cada tema do jogo. Para os jogos de franquia de Seiken Densetsu, encaixa muito bem as cores vibrantes, pois há uma temática bem de contos de fadas. Já o Chrono Trigger não poderia ser de outra forma, já que o próprio estilo do Toriyama é o de usar cores mais sutis. Só ressalto que eu afirmei lá em cima, e que continuo afirmando, é que considero o CT visualmente superior. Não estou falando de capacidade gráfica ou potência da máquina e do cartucho de projetar a maior quantidade de bits na tela. Esse é só um dos elementos que vão compor os visuais de um jogo. Desse modo, as expressões e gestos dos personagens em Chrono Trigger contam sim para o quesito visual. Os sprites em SD3 também têm boa expressividade, mas acho que o ponto mais alto desse game em termos de visual são os chefões, que estão muito bem representados na coletânea de imagens que você postou aí acima. Esse vídeo aqui mostra muito bem como os visuais de Chrono Trigger, nas mínimas coisas, são absurdamente fodas: https://www.youtube.com/watch?v=5B-JRDsSqec Dá para ver claramente o momento em que a Luca começa a operar o PC, dando a impressão mesmo que ela está com as mãos sobre o teclado, e movendo a cabeça, olhando ora para a tela e ora para o teclado. Dá para ver o momento em que a Marle se empolga, e depois se aproxima ingenuamente apertando um botão aleatório. O momento em que ela grita de desespero, e que depois cai de joelhos, desconsolada. E depois dá para ver direitinho o momento em que a Luca ajeita os óculos, enquanto explica algo inteligente para os outros... É realmente um trabalho muito cuidadoso e impressionante. A forma como os personagens se movem e se expressam em CT compõem muito bem nas suas personalidades. Algo totalmente fora da curva, já que na maioria dos JRPGs depende-se muito mais das caixas de texto para se entender os temperamentos e as personalidades. É por isso que, na minha opinião, o Chrono Trigger está no ápice da técnica de se fazer games na tecnologia de 16 bits. Se tira isso, e faz um remake em 3D, perderia muito da graça... Conheço muito bem o Tales of Phantasia e o Star Ocean. O Tales of Phantasia tem uma qualidade visual extraordinária dentro do combate. Lá os sprites são muito mais detalhados e realmente é fenomenal. Melhores sprites de personagens dentro de combate dentre os JRPGs de Snes. Já fora de combate, é bonito, mas bem padrão, com sprites bem estáticos, como em FF6. Há alguns efeitos inovadores, como reflexos na superfície da água e etc, mas considero significativamente inferior ao Chrono Trigger (e inferior também ao SD3). O Star Ocean é ainda mais avançado do que o Tales of Phantasia. Aliás, esse é um dos jogos que exige mais do Super Nintendo, e por isso por muito tempo foi impossível de ser emulado. Há até gravações de dublagem em alguns momentos. Quando os personagens se interagem, eles possuem uma certa articulação, e há cenas muito bem representadas. Mas, em termos visuais como um todo, eu ainda colocaria abaixo de Chrono Trigger, Super Mario RPG, Terranigma e SD3. O Bahamut Lagoon eu nunca joguei. Editado Junho 15, 2019 por Fëanor Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel Postado Junho 15, 2019 Compartilhar Postado Junho 15, 2019 (editado) Entendo seus critérios.Em termos de expressividade dos personagens eu também considero Chrono o auge. Eu preferiria uma versão modernizada dele, na real, mas que melhorassem os pontos onde ele falhou, embora uma continuação mais próxima a essa linha temporal também seria interessante, mantendo a jogabilidade e a essência dele. Temos até Crimson Echoes e Flames of Eternity como opções, mas são hack roms e naturalmente não são oficiais. Já Radical Dreamers é lixo. Creio que todos os elogios já foram rendidos àquelas consideradas as melhores séries de RPG entre as várias gerações de consoles: Legend of Zelda, Final Fantasy, Dragon Quest. O SNES/Super Famicom, durante a era da 4a geração de video games, foi fértil com seus RPGs, recebendo muitos números das séries já referidas. Entretanto, minha atenção se volta para RPGs que chamaram pouca a atenção, como a duologia Beyond Oasis e Beyond Oasis 2 - Story of Thor, da Sega Genesis e Sega Saturn, respectivamente.Eu diria que, junto ao Playstation 1, foram as grandes bibliotecas do gênero, nada se comparou a esses dois consoles, e inclusive essa é minha maior crítica ao Nintendo 64, pela ausência deste gênero no console, já que é o sucessor do auge do gênero você espera ao menos alguns títulos e de qualidade.Confesso que não joguei esses títulos do Mega, usava o console mais para jogar outros gêneros. Mas só pra você ter ideia, Seiken Densetsu 3 nunca veio pro ocidente. Não é um jogo popular/conhecido, ele nem mesmo aparece na lista da IGN dos 100 melhores rpgs creio que justamente por esse motivo, concordando com Feanor. Por sinal, todos os que mencionei não são. Bahamut, Tales, Star Ocean, esses títulos não vieram para o ocidente, no máximo chegaram em parte da europa, como o espetacular Terranigma. Eles só começaram a ter alguma presença no cenário com o avanço da internet, onde a galera passou a baixá-los e, no caso de SD3, com sua tradução no início dos anos 2000. E esses títulos não passam de 96.Há inúmeros jogos, principalmente dos consoles mais antigos, que só saíram no Japão, em geral são bem desconhecidos.Mas gostei dos exemplos, vou dar uma procurada para conhecê-los depois. Obs: e só pra ser chato mesmo, Zelda não é rpg. Editado Junho 15, 2019 por Darkangel Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Styx 97 Postado Junho 15, 2019 Compartilhar Postado Junho 15, 2019 .Eu diria que, junto ao Playstation 1, foram as grandes bibliotecas do gênero, nada se comparou a esses dois consoles, e inclusive essa é minha maior crítica ao Nintendo 64, pela ausência deste gênero no console, já que é o sucessor do auge do gênero você espera ao menos alguns títulos e de qualidade.Confesso que não joguei esses títulos do Mega, usava o console mais para jogar outros gêneros. Mas só pra você ter ideia, Seiken Densetsu 3 nunca veio pro ocidente. Não é um jogo popular/conhecido, ele nem mesmo aparece na lista da IGN dos 100 melhores rpgs creio que justamente por esse motivo, concordando com Feanor. Por sinal, todos os que mencionei não são. Bahamut, Tales, Star Ocean, esses títulos não vieram para o ocidente, no máximo chegaram em parte da europa, como o espetacular Terranigma. Eles só começaram a ter alguma presença no cenário com o avanço da internet, onde a galera passou a baixá-los e, no caso de SD3, com sua tradução no início dos anos 2000. E esses títulos não passam de 96.Há inúmeros jogos, principalmente dos consoles mais antigos, que só saíram no Japão, em geral são bem desconhecidos.Mas gostei dos exemplos, vou dar uma procurada para conhecê-los depois. Obs: e só pra ser chato mesmo, Zelda não é rpg. Uma correção: os nomes são Beyond Oasis (Story of Thor), para Sega Genesis, e Legend of Oasis (um prequel), para Sega Saturn.Se estiver interessado em um RPG pouco convencional, recomendo Dark Savior do Sega Saturn. Um ponto forte é a trilha sonora, apesar dos gráficos datados da época (1996). Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.