Slip Questão 1 Postado Novembro 5, 2007 Compartilhar Postado Novembro 5, 2007 O enredo da Teshigori é baseado literalmente em tudo que já vimos da história clássica de Saint Seiya, seja por causa da aparência dos personagens, seja pelos vários pontos clonados no mangá.O enredo da Shiori é mais fantasioso. Esquece do plano de fundo usado para a história e abusa de itens que, em suma, distorcem o que já conhecemos. Claro que é baseado, é Saint Seiya. Estranho seria se não o fosse.Agora, não entendo bem o que você chama de "esquecer do plano de fundo usado para a história". Ficou confuso; Se quiser explicar, agradeço. Os tais pontos altos do mangá, em minha humilde opinião, terminam no exato momento em que deixou-se seguir de modo igual (ou pra não ser exagedo demais) ou parecido com a história original. Um problema, na minha opinião, não desqualifica a obra se ela possui outras virtudes. O mangá de Kurumada tem problemas, o anime tem problemas, o mangá de Okada tem problemas, e também a Gigantomaquia e a Enciclopédia também os têm.E nem por isso nos são publicações inúteis, ou consideradas como "side stories", como sugere. O mangá The Lost Canvas é o Multi-Angle Dual! Não precisa de modo algum seguir a linha de raciocinio do mangá original. Ela, em suas liberdades artisticas, inseriu vários elementos um tanto "estranhos" (na minha concepção) para o Universo de Saint Seiya. Liberdade para tal ela tem de sobra... Você comete contradição quando afirma que ela não precisa seguir os preceitos clássicos, e ao mesmo tempo os elementos inseridos por Shiori seriam "estranhos" ao universo de Saint Seiya. Se ela não precisasse seguir elementos pré-estabelecidos, então poderia escrever qualquer coisa. E foi exatamente isso o que eu disse que ela não poderia fazer - e inclusive fui categórico em minha afirmação. Shiori não pode se permitir colocar qualquer coisa na trama, pois se não for condizente, a história cai em coerência. Coerência esta que fora designada pela obra de Kurumada, em tempos anteriores.A noção de Multi-angle Dual, pelo que sei, diz respeito somente ao fato de que há duas narrações e idéias diferentes de um fato citado em Saint Seiya: a guerra santa anterior à da geração de Saga, Saori e Seiya. Ambas as versões seriam o Next Dimension e o Lost Canvas. Aliás, já entrando melhor no termo em questão, ele se refere a multiplicidade de câmeras ou visões quanto a um dado objeto: seja um filme, uma obra literária, um take de apresentação musical... E é isso que está fazendo com a Floresta Maldita mostrado nos últimos capítulos. Se caso fosse um mangá novo, sem um passado, poderia ser até interessante. Mas com tudo o que já vimos de Saint Seiya, nesses 15 meses de The Lost Canvas, a autora não evoluiu muito no enredo. Acompanho sempre, gosto de ver as imagens. Mas pra mim, TLC é side history pra puro divertimento ilusório, onde somente as imagens são belas. Meu crédito ainda é total do Mestre Kurumada. Eu também lamento essa "queda" de rendimento no mangá, de tempos pra cá. Mas isso, ao menos em minha opinião, não destrói o que a obra construiu. E exatamente pelo fato de que, como eu disse anteriormente, toda publicação tem seus problemas. Aliás, isso pode ser até interessante, se soubermos filtrar as coisas boas, como fazemos com todo o resto. Ou alguém aqui já viu uma obra completamente impecável em Saint Seiya? Se tiverem visto, me mostrem... Eu desconheço. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Novembro 5, 2007 Compartilhar Postado Novembro 5, 2007 Coerência esta que fora designada pela obra de Kurumada, em tempos anteriores.A noção de Multi-angle Dual, pelo que sei, diz respeito somente ao fato de que há duas narrações e idéias diferentes de um fato citado em Saint Seiya: a guerra santa anterior à da geração de Saga, Saori e Seiya. Ambas as versões seriam o Next Dimension e o Lost Canvas. Aliás, já entrando melhor no termo em questão, ele se refere a multiplicidade de câmeras ou visões quanto a um dado objeto: seja um filme, uma obra literária, um take de apresentação musical...Concordo. Mas felizmente o que seria um Multi-Angle Dual, devido ao fracasso da criatividade e elaboração da narrativa de Next Dimension que resultou no pior mangá já escrito para Saint Seiya, teremos em Lost Canvas a história oficial que narra a guerra anterior com todos os elementos que aconteceram naquela época e culminaram no enquadramento da obra clássica. Next Dimesion é uma estória moribunda e o cancelamento do mangá é algo que pode ocorrer a qualquer momento. Quanto à floresta, ninguém aqui conhece as habilidades que Thanatos possui, já que nada guerra atual ele se restringiu ao Elísios. Shiori está abordando fatos e elementos que foram esquecidos ou descartados por Kurumada. O enredo da Shiori é mais fantasioso. Esquece do plano de fundo usado para a história e abusa de itens que, em suma, distorcem o que já conhecemos.Esse comentário é hilário, já que comparado com o Episódio G, Lost Canvas é o mangá mais pé-no-chão já criado...rs. Se Shiori descarta o plano de fundo, Okada faz dele um grande circo, por isso não tem do que reclamar. Link para o post Compartilhar em outros sites
Hiyuuga 276 Postado Novembro 5, 2007 Compartilhar Postado Novembro 5, 2007 Por mim, digo que, quando a Shiori quis, fez o enredo ter fluencia e velocidade excelentes, somadas a uma arte belíssima... A aparição de Albafica e sua luta e morte contra Minos ressaltam bem isso. Mas que está enrolado, disso não ha duvidas... Link para o post Compartilhar em outros sites
JUN 0 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Na minha opinião é claro que um dos focos principais do mangá de Shiori é o lado humano dos cavaleiros e de Atena. Uma vez que isso é um foco, não vejo como abordá-lo de forma que hajam sempre lutas e revelações bombásticas. As pessoas se esquecem que estão acompanhando o mangá em CAPÍTULOS, não em volumes. É claro que há uma queda no enredo nessa floresta, mas ninguém parece disposto a descobrir o que esta parcela do mangá pode trazer nas tramas futuras do mesmo. Nem podemos comparar o fato de ser em capítulos com o Ep. G por exemplo, uma vez que este possui bem mais páginas por capítulo, dentre outros fatores como o foco e a narrativa distintos. É claro que há falhas na obra da Shiori, mas como já foi dito, todas em Saint Seiya possuem. Tambem devo discordar do dito que trabalhar em cima de uma obra é extremamente fácil. As razões são as mesmas das já ditas por outros. Bom, eu não sou um fãzoide de Lost Canvas e ele está longe de ser meu mangá preferido, mas eu acompanho e estou gostando. Respeito a opinião de quem não gosta ou odeia ou...sei lá, mas eu respeito, afinal de início eu também não gostei.[Não estou dizendo que voces vão, obrigatoriamente, gostar ] Para mim ela está fazendo um bom trabalho dentro dos limites à ela impostos na obra. [cacete nunca escrevi tanto nesse fórum .-.] Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Pra não criar um post muito longo, vou resumir minhas palavras. Como falei, não disse que outras "partes" da história de Saint Seiya seja perfeito e que The Lost Canvas seja o defeito Slip. Simplesmente citei que, comparando com a história geral de Saint Seiya, tudo o que já foi publicado, o enredo é fraco. Não importa se está enrolativo ou coisa parecida. Isso é uma opinião pessoal. Até o presente momento, nada me fez mudar de opinião quanto a forma de abordagem da Shiori Teshirogi. Concordo. Mas felizmente o que seria um Multi-Angle Dual, devido ao fracasso da criatividade e elaboração da narrativa de Next Dimension que resultou no pior mangá já escrito para Saint Seiya, teremos em Lost Canvas a história oficial que narra a guerra anterior com todos os elementos que aconteceram naquela época e culminaram no enquadramento da obra clássica. Next Dimesion é uma estória moribunda e o cancelamento do mangá é algo que pode ocorrer a qualquer momento.Pior mangá acredito que não seja, principalmente quando comparo TODA a história do Next Dimension até esse ponto, com TODAS os capítulos de The Lost Canvas. O Mestre, apesar de seus desenhos ruins, tem uma idealização da antiga Guerra Santa bem formulada, sem muita enrolação. Cancelamento é algo distante, caro Albafica. Só não há uma publicação periódica pois Kurumada está trabalhando na continuação de Ring Ni Kakero 2 (que no Japão é bem aceito), publicado quinzenalmente; trabalhou recentemente na supervisão do live action de Fuuma No Kojirou (que também é bem visto por lá) e supervisiona outras obras. Saint Seiya, apesar de todo o sucesso que fez na década 80, não é esse megasucesso no Japão, como é na França, Itália, Brasil e etc. Kurumada sabe o que faz. Quanto à floresta, ninguém aqui conhece as habilidades que Thanatos possui, já que nada guerra atual ele se restringiu ao Elísios. Shiori está abordando fatos e elementos que foram esquecidos ou descartados por Kurumada.Sabemos que Tânato é o deus da Morte. Sua habilidade é essa. Nunca, em momento algum, é citado que ele é ilusionista ou coisa parecida. O mais coerente mesmo é ele MATAR quem está vivo. Isso aconteceu com Pandora e Seika. Esse comentário é hilário, já que comparado com o Episódio G, Lost Canvas é o mangá mais pé-no-chão já criado...rs. Se Shiori descarta o plano de fundo, Okada faz dele um grande circo, por isso não tem do que reclamar. Pé no chão? HUAUHAUHAHUAHUUHUAHUAHUH Bom, tá falando sério, né? Também vou falar... O tal plano de fundo, que citei em meu post, são os mitos. As lendas que narram a batalha dos deuses. Episode G montou esse "circo" de forma grandiosa, onde o espetáculo é incomparável. Diferente de um shoujo, que mistura Saint Seiya com Harry Potter, que não consegue montar uma barraca no meio da praça da Sé, quanto mais chegar a um grande "circo" que é o EpG. No mais, me recolho para ler o grande "circo", pois esse tópico não é pra discutir Shounen X Shoujo Link para o post Compartilhar em outros sites
Lily Kazama 25 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Sabemos que Tânato é o deus da Morte. Sua habilidade é essa. Nunca, em momento algum, é citado que ele é ilusionista ou coisa parecida. Mitológica e saint-seiyacamente falando, sim. Mas, se for olhar pelo ângulo da psicologia, o instinto de morte foi batizado de Thanatos também, por Freud. Tem toda uma tese sobre o suicídio, o ímpeto de querer morrer. Tay poderia explicar melhor isso, mas, enfim. O que quero dizer é que, de forma bastante asbtraída, as ilusões não passam de manifestações do subconsciente daquele trio, provocadas pela floresta do deus da morte. A liberdade poética permite algo assim para Shiori. Mas, lembrando que isso é apenas uma hipótese. Viajada? Talvez. Mas tudo acontece em Saint Seiya e não duvidaria que Freud fosse abordado na trama. Pé no chão? HUAUHAUHAHUAHUUHUAHUAHUH Bom, tá falando sério, né? Também vou falar... O tal plano de fundo, que citei em meu post, são os mitos. As lendas que narram a batalha dos deuses. Episode G montou esse "circo" de forma grandiosa, onde o espetáculo é incomparável. Diferente de um shoujo, que mistura Saint Seiya com Harry Potter, que não consegue montar uma barraca no meio da praça da Sé, quanto mais chegar a um grande "circo" que é o EpG. No mais, me recolho para ler o grande "circo", pois esse tópico não é pra discutir Shounen X Shoujo Sejamos razoáveis, WAN... Eu enxergo o Episode G como algo absurdamente escalafobético, exagerado demais. Os cavaleiros estão parecendo os guerreiros Z. E o que mais me deixa desgostosa dessa saga é, justamente, por eles estarem lutando contra titãs! Titãs esses que deram trabalho aos próprios filhos de Cronos. E se Lost Canvas for um Shoujo... Nem sei o que dizer o que Yuzuriha corresponde ali, mostrando as partes íntimas em chutinhos Voltando: Apesar de tudo, eu também acho que TLC anda empacado demais. Ao que parece, Shiori está enchendo lingüiça só para completar o próximo tomo. Como tanto foi dito que a última guerra santa foi a mais sangrenta, ela quer enriquecer a temática com várias histórias paralelas, mas isso só está deixando o lance enjoativo. Mais sorte à mangaká no próximo capítulo. A presto o/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Ricardo M 13 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Quando disse que daria um voto de confiança à Shiori, quis dizer que confio de que esta história toda da floresta (que concordo ser monótona) vai desembocar em alguma coisa que ela considera importante, do contrário acho que ela não investiria tanto nesta parte do enredo.Além do mais, reconheço que já houveram muitas partes empolgantes em LC, algumas já bem citadas aí atrás, como as relativas à Albafica, Rasgado, Minos, Espectros novos que nunca conheceríamos, a existencia do cav. de Altar, o Kagaho, entre outros, que foram elementos empolgantes na trama. Sem falar da criação do Rosário, Jamir, a relação Pegasus/Athena/Hades, etc. Então, acho que não devemos ver somente o lado ruim. Houve momentos muito bons. O traço, então, nem se fala. Concordo com a crítica à inclusão de elementos como zumbis, floresta maldita, etc (eu mesmo já critiquei isto lá atrás), pois acho estranho ao universo Saint Seiya. Eu, particularmente, prefiro bem mais o Episódio G, mas não desmereço o LC, e por isto disse que dou um voto de confiança na Shiori. Acho que, ao chegar no final, no conjunto da obra, o trabalho de LC será satisfatório e contribuirá para o universo Saint Seiya. Link para o post Compartilhar em outros sites
Cerberus_rack 184 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Sem sombra de dúvida que a história do LC será de relevância para o conjunto da obra, devido aos vários fatores citados anteriormente, e inclusive um que eu achei de vital importancia e ninguem até agora comentou: os esquemas das armaduras nos finais dos tomos. Pra mim mais que um saudosismo do mangá clássico, esses esquemas mostram que a shiori além de ter um cuidado ao criar seus personagens se preocupa com detalhes que são a base de Saint Seiya: as armaduras. Quisera eu que Okada tivesse o mesmo cuidado a tratar com as armaduras/sohmas /afins dos personagens, até agora so nos foi mostrado no mangá com clareza os objects dos dourados e do Retsu. (não conto quando as sohmas estavam todas juntas antes dos titãs ressucitarem pois ali não da pra ver quase nada). Respeito muito o traço do Okada e gosto muito do episode G, mas como falaram da Shiori ao implementar elementos novos a historia ou obrigado a apontar o Okada tb, convenhamos as armaduras dele são estranhas ao universo SS, principalmente a dos titans, creio que uma história elaborada pelo Okada e desenhada pela Shiori seria o clímax dos mangás de saint seiya. Link para o post Compartilhar em outros sites
Duds 1 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 *Metendo o bedelho onde não foi chamado...* De começo, eu não gostava de TLC, justamente pelo fato dos "personagens-clones" da geração atual. Achava falta de imaginação, sei lá... nem ao menos sei explicar direito, mas não interessava. E os primeiros capítulos não me atraíram muito. Por outro lado, quanto ao EpG, eu também não curtia a princípio, ainda mais pelos traços, beirando a androginia. Achava muito diferente, incompatível, com CdZ. (Não esqueço de quando vi uma das primeiras capas da Champion Red com o Aiolia, antes da série sair no Brasil... eu fiquei me perguntando: "O que a Lucy de Guerreiras Mágicas de Rayearth tá fazendo com a Armadura de Leão?!" ) Hoje em dia... gosto demais do EpG, prefiro ele ao TLC tanto em enredo, quando em traço. Mas não acho TLC ruim, aprendi a gostar da série - considero que a história da Shiori tá bem melhor, muito mais interessante, do que a história do Next Dimension, por exemplo. Tanto em enredo (até para não parecer muito injusto, opto por comparar a quantidade de capítulos do ND, com o mesmo número de capítulos iniciais do TLC. Ainda assim, prefiro TLC de longe), quanto em traço (até porque, para mim ao menos, a sensação é de que Kurumada piorou no desenho... :o ) Por mais que haja o dito "Multi-angle Dual", se for para tomar uma das visões como a "oficial", fico com a de TLC. Por mais que os últimos capítulos estejam numa aparente "enbromação", também espero - assim como o Ricardo M disse acima - , que essa enrolação dela tenha algum significado maior, no fim. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Eu enxergo o Episode G como algo absurdamente escalafobético, exagerado demais. Os cavaleiros estão parecendo os guerreiros Z. E o que mais me deixa desgostosa dessa saga é, justamente, por eles estarem lutando contra titãs! Titãs esses que deram trabalho aos próprios filhos de Cronos. É Lily, realmente você não acompanha Episode G. TUDO, mas TUDO isso não passa de um plano arquitetado por Pontos e Gaia. E, mesmo que não houvesse a interferência dos deuses primitivos, vamos concordar que Éris, Abel, Poseidon e Hades foram derrotados por Santos de Bronze e com uma Atena sem experiências. E, a idéia de "exagero", que os anti-G sempre pregam, é meramente ilustrativo. Os golpes são bem desenhados. Nada mais que isso. Se for pensar dessa forma, Seiya e os demais são monstros em carne humana, principalmente o Ikki Enfim, é um mangá com boas imagens, ao meu ver, e só. Principalmente quando ela coloca os personagens injustiçados em posições bem satisfatórias para os fãs. Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Bem. Ainda gosto mais do Lost Canvas do que do EpiG.E o LC é mais pé no chão sim, todos sabemos (ou deveriam saber) que os Cavaleiros de Ouro "originais" (da obra do Kurumada) não são tudo aquilo não, ainda mais anos atrás que eles deveriam ser menos forte do que atualmente. E vou ser bem sincero. Sabe o que mais me impressionou no LC até agora? Ser tudo igual.Exatamente isso. Temos os MESMOS rostos, os MESMOS golpes, histórias parecidas e ainda assim diferentes. É um mangá que tinha TUDO para ser uma bosta, mas que surpreendeu. Que é aclamado por muitos, e (por que não falar) odiado por poucos (pelo menos por aqui). Acho que ninguém pode falar que essa parte atual de LC ta enrolando demais, mas quem sabe isso não tera uma importancia futura? Como por exemplo, o irmão da Yuzuhira que apareceu... Enfim, eu adoro o LC mesmo com os deslizes que as vezes ele dá. Então, agora só aguardar o que vem por ai. Link para o post Compartilhar em outros sites
Slip Questão 1 Postado Novembro 6, 2007 Autor Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Pra não criar um post muito longo, vou resumir minhas palavras. Como falei, não disse que outras "partes" da história de Saint Seiya seja perfeito e que The Lost Canvas seja o defeito Slip. Simplesmente citei que, comparando com a história geral de Saint Seiya, tudo o que já foi publicado, o enredo é fraco. Não importa se está enrolativo ou coisa parecida. Isso é uma opinião pessoal. Até o presente momento, nada me fez mudar de opinião quanto a forma de abordagem da Shiori Teshirogi. Mas o problema não é meu se essa é a "sua opinião"; Que seja a sua visão, e daí? O que disse e reitero é que eu não posso ser à favor de uma crítica que não é localizada, mas sim, trata-se de algo defeituoso que todas as obras em Saint Seiya têm. O que estou dizendo é que "inconveniente" não é algo exclusivo do Lost Canvas, e por isso não vejo o porquê do ataque incondicional à Shiori e sua obra. Não gosta? Que fique à vontade. Mas há fãs de Lost Canvas pelo fórum, como você pode ver nos últimos posts, e que não irão deixar juízo improcedente algum permanecer intacto.Concordo sim com a oscilação de ritmo, vista enquanto problema sério (e não crítico). Mas daí a dizer que o Lost Canvas não presta por isso? Tanto pior: não prestou em momento algum por ditos pecados como a clonagem de ítens clássicos?Ao meu ver, isso é completamente equivocado. Nada pessoal. _________ Sobre a (há certo tempo) inevitável comparação entre Lost Canvas e Episódio G, depois de incontáveis discussões a respeito, eu repito que não mais me faz sentido comparar coisa com outra. Eu sempre fui completamente apaixonado pelo estilo do Episódio G, e sempre gostei bastante do Lost Canvas também (ainda que curta mais o primeiro, particularmente)... Mas as duas propostas são tão diferentes, convergem em pontos tão específicos, que hoje eu não mais me daria ao trabalho de argumentar sobre o assunto. Mas é bom que fique claro que tenho minhas críticas a ambas as obras, sendo todas bastante sérias. O fato de ser fã de algo não me impede de ver seus pontos negativos, muito pelo contrário; Acho que me empolgo ainda mais como apreciador quando percebo que há altos e baixos, e que, por gostar, consigo perceber todas essas minúcias sem negá-las. E "deixar pano de fundo de fora do Lost Canvas"? Eu achei que tinha entendido errado. Bem, Shiori anda explorando partes do mito de Hades o qual já fora abordado por Kurumada anteriormente. A diferença é que ela não pode inventar nada (eis, muito claramente, a tal restrição de criatividade, que eu citava), e a situação é completamente diferente do Episódio G - onde deuses primordiais nunca foram abordados, e nem Titãs, e afins. A situação da Gigantomaquia também difere, pois os Gigas apenas são pincelados no episódio G, e não se fala dos mesmos personagens desta forma.Há uma diferença imensa, sob minha ótica, entre explorar algo desconhecido e reproduzir uma idéia cujas bases já se encontrem parametrizadas. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Mas o próprio título do mangá Slip (Meiô Shinwa) dá pra autora uma liberdade incondicional sobre sua trama, sem limitações, mesmo que Hades já tenha sido explorado no Universo de Seiya. Ela não está limitada, e não me incomodo com isso, mas pelo fato de suas implementações serem um tanto "bobas", sob minha ótica. E, como sempre disse, não me limitarei a questionar/criticar essa obra. Por mais que haja um número maior de fãs a favor. Eu gosto do mangá original, do animê, das side history's, de TUDO o que há de Saint Seiya, exceto da forma como a autora tem seguindo com essa trama. Confesso que os primeiros capítulos de The Lost Canvas são o ápice de toda a história. Até o momento em que começaram as "inspirações"... Link para o post Compartilhar em outros sites
Lily Kazama 25 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 - Fazendo o comentário do quote para Wan e prometendo que não irei mais desvituar o tópico com esse assunto ;P - É Lily, realmente você não acompanha Episode G. TUDO, mas TUDO isso não passa de um plano arquitetado por Pontos e Gaia. E, mesmo que não houvesse a interferência dos deuses primitivos, vamos concordar que Éris, Abel, Poseidon e Hades foram derrotados por Santos de Bronze e com uma Atena sem experiências. E, a idéia de "exagero", que os anti-G sempre pregam, é meramente ilustrativo. Os golpes são bem desenhados. Nada mais que isso. Se for pensar dessa forma, Seiya e os demais são monstros em carne humana, principalmente o Ikki Enfim, é um mangá com boas imagens, ao meu ver, e só. Principalmente quando ela coloca os personagens injustiçados em posições bem satisfatórias para os fãs. WAN, não desmereça a minha opinião dizendo que eu não acompanho o G Não sou colecionadora ou fã da saga, mas eu sempre olho tudo o que sai sobre ela. Voltando aos questionamentos: Eu, opinião minha, sempre achei que o background dessa obra poderia ter sido outro, como a também famosa guerra de Athena versus Ares, falada no Hipermito. Colocar Gaia e Pontos no meio foi o fim da picada. Quando o mar apareceu para Saga, eu tive que olhar algumas vezes para poder acreditar. Já estava achando mirabolante demais só a menção de Cronos, quanto mais, a presença do avatar de um primordial. Considerando que Éris é uma deusa meia-boca, mitlogicamente falando, e que Abel é um deus inventado pela TOEI, o que os bronzeados fizessem seria lucro. E olha que os cinco se quebraram bastante, contra outros humanos, para poder vencer esses deuses. Sobre Poseidon, eu nunca apreciei a idéia de que um deus tão poderoso fosse reduzido àquilo. Ao menos, há a justificativa de que foi despertado 200 anos antes do previsto. Mas, mesmo assim, acho o derradeiro do deus dos mares e oceanos desprezível. Não é porque foi feito por Kurumada que acharei perfeito E Hades não entra no mérito da questão, pois foi derrotado por Athena. Destaco, também, o rebaixamento de Thanatos e Hypnos (). Chega a ser engraçado ver que a "morte foi morta"... A proporção que os dourados possuem, no G, é incompatível com a obra clássica -- essa, tão comparada ao TLC. Essa história de supernova, de golpe selado, de 500 novas técnicas por cavaleiro... Nunca, mas nunca achei interessante. Destoa. Já disse algumas vezes e torno a repetir: espero que Okada seja criativo o suficiente para dar um desfecho primoroso à história e deixá-la "no ponto certo" para a continuidade, ou seja, o mangá clássico. Como a idéia de exagero pode ser meramente ilustrativa? Ilustrada, sim, mas meramente, não. É questão de ponto de vista. Photon Burst que o diga... Também acho que os golpes são muito bem desenhados. Mesmo não gostando do G, eu sempre admirei a riqueza dos detalhes que Okada proporciona aos golpes -- tão detalhados e incrementados que, em certas ocasiões, vira uma novela TENTAR visualizar a dinâmica da técnica. Enfin, há quem goste do Episode G, há quem curta o Lost Canvas, o Next Dimension, o anime, os movies e o Mangá Clássico, assim como tem quem aprecie apenas o G e odeie as demais e por aí vai. O que seria do azul se todos gostassem do vermelho? Não gosta? Que fique à vontade. Mas há fãs de Lost Canvas pelo fórum, como você pode ver nos últimos posts, e que não irão deixar juízo improcedente algum permanecer intacto.Concordo sim com a oscilação de ritmo, vista enquanto problema sério (e não crítico). Mas daí a dizer que o Lost Canvas não presta por isso? Tanto pior: não prestou em momento algum por ditos pecados como a clonagem de ítens clássicos?Ao meu ver, isso é completamente equivocado. Nada pessoal. E "deixar pano de fundo de fora do Lost Canvas"? Eu achei que tinha entendido errado.Bem, Shiori anda explorando partes do mito de Hades o qual já fora abordado por Kurumada anteriormente. A diferença é que ela não pode inventar nada (eis, muito claramente, a tal restrição de criatividade, que eu citava), e a situação é completamente diferente do Episódio G - onde deuses primordiais nunca foram abordados, e nem Titãs, e afins. A situação da Gigantomaquia também difere, pois os Gigas apenas são pincelados no episódio G, e não se fala dos mesmos personagens desta forma.Há uma diferença imensa, sob minha ótica, entre explorar algo desconhecido e reproduzir uma idéia cujas bases já se encontrem parametrizadas. Faço das palavras de meu irmão as minhas. A presto o/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Nicol 2 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Concordo com Slip e Lily, aliás, pensava até em me manifestar de alguma forma sobre o tema discutido nos últimos posts, mas depois do q a Lily postou agora, foi como se ela tivesse escrito o que pensava, especialmente nos comentários em torno dos dourados do EpG. A diferença básica entre LC e EpG em relação ao clássico são os limites de cada obra. Shiori já tem um final de certa forma para a sua obra, e ela tem jogado com muitos elementos que ela não tem como escapar vindos do clássico, e se o fizesse estaria ultrapassando os limites q Okada não se importa. Okada não parece nem um pouco preocupado em fazer da sua história tão exagerada que passe por cima do q já se tinha no clássico, é díficil imaginar que todos os acontecimentos do EpG, pelos rumos q estão tomando, consigam depois serem encaixados sem problemas antes dos acontecimentos do clássico, a menos q no final, depois de tanta coisa faraônica, Okada jogue tudo fora dizendo q foi só um sonho, ou que todos perderam a memória, ou alguma explicação envolvendo dimensões paralelas (o q eu acho q seria o melhor) e que nesse último caso faria do EpG o verdadeiro Next Dimension. Eu sinceramente prefiria q o EpG seguisse a linha do LC, explorando origens de fatos e personagens, focando em preencher lacunas de algo q só se ouvia falar ao invés de tentar impressionar os fãs com mais uma história onde os dourados acabam com todo mundo sem morrer ou saírem com alguma consequência séria (q não existe na obra clássica q é pretenso o pós-EpG). Pontos positivos o EpG tem, mas na minha opinião, pesando na balança os prós e contras o EpG não serve de paradigma pra diminuir o trabalho de Shiori com LC. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Eu sinceramente prefiria q o EpG seguisse a linha do LC, explorando origens de fatos e personagens, focando em preencher lacunas de algo q só se ouvia falar ao invés de tentar impressionar os fãs com mais uma história onde os dourados acabam com todo mundo sem morrer ou saírem com alguma consequência séria (q não existe na obra clássica q é pretenso o pós-EpG). Pontos positivos o EpG tem, mas na minha opinião, pesando na balança os prós e contras o EpG não serve de paradigma pra diminuir o trabalho de Shiori com LC. Allan, eu realmente me surpreendi com esse último paragrafo (comento os demais depois, agora estou em aula). Okada nos revelou, através de sua vontadade de impressionar os fãs: A importância da Adaga de Ouro;A farsa na morte de Aiolos;A verdade sobre o ataque de Shura a Aiolos;A aliança entre Máscara da Morte e Saga;Explica a mudança de traje do Grande Mestre;Dentro outros... Enfim, eu realmente fiquei surpreso em ler isso aqui, principalmente do Allan. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Depois dos posts da Lily, não tenho muito o que comentar. Cancelamento é algo distante, caro Albafica. Só não há uma publicação periódica pois Kurumada está trabalhando na continuação de Ring Ni Kakero 2 (que no Japão é bem aceito), publicado quinzenalmente; trabalhou recentemente na supervisão do live action de Fuuma No Kojirou (que também é bem visto por lá) e supervisiona outras obras. Saint Seiya, apesar de todo o sucesso que fez na década 80, não é esse megasucesso no Japão, como é na França, Itália, Brasil e etc. Kurumada sabe o que faz.Assim WAN, eu não acho, nunca ouvi nenhum mangá no mundo mais problemático, história ruim, chuva de críticas, baixa repercussão, paralisação de quase um ano no projeto. Depois volta com promessa de seguir em frente, e mais uma vez o trabalho é paralizado. A estória sequer desperta a curiosidade dos fãs em saber o que vai acontecer. Sei que é muito dizer que ele será cancelado, mas não é nada precipitado, dadas as circunstâncias e a eterna crise que esse mangá passa desde o seu lançamento, que veio a ser ofuscado pela obra de Lost Canvas. Goste você ou não, o mangá faz um grande sucesso. Sabemos que Tânato é o deus da Morte. Sua habilidade é essa. Nunca, em momento algum, é citado que ele é ilusionista ou coisa parecida. O mais coerente mesmo é ele MATAR quem está vivo. Isso aconteceu com Pandora e Seika.Pé no chão? HUAUHAUHAHUAHUUHUAHUAHUHPerae, onde foi que você não viu isso sobre Tânatos? Tipo, baseado em quê você afirma que nunca aquele Deus poderia ter essas habilidades? Como eu afirmei antes, as suas habilidades, assim como a de seu irmão foram omitidas, isso por algum motivo, os Deuses por motivo de precaução resolveram ficar nos Elísios na atual Guerra. E na guerra anterior à Lost Canvas, possivelmente tinham a ver com a retirada das tropas de Hades da Terra. O que eu quero dizer é que você não pode fazer uma análise completa de um personagem, baseando apenas em um simples acontecimento da vida dele, como a participação na atual Guerra. Já que a idade de Tânathos é desconhecida, mas deve ser milhões de anos, não acha? E pra terminar, uma coisa que sabemos em Saint Seiya é que até os deuses, por mais poderosos que sejam, possuem suas limitações. Matar uma pessoa à distância é um pouco dificil para Tânatos, pois se trata de uma energia invisivel que não é nada forte, e que dependendo da capacidade de alguns humanos, ele pode ve-la e se defender. Pandora foi uma vitima fácil e com Seika, Tânatos não tinha como prever que ela seria protegida. Bom, em ambos os casos são presas fáceis, diferentemente de Yuzuriha, Yato e Tenma. Link para o post Compartilhar em outros sites
Aranha Chique 5.353 Postado Novembro 6, 2007 Compartilhar Postado Novembro 6, 2007 Sei que é muito dizer que ele será cancelado, mas não é nada precipitado, dadas as circunstâncias e a eterna crise que esse mangá passa desde o seu lançamento, que veio a ser ofuscado pela obra de Lost Canvas. Goste você ou não, o mangá faz um grande sucesso.De acordo com a ordem de publicação na revista original, Lost Canvas está na zona de estabilidade. Nenhum grande hit. E pela internet vejo ele ser bastante criticado, pela questão dos clones e repetição principalmente. Pra mim está um mangá qualquer nota, mas nada contra esse pedaço contando as desventuras dos personagens na floresta. Quando fica um clima mais de aventura do que só luta e só focando Cavaleiro de Ouro é que eu acho chato. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Novembro 7, 2007 Compartilhar Postado Novembro 7, 2007 De acordo com a ordem de publicação na revista original, Lost Canvas está na zona de estabilidade. Nenhum grande hit. E pela internet vejo ele ser bastante criticado, pela questão dos clones e repetição principalmente. Pra mim está um mangá qualquer nota, mas nada contra esse pedaço contando as desventuras dos personagens na floresta. Quando fica um clima mais de aventura do que só luta e só focando Cavaleiro de Ouro é que eu acho chato.Quando eu quero dizer que o mangá é um sucesso, não me refiro ao número de vendas ou algo do tipo, logo porque não tenho acesso a esses números. Lost Canvas faz muito sucesso entre os fãs de Saint Seiya, isso porque a história dá muito o que falar em todos os fóruns que existe. Idependentemente da opinião de quem expressa. No caso do CDZFórum por exemplo, as pessoas costumam muito mais comentar/discutir Lost Canvas do que o Episódio G ou o famigerado Next Dimension. Se LC fosse uma história ruim e a Shiori fosse limitada o mangá não teria o impacto que está tendo, ou seja é um sucesso. Entendeu? Link para o post Compartilhar em outros sites
Aranha Chique 5.353 Postado Novembro 7, 2007 Compartilhar Postado Novembro 7, 2007 Se essa é a sua definição de 'sucesso', que seja. Cavaleiros em si é limitado, é o típico shounen repetido ad infinitum. Muito deslumbre na minha opinião. Link para o post Compartilhar em outros sites
Nicol 2 Postado Novembro 7, 2007 Compartilhar Postado Novembro 7, 2007 Allan, eu realmente me surpreendi com esse último paragrafo (comento os demais depois, agora estou em aula). Okada nos revelou, através de sua vontadade de impressionar os fãs: A importância da Adaga de Ouro;A farsa na morte de Aiolos;A verdade sobre o ataque de Shura a Aiolos;A aliança entre Máscara da Morte e Saga;Explica a mudança de traje do Grande Mestre;Dentro outros... Enfim, eu realmente fiquei surpreso em ler isso aqui, principalmente do Allan. Não precisa se surpreender, eu não disse q o EpG não apresenta algumas poucas explicações sobre elementos do presente, e são justamente os poucos elementos positivos na minha opinião. Mas o que você citou não faz do EpG um mangá com a mesma linha, o mesmo propósito do LC, Okada não tem o objetivo de explicar as coisas e as origens de um história q já se tinha ouvido falar, ele simplesmente cria algo q a cada capítulo não condiz com a realidade cronologica após tudo aquilo, as coisas só vão se encaixar se ele utilizar uma das hipóteses q eu mencionei antes. Ah, eu não incluiria a mudança da vestimenta do Mestre como algo que ele explicou do clássico, pq no clássico não há essa vestimenta. Apesar de eu gostar da idéia dele isso não me impede de expor os fatos sobre isso. A vestimenta em questão foi inspirada visualmente numa vestimenta q existe no anime e não carencia de explicação, pq era simplesmente uma vestimenta usada por outro personagem. Okada apenas se inspirou no visual do anime pra criar algo novo para o mangá, parte do grande fato q é a criação de elementos q não aparecem no clássico e não tem conseguência a respeito, o mesmo q todo o restante do mangá. Link para o post Compartilhar em outros sites
Gabriel Santos 126 Postado Novembro 7, 2007 Compartilhar Postado Novembro 7, 2007 Vou ser curto o q acho exagero ne EPG é um cavaleiro derrotar um Titã (apesar daquela historia da maldição de q eles depois seriam derrotados pelos cavaleiros) mas é q pra derrotar Abel (q pelo q sei veio da mitologia babilônica, li em algum lugar soh naum lembro onde), Poseidon (foi um dos personagens injustiçados), Éries e Hades foram derrotados mas os cavaleiros de bronze tiveram q elevar seu cosmo até o nível dos cavaleiros de ouro (coisa q aprenderam nas 12 casas) ou mais para derrota-los.Mas gosto tanto de EPG (apesar de as vezes os cavaleiros e outros personagens parecerem muito femininos) como de LC e como já foi dito varias vezes os cavaleiros são iguais por causa do criterio de reencarnação de Kurumada. Link para o post Compartilhar em outros sites
Lily Kazama 25 Postado Novembro 7, 2007 Compartilhar Postado Novembro 7, 2007 Vou ser curto o q acho exagero ne EPG é um cavaleiro derrotar um Titã (apesar daquela historia da maldição de q eles depois seriam derrotados pelos cavaleiros) mas é q pra derrotar Abel (q pelo q sei veio da mitologia babilônica, li em algum lugar soh naum lembro onde) Abel não é deus do sol na mitologia babilônica. O deus em questão é Shamash. A informação de que se trata de um deus da Babilônia do Sol e do Hipnotismo foi divulgada na falecida revista Herói, autoria de Marcelo del Greco, e essa conversa permeia a mente dos fãs até hoje -- inclusive, em um determinado site... Abel é um deus inventado e que existe, unicamente, no universo de Saint Seiya, sendo o irmão de Athena... ² Só fazendo mais um off aqui, em relação à temática do tópico: vamos procurar não desvirtuar mais, ok? A discussão TLC x G é MUITO interessante, apesar de fervorosa, mas este aqui não é o tópico adequado. Aguardo a compreensão de todos. Qualquer dúvida, fiquem à vontade para enviar MP para mim ou para Slip A presto o/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Novembro 7, 2007 Compartilhar Postado Novembro 7, 2007 Depois dos posts da Lily, não tenho muito o que comentar. Assim WAN, eu não acho, nunca ouvi nenhum mangá no mundo mais problemático, história ruim, chuva de críticas, baixa repercussão, paralisação de quase um ano no projeto. Depois volta com promessa de seguir em frente, e mais uma vez o trabalho é paralizado. A estória sequer desperta a curiosidade dos fãs em saber o que vai acontecer. Sei que é muito dizer que ele será cancelado, mas não é nada precipitado, dadas as circunstâncias e a eterna crise que esse mangá passa desde o seu lançamento, que veio a ser ofuscado pela obra de Lost Canvas. Goste você ou não, o mangá faz um grande sucesso.E eu nunca vi alguém sempre falar de coisas com tanta certeza sem ter uma base sólida pra isso. Os fãs ansiavam por uma história do MESTRE. Ele, mesmo trabalhando em Ring Ni Kakero 2, se prontificou a produzir PARTES de 8 páginas para começar a história da Antiga Guerra Santa. Críticas, baixa repercussão e etc. vem mais do Ocidente, o que não importa muito para o Kurumada e/ou Akita Shoten. O interesse pra eles é no Japão, e lá as pessoas querem mesmo o Mestre trabalhando em Seiya. Next Dimension ofuscado por Lost Canvas? Perae, há uma grande diferença aqui. LC é semanal, é algo periódico. ND é lançado em pequenas partes. Há uma enorme diferença aqui, se vc ainda não notou... E, outra, o sucesso que vc menciona de LC também é mais fora do Japão. Por lá, como o Shin falou, é mais um Shounen mediano. Perae, onde foi que você não viu isso sobre Tânatos? Tipo, baseado em quê você afirma que nunca aquele Deus poderia ter essas habilidades? Como eu afirmei antes, as suas habilidades, assim como a de seu irmão foram omitidas, isso por algum motivo, os Deuses por motivo de precaução resolveram ficar nos Elísios na atual Guerra. E na guerra anterior à Lost Canvas, possivelmente tinham a ver com a retirada das tropas de Hades da Terra.Eu NUNCA disse que ele não tinha aquelas habilidades. Apenas citei que o Tânato, personagem construído pelo Kurumada, não possuí essas habilidades. Caso ele, em ND, mostre algo do tipo, mudo minha opinião. O que eu quero dizer é que você não pode fazer uma análise completa de um personagem, baseando apenas em um simples acontecimento da vida dele, como a participação na atual Guerra. Já que a idade de Tânathos é desconhecida, mas deve ser milhões de anos, não acha?E o que a idade dele tem haver com a discussão aqui? Até onde eu sei, deuses são imortais. Hipno e Tânato tiveram apenas seus corpos físicos mortos. Suas almas continuam. E pra terminar, uma coisa que sabemos em Saint Seiya é que até os deuses, por mais poderosos que sejam, possuem suas limitações. Matar uma pessoa à distância é um pouco dificil para Tânatos, pois se trata de uma energia invisivel que não é nada forte, e que dependendo da capacidade de alguns humanos, ele pode ve-la e se defender. Pandora foi uma vitima fácil e com Seika, Tânatos não tinha como prever que ela seria protegida. Bom, em ambos os casos são presas fáceis, diferentemente de Yuzuriha, Yato e Tenma.E então pq diabos vcs criticam tanto a Titanomachia? Quer dizer que os Santos de Ouro não poderiam lutar contra os Titãs? Faça-me o favor...Yuzuriha, Yato e Tenma são presas fáceis sim! Estão tão entertidos com o momento Halloween e Resident Evil que ele poderia MATAR caso quisesse. Mas prefere perder seu precioso tempo com a bandinha do inferno, tocando uma pro Hades Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Novembro 7, 2007 Compartilhar Postado Novembro 7, 2007 Thanatos não conseguiu matar nem os Cavaleiros de Bronze Secundarios...E se Thanatos tivesse realmente todo esse poder não haveria Guerra Santa 8D Ué, só o Thanatos dar seu "Ataque super sopro da morte" e todos os 88 Cavaleiros morreriam =DAs coisas não são assim tão bagunçadas gente... Felizmente. Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados