Ir para conteúdo

Etimologia no Universo dos Cavaleiros


Posts Recomendados

Estive procurando informações sobre Saint Seiya pela internet e me deparei com esta página portuguesa:

 

http://taizen.com.sapo.pt/geral-nomes.htm

 

"[...]Nada escapa aleatoriamente a Kurumada. Mesmo o que parece mais óbvio possui referências ocultas. Os nomes das personagens de Saint Seiya não foge a regra. É uma pequena viagem por dentre a mitologia, astronomia e poesia[...]"

Achei super interessante o assunto e até salvei como meus favoritos. Vale a pena dar uma conferida. :(

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza, Cavaleiros possui uma etimologia incrível. Ontem mesmo eu havia me esquecido quem era o Vermeer :(', ai pesquisando sobre ele na internet para lembrar de qual personagem se tratava (é o Espectro de Grifo do "Next Dimension"), encontrei referências sobre um pintor alemão chamado Johannes Vermeer.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A autoria é de Michael Serra e Allan Montenegro (membro Nicol aqui do fórum).

 

Ambos são mestres no Universo de Saint Seiya :(

 

Já declarei aqui inúmeras vezes minha admiração por ambos.

 

São dias e mais dias dedicados a pesquisas e traduções, somente pelo prazer de desvendar os mistérios envoltos na obra do Mestre Kurumada.

 

Aqui, também, há outras matérias de suma importância: www.taizen.com.br

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como dito anteriormente, o conteúdo é de Mike e do mestre Nicol. Eu não esperaria menos desses caras, de pesquisas e informações geniais, confiáveis e concisas.

Pelo que dizem por aí, o fato de Masami Kurumada ter criado referências nos nomes dos personagens não é nada demais, porque é comum essa "inspiração" em coisas reais para se criar o abstrato. Estranho... Eu não sei se é bem verdade, mas fica aí a versão alternativa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grato pelos elogios pessoal, acho q falo pelo Michael tbm.

 

Nossa, essas páginas do antigo server da gente ainda estão online? Não fazia idéia, segundo o Michael o server estava dando problemas, por isso mudamos para o geocites.

 

Aliás, essa materia precisa ser atualizada, como o Michael sumiu, acabou ficando mais isso por fazer, mas faremos, afinal, surgiram muitos nomes novos com EpG, LC e o ND.

 

Aliás, falando em nomes, preciso da opinião de vcs numa decisão importante.

 

É o seguinte, aqui e ali todo mundo já viu q uns chamam o Mestre do anime de Arles, outros de Ares. Do ponto de vista gramatical, ambas as possibilidades são possíveis, mas de uns tempos pra cá, quanto mais pesquisei sobre o tema, mais fiquei bolado com as possibilidades q existem, e como o nome do personagem é algo recorrente, queria uma opinião geral sobre qual seria melhor de ser adotado.

 

Então vou postar aqui as possibilidades e cada um posta o q achar.

 

Pra começar, como é escrito em japonês o nome deste personegem:

 

http://i148.photobucket.com/albums/s35/taizen_galery/artigos%20diversos/mestre_anime.jpg

*imagem retirada do booklet do Andromeda BOX, mas o nome é escrito assim nos demais materiais oficiais.

 

Transcrevendo: アーレス

 

Uma simples pesquisa na internet nos leva as seguintes possibilidades de transcrição/tradução:

 

ALES

 

Ales é uma comuna (equivalente a um dos nossos municípios) italiana da região da Sardenha, na Itália.

 

ARLES

 

Arles é uma cidade francesa do departamento de Bouches-de-Rhône, com cerca de 52.000 hab. Está unida ao Mediterrâneo através de um canal. Foi fundada por colonos marselheses, tendo uma grande importância como porto fluvial durante a dominação romana.

 

Na cidade celebraram-se vários concílios, destacando-se o de 314. Arles foi ocupada pelos Visigodos (480) e Sarracenos (730). Durante os sécs. X e XI pertenceu ao reino da Borgonha, depois república independente, passando em 1251 para o poder de Carlos de Anjou e, em 1481, para a coroa francesa.

 

ARES (o lutador)

 

Ares, é um professional wrestler da Suiça.

 

O Wrestling é um desporto no qual o praticante tenta derrotar um oponente sem atacá-lo com objectos inanimados, como uma arma. O Wrestling evoluiu para muitos estilos e formas. Estes variam desde eventos mundiais em estádios até competições locais amadoras. Geralmente, em cada combate, duas pessoas lutam entre si pela vitória.

 

O wrestling profissional é geralmente qualquer forma de wrestling na qual os wrestlers recebem dinheiro por participarem. Historicamente, o wrestling profissional da América do Norte e da Europa envolve combates em que tudo o que se desenvolve durante ele é pré-determinado, e o termo wrestling profissional ou pro-wrestling evoluiu para referir-se quase exclusivamente aos combates pré-determinados, também conhecidos como "works". O wrestling profissional moderno inclui geralmente uso de objectos ilegais, como cadeiras, e outras técnicas, que são modeladas após junções de estilos como o wrestling global e o pugilismo.

 

ARES (o deus grego)

 

O deus da guerra dos gregos, o irmão de Éris, muito bem conhecido em toda a mitologia grega e citado em diversos materiais de Saint Seiya.

 

Embora as formas mais convencionais de transcrição do nome do deus Ares sejam アレス (tal comp é grafado em muitos outros materiais de Saint Seiya) ou ainda アレース, quando procuramos na Wikipedia japonesa por アーレス, somos imediatamente levados a página sobre o deus Ares (como mostrei no link acima).

 

Embora torno a frisar q, em todos os materiais de Saint Seiya, o nome deste deus grego é grafado diferente:

 

O deus Ares citado no Hipermito:

http://i148.photobucket.com/albums/s35/taizen_galery/artigos%20diversos/hipermito_ares.jpg

 

Assim como na Taizen japonesa (a enciclopedia q chegou a ser publicada aqui):

http://i148.photobucket.com/albums/s35/taizen_galery/artigos%20diversos/taizen_ares.jpg

 

O deus Ares citado como o irmão de Éris na mitologia grega nas explanações do booklet do The Movie Box (a caixa japonesa com os dvds dos 4 filmes clássicos):

http://i148.photobucket.com/albums/s35/taizen_galery/artigos%20diversos/movie_box_booklet_ares.jpg

 

Então, a forma com q o nome do Mestre do anime foi escrito indica uma certa diferenciação do nome do deus.

 

E então, o q vcs opinam?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também andei pesquisando Allan, e a mais possível das opções é mesmo a que nós já estamos acostumados a usar: ARLES. Pelo fato da ligação com o Papa (nomenclatura dada ao líder dos Santos Guerreiros).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Taizen foi uma das minhas principais referências, quando comecei a engatinhar nos estudos sobre Saint Seiya. Tive o pivilégio de ter sido apresentada a Mike, por um amigo em comum, e CDZ tornou-se apenas mais um dos assuntos que abordamos em nossas conversas. AMO Mike, grande amigo ;*

Idem sobre Nicol. Pude conhecê-lo melhor depois de ficarmos engajados em um projeto, mas isso foi além e ele me ajudou bastante quando eu passei por uns problemas sinistros... Por trás dessas duas mentes brilhantes, existem pessoas maravilhosas e que me orgulho de tê-las conhecido ;*

 

E uma das coisas que me fez buscar a Taizen mais a fundo foi o nome do Mestre. Quando vi uma pessoa falar "Arles", fui logo atrás e conferi a tradução no blog.

 

Ainda hoje, quando surge alguma dúvida, eu vasculho a Taizen :(

 

E fico feliz por ter contribuído para o conteúdo, mesmo sendo de forma muito simplória (informações sobre a semelhança de locais reais com os cenários usados em Saint Seiya e por disponibilizar um fanart meu, colorido por Mike).

 

Edit: Sobre Arles:

 

Aproveitando o gancho de WAN, Arles é citado na Comédia - Inferno, de Dante Alighieri - Canto IX:

 

"Como em Arles, que o Ródono enclausura,

e como em Pola, perto do Guarnaro

que banha a Itália e os seus confins moldura,

 

tantas tumbas à terra em desamparo

deixam revolta, aqui por toda prte

deixam também, mas num horror ainda mais raro:

 

que entre os túmulos, chamas se repartem

fazendo a todos tão embraseados

como ao ferro não pede qualquer arte.

 

Todos os tampos vinham levantados

dando saída a tão duros lamentos,

que pareciam vir de torturados.

 

E eu disse: "Mestre, quem sofre o tormento,

e confinado em sua tumba marca

em suspiros de dor seu desalento?"

 

E ele: "Aqui jazem os heresiarcas,

e seus saquazes: cargas que em tumulto

maior que crês, já faz a tumba parca.

 

Igual aqui vai com igual sepulto;

e os túmulos são mais e menos quentes.""

 

 

Aqui, Arles, assim como Pola, são dois extensos cemitérios italianos. Como falam tanto em "Arles de Altar", eu acabei fazendo essa ligação, apesar de ser meio estranha. Eu havia feito uma matéria sobre isso, para a Ares Squad, mas, como nosso site ainda não teve como ir ao ar, eu disponibilizo essa parte aqui XD

 

 

A presto o/

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E as coisas não param por aí, hehehehehe

 

Acompanhando um tópico do SSYE, li um comentário do Supersasshi que fala da origem do nome Aldebaran:

 

> Aldebaran é uma derivação do nome árabe Al Dabaran, que segnifica "O Seguidor".

 

Pesquisando ainda mais a fundo, encontrei a origem do nome Reda>

 

> Reda é um nome árabe dado a uma estrela da constelação de Águia. Significa "a favor de Deus; contentamento, satisfação".

 

Ainda estou pesquisando a origem de outros nomes. A lista é bem grande, hehehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bão gente... não sei vocês, mas eu não levo muito essa versão do Ares em consideração não. Deu muita lambança! :rolleyes:

 

Mas amei a página! *______* Adoro etimologia! Quem sabe um dia, depois de me especializar melhor em minha área, eu não possa fazer algo mais aprofundado em relação a isso... XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, se tem algo que eu amo nas línguas em geral, é a etimologia. Dos nomes, principalmente! Eu sabia de alguns significados entre esses, mas não imaginava que tinha tantos significados... Realmente legal!!! *Lizzy, que pretende um dia fazer uma matéria sobre etimologia de HP*

 

Aliás, nada a ver com o assunto: o fato do nome do Bian vir do francês é o que me faz afirmar que ele era um canadense com raízes francesas... *Lizzy, que pôs cachola pra funcionar*

 

Parabéns ao Michael e ao Nicol pela interessantíssima matéria!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que a escrita seja de fato Arles. E acredito também que a referência seja à Cidade de Arles, que apesar de ser francesa, ganhou um lugar de destaque na história por ser dominada pelos romanos. Na cidade de Arles foi construído o maior coliseu da França, chamada de Arena de Arles. Arles também é mundialmente conhecida pelos seus anfiteatros (espécie de coliseu, só que bem menor) e apresentações à céu aberto, em outras palavras é um pequeno teatro romano usado para assistir lutas, esportes, apresentações musicais e peças de teatro. É possível que Kurumada tenha se inspirado na cidade de Arles para criar o anfiteatro do Santuário. Que é mostrado tanto no anime clássico, como na fase Santuário de Hades.

 

Anfiteatro de Arles

 

http://www.claudetravels.altervista.org/VdR/Arles/s/Teatro_Romano_4.JPG

 

 

http://www.claudetravels.altervista.org/VdR/Arles/s/Teatro_Romano_8.JPG

 

Como vocês podem ver, são contruções simples, basicamente apenas escadas em volta de um espaço vazio assim como na obra. E o personagem Arles foi inserido justamente para executar suas funções nesse local. É um caso a se pensar...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Fabinho

sempre curti as pesquisas que eles fazem. muitos dos meus artigos são baseados e até inspirados no que esses caras fazem.

 

sempre estou consultando as novidades do blog Taizen deles.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...