Ir para conteúdo

O que vocês mudariam na saga de Poseidon?


Posts Recomendados

O que vocês mudariam ou acrescentaria na saga, caso pudessem fazê-lo?

 

Já vi diversos comentários sobre mudanças na saga de Poseidon, indo de batalhas envolvendo mais soldados de ambos os lados até os cavaleiros de ouro presentes no templo submarino.

Mas diferente de Hades, essa saga foi feita da forma como Kurumada a invisionou por completo, por essa razão o que tivemos é a saga definitiva. No entanto, não quer dizer que tenha sido a melhor abordagem.

https://i.imgur.com/GW9SGG3.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudaria a cor das escamas para azul (isso já foi sugerido neste fórum e em fanarts). Apesar do tom mais alaranjado, as escamas ainda se assemelham com as armaduras de ouro, então a cor azulada traria mais identidade a elas.

 

Eu também deixaria Thetis viva, achei a morte dela desnecessária. Talvez até fosse melhor se ela acompanhasse Julian ao invés de Sorento.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mangá ou anime?

 

Mangá: Sorento assassinaria Aldebaran, aliás foi isso o que realmente aconteceu antes do retcon, foi um tiro na surdina sem tempo de reação, que nem o Mae Hughes em Full Metal Alchemist.

Anime: Como Asgard já tinha sido feita, nada.

 

Fora isso, essa é a saga mais benfeita do Kurumada, não me lembro de nenhum furo, só desse retcon, fora que ela dá protagonismo aos protagonistas.

Editado por Cesare
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que eu adicionaria um conteúdo extra, alguns capítulos de flashback, no momento em que o Seiya finalmente acerta o elmo de Poseidon com a flecha de Sagitário, provocando o despertar completo de Poseidon.

 

 

 

qN6mHlw.jpg

M9ZmLRv.jpg

gfN1XDe.jpg

98LMB57.jpg

 

Exatamente aqui.

 

CvziQNI.jpg

 

 

 

 

Seriam capítulos da primeira guerra santa contra Poseidon. Acho que 2 ou 3 capítulos, de 20 páginas cada, já seria o suficiente. Mostraria o povo de Atlantis, as pessoas comuns que viviam nesse continente lendário, aflitas pela iminente chegada dos Santos de Athena. Poseidon faria um discurso, dizendo que protegeria o povo de Atlantis, e os Marinas estariam prontos para a guerra... Mostraria bem brevemente a chegada dos 8 Santos de Athena que o hipermito disse que participaram daquele ataque (seria legal se fossem Ophiuchus, Leão, Áries, Aquário, Gêmeos, Libra, Cetus e Cisne), e aí mostraria Atlantis sendo destruída e afundando no mar.

 

Acho que esse elemento traria uma motivação gigantesca para a fúria de Poseidon contra Athena no final.

 

E, claro, nesses capítulos em flashback, seria legal se expusessem melhor a estrutura das tropas de Poseidon. Mostraria que haveriam várias outras nereidas, como a Thetis de Sereia, e deixaria claro que os marinas ralés são nível de Bronze, dando mais importância para eles... Talvez mostrando o processo de como um dos habitantes de Atlantis mereceu se tornar um Marina daqueles.

 

Não jogo o game de celular de Saint Seiya, mas sempre fico atento para capturar as artes incríveis do jogo, e achei muito bom a forma como retrataram os Marinas.

 

 

 

kEqvQD6.png

 

 

Editado por Fëanor
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mangá:

 

Manteria a ideia original do Kurumada de deixar as escamas azuis.

 

Aldebaran morreria de fato contra Sorento.

 

Anime:

 

-Cortaria Asgard pela metade e retiraria qualquer referência ao Deus dos mares e colocaria o arco do mundo submarino com uns 26 episódios.

 

Santuario rolou tantos episódios porque além dos personagens fillers deram uma boa enrolada (a la Dragon Ball) em algumas lutas,enquanto Poseidon é praticamente copy paste do mangá.

 

-Introduziria alguns Marinas menores da estirpe da Tetis.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah me esqueci de outra coisa, no mangá é o Shaka que doa sangue pra armadura do Shun, pode parecer um detalhe pequeno, só que no ND o Shaka aparece de novo por conta disso. O Dohko que manda o Aldebaran proteger a Saori, ele não doa sangue pra ninguém.

 

Se forem animar ND, a maioria vai se perguntar que raios o Shaka está fazendo na armadura do Shun porque isso não é mostrado no anime.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também acharia interessante haver mais Marinas da classe da Thetis, mas sempre entendi que tanto o exército quanto o Santuário Marinho não estavam totalmente completos porque Poseidon despertou num momento não desejado por ele e por isso a sua Grande Vontade não estava regendo o seu reino muito bem. Acredito que foi por esse motivo que tudo não voltou a ser como era, do jeito que é descrito no Hipermito e na Taizen.

Editado por Bruno Ogawara
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acrescentaria um ataque dos Marinas menores (nível prata e bronze) ao Santuário e ao vilarejo de Rodório, em uma espécie de tentativa de vingança pelo afundamento de Atlantis e nesse caso mostraria os cavaleiros de ouro defendendo o Santuário (não necessariamente uma subida às 12 casas. Aiolia e Milo lutando aos arredores enquanto Mu e Aldebaran defendem suas casas já estava de bom tamanho).

 

Jabu e outros lutariam para proteger Rodório e os arredores do Santuário também (Shaina estava no templo submarino. Poderia inclusive mostrar Marin lutando em Rodório e encontrando Seika, por exemplo).

 

 

Resumindo, dando algo para os outros cavaleiros fazerem durante a saga.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu por muito tempo queria mais marinas da classe da Tethis pra serem enfrentados pelos demais bronze como Jabu, seria o momento ideal pra mostrar o resultado do treinamento deles. Assim como queria maior profundidade nos inimigos, como por exemplo o Bian que possui quase ou zero de personalidade. Ou acrescentando detalhes menores como Poseidon usar ataques de água, ele possuir uma hydra como um suposto guardião até coisas como cenários entorno de cada pilar diferentes uns dos outros, mais ou menos como o anime faz.

Mas por saber que essa é a saga que Kurumada fez em sua total e completa liberdade criativa, eu acho que ela se mantém como a versão definitiva.

 

Pois a narrativa da saga não seria diferente em nenhuma recriação, cada bronze continuaria com a missão de destruir os pilares, então o que a criação de outros marinas igual à Tethis acrescentaria?

Ela é meramente uma conselheira/mensageira de Poseidon, seu trabalho é exclusivo. Além de que Jabu e cia tendo seus momentos que tanto queremos iria ser filler pra história.

E mesmo se tratando de backgrounds para os inimigos, algo que o Kurumada com certeza faria com a mentalidade que tinha durante BT'X, faria com que aqueles personagens pudessem perder sua mística, "quem eram eles antes de serem chamados?", sabemos da origem dos cavaleiros, mas dos demais sabemos muito pouco. Obviamente isso é uma faca de dois gumes, já que traria maior profundidade e entendimento sobre eles e suas motivações.

Em suma, não mudaria nada pois o que tivemos foi como o autor invisionou essa saga, do começo ao fim.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
''Alguns'' pontos positivos / interessantes da saga de Poseidon:
1 - É a primeira Guerra Santa/batalha contra um deus no Clássico,
2 - Tem todo um clima mais ''épico'' (justamente por estarem enfrentando um deus),
3 - Tem a maior preocupação/urgência/tensão de todo o Clássico: Um novo dilúvio divino,
4 - É a primeira vez que mostra a visão/opinião que os deuses têm dos humanos,
5 - Surge o personagem causador de quase praticamente todo o Clássico e, talvez, o maior vilão dele: Kanon,
6 - É a primeira vez que mostra as Armaduras de Bronze reluzindo à ouro,
7 - A Armadura de Libra é usada de uma maneira bem bacana,
8 - É a primeira vez que Shiryu e Hyoga vestem Libra e Aquário,
9 - Shaina é mais valorizada do que em Asgard (é a primeira à chegar no Templo de Poseidon e enfrentar o deus),
10 - Até Kiki é bem útil,
11 - O passado e a motivação de Isaak são bem interessantes,
12 - É uma das sagas mais ricas em detalhes mitológicos/crenças,
13 - Krishna diz que segue fielmente Poseidon porque também acredita que a Terra está ''podre'' e precisa ser ''reiniciada'',
14 - Io acabar alertando o próprio inimigo de sua compaixão,
15 - As inéditas e várias habilidades da Corrente de Andrômeda,
16 - Seiya mostrar a sua evolução e experiência como guerreiro na luta contra Bian,
17 - É a primeira vez que Shiryu usa a Excalibur,
18 - Hyoga é ferido gravemente e esse ferimento é levado até a próxima saga,
19 - Sorento é outro que acredita nos ideais de Poseidon e quando descobre que não estava lutando por uma vontade real dele, desiste da luta,
20 - A habilidade de Kasa de ler o coração do inimigo, não funcionar com Ikki, mas no final ele descobrir que se tivesse usado Esmeralda, teria sido vitorioso, é bacana também,
21 - É a primeira vez que o poder de um deus é visto, (mesmo não estando sempre completamente desperto),
22 - Julian sempre teve uma ambição de ''conquistar os Sete Mares'',
23 - Poseidon, ao mesmo tempo que quer purificar a Terra dos humanos, tem a ambição de expandir o seu reino,
24 - A harmonia entre os espíritos de Julian e Poseidon é interessante,
25 - Toda a batalha final contra Poseidon é um dos melhores e mais emocionantes momentos de toda a franquia,
26 - É a primeira vez que vemos um ''outro mundo'' (Mundo Submarino / Santuário Marinho, no caso), na franquia,
27 - Mais de uma luta acontecendo simultaneamente, ao invés de uma de cada vez, foi bem interessante e trouxe mais dinamismo,
28 - É uma das sagas que melhor representa o clima, espírito e a essência do Saint Seiya Clássico, num geral.
Enfim, é uma ótima saga.
Editado por Bruno Ogawara
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho bastante curioso você não citar o sacrifício dos cavaleiros de ouro pelos de bronze doando sangue para as armaduras deles. Aliás, é na saga de Poseidon que as relações entre os cavaleiros de ouro foi mais desenvolvida. Mu e Aiolia trocando farpas a saga inteira que o diga.

 

O único perdedor da saga de Poseidon sem dúvidas foi o Aldebaran. Ele tinha respeito e confiança do Shaka e do Dohko pra ser guarda costas do Seiya e da Saori, se matou pra criar uma barreira pra proteger os cavaleiros de bronze, ia morrer como um herói que levou um tiro nas costas, mas por causa de Asgard, teve uma morte retconada só pra aparecer um zumbi em Hades.

 

Enfim, toda a saga de Poseidon gira em torno dos cavaleiros de bronze. Se em Hades eles viram peões espectadores de novo, e por isso você não curte os cavaleiros de ouro, culpe o Kurumada e não a fanbase.

 

E Kanon SEMPRE vai ser a sombra do Saga. E se colocar a Ker no meio piora muito pra ele.

Editado por Cesare
Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Tem a maior preocupação/urgência/tensão de todo o Clássico: Um novo dilúvio divino,"

 

Será mesmo que é maior que as doze horas?

Eu sinceramente acho que não gera tanta tensão quanto a primeira saga, até porque é um limite de tempo definido pela segunda vez e logo na sequência.

Além disso os inimigos são derrotados rapidamente, mostrando que vencê-los é mais fácil que os dourados, que eram meramente nocauteados, além da destruição dos pilares se mostrar possível. Então a saga não passa de uma narrativa que se estende com os 7 pilares até enfrentarem o boss pra salvar Athena. Superficialmente falando, esses seriam os motivos de não achar a saga de Poseidon mais urgente que as doze casas.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poseidon matou muito mais gente que o Hades. Foi o deus que causou mais estrago até aqui e olha que nem estava completamente desperto. No universo de Saint Seiya, bilhões de pessoas morreram. Em Hades, 1990, a população mundial desse universo é muito menor. Eu acredito que o Poseidon totalmente desperto é bem mais poderoso que o Hades.

Editado por Cesare
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Ker não aparece.

 

Ker é spin-off feito pelo autor original.

 

Eu acho bastante curioso você não citar o sacrifício dos cavaleiros de ouro pelos de bronze doando sangue para as armaduras deles. Aliás, é na saga de Poseidon que as relações entre os cavaleiros de ouro foi mais desenvolvida. Mu e Aiolia trocando farpas a saga inteira que o diga.

 

O único perdedor da saga de Poseidon sem dúvidas foi o Aldebaran. Ele tinha respeito e confiança do Shaka e do Dohko pra ser guarda costas do Seiya e da Saori, se matou pra criar uma barreira pra proteger os cavaleiros de bronze, ia morrer como um herói que levou um tiro nas costas, mas por causa de Asgard, teve uma morte retconada só pra aparecer um zumbi em Hades.

 

Enfim, toda a saga de Poseidon gira em torno dos cavaleiros de bronze. Se em Hades eles viram peões espectadores de novo, e por isso você não curte os cavaleiros de ouro, culpe o Kurumada e não a fanbase.

 

E Kanon SEMPRE vai ser a sombra do Saga. E se colocar a Ker no meio piora muito pra ele.

 

Faltou eu colocar mais um ponto positivo / interessante:

 

29 - A LUS quase não aparece.

 

"Tem a maior preocupação/urgência/tensão de todo o Clássico: Um novo dilúvio divino,"

 

Será mesmo que é maior que as doze horas?

Eu sinceramente acho que não gera tanta tensão quanto a primeira saga, até porque é um limite de tempo definido pela segunda vez e logo na sequência.

Além disso os inimigos são derrotados rapidamente, mostrando que vencê-los é mais fácil que os dourados, que eram meramente nocauteados, além da destruição dos pilares se mostrar possível. Então a saga não passa de uma narrativa que se estende com os 7 pilares até enfrentarem o boss pra salvar Athena. Superficialmente falando, esses seriam os motivos de não achar a saga de Poseidon mais urgente que as doze casas.

 

Nas 12 Casas ''apenas'' a Saori corria perigo. Em Poseidon, além dela, milhões de pessoas morreram ao redor do mundo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu ponto é que nem sempre maior é melhor, mais destruição e morte é mais urgente e mais tenso que uma escala menor, onde tenhamos uma ligação pessoal.

As mortes em Poseidon são dadas por um jornal para nós, em nenhum momento vimos o micro da inundação no mundo, apenas o macro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu ponto é que nem sempre maior é melhor, mais destruição e morte é mais urgente e mais tenso que uma escala menor, onde tenhamos uma ligação pessoal.

As mortes em Poseidon são dadas por um jornal para nós, em nenhum momento vimos o micro da inundação no mundo, apenas o macro.

 

''mais destruição e morte é mais urgente e mais tenso que uma escala menor'' Por isso mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faltou eu colocar mais um ponto positivo / interessante:

29 - A LUS quase não aparece.

 

Olha, antes eu debochava dessa opinião do Ogawara, mas depois do tratamento que o Seiya está recebendo no Saint Seiya Awakening eu passei a concordar com ele. Sério, o Seiya é praticamente um coadjuvante no jogo que tem o nome dele. Isso é um absurdo. Foi em Hades que os cavaleiros de bronze perderam as rédeas da obra.

 

Mas a culpa é do KURUMADA e de suas punhetações, não é dos fãs.

Se vocês pararem pra pensar, a missão dos cavaleiros de ouro em Poseidon era fazer de tudo pelos cavaleiros de bronze, inclusive se matar por eles. Era MUITO equilibrada a relação e importância de cavaleiro de ouro e de bronze protagonistas em Poseidon.

 

Foi em Hades que o Seiya e os demais deixaram de ser lendários e viraram peões coadjuvante meros espectadores do show dourado e turistas ou aventureiros no inferno. O único que ainda mantinha o nível de participação de Poseidon era o Ikki.

 

Resumindo, Hades santuário, tirando a lição de Shaka sobre Oitavo sentido foi puro fanservice. Infelizmente foi isso que apagou os protagonistas pra sempre da importância da obra. Culpem Hades Santuário.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Santuário > Poseidon > Hades (> Asgard).

 

Sim, se for analizar o contexto, a saga de Hades é de longe a pior mesmo. É a que mais tem furos e inconsistências de roteiro além de ser o início da fanbase abandonar os cavaleiros de bronze.

 

Em Poseidon, até a vida do Shaka valia muito menos que a vida do Seiya e cia, já em Hades parece que houve um reboot, os protagonistas perderam toda a moral no santuário e viraram estorvo, não são mais lendários, não tem mais permissão de ir e vir até a sala do GM, não estão do lado da Saori, mas juntos de Jabu e demais peões, etc.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cavaleiros de ouro são fundamentais na história de Saint Seiya, não é por menos que logo no primeiro arco do mangá temos um torneio premiando ao vencedor a armadura de Sagitário. Só o arco das 12 Casas já é maior que toda a saga de Poseidon.

 

Aliás, conforme eu já disse uma vez nos status, mesmo a saga de Poseidon é repleta de elementos dourados. As escamas são muito semelhantes às armaduras de ouro, as armaduras de bronze reluzem dourado, Seiya e os outros enfrentam Poseidon usando armaduras de ouro, a armadura de Libra é primordial na destruição dos pilares, Shiryu vence Krishna com uma técnica herdada de um cavaleiro de ouro, o pivô da saga é irmão de um cavaleiro de ouro, a luta inaugural da saga é um general marina contra um cavaleiro de ouro, Isaak era discípulo de um cavaleiro de ouro, Kasa vence Hyoga se transformando em um cavaleiro de ouro etc.

 

Negar os cavaleiros de ouro é negar Saint Seiya.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você está falando com um fã de cavaleiros de ouro. O que acontece é o seguinte, eu gosto do equilíbrio de Poseidon:

Os cavaleiros de bronze protagonistas tinham praticamente a mesma moral que do Ômega em Poseidon, eram considerados praticamente lendários. Cavaleiros de ouro eram auxiliares E SABIAM A POSIÇÃO DELES EM RELAÇÃO AOS PROTAGONISTAS. Tanto que o Aldebaran quis se matar por eles, todos os outros ficaram enfraquecidos doando sangue para as armaduras e o próprio Dohko emprestou sua armadura pra eles e somente eles.

 

Já em Hades houve um reboot, todos os quatro VOLTARAM a ser um mero estorvo ou peões expectadores pelos cavaleiros de ouro e por todos os espectros. A atuação de Seiya e Shun no inferno, por exemplo, foi muito patética, pareciam duas criancinhas perdidas e com o Kanon tratando todos eles como lixo e não como fundamentais o tempo todo.

 

É por causa da Saga de Hades que os cavaleiros de bronze viraram coadjuvantes até em joguinhos. Se eles tivessem a mesma moral que tem no Ômega em Hades jamais teriam sido abandonados pela fanbase.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cavaleiros de ouro são fundamentais na história de Saint Seiya, não é por menos que logo no primeiro arco do mangá temos um torneio premiando ao vencedor a armadura de Sagitário. Só o arco das 12 Casas já é maior que toda a saga de Poseidon.

 

Aliás, conforme eu já disse uma vez nos status, mesmo a saga de Poseidon é repleta de elementos dourados. As escamas são muito semelhantes às armaduras de ouro, as armaduras de bronze reluzem dourado, Seiya e os outros enfrentam Poseidon usando armaduras de ouro, a armadura de Libra é primordial na destruição dos pilares, Shiryu vence Krishna com uma técnica herdada de um cavaleiro de ouro, o pivô da saga é irmão de um cavaleiro de ouro, a luta inaugural da saga é um general marina contra um cavaleiro de ouro, Isaak era discípulo de um cavaleiro de ouro, Kasa vence Hyoga se transformando em um cavaleiro de ouro etc.

 

Negar os cavaleiros de ouro é negar Saint Seiya.

 

O problema com a LUS nem é tanto por haver elementos dourados (como as Armaduras, por exemplo), mas sim, os personagens em si. A LUS já está quase sempre ''no topo'', e isso tira toda a graça e lógica de Saint Seiya / de um mangá e anime shounen (já que a tradição e ''regra'' é de sempre haver os elementos de determinação, esforço, superação, etc).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cesare

 

Você trata a obra como se ela girasse em torno dos protagonistas. O pilar do mangá sempre foi Athena. Os demais personagens (principais ou secundários, aliados ou inimigos) é que atuam em função dela.

Eu concordo que Seiya e os outros foram mal aproveitados na saga de Hades, mas acredito que isso tenha sido resultado da queda da popularidade de Saint Seiya e o cansaço de Kurumada, fazendo com que a saga fosse concluída precocemente. É evidente que a fase Meikai foi feita às pressas e que muito conteúdo foi deixado de lado.

 

O negócio é que os cavaleiros de ouro se resguardaram na saga de Poseidon para que pudessem participar mais ativamente na saga seguinte, então é natural que a fase Hades Santuário seria protagonizada pelos cavaleiros de ouro. Não dava pra inventar mais uma desculpa para jogá-los para escanteio. Já Inferno e Elísios ficariam a cargo de Seiya e os outros, mas o desenvolvimento do projeto não saiu como deveria.

 

Bruno Ogawara

 

Já tivemos essa conversa antes e não chegamos a lugar nenhum, então vou me abster de prolongar este debate com você. Peço desculpas por isso, mas não é nada pessoal.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...