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[Next Dimension] - Capítulo 118


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1 minuto atrás, Fáh disse:

Eu uso a reação das irmãs após ouvir ele falando que Zeus destruiria a Terra. Ambas ficam preocupadas. Ambas são filhas de Zeus e será que é apenas Apolo que conhece o pai?

A reação delas de preocupação me passa a sensação que sim, Zeus poderia considerar fazer uma punição mais severa sendo destruir a Terra ou matar Atena. 

ytryrytr.jpg.8908b21b113d66e4b8514952446350f1.jpg

Atena ganha a Terra de Zeus. Ela conhece o proprio pai. 

Mas nada disso ainda é Zeus se manifestando.

É normal que nesse clima de ambiguidade escritores usem esse tipo de recurso - dá pra jogar na mesma conta do prólogo descartado: "Apolo não conhece o pai? Ou é só ele tendo certeza que ele ordenaria [tal coisa], mas isso ainda não foi uma ordem vinda de Zeus?", até porque do contrário não criaria um clima de incerteza ou de ameaça em cima da situação.

(E também não precisa muito pra Saori suar, que já está suando e gaguejando desde que ameaçaram ela com alguns séculos numas rochas, pra milênios de servitude, pra um literal planeta Terra arrasado.)

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O povo está dividido com o final de ND, metade não gostou, já a outra metade achou ruim

01 Parte 118: Ventos em direção do amanhã O advento do deus do Sol, Apolo...!! O chocante capítulo final!! 02 Os Anjos, servos do senhor Apolo! Retornam à forma original!! 03 O deu

Vazaram algumas imagens:     Fonte: Lance23, SSPedia.

Posted Images

17 horas atrás, rafael08 disse:

Eu acho que você se confundiu, o pai de Zeus é o cronos titan que está preso no tártaro 

 

Essa aqui é a maior fake news de toda mitologia.

 

A segunda é a de que Afrodite nasceu das espumas do mar, sendo que ela é claramente filha de Zeus.

Editado por Pimp
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Eu vivi pra ver Seiya e Ikki "desconstruídos".

Até pouco tempo atrás usavam esses personagens pra mostrar o quão eram melhores que protagonistas de shonen modernos que eram muito "sojados", que não eram máquinas de lutar com "sangue quente"! Que não levavam desaforo pra casa! 

 

Hoje eu vejo que é tudo pela narrativa. O que importa é se foi escrito pelo Kurumada, se foi ele quem escreveu, tá OK.

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4 horas atrás, Fëanor disse:

 

Você está tendo uma leitura, ao meu ver, completamente errada do que está acontecendo na cena.

 

15.thumb.jpg.528ab7c294d41b774f64518e3968decc.jpg

 

"M... mas que nobreza"
"Mas que radiante"
"Como se todo o mal deste mundo fosse reduzido a cinzas"
"E... esta pessoa é... O deus do Sol!!"

 

É assim que Apollo foi apresentado nas últimas páginas do capítulo anterior.

 

No mangá clássico, os Santos de Athena sempre tinham a virtude ao seu lado. Por mais que ninguém soubesse, como no arco dos Santos de Prata e dos Santos de Ouro, eles próprios sabiam que eram os heróis. Que estavam lutando para salvar Athena e o mundo. Eles sabiam que Poseidon queria fazer um novo dilúvio e exterminar todos os seres humanos do planeta. Eles sabiam que Hades queria mergulhar a Terra em mundo de trevas. E eles estavam lá pra impedir.

 

Não faziam isso porque eram "valentões", e porque "não podiam levar desaforo pra casa" como você parece entender os personagens de uma forma completamente superficial. Não. A determinação deles vinha, principalmente, porque sabiam que estavam fazendo a coisa certa. Sabiam que a Justiça e a Verdade estavam do lado deles. E, pelo contrário, se fosse necessário eles se arrastavam no chão como vermes, eram insultados e tinham suas cabeças pisoteadas - jogavam a imagem deles na lama -, se fosse o necessário pra fazer a coisa correta.

 

Com Apollo é totalmente diferente.

 

Primeiro, porque Apollo não é um inimigo. Ele é um aliado, o nobre irmão maior de Athena, a quem ele demonstra profundo respeito e reverência.

 

Segundo, porque Apollo rouba deles a virtude (pelo menos nesse primeiro momento). Como você pode ver logo na forma como o Kurumada apresenta o personagem, sua nobreza e esplendor são tão grandes, que todo o mal é reduzido a cinzas diante dele. Quem está ali para salvar o mundo é Apollo! Athena, Shun, Hyoga, Shiryu e Ikki acabaram de quase destruir o universo! Algo muito pior do que qualquer um de seus inimigos ousou fazer no clássico. Destruir o universo é pior do que Saga se tornar um regente tirano da Terra, é pior do que Poseidon matar todos os humanos (que ele considerava malígnos) para repovoar a Terra apenas com pessoas boas e é até pior do que Hades transformar a Terra em mundo de trevas (porém com ordem e expiação dos pecados).

 

Apollo é o virtuoso naquela cena. Ele é quem se apresenta como campeão da Justiça e do Bem naquela cena. E os Santos de Bronze sabem disso... Tanto que as palavras de "Como se todo o mal deste mundo fosse reduzido à cinzas" vêm da boca do Shiryu, que é o mais sábio deles.

 

E aí você quer que esses caras, que arriscaram suas vidas contra Poseidon e Hades pra salvar a Terra, tivessem dado um soco na cara de alguém que aparece para salvar a Terra e tudo o que eles amam? Por vaidade? Por orgulho? Sério mesmo que você queria que Ikki e Seiya se comportassem como uma pessoa que só se importa com coisas superficiais como essas?

 

E o pior é o Seiya. Ele sabe que os amigos fizeram tudo aquilo apenas para salvá-lo. Ele se ajoelha, porque sente a culpa de tudo isso. Não é porque é menos homem. Pelo contrário! Por ele abrir mão do próprio orgulho para se oferecer como sacrifício para poupar os seus amigos (e aqui Saori inclusa, pois é sua amiga), mostrou que é um grande homem!

 

"Ah, mas Apollo disse que humanos são como vermes diante dos deuses". E por acaso não são? As palavras são duras, mas ele não está dizendo nenhuma mentira. A diferença é essa. Apollo tem a Justiça e a Verdade ao seu lado (pelo menos aparentemente, como é mostrado nessa cena).

 

Em capítulos anteriores já falei sobre a referência cristã da fábula do Bom Pastor, e porque eu acredito que Athena foi virtuosa ao arriscar tudo para salvar o Seiya. Mas a cena é construída de certa forma que, neste primeiro momento, Apollo é aquele que aparenta ter a virtude ao seu lado.

 

Como o próprio Apollo diz ao final do capítulo: "Agora saberemos o quão forte é sua determinação, não é?". Isto mostra a nobreza de Apollo, e como ele ainda tem esperança de ver Athena se mostrando valorosa, como sempre foi. Apollo está torcendo para isso.

 

Então é isso. Ao meu ver, leitura completamente errada que vocês estão tendo quanto a essa cena.

 

 

Bem, vale lembrar que Seiya também ficou 'maravilhado' com a presença física e o olhar de Hades. Acho que essa reação à Apolo é nesse sentido. 

Editado por Espectro
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O único contra-argumento é frase de efeito do Kurumada que ele usa pra vários personagens estreantes?

Quem despreza todas as pessoas e as compara com vermes insignificantes não merece uma resposta a altura nem do Ikki que até pouco tempo atrás não acreditava em deuses?

 

Eu nem vou prolongar essa discussão. Minha opinião e desabafo já foi dado.

Editado por Cesare
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42 minutos atrás, Espectro disse:

Bem, vale lembrar que Seiya também ficaram 'maravilhados' com a presença física e o olhar de Hades. Acho que essa reação à Apolo é nesse sentido. 

É bem corriqueiro do Kurumada mostrar um antagonista e meio que pintar ele como "a voz da razão" ou lotá-lo de adjetivos virtuosos antes de "virar a mesa" (a narrativa dele se calca nisso, até mesmo nos combates). O caso que me vem à cabeça mais rápido é o do Rune em Hades, que, a despeito do seu TOC com barulhos altos, responde o Shun quando ele começa a questioná-lo e ainda diz que era uma pena punir o Seiya e o Shun por eles serem puros.

 

(Inclusive, o argumento dele fica sem resposta nenhuma até o Kanon dar lição de moral no Shun, que deve ter dado alguns capítulos em versão semanal.)

 

Tematicamente, dá ("dá", não quer dizer que eu encare assim) para encarar esse final do Next Dimension como um belo gol contra do Kurumada. Ele aumentou tanto as apostas com essa viagem no tempo descabida com "destruição da realidade" e congêneres que os antagonistas da série começaram a parecer fadas sensatas e o final pareceu "adequado para a série como um todo" para um tanto dos leitores. E eu não diria que isso é culpa dos leitores, e sim do próprio autor.

 

O Seiya não morrer mas todos os protagonistas perderem quem são no processo é o cúmulo da vitória vazia, que deveria pôr fogo no pessoal pra ver como essa situação seria revertida. Mas a coisa foi tão longe (e talvez também haja alguma fadiga com a história ou ninguém quer mais décadas se for seguir a mesma periodicidade?) que ficou passível de ser enxergada como "...mas também, né?". Quando da pena do mesmíssimo autor já ia sair o mesmo resultado, mantendo os mesmos parâmetros de roteiro da série, e sem provocar esse tipo de reação dos leitores (nem de longe), acho que é de se pensar.

 

E quando você resume a atuação dos protagonistas no mangá inteiro pras imagens abaixo, chegar no capítulo final e ter algo isolado como ninguém esboçar reação (que daria para encarar se fosse, de fato, algo isolado, mas aí você lembra porque o Kurumada quer que você só preste atenção no meme lá: olhe o cachorrinho que destruiu a sala, e não na sala destruída)... complica.

 

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2 horas atrás, Cesare disse:

Eu vivi pra ver Seiya e Ikki "desconstruídos".

Até pouco tempo atrás usavam esses personagens pra mostrar o quão eram melhores que protagonistas de shonen modernos que eram muito "sojados", que não eram máquinas de lutar com "sangue quente"! Que não levavam desaforo pra casa! 

 

Hoje eu vejo que é tudo pela narrativa. O que importa é se foi escrito pelo Kurumada, se foi ele quem escreveu, tá OK.

Mesmos eles sendo "desconstruídos" ainda são e nem é mérito deles,é porque os portas estão ruins mesmo se salvando só o Asta de Black Clover e o Kafka de Kaijuu. 

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3 horas atrás, Fëanor disse:

Athena, Shun, Hyoga, Shiryu e Ikki acabaram de quase destruir o universo! Algo muito pior do que qualquer um de seus inimigos ousou fazer no clássico. Destruir o universo é pior do que Saga se tornar um regente tirano da Terra, é pior do que Poseidon matar todos os humanos (que ele considerava malígnos) para repovoar a Terra apenas com pessoas boas e é até pior do que Hades transformar a Terra em mundo de trevas (porém com ordem e expiação dos pecados).

 


 Ou seja, vivemos para ver o dia em que o próprio maestro ardente, brutal, extremo, canônico e KIVALI descontruiu os seus próprios personagens originais para fazê-los parecer serem os vilões da obra, e os deuses como sendo os mocinhos.

A LACRATE chegou canonicamente em Saint Seiya.
 

2 horas atrás, Cesare disse:

O único contra-argumento é frase de efeito do Kurumada que ele usa pra vários personagens estreantes?

Quem despreza todas as pessoas e as compara com vermes insignificantes não merece uma resposta a altura nem do Ikki que até pouco tempo atrás não acreditava em deuses?

 

Eu nem vou prolongar essa discussão. Minha opinião e desabafo já foi dado.


 Estou realmente muito orgulhoso dessa nova versão do amigo Cesare. <3

 Pelo menos quanto a isso (e também quanto a iluminação do menino CHÃO), acabou não sendo tudo por NaDa. Hihi
 

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32 minutos atrás, Bruno Ogawara disse:

 Ou seja, vivemos para ver o dia em que o próprio maestro ardente, brutal, extremo, canônico e KIVALI descontruiu os seus próprios personagens originais para fazê-los parecer serem os vilões da obra, e os deuses como sendo os mocinhos.

A LACRATE chegou canonicamente em Saint Seiya.

 

Nada de desconstrução. O que Kurumada fez no Next Dimension é construção. Tijolinho a tijolinho, vagarosamente por 18 anos, construindo um novo arco da estória, com desafios e circunstâncias diferentes, mas os valores dos personagens continuam os mesmos. Até essa semana foi a última obra oitentista em atividade (e espero que continue para o tão aguardado arco do MITO DO IMPERADOR CELESTIAL).

 

Quem está desconstruído é você, amigo Ogawara. A que ponto você teve que decair para passar a concordar com o Cesare? Espero que Stallone Cobra volte a guiá-lo pelos caminhos da vida.

Editado por Fëanor
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41 minutos atrás, Lucas Augusto da Silva disse:

A trama presente de Next Dimension se inicia com o pé esquerdo quando Saori negligencia todos os seus deveres como a deusa protetora da Terra para salvar a vida de um único humano

 

Saori não estava errada em relação a tomar essa decisão. Não moralmente, na minha opinião (estou sendo exaustivo em relação a isso, mas novamente digo que é uma referência à Parábola da Ovelha Perdida). Mas, claro, é uma decisão que aparenta estar errada, é drástica e se desdobra para uma ameaça de destruição de todo o universo... E é daí que o Kurumada retira a tensão pra justificar o conflito com o Olimpo.

 

Ao meu ver, é uma situação que justifica muito bem tanto a decisão da Athena em fazer isso, quanto o julgamento do Olimpo sobre ela.

 

41 minutos atrás, Lucas Augusto da Silva disse:

O mais angustiante é que tudo isso não valeu de nada, pois todos tiveram suas memórias apagadas (e Saori até mesmo perdeu sua divindade). Parafraseando uma citação de Final Fantasy IX, "o esquecimento é pior do que a morte."

 

Claro que valeu. Seiya está vivo, não está? O passado não foi destruído. É possível que Chronos tire proveito disso, mas por enquanto estes fatos não são do nosso conhecimento. A princípio, Saori platinou a missão de viajar no tempo para salvar o Seiya, e ainda conseguiu o que ela buscava desde o início de Hades, que era dar a oportunidade aos Santos de Bronze de terem uma vida normal.

 

Essa citação quanto ao esquecimento ser pior do que a morte é bem interessante. Eu continuo a achar que a morte é pior, mas ainda assim é um pensamento bem interessante. E o fato de o esquecimento (seja por hora ou seja permanente) de todas as aventuras deles como Santos, combinado com o sentimento nostálgico para Saori e também para nós, leitores, é bastante eficiente pra dosar a intensidade emocional do epílogo.

 

Sim, é angustiante. Sim, é melancólico. Mas é um final construído com excelência pelo Kurumada. Não é preciso ter um final feliz para uma estória ser boa. Talvez esse seja o final definitivo de Saint Seiya... Talvez não seja. Mas, por enquanto ou permanentemente, é um desfecho muito digno para toda a saga.

Editado por Fëanor
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Em 04/07/2024 em 19:06, Fëanor disse:

Quem está desconstruído é você, amigo Ogawara. A que ponto você teve que decair para passar a concordar com o Cesare? Espero que Stallone Cobra volte a guiá-lo pelos caminhos da vida.


 Eu passei a concordar com o Cesare porque o menino Cesare o único desenvolvimento de verdade que vi por aqui nessa semana foram os dele, que se tornou um rapaz sensato e iluminado. ISSO SIM é um verdadeiro maremoto de desenvolvimento que abala o mundo!
 

Em 04/07/2024 em 19:55, Aranha Chique disse:

Perdoem meu vilipêndio da língua de Camões...

 

mas o quê, em nome da literal fornicação, eu estou lendo?

 

A pessoa acompanhar Cavaleiros, ver o antagonista dizer "humanos são vermes" e dizer "o que tem demais nessa cena?" é meio que de questionar se a pessoa acompanhou a mesma coisa ao longo das décadas que você. A qualquer momento, em qualquer obra de Saint Seiya, que isso aconteça, os protagonistas rebatem essa constatação com a força de vários universos em combustão (isso não obriga que o revide aconteça de imediato neste capítulo, mas vamos adiante). Esta frase, de leve, é a antítese de toda a franquia, alastrada para os spin-offs. Certamente tem um motivo para isso.

 

Mas, como sei que hoje em dia tem uma galera que age como se considerar qualquer coisa dos spin-offs faz dela uma fã impura ou algo assim, não há problema: temos só que analisar a bibliografia de um autor chamado "Masami Kurumada".

 

Se tem um tema que une todos os trabalhos dele, é exatamente a resistência a uma força praticamente irresistível; casualmente ele atribui ao "destino", que seja, ou, como ele mesmo experimentou na vida, normas sociais - ele nunca se furtou de dizer como se sentia diminuído por não ter um trabalho "viril" como o do pai, e que lutava para não se sentir "menos homem" por ser um desenhista de mangá. Personagens como o Shun não nascem por acaso.

 

A própria Rei Koujinyama de Sukeban Arashi também não: uma delinquenta boa de briga, mas que sabe ser meiga, tem uma paixão pelo mais popular da sala dela - que enfatizam que nunca vai dar em nada- e é sempre posta pra baixo pela moça mais popular da sala. Passe por isso os órfãos abandonados de Ring ni Kakero, que desafiam o destino pra ganhar a vida no boxe; os próprios protagonistas de Fuuma no Kojiro que estão em uma guerra de reencarnações inquestionável; Maya, o híbrido de uma espécie de demônios que quer destruir a humanidade que se rebela contra eles; o garoto enfermo de Aoi Tori no Shinwa que quer seguir carreira no baseball; B't X, onde dois irmãos fazem parte de uma corrida contra o tempo pra que a ciência não cause o próprio fim da raça humana; e seu próprio alter ego Masami Higashida, que nunca vai conseguir ser um autor de mangá e até vai às vias de fato com um amigo quando ele diz que ele tem que largar isso, pra ser alguém na vida.

 

Tudo é para resistir ao destino, aos deuses, que seja. Daí, que assim que uma própria encarnação dessa figura de subjugação que Kurumada contesta a cada passo de sua bibliografia, menospreza todos os personagens que fomos levados à nos apegar por essas décadas, a gente ouve "e tá errado?" quando dizem essa frase.

 

Sim.

 

Tá errado.

 

É exatamente pra estar errado.

 

É pra sublinhar que a Saori se subjugou à essa força, que o Kurumada contesta em seus trabalhos, para evitar que quem ela gosta pereça, em um ato de desespero.

 

Se a pessoa gostou do capítulo final de Next Dimension, não tem o menor problema. Mas isso aqui é do tipo falar que gostou "por que tem o Meteoro de Pégaso mais bem desenhado em todo o mangá".

 

Não está na página.

 

(Aliás, não se atendo à bibliografia e temas do Kurumada, também é assaz controverso que qualquer personagem possa sair diminuindo espécies inteiras conscientes à "vermes" se "aparentemente tem a verdade e a razão do seu lado", mas okay. )

 

 Post extremamente maravilhoso, totalmente excelente.

É tudo somente porque foi feito pelo maestro. Se é canônico, vale tudo!!!11one (mesmo que seja a desconstrução total dos protagonistas originais).


Lembro do pessoal reclamando que o Seiya ''chorão'' do PdC não era o Seiya NEKKETSU do maestro, que num sei o que, que num sei o que lá.

Aí agora a situação se inverteu quando se compara os finais de ambas as duas obras, o Seiya canônico se tornou um frouxo e o Seiya do Yamauchi é que é o de SANGUE QUENTE.

Hihi

Editado por Bruno Ogawara
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Depois de ler toda a discussão dos colegas sobre a diferença na postura de Seiya e dos demais no PdC vs a versão do ND, uma coisa que dá pra reconhecer é que Kurumada não deixou a questão da viagem no tempo sem consequências, como mero recurso narrativo (coisa que honestamente eu não duvidaria).

 

Ele conseguiu dar peso a situação com a ideia do colapso universal causado pela viagem, o que levou a culpa que os protas carregam de quase ter ferrado com tudo nessa aventura de ir ao passado, e por fim a penalidade que eles são submetidos.

 

Acho que essa culpa é suficiente pra justificar essas diferenças de atitude deles, já que como todos bem apontaram o contexto ficou bastante diferente do PdC.

 

Não que isso torne a história de ND necessária ou melhor do que já tínhamos, no fim foi a mesma conclusão que tava aí desde 2004, é só um ponto positivo que vejo em meio a tudo de ruim dessa saga.

 

 

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11 horas atrás, Pimp disse:

 

 

É uma pena que seja realmente o fim, porque Kurumada não tem condição nenhuma de fazer uma Saga do Céu inteira e acho que ele é orgulhoso demais para permitir que outro mangaká o faça.

 

Para sempre, Saint Seiya!

 

Concordo 100%. Não vai ter mais nada.

 

é necessário entender que o tempo passou, que Kurumada já tá no fim da vida (mesmo que ainda viver muito, ele não consegue mais criar/desenhar nada sem ajuda).

 

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Achei quer era só eu, mas vi um ou outro post também, então lá vai.

É nada mais que uma nota ou observação.

 

Kuori fez umas cenas finais em Saintia Shou que lembram um pouco os eventos finais de ND. 

 

Aqui no final de Saintia Shou, temos também uma pulseira de flores com os cavaleiros de ouro. 

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Outra nota, Artemis tem piedade das Saintias e salva elas deixando no Templo da Lua. 

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4 minutos atrás, Vilão disse:

Prestando atenção numa coisa, talvez esteja na Hécate a chave pra volta dos poderes da Saori. 

 

É muito curioso que desde que ela perdeu os cabelos eles nunca mais cresceram, mesmo ela voltando a ser adulta. Até então achei que podia ser só uma opção estética do Kurumada, mas aí ao chegar no último capítulo, Hécate não apenas reaparece como cita a situação de sua juventude graças aos cabelos de Saori. Kurumada fez questão de reafirmar esse fato no último capítulo.

 

Estou achando que em algum momento Hécate vai sacrificar essa juventude pra reavivar os poderes de Saori. Seria até um paralelo invertido com o que acontece com a Sasha em LC, onde os cabelos  serviram pra selar os poderes dela.

A Hecate certamente vai ter sua importância na volta da Saori como deusa.

 

Eu acredito que, em uma furura história, teremos um arco para reunir os bronzeados novamente e recuperar a divindade da Saori.

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Saint Seiya agora pode deixar de ser a mais pura essência do que é coragem, determinação, esforço, superação e vitória, só porque quem fez isso foi o maestro, kkkkkkkkkkkkk

Editado por Bruno Ogawara
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Tava pensando aqui...claro, com suas devidas proporções e detalhes diferentes..  mas o que Apollo fez com Athena foi basicamente o que ODIN fez com Thor - na origem dele como super-heroi - na versão Marvel. 

 

Até a inscrição de Aiolos me remeteu à inscrição/encantamento no Mjolnir...

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