Ir para conteúdo

Naruto superou Dragon Ball e Saint Seiya no Brasil?

Posts Recomendados

5 minutos atrás, Vilão disse:

Naruto por aqui ficou nichado ao público jovem com internet. É um nicho enorme?Sem dúvidas, mas ainda assim nicho, assim como as produções da Netflix.

A gente as vezes perde a noção da diversidade e desigualdade de um país gigante como o Brasil. Aqui a televisão ainda é (e será por alguns anos) o real veículo que chega a todos os públicos. Nesse cenário, Saint Seiya, DBZ e Pokémon atingiram muito mais gente do que Naruto, justamente pelo sucesso televisivo e pelo seu alcance. Pra usar algo nacional como comparação, qualquer novela da Globo (mesmo as flopadas) tem muito mais público e penetração nacional que um Round 6. 

Mas é exatamente por isso que ele teve mais mérito, se espalhou nas classes pobres do Brasil via DVD pirata antes de ser transmitido pelo SBT. Foi algo natural, sem divulgação. Hoje em dia até o pirralho da cidade mais isolada do Brasil sabe o que é Naruto.

Editado por Cesare
Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Cesare disse:

Mas é exatamente por isso que ele teve mais mérito, se espalhou nas classes pobres do Brasil via DVD pirata antes de ser transmitido pelo SBT. Foi algo natural, sem divulgação. Hoje em dia até o pirralho da cidade mais isolada do Brasil sabe o que é Naruto.

A questão é que o sucesso de Naruto na TEVE foi muito menor do que o de Saint Seiya.

Link para o post
9 minutos atrás, Bruno Ogawara disse:

A questão é que o sucesso de Naruto na TEVE foi muito menor do que o de Saint Seiya.

O problema é que em 2007 a televisão já não tinha tanto impacto cultural quanto em 1995. A própria Saga de Hades se espalhou pelo Brasil via dvd pirata antes da televisão. 

Link para o post
5 minutos atrás, Cesare disse:

O problema é que em 2007 a televisão já não tinha tanto impacto cultural quanto em 1995. A própria Saga de Hades se espalhou pelo Brasil via dvd pirata antes da televisão. 

Claro que a saga de Hades se espalhou pelo Brasil via DVD pirata antes da televisão. Ela só foi começar a passar na TV lá pra 2008 ou 2009, se não me engano / se me lembro bem. Entre o final de 2002 e começo de 2003 já tinha tanto VHS quanto também DVD pirata de Hades.

Editado por Bruno Ogawara
Link para o post

E só corrigindo o Vilão, a televisão não é mais o real veículo que chega a todos os públicos no Brasil tem uns 3 anos já, a própria Globo nem tem mais programação adolescente (cortou Malhação) e vários outros canais também estão cortando programação infantil e juvenil. O Loading também faliu por conta disso. Boa parte de que tem menos de 15 anos, mesmo de periferia nem deve mais assistir TV. 

Editado por Cesare
Link para o post
3 horas atrás, Cesare disse:

Não teria feito o mesmo sucesso nos anos 90, porque teria bastante concorrência de animes que não passaram no Brasil na época e que explodiram no Japão. Hokuto no Ken, Slam Dunk, animes Mecha como Evangelion, etc.

Só pra lembrar,além do Japão Saint Seiya foi exibido na Itália e na França ao mesmo tempo que Hokuto no Ken e Dragon Ball e fez tanto sucesso quanto os mesmos (pelo menos até Santuário) .

E isso disputando com tokusatus, Gundam,City Hunter,Captain Tsubasa, Urusei Yatsura e desenhos americanos.

Aqui mesmo também não foi questão de falta de concorrência.Teve que disputar público com a Globo que exibia outras produções ( não animes )de sucesso como X-Men e Power Rangers ,sem contar os últimos tokusatus que a Manchete trouxe.

Também não era que o público brasileiro nao conhecesse animes .Eu tinha 9 anos em 1994 e lembro de ter assistido Macross (as 2 versões),inclusive alguns anos antes Zillion também tinha tido uma boa popularidade na Globo.

Fora a violência a la Mortal Kombat não vi nada de diferente no aspecto visual/ narrativa em relação ao que já tinha visto antes.

Aliás CDZ por fim teve sim concorrencia com series contemporâneas e mais novas aqui: Shurato,Sailor Moon,Rayearth,Street Fighter II,Fly,Samurai Troopers e o próprio Dragon Ball.

Não só nenhum deles fez o esboço do sucesso de CDZ (exceção apenas de YYH e numa escala muito menor),como tinham audiência inferior que as reprises - a maioria saiu da programação até antes da série parar na Manchete.

Editado por Ares Saga
  • Like 1
Link para o post
5 horas atrás, Ares Saga disse:

Só pra lembrar,além do Japão Saint Seiya foi exibido na Itália e na França ao mesmo tempo que Hokuto no Ken e Dragon Ball e fez tanto sucesso quanto os mesmos (pelo menos até Santuário) .

E isso disputando com tokusatus, Gundam,City Hunter,Captain Tsubasa, Urusei Yatsura e desenhos americanos.

Aqui mesmo também não foi questão de falta de concorrência.Teve que disputar público com a Globo que exibia outras produções ( não animes )de sucesso como X-Men e Power Rangers ,sem contar os últimos tokusatus que a Manchete trouxe.

Também não era que o público brasileiro nao conhecesse animes .Eu tinha 9 anos em 1994 e lembro de ter assistido Macross (as 2 versões),inclusive alguns anos antes Zillion também tinha tido uma boa popularidade na Globo.

Fora a violência a la Mortal Kombat não vi nada de diferente no aspecto visual/ narrativa em relação ao que já tinha visto antes.

Aliás CDZ por fim teve sim concorrencia com series contemporâneas e mais novas aqui: Shurato,Sailor Moon,Rayearth,Street Fighter II,Fly,Samurai Troopers e o próprio Dragon Ball.

Não só nenhum deles fez o esboço do sucesso de CDZ (exceção apenas de YYH e numa escala muito menor),como tinham audiência inferior que as reprises - a maioria saiu da programação até antes da série parar na Manchete.

Mas eu não disse que não teria feito sucesso, eu falei que não teria O MESMO sucesso que teve. Da metade dos anos 2000 até hoje praticamente tudo que faz sucesso no Japão está sincronizado com o Brasil e o Ocidente. Se já existisse internet potente nos anos 90, aconteceria a mesma coisa que no Japão, faria sucesso na saga do Santuário, mas dividiria o sucesso com várias outras obras que bombaram da época. 

Editado por Cesare
Link para o post

A métrica nem sempre é tão exata. Basta ver como o maior sucesso no Japão, One Piece, não consegue emplacar em outras bandas como seus concorrentes fazem. Mas dentro do Japão ele sobra e muito em relação a Naruto.

Saint Seiya bebe muito da cultura ocidental, especialmente a grega. E curiosamente é justamente nos países de línguas descendentes do latim que a série se sai melhor. 

• Like 2
Link para o post
20 minutos atrás, Vilão disse:

A métrica nem sempre é tão exata. Basta ver como o maior sucesso no Japão, One Piece, não consegue emplacar em outras bandas como seus concorrentes fazem. Mas dentro do Japão ele sobra e muito em relação a Naruto.

Mas One Piece emplacou no Brasil e no Ocidente também, hoje em dia tem até plataforma que lança One Piece simultâneo com o Japão. Só demorou mais que Naruto porque na época em One Piece bombou no Japão ainda era predominantemente internet discada até em primeiro mundo. Enquanto Naruto disparou aqui lá pra 2006, One Piece só foi ficar popular de 2010 pra cima.

Link para o post

Adoro One Piece e acompanho desde 2002 mas a serie aqui tem no máximo boa popularidade, não é sucesso não.

Você quase não vê merchandising, mangá chegou a ser cancelado uma vez e não há republicações (Naruto teve 2 depois da original,continua nas bancas).

O que ferrou foi a primeira exibição com aquela versão ridícula da 4kids.Só agora com a exibição na Netflix sem cortes e adaptações que a série está ganhando mais publico jovem.

Esta parte da métrica não ser exata como o Vilão falou tem a ver também .

Dragon Ball só foi emplacar de verdade no Brasil com Z,a parte do Goku criança mesmo com boa audiência e uma excelente dublagem (não a péssima que usam hoje) não fez sucesso comercial. 

E Dragon Ball clássico lá fora (seja Japão, Itália, França, América Latina) foi serie de sucesso.Aqui aconteceu igual aos EUA, onde maioria só gosta da fase adulta e ignora o resto.

Editado por Ares Saga
  • Like 1
Link para o post
1 hora atrás, KamOn disse:

pokémon literalmente é a franquia mais lucrativa de todos os tempos, acho que a galera não fala tanto pelo apelo ser mais com crianças e tals

Mas também nem precisava entrar nesse mérito né? Isso é claro e óbvio. Mas não era bem o foco do debate em questão. E não acho que interfere assim afinal não falta marmanjo que ainda joga Pokémon, seja os jogos da linha principal ou até os spin-offs tipo o Go.

Fora que na minha opinião, as demografias até que são bem aproximadas e no máximo, os shonenzinhos tipo CDZ seriam o "próximo nível" pra audiência de um Pokémão da vida. E isso na teoria já que a gente sabe que esse lance de demografia não é tão preto no branco como se pensa. Vide a Jump tendo um expressivo público feminino, mesmo sendo uma revista pra garotos.

Link para o post
Em 24/11/2021 em 20:33, Lucas Augusto da Silva disse:

Acredito que o contexto social favoreceu muito mais Naruto do que Dragon Ball e Saint Seiya. 

O advento da internet revolucionou os meios de comunicação e de acesso a produtos e serviços. Se antigamente tínhamos que ir até a banca de jornal pra comprar um mangá, agora conseguimos acessá-lo de graça na internet com alguns cliques. O mesmo vale para os animes, que podem ser vistos via streaming, por sites que disponibilizam de graça etc. E podemos acessar todo o conteúdo da obra, diferente da TV aberta, onde ficávamos reféns dos episódios que eram disponibilizados pelos canais.

As redes sociais e fóruns também contribuem muito na difusão e popularidade das obras. Por fim, o público nerd já não é mais visto com tanto preconceito como outrora, o que facilita a aceitação das pessoas em expor aquilo que gostam, seja anime, videogame, mangá etc.

Ótimo tópico.

Cirúrgico.  

Acrescente também o crescimento populacional. A gurizada hoje é muito maior.  Fora que nossa geração, que começou foi introduzida aos animes, não parou de consumir. Então é um efeito acumulativo, a cada ano tem o acréscimo de mais uma penca de pessoas que entram na idade para começar a ver também.  

• Like 2
Link para o post
  • 3 semanas depois...

Estou revivendo esse tópico onde nos debruçamos em uma pergunta clickbait porque meio que se atrela à ela o que vou falar. Como comentei no meu 1º post, até criança na rua falando de Naruto. Isso rolou porque saí com uns amigos e um menininho gente boa de 14 anos estava vendendo trufa onde fomos tomar cerveja. Uma amiga minha puxou papo e começaram a falar de Naruto.

Pois por essas coincidências da vida hoje saí pra jantar e encontrei com ele de novo e fiz uma PESQUISA DE CAMPO. Se o interesse é renovar o público, então o que esse público pensa?

Quando ele começou a perguntar se eu assistia anime, perguntei se ele conhecia Cavaleiros. Só sabia que um amigo da classe dele falava "Eu tenho a força!" e eu tive que explicar que é He-Man e não é anime. Mas, OK. Pra tirar a limpo a coisa mostrei a 4ª abertura de Ômega pra ele. É um anime de fato pensado pra uma nova geração, Naruto é um elenco lotadaço de personagem e o papo de guerra campal, certo? Tem a ver.

Não botou muita fé. Viu a Saori e a Pallas pôr armadura e disse "tá muito infantil!" (provavelmente como ele quis dizer que tava Mahou Shoujo demais pra ele, brinquei dizendo "Tu tem 14 anos pô!"). Ele pôs mais fé quando viu o elenco principal de fato aparecer dando porrada (queria saber de cara "quem é o mais forte"). Se surpreendeu que OPs tem 1:30, acho que ele deve pular abertura do Naruto direto.

Ele ficou na mesa mais tempo, daí resolvi mostrar o original pra ele. Mostrei as v1 e as v2, perguntei qual ele gosta mais: do capacete ou tiara. Falou tiara. Pus Soldier Dream.

Guri botou fé, viu? Aquela cena com a saia gigante da Saori com os de bronze junto por algum motivo pegou ele de jeito, ele já tava meio no hype aparecendo uns Guerreiros Deuses e a Hilda. Perguntei qual das duas aberturas ele gostou mais, "dessa aqui, com certeza! A outra durava muito e ficava chata".

14 anos. É o menino que querem que doe seus suados reais quando crescer e tiver família.

• Like 4
Link para o post
1 hora atrás, Aranha Chique disse:

Estou revivendo esse tópico onde nos debruçamos em uma pergunta clickbait porque meio que se atrela à ela o que vou falar. Como comentei no meu 1º post, até criança na rua falando de Naruto. Isso rolou porque saí com uns amigos e um menininho gente boa de 14 anos estava vendendo trufa onde fomos tomar cerveja. Uma amiga minha puxou papo e começaram a falar de Naruto.

Pois por essas coincidências da vida hoje saí pra jantar e encontrei com ele de novo e fiz uma PESQUISA DE CAMPO. Se o interesse é renovar o público, então o que esse público pensa?

Quando ele começou a perguntar se eu assistia anime, perguntei se ele conhecia Cavaleiros. Só sabia que um amigo da classe dele falava "Eu tenho a força!" e eu tive que explicar que é He-Man e não é anime. Mas, OK. Pra tirar a limpo a coisa mostrei a 4ª abertura de Ômega pra ele. É um anime de fato pensado pra uma nova geração, Naruto é um elenco lotadaço de personagem e o papo de guerra campal, certo? Tem a ver.

Não botou muita fé. Viu a Saori e a Pallas pôr armadura e disse "tá muito infantil!" (provavelmente como ele quis dizer que tava Mahou Shoujo demais pra ele, brinquei dizendo "Tu tem 14 anos pô!"). Ele pôs mais fé quando viu o elenco principal de fato aparecer dando porrada (queria saber de cara "quem é o mais forte"). Se surpreendeu que OPs tem 1:30, acho que ele deve pular abertura do Naruto direto.

Ele ficou na mesa mais tempo, daí resolvi mostrar o original pra ele. Mostrei as v1 e as v2, perguntei qual ele gosta mais: do capacete ou tiara. Falou tiara. Pus Soldier Dream.

Guri botou fé, viu? Aquela cena com a saia gigante da Saori com os de bronze junto por algum motivo pegou ele de jeito, ele já tava meio no hype aparecendo uns Guerreiros Deuses e a Hilda. Perguntei qual das duas aberturas ele gostou mais, "dessa aqui, com certeza! A outra durava muito e ficava chata".

14 anos. É o menino que querem que doe seus suados reais quando crescer e tiver família.

O nome do garoto? Albert Einstein.

Brincadeiras à parte, não é surpresa um jovem desconhecer Saint Seiya em 2021. Se bem que a franquia clássica vinha recebendo atenção em plataformas conhecidas como a Netflix e a Crunchyroll, além de KOTZ. Lost Canvas chegou a passar na TV aberta (Rede Brasil e extinta Loading) e Awakening é um jogo relativamente conhecido na Play Store.

A JBC publicou os Kanzenbans (caríssimos, entretanto) e o relançamento do mangá de Lost Canvas e a NewPop anunciou que publicará o Episódio G.

Saint Seiya ainda ganha bastante atenção para uma obra de três décadas atrás. Seria excelente se a Arc System Works desenvolvesse um jogo de luta de Saint Seiya, muito embora os jogos dessa empresa não sejam muito conhecidos aqui no Brasil.

Editado por Lucas Augusto da Silva
Link para o post
4 horas atrás, Aranha Chique disse:

Um excelente e maravilhoso exemplo de como o Clássico é melhor (e isso comparando apenas aberturas).

Link para o post

Um garoto de 14 anos acha Saint Seiya Omega infantil e o Original não? Como assim? Buguei. 

Eles assistem My Hero Academia, Demon Slayer, Black Clover, Jujutsu Kaisen, One Piece, Sword Art Online, Nanatsu e Issekais, Jovens Titãs... Praticamente tudo tem traço bem variado hoje em dia. Uma mesma obra tem personagem com traço infantil/kodomo, tem personagem antropomórfico, tem personagem com traço bishounen de Clamp, tem personagem com traço mais "adulto", etc. 

Editado por Cesare
Link para o post
9 horas atrás, Aranha Chique disse:

Mostrei as v1 e as v2, perguntei qual ele gosta mais: do capacete ou tiara. Falou tiara. Pus Soldier Dream.

Tirando a parte do naruto, o menino até que tem bom gosto. Compraria as trufas pra financiar a franquia dele

Link para o post

Mas gente, nas aberturas está o que SS clássico tem de melhor: o traço do Araki em seu auge, as cores, os movimentos, a beleza dos personagens. É uma surra em Omega, tem nem como comparar, mesmo com décadas de distância.

Editado por Vilão
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...