Ir para conteúdo

[Next Dimension] - Capítulo 118


Posts Recomendados

Em 03/07/2024 at 14:38, Chemist Black disse:

Imagens e script postados, agora é possível comentar propriamente o capítulo final do ND.

 

Apesar de diversos problemas nessa reta final, me vi satisfeito com esse capítulo.

 

Vamos começar com Apolo e os anjos que o servem (sim, espero que a classe dos anjos não seja exclusiva do Apolo). A teoria sobre os cavalos serem anjos se mostrou verdade e Touma é certamente o quarto cavalo da carruagem. Eu esperava que os anjos tivesses armaduras diferentes, porém os cavalos já nos indicava que seriam iguais. Sabendo disso, espero muito que eles sejam uma classe dentro dos anjos e que no futuro tenhamos a oportunidade de ver outros anjos. Assim como na bíblia há classes diferentes, imagino que o Kurumada também vá usar esse conceito. Eu gostei da armadura do Apolo, mas acho um tanto cheia de componentes, um pouco sobrecarregada. Ela poderia ser mais limpa em termos de design. Nesse quesito, a armadura da Artemis me agradou mais. Outro ponto interessante é que o Apolo, assim como no Prólogo, é um cara imenso, do tamanho dos cavaleiros de Touro ou maior.

 

Gosto de ver mais detalhes do Templo da Lua nessa leva. Gostei da insignia com as fases da lua na porta e a estampa do tapete da Artemis se assemelha muito à algumas utilizadas em casas populares nos anos 90. Eu vi muito tapete parecido. hahaha

 

Seiya dando uns tabefes nas satélites ficou engraçado, mas também não gostei do anjo com aparência de bucha dando um soco nele. Diminuiu a moral do nosso cavalo pangaré.

 

Os destaques no capítulo estão na sua sequencia final. Apolo nos confirmando que um deus não morre quando perde o seu corpo, deve por um ponto final na discussão sobre o morte do Hades. O deus do submundo está vivíssimo como alma por aí.

 

Outro ponto é a menção à um Zeus muito punitivo. Sabemos que deuses punitivos não é novidade em SS, mas a forma que Zeus é descrito nos faz pensar em alguém muito desproporcional e que encher os humanos como literalmente nada. A retrospectiva que Apolo faz sobre eventos problemáticos da humanidade em relação aos deuses, mostrando a Torre de Babel é bem legal.

 

Encerrando esse núcleo na Lua, todo o diálogo da Hécate com Chronos é muito suspeito. Parece mesmo que o deus queria tirar Atena do jogo para realizar seus objetivos. Ele não é nem um pouco inocente.

 

Sobre a punição da Saori e dos bronzeados, me pergunto se Apolo tem realmente poder de remover a divindade de alguém. Pelo que sei da mitologia, isso é uma das capacidades de Nix e talvez das Moiras. Por isso, eu custo acreditar nessa questão da Saori perdendo sua divindade. Acho que ela só perdeu suas memória e no máximo, seus poderes foram selados.

 

Acredito também que, de alguma forma, Apolo reescreveu a realidade na Terra, alterando a estrutura do Santuário, como vimos no Prólogo. Os bronzeados não se lembrarem deles mesmo é muito cruel. Shun e Ikki não devem saber agora que são irmão. Eles estão espalhados pelo mundo sem saber uns dos outros.

 

O choro da Saori nos indica das situações possíveis:

 

1 - Ela ainda se lembra de tudo, mas decidiu deixar os cavaleiros terem suas vidas comuns em paz, como ela sempre desejou que tivessem.

 

2 - Ela iniciou o processo de lembrança e com percepções desconexas, começou a chorar ao ver o Seiya, sem entender o porquê.

 

Um final bastante triste e que deixa a porta aberta para uma continuação.

 

Em 03/07/2024 at 14:55, Fëanor disse:

Sobre a categoria genérica dos Anjos... Até então tínhamos duas categorias genéricas de guerreiros, de níveis de poderes diferentes.

 

Esqueletos. Os esqueletos de Hades são do nível mais baixo de poder. São equivalentes aos soldados do Santuário. Ou seja, mais fracos do que o Tatsumi.

 

Marinas. Os Marinas que não são generais, com exceção da Tétis, são genéricos. No entanto, eles são muito mais poderosos do que os esqueletos. Estão equiparados em poder com Santos de Bronze normais, como Jabu e Geki.

 

Anjos. Dessa vez tivemos uma categoria genérica muito poderosa! Tohma parece estar no mínimo equiparado aos Santos de Prata (mas certamente abaixo dos Santos de Ouro, já que a Marin conseguiu parar ele por algum tempo). Sabemos que são 4 destes Anjos genéricos que servem ao Apollo. Mas, conforme discutimos no tópico do capítulo anterior, se levarmos em consideração as constelações chinesas, são 28 "Mansões" na categoria do conjunto de estrelas aludido pelo nome do Tohma. Imagino que são 28 destes Anjos genéricos, e talvez sejam distribuídos 4 para cada um dos 7 olimpianos filhos de Zeus (Apollo, Artemis, Hermes, Aphrodite, Hephaestus, Ares e Athena).

Em 03/07/2024 at 14:38, Chemist Black disse:

Imagens e script postados, agora é possível comentar propriamente o capítulo final do ND.

 

Apesar de diversos problemas nessa reta final, me vi satisfeito com esse capítulo.

 

Vamos começar com Apolo e os anjos que o servem (sim, espero que a classe dos anjos não seja exclusiva do Apolo). A teoria sobre os cavalos serem anjos se mostrou verdade e Touma é certamente o quarto cavalo da carruagem. Eu esperava que os anjos tivesses armaduras diferentes, porém os cavalos já nos indicava que seriam iguais. Sabendo disso, espero muito que eles sejam uma classe dentro dos anjos e que no futuro tenhamos a oportunidade de ver outros anjos. Assim como na bíblia há classes diferentes, imagino que o Kurumada também vá usar esse conceito. Eu gostei da armadura do Apolo, mas acho um tanto cheia de componentes, um pouco sobrecarregada. Ela poderia ser mais limpa em termos de design. Nesse quesito, a armadura da Artemis me agradou mais. Outro ponto interessante é que o Apolo, assim como no Prólogo, é um cara imenso, do tamanho dos cavaleiros de Touro ou maior.

 

Gosto de ver mais detalhes do Templo da Lua nessa leva. Gostei da insignia com as fases da lua na porta e a estampa do tapete da Artemis se assemelha muito à algumas utilizadas em casas populares nos anos 90. Eu vi muito tapete parecido. hahaha

 

Seiya dando uns tabefes nas satélites ficou engraçado, mas também não gostei do anjo com aparência de bucha dando um soco nele. Diminuiu a moral do nosso cavalo pangaré.

 

Os destaques no capítulo estão na sua sequencia final. Apolo nos confirmando que um deus não morre quando perde o seu corpo, deve por um ponto final na discussão sobre o morte do Hades. O deus do submundo está vivíssimo como alma por aí.

 

Outro ponto é a menção à um Zeus muito punitivo. Sabemos que deuses punitivos não é novidade em SS, mas a forma que Zeus é descrito nos faz pensar em alguém muito desproporcional e que encher os humanos como literalmente nada. A retrospectiva que Apolo faz sobre eventos problemáticos da humanidade em relação aos deuses, mostrando a Torre de Babel é bem legal.

 

Encerrando esse núcleo na Lua, todo o diálogo da Hécate com Chronos é muito suspeito. Parece mesmo que o deus queria tirar Atena do jogo para realizar seus objetivos. Ele não é nem um pouco inocente.

 

Sobre a punição da Saori e dos bronzeados, me pergunto se Apolo tem realmente poder de remover a divindade de alguém. Pelo que sei da mitologia, isso é uma das capacidades de Nix e talvez das Moiras. Por isso, eu custo acreditar nessa questão da Saori perdendo sua divindade. Acho que ela só perdeu suas memória e no máximo, seus poderes foram selados.

 

Acredito também que, de alguma forma, Apolo reescreveu a realidade na Terra, alterando a estrutura do Santuário, como vimos no Prólogo. Os bronzeados não se lembrarem deles mesmo é muito cruel. Shun e Ikki não devem saber agora que são irmão. Eles estão espalhados pelo mundo sem saber uns dos outros.

 

O choro da Saori nos indica das situações possíveis:

 

1 - Ela ainda se lembra de tudo, mas decidiu deixar os cavaleiros terem suas vidas comuns em paz, como ela sempre desejou que tivessem.

 

2 - Ela iniciou o processo de lembrança e com percepções desconexas, começou a chorar ao ver o Seiya, sem entender o porquê.

 

Um final bastante triste e que deixa a porta aberta para uma continuação.

Após ler o capítulo 118 de next dimension e ver os anjos de apolo pensei uma teoria sobre como os anjos e suas classes serão utilizadas em next dimension, pois eu acredito que algumas classes de anjos serão, mas não todas porque seria muito complexo usar todas. Para explicar essa teoria vou me basear na hierarquia angélica católica e tenho que contextualizar algumas informações:

 

De acordo com De Celestial  Hierarquia ( Sobre a Hierarquia Celestial ) do Pseudo-Dionísio Areopagita , existem três níveis ("esfera") de anjos, dentro de cada um dos quais existem três ordens baseadas em sua proximidade com deus:

 

 

 

Pseudo-Dionísio ( Sobre a Hierarquia Celestial ) e São Tomás de Aquino ( Summa Theologiae ) basearam-se em passagens do Novo Testamento , especificamente Efésios 1:21 e Colossenses 1:16 , para desenvolver um esquema de três Hierarquias, Esferas ou Tríades de anjos, com cada Hierarquia contendo três Ordens ou Coros. Tomás disse que das ordens angélicas, ele afirmou que apenas as cinco mais baixas são enviadas por Deus para se manifestarem no mundo corpóreo, enquanto as quatro mais altas permanecem no Céu em Sua presença.

Depois de explicar e contextualizar tudo acima, na minha teoria eu acredito que as quatro ordens angélicas mais altas que permanecem no céu deveriam ser utilizadas em saint seiya por serem as que ficam no céu e estão próximas deus e o servem diretamente. As quatro ordens são: serafim, querubins, tronos e domínios. Eu acredito que nem todos os deuses terão anjos para servi-los, Artemis e ares não devem ter anjos para servi-los já que Artemis tem as satélites, também não foi indicado em next dimension que Artemis tem anjos para servi-la e o templo da lua é a base do olimpo e o mais baixo do olimpo. Ares tem os berserkers e não precisa de anjos para servi-lo. Portanto os anjos serviriam os deuses mais fortes, justos e com os templos e céus mais elevados do olimpo, que seriam: Hermes, afrodite, apolo e Zeus. Assim ficariam as ordens dos anjos e qual deus eles servem:

 

 

Serafins

Deus Olímpico: Apolo

  • Razão: Os Serafins são conhecidos por seu amor ardente e pureza, características que se alinham bem com Apolo, o deus da luz, da verdade e das artes.
  • Planeta/Astro: Sol
  • Razão: O Sol representa luz, calor e iluminação, atributos associados aos Serafins, que estão próximos da presença divina e são descritos como ardendo com amor.

Querubins (ou Cherubins)

Deus Olímpico: Afrodite

  • Razão: Os Querubins são guardiões do conhecimento e da sabedoria, mas também estão associados à beleza e à proteção de lugares sagrados, assim como Afrodite representa a beleza, o amor e o desejo.
  • Planeta/Astro: Vênus
  • Razão: Vênus é o planeta do amor e da beleza, correspondendo bem aos Querubins que guardam e protegem com uma aura de amor divino.
  • Curiosidade: Na arte ocidental, os querubins são associados com o deus romano cupido/Eros.

Tronos

Deus Olímpico: Zeus

  • Razão: Os Tronos representam a justiça, a humildade e a submissão à autoridade divina. Zeus, como rei dos deuses, é a personificação da autoridade suprema e da justiça.
  • Planeta/Astro: Júpiter
  • Razão: Júpiter é o maior planeta e está associado ao poder e à autoridade, refletindo a majestade e a responsabilidade dos Tronos na hierarquia celestial.

Domínios (ou Dominações)

Deus Olímpico: Hermes

  • Razão: Os Domínios regulam as atividades dos anjos inferiores e mantêm a ordem no universo. Hermes, como mensageiro dos deuses, facilita a comunicação e a ordem entre o divino e o mortal.
  • Planeta/Astro: Mercúrio
  • Razão: Mercúrio é o planeta mais rápido e simboliza comunicação e intercâmbio, alinhando-se com a função dos Domínios de regular e manter a ordem na hierarquia angelical.

 

Para concluir cada uma dessas ordens terá quatros anjos, exceto os tronos que serão 10, serão os mais poderosos e cada um será guardião de uma das 10 Sephiroth da árvore da vida que é o caminho para chegar no templo de júpiter e no trono de Zeus.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 330
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

O povo está dividido com o final de ND, metade não gostou, já a outra metade achou ruim

01 Parte 118: Ventos em direção do amanhã O advento do deus do Sol, Apolo...!! O chocante capítulo final!! 02 Os Anjos, servos do senhor Apolo! Retornam à forma original!! 03 O deu

Vazaram algumas imagens:     Fonte: Lance23, SSPedia.

Posted Images

Gostei do final. Ainda prefiro a maneira como foi feita no Prólogo do Céu, mas a versão do mangá também foi boa. Dito isso, nota 4 no My Anime List.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/07/2024 em 22:31, Roberto filho disse:

 

Após ler o capítulo 118 de next dimension e ver os anjos de apolo pensei uma teoria sobre como os anjos e suas classes serão utilizadas em next dimension, pois eu acredito que algumas classes de anjos serão, mas não todas porque seria muito complexo usar todas. Para explicar essa teoria vou me basear na hierarquia angélica católica e tenho que contextualizar algumas informações:

 

 

Tua teoria tá bem legal, mas essa parte em negrito aí...

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/07/2024 em 22:31, Roberto filho disse:

 

Após ler o capítulo 118 de next dimension e ver os anjos de apolo pensei uma teoria sobre como os anjos e suas classes serão utilizadas em next dimension, pois eu acredito que algumas classes de anjos serão, mas não todas porque seria muito complexo usar todas. Para explicar essa teoria vou me basear na hierarquia angélica católica e tenho que contextualizar algumas informações:

 

De acordo com De Celestial  Hierarquia ( Sobre a Hierarquia Celestial ) do Pseudo-Dionísio Areopagita , existem três níveis ("esfera") de anjos, dentro de cada um dos quais existem três ordens baseadas em sua proximidade com deus:

 

 

 

Pseudo-Dionísio ( Sobre a Hierarquia Celestial ) e São Tomás de Aquino ( Summa Theologiae ) basearam-se em passagens do Novo Testamento , especificamente Efésios 1:21 e Colossenses 1:16 , para desenvolver um esquema de três Hierarquias, Esferas ou Tríades de anjos, com cada Hierarquia contendo três Ordens ou Coros. Tomás disse que das ordens angélicas, ele afirmou que apenas as cinco mais baixas são enviadas por Deus para se manifestarem no mundo corpóreo, enquanto as quatro mais altas permanecem no Céu em Sua presença.

 

Depois de explicar e contextualizar tudo acima, na minha teoria eu acredito que as quatro ordens angélicas mais altas que permanecem no céu deveriam ser utilizadas em saint seiya por serem as que ficam no céu e estão próximas deus e o servem diretamente. As quatro ordens são: serafim, querubins, tronos e domínios. Eu acredito que nem todos os deuses terão anjos para servi-los, Artemis e ares não devem ter anjos para servi-los já que Artemis tem as satélites, também não foi indicado em next dimension que Artemis tem anjos para servi-la e o templo da lua é a base do olimpo e o mais baixo do olimpo. Ares tem os berserkers e não precisa de anjos para servi-lo. Portanto os anjos serviriam os deuses mais fortes, justos e com os templos e céus mais elevados do olimpo, que seriam: Hermes, afrodite, apolo e Zeus. Assim ficariam as ordens dos anjos e qual deus eles servem:

 

 

Serafins

Deus Olímpico: Apolo

  • Razão: Os Serafins são conhecidos por seu amor ardente e pureza, características que se alinham bem com Apolo, o deus da luz, da verdade e das artes.
  • Planeta/Astro: Sol
  • Razão: O Sol representa luz, calor e iluminação, atributos associados aos Serafins, que estão próximos da presença divina e são descritos como ardendo com amor.

Querubins (ou Cherubins)

Deus Olímpico: Afrodite

  • Razão: Os Querubins são guardiões do conhecimento e da sabedoria, mas também estão associados à beleza e à proteção de lugares sagrados, assim como Afrodite representa a beleza, o amor e o desejo.
  • Planeta/Astro: Vênus
  • Razão: Vênus é o planeta do amor e da beleza, correspondendo bem aos Querubins que guardam e protegem com uma aura de amor divino.
  • Curiosidade: Na arte ocidental, os querubins são associados com o deus romano cupido/Eros.

Tronos

Deus Olímpico: Zeus

  • Razão: Os Tronos representam a justiça, a humildade e a submissão à autoridade divina. Zeus, como rei dos deuses, é a personificação da autoridade suprema e da justiça.
  • Planeta/Astro: Júpiter
  • Razão: Júpiter é o maior planeta e está associado ao poder e à autoridade, refletindo a majestade e a responsabilidade dos Tronos na hierarquia celestial.

Domínios (ou Dominações)

Deus Olímpico: Hermes

  • Razão: Os Domínios regulam as atividades dos anjos inferiores e mantêm a ordem no universo. Hermes, como mensageiro dos deuses, facilita a comunicação e a ordem entre o divino e o mortal.
  • Planeta/Astro: Mercúrio
  • Razão: Mercúrio é o planeta mais rápido e simboliza comunicação e intercâmbio, alinhando-se com a função dos Domínios de regular e manter a ordem na hierarquia angelical.

 

Para concluir cada uma dessas ordens terá quatros anjos, exceto os tronos que serão 10, serão os mais poderosos e cada um será guardião de uma das 10 Sephiroth da árvore da vida que é o caminho para chegar no templo de júpiter e no trono de Zeus.

 

Só uma observação. De acordo com a classificação católica da hierarquia dos anjos, há diferença entre arcanjo e Arcanjo. Quando é Arcanjo, com a primeira letra maiúscula, é a mais alta hierarquia dentre os anjos (provavelmente alguns escolhidos dentre os Seraphim. Mas não tenho certeza, pois vi sobre isso há muitos anos).

 

Deixada essa observação de lado, a minha opinião é que Saint Seiya estabeleceu que os exércitos uma classificação de três categorias para guerreiros sagrados, e que isso deveria ser mantido para os Anjos também. Bronze (Santos de Bronze, Marinas genéricos, Espectros Terrestres), Prata (Santos de Prata, Mermaid, Espectros Celestiais) e Ouro (Santos de Ouro, Generais Marinas, Juízes do Meikai). Fora dessa classificação, ainda podem existir soldados ralé, como os soldados do santuário ou os esqueletos (é importante observar que os Marinas genéricos não pertencem a essa categoria. Eles são nível Bronze). E, acima dessa categoria, podem existir os deuses menores que servem ao Olimpiano (como Thanatos, Hypnos e Nikki).

 

Então, acho que seria bem mais interessante utilizarem apenas os termos Cherubim, Seraphim e Arcanjo para os ranks dos anjos em Saint Seiya. Claro... Também há a possibilidade de o Kurumada se basear também na mitologia Hindu, e colocar nomenclaturas referentes aos Devas.

 

Arcanjos (Ouro). Podem ser em uma quantidade de 4, 5, 7, 9 ou 10, por exemplo. Pessoalmente, eu acho que a quantidade de 10 seria mais interessante, pra seja uma categoria que consiga rivalizar com os 12 Santos de Ouro. 10 é o número das sephiroth, e cada um poderia simbolizar uma delas. Mas 9 e 7 também são números associados a elevação e plenitude espiritual. 5 fica no meio do caminho entre os 3 Juízes e os 7 Generais Marinas, e por isso é possível também... E parece que o Kurumada chegou a mencionar 5 Anjos à frente da carruagem de Zeus, como uma das idéias iniciais para o Tenkai (algo que pode já ter sido reaproveitado nos 4 que puxam a carruagem de Apollo). 4 seriam os Quatro Símbolos, que são os mega agrupamentos das constelações chinesas - Dragão Azul do Leste, Tartaruga Negra do Norte, Tigre Branco do Oeste e Pássaro Vermilion do Sul.

 

Seraphim (Prata). Essa seria a categoria do Tohma e dos outros 3 que puxam a carruagem do Apollo. Como foi apontado anteriormente por outros usuários, a primeira sílaba do nome do Tohma (斗) aponta para uma das 28 "Mansões" (vamos chamar aqui, de forma leiga, de "Constelações Chinesas"). Então, se forem 28 Seraphim, teríamos cada um associado a uma dessas 28 constelações chinesas. O que vimos, até então, é que 4 destes estão a serviço de Apollo, e que as armaduras destes são idênticas - portanto, genéricas. São 7 os filhos de Zeus que são Olimpianos (Athena, Artemis, Apollo, Hermes, Aphrodite, Hephaestus e Ares). Se cada um deles também tiver 4 Seraphim a seu serviço, temos exatamente 28 (e isso me lembra das 4 armaduras de categoria especial no exército de Athena citadas no Hipermito). Talvez Callisto seja uma dessas também, e Artemis tenha outras 3 servas com armaduras idênticas à da Callisto (uma curiosidade, é que Callisto é uma lua de Júpiter). Talvez cada agrupamento de 4 desses anjos tenham armaduras genéricas, o que nos levaria a termos 7 tipos de armaduras diferentes para essa categoria. Enfim, muitas suposições.

 

Cherubim (Bronze). Acho que a esse ponto do mangá, a categoria bronze já virou bucha de canhão. Eu não importaria em termos uma categoria só com 1 tipo de armadura genérica pra uns 50 guerreiros sem nome. Acho que já serviria bem ao que a estória precisa nesse momento.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...

Reaçãos japoneses:

 

https://jumpmatome2ch.biz/archives/254272

 

Citar

Isso, o mestre deve querer acabar completamente com esse conteúdo. Deve estar cansado de ver outras pessoas desenhando ou de mídia mix, como remakes de Hollywood. Deve estar realmente cansado disso.

 

Citar

Saint Seiya realmente é muito duradouro. Mesmo que os filmes sempre fracassem, continuam fazendo novos."

 

Citar

Acabou que LC>>ND não mudaram, né?

 

Citar

Independentemente do que ele desenhe, a posição de Kurumada é tão forte que sempre acaba sendo aceitável. Na verdade, são poucos os que terminaram de forma adequada; quase não há nenhum.

Grande Kurumada sensei esperando o próximo mangá

 

Citar

1:Kurumada tem algum mangá que ele tenha terminado de forma adequada?

2:Ring ni Kakero (exceto a parte 2)

Beat X

3:Beat X terminou de uma maneira surpreendentemente limpa.

Citar

Os ex-Cavaleiros de Bronze, que tiveram suas memórias apagadas por Apolo e foram enviados para a Grécia como meros humanos, vivem como mendigos. Shun trabalha diariamente arrancando ervas daninhas e vendendo-as com um carrinho para se sustentar. A viajante Saori encontra Shun e troca algumas palavras com ele. Quando o assunto chega ao Santuário em ruínas, a conversa não avança porque ambos não têm memória. A conversa fica desconfortável e eles se separam. Mais tarde, Seiya, agora um mendigo, passa por Saori. Por algum motivo, Saori não consegue parar de chorar enquanto Seiya passa silenciosamente ao seu lado. Ao fundo, vê-se o Palácio de Sagitário em ruínas. Final feliz. 

 

Obrigado, senhor Kurumada.

Odes ao mestre 

 

O esperançoso:

Citar

De qualquer forma, deve começar uma nova saga de recuperação daqui a um ano, não é?

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

''Isso, o mestre deve querer acabar completamente com esse conteúdo. Deve estar cansado de ver outras pessoas desenhando ou de mídia mix, como remakes de Hollywood. Deve estar realmente cansado disso.''

 Eu também estou cansado dos remakes de Saint Seiya e de remakes FIIIEEEIIISSS de animes.

  • Haha 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...