Este é um post popular. Lucas Augusto da Silva 742 Postado Novembro 29, 2020 Este é um post popular. Compartilhar Postado Novembro 29, 2020 INTRODUÇÃO Antes de mais nada, a ideia para criar este tópico surgiu a partir do comentário do membro Espectro no tópico Shaka de Virgem x Saga de Gêmeos: https://www.cdz.com.br/forum/topic/10173-shaka-de-virgem-x-saga-de-gemeos/page-2 Portanto, já deixo claro que a alusão feita neste tópico veio do membro Espectro. Vou apenas destrinchar um pouco mais a associação que ele fez. Quem acompanhou a saga de Hades sabe que o confronto entre Saga, Camus e Shura contra Shaka resultou na perda de quatro dos cinco sentidos para cada membro da tríade. A Saga lhe restou a visão, Camus com a audição e Shura com o paladar (equivalente à fala em Saint Seiya). À primeira vista, parece que os sentidos remanescentes foram escolhidos aleatoriamente. Porém, os três sentidos restantes estão associados aos Três Macacos Sábios do provérbio chinês. OS TRÊS MACACOS SÁBIOS Os três macacos são representações presentes em uma escultura do século XVII sobre uma porta do santuário Tôshô-gu em Nikkô, no Japão. O macaco cobrindo os olhos se chama Mizaru, o macaco cobrindo os ouvidos se chama Kikazaru e o macaco cobrindo a boca é chamado de Iwazaru. Mizaru é aquele que não vê o mal, Kikazaru é aquele que não ouve o mal e Iwazaru é aquele que não fala o mal. Juntos eles formam o provérbio "não veja o mal, não ouça o mal e não fale o mal." O significado do provérbio é variado, podendo estar relacionado a práticas positivas, crítica a aqueles que se omitem perante injustiças, dogmas, filosofia, reflexão etc. Em geral, o provérbio tem como objetivo aconselhar as pessoas a não praticarem atos prejudiciais aos outros, seja por meio da ação ou da omissão. Embora a escultura seja originalmente japonesa, a mensagem por trás é comumente relacionada a antigos ensinamentos chineses. A TRÍADE E OS MACACOS SÁBIOS Os prefixos nos nomes dos macacos significam três atos relacionados aos cinco sentidos. Assim, miru = olhar, kiku = ouvir e iu = falar. O sufixo zaru traz a ideia de negação, perfazendo a frase "não ver, não ouvir e não falar" (posteriormente acrescentando a noção de mal no provérbio). Zaru ainda tem uma fonética parecida com saru (que significa macaco), daí a origem dos três macacos simbolizando o provérbio. Feitas estas explicações, fica mais claro percerber que cada um dos membros da tríade de renegados representa um desses macacos. Saga, aquele que preservou a visão, é representado por Mizaru, cujo prefixo indica o ato de ver; Camus, que manteve a audição, é representado por Kikazaru, cujo prefixo indica o ato de ouvir; e Shura, que teve seu paladar poupado, é representado por Iwazaru, cujo prefixo indica o ato de falar. A alusão à tríade vai além das associações dos sentidos remanescentes com as representações visuais e proverbiais de cada macaco. Com efeito, Kurumada pode ter associado cada macaco com os pecados cometidos por Saga, Camus e Shura. Saga, aquele que viu a maldade dentro de si, inconscientemente recusou lutar contra si mesmo; Camus, que ouviu sobre as suspeitas envolvendo o Santuário, decidiu manter uma posição neutra e se afastar dos problemas; e Shura, que sabia sobre a índole maligna do Grande Mestre, se eximiu de falar a verdade aos demais. De acordo com a religião budista, os Três Macacos Sábios também podem ser associados à divindade Vajrakilaya: Vajrakilaya é representado como uma divindade de três cabeças e seis braços, sendo ilustrada com dois braços centralizados e quatro braços erguidos, dois à esquerda e dois à direita. Acho que vocês já perceberam que Vajrakilaya é representado por Saga, Camus e Shura quando formam uma unidade para executar a Exclamação de Athena: Vajrakilaya, segundo a Wikipédia, é "a divindade yidam que incorpora a atividade iluminada de todos os budas e é uma forma colérica do Buda Vajrasattva". A partir daí é possível compreender também o simbolismo por trás da luta Shaka x Saga, Camus e Shura, dado que Shaka é considerado a reencarnação de Buda. Por fim, os Três Macacos Sábios também são associados à divindade Koshin, que, na lenda, tinha três macacos como mensageiros. No caso dos renegados, vale lembrar que Saga, Camus e Shura cruzaram as 12 Casas com o objetivo de transmitir à Athena a mensagem a respeito da sua armadura. Acredito que também seja uma simbologia válida. Bem, por enquanto é isso. Se eu descobrir mais alguma informação importante, vou editar o tópico para acrescentá-la. Caso vocês tenham algo a acrescentar também, fiquem à vontade para enriquecer o tópico. Obrigado e tenham uma boa leitura. Fontes: https://www.japaoemfoco.com/mizaru-kikazaru-e-iwazaru/ https://en.wikipedia.org/wiki/Vajrakilaya https://en.wikipedia.org/wiki/Three_wise_monkeys 7 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
denna 37 Postado Janeiro 1, 2021 Compartilhar Postado Janeiro 1, 2021 Boa análise. Isso explica pq o Afrodite e o MDM não eram parte do trio, já que eles traíram Athena sem nenhum drama ou contradição interna, eles sabiam o que estavam fazendo. A única contradição que vejo é que o Shura parece bem psicopata no Episodio zero. Ele matou Athena a sangue frio e depois foi dar sermão pro Shiryu que ele era o mais fiel a Athena. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 742 Postado Janeiro 2, 2021 Autor Compartilhar Postado Janeiro 2, 2021 Obrigado pelo comentário, denna. Olha, acredito que Afrodite e Máscara da Morte foram tirados de cena no início da saga de Hades porque Kurumada não tinha planos para os dois. Algo parecido aconteceu com Aldebaran, que já apareceu morto. Nem tudo em Saint Seiya tem uma simbologia por trás, então dava pra aproveitar melhor esses personagens de alguma maneira. Quanto a Shura, sua representação como o cavaleiro mais fiel a Athena é exclusiva do anime. Em todo caso, o Episódio Zero traz facetas de Shura que não condizem com a obra original. Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Espectro 1.110 Postado Fevereiro 16, 2021 Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2021 Só hoje vi sua MP. Muito boa a análise. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Dark Unicorn Ômega 181 Postado Fevereiro 16, 2021 Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2021 Eu tbm curti a analise! N acho q o Mestre pensou em tudo isso, mas tbm dizer q eh coincidência demais eh coincidência demais hahaha!\\ Em 01/01/2021 em 23:41, Lucas Augusto da Silva disse: Obrigado pelo comentário, denna. Olha, acredito que Afrodite e Máscara da Morte foram tirados de cena no início da saga de Hades porque Kurumada não tinha planos para os dois. Algo parecido aconteceu com Aldebaran, que já apareceu morto. Nem tudo em Saint Seiya tem uma simbologia por trás, então dava pra aproveitar melhor esses personagens de alguma maneira. Quanto a Shura, sua representação como o cavaleiro mais fiel a Athena é exclusiva do anime. Em todo caso, o Episódio Zero traz facetas de Shura que não condizem com a obra original. No caso do Shura, MdM e Frofro em Ep. 0, tenho eu a ideia q do ocorrido de lah ateh os bronze boys deram tempo de refletir, mas neh... Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 742 Postado Fevereiro 16, 2021 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2021 4 horas atrás, Kurayami Tenshi disse: Eu tbm curti a analise! N acho q o Mestre pensou em tudo isso, mas tbm dizer q eh coincidência demais eh coincidência demais hahaha!\\ No caso do Shura, MdM e Frofro em Ep. 0, tenho eu a ideia q do ocorrido de lah ateh os bronze boys deram tempo de refletir, mas neh... Obrigado pelo comentário, Kurayami. Algumas coisas são interpretações minhas para se adequar à simbologia, mas acredito que os elementos representativos foram incluídos intencionalmente por Kurumada. Curioso que até mesmo as cabeças de Vajrakilaya lembram a tríade, já que na versão do mangá Camus é ruivo, Shura tem cabelo escuro e Saga tem cabelo claro (loiro). Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Dark Unicorn Ômega 181 Postado Fevereiro 16, 2021 Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2021 Realmente eh muito difícil ser coincidência, mas dizer que o Mestre foi longe assim, acho que n foi, hahaha! Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Faithful Few 356 Postado Fevereiro 16, 2021 Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2021 Teoria e análise muito bem feitas e muito bem fundamentadas, deu um novo sentido à tudo o que houve Sobre o Aldebaran, eu pessoalmente acho que o Kurumada teve uma oportunidade de mostrar ele enfrentando um adversário considerado forte (Sorento), mas teria sido melhor se aquele tivesse sido seu último oponente, ao invés daquela situação vergonhosa em Hades... Independente daquele plot do Aldebaran ter matado o Niobe, mesmo envenenado, foi uma morte bem idiota Afrodite e MDM acho que ainda tinham um pouco de maldade neles, mesmo durante Hades... Que naquele flashback lá do Shion com eles (anime) todo mundo faz aquelas caras de 'estamos dispostos a sacrificar nossa honra, mas com certeza iremos nos arrepender para sempre do que fizemos' e os dois só dão uma gargalhada Shura era meio que uma questão de limpar o nome né, de realmente servir a deusa e não só fazer pose (anime) e no mangá acredito que era a mesma coisa, só que sem aquele exagero de ser o 'mais leal à Atena' (até porque ele não era), e o Saga acredito que era a mesma coisa também Já o Camus para mim é o que tinha mais malícia, dentre todos os renegados... Não no sentido de ter uma má índole/inclinação à maldade, mas no sentido de que ter malícia/ser malicioso também está relacionado à não enxergar o mundo só preto ou só branco, mas ver as nuances no meio... É meio que ter uma sensibilidade para identificar o mal e não praticá-lo, mantendo-se neutro à situação 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Augusto da Silva 742 Postado Fevereiro 17, 2021 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 17, 2021 Obrigado, Faithful. Acho que todos concordam que Aldebaran teria um fim mais digno se tivesse sido morto por Sorento. Salvo engano, ele é o único cavaleiro de ouro que foi morto por um espectro comum. Em relação a Afrodite e Máscara da Morte, o último gaiden mostrou que eles tinham intenção de matar Athena na saga de Hades, já que eles pediram para ser ressuscitados desconhecendo qualquer plano do Shion. Se houver mais um gaiden, a cooperação dos dois precisa ser explicada. Inclusive as circunstâncias da ressurreição de Shura e Camus precisam ser apresentadas. 1 Citar Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.