Este é um post popular. Ares Saga 2.315 Postado Julho 17, 2020 Este é um post popular. Compartilhar Postado Julho 17, 2020 Um artigo bem interessante de um blog francês sobre as origens do Kurumada bashing na França.Muita coisa vale pro fandom brasileiro. Até comentei no fórum ano passado,mas é surpreendente saber a troca de dubladores no Japão era uma coisa cobrada por uma boa parcela do fandom japonês já em Hades Santuário. O autor dá umas escorregadas,é conhecido as postagens deletadas no blog do Kurumada criticando de forma virulenta a produção do filme (em especial os dubladores e o Yamuchi) e ele é sim responsável pela troca do elenco clássico....mas não pela qualidade ruim na produção de Meikai/Elisyum? A parte da falta de financiamento da Bandai pós-tenkai embora fato conhecido eu não tinha noção que envolvia toda a companhia.-basicamente Meikai foi o início do modelo da Toei atual de animação ruim. A parte da paranóia dos fãs de Lost Canvas é hilária e foi direto ao ponto. A tradução é do google translate do francês,logo desculpem-me pelos erros. https://lesanctuairedepromethee.wordpress.com/2020/02/01/le-kurumada-bashing-une-specificite-francaise/?fbclid=IwAR2lshaD05c6sw3ECQlvrbMSrBGQjeuLVeDDJ_CS42nX1NT8kMFRKgxBNjI Kurumada-bashing, uma infeliz especificidade francesa Introdução "KURUMADA não sabe desenhar, além disso, ele tem assistentes que fazem tudo por ele", "KURUMADA não está realmente na origem de Saint Seiya", "KURUMADA é um mangaka obscuro que nem é respeitado nem reconhecido em no meio, uma fraude pura "," ele é um grande fã de luta, ele não é um intelectual "," esse cara é um misógino e esmaga as mulheres que o ocultam ", "É culpa dele que o renascimento de Saint Seiya tenha estragado tudo", "Ele levou Yamauchi demitido da TOEI", "Ele sabotou a série Lost Canvas por ciúmes", "Next Dimension é uma picada inútil para plantar uma faca nas costas de Teshirogi, que ele conquista excessivamente ”… Para quem fica no fandom francês de Saint Seiya, vemos que KURUMADA leva caro, muito caro, muito caro! Há razões para se perguntar sobre esse ódio recozido focado no personagem e que parece ser compartilhado apenas pela França. De fato, como veremos mais adiante, trata-se de notícias falsas e extrapolações questionáveis geradas por uma base de fãs que ouviu apenas o que queria acreditar, sem discernimento e sem verificação cruzada de informações. , que chegamos lá. Uma desinformação habilmente mantida, um limiar que atua como o mecanismo para a parte mais tóxica dos fãs, em suma, apenas felicidade quando se trata de trocar de assunto nas redes sociais. Antes de tudo, para desconstruir adequadamente o preconceito, é preciso se interessar pela vida de quem se encontra no banco dos réus. A ascensão de KURUMADA Masami KURUMADA nasceu em 6 de dezembro de 1953 em Tóquio. Criança curiosa e esportiva (ele lê muito e é apaixonado por artes marciais, beisebol e luta livre), ele decide, no final do ensino médio, embarcar na carreira de mangaka, enquanto todos os seus amigos se tornam grandes. escolas. Ele participará de um concurso organizado pelo Shônen Jump (Hop Step Shô), mas não tendo paciência para esperar pelos resultados, ele vai diretamente ao estúdio do editor, o Shueisha! O pellet paga porque o jovem recebe um emprego de assistente no mangaka Kô INOUE (Samourai Giant). Mais tarde, ele oferece sua história novamente (Sukeban Arashi) e é publicado pela primeira vez em 1974. Seu estilo é inspirado no de Hiroshi MOTOMIYA, escola muito antiga e onde as emoções passam principalmente pelos olhos. Masami KURUMADA agora quer se tornar uma referência entre o grupo de jovens autores que os Shueisha formaram no final dos anos 70. Ele então lançou o projeto do que se tornará Ring ni Kakero: um mangá esportivo no qual um irmão e sua irmã tentam subir a escada em um estilo tipicamente nekketsu. A escolha do esporte recaiu sobre o boxe (que então era desconhecido para ele) em referência a Ashita no Joe. Mas convencido de nunca conseguir alcançar o tornozelo de seu glorioso ancião, ele decidiu transpor essa história para um universo fantástico, onde os golpes dos personagens teriam um alcance e impacto irrealistas. Também encontramos o que continuará sendo uma marca registrada da KURUMADA: a apresentação desses ataques em uma página dupla em um fundo estrelado ou figurativo e cujo nome invocado cumpre um filactério bem destacado. Quase todo o Saint Seiya já está aqui! Estilo nekketsu de Kurumada O mangá rapidamente se tornou um dos valores seguros do Weekly Shonen Jump, bem colocado em cada ranking dos votos dos leitores (sim, a pressão já era muito forte na época: colocamos o mangá em competição direta um com o outro) . Foi um sucesso tão grande para Shueisha que a casa foi capaz de financiar a abertura de novas instalações (com um prédio em nome de Kurumada)! No final de Ring ni Kakero, em 1981, KURUMADA admite em uma entrevista que criar uma obra depois de um mangá tão popular seria muito difícil. No entanto, em 1982, ele propôs a saga Fuma no Kojiro. Ao retomar as bases do mangá anterior e transformar os protagonistas em clãs de ninjas, ele garante o primeiro lugar da classificação anual de 1982 (cálculo da média das classificações da série na revista). Um de seus companheiros do grupo de autores lhe enviará os parabéns: “Toda semana, quando perguntava ao meu editor o que funcionava na revista com o público, ele respondia:“ De longe, Ring ni Kakero ”. E agora é Fûma no Kojiro quem lidera. Você é surpreendente, Kurumada!E com esse concentrado de testosterona, agora quero enviar todas as publicações doces recentes com um gigantesco "Galactica Magnum".Eu adoraria copiar esse impacto, esse estilo de desenho, mas é muito difícil para mim.Não tenho 1/10 da intensidade necessária. Eu gostaria de poder introduzir personagens tão selvagens quanto Kenzaki, mas é complicado, nunca vou conseguir desenhá-lo. Kurumada, por favor, continue a desenhar mangás masculinos. " O nome deste camarada não é outro senão ... Akira TORIYAMA! Tudo está indo bem para KURUMADA, ele fez seu nome na indústria, é reconhecido e apreciado por seus colegas (que admiram seu desapego e empatia quando os convida a deixar o escritório para ir embora e se divertir um pouco) Hisashi EGUCHI evoca com ternura como as escapadas com KURUMADA lhe permitiram suportar a pressão infernal), apreço mútuo apesar da competição acirrada, porque ele nota especialmente sobre seu amigo TORIYAMA:"Imagine um pouco…. Ele é um gênio e eu preciso fazer um esforço. Se é um ovo de ouro, eu sou um ovo de ferro. Eu sempre preciso polir a superfície para evitar ferrugem e perder o brilho. Mas acho que, com esforço e diligência, posso fazê-lo brilhar tanto quanto ele. " Ele pode até tirar férias merecidas na Europa (Paris, Alpes suíços, Ilhas Eólias ... mas não a Grécia, para seu grande pesar, ele nunca pôs os pés por lá).Infelizmente, seu próximo mangá, Otoko Zaka, não consegue convencer os leitores do Jump e será finalmente cancelado sem saber o fim (1984-1985). Neste trabalho que ele pensava explorar outro aspecto de seu estilo de contar histórias, KURUMADA não usou um ataque especial para seus personagens. E o público não estava nem um pouco ansioso para acompanhá-lo nesse caminho. Após esse fracasso de Otoko Zaka, KURUMADA entendeu que ele tinha que se recuperar a todo custo para permanecer no topo do Salto e então decidiu criar um sucesso para sua próxima história. Assim nasceu Saint Seiya, por vontade de KURUMADA de não morrer (de um ponto de vista profissional). O Mestre revida Durante suas instalações, Saint Seiya não passaria de um simples mangá de karatê, onde os protagonistas seriam dotados de uma força capaz de lançar faíscas. Eles foram então vestidos com roupas de proteção, porque o corpo humano era muito frágil para tais danos. Mas, após várias reuniões e reflexões, o conceito de Saint Seiya como o conhecemos finalmente foi lançado na edição 01 do Weekly Shonen Jump de 1986, publicada em 3 de dezembro de 1985. Para garantir o sucesso, KURUMADA reunirá todos os elementos que fizeram o sucesso de Ring ni Kakero e Fuma no Kojiro: um grupo de jovens liderados por um herói impetuoso, "fervoroso" e "de sangue quente", uma atmosfera nekketsu, uma busca constante por superar-se, evocações mitológicas ou religiosas, artefatos especiais e intrigas lineares, mas envolventes… Além disso, ele tentará - com sucesso - o mix de produto / renda desse trabalho: convencido do potencial mercantil da armadura presente no trabalho e tranquilizado pela adaptação animada proposta pelo TOEI (ele chorou de alegria quando soube que Shingo ARAKI seria designer de personagens e diretor de animação da série), ele forçaria o BanDai a assinar um contrato de exclusividade para uma variedade de brinquedos articulados. O sucesso é tal que é a série escolhida pelo Shonen Jump para oferecer uma adaptação cinematográfica para comemorar os 20 anos da revista (o famoso filme Abel).Voltemos a essas considerações mercantis: é realmente KURUMADA que, na Jump, inventou o que os japoneses chamam de "estrada real" , ou seja, pensar um trabalho para a mediamix (jogar em todas as mesas para um trabalho Criação). Ao criar Saint Seiya, ele já tinha em mente o merchandising e a adaptação animada: o trabalho foi pensado para isso (daí os famosos padrões de armadura no final do capítulo, com o objetivo de anunciar a possível comercialização de 'uma estatueta). KURUMADA é, portanto, de importância crucial na evolução do modelo de negócios Shônen Jump. Uma lenda afirma que o BanDai chama esse intervalo de "Kouyanor" A desvantagem desse sucesso, um ritmo infernal ao longo de 5 anos e desgaste físico (os dedos levaram muito) e mental (mais desejo e mais idéias) para entregar as pranchas a tempo. A série de TV parou em 1989 com o capítulo Poseidon, depois das temporadas de Asgard e Poseidon, no nível de audiência de meio-tom, mas ainda estamos falando de um rápido retorno com a adaptação do capítulo Hades, um álbum de imagens (CD com música e drama) é até editado com uma mensagem de despedida de seus personagens de KURUMADA. Mas o TOEI não acredita mais e a morte de um dos especialistas do estúdio - Yoshifumi HATANO, fervoroso defensor da franquia, resulta na suspensão senoidal da franquia. Desgastado, KURUMADA interrompe seu mangá com Hades, prometendo retornar somente depois de cumprir todas as condições para propor uma apoteose digna do nome da parte do Olimpo. Saint Seiya e KURUMADA cruzarão os anos 90 em relativa indiferença.O renascimento de 2002 - a Força desperta (?) Em meados do verão de 2002, sub-repticiamente aprendemos que os Cavaleiros de Atena estão voltando: o capítulo de Hades será adaptado. A TOEI reforma a equipe dos sonhos e confia, a pedido expresso de Masami KURUMADA, a produção dos episódios principais de Shigeyasu YAMAUCHI. Desde Abel, KURUMADA realmente aprecia muito o trabalho de YAMAUCHI. Em 2003, ele até confidenciou em uma entrevista: "Eu não vejo o futuro de Saint Seiya sem ele" e depositará todas as suas esperanças nele quando a adaptação para anime de Ring ni Kakero for formalizada (YAMAUCHI será o piloto do RnK) . BanDai entra no jogo e lança rapidamente uma nova gama de figuras, o Saint Cloth Myth, que flui como pão quente. A primeira temporada (Jûnikyû-hen) é um sucesso crítico e do público. E aí está o drama, o TOEI decide precipitar os eventos! A falência de Tenkai-hen Jôsô - o último jato de arte (O ponto de não retorno) - Então essa licença antiga de que realmente não gostamos pode nos dar dinheiro? Existe realmente uma audiência para isso? Bem, vamos aproveitar isso rapidamente! Isso é essencialmente o que o estúdio TOEI diz em meados de 2003, que encomenda um filme marcado para o Dia dos Namorados de 2004 (portanto, apenas 9 meses), após Hades e encenando o romance. Saori-Seiya. KURUMADA está inicialmente preocupado: para ele, lançar um filme sem ter terminado o OAV de Hades ficou um pouco apressado. Mas como o estúdio queria lançar um filme a todo custo, finalmente decidiu que essa seria uma oportunidade para oferecer aos fãs a sequência oficial sem precisar retomar o mangá imediatamente. O filme vai experimentar um verdadeiro inferno de desenvolvimento: com nenhuma outra base de trabalho além dos poucos roteiros dados por KURUMADA, o roteiro é reformulado várias vezes, na tentativa de satisfazer os requisitos contraditórios do estúdio e do diretor-chefe (YAMAUCHI) , ansioso para impor sua visão. O roteirista Michiko YOKOTE também acabará batendo a porta em plena produção. Aprendendo isso, KURUMADA oferece a YAMAUCHI a escrita de um roteiro mais consistente, uma proposta que ele recusa educadamente, garantindo ao autor que tudo está sob controle. O atraso se acumula e é com muito estresse e pressão que ARAKI e HIMENO fazem os desenhos para o futuro filme, porque eles nem tinham certeza do desenrolar do cenário. As relações entre criativos são reforçadas antes da visualização: Para ser educado, o filme está lutando para encontrar seu público em solo japonês. Na realidade, podemos até falar de um fracasso comercial e crítico na terra do sol nascente: os fãs japoneses acham o filme muito contemplativo e nebuloso em sua narração, a ponto de se tornar chato ou até mesmo chato e até embaraçoso às vezes (explosões de risos foram ouvidos durante a pré-visualização durante a cena em que Seiya e Saori se vêem nus na frente de Apolo). TOEI, francamente, não pressionou a promoção deste filme. Além do fato de ter sido transmitido apenas em 50 cinemas em todo o Japão (prova do desconforto do estúdio), o filme de época de One Piece foi lançado quase ao mesmo tempo e se beneficiou muito mais a força de marketing do estúdio, principalmente em vista da saída no mesmo período da barraca da de Peter Jackson, O Retorno do Rei. KURUMADA, que descobre o filme quando ele é lançado ao mesmo tempo que o público, também está decepcionado: lamenta a falta de ritmo do filme e o esquecimento de muitos pedidos que ele havia apresentado à produção do filme. Ele não vê como escrever uma sequência baseada neste filme.YAMAUCHI, já delicado com o TOEI por tomar liberdades em comparação com os métodos de trabalho do estúdio, encontra-se marginalizado pelo estúdio, que ele decide deixar por volta de 2006 para se tornar um diretor freelancer. Há rumores de que seria KURUMADA em pessoa que exigiria sua demissão, mas isso não é originado, nem documentado, nem provável, dadas as relações entre os dois personagens e o poder político muito fino do mangaka na frente dos estúdios. . O fracasso do filme levará à retirada do patrocinador Bandai (que continuará a explorar a licença através de inúmeros produtos derivados, que não são loucos pela abelha). 2005 marca o início de uma crise de financiamento que afetou todo o setor de animação, os patrocinadores não querem mais investir em um anime sem ter certeza do sucesso. A montagem minimalista dos OAVs Meikai-hen e Elysion-hen (2006 a 2008) decorre diretamente de um orçamento que se mostra muito insuficiente: 4 ou 5 animadores são planejados por episódio enquanto um episódio lambda da temporada Jûnikyû-hen poderia chegar a vinte. Nos bastidores, os idiomas são desamarrados e o TOEI em pânico começa a consultar as cartas dos fãs: a partir do anúncio do renascimento em 2002, alguns fãs japoneses (não numerosos, mas extremamente virulentos) reclamaram das vozes de Suzuoki HIROTAKA (Shiryû) ) e Ryô HORIKAWA (Shun) que, segundo eles, teriam envelhecido demais e não seriam mais credíveis para questionar adolescentes: "Com que idade você pretende ter personagens adolescentes duplicados por pessoas na casa dos cinquenta? "Pode ser lido no correio de fãs insatisfeitos. O problema foi resolvido internamente, e Tôru FURUYA (Seiya) foi tranquilizador e persuasivo: "Por favor, deixe os atores originais continuarem a dublar esses personagens, que eles conhecem na ponta dos dedos". TOEI e KURUMADA concordaram, mas se rebelaram após o fracasso de Tenkai-hen Jôsô: exatamente os mesmos retornos negativos.Desta vez, ele não pode ignorar essas reclamações, principalmente preocupadas com Shun, que deveriam ter uma pureza angelical. Ele falou abertamente sobre isso com FURUYA, propondo nomeá-lo gerente do campo e deixá-lo escolher os substitutos. FURUYA então recusou categoricamente, alegando que criaria uma atmosfera detestável entre os novos e os antigos atores. "Por favor fica! Ainda existem muitas aventuras esperando por Seiya! " Outros atores se envolveram e tomaram partido em solidariedade, incluindo Mami KOYAMA (Shaina), ex-esposa de FURUYA. Estávamos claramente em um impasse, o que FURUYA parecia ter entendido e, no final, foi TOEI, exausta, quem matou e demitiu todos em 2005 (mais uma vez sabendo que era exatamente isso que eles queriam). desde o início do avivamento). Em suma, um acidente real com conseqüências devastadoras do que este filme no Japão (que, portanto, marca o ponto de não retorno da franquia), que, no entanto, ganha um sucesso de estima fora das fronteiras do arquipélago - especialmente na França. Nascimento do golpe francês - o ataque dos palhaços De fato, na França, Saint Seiya é, acima de tudo, mesmo exclusivamente, as obras de animação do Dorothée Club. Quase não nos importamos com o mangá, cujo marketing na França só começou em 1997 (com o choque dos fãs descobrirem o estilo antigo do mangá). A preeminência do anime (compreensível que reuniu a quintessência da animação japonesa dos anos 80) no mangá vai até a completa rejeição deste último para muitos amantes dos Cavaleiros do Zodíaco. Também neste momento (2004), é difícil encontrar informações confiáveis do Japão. A referência de língua francesa na época era o site cyna.net, nascido da paixão de um grande fã da franquia - Naoki. É neste site que Naoki publicou artigos tão precisos quanto documentados sobre os participantes da criação mágica de Saint Seiya, é assim que ele hospedará a pepita Burning Blood of Arion, que compartilha a mesma paixão "staffophile »(Sim, eu sei, essa palavra não existe, mas você entendeu a ideia: D). A colaboração deles dará origem a EnCyna, a primeira enciclopédia real de funcionários que participaram dos trabalhos de KURUMADA em geral e de Saint Seiya em particular. Em resumo, não estou exagerando ao falar de referência, um trabalho coletivo e colaborativo, do qual cada um dos participantes certamente não deveria ter vergonha. O webmaster garante, por meio de seu blog e em seu fórum, a propagação de notícias vindas do Japão em torno da franquia. No início de 2005, a atmosfera no fórum rapidamente se tornou sufocante ou até insuportável para vários membros (incluindo o autor dessas falas), que decidiram partir (até chegamos a falar de cisma). É nesse contexto deletério que Naoki aprende a marginalização de YAMAUCHI e depois a substituição do elenco: seu sangue faz apenas uma volta e é então que ele desencadeia uma campanha de denegrição nas páginas de sua blogue retransmitindo rumores indocumentados e / ou artigos tendenciosos e outros comentários contra a acusação contra o KURUMADA. Mas ouso, ninguém pode lhe trazer uma contradição na França, desfrutando de uma predominância acentuada no fandom. Assim, primeiro teremos o direito de desmantelar a carreira de mangaka: como um trabalhador tão esforçado, que nunca havia provado nada antes, poderia criar uma obra-prima como Saint Seiya? Simplesmente porque ele não era o autor, obliterando conscientemente toda a rota resumida acima. Da mesma forma, se os OAVs Meikai-hen e Elysion-hen estão tão podres, é por causa das demandas de KURUMADA no elenco e na direção, deliberadamente deixando de lembrar que tudo isso vem do fracasso total de seu amado filme o que resultou em toda a espiral de falhas subsequentes. Da mesma forma, quando um vídeo antigo é descoberto, onde vemos KURUMADA saindo de um Merco em um traje yakuza e depois apresentando sua equipe de assistentes que sofrem na frente da prancheta, Naoki o usa com Jean-Michel Primeiro grau, como ilustração da afirmação de que KURUMADA é apenas um preguiçoso que não desenha e pensa que é um chefe. Deixando de lado todo o personagem de segundo grau deste vídeo: KURUMADA adora histórias de lutas de clãs e filmes de suspense pós-guerra, para que a trilogia do Poderoso Chefão apareça no panteão de seus trabalhos favoritos. Esta encenação cômica (bônus de um VHS da apresentação de sua oficina) servia para ilustrar que ele havia conseguido com sucesso o meio, mas que não se levava a sério no entanto e que seu sucesso se devia a um coletivo quem trabalha intensamente. E aponte a contradição dos banqueiros: "Kurumada não pode desenhar, veja como é feio!" "Versus" Kurumada não desenha, são seus assistentes que fazem tudo! Então os assistentes que desenham mal para eles? Vamos lembrar também deste fato óbvio: todos os mangaka têm um estúdio e assistentes (que pagam diretamente dos bolsos a maior parte do tempo!). Mas estranhamente para os odiadores, é apenas para KURUMADA que ele apresenta "problema". Outro assunto bagunçado, KURUMADA revela em uma entrevista que ele atribui grande importância ao nemu e que dedica uma sala inteira em sua oficina, o "nemu no room" para refletir apenas sobre esse assunto. (Lembrete: um nemu é o esboço de uma história no mangá, etapa anterior ao esboço no quadro). O mesmo Naoki traduz vagamente (ou pior, completamente voluntariamente) o termo em "nome no quarto", o quarto dos nomes! "OH HO HO c engraçado, KURUMADA ele precisa se isolar em uma sala para pensar nos nomes que ele dará aos seus personagens, é realmente apenas um grande idiota, ele não tem nada para fazer no universo do mangá ”, isso é essencialmente tudo o que será retido nesta entrevista na França, quando ela insistiu no layout - um dos pontos fortes de atenção do estilo KURUMADA. Subseqüentemente, Sumo, cerveja ... felicidade! Finalmente, chegamos a ataques pessoais ao seu estilo de vida: um fã de luta livre / sumo usado na bebida não pode estar na origem de um trabalho tão referenciado como Saint Seiya, enfim ... Bah, sim! Por um lado, não é de forma alguma contraditório, por outro lado, demonstrou em seus sucessos anteriores (você sabe, o que ele produziu antes de Saint Seiya e que esquece vantajosamente quando é dezenove) uma cultura e uma atração por referências bastante marcadas. Quando ele era estudante, ele era conhecido por abraçar um impressionante campo literário (ele escolheu ser um mangaka, quando era destinado às grandes écoles), capaz de citar os poetas clássicos chineses, bem como referências ocidentais tão nítidas quanto Heine! Além disso, Mas não podemos colocar todas as falhas dessa campanha de difamação nas costas de um único fã, por mais malicioso que ele seja. O site colaborativo da Cyna continuará sendo uma referência absoluta para os funcionários da equipe (ajude-me a encontrar um nome verdadeiro) e os amantes da franquia, apesar das andanças odiosas de uma rejeição da série que ele amava (e ainda ama?). E seria muito rápido esquecer que, para que uma notícia falsa se mantenha e prospere, ela deve ser transmitida, o que implica que as pessoas provavelmente a receberão, a nutrirão e a propagarão.A base de fãs francesa não pediu nada melhor do que encontrar um bode expiatório para exorcizar sua decepção e frustração com o renascimento da franquia. E, por assim dizer, esse ódio é compartilhado apenas em nossos países (um tempo compartilhado pela América do Sul antes de obter informações transmitidas diretamente do Japão, o que lhe permitiu recontextualizar). Os fãs franceses permaneceram geralmente fechados para entrevistas com "o idiota da vila", apelidado pelo fundador de Cyna (foi apenas muito mais tarde, principalmente graças às muitas traduções em SaintSeiyaPedia do Arcanjo - um fã Franceses que vivem no Japão e com sólidos conhecimentos linguísticos e culturais - que poderíamos descobrir um homem cultivado, apaixonado e fascinante). A dobra está agora tomada, inclusive na imprensa especializada, que com freqüência e provavelmente com muita complacência transmite as notícias falsas instiladas pelos inimigos do fórum Cyna (pós-cisma) no momento de apresentar cada novidade da franquia, lembrando que ponto KURUMADA é câncer (isso merece outro artigo, mas aqui vou me debruçar sobre o caso sintomático de The Lost Canvas). O caso Lost Canvas - Uma nova esperança? Entre os fãs de The Lost Canvas, há pessoas que descobrem a franquia através deste trabalho. Eles então aprendem sobre a Internet para descobrir de onde vem esse mangá incrível e a quem Masami KURUMADA é creditado como autor do trabalho original. E é o drama das notícias falsas pós-avivamento que enxameia a tela, que formará muitos inimigos de Kurumada. Muitas vezes, a crítica é baseada em "é muito melhor desenhada que seu Next Daube, ele tem ciúmes e odeia o autor; além disso, é por causa dele que não há a terceira temporada, grande imbecil das minhas bolas "(sim, as pessoas nas redes sociais em geral e no Twitter em particular não são muito educadas). Quanto à gênese do trabalho e à relação entre TESHIROGI e KURUMADA, ainda é a parte interessada quem mais fala sobre isso (entrevista concedida como parte do cartunista Nice 2013, da qual participei): “Quando me tornei designer de mangá, conhecia muitas galeras, mas finalmente consegui uma série. Na época em que o primeiro volume que eu desenhei saiu, soube que o Sr. Masami KURUMADA estava fazendo uma assinatura de livro em Tóquio. Então, é claro, fui para lá, já que gostei muito do que ele estava fazendo e, quando chegou a minha vez, ofereci-lhe meu volume e disse: "Aqui, me permito oferecer a você meu livro, porque eu sempre sonhei em me tornar um designer de mangá e você é meu modelo ”. E naquela época, ele fez algo que eu tinha um pouco de vergonha ... Ele levantou o livro no ar e disse a todos: 'Olhe para essa garota, ela fez um mangá, ele é absolutamente necessário encorajá-lo! '' Eu conheci o Sr. KURUMADA nesta ocasião, onde dei a ele meu livro e depois disso não tive mais contato com ele. Dois ou três anos depois, recebo uma ligação e me disseram: 'Sr. KURUMADA está lançando uma nova série de Saint Seiya, gostaríamos que você desenhasse o spin-off e ele será chamado de The Lost Canvas '. Eu disse: 'Mas como é isso? Por que sou eu, estou saindo do nada e você nem me faz o teste? '. Eles me explicaram: 'a priori M.KURUMADA leu seu livro, ele o achou muito bom e decidiu que seria você e mais ninguém'. Fiquei muito surpreso e, ao mesmo tempo, me deixou muito feliz, mas foi bastante inesperado, porque na época eu não era ninguém, Eu era realmente iniciante e, graças a isso, tive o prazer de trabalhar nisso e isso mudou minha vida. A prova é que hoje eu poderia vir aqui graças ao The Lost Canvas. " Donc non seulement il ne la déteste pas mais il est carrément son premier supporter dans la vraie vie ! Il l’appelle encore aujourd’hui affectueusement sa kôhai (後輩, jeune élève, protégée voire bras droit). Para recapitular, The Lost Canvas é um projecto lançado pelo próprio Kurumada junto Next Dimension: foi sempre a intenção desde o início para conseguir duas histórias paralelas sobre a Guerra Santa 18 th século. A história principal seria confiada a um jovem autor (The Lost Canvas então) e a outra seria a oportunidade para KURUMADA pôr os pés no estribo antes de atacar um possível capítulo do Olimpo (tudo isso acontecendo em uma dimensão paralelo, uma "próxima dimensão"). Além disso, as duas histórias têm o mesmo subtítulo: 冥王 神話 (Meiō Shinwa - A lenda de Hades). Os dois trabalhos coexistem, mas quase nunca ecoam um ao outro. Promoção oficial do lançamento de The Lost Canvas in, como uma visão alternativa da Guerra Santa do século XVIII Não podemos, portanto, suspeitar de KURUMADA de antipatia por The Lost Canvas, já que a idéia veio dele (ele deixará toda a latitude para o jovem TESHIROGI pelo desenvolvimento da história, impondo-lhe apenas os personagens de Tenma e sozinho). Ele intercederá a seu favor no momento da animada adaptação em 2009, indicando claramente que prefere a abordagem qualitativa ao TMS, em vez de um desenvolvimento errático ao estilo TOEI (os efeitos posteriores do fiasco Tenkai-hen ainda são vívidos): uma série de TV foi inicialmente prevista, mas o TMS escolheu os OAVs para garantir melhor qualidade técnica. Uma abertura em inglês é criada até porque, pela primeira vez, um trabalho animado da franquia é pensado para satisfazer vários públicos. Quanto ao final, as letras são assinadas por… Masami KURUMADA (prova de toda a esperança que ele depositou nesta adaptação). Infelizmente, ao contrário do que diz, uma abundância de coisas boas pode prejudicar: a série TMS, de alta qualidade, é excessivamente cara de produzir e a venda de DVD / Blu-ray está longe de ser satisfatória. Uma análise rápida revela razões diferentes, dependendo do mercado: os japoneses aderem moderadamente a Saint Seiya, que não vem do TOEI, o mercado externo vê seu público amuando Blu-rays muito caros (preços japoneses), enquanto download ilegal floresce. Ao contrário do capítulo Hades no TOEI, estes eram verdadeiros OAVs sem suporte de TV! Além disso, a promoção parece ter sido muito mínima, o que sugere uma falta de jeito ou mesmo um erro na estratégia comercial da TMS para esta série, tentando atrair os fãs de Saint Seiya em primeiro lugar, em vez de atrair um novo público. Sim, você leu certo, o estúdio optou por parar porque estava perdendo dinheiro. Portanto, não é culpa de KURUMADA, da CIA ou dos reptilianos Illuminati. É sua culpa, público mesquinho e não confiável, se a série foi interrompida. Conclusão Como muitas vezes, o ódio vem da ignorância. KURUMADA certamente não é um gênio absoluto ou livre de falhas em sua arte, mas ele é realmente o criador do universo de Saint Seiya e não merece todo o caminhão basculante que os fãs franceses o jogam na cara. E, em vez de transmitir análises falhas, partidárias e infundadas de seu trabalho, teria sido melhor investigar a história de mentiras vendidas por comerciantes únicos. Porque a conclusão de minha análise é que você não pode fingir amar Saint Seiya e não gostar de Masami KURUMADA: faça um balanço de seus preconceitos e repense sua abordagem em relação ao autor e à obra dele. se você não quiser ser incluído no anjo f ® mais tóxico do fandom.Graças aos revisores deste texto Até George Lucas, outro criador de um universo superado pelos fãs de seu trabalho e a quem este artigo presta homenagem tanto em substância quanto em forma Fontes (ou para ir além)Masami KurumadaSite oficial da SaintSeiyaPedia - Várias entrevistas oficiais traduzidas para o francês pelo ArcanjoEntrevista de Kurumada em Burning Blood, blog de ArionPrimeira entrevista de Shiori Teshirogi no Cartunista de Nice 2013 no Manga NewsSegunda entrevista de Shiori Teshirogi no Cartunista de Nice 2013 no Journal du JaponLivro: JUMP - A era de ouro do mangá (por Hiroki Goto, traduzido para o francês por Julie Seta)Manga: Ai no Jidai, autobiografia de sua juventude por KurumadaVídeo: de volta à carta enviada por Toriyama na Kurumada 7 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Airplanes 452 Postado Julho 17, 2020 Compartilhar Postado Julho 17, 2020 E eu pensando que só a fandom brasileira tinha esse ódio pelo Kurumada..... Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Manu of Deche 162 Postado Julho 17, 2020 Compartilhar Postado Julho 17, 2020 É o mesmo blablabla óbvio de sempre ou tem algo de novo aí? Como é que alguém vai odiar sua galinha dos ovos de ouro? Saint Seiya simplesmente não é, nunca foi e nunca será o trabalho favorito dele.Diferentemente dos seus outros trabalhos, que poucos estão cagando pra se ele vai continuar ou não(ou seja ele faz quando tem vontade)SS tem sempre gente enchendo o saco dele e "forçando" ele a continuar,assim é natural que apos tantos anos ele de certo modo "enjoe" de SS. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Este é um post popular. Kasinao 8.804 Postado Julho 17, 2020 Este é um post popular. Compartilhar Postado Julho 17, 2020 E eu pensando que só a fandom brasileira tinha esse ódio pelo Kurumada..... Parte do ódio da fanbase brasileira pelo Kurumada veio do pessoal que acompanhava o site do Naoki e acreditava em todos os boatos e exageros que ele publicava 5 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
CHÃOTSEIYA 812 Postado Julho 17, 2020 Compartilhar Postado Julho 17, 2020 É o mesmo blablabla óbvio de sempre ou tem algo de novo aí? Como é que alguém vai odiar sua galinha dos ovos de ouro? Saint Seiya simplesmente não é, nunca foi e nunca será o trabalho favorito dele.Diferentemente dos seus outros trabalhos, que poucos estão cagando pra se ele vai continuar ou não(ou seja ele faz quando tem vontade)SS tem sempre gente enchendo o saco dele e "forçando" ele a continuar,assim é natural que apos tantos anos ele de certo modo "enjoe" de SS. Isso é puro achismo sem nenhuma base sequer, afinal ele continua SS mesmo podido ter ficado apenas com o roteiro enquanto os filmes eram lançados, mas se incomodou a ponto de fazer ele próprio uma continuação, não parece ser algo que alguém faria se não se importasse. Além do mais obvio, lendo ND não dá pra notar que tem alguém se divertindo ao fazer DeathBall? Kaiser e seu literal coração de leão? Não são histórias de alguém desmotivado. ND pode ter tido uma metade desinteressante e monótona, mas essa claramente não é a situação após a aparição do Odysseus. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 873 Postado Julho 17, 2020 Compartilhar Postado Julho 17, 2020 O que tem de novo aí é no texto da Shiori ali no meio onde ela revela que além de Tenma e Alone o próprio título da obra "Lost Canvas" é de autoria do Kurumada. Será que em ND então veremos em algum momento o Alone criando o mesmo efeito? 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Té... 685 Postado Julho 17, 2020 Compartilhar Postado Julho 17, 2020 (editado) Ele não odeia Saint Seiya, ele as vezes toma decisões erradas sobre a série, e como mangaká, sempre achei meio ruim mesmo, eu mesmo admito que só gosto de CDZ por achar que a adaptação da Toei (mesmo com os seus equívocos) extrai mais da história do que no próprio mangá, que não tem uma construção de situações e "mundo" tão legal, diálogos bobos demais e ação muito repetitiva e desinteressante (com isso eu quero dizer todos os quadros do mangá com um personagem com a mão levantada e o outro voando no fundo). Editado Julho 17, 2020 por Té... 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Este é um post popular. Aranha Chique 5.348 Postado Julho 17, 2020 Este é um post popular. Compartilhar Postado Julho 17, 2020 Acho que foi o Leandro que tinha repassado esse texto primeiro entre a GALLERA NEKKETSU. Não, Kurumada não odeia Saint Seiya. Só que é o ganha pão dele. O tesão dele está nas outras obras. Qualquer pessoa que passear pelos outros mangás vai notar que Cavaleiros é o Kurumada na coleira. Bem menos humor, bem menos apelo erótico, personagens mais rasos até que a norma dele escravizados por Atena. Foi o que deu dinheiro, foi o que causou frisson na Jump, foi o que gerou todos os bonequinhos. Embora o texto tenha um apelo histórico que não tem preço, dá pra ver os saltos do autor quando já começa a falar "é impossível você gostar de Cavaleiros e não gostar do Kurumada". O é com qualquer obra, autor e obra não são a mesma coisa. Nesse caso onde Cavaleiros é Kurumada na coleira, mais ainda. É bem normal uma pessoa gostar da obra e não ir com a cara com os outros mangás dele. Não é meu caso, mas é normalíssimo. Não lembro também se eles falam que "velho bêbado" foi invenção da França, mas mano, eu mesmo lembro que eu comecei a tirar onda com isso por conta própria quando o blog dele tinha atualização semanal SÓ falando "Encontrei tal cara na NAITE. WE WERE DRINKING THE NIGHT AWAY." Isso no meio da shitstorm de Meikai e Elísios com ele dando aval a tudo que a Toei arrumasse. O que achavam que ia acontecer? Que iam viajar pro Japão pra tomar uma com ele? 5 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Este é um post popular. Ares Saga 2.315 Postado Julho 17, 2020 Autor Este é um post popular. Compartilhar Postado Julho 17, 2020 (editado) Parte do ódio da fanbase brasileira pelo Kurumada veio do pessoal que acompanhava o site do Naoki e acreditava em todos os boatos e exageros que ele publicava O odio é mais antigo,e foi iniciado aqui por revistas como Japan Fury e Animax (do JRP e do Peixoto).Eles repetiram muitas das especulaçoes e mitos de revistas de outros paises onde CDZ foi labçado: em especial a briga entre Kurumada e Toei ter sido o motivo do cancelamento do anime. Lembro aqui no forum mesmo na epoca pre polemica Prologo do ceu (que so foi divulgada em idos de 2005) ja existia uma virulencia muito grande contra o Kurumada. A coisa so piorou apos o surto do Kurumada e a briguinha dos fãs de LC e ND (bons tempos de forum movimentado). Acho que foi o Leandro que tinha repassado esse texto primeiro entre a GALLERA NEKKETSU. Não, Kurumada não odeia Saint Seiya. Só que é o ganha pão dele. O tesão dele está nas outras obras. Qualquer pessoa que passear pelos outros mangás vai notar que Cavaleiros é o Kurumada na coleira. Bem menos humor, bem menos apelo erótico, personagens mais rasos até que a norma dele escravizados por Atena. Foi o que deu dinheiro, foi o que causou frisson na Jump, foi o que gerou todos os bonequinhos. Embora o texto tenha um apelo histórico que não tem preço, dá pra ver os saltos do autor quando já começa a falar "é impossível você gostar de Cavaleiros e não gostar do Kurumada". O é com qualquer obra, autor e obra não são a mesma coisa. Nesse caso onde Cavaleiros é Kurumada na coleira, mais ainda. É bem normal uma pessoa gostar da obra e não ir com a cara com os outros mangás dele. Não é meu caso, mas é normalíssimo. Não lembro também se eles falam que "velho bêbado" foi invenção da França, mas mano, eu mesmo lembro que eu comecei a tirar onda com isso por conta própria quando o blog dele tinha atualização semanal SÓ falando "Encontrei tal cara na NAITE. WE WERE DRINKING THE NIGHT AWAY." Isso no meio da shitstorm de Meikai e Elísios com ele dando aval a tudo que a Toei arrumasse. O que achavam que ia acontecer? Que iam viajar pro Japão pra tomar uma com ele? Hah eu lembro das discussoes aqui na epoca de LC x ND que o Kurumada "nao sabia desenvolver personagens",que suas personagens femininas sao uma bosta,etc Esse povo nunca leu Ring ni Kakero e nem viu o anime (que é uma versao corrida e capada do original) Ring começa com desenvilvimento de personagem e acaba nos arcos finais focando novamente so nisso. Esta parte de SS classico ser "o Kurumada contido numa coleira" eu concordo.Nao ter o nihilismo de algumas partes de FMNK (onde o Kurumada tava com depressao e matou quase o elenco todo),o desenvolvimento de Ring e nem os confrontos diferentes de partes de Btx (lembra da disputa matematica?!). Mas em ND pos 2010 ele ta muito mais solto.. solto demais.. e o povo estranha. Eu queria saber mais sobre o opiniao do fandom niponico sobre ele.Se a virulencia é coisa do publico ocidental (a la Star Wars e George Lucas) ou se é lugar comum la tambem. Editado Julho 17, 2020 por LGG 5 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
KamOn 115 Postado Julho 18, 2020 Compartilhar Postado Julho 18, 2020 A comparação com George Lucas é muito acurada, apesar de que eu acho que o GL seja mais próximo de Star Wars como história do que o Kurumada esteja pro CDZ Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 2.979 Postado Julho 18, 2020 Compartilhar Postado Julho 18, 2020 (editado) Ah é, verdade. Entre meados e final dos anos 90 algumas revistas de anime já falavam mal do Kururu. Editado Julho 18, 2020 por Bruno Ogawara Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.761 Postado Julho 18, 2020 Compartilhar Postado Julho 18, 2020 Ele não odeia. Isso é fanfic de fã que quer validar determinada versão dos fatos ou quer só alimentar disputas crossovistas. Duvido que ele odeia. Pode ser como o Shin falou e ser o caso de que foi um trabalho que ele fez na coleira mas duvido que ele vá detestar algo que tenha lhe rendido tanto dinheiro. Acho que foi o Leandro que tinha repassado esse texto primeiro entre a GALLERA NEKKETSU. #turmadofundão #tamujunto 3 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Manu of Deche 162 Postado Julho 18, 2020 Compartilhar Postado Julho 18, 2020 Isso é puro achismo sem nenhuma base sequer, afinal ele continua SS mesmo podido ter ficado apenas com o roteiro enquanto os filmes eram lançados, mas se incomodou a ponto de fazer ele próprio uma continuação, não parece ser algo que alguém faria se não se importasse. Além do mais obvio, lendo ND não dá pra notar que tem alguém se divertindo ao fazer DeathBall? Kaiser e seu literal coração de leão? Não são histórias de alguém desmotivado. ND pode ter tido uma metade desinteressante e monótona, mas essa claramente não é a situação após a aparição do Odysseus. E um achismo bem óbvio na minha opinião, assim como é achismo óbvio nosso que ele não odeia SS, ou você tem alguma prova de que ele não odeia SS?Essa continuação pelas mãos dele multiplica o lucro das outras produções (por isso ele vai esticar ela até morrer).Quantos Ogawaras estão acompanhando SS até hoje esperando por aquela Saga? Se ele parar, boa parte do lucro vai pro ralo. DeathBall até pode ser(coitado inclusive acha que "redimiu" câncer com ele), mas leão com coração de leão, dois gêmeos, sagitario centauro e todos os incontáveis copy/paste acho que não. Qualquer pessoa que passear pelos outros mangás vai notar que Cavaleiros é o Kurumada na coleira. Hah eu lembro das discussoes aqui na epoca de LC x ND que o Kurumada "nao sabia desenvolver personagens",que suas personagens femininas sao uma bosta,etc Esse povo nunca leu Ring ni Kakero e nem viu o anime (que é uma versao corrida e capada do original) Ring começa com desenvilvimento de personagem e acaba nos arcos finais focando novamente so nisso. Esta parte de SS classico ser "o Kurumada contido numa coleira" eu concordo.Nao ter o nihilismo de algumas partes de FMNK (onde o Kurumada tava com depressao e matou quase o elenco todo),o desenvolvimento de Ring e nem os confrontos diferentes de partes de Btx (lembra da disputa matematica?!). Mas em ND pos 2010 ele ta muito mais solto.. solto demais.. e o povo estranha. Se SS for o Kurumada na coleira mesmo enquanto nos outros mangás ele é solto e ND for um meio termo disso,além de dispensar completamente a leitura desses outros mangás eu gostaria muito de ver o Kurumada de coleira, focinheira, camisa de força, cinto de castidade, uma daquelas bolas de ferro algemada nas pernas e rédeas. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lyke 188 Postado Julho 18, 2020 Compartilhar Postado Julho 18, 2020 Quem pode dizer se ele odeia ou não Saint Seiya é ele mesmo, o resto é achismo... Indiferente disso, a trajetória dele é bem legal de ler. Vendo como ele afetou o modelo de mercado da Jump/Toei com a fusão entre brinquedos/mangá/anime ou até mesmo a interação dele com outros profissionais de renome da obra. Não sabia do apreço que o Kurumada tinha pelo Araki ou da reação dele quando ficou sabendo que seriam parceiros, bem legal. Compreensível, já que o Araki sempre foi um fenômeno. A seção sobre The Lost Canvas também é interessante. O encontro da Shiori e a escolha do Kurumada foram muito maneiras, a Shiori remete bastante ao Kurumada no começo da carreira. O texto também deixa a entender que The Lost Canvas seria o "prefácio linear" da obra e Next Dimension seria a realidade distorcida. Mesmo como obras distintas, elas se interligam de alguma forma. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Este é um post popular. Aranha Chique 5.348 Postado Julho 18, 2020 Este é um post popular. Compartilhar Postado Julho 18, 2020 eu gostaria muito de ver o Kurumada de coleira, focinheira, camisa de força, cinto de castidade, uma daquelas bolas de ferro algemada nas pernas e rédeas. 8 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
DeathtollCâncer 1.548 Postado Julho 18, 2020 Compartilhar Postado Julho 18, 2020 O que sempre ficou entendido sobre o que ele não gostava em Saint Seiya eram os fillers do anime, fora isso é a terra plana dos fãs ocidentais da obra. Lembro também dele ter dito certa vez de que a obra exigia mentalmente dele. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
CHÃOTSEIYA 812 Postado Julho 18, 2020 Compartilhar Postado Julho 18, 2020 E um achismo bem óbvio na minha opinião, assim como é achismo óbvio nosso que ele não odeia SS, ou você tem alguma prova de que ele não odeia SS?Essa continuação pelas mãos dele multiplica o lucro das outras produções (por isso ele vai esticar ela até morrer).Quantos Ogawaras estão acompanhando SS até hoje esperando por aquela Saga? Se ele parar, boa parte do lucro vai pro ralo. DeathBall até pode ser(coitado inclusive acha que "redimiu" câncer com ele), mas leão com coração de leão, dois gêmeos, sagitario centauro e todos os incontáveis copy/paste acho que não. Se SS for o Kurumada na coleira mesmo enquanto nos outros mangás ele é solto e ND for um meio termo disso,além de dispensar completamente a leitura desses outros mangás eu gostaria muito de ver o Kurumada de coleira, focinheira, camisa de força, cinto de castidade, uma daquelas bolas de ferro algemada nas pernas e rédeas. Claro, ele continuar escrevendo ND é um achismo obvio de que ele... Na verdade não gosta de SS? Nunca leu as entrevistas dele empolgado com Prologo do Céu? Ele próprio comentou que seria a evolução de como contar histórias antes apenas em papel, e posteriormente suas falas decepcionado com o filme. Não são palavras de alguém que não tem carinho por essa obra em questão. O Kurumada não faz ND e Otokozaka (principalmente) por lucro! Ele não tinha motivos pra escrever e desenhar ele próprio ND se qualidade não importasse ou o incomodasse em Overture, poderia colocar um assistente (como muitos pedem) e fazer apenas Otokozaka, afinal é o mangá que ele mais gosta, certo? Porque ele está dividindo seus esforços entre Otoko e o mangá que ele detesta que é SS? Não faz sentido. A verdade é que ele está escrevendo o final de SS que sempre prometeu décadas atrás para os fãs. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 2.979 Postado Julho 19, 2020 Compartilhar Postado Julho 19, 2020 (editado) A verdade é que ele está escrevendo o final de SS que sempre prometeu décadas atrás para os fãs. Não era esse o final que eu QUERIA......... Editado Julho 19, 2020 por Bruno Ogawara Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
CHÃOTSEIYA 812 Postado Julho 19, 2020 Compartilhar Postado Julho 19, 2020 Não era esse o final que eu QUERIA......... Porque ainda não chegamos lá, ND é a contraparte do Kurumada ao Prólogo do Céu, estamos no prólogo. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Este é um post popular. Aranha Chique 5.348 Postado Julho 19, 2020 Este é um post popular. Compartilhar Postado Julho 19, 2020 OK, vamos começar do início agora que eu reli as partes mais importantinhas pra dar uma solaprada ele forçaria o BanDai a assinar um contrato de exclusividade para uma variedade de brinquedos articulados. Tenho cá minhas dúvidasQualquer série na crista da onda assim teria uma porrada de merchandising saindo, e MUITA empresa vai em cimaPor exemplo, no Google, achei isso aqui sem muito trampo:https://www.lulu-berlu.com/saint-seiya-popy-gold-saint-collection-part-ii-a36402-en.htmlDe uma marca chamada Popy, obviamente muito mais simples que os da Bandai. Mas não é da Bandai. E parecem ser articulados. E a embalagem é bem oitentista e o site data o produto de 1987Também tem os gachapons, que saíam direto das maquininhas por preço baixo. Mas como não dá pra achar embalagem fácil, não sei se não eram da Bandai Mas o TOEI não acredita mais e a morte de um dos especialistas do estúdio - Yoshifumi HATANO, fervoroso defensor da franquia, resulta na suspensão senoidal da franquia. Tenho cá minhas dúvidas 2 - A RessurreiçãoNunca vamos saber a real por trás disso já que essas coisas de bastidores, mas a Toei não parava de investir em séries que já haviam encerrado pra aproveitar videogames. Eles tinham a sua própria desenvolvedora de jogos (que OK, era uma merda, mas enfim) e lançaram nada menos que SETE jogos de Hokuto no Ken, uns três ou mais depois que já haviam encerrado tudo.No hiato de Dragon Ball encerrar até estrear nos EUA eles também ficavam lançando coisasJusto Cavaleiros que tinha uma envergadura similar à ambos (antes de Dragon Ball começar a imprimir dinheiro nos EUA também era, calma aí abiguinhos) foi o ÚNICO que ficou num limbo absolutoMas, DE ALGUM MODO, enquanto os videogames começavam a ganhar popularidade DE ALGUM JEITO conseguiram lançar um jogo de Ring ni KakeroSó com o Shonenki lá nuns 98 da vida que começaram a esboçar reações de retomar a sérieSinceramente, essa história de "Hatano morreu, daí deram pra trás" parece conversa para boi dormir igual ao "declínio dos mercados de OVAs" que falaram de Hades pra não sair nos anos 90 O roteirista Michiko YOKOTE também acabará batendo a porta em plena produção. Esse é outro ponto espinhosoLembro que a tradução que o Leandro fez e o que essa frase diz sugerem que Yokote (que é pseudônimo feminino) ficou de saco cheio com os vai-e-vens e caiu fora da produçãoÉ plenamente possível, já que SEMPRE disseram que o prazo foi muito apertado, que as coisas estavam mais para lá do que para cáA desculpa oficial (idem ao "declínio dos mercados de OVAs") dizia que Yokote "adoeceu", mas isso é praxe. Só lembrar dos 300 projetos que não andam em Hollywood e a senha vira "diferenças criativas" (como se esse pessoal não tivesse que ser PAGO pelo que faz, sabe?) Há rumores de que seria KURUMADA em pessoa que exigiria sua demissão, mas isso não é originado, nem documentado, nem provável, dadas as relações entre os dois personagens e o poder político muito fino do mangaka na frente dos estúdios. . Aqui já entra em terreno mais nebuloso ainda. O fato é que aconteça o que aconteceu, o Kurumada tomou as rédeas de relações públicas da Toei sobre a demissão do YamauchiEle sempre foi lá dizer "foi uma produção mal sucedida", "quero me esforçar demais com Meikai" e tudo o mais. Deu muito a parecer que foi capricho deleMas aí vendo ele ser chapa branca com tudo que saiu de CDZ depois disso, incluso Meikai, Elísios, Omega, LC Anime, QUALQUER COISA mesmo, fica parecendo bem mais, na minha opinião, que ele só tá vendo o dele. O que fizerem, ele vai apoiar. Deixou de apoiar Overture simplesmente porque NÃO ERA MAIS VIÁVEL fazer a trilogia de filmes.Só ver que nas várias vezes que a Toei falou "às vezes a gente pode retomar os filmes", ele nunca disse um pio contrário O fracasso do filme levará à retirada do patrocinador Bandai (que continuará a explorar a licença através de inúmeros produtos derivados, que não são loucos pela abelha). 2005 marca o início de uma crise de financiamento que afetou todo o setor de animação, os patrocinadores não querem mais investir em um anime sem ter certeza do sucesso. Isso parece ser bem verdade, pois assim que começou a sairem os OVAs, não era mais Bandai Video. Era a Avex que lançava os discos. Nos bastidores, os idiomas são desamarrados e o TOEI em pânico começa a consultar as cartas dos fãs: a partir do anúncio do renascimento em 2002, alguns fãs japoneses (não numerosos, mas extremamente virulentos) reclamaram das vozes de Suzuoki HIROTAKA (Shiryû) ) e Ryô HORIKAWA (Shun) que, segundo eles, teriam envelhecido demais e não seriam mais credíveis para questionar adolescentes: "Com que idade você pretende ter personagens adolescentes duplicados por pessoas na casa dos cinquenta? "Pode ser lido no correio de fãs insatisfeitos.[...]TOEI e KURUMADA concordaram, mas se rebelaram após o fracasso de Tenkai-hen Jôsô: exatamente os mesmos retornos negativos.Desta vez, ele não pode ignorar essas reclamações Aqui é onde o leite azeda de vez.Já em Hades Santuário houve um movimento dos fãs contrário a redublarem qualquer personagem. Por que?Porque já substituíram uns dourados em Hades Santuário.Lembro, sim, que havia uma webring (nossa, como somos velhos) reclamando disso. Acho que até mesmo do Kaneto reclamaram, MESMO ELE TENDO FALECIDO. Daquele naipe "não tem jeito mesmo, mas pra que mudar?"Então a Toei (e novamente, o Kurumada, que publicou uma carta escrita por seus estagiários no site oficial dele dando aval às mudanças E RECLAMANDO DAS VOZES no mesmo tom) usou a desculpa de "uma minoria barulhenta pedia, A GENTE TEM QUE ATENDER".Em que mundo isso?Vejam que o próprio texto do cara menciona que a partir de 2005 a grana começa a secar para a produção de animes.Haviam alguns artigos em sites especialistas em anime comentando que dubladores estavam se queixando de seus salários, na maioria veteranos - como Furuya e companhia.Daí você tem Overture indo mal, a Bandai pulando fora, uma crise financeira no setor, os dubladores pedindo mais dinheiro...Mas foi uma "minoria barulhenta que não podiam ignorar" que causou a mudança das vozes.E a Shiori pensou em usar Kairos desde o começo de LC e eu sou o coelhinho da páscoa.Pode crer.O resto do artigo parece ser okay, ou são coisas muito trabalhosas para ir atrás checar uma a uma. Mas como o viés é pró-Kurumada em excesso, tem essas coisas aí para se manter em mente. 8 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Ares Saga 2.315 Postado Julho 19, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 19, 2020 A Bandai também bancou o jogo Saint Seiya Paradise pro Game Boy em 92,vai entender porque não escolheram o SNES. O mais proximo que SS teve de jogo na geraçao 16 bits foram os dois RPGS Burai pra Snes/Sega CD e Pc engine.Mas fora a artwork do Araki emular SS todo ,nao teve qualquer participaçao do Kurumada ou da Bandai naquele projeto. Lembro que o Nicol na Taizen comentou que havia 3 projetos pos termino do manga: Hades ova em 91,um projeto com personagens Super Deformed e um gaiden com os cavaleiros de ouro-desses aí so saiu o game. Nao encontrei a fonte,mas reza a lenda que teve entrevista do Araki na França ,e nela ele disse que foi produzida uma animaçao teste de Hades,mas sem envolvimento dele. Nao duvido ser na mesma epoca que fizeram o piloto tosco do live action americano.O engraçado é que pra uma série onde ocorreu "briga do Kurumada com a Toei",existiram varios projetos de revival da serie engavetados- talvez a ideia que o produtor do anime classico tenha feito varias tentativas seja verdade. No caso da troca dos dubladores envolver $$$ é algo que nao tinha ideia,mas faz sentido -eles basicamente pegaram o elenco de dubladores, a aquipe de animaçao e o roteirista (Kuroda) de Ring ni Kakero e reaproveitaram lá. No caso dos cavaleiros de ouro em 2002 o dublador do Mu tinha morrido,o do Saga estava aposentado ,mas o do Shura e do Miro estavam ainda atuando.A ironia é que os substituíram por dubladores do Hector de Samurai Warriors e o Shurato. Agora é especulaçao minha: acho que as críticas do Kurumada devem ter ofendido os dubladores classicos,e nao duvido ter sido o motivo deles não voltarem em Omega-quando poderiam voltar,afinal os personagens estavam mais velhos. O Furuya e a Mami Koyama voltaram a fazer o Seiya e a Shina e até botaram o "substituto oficial" do Hirotoka Suzuoki em varios papeis pra fazer o Shiryu. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.761 Postado Julho 19, 2020 Compartilhar Postado Julho 19, 2020 Isso é só achismo meu mas não duvido que o fato de SS ter sido engavetado pós-poseidon seja consequência do anime ter perdido audiência/popularidade em asgard e depois o mangá ter perdido força em hades. Se bem me lembro o final que conhecemos dos encadernados nem chegou a sair na Shonen Jump e sim numa outra revista da Shueisha 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Swob 1.057 Postado Julho 19, 2020 Compartilhar Postado Julho 19, 2020 (editado) Sinceramente a mudança que realmente doeu no ouvido foi a das vozes do Seiya e do Shun (justamente os que mais falam em Meikai ), as outras ficaram ok. Editado Julho 19, 2020 por Swob 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 2.979 Postado Julho 20, 2020 Compartilhar Postado Julho 20, 2020 (editado) Porque ainda não chegamos lá, ND é a contraparte do Kurumada ao Prólogo do Céu, estamos no prólogo. Pois é, é verdade. Daqui mais uns 50 anos a gente chega lá, né. Falta pouquinho agora. Editado Julho 20, 2020 por Bruno Ogawara 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Té... 685 Postado Julho 20, 2020 Compartilhar Postado Julho 20, 2020 Terminei de ler o artigo e é, achei muito bom. Já tive essa fase de dizer "KURUMADA ODEIA SAINT SEIYA" no auge da comoção causada por Meikai e Elíseos, só que com o tempo, é possível ver que na verdade ele é mais gente boa do que diziam, visto que permite que se faça de TUDO com sua obra, até história BL, então, evidentemente, não foi ele o culpado pelo o que Hades se tornou, até porque como citado no próprio artigo, o mangaká possui muito pouca influência sobre um estúdio de animação, ainda mais um gigante como a Toei Animation. 2 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.