Ir para conteúdo

Seria Abel o outro filho de Mêtis?

Posts Recomendados

Segundo informações de escritores antigos, Métis, oceanide filha dos Titãs Oceano e Tétis, foi a primeira esposa de Zeus. Advertido por sua avô Gaia de que Métis lhe daria uma filho que o destronaria, assim como ele fez com Cronos, o Todo Poderoso do Olimpo engoliu Métis, que estava metamorfoseada em uma mosca.

Isso não impediu que Atena, que já estava sendo gerada no ventre de Métis, nascesse. Diz a lenda que Zeus sentindo fortes dores de cabeça, pediu a Hefesto que golpeasse sua cabeça com um machado. Do centro da cabeça do deus nasceu Atena, já trajando sua armadura e adulta.

Yoshiyuki Suga, roteirista do filme A lenda do Jovem Escarlate poderia ter se aproveitado dessa lenda e ter criado o filho "bastardo" de Zeus: Abel.

Como é dito no próprio filme, Abel usurpou o lugar de deus do sol e tentou dominar a Terra, que naquela época, era compartilhada pacificamente pelas divindades. Zeus, unido a Apolo, Poseidon e Hermes, aprisionam Abel no Tártaro, temendo seu poder.

Seria essa a intenção de Suga??? Estaria nos seus planos "criar" o filho que destronaria Zeus???

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não consigo ver por esse prisma Wan!

Pra mim, foi um roteiro porco criado para arrecadar dinheiro, sem idéias de efeito por trás. Sua trama esta bem bolada demais para o filme :angry:

O interesse de Abel demonstrado no filme era a terra, se depois, movido pela ganância ele tentasse expandir seus domínios destronando Zeus, seria outro caminho.

Saint Seiya sempre mostrou em suas figuris divinas um "Q" de ganância (menos Athena), então partindo desse pressuposto acho que qualquer um deles, seja Poseidon, Hades ou Abel...conquistando a Terra, tentariam reinar em absoluto.

Bem, esse é meu ponto de vista!

Link para o post

O Abel do filme se assemelha muito ao deus babilônico que possuia os poderes de levitação e de hipnotismo. Considerado o deus mais importante da antiga Babilônia, também conseguia apagar o Sol, ou seja, se quisesse poderia deixar o mundo nas trevas (thank's wikipédia :angry: ).

CDZ sempre teve interação com outras mitologias, a saga de Asgard, o filme do lucifer e tudo mais.

Mas pode ser mesmo que o episódio G esteja tentando adequar os filmes a cronologia oficial! Um dos motivos do manga ter sido criado foi pra isso, né?

Link para o post

Bom, eu também não consigo enxergar por este ângulo, Wan. Força um pouco, afinal, o filho em questão era Athena...

Abel, na minha concepção, é um deus bagunçado, a mistura de vários mitos, além de a ele ter sido atribuído, por del Greco, como "deus do sol e do hipnotismo", da Babilônia XD

Escrevi algo sobre isso, certa vez:

O tal deus babilônico é apresentado como “Febo Abel”. A mistura toda começa aí... Primeiramente, Febo é o deus do sol para os romanos (por Thomas Bullfinch, apesar de ser, na realidade, apenas um epíteto grego: brilhante), relativo ao Apollo dos gregos. Tanto que ele é representado pela lira, um dos símbolos do deus greco-romano. Até aqui, o nome “Abel” não passa de apenas um complemento, um adicional. Entretanto, circula, em caráter Oficial, que “Abel” é um deus da Babilônia, o que, convenhamos, é uma informação distorcida, difundida por Marcelo del Greco, na antiga Revista Herói.

- Segundo, não existe Abel nenhum na mitologia babilônica. A referência que se faz a este ser é dada na Bíblia, na Gênese, onde o aponta como sendo o pastor que foi morto por Caim, seu irmão, por conta da inveja.

- A Babilônia também é conhecida como Babel, também apontada na Bíblia Cristã, e significa “Porta de Deus”.

- A religião babilônica se mistura muito com a fenícia, suméria e acádia, pois os deuses, em geral, são denominados da mesma forma. Marduk, também conhecido como Baal ou Bel e era a principal divindade da Babilônia (nas épocas de Hamurábi e Nabucodonosor). Ele possui dois rostos, relacionando-os à sua dupla personalidade: filho do sol e deus da magia, e filho das águas profundas. Bel-Marduk também corresponde ao Hórus dos egípcios, segundo Zecharia Sitchin (apesar de muitas pessoas discordarem deste autor). A analogia ao nome do deus pode ter nascido aí.

- O Deus do Sol, de fato, para os mesopotâmicos, é Shamash, que também é relativo à justiça.

- No movie, Abel afirma que foi deposto por Zeus e Apollo. Ao ser dito isso, incide em outro equívoco, deixando-o de relacioná-lo ao Febo (ou seja, o próprio Apollo) e levando-o a ser Hipérion (o deus-sol original, pai de Hélios, Selene e Éos), o titã que perdeu seu lugar para o filho do senhor do Olimpo.

Resumindo... Se ele fosse chamado de Shamash, ficaria até melhor, hauahuhua, pois, aí, sim, seria o deus do sol e, ao mesmo tempo, teria relação com a prudência, já que é o deus da justiça (e encaixaria certinho com a possibilidade lançada por Wan) :angry:

A presto o/

Link para o post

É uma boa hipótese tbm Wan. (edit: pq eu penso q a inspiração é válida do ponto q, se Apolo e Artemis eram gêmeos, isso tbm pode ter sido usado como inspiração e mesclado ao mito de Métis, aplicando o mesmo a Abel e Atena, por isso no Templo da Coroa há uma imagem bonita de duas figuras (Abel e Atena?), q ao final do filme dá origem a imagem de Abel, e depois se destroi, dando a origem a estátua dos jovens Abel e Atena juntos e felizes, esse filme realmente pode ter interpretações bem interessantes, e a do Wan me fez sentido por isso).

Bem, há muito tempo eu tbm escrevi sobre Abel, especialmente pra acabar com a idéia errada sobre ele e Apolo serem o mesmo personagem. Tbm teci meus comentários sobre uma possível inspiração para a criação de Abel.

Pra quem quiser dar uma lida ou reler:

http://geocities.yahoo.com.br/jan_sobieskii/abelxapollo.htm

Aliás, eu acho q vou traduzir o panfleto do filme do Abel, talvez lá haja mais pistas sobre a inspiração para a criação de Abel.

Pra quem gosta de curiosidades dos bastidores, o panfleto traz um pequeno diário de bordo, mostrando por data os principais acontecimentos da produção, como o dia emq foi apresentado o projeto do filme aos executivos da Toei, as idas ao estúdio de Kurumada pra q ele ajudasse na criação de Abel e no seu desenho, a ida de ao Planalto Izû pra desenvolverem o roteiro, os testes pra escolha da cantora pra música tema, a exibição do primeiro trailer e etc, muitos detalhes legais pra quem dá valor a isso e ao filme, claro.

EDIT2: excelente texto Lily, como sempre. :angry:

Link para o post

Já tinha lido esse tópico sobre Abel da minha irmã, e ele é soberbo, de fato. Nunca esperaria menos, ela sempre arrebenta com tudo! \o/

E esse tópico do Wan é muito interessante, também. A meu ver, o problema é que Zeus é a entidade tida como a maior dentre as já superiores em Saint Seiya, e isso desde o mangá clássico. Talvez não como o mais poderoso, mas como o mais abordado, um talvez "último pilar". Não lembro se tem essa parte no mangá, mas no anime há até um momento em que Saga diz que planejava dar conta de Poseidon, Zeus e Hades, de suas investidas ao mundo dos homens. Lembrando também da frase de Mu, que diz que "Hades é o verdadeiro perigo"; se Saga temia uma guerra com Zeus, e Hades é o grande perigo, o que esperar do filho de Cronos, que, segundo o geminiano, poderia tentar algo também? :angry:

Fora as referências mitológicas, creio que seria estranho se Zeus não representasse algo MUITO ABSURDAMENTE GRANDE pro enredo, até "roteiristicamente".

Eu acho que, vista essa força magnânima que Zeus representara na trama, seria um tanto difícil que Suga tentasse concatenar esses fatos e associar essas coisas a quem era tão notável, como é Zeus. Também acho estranho que ele planejasse isso ainda que de início; afinal, particularmente, creio que seria ingenuidade achar que Kurumada não pensaria em Zeus como adversário dos cavaleiros pro futuro. E digo isso precisamente pela divindade ser quem é.

A hipótese não é exatamente infundada, mas um tanto improvável. Wan está de parabéns pelo raciocínio: no mínimo, foi algo lógico. \o/

EDIT 1: erro de português

Link para o post

Depois de revirar os textos antigos de História Antiga do 1º período da faculdade...

Essa história do irmão de Atena é contada na Teogonia de Hesíodo,que também relata a origem de todos os deuses gregos,da primeira geração até os semideuses.Gaia previu que se Zeus tivesse filhos com a deusa Métis(prudência) estes seriam os mais poderosos e majestosos entre os deuses,Zeus então enganou Metis(que estava grávida) e a engoliu antes que desse a luz as crianças.

Bom, eu também não consigo enxergar por este ângulo, Wan. Força um pouco, afinal, o filho em questão era Athena...

Segundo Hesíodo Métis estava grávida de gêmeos,vou transcrever a passagem desse texto em que é contada a história:

"Zeus,rei dos deuses,tomou primeiro por esposa Métis(Prudência) que sabe mais coisas que qualquer Deus ou homem mortal.Mas o momento que ia dar a luz Atena,a deusa de olhos azuis,Zeus,enganando Métis,triçoeiramente com palavras carinhosas,engoliu-a por conselho de Gaia e do estrelado Urano.Todos dois tinham-no aconselhado a respeito,para que a honra real não pertencesse nunca a outro que não Zeus entre os deuses sempre vivos.De Métis,com efeito, o destino queria que saíssem os mais filhos mias sábios dentre todos.Primeiramente,a virgem dos olhos azuis,Tritogênia(obs minha: aqui se refere a Athena),que pela coragem e sábia vontade se iguala ao pai.Mas Métis devia dar à luz em seguida um filho de coração soberbo que teria sido deus dos homens e dos deuses,se Zeus antes não a tivesse devorado,a fim que a deusa possibilitasse sempre conhecer o que seria felicidade ou infelicidade para ele".

Bem,como sabemos Atena depois acabou nascendo de qualquer maneira,saindo da cabeça de Zeus,mas o irmão dela ficou lá.Ter um Deus tão forte quanto Zeus e filho deste não seria incoerente se ele tivesse de fato nascido.Mas como Saint Seiya não é bem exemplo de coerência com a mitologia(Artemis chamando Apolo de irmão mais velho,quando na verdade é o contário)...

Dentro da série acho que o filho poderia muito bem ser o Abel,afinal seu nome foi apagado da história e podem ter criados lendas sobre um filho de Zeus que ningém se lembra e ter saido esse mito aí:angry:

Ele sendo irmão gêmeo de Atena explicaria seu carinho pela irmã,semelhante a Artemis que trata Apolo de forma respeitosa(diferente de sua relação com Atena).

Não lembro se tem essa parte no mangá, mas no anime há até um momento em que Saga diz que planejava dar conta de Poseidon, Zeus e Hades, de suas investidas ao mundo dos homens. Lembrando também da frase de Mu, que diz que "Hades é o verdadeiro perigo"; se Saga temia uma guerra com Zeus, e Hades é o grande perigo, o que esperar do filho de Cronos, que, segundo o geminiano, poderia tentar algo também?

Tem no mangá também.

Mas Mu disse que Hades era a principal ameaça a Atena em comparação à rebelião de Saga e o despertar de Poseidon(ele disse com essas palavras mesmo),ele não tinha o que se preocupar com Zeus.Tirando o caso do Saga mailgno Zeus nunca foi referido como ameaça a Terra antes(no máximo uma citação de Poseidon dizendo que os deuses do Olimpo poderiam punir Atena por seus crime no futuro),e de fato se fomos levar em consideração a enciclopédia,hipermito e a primeira edição do mangá os tradicionais inimigos de Atena eram Ares,Poseidon,os gigantescos titãs(seja lá qual era o sentido original disto) e Hades.

Ou o Saga era um gênio militar a frente de seu tempo ou tinha conhecimento de mais coisas que um cavaleiro comum poderia saber,mas esse é outro problema....

- No movie, Abel afirma que foi deposto por Zeus e Apollo. Ao ser dito isso, incide em outro equívoco, deixando-o de relacioná-lo ao Febo (ou seja, o próprio Apollo) e levando-o a ser Hipérion (o deus-sol original, pai de Hélios, Selene e Éos), o titã que perdeu seu lugar para o filho do senhor do Olimpo.

Um fato interessante:foi a primeira citação a Apolo dentro do universo Saint Seiya,depois disso só na Enciclopédia(bem como Artémis) que é de 2001 e muito vagamente.Aliás o enredo do filme 3 lembra bastante o do Tenkai Hen em muitos pontos,já que Abel afirma que foi ressucitado pelos deuses(do olimpo?) para punir a humanidade.É o Prólogo do prólogo do capítulo do Céu:rolleyes:

Link para o post

Nossa, muito obrigada, Nicol e mano!! \o/

Fico feliz que tenham gostado (apesar de Slip já ter visto antes XD)!

Bom, acho que será MUITO VALIOSA a tradução desse panfleto, Nicol. De repente, pode ser que, em meio aos detalhes da produção, diga de onde tiraram essa idéia de chamar o deus de Abel, de ser irmão de Athena (se até Lúcifer foi dito filho de Zeus...) e afins. :angry:

Algo meio off: Quando Slip comentou sobre a ambição de Saga, lembrei da antiga dublagem:

"Zeus no céu, Poseidon nos mares e Ares (Hades) no submundo... HIHIHIHEHEHEHAHAHAHA!!"

Quando chegar de viagem, eu comento com mais calma!

A presto! o/

Link para o post
Mas Mu disse que Hades era a principal ameaça a Atena em comparação à rebelião de Saga e o despertar de Poseidon(ele disse com essas palavras mesmo),ele não tinha o que se preocupar com Zeus.Tirando o caso do Saga mailgno Zeus nunca foi referido como ameaça a Terra antes(no máximo uma citação de Poseidon dizendo que os deuses do Olimpo poderiam punir Atena por seus crime no futuro),e de fato se fomos levar em consideração a encicloédia,hipermito e a primeira edição do mangá os tradicionais inimigos de Atena eram Ares,poseidon,os gigantes titãs(seja lá qual era o sentido original disto) e Hades.

Ou o Saga era um gênio militar a frente de seu tempo ou tinha conhecimento de mais coisas que um cavaleiro comum poderia saber,mas esse é outra problema....

Nops, não é que ele não tivesse de se preocupar com Zeus. Ele tinha de se preocupar, tanto que no anime E no próprio mangá, como você acabou de me lembrar (aliás, valeu o/), Saga citou três divindades, e todas tinham de ser relevantes. Hades era uma, Poseidon era outra, e ZEUS era outra. Senão, não teria porquê algum de citá-lo, simples. XD

Acho que o que você quis apontar é que Zeus não faz parte de ciclo algum de guerra santa, como acontece por séculos entre Atena e Poseidon, ou Atena e Hades. Se foi, ok, não faz mesmo, mas não é essa a questão.

Se Mu, que sequer tinha tanta obrigação de um Grande Mestre quanto a conhecer todas as ameaças que estavam por vir - é o mínimo que você espera de um comandante do nível de responsabilidades de um Grande Mestre - já dizia tanto assim de Hades, e Zeus era outra (e a última, pense bem) das principais ameaças que Saga temia, o quanto eu posso pensar que Zeus seria algo pra Suga começar a abordar num desses movies, mesmo que indiretamente? Sei lá, acho muito difícil. É como se, digamos, eu ache que "Zeus era importante demais"... mais ou menos isso.

No que diz respeito a capacidade de Saga de formular estratagemas, não é nada absurdo. Pessoalmente, acho que ele fez o básico: relevar tudo o que seria possível de se enfrentar. Qualquer líder de tropas pensa nisso, por exemplo, quando vem a definir exércitos por região, e delimitar níveis de defesa (se não me engano, Sun Tzu é que falava nisso bastante). O Grande Mestre é o único humano que rege todo o conjunto de cavaleiros de Atena. Ele tem que estar a par de tudo que pode acontecer - ou você pensa que ele pode se dar ao luxo de ser surpreendido? :('

Quanto a Ares, pode estar o X da questão: se pensar independentemente de ele ser adaptação de outros autores em Saint Seiya (somente EpG e Hipermito o citam, que me lembre), ele não foi lembrado por Saga. Parece estranho excluir os autores, mas é bom lembrar que o enredo deve ter a sua própria lógica. Se você pensar assim, ainda fica mais difícil de pensar que Suga pensaria nisso. Masssssssss, é só o que eu acho.

Mana, de nada! Nada mais merecido, pode acreditar. Elogiarei sempre. :lol:

E tipo, eu ACHO que ele fala "Hades" /ades/ no mundo dos mortos. Mas nem lembro mais desses episódios, não vejo há séculos. Posso estar errado.

Link para o post

Bem,na minha opinião o filme 3 dá muitas deixas sobre as ações de Zeus,fala de ele já ter punido a humanidade antes com o dilúvio de Deucalião(na dublagem antiga não dá pra entender nada da passagem),e fica subtendido que foram os deuses do Olimpo que ressucitaram o Abel e o mandaram punir a humanidade.O Prólogo do Céu segue a mesma lógica,mas não temos como saber se essa é uma decisão do conjunto dos deuses ou do poróprio Zeus,talvez ele esteja desparecido.O hipermito não é muito específico quanto a isso.

Acho que o que você quis apontar é que Zeus não faz parte de ciclo algum de guerra santa, como acontece por séculos entre Atena e Poseidon, ou Atena e Hades. Se foi, ok, não faz mesmo, mas não é essa a questão

Isso,o Grande Mestre suspeitar até vai,mas o Mu fica forçado.

No que diz respeito a capacidade de Saga de formular estratagemas, não é nada absurdo. Pessoalmente, acho que ele fez o básico: relevar tudo o que seria possível de se enfrentar. Qualquer líder de tropas pensa nisso, por exemplo, quando vem a definir exércitos por região, e delimitar níveis de defesa (se não me engano, Sun Tzu é que falava nisso bastante). O Grande Mestre é o único humano que rege todo o conjunto de cavaleiros de Atena. Ele tem que estar a par de tudo que pode acontecer - ou você pensa que ele pode se dar ao luxo de ser surpreendido?

É por isso que falei que poderia ser tanto uma coisa quanto a outra,mas independente da origem das suas informações a ambição do Saga maligno era muito grande,ele não queria Nike e o escudo de Atena só pra proteger a Terra mas derrubar os deuses(já que se considerava tão capaz quanto um) e tomar o poder.

Quanto a Ares, pode estar o X da questão: se pensar independentemente de ele ser adaptação de outros autores em Saint Seiya (somente EpG e Hipermito o citam, que me lembre), ele não foi lembrado por Saga. Parece estranho excluir os autores, mas é bom lembrar que o enredo deve ter a sua própria lógica. Se você pensar assim, ainda fica mais difícil de pensar que Suga pensaria nisso. Masssssssss, é só o que eu acho.

Ares é normalmente retratado como um deus do Olimpo,é bem provável que depois daquela guerra santa em que usou seus Berserks tenha voltado pra lá,logo enfrentá-lo estaria subtendido enfrentar Zeus e o Olimpo.

Isso se o espírito maligno que dominou Saga não seja o próprio Ares,infelizmente o Kurumada nunca respondeu o que era aquela alma que saiu do corpo do geminiano,fazendo que os fãs especulem segundo suas preferências.

Ah e o deus da guerra chega a ser citado na primeira edição do mangá clássico(o "impieodoso Ares") como um dos maiores inimigos de Atena junto com Poseidon e os "gigantescos titãs"(devem ser os gigantes e não Cronus e cia.)

Link para o post
O Prólogo do Céu segue a mesma lógica,mas não temos como saber se essa é uma decisão do conjunto dos deuses ou do poróprio Zeus,talvez ele esteja desparecido.

Zeus está desaparecido desde a era dos Deuses, segundo Kurumada.

o Grande Mestre suspeitar até vai,mas o Mu fica forçado.

Pera, eu não acho que Mu suspeitava de Zeus. o.o

Não foi o que eu disse.

O que eu disse é que, segundo NOS é informado, Zeus era também uma ameaça, ainda que apenas desta vez, ou aparentava ser - isso é o que a fala de Saga me pareceu.

Por qualquer motivo, creio que Zeus desejaria tirar algo a limpo com Atena, daí Saga dizer que era mais capacitado que Atena.

É por isso que falei que poderia ser tanto uma coisa quanto a outra,mas independente da origem das suas informações a ambição do Saga maligno era muito grande,ele não queria Nike e o escudo de Atena só pra proteger a Terra mas derrubar os deuses(já que se considerava tão capaz quanto um) e tomar o poder.

Saga queria governar a Terra. Se Atena, no Tenkai-Hen, vence Zeus com os seus cavaleiros, então ela também toma o poder, ainda que não tome a iniciativa da guerra - aparentemente. Afinal, nem o maior mostraria poder contê-la.

Ares é normalmente retratado como um deus do Olimpo,é bem provável que depois daquela guerra santa em que usou seus Berserks tenha voltado pra lá,logo enfrentá-lo estaria subtendido enfrentar Zeus e o Olimpo.

Com todo o devido respeito, isso sim é extremamente forçado.

Você usa uma suposição e nela diz que algo estaria subentendido, quando não é algo direto, e sim consequente. Eu não concordo.

Isso se o espírito maligno que dominou Saga não seja o próprio Ares,infelizmente o Kurumada nunca respondeu o que era aquela alma que saiu do corpo do geminiano,fazendo que os fãs especulem segundo suas preferências.

Yep. E não diga "alma", era algo, apenas algo. =P

Bom, mas acho que ficou claro o porquê de eu discordar do ótimo tópico de Wan.

Se me permitem, me retirarei. E pode comentar, quando me disponibilizar venho responder a tudo tranquila e calmamente, ok?

Té mais o/

Link para o post

Vamos ter calma..Ninguem aqui ta apostando dinheiro na melhor resposta...se tiver digam que eu entro!!Evil. :(

Diz a lenda que Zeus sentindo fortes dores de cabeça, pediu a Hefesto que golpeasse sua cabeça com um machado.

Wandiru Sururu( Sururu e uma cobra mortal que ataca sem ser provocada!!evil.) Nao foi machado mas sim o Martelo de ele Forjar as armas ( trovões) para Zeus..ja que Hefesto e o Deus das Frojas e dos Ferreiros..pelo menos e assim que eu vi..ehehehehehehehhe

Bem quanto a Apolo ser o filho da profecia acho isso pouco provavel..porque diz que e o Deus Babilonico do Sol..seria nonsense misturar ambas as mitologias..alias acho que até foram misturadas..de maneira a gerar confusão..Porque Athena e a filha mais nova de Zeus e os seus antecedentes foram desterrados pelos seus filhos mais novos..então seria logico que Athena fosse a profecia..e não Abel..porque ai diz que Zeus e a Apolo desterrarem não é??Se desterraram logo Abel seria mais velho..ou da mesma idade de Apolo..não mais novo..logo Athena seria a mais nova e a escolhida..

Link para o post
Zeus está desaparecido desde a era dos Deuses, segundo Kurumada
.

Bem,não lembro do Kurumada ter dito isso,foi em alguma entrevista?No hipermito diz que Zeus desapareceu e deixou a Terra no comando de Atena,mas não diz se ele desapareceu da Terra e foi pro Olimpo,ou se mesmo no Olimpo não sabem o paradeiro dele.

Com todo o devido respeito, isso sim é extremamente forçado.

Você usa uma suposição e nela diz que algo estaria subentendido, quando não é algo direto, e sim consequente. Eu não concordo.

É claro que é uma suposição,na verdade duas :Ares estar no Olimpo,ou a da polêmica do "fantasma" que saiu do corpo do Saga,não quis colocar o meu pensamento como verdade absoluta,sinto muito se vc entendeu assim.

Saga queria governar a Terra. Se Atena, no Tenkai-Hen, vence Zeus com os seus cavaleiros, então ela também toma o poder, ainda que não tome a iniciativa da guerra - aparentemente. Afinal, nem o maior mostraria poder contê-la
.

Bem,Atena derrotou Poseidon e Hades e nem por isso tomou o poder respectivo a cada um deles(mundo submarino e mundo dos mortos),também não seria uma suposição dizer que ela tomaria o poder no Olimpo só por derrotar Zeus?

Bem quanto a Apolo ser o filho da profecia acho isso pouco provavel..porque diz que e o Deus Babilonico do Sol..seria nonsense misturar ambas as mitologias..alias acho que até foram misturadas..de maneira a gerar confusão..Porque Athena e a filha mais nova de Zeus e os seus antecedentes foram desterrados pelos seus filhos mais novos..então seria logico que Athena fosse a profecia..e não Abel..porque ai diz que Zeus e a Apolo desterrarem não é??Se desterraram logo Abel seria mais velho..ou da mesma idade de Apolo..não mais novo..logo Athena seria a mais nova e a escolhida..

Isso que é o mais bizarro,Atena e o irmão dela foram concebidos antes dos outros filhos de Zeus,mas Atena foi ironicamente a última a nascer,é a caçula e preferidada do pai :(

Link para o post

Vocês estão tratando CDZ como um anime que segue unica e obrigatóriamente a mitologia grega, e isso não é verdade. CDZ tem uma mitologia própria, que segue alguns mitos gregos, e outros não. Não assisti o filme por isso não tenho muito a dizer.

A história me parece simples: Abel era um deus qualquer nascido de zeus. Antes de apollo, abel era o deus do sol. Ae abel fez alguma merda e foi pro tartaro, deixando o sol pro apollo. Na época de athena ele se libertou e foi seguir o manual saga para dominação mundial:

Passo Nº1: Derrotar Athena

Passo Nº2: Derrotar Poseidon

Passo Nº3: Derrotar Hades

Passo Nº4: Derrotar Zeus

Simples não?

Link para o post
Isso que é o mais bizarro,Atena e o irmão dela foram concebidos antes dos outros filhos de Zeus,mas Atena foi ironicamente a última a nascer,é a caçula e preferidada do pai

Eu não acho que um Rei em dias de seu juizo perfeito tenha preferencia por quem a ira desterrar..A profecia assim o ditava..o mais novo e sempre o ultimo a nascer e espero que ninguem faça confusão com isso..Abel e BABILONICO segundo eu li sobre o filme da Lenda do Jovem Escarlate..se o Kurumada quis adaptar outra personagem de uma mitologia diferente..isso ele e que sabe..agora não podemos misturar " maças com laranjas".

Quanto a CDZ seguir a risca a mitologia Grega..acho melhor esquecer isso..porque CDZ tem sua propria Mitologia..baseada e inspirada na Grega..O Erick falou tudo.

Link para o post
Bem,não lembro do Kurumada ter dito isso,foi em alguma entrevista?No hipermito diz que Zeus desapareceu e deixou a Terra no comando de Atena,mas não diz se ele desapareceu da Terra e foi pro Olimpo,ou se mesmo no Olimpo não sabem o paradeiro dele.

Entrevista? Isso está dito na Enciclopédia, página 144.

E eu não disse pra onde exatamente ele foi, se foi pro Olimpo, ou não. Releia o que eu postei.

Segundo a referida publicação, "todos os deuses, exceto Atena e Poseidon, sumiram nos céus junto com Zeus ainda na Era dos Deuses". :(

É claro que é uma suposição,na verdade duas :Ares estar no Olimpo,ou a da polêmica do "fantasma" que saiu do corpo do Saga,não quis colocar o meu pensamento como verdade absoluta,sinto muito se vc entendeu assim.

:lol: ...

Eu tanto não entendi o seu pensamento como verdade absoluta que me vejo no direito de discordar do mesmo. Se fosse verdade absoluta, eu não discordaria.

Enfim, acho que você não entendeu.

Bem,Atena derrotou Poseidon e Hades e nem por isso tomou o poder respectivo a cada um deles(mundo submarino e mundo dos mortos),também não seria uma suposição dizer que ela tomaria o poder no Olimpo só por derrotar Zeus?

Er...

Ares Saga, eu disse que Atena seria dita como a mais poderosa, e conquistaria seus objetivos quanto a proteger a Terra das investidas dos outros deuses. O reino de Atena não é o submundo, tampouco o mundo submarino. Que eu me lembre, Saga não queria tomar exatamente o poder dos deuses; mas sim, se julgava mais competente que Atena (e portanto, tão competente quanto um deus) para governar a Terra e comandar os cavaleiros. É como se ele quisesse tomar o lugar de Atena, ser superior a ela.

Posso estar errado, mas não lembro mesmo de Saga dizendo que gostaria de tomar o posto de todos os deuses e ser alguém superior. Indiretamente, sim; pois, como eu disse, ele desejava entrar em guerra com outros reinos e vencer a todos. Mas não lembro de este ser o objetivo específico (se bem que, pro Saga mau, por exemplo, isso seria até muito pouco... XD ).

Link para o post

Bom, eu dei uma olhada no panfleto do Abel, procurando especificamente por alguma informação sobre a inspiração original de Abel, lá não diz nada a respeito. Eu traduzi a parte sobre o Abel do Tenkai Pamphlet e tbm não diz nada sobre isso, o livreto do Movie Box tbm não comenta nada especifico, agora eu acho q só me resta mesmo verificar o livreto do CD do filme, eu acho q o tenho aqui em algum lugar. Se houver alguma declaração de Suga ou do próprio Kurumada, talvez haja informações sobre o q inspirou a origem de Abel.

Link para o post

Entrevista? Isso está dito na Enciclopédia, página 144.

E eu não disse pra onde exatamente ele foi, se foi pro Olimpo, ou não. Releia o que eu postei.

Segundo a referida publicação, "todos os deuses, exceto Atena e Poseidon, sumiram nos céus junto com Zeus ainda na Era dos Deuses".

Ah tá,pensava que vc estava respondendo que Zeus simplesmente sumiu,deixando o Olimpo as traças :( Mas com esse post vc caba reforçando a minha teoria que Ares pode ter ido ao Olimpo depois da guerra com Atena,já que só ficaram "por aqui' Atena ,Hades e Poseidon XD

Ares Saga, eu disse que Atena seria dita como a mais poderosa, e conquistaria seus objetivos quanto a proteger a Terra das investidas dos outros deuses. O reino de Atena não é o submundo, tampouco o mundo submarino. Que eu me lembre, Saga não queria tomar exatamente o poder dos deuses; mas sim, se julgava mais competente que Atena (e portanto, tão competente quanto um deus) para governar a Terra e comandar os cavaleiros. É como se ele quisesse tomar o lugar de Atena, ser superior a ela.

É que seu post ficou confuso:

"Saga queria governar a Terra. Se Atena, no Tenkai-Hen, vence Zeus com os seus cavaleiros, então ela também toma o poder, ainda que não tome a iniciativa da guerra - aparentemente"

Nessas linhas vc está dizendo que Atena derrotando Zeus tomaria o poder do Olimpo,sendo que ela não fez o mesmo com os deuses derrotados.O objetivo de Atena era proteger a Terra e não contolar os domínios do deus inimigo.

Mas até que um deus tomar o posto de outro não é impossível:no Tenkai hen Atena passou o posto de protetora da Terra para Artemis.

Quanto ao Saga eu concordo ele se achar o mais competente para governar a Terra,mas realmente ele queria suplantar Zeus,Hades e Poseidon e não só proteger a Terra,mas governar a todo o universo.Era por isso que precisava do escudo de Atena e e de Nike.

E deixa isso claro tanto no mangá classico quanto no anime também.

Original japonês(leg. francês):http://www.youtube.com/watch?v=sljMK8w69-E

Link para o post
Ah tá,pensava que vc estava respondendo que Zeus simplesmente sumiu,deixando o Olimpo as traças laugh.gif Mas com esse post vc caba reforçando a minha teoria que Ares pode ter ido ao Olimpo depois da guerra com Atena,já que só ficaram "por aqui' Atena ,Hades e Poseidon rolleyes.gif

Pra depois você não achar que estou de implicância com suas teorias:

Segundo o Hipermito, traduzido pelos nossos amigos Nicol e Mike, a batalha contra Ares teria acontecido na Era do Caos. Zeus, segundo a Enciclopédia, sumiu nos céus com os outros Deuses na Era dos Deuses - que cronologicamente, segundo o próprio Hipermito, vem logo antes da mesma. Aviso a você que não curto tanto ficar misturando Hipermito com Enciclopédia, às vezes dá uma confusão; mas mesmo que você quisesse fazê-lo, sua teoria mostra-se TOTALMENTE incompatível. E aí? :lol:

Acho que agora acabamos, né? XD

Nessas linhas vc está dizendo que Atena derrotando Zeus tomaria o poder do Olimpo,sendo que ela não fez o mesmo com os deuses derrotados.O objetivo de Atena era proteger a Terra e não contolar os domínios do deus inimigo.

Isso mesmo, e eu reforcei isto no post anterior, o mesmo que quotou:

"(...)Atena seria dita como a mais poderosa, e conquistaria seus objetivos quanto a proteger a Terra das investidas dos outros deuses."

Essa parte você poderia ter deixado em negrito, que entenderia. :lol:

E eu disse, em outro post anterior, o seguinte:

"Se Atena, no Tenkai-Hen, vence Zeus com os seus cavaleiros, então ela também toma o poder, ainda que não tome a iniciativa da guerra - aparentemente. Afinal, nem o maior mostraria poder contê-la."

Eu disse isto no sentido de que Atena seria dita como "a mais poderosa", apenas "a grande vencedora das guerras santas", nada mais. Seria totalmente ilógico se eu dissesse que Atena tomaria o Olimpo, pois já venceu inúmeras batalhas contra Poseidon, Hades e Ares; e nem por isso tomou seus territórios, que se saiba. Por isso mesmo eu fiz questão de restringir isto a PODER, a FORÇA.

Ela teria vencido a todos, já que todas essas divindades possuem algum vínculo com o lar olimpiano (visão helenista ou não).

Quanto ao Saga eu concordo ele se achar o mais competente para governar a Terra,mas realmente ele queria suplantar Zeus,Hades e Poseidon e não só proteger a Terra,mas governar a todo o universo.Era por isso que precisava do escudo de Atena e e de Nike.

E deixa isso claro tanto no mangá classico quanto no anime também.

É como eu disse, Ares Saga... Eu posso estar errado, mas não me lembro de Saga dizer, claramente, que queria tomar o lugar de todos os deuses, estar um patamar acima de todos eles. Que eu saiba, no máximo ele se considerava um deus mais capacitado que Atena pra governar a Terra e defendê-la dos outros deuses, como eu disse antes - o que é diametralmente diferente.

Agora, o báculo e o escudo são as duas grandes armas de Atena. Se ele toma o reino dela, e luta por si só contra os outros deuses (isso na cabeça de Saga, digo), ele precisa dos dois em qualquer situação. Não há, definitivamente, a distinção de desejar o báculo e o escudo apenas pra guerrear com os deuses e tomar o olimpo; ele precisaria dos dois de qualquer forma, já que simbolizam o controle da Terra (Atena dando o báculo pra Artemis é a prova, segundo o Tenkai).

EDIT II: Eu já tinha visto a cena em japa. :(

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...