Ir para conteúdo

Comparação entre mangás de Saint Seiya

Posts Recomendados

Eu particularmente não consigo vislumbrar para tanto desgosto envolvendo os mangas. A meu ver cada um busca ao seu modo cumprir o seu papel. Eu não tenho preferência por nenhum deles, tento ver mais além, o que cada um tem a trazer e acrescentar, sem procurar por falhas só por não concordar com elas.

Quanto ao Episódio G. Os Cavaleiros de Ouro podem estar parecendo muito mais fortes nas mãos do Okada do que quando era pelo Kurumada. Isso acaba sendo até lógico, já que é a visão do Okada para estes personagens, e para ele os Cavaleiros de Ouro podem apresentar uma carga de “poder” muito superior à demonstrada pelo Kurumada, já que se trata da sua visão. Logicamente se o Okada viesse a retratar os Cavaleiros de Bronze na sua estória ele teria que apresentar eles com um “poder” muito superior ao tido na série clássica.

Quanto ao Lost Canvas, de inicio não posso negar, cheguei a estranhar as fisionomias adotadas para com os antigos Cavaleiros, aonde eles foram retratados com a mesma aparência dos desta era, contudo, se formos levar em conta tudo o que havia sido mostrado na série, acaba por ser o caminho mais lógico a ser adotado.

Cada um tem suas vantagens e desvantagens, como toda obra, nenhuma obra é perfeita. Mas não é por trazer elementos que desconsideramos é que iremos rebatê-la, temos sempre que ver o algo mais que ela traz. No Episódio G, o Okada levou a série para um patamar diferente ao apresentado pelo Kurumada ao acrescentar novas partes à narrativa e ao mostrar certos aspectos da “Crise Aiolos”, onde por causa disso os Cavaleiros de Ouro não se bicavam. Já em Lost Canvas, a Shiori retorna ao padrão “Kurumadiano”, com as estórias sem grandes inovações, por isso mesmo, acaba por algumas vezes está parecendo clichês da série clássica, pois ela busca resgatar o estilo do Kurumada.

No mais é isso, cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, mas basta filtrar e buscar o que de melhor cada uma traz.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 321
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Com todo respeito as notáveis do forum, mas acho que as pessoas por aqui estão se "ofendendo" demais por muito pouco. Kda um tem direito a opinião, no entanto oq me incomoda é que já faz um tempo que esse forum, esse lugar, já foi divertido. Outrora, dava gosto vir postar aqui. Atualmente, precisa-se pensar não uma ou duas vezes, mas trÊs antes de postar, devido a sensibilidade alterada do ambiente....

Concordo com você. Já a algum tempo estou percebendo que as opiniões estão muito exaltadas e até desrespeitosas com as outras pessoas. Parece que existem aqui alguns "donos da verdade" que desprezam a opinião alheia. Mas isto não vai me impedir de expressar minha opinião.

Acho meio sem nexo ficar comparando EP G com LC (ND acho que ainda não dá pra falar muito), porque são obras muitos diferentes uma da outra. A única coisa em comum que têm é o pano de fundo Saint Seiya, mas o que poderíamos esperar, afinal são autores diferentes, que se baseiam na história de Kurumada.

Eu, particularmente, prefiro o Ep G, já me acostumei e adoro o traço e acho que ele é mais Saint Seiya por trazer muita mitologia grega (principalmente). Mas reconheço que não é uma obra perfeita nem a prova de furos. O protagonismo excessivo de Aiolia; a sub-exploração dos outros dourados e dos próprios titãs (Têmis já morreu!) e o ritmo de publicação dos capítulos são algumas das críticas mais comuns. Alguns reclamam de que uma história como esta não possa se encaixar na cronologia, mas acho que ninguém, nem Okada, nem Kurumada estão realmente preocupados com isto. Eles querem é contar uma história dos cavaleiros de ouro (além disto, se olharmos por este ângulo, mesmo o LC também é difícil de encaixar na história, pois pra onde foram estes espectros fodásticos na guerra santa atual?).

Quanto a LC, acompanho também assiduamente e até gosto da história. Seu maior mérito pra mim é mostrar os espectros atuando como um exército realmente temido, mortífero, composto de poderosos personagens, o que torna a guerra santa uma guerra de verdade. Na guerra da atualidade os espectros são ridiculamente fracos e sub-aproveitados (não conhecemos nem 1/3 direito). Minha maior crítica é ao fato de a história ter começado mostrando os "clones" ou encarnações (o que detestei pois acho que seria muito melhor personagens totalmente novos) e agora parece que este quesito não vale mais, pois a história meio que descambou pra outro rumo (zumbis, magia, etc). Só que as aparências e personalidades iguais permanecem e acho isto muito ruim.

Então, existem prós e contras para ambos. O que manda é o gosto do freguês. Eu prefiro Ep G mas não desprezo o LC.

Um abraço a todos e "paz e amor" galera!

Link para o post

Saint Seiya - Episode G:

Não posso mentir, eu gostei MUITO desse mangá no inicio, tanto que cheguei a comentar que esse mangá havia superado o mangá classico de SS (que pra mim é uma obra suprema). Os traços são perfeitos, não me recordo de algum autor ter traços tão detalhados. O mangá trouxe também o lado mais humano nos Cavaleiros, mostrando parte do cotidiano dos mesmos, deixando claro que eles não vivem só de luta, obvio. Tudo estava bem, até...

Olha, vou ser bem sincedo, já estamos no Volume 12 do mangá, e (desculpem a palavra) PORRA! Só um titã morreu, ainda uma morte que não foi tão legal. O mangá além de ser centrado 99% no Aiolia (onde no mangá classico mesmo o Seiya sendo principal dava MUITO espaço para outros personagens) é extremamente cansativo. Vou se direto: As conversinhas de "Eu sou um Deus e ninguém me toca" de "cai, levanta, cai, levanta, bate, e ganha" já está saturando, e pior, já superou a decadas o mangá classico com essas mesmas coisas. O problema não é o Aiolia ser o principal, é ser o unico que tem destaque.

Outra coisa que eu disse acima, será que vamos ter que esperar 12 volumes pra ver uma morte de um Titã? Putz, vamos ter 144 volumes então -_- Acho que vou voltar a amar o EpiG, quando eles pararem de enrolar, e começar logo o mata-mata. =P hahaha

Sobre os super-poderes dos Dourados nem vou comentar por que todo mundo já falou disso, mas sinceramente... Acho que o Aiolia-Epi-G sozinho derrubaria o Muro das Lamentações, e ainda dava uma surra no Thanatos e Hypnos com as mão amarradas.

Mas é claro que "surpreendentemente" o poder dos dourados regridiu... Vai lá se saber o por que.

Ah, só pra constar eu ainda amo o EpiG, o mangá é supremo, mas...

Lost Canvas

Já disse milhares de vezes e repito. O que me fez ser um grande fã de LC foi exatamente o que todo mundo odiou (ou a maioria), os cavaleiros com a mesma aparencia. Por que?

Bem, no começo quando eu vi que todos eram iguais eu quase tive um surto de odio, pra mim a mangaka tinha feito uma merda enorme e tinha acabado de estragar uma Saga que poderia ser a melhor de SS. Ai está o X da questão, Shiori com belos traços conseguiu reverter a situação, fez do mangá "todo-igual-ao-classico" diferente. Mesmo tendo a mesma aparencia e mesmos golpes, na minha opinião, os Dourados do LC são dezenas de vezes mais cativantes que os do mangá classico.

A forma que Thanatos e Hypnos são tratados no LC tão é maravilhosa, mostrando a grande participação dos mesmos nesse guerra, e não deuses preguiçosos que só entram no final da história.

Os traços da Shiori são perfeito, sobre isso nem tenho muito o que comentar.

Os espectros... Oh os espectros *O* maravilhosos, sou sincero em dizer que o UNICO espectro da série classica que eu gostava era o Myuu, e só. É o unico, o resto dos espectros na minha opinião são todos ridiculos e mal aproveitados. Já no LC nos foi mostrado espectros MUITO mais interessantes que no mangá classico, ponto pra Shiori.

As vezes a Shiori enrola um pouco na história, como na parte da floresta, mas o que ocorreu depois teve uma grande ligação com o Veronica, que me animou mais. No mangá compilado não vai parecer tão enrolativo como no mangá semanal.

Bem, não vejo muitos pontos negativos no LC, só acho que os Dourados estão morrendo muito rapido, eles aparecem e morrem. Isso é triste, por que estou curtindo demais os "antigos" dourados. E assim como todo mundo eu queria realmente que os Dourados tivessem rostos diferentes dos antigos e golpes totalmente diferentes do original, mas infelizmente isso não foi possivel, ainda assim o mangá está me agradando demais. Palmas ao LC :P

Next Dimension

Nem tenho muito o que comentar desse por que foi mostrado pouco coisa até agora.

O traço como sempre está horrivel, a história em sí não é tão ruim, mas está muito mal-explicada. Espero sinceramente que o Masami de uma melhorada na história...

Link para o post

Mark, só a nível de informação:

3 Titãs já morreram :P

Apareceu Prometeu e Euríbia -_-

Começou a desvendar todo o plano de Pontos e Gaia XD

Pena que essas informações não cheguem com freqüência nós, dificultando ainda mais a compreensão da estória.

Link para o post

Não li os ultimos capitulos do EpiG, mas... Isso quer dizer que agora temos Titãs brotando do nada? o_o

Será que teremos 108 titãs? =P hahaa Zueira, mas valeu pela informação.

Link para o post

Não, não! hehehehe

Pelo que eu entendi o que acontece é isso:

- Prometeus tem amigos na Terra. Não se sabe se são titãs, deuses ou sabe-se lá o que. Imagino que serão esses caras que Saga, Mask e Afro lutarão, já que estão na Terra.

- Há seis (ou cinco, não sei ao certo) silhuetas ao redor de Gaia. Aqui o bicho pega, pois provavelmente são outros deuses do porte dela e eu não queria isso, pois acho que ficará forçado e enrolado. Mas aqui entra a questão de gosto. Eu preferiria um enfoque maior nos titãs e pronto, acabava aí.

Sobre o LC: Eu nem achei a parte da floresta enrolada. Não digo que tenha gostado (gostei do capítulo da Yuzuriha e os do Manigoldo), pois não gostei, mas não achei enrolada. O mangá é semanal e todo mangá semanal se dá o direito de ter essas passagens. Além de LC eu leio Naruto e Bleach semanalmente e neles rola a mesma coisa. Aliás, em Naruto tava tendo uma luta enrolada extremamente pior que essa fase da floresta em LC.

Acho que o que rola é que nós que acompanhamos semanalmente acabamos nos enchendo dessas partes transitória do mangá, mas quando se lê de uma vez só esses capítulos percebe-se que foi algo até curto. Ao menos assim acontece comigo.

Link para o post

Next Dimension:

-Contras:

Periodicidade maluca,poucas páginas.Os desenhos são um contra para alguns,mas para mim não a mínima diferença (a partir das doze casas o traço do Kurumada já tinha tornado-se aceitável).É uma mera Side Story.

-Prós:

É escrito pelo Kurumada,ponto.Vale na cronologia oficial (mangá clássico),diferente de LC e EPG.

Lost Canvas:

-Prós:

A guerra santa anterior é mais prolongada,traço mais próximo do Kurumada.Aparição de maior número de espectros.Personalidade dos "novos" dourados decente.

-Contras:

Traço lembra Shojo em alguns momentos,vários personagens idênticos aos da série clássica.Não vale na cronologia.

Episódio G

-Prós:

Maior versatilidade nas batalhas,novos inimigos e abordagem da história.Os desenhos são bonitos,mas não gosto do estilo.

-Contras:

Incoerências com o mangá original e os estabelecido em outras obras de Saint Seiya anteriores(tanto em enredo como personalidades-vide Aiolia), desnível absurdo dos personagens.Deuses pequenos de um mundo pequeno.Não vale na cronologia.

Link para o post
Só pra constar, Ares Saga: Sim, tanto LC quanto EpiG valem na cronologia.

Episódio G e Lost Canvas são obras oficiais,mas não são escritas pelo Kurumada (se participação valesse,inclua aí pelo menos 4 filmes da série),logo não pertencem a cronologia estabelecida no mangá original.

Se formos considerar o universo de Saint Seiya em si,envolvendo todo material relacionado a série(filmes,animes,outros mangás,panfletos) aí sim.Mas nesse caso eu defendo que são cronologias diferentes ,como no caso do Grande Mestre no mangá e no anime,que seguem basicamente a mesma história mas tem alterações que as distanciam,e a explicação de uma não serve para a outra.

Link para o post
Só pra constar, Ares Saga: Sim, tanto LC quanto EpiG valem na cronologia.

Não lembro de ter lido um pronunciamento oficial sobre LC se encaixar na cronologia. Até ler algo concreto sobre isso, não só opinião de fã, acho que está no ar. Aí veremos se vão canonizar o ND ou o LC, ou se vão dar uma maneira maluca de considerar ambos.

Saliento até que o Kurumada (alegadamente) numa entrevista àquele Jesus Xaquete maluco disse que "quem quisesse poderia considerar o Ep. G uma side story"...

Link para o post

Bem, ai depende muuuito.

Pelo que se lê é que o Masami Kurumada convidou a Shiori pra fazer o mangá (pelo menos é o que diz o proprio mangá), se o autor oficial fala pra que você faça uma história da antiga guerra santa, ela entraria na cronologia, não?

Idem ao EpiG.

Mas uma coisa eu até concordo, que fica meio dificil colocar Next Dimension e Lost Canvas juntos cronologicamente e até mesmo como obras oficiais. É meio que totalmente contraditório. Só se o Kurumada confirmar que o Next Dimension seja realmente uma "outra dimensão" (sim, eu sei que nao é essa a tradução, mas vocês entenderam o que eu quis dizer...).

Link para o post

Eu era fã incondicional do EpG... mas essa coisa de "Eu sou Aiolia, e a história só gira ao meu redor" me encheu a paciência tem tempo. Tanto que deixei de acompanhar a série faz alguns meses... quando muito, leio os resumos, por vez ou outra.

Acho o traço de Okada sensacional, para mim é disparado o melhor que já se viu até hoje no universo de CDZ como um todo. O roteiro também é bom... mas o que estraga, para mim, é o protagonismo excessivo do Aiolia.

Sobre LC, não gostava a princípio do enredo e dos personagens clonados... atualmente, já aprendi a gostar da história, claro que algumas partes me desagradam mas no todo, não compromete a obra.

Por fim, ND me soa como a pior das três. Mas tem pouco material publicado... e após ler a análise do Styx, traçando um paralelo com Chris Claremont, eu fiz algo parecido, mas desta vez com o Dan Jurgens, outro roteirista/desenhista que marcou muito na fase em que trabalhou com Superman na DC.

E vendo as coisas sob esse prisma, prefiro ir "deixando rolar"... sem esperar muito do ND. Quem sabe, não me surpreendo com o tempo...

E quanto a encaixar cronologicamente LC e ND, é fácil: são terras paralelas, ué. LC fica na Terra-1, ND na Terra-2, e por aí vai... XD

(Quem manjar um pouco de DC Comics, especialmente no momento atual, vai sacar a "piada interna". XD)

Link para o post
Mas uma coisa eu até concordo, que fica meio dificil colocar Next Dimension e Lost Canvas juntos cronologicamente e até mesmo como obras oficiais. É meio que totalmente contraditório.

Sim, é aí que entre a proposta Multi Angle Dual, duas Sagas Oficiais para o mesmo acontecimento. A Saga de Asgard (anime) e Asgard (movie) são assim. Não existe uma mais "oficial" do que a outra, pode ser até superior em riqueza da história, mas cronologicamente não. Apesar de serem em épocas diferentes, a existência de uma entra em conflito com a outra. O mesmo acontece com LC e ND não existe mais "oficial", só existe a história superior. Tudo em Saint Seiya é feito para ser encaixado cronologicamente, mas como próprio Hipermito diz, é impossível considerar tudo.

Link para o post
Sim, é aí que entre a proposta Multi Angle Dual, duas Sagas Oficiais para o mesmo acontecimento. A Saga de Asgard (anime) e Asgard (movie) são assim. Não existe uma mais "oficial" do que a outra, pode ser até superior em riqueza da história, mas cronologicamente não. Apesar de serem em épocas diferentes, a existência de uma entra em conflito com a outra. O mesmo acontece com LC e ND não existe mais "oficial", só existe a história superior. Tudo em Saint Seiya é feito para ser encaixado cronologicamente, mas como próprio Hipermito diz, é impossível considerar tudo.

O anime não invalida o filme e virse-versa. Apenas aconteceram em tempos diferentes, com situações completamente divergentes.

Sobre EpG: O Supersasshi divulgou um vídeo de uma entrevista onde o Kurumada fala do "pq?" de ter autorizado a publicação desse mangá. Segundo uma tradução (passível de erros) Kurumada afirma que Okada e ele são os únicos capazes de escrever Seiya XD

Link para o post
Sobre EpG: O Supersasshi divulgou um vídeo de uma entrevista onde o Kurumada fala do "pq?" de ter autorizado a publicação desse mangá. Segundo uma tradução (passível de erros) Kurumada afirma que Okada e ele são os únicos capazes de escrever Seiya XD

Que é isso, as coisas têm limite...

Sou fã de Okada, mas creio que Kurumada seria um completo calhorda se dissesse isso. E também acredito que Shiori não faria parte do projeto do Lost Canvas, após uma colocação desse tipo.

Não é dizer que estão mentindo, mas eu queria ver essa entrevista, e queria ver se ele diz exatamente isso mesmo. Até ter certeza, pra mim as coisas estão deturpadas aí.

É uma declaração forte demais pra um autor que propõe multiplicidade de autorias. Kurumada é maluco, sim, mas não desrespeita ninguém.

Link para o post
Mas uma coisa eu até concordo, que fica meio dificil colocar Next Dimension e Lost Canvas juntos cronologicamente e até mesmo como obras oficiais. É meio que totalmente contraditório. Só se o Kurumada confirmar que o Next Dimension seja realmente uma "outra dimensão" (sim, eu sei que nao é essa a tradução, mas vocês entenderam o que eu quis dizer...).

para mim, não chega nem ao ponto do q a eliz disse (haha como eu nao entendo de comics, boiei mesmo XD~ ) de terra-1 e terra-2... Pra mim são simples versões, simples mitos, e tal qual mitos, possuem diferenças e semelhanças conforme quem os relata.

Simples, da mesma forma o número e integrantes de cavs. de prata (que é dito em todo lugar que não se sabe quais são, mas se fossemos juntar tudo já tinha passado de 24). Enfim, pensando como mito entra no diz-que-me-disse-que-me-diz e logo não vira algo passível de discussão para mim. XD

Link para o post

Eu acredito que o Ep.G valha sim pra cronologia. E não vejo diferenças entre personalidades ou furos. O Aioria esta bem mais maduro na série original, mas o fato é que se passou muito tempo e muitas coisas no Ep.G, pessoas mudam.

E não há diferenças entre os poderes, todos os Dourados são absurdamente apelões de fato. Mas as cenas do Okada, por serem mais épicas, passam mais emoção e eles parecem mais fortes.

Quanto aos furos, se puderem me apontar alguns eu acho que da pra se discutir.

Link para o post

Lost Canvas e Next Dimension simplesmente co-existem, há mais de uma versão pra mesma coisa - a guerra santa anterior. Se ambos são oficiais, como são, em algum momento/situação as informações dos dois devem proceder.

O "quando devem proceder", até que haja um pronunciamento final do autor original, irá de cada um... Não tem jeito.

Link para o post
O anime não invalida o filme e virse-versa. Apenas aconteceram em tempos diferentes, com situações completamente divergentes.

No meu ponto de vista sim, e o da maioria esmagadora também. Saga de Asgard anime e filme devem ser consideradas estórias paralelas por vários fatores que impedem a co-existência. Há quem não concorde, há quem afirme que filmes e anime não divergem, mas isso é outra história.

E põe passivel nisso...

Link para o post

Eu perguntei a data da entrevista por que SE ela realmente existe é provavel que foi feita bem antes do inicio da idéia do Lost Canvas. Até aquele momento podiam ser somente duas pessoas capazes, agora temos uma terceira =P

Afinal, o Kurumada não teria a escolhido se a mesma não fosse capaz de fazer uma ótima história, e a Shiro esta a fazendo muuuito bem *o*

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...