Ir para conteúdo

Comparação entre mangás de Saint Seiya

Posts Recomendados

COncordo que os Cavaleiros de Ouro são os mais fortes e que o Okada deveria mostrar isso, mas ele deveria mostrar os Cavaleiros ao nivel do mangá classico (como você mesmo disse que tudo feito pelo Masami é oficial e o resto é fanfic o EpiG entra ai juntinho).

E o que o pessoal esta debatendo aqui não é que o ND é menos oficial que o LC. E sim que o LC é melhor que o ND. Simples. Mas não acho que Masami colocou o nome "Next Dimension" atoa. Veremos se ele vai dar alguma explicação sobre isso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 321
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Esse drustann só pela sua assinatura(Naruto) já se ver o pessimo gosto que tem!

Achei isso totalmente desnecessário.

Não estou nem do lado de um, nem de outro, prefiro deixar isso claro, e enxergo os defeitos de ambas as obras. Mas não concordo em considerar LC um mero "fanfic" ou que nao deva ser levado em conta. Apesar de não ser o escritor ou desenhista da obra, é uma publicação oficial, querendo ou não. Além do que, ainda não vi vir da boca do Kurumada "LC não faz parte do universo que criei" ou que LC não é válido. O que temos é hipótese, e acho que nenhuma conclusão do que é ou não verdadeiro pode ser tomada até que seja dada uma declaração oficial.

Até agora apenas tenho lido os posts e acompanhado, mas não tenho nada a postar pois acho que essa discussão, apesar de benéfica e construtiva, não possui um caminho, ao meu ver. As últimas discussões tem girado em torno de gostos, uma coisa que sai do nada e leva a lugar algum se discutido neste momento.

Minha opinião x]

Link para o post
E o que o pessoal esta debatendo aqui não é que o ND é menos oficial que o LC. E sim que o LC é melhor que o ND. Simples. Mas não acho que Masami colocou o nome "Next Dimension" atoa. Veremos se ele vai dar alguma explicação sobre isso.

Que fique claro que isso é uma opinião pessoal sua. ND, pra mim, está a anos-luz do LC (mesmo com os péssimos desenhos). O enredo, que engatinha, tem tudo pra trazer uma ótima trama.

Next Dimension = Próxima Dimensão.

The Lost Canvas = A Tela Perdida.

Qual dos dois vc acha que está mais paralelo? Algo por vir ou algo perdido?

Link para o post
Que fique claro que isso é uma opinião pessoal sua. ND, pra mim, está a anos-luz do LC (mesmo com os péssimos desenhos). O enredo, que engatinha, tem tudo pra trazer uma ótima trama.

*entrando na discussão .-.*

Bom, tecnicamente, algo perdido um dia esteve em posse de alguém, ou seja, um dia não era algo perdido e nem se supõe que não exista. EU acho. Próxima dimensão, pra mim refere-se a algo mais paralelo, uma vez que é algo menos palpável e suspeito do que algo perdido.

Mas não acho tão relevante os nomes das duas obras para constar a sua relevância agora. Seilá, Lost Canvas já foi explicado e Next Dimension ainda permanece obscuro. Não acho que seja algo discutível uma vez que não se tem idéia do propósito de um deles.

Link para o post

A resposta foi para o Ikki-CE. Não falei que a opinião que LC é melhor é universal, e sim que o debate está em cima disso, não precisa criar coisa onde não tem.

E apesar de ser gosto pessoal queria saber o por que do ND estar a anos-luz do LC. Em 80 paginas eu não vi praticamente nada acontecendo, talvez daqui alguns capitulos até mesmo eu mude de idéia, por enquanto tem pouca coisa pra que possa me apegar.

Você sabe muito bem o que significa The Lost Canvas. Já o ND ainda não tem um significado, ou tem e eu não sei?

Link para o post
COncordo que os Cavaleiros de Ouro são os mais fortes e que o Okada deveria mostrar isso, mas ele deveria mostrar os Cavaleiros ao nivel do mangá classico (como você mesmo disse que tudo feito pelo Masami é oficial e o resto é fanfic o EpiG entra ai juntinho).

Melhor ou não o fato é que não vai alterar em nada o universo de Saint Seiya, já que o autor está escrevendo sobre a mesma coisa. Essa moda agora que tudo que o Kurumada faz é merda e o que outra pessoa faz é bom é recalque do lance da troca do Yamauchi e dos dubladores. EPG tem a seu favor que além de ter um enrredo muito bom, teve o dedo do autor na concepção do roteiro logo no minimo ele tem alguns fatos que estão na "cabeça" do kurumada em relação ao todo da serie.

Link para o post
Esse drustann só pela sua assinatura(Naruto) já se ver o pessimo gosto que tem! EP G kurumada deu

Eu tinha escrito uma mensagem bem bonita pra você, mas, putz, deixa pra lá...

Só vou te dizer duas coisas:

- Eu gostar ou não de Naruto tem alguma coisa a ver com Saint Seiya? Bem, a resposta é óbvia então nem precisa escrevê-la.

- É bom conhecer uma pessoa primeiro antes de julgá-la, sabia? "Não julgue um livro pela capa" é um ditado bem velho e conhecido, mas pouco aplicado, não é?

Quanto a curtir LC ao invés de ND a resposta é simples: Não sou fiel ao Masami e sim ao meu gosto. Se o "fanfic" é melhor, AO MEU VER (entenda isso), que a nova obra do Kurumada, fazer o que... vou seguir o "fanfic", pois isso me satisfaz e não a obra oficial (Se bem que pra mim LC é tão oficial quanto qualquer coisa... isso eu nem discuto).

Mas nem posso julgar o ND. Por enquanto não gostei, mas posso vir a gostar.

Link para o post

O que alguns não param pra pensar é que em Lost Canvas é deixado bem claro que Hades detesta ressucitar seus espectros por conta própria, pois para ele isso é como dar sofrimento à eles e como o deus do submundo preza muito por seus soldados...

E Ainda em LC, há uma citação interessante de Hades/Alone:

- "Ressucitar os espectros sempre foi algo que me trouxe problemas..." (Vide as experiências anteriores).

Shiori explica tudinho. XD

Link para o post
Melhor ou não o fato é que não vai alterar em nada o universo de Saint Seiya, já que o autor está escrevendo sobre a mesma coisa. Essa moda agora que tudo que o Kurumada faz é merda e o que outra pessoa faz é bom é recalque do lance da troca do Yamauchi e dos dubladores. EPG tem a seu favor que além de ter um enrredo muito bom, teve o dedo do autor na concepção do roteiro logo no minimo ele tem alguns fatos que estão na "cabeça" do kurumada em relação ao todo da serie.

Não, não e não. Não acho que o Kurumada esteja fazendo merda, só acho que faz quase dois anos que temos 11 capitulos que não empolgaram em nada ainda. Sobre o envolvimento do Masami no EpiG e no LC ninguém (Não pelo menos nesse forum) sabe o quanto ele ajuda no roteiro. Algumas coisas citadas no ND temos também no LC. Como Tenma/Alone, então existem fatos também no mangá que estão na "cabeça" do Kurumada. Você não pode simplesmente dizer algo que apenas os proprios autores sabem.

Mas levando da forma que 'você' vê, então não faz sentido algum você vir me dizer que o LC é quase uma fanfic e que o EpiG é totalmente cronologico. Ou só vale o que o Masami escreve/desenha, ou vale todos os autores envolvidos na série (que alias, foram convidados pelo proprio Kurumada).

E eu até mesmo havia esquecido essa citação Albafica. Mas eu não entendo por que ressucitar espectros traria problemas para ele, seria tão mais simples vencer (que é tudo que Hades quer, mas nunca consegue). Bem, da mesma forma isso é uma explicação do proprio LC, dando mais realidade ainda ao que está sendo debatido.

Enfim, o caso é que mesmo não gostando de fazer seus espectros voltarem a sofrer, tenho certeza que ele ressucitaria os espectros da mesma forma pra vencer. Não mais.

Link para o post
E eu até mesmo havia esquecido essa citação Albafica. Mas eu não entendo por que ressucitar espectros traria problemas para ele, seria tão mais simples vencer (que é tudo que Hades quer, mas nunca consegue). Bem, da mesma forma isso é uma explicação do proprio LC, dando mais realidade ainda ao que está sendo debatido.

Enfim, o caso é que mesmo não gostando de fazer seus espectros voltarem a sofrer, tenho certeza que ele ressucitaria os espectros da mesma forma pra vencer. Não mais.

Ele deu a entender que ressucitar espectros nunca se mostrou algo eficiente para ele e parece que não é algo tão interessante assim pra ele, além de ser um trabalho altamente cansativo, ficar ressucitando diversas vezes dezenas de espectros que morrem com apenas um golpe. Talvez os mestres anteriores e os dourados sempre achavam um jeito de tornar isso frustrante. Em Lost Canvas, apenas a presença do cosmo de Sasha, já impedia Hades de ressucitar.

Mas mesmo assim ele fez de novo, vide a vantagem que ele estava no momento atual. Asmita só pôs um fim nisso.

Link para o post
  • 1 mês depois...

O ultimo post foi do ano passado XD

Mas como ja estavamos floodando no outro topico, voltemos para cá.

Gente, vamos ser sinceros... Cada um puxa a sardinha para o lado do mangá favorito, mas isso não deve nem deveria ser motivo para atacar outros mangas.

É como eu digo, quando falo algo sobre o EPG não é por que estou atacando ele por fanservice por exemplo, até por que gosto disso. É apenas pra mostrar que os dois mangás possuem coisas identicas, só falta abrir os olhos.

Link para o post

Vamos resumir o tópico com:

LC e EPG são dois mangás "bons" de Saint Seiya - até onde isso pode ser dito - , cada qual com suas besteiras e acertos....de resto, peguem o beco pq todos os argumentos das últimas 15 páginas vão se repetir nas vindouras...

Qualquer coisa, usarei meu poder silverchain em vcs XD /bobo

Link para o post

Eu curto o EG com ressalvas. Acho que o meu começo no fórum eu criticava o mangá à toa, porque estava realmente "magoado" (se é que isso existe...) com o mangá. Mas isso é passado e hoje acompanho o EG na esperança de ler boas coisas, porém sempre com o pé atrás devido ao passado.

Acho EG perfeito? Pára, né? Como poderia? EG não tem fanservice? Tem até não poder mais. Isso é ruim? ÓBVIO que não. Não sei porque alguns colocaram na cabeçona que fanservice (no modo que vocês encaram a palavra) é algo ruim. Se Milo aparecer e vencer um titã é fanservice, muito bem, eu quero fanservice. Se os dourados do LC fizerem sempre um papel legal é fanservice, por favor, Shiori, continue o fanservice!

Fanservice ruim, ao meu ver, é o que acontece geralmente em Bleach onde SÓ o lado dos mocinhos se dá bem e TODOS os vilões se dão muito mal. Isso sim é um fanservice que me incomoda.

Não adianta agora ficar aqui falando que ninguém tá levando isso tudo pro pessoal, pois estamos. O que eu acho mais chato é que no fim estamos todos aqui pela mesma causa: Todos nós superamos o tempo e ainda continuamos curtindo SAINT SEIYA e só isso.

Só que parece que LC virou um grande vilão para alguns fãs do EG. Parece que a terrível Shiori e seu mangá roubaram os holofotes do Episode.G. Caramba, desde quando há disputa entre os dois mangás? Desde quando eles estão aí para competir? Sequer fazem parte do mesmo nicho, apesar dos dois serem SS e shonen.

Eu vejo isso aqui e no SSYE e, putz, parece coisa de louco. Irrita mesmo! Dá até medo de entrar em um tópico de LC e se deparar com algumas atrocidades escritas como, citando o WAN, "Shiori só está esperando Okada usar o Aiolos para ela saber como usar o Sísifo". Ler isso é zoeira demais. O pior é ver distorções claras do universo SS só para defender o mangá favorito. Acho muito melhor aceitar as falhas do seu mangá favorito e curti-lo em paz. Eu faço isso com o LC, pois pra mim está longe de ser um mangá perfeito. Ele me diverte, me deixa ansioso pela semana que vem, gosto dos personas, gosto do que está rolando e de como a trama se desenvolve e ponto. Não quero ler algo profundo, algo que me impacte e mude minha vida. Pra isso existe Pessoa, Joyce e tantos outros escritores. Não será em um mangá que irei achar iso.

Enfim, só sei que essa discussão e essa briguinha/picuinha já encheu o meu saco. Isso realmente desanima. Quando entrei no fórum eu já estava desanimados com fóruns por conta do meu desgaste com o Lemuria. Entrei aqui principalmente para conversar de Lost Canvas. Não tenho mais o mesmo fôlego e paciência para ficar argumentando e aguentando alfinetadas. Por isso meu pensamento é meio radical: Gosta de LC? Seja bem vindo! Não gosta? Seja bem vindo, também. Quer criticar? Pode fazer, mas que haja respeito. Quer se auto-afirmar e proteger sua obra? Caia fora!

Uma coisa que não podemos nunca esquecer: Mangá, assim como qualquer outra coisa que entra a questão "gosto", é pura percepção. Eu gosto de rock, mas tem quem prefira jazz. Se a pessoa criticar o rock será falando coisas que só pra ela fazem sentido.

A mesma coisa nesse mundo de mangá: Eu tenho um amigo, que está no fórum (XD), e curte D-gray-man. Ele acha muito bom, se empolga, etc... Quando eu vou ler o negócio não me empolga de jeito nenhum. Aliás, acho muito chato. Então o mangá é ruim ou minha percepção é diferente da dele? A mesma coisa acontece quando se fala de EG e LC. Por isso que tem que haver mais respeito aqui e, na boa, não está tendo.

Quando a imposição de opinião parar as coisas tendem a melhorar.

É isso.

Editado por drustann
Link para o post

COMPAREMOS!!! >(

Não vou incluir o Next Dimension pq só li o primeiro capítulo. Vou pegar uma uma comparação que eu já tinha feito em outra situação e colar aqui... então se acharem que em alguma parte eu tava me referindo especificamente a algum usuário daqui, é mera coincidência. Adições novas estão entre parênteses, três hífens e em itálico.

Episódio G

Eu me dou a liberdade de falar do epiG sem eufemismos porque eu não sou um desses bitolados que odeiam TUDO que Okada fizer. Tem opinião a respeito do epiG e do LC que eu simplesmente não acho que valha mais do que o que o gato enterra, simplesmente pq a pessoa vai esculhambar (ou idolatrar) qualquer coisa que estiver ali sem o mínimo senso crítico. Como eu já fui um grande fã do epiG no começo, e até me esforcei pra popularizá-lo, sei que o meu atual desgosto pelo mangá não é mera questão de picuinha besta.

Ok, vamos lá. No começo eu gostava muito do epiG, muito mesmo! O primeiro volume alargou o mundo de CZ, mostrando que os Cavaleiros não viviam em uma ilha no meio do nada. O mundo exterior foi mostrado, a relação do Patriarca com outros poderes políticos, isso tudo eu achei muito interessante. Curiosamente, na história original apenas os malquistos fillers é que davam essa sensação, como a parte de Geist, já que no mangá mesmo os Cavaleiros pareciam não ter qualquer relação com o mundo exterior.

A adição dos Titãs foi ótima, principalmente porque começou logo pelos dois que eu mais gostei: Hipérion e Jápeto. Os diálogos ganharam uma profundidade diferente do que o mangá original tinha para oferecer e a questão homens x deuses, que tinha sido muito vagamente explorada no mangá original, finalmente ganhou o corpo que merecia.

Pontos em aberto na história também foram resolvidos. Quer dizer, nunca fez sentido todo mundo saber que Saga tinha usado o Satã Imperial e ainda assim não ter percebido que o mestre não era mais Shion. Quer dizer², se todo mundo conhecia essa técnica, é pq sabia de quem ela era. O epiG resolveu isso dizendo que era uma técnica dos Patriarcas em geral e eu achei ótimo o modo como o domínio dessa habilidade foi atrelado à evolução de Saga enquanto Patriarca. Apesar de Aiolia ser o que mais aparece (com uma freqüência que, em muito, superou o simples "irritante"), Saga definitivamente é o personagem mais bem trabalhado dos dourados, Okada realmente soube fazer um bom trabalho com ele.

O traço era outro ponto que valia menção. Os personagens em si são horríveis (tirando aqueles de aparência mais maduras, que realmente ficam muito bonitos, como Shura e Hipérion), mas as armaduras são lindas! Com força! O detalhamento no background é fantástico e, apesar de eu ler vários mangás, algo até então inédito para mim. O problema é que esse detalhe às vezes é exagerado e, ao invés de favorecer a ambientação, prejudica tudo por poluir a imagem, tornando um amontoado de coisas que em nada acrescentam à história.

Com o tempo, entretanto, a coisa mudou. Ou melhor, continuou igual e esse é o problema! Nada mudou! A história estancou, a argumentação continua batendo na mesma tecla, as lutas parecem releituras umas das outras... digo, se um dia eu achei o epiG fantástico, hoje eu considero, sem exagero algum, um dos piores mangás com que já tive contato (e, acreditem, eu já li muita coisa ruim!).

Hoje em dia eu vejo o epiG como um mangá petulante, que tem a presunção de querer ser mais do que tem competência para ser. É um ouro de tolo, com falas rebuscadas sem nenhum conteúdo feitas para pegar trouxa e parecer que realmente são inteligentes. Sabe Elfen Lied? Pois é. Algo que finge ter uma seriedade que não tem de fato, mas convence pré-adolescentes que não conhecem muita coisa e realmente acham que aquilo é algo genial. (--eu deveria ter tirado essa parte antes de postar aqui no CDZ já que os ânimos tão mais exaltados... mas deixa pra lá XP---)

Com o tempo, pode-se ver que Okada não era o autor genial que parecia, apenas alguém que tinha boas idéias para o começo de um mangá, mas não o bastante para dar continuidade a ele. Se o epiG fosse um mangá curto, poderia muito bem ter acabado como algo incrível, mas não é o caso. É longo e um mangá longo exige criatividade. Okada não mostrou isso.

TODOS os diálogos do epiG são exatamente a MESMA COISA! As mesmas falas, as mesmas argumentações, os mesmos pontos tratados. Volume após volume é um remoído da mesma história. Homens x deuses. Ponto. A discussão não ultrapassa esse nível rasteiro e, se pelo menos fosse sincera, tudo bem! Afinal, quantos mangás por aí não têm competência para tratar esse ponto - o da "filosofia" (de botequim, mas ainda assim)? Mas o problema é que o epiG não é sincero! Ele tenta enfeitar e fazer parecer que é profundo, que tem de fato um conteúdo que, na verdade, não possui.

Tá bom, Okada, a gente já entendeu o que você quer dizer quanto ao poder dos homens frente ao que seria aparentemente predestinado, agora dá pra seguir em frente?

Foi triste para mim ler o décimo volume e perceber que eu sabia com antecedência todas as falas dos personagens, afinal, elas são sempre as mesmas! "Os deuses isso", "os humanos aquilo", "meo deos, o que é isso que esse homem me faz sentir? É... *imagem de página dupla* TEMOR!!!!"... blá, blá, blá, blá! O epiG é uma perda de tempo. Leia os três primeiros volumes e você vai ter lido tudo. Talvez por isso eu tenha gostado tanto da passagem de Afrodite, já que ele quebrou isso sem ficar repetindo essa coisa cansativa de "O poder dos humanos blábláblá". O ponto "Homens x deuses" é polêmico e dá espaço para MUITA coisa, mas Okada não sabe fazer isso, ele simplesmente pegou um único aspecto e resolveu repeti-lo à exaustão.

Eu já decidi parar de comprar o epiG e só volto quando Afrodite lutar de novo (afinal ele é meu personagem preferido XP), mas também só o volume em que ele lutar mesmo. É claro, se o mangá melhorar, eu retomo, mas duvido muito que isso aconteça.

(--Soube recentemente que a história tá mudando o eixo, então talvez o que eu achava que não aconteceria vai acontecer---)

Okada tem potencial, mas precisa ser polido ainda. Precisa ter conhecimento de suas próprias limitações e encará-las ao invés de tentar encobri-las com pomposidade. Espero que seus próximos mangás já demonstrem uma evolução.

p.s.: Claro, tem o ponto de sempre da exploração excessiva de Aiolia. Pra mim tudo bem ele aparecer muito, foda-se. O problema é, novamente, a insinceridade. Se Okada fosse sincero e fizesse "Saint Seiya: Episode Aiolia", maravilha! Mas não, quis fazer a fama do mangá dizendo que era sobre os dourados como um todo - afinal, os fãs adoram os dourados -, mas no fim não foi isso que a gente viu. O mangá é sobre um, mais uns dois como personagens secundários. O resto entra com participação especial.

Lost Canvas

Sobre o Lost Canvas eu sou mais positivo, pois, pra mim, ele acerta no maior erro do epiG: a sinceridade.

O LC é um mangá fraco? É! Mas não parece querer ser mais que isso. Quando eu leio ele, a sensação que eu tenho é de ler algo que se propõe simplesmente a passar o tempo e homenagear a obra antiga. É, assim, divertido.

Se o traço de Okada, em seu rebuscado excessivamente desnecessário, espelha o que ele é como roteirista, o mesmo pode ser dito de Shiori. O traço simples, mas bonito, reflete um roteiro sem prepotência que aparece simplesmente para fazer algo gostoso de se ler e consegue fazer isso bem.

O problema inicial do LC foram os clones e eu, como todo mundo, achei isso uma bosta. Com o tempo eu aprendi a gostar. Verdade seja dita, acho que eu detestaria ver outras pessoas usando as armaduras dos personagens consagrados. Ver um cara de cabelo castanho curto usando a Armadura de Peixes com certeza me daria a sensação de estar lendo um doujinshi. O que importa se a aparência é igual? O que importa é se os personagens possuam personalidades variadas, diversas de suas contrapartes do mangá original, e se na luta vão ter habilidades próprias que possibilitem situações novas.

Mas aí que tá. Os personagens não são só fisicamente iguais, os golpes são os mesmos e isso ficou, no mínimo, chato. Shiori simplesmente pegou as mesmas habilidades e adicionou uma coisa ou outra. Isso estragou MUITO a emoção nas lutas, já que a gente já sabe o que esperar dos personagens.

E quanto ao ponto mais importante: a personalidade. Idem. Os dourados parecem releituras dos dourados que a gente já conhece, só que com um toque a mais para dar uma diferenciada. Albafica começou igual a Afrodite, mas aí do nada mostrou uma veia paladina. Rasgado é um Aldebaran arrogante (e insuportável XD). Asmita é um Shaka menos bitolado. Sísifo é um Aiolos... é Aiolos.

Pra mim é aí que tá a primeira grande falha: não é no fato da aparência dos personagens ser a mesma, e considero esse um argumento bem infantil quando vejo sendo usado contra o LC, o problema é que Shiori se poupou do esforço de criar personagens novos onde realmente importa - na personalidade. Os dourados dela são um poço de falta de carisma que só têm algum atrativo pq o chuparam dos personagens de Kurumada.

Tem mais problema? Tem. É, no mínimo, besta a forma como Shiori trabalha os dourados. Pega um, explora, explora, explora, mata. Pega outro, explora, explora, explora, mata. Nesse ponto, ela não está melhor que Okada e suas lutas idênticas. Ela não apenas não mostra criatividade na evolução desses personagens, mas também mostra incompetência ao lidar com muitos personagens ao mesmo tempo: ela só é capaz de acrescentar um personagem novo à história se matar um para abrir vaga, como se já estivesse trabalhando como o número máximo de personagens que ela consegue (composto por Tenma, Sasha, Alone, Pandora, Kagaho, Sage, Hakurei, Yato, Yuzuriha, Hipnos e Tânatos... já Shion e Dohko? Não. Eles só aparecem "pra constar").

Por isso, ao contrário das pessoas que acham que a coisa fantárdiga do LC é ver um repeteco dos dourados, eu considero os CdO o ponto fraco do LC. Felizmente, no meus parênteses acima, deu pra ver que Shiori conseguiu ir além desse grupo. O triângulo Tenma/Sasha/Alone é muito interessante e consegue empolgar quando aparece. Pandora, que no mangá original só tinha um visual foda para se garantir como personagem, ganhou uma personalidade que, a meu ver, está sendo a mais bem trabalhada do LC (por isso acabou sendo a minha personagem preferida desse mangá). Até Minos, aquela criatura sem um pingo de personalidade, ficou incrível no LC (embora Shiori simplesmente tenha dado a ele a personalidade que os fãs já haviam dado).

Sinceramente, espero que os dourados morram logo de uma vez e abram espaço para os outros personagens, pois é com eles que Shiori tá mostrando um bom trabalho.

Os personagens novos dela (realmente novos, não os dourados) conseguem ter o mesmo feeling dos da obra original e isso é ótimo. Tudo na obra dela realmente me faz ter essa sensação, de que ela está fazendo uma homenagem a Kurumada e a Saint Seiya. Por isso não me incomodo em ver cenas parecidas com o mangá original, diferente do epiG que eu não consigo ver como uma homenagem, já que apenas usa o nome "Saint Seiya" como ponto de partida, mas faz algo que não tem nada a ver com a proposta e o clima do mangá original.

É claro, o LC é novo. Eu também achava o epiG ótimo no começo, pode ser que o LC siga pelo mesmo caminho, mas acredito que não. Por pior que Shiori fique, ao menos ela tem a franqueza de fazer algo sem grandes pretensões e isso sempre ajuda.

Editado por royalBALLOON
Link para o post

Caramba hein, ac...ehfurhh...Baloon. Poderia ter arrumado um nick melhor. XD

*voz de cara que fala as notas para escola de samba* "Nick: Noooota Cuatro e Meeeeeio".

Você já sabe minha opinião sobre a sua opinião...hehehe. Concordo contigo sobre o EG mas, ao contrário de você, ainda tenho fôlego para acompanhar e gostar da obra.

Sobre o LC eu discordo da parte dos dourados, mas a parte do "aparece/trabalha com o pers./morre" eu concordo e muito. Queria ver um dia uma "resenha" dessas sobre Bleach. Queria ver se você seria tão impiedoso, já que é um mangá que você curte um bom tempo hehehe

Seja bem vindo. No mais, sem mais. /cute/

Editado por drustann
Link para o post

A peleja veio para cá? :blink:

Legal... ;)

Eu costumo ser mais comedido quanto a falar sobre EpG. Normalmente por ter sido, no começo, bem estranho ver Cavaleiros de Ouro e tudo mais no traço do Okada. As armaduras estavam diferentes, as personalidades estavam diferentes... Até golpes estavam diferentes.

Porem deixei isso para lá e passei a ler o Mangá sem um preconceito tolo e comparando com a obra original, que, convenhamos, é rasa como um pires.

EpG tem méritos excelentes como mostrar o dia-a-dia no Santuário, as posições hierarquicas dos Cavaleiros de Ouro, ao ponto dos cidadãos comuns os tratarem como "nobres". As casas do Zodíaco que passaram a ser CASAS mesmo, com direitos a servos (Garan ruleia geral, Litos rules again), reuniões (A União Dourada... Sensacional) e como os Cavaleiros se portam dentro e fora do Santuário (lembrando de Kamus dizendo que as Armaduras eram vestes corretas para os Cavaleiros e deveriam ser usadas dentro do Santuário), ou mesmo os governos mundiais SABENDO sobre eles e vivendo à margem de uma INSTITUIÇÃO (Que é o que o Santuário o é) capaz de fulminar exercitos com apenas um homem...

Também devo ressaltar que os Cavaleiros de Ouro foram tratados como semideuses como um todo, não apenas o Saga ou Shaka, mas todos ganharam uma relevancia fantástica, mesmo os que tinhamos como "fracos" por conta da mesma obra clássica aclamada. Aldebaran, Afrodite e Mascara da Morte passaram a figurar no mesmo patamar que os outros. Independente de haver uma tecnica ultra-apelona ou não (Supernovas da vida), todos tem poderes que os tornam indivíduos e ninguém se "sobressai" ao extremo do outro... Realmente todos são capazes de derrotar a todos.

Vi alguns comentando que o Shura está canastrão em EpG, com longos monólogos que matariam qualquer oponente de raiva, mas não enxergo por essa optica. Shura se transformou em um Cavaleiro amargurado e fatalista que carrega o mundo nos ombros sob uma desconfiança e arrependimento. Ficou ótimo em minha opinião.

Aldebaran, o mais tridimensional de todos. Literalmente o "cara legal" que compreende a faceta de "familia e responsabilidade" que os Cavaleiros deveriam ter. Mesmo o pulha do Aioria o aporrinhando e desconfiando dele, Aldebaran se mostrava o tempo todo preocupado e desprovido de preconceitos sobre Leão. Show total.

Mascara da Morte... Sua maldade ganhou contornos arrogantes e prepotentes com uma explicação de frieza que combinou perfeitamente. Ele é mau, pronto... Mas não é apenas mau, é um Cavaleiro reconhecido pela Armadura de Cancer e leal a uma justiça particular e peculiar. A cena em que descobre sobre Saga e se omite jurando fidelidade ao mesmo foi muito boa.

O que mais me agradou, por incrivel que pareça, foi Afrodite. O Cavaleiro de Peixes era o mais massacrado, humilhado e debochado pelos fãs, mas ao entrar no mundo dos Titãs, criar uma floresta de vinhas, acabar com o moral dos soldados apenas OLHANDO para eles, prender e restaurar o cosmo de Aioria enquanto lutava com um gigante que não foi páreo em nada para o Cavaleiro foi a redenção. Sério, Afrodite mostrou porque é um Cavaleiro e a ultima fortaleza do Grande Mestre... Se notarem, o tempo todo ele parece imerso em si mesmo, não um Narcisismo puro e simples, mas uma introspecção única... Peixes finalmente ganhara uma personalidade que destoava do tom afetado que a aclamada série clássica o impôs.

No fundo, EpG, na minha opinião, foi a redenção dos conceitos que todos os Fãs tinham sobre CDZ. Coisas que ninguém entendia como funcionavam, como existiam... E que foram trabalhadas por Okada.

Se ele errou, normal, ninguém é perfeito... Mas que os acertos foram maiores que os erros, disso não ha dúvida. :lol:

Link para o post

Ah, os posts longos... Vou comentando paragrafo por paragrafo. Em vermelho!

COMPAREMOS!!! >(

Não vou incluir o Next Dimension pq só li o primeiro capítulo. Vou pegar uma uma comparação que eu já tinha feito em outra situação e colar aqui... então se acharem que em alguma parte eu tava me referindo especificamente a algum usuário daqui, é mera coincidência. Adições novas estão entre parênteses, três hífens e em itálico.

Episódio G

Eu me dou a liberdade de falar do epiG sem eufemismos porque eu não sou um desses bitolados que odeiam TUDO que Okada fizer. Tem opinião a respeito do epiG e do LC que eu simplesmente não acho que valha mais do que o que o gato enterra, simplesmente pq a pessoa vai esculhambar (ou idolatrar) qualquer coisa que estiver ali sem o mínimo senso crítico. Como eu já fui um grande fã do epiG no começo, e até me esforcei pra popularizá-lo, sei que o meu atual desgosto pelo mangá não é mera questão de picuinha besta.

Justo.

Ok, vamos lá. No começo eu gostava muito do epiG, muito mesmo! O primeiro volume alargou o mundo de CZ, mostrando que os Cavaleiros não viviam em uma ilha no meio do nada. O mundo exterior foi mostrado, a relação do Patriarca com outros poderes políticos, isso tudo eu achei muito interessante. Curiosamente, na história original apenas os malquistos fillers é que davam essa sensação, como a parte de Geist, já que no mangá mesmo os Cavaleiros pareciam não ter qualquer relação com o mundo exterior.

A adição dos Titãs foi ótima, principalmente porque começou logo pelos dois que eu mais gostei: Hipérion e Jápeto. Os diálogos ganharam uma profundidade diferente do que o mangá original tinha para oferecer e a questão homens x deuses, que tinha sido muito vagamente explorada no mangá original, finalmente ganhou o corpo que merecia.

Pontos em aberto na história também foram resolvidos. Quer dizer, nunca fez sentido todo mundo saber que Saga tinha usado o Satã Imperial e ainda assim não ter percebido que o mestre não era mais Shion. Quer dizer², se todo mundo conhecia essa técnica, é pq sabia de quem ela era. O epiG resolveu isso dizendo que era uma técnica dos Patriarcas em geral e eu achei ótimo o modo como o domínio dessa habilidade foi atrelado à evolução de Saga enquanto Patriarca. Apesar de Aiolia ser o que mais aparece (com uma freqüência que, em muito, superou o simples "irritante"), Saga definitivamente é o personagem mais bem trabalhado dos dourados, Okada realmente soube fazer um bom trabalho com ele.

100% de acordo.

O traço era outro ponto que valia menção. Os personagens em si são horríveis (tirando aqueles de aparência mais maduras, que realmente ficam muito bonitos, como Shura e Hipérion), mas as armaduras são lindas! Com força! O detalhamento no background é fantástico e, apesar de eu ler vários mangás, algo até então inédito para mim. O problema é que esse detalhe às vezes é exagerado e, ao invés de favorecer a ambientação, prejudica tudo por poluir a imagem, tornando um amontoado de coisas que em nada acrescentam à história.

100% de acordo.

Com o tempo, entretanto, a coisa mudou. Ou melhor, continuou igual e esse é o problema! Nada mudou! A história estancou, a argumentação continua batendo na mesma tecla, as lutas parecem releituras umas das outras... digo, se um dia eu achei o epiG fantástico, hoje eu considero, sem exagero algum, um dos piores mangás com que já tive contato (e, acreditem, eu já li muita coisa ruim!).

Hoje em dia eu vejo o epiG como um mangá petulante, que tem a presunção de querer ser mais do que tem competência para ser. É um ouro de tolo, com falas rebuscadas sem nenhum conteúdo feitas para pegar trouxa e parecer que realmente são inteligentes. Sabe Elfen Lied? Pois é. Algo que finge ter uma seriedade que não tem de fato, mas convence pré-adolescentes que não conhecem muita coisa e realmente acham que aquilo é algo genial. (--eu deveria ter tirado essa parte antes de postar aqui no CDZ já que os ânimos tão mais exaltados... mas deixa pra lá XP---)

Aqui começam as divergências. Acredito sim que parte das saus críticas tenham fundamento. Afinal, os primeiros embates entre Titãs e dourados eram praticamente a repetição ou um pretexto para apresentar os Dourados contra seus inimigos, entretanto não podemos esquecer que nesse meio tempo muito da teia que hoje é desenrolada estava sendo plantada. Muitos dos conceitos colocados aí são colhidos hoje. Acredito sim que poderia ter acontecido de uma maneira melhor, mas não acho que tenha sido petulante, afinal todo mangá tem sua filosofia de boteco e acho que cumpriu bem seu papel. Poderia ter ocorrido de uma maneira melhor, mas ao meu ver foi satisfatória.

Com o tempo, pode-se ver que Okada não era o autor genial que parecia, apenas alguém que tinha boas idéias para o começo de um mangá, mas não o bastante para dar continuidade a ele. Se o epiG fosse um mangá curto, poderia muito bem ter acabado como algo incrível, mas não é o caso. É longo e um mangá longo exige criatividade. Okada não mostrou isso.

TODOS os diálogos do epiG são exatamente a MESMA COISA! As mesmas falas, as mesmas argumentações, os mesmos pontos tratados. Volume após volume é um remoído da mesma história. Homens x deuses. Ponto. A discussão não ultrapassa esse nível rasteiro e, se pelo menos fosse sincera, tudo bem! Afinal, quantos mangás por aí não têm competência para tratar esse ponto - o da "filosofia" (de botequim, mas ainda assim)? Mas o problema é que o epiG não é sincero! Ele tenta enfeitar e fazer parecer que é profundo, que tem de fato um conteúdo que, na verdade, não possui.

Acho que por trás da repetição cada um dos embates que apresentam a questão Deuses x Homens temos motivos bem pessoais. E temos que lembrar são sempre Deuses diferentes. São sempre duelos diferntes. Deuses são prepotentes. É um mal em se ter 12 Deuses como inimigos. Veja como acontece o mesmo no manga original e como acontece o mesmo em LC.

Mas como eu disse cada um por trás de seu discurso padrão mostrou uma motivação bem pessoal!

Tá bom, Okada, a gente já entendeu o que você quer dizer quanto ao poder dos homens frente ao que seria aparentemente predestinado, agora dá pra seguir em frente?

Foi triste para mim ler o décimo volume e perceber que eu sabia com antecedência todas as falas dos personagens, afinal, elas são sempre as mesmas! "Os deuses isso", "os humanos aquilo", "meo deos, o que é isso que esse homem me faz sentir? É... *imagem de página dupla* TEMOR!!!!"... blá, blá, blá, blá! O epiG é uma perda de tempo. Leia os três primeiros volumes e você vai ter lido tudo. Talvez por isso eu tenha gostado tanto da passagem de Afrodite, já que ele quebrou isso sem ficar repetindo essa coisa cansativa de "O poder dos humanos blábláblá". O ponto "Homens x deuses" é polêmico e dá espaço para MUITA coisa, mas Okada não sabe fazer isso, ele simplesmente pegou um único aspecto e resolveu repeti-lo à exaustão.

Então, masi uma vez discordo. Não temos um único aspecto em discussãoe por mais que odeiem o Aiolia a culpa é toda dele, Transforma-lo num personagem multi-facetado o tornou profundo e expressou muito bem diversos assuntos: Predestinação, redenção, amizade, confiança, fraternidade, família, segundas chances e etc...

Eu já decidi parar de comprar o epiG e só volto quando Afrodite lutar de novo (afinal ele é meu personagem preferido XP), mas também só o volume em que ele lutar mesmo. É claro, se o mangá melhorar, eu retomo, mas duvido muito que isso aconteça.

(--Soube recentemente que a história tá mudando o eixo, então talvez o que eu achava que não aconteceria vai acontecer---)

Sim, os dois ultimos capítulos foram "protagonizados por Titãs. O Ultimo em particular teve Dourados em apenas uma única página.

Okada tem potencial, mas precisa ser polido ainda. Precisa ter conhecimento de suas próprias limitações e encará-las ao invés de tentar encobri-las com pomposidade. Espero que seus próximos mangás já demonstrem uma evolução.

Acho que aqui você acerta novamente. Acho que como escritor Okada sabe muito bem desenvolver seu enredo e sua trama. Peca em diversos pontos e deus queira que ele perceba isso ( Chega de Aiolia!!!) Acredito ainda que essa evolução possa acontecer numa mesma obra. HxH que tem um começo bem mediano é hoje o melhor Shonnen, na minha opnião. Dentro da obra o autor evolui sempre..

p.s.: Claro, tem o ponto de sempre da exploração excessiva de Aiolia. Pra mim tudo bem ele aparecer muito, foda-se. O problema é, novamente, a insinceridade. Se Okada fosse sincero e fizesse "Saint Seiya: Episode Aiolia", maravilha! Mas não, quis fazer a fama do mangá dizendo que era sobre os dourados como um todo - afinal, os fãs adoram os dourados -, mas no fim não foi isso que a gente viu. O mangá é sobre um, mais uns dois como personagens secundários. O resto entra com participação especial.

Olha, acho que até esse ponto três personagens cresceram monstruosamente: Shura, Saga e Aiolia, sem contar o Aiolos que sai de uma posição incôgnita para um dos mais legais personagens. Um terço dos Dourados. Não é pouca coisa. Mas concordo que esse é um ponto a se melhorar. Espero esse mesmo tratamento para Afrodite, Mask e o Deba.

Lost Canvas

Sobre o Lost Canvas eu sou mais positivo, pois, pra mim, ele acerta no maior erro do epiG: a sinceridade.

O LC é um mangá fraco? É! Mas não parece querer ser mais que isso. Quando eu leio ele, a sensação que eu tenho é de ler algo que se propõe simplesmente a passar o tempo e homenagear a obra antiga. É, assim, divertido.

Se o traço de Okada, em seu rebuscado excessivamente desnecessário, espelha o que ele é como roteirista, o mesmo pode ser dito de Shiori. O traço simples, mas bonito, reflete um roteiro sem prepotência que aparece simplesmente para fazer algo gostoso de se ler e consegue fazer isso bem.

100% de acordo. Com excessão a crítica do EG

O problema inicial do LC foram os clones e eu, como todo mundo, achei isso uma bosta. Com o tempo eu aprendi a gostar. Verdade seja dita, acho que eu detestaria ver outras pessoas usando as armaduras dos personagens consagrados. Ver um cara de cabelo castanho curto usando a Armadura de Peixes com certeza me daria a sensação de estar lendo um doujinshi. O que importa se a aparência é igual? O que importa é se os personagens possuam personalidades variadas, diversas de suas contrapartes do mangá original, e se na luta vão ter habilidades próprias que possibilitem situações novas.

Mas aí que tá. Os personagens não são só fisicamente iguais, os golpes são os mesmos e isso ficou, no mínimo, chato. Shiori simplesmente pegou as mesmas habilidades e adicionou uma coisa ou outra. Isso estragou MUITO a emoção nas lutas, já que a gente já sabe o que esperar dos personagens.

E quanto ao ponto mais importante: a personalidade. Idem. Os dourados parecem releituras dos dourados que a gente já conhece, só que com um toque a mais para dar uma diferenciada. Albafica começou igual a Afrodite, mas aí do nada mostrou uma veia paladina. Rasgado é um Aldebaran arrogante (e insuportável :lol:). Asmita é um Shaka menos bitolado. Sísifo é um Aiolos... é Aiolos.

100% de acordo. Menos a parte do Hasgard, acho ele demais e o acho muito próximo ao Aldebarã até mesmo na sua arrogância e a parte de detestar outros rostos na posição de Dourados, era o que eu mais queria. talvez ainda seja rancoroso com a obra por causa desse detalhe.

Pra mim é aí que tá a primeira grande falha: não é no fato da aparência dos personagens ser a mesma, e considero esse um argumento bem infantil quando vejo sendo usado contra o LC, o problema é que Shiori se poupou do esforço de criar personagens novos onde realmente importa - na personalidade. Os dourados dela são um poço de falta de carisma que só têm algum atrativo pq o chuparam dos personagens de Kurumada.

Tem mais problema? Tem. É, no mínimo, besta a forma como Shiori trabalha os dourados. Pega um, explora, explora, explora, mata. Pega outro, explora, explora, explora, mata. Nesse ponto, ela não está melhor que Okada e suas lutas idênticas. Ela não apenas não mostra criatividade na evolução desses personagens, mas também mostra incompetência ao lidar com muitos personagens ao mesmo tempo: ela só é capaz de acrescentar um personagem novo à história se matar um para abrir vaga, como se já estivesse trabalhando como o número máximo de personagens que ela consegue (composto por Tenma, Sasha, Alone, Pandora, Kagaho, Sage, Hakurei, Yato, Yuzuriha, Hipnos e Tânatos... já Shion e Dohko? Não. Eles só aparecem "pra constar").

Dou mais crédito a Shiori que você. Acho que ela não devia usar o apareceu/morreu podia usar de outros artifícios para isso, mas acho que os personagens, justamente por serem uma homenagem cumprem bem o papel de serem carismáticos. Quando a moça se liberta das amarras do mangá original é capaz de fazer arcos excelentes. Olhe o yato. Jabu é um zero a esquerda. Yato é legalzão. Yuzu também era, até se tornar uma amazona.

Por isso, ao contrário das pessoas que acham que a coisa fantárdiga do LC é ver um repeteco dos dourados, eu considero os CdO o ponto fraco do LC. Felizmente, no meus parênteses acima, deu pra ver que Shiori conseguiu ir além desse grupo. O triângulo Tenma/Sasha/Alone é muito interessante e consegue empolgar quando aparece. Pandora, que no mangá original só tinha um visual foda para se garantir como personagem, ganhou uma personalidade que, a meu ver, está sendo a mais bem trabalhada do LC (por isso acabou sendo a minha personagem preferida desse mangá). Até Minos, aquela criatura sem um pingo de personalidade, ficou incrível no LC (embora Shiori simplesmente tenha dado a ele a personalidade que os fãs já haviam dado).

Sinceramente, espero que os dourados morram logo de uma vez e abram espaço para os outros personagens, pois é com eles que Shiori tá mostrando um bom trabalho.

Os personagens novos dela (realmente novos, não os dourados) conseguem ter o mesmo feeling dos da obra original e isso é ótimo. Tudo na obra dela realmente me faz ter essa sensação, de que ela está fazendo uma homenagem a Kurumada e a Saint Seiya. Por isso não me incomodo em ver cenas parecidas com o mangá original, diferente do epiG que eu não consigo ver como uma homenagem, já que apenas usa o nome "Saint Seiya" como ponto de partida, mas faz algo que não tem nada a ver com a proposta e o clima do mangá original.

100% de acordo. Ainda reiterando uma pergunta que se exclama desde sempre: CADE OS CAVALEIROS DE PRATA!!!?

É claro, o LC é novo. Eu também achava o epiG ótimo no começo, pode ser que o LC siga pelo mesmo caminho, mas acredito que não. Por pior que Shiori fique, ao menos ela tem a franqueza de fazer algo sem grandes pretensões e isso sempre ajuda.

LC tem 2 anos já, praticamente. Não está no seu começo. Mas como eu sempre digo acho que a Shiori perdeu seu ponto alto a dois dourados atrás. Espero que ela retome o nível de antes.

Link para o post
  • 1 mês depois...

Não gosto muito de postar nesse tipo de tópico, mas só respondendo ao que me foi dirigido em outro tópico:

O tema em questão é LC x ND.

Next Dimension realidade alternativa? A versão do autor original é falsa,e a Side Story lançada depois é que vale?É ruim hein.

Ruim com o Kurumada,pior sem ele.Ainda que Episódio G e Lost Canvas não tenham participação dele,a premissa é sua,foi sua idéia usar os Titãs como inimigos,bem como os elementos principais da Guerra Santa de LC foram desenvolvido por ele,antes,em Next Dimension.

O fato de LC ter começado a ser publicado depois de ND (mas ter sido anunciado na mesma época que o ND) não o torna uma side story e muito menos falso, ou vice-versa. Frisar o "antes" não vai mudar isso.

O próprio título "Next Dimension" se não é claro, é no mínimo um indício muito forte de que a história trata-se de uma realidade alternativa, mas isso não o inválida, pq ainda assim é uma realidade.

Tenho medo do nível de "inspiração" de outros autores caso tenham liberdade total, sabe,coisas do nível Cavaleiros de aço e tosqueiras como os anjos do Lucifer :P Se já acho forçado Lost Canvas/Resident Evil e gigantes de pedra em Episódio G,nem quero saber o que vem por aí...

Bom, aí é questão de gosto de cada um, ou até de dar um valor exagerado a certas coisas, ou melhor, ficar esperando que tudo que apareça no mangá/anime seja algo grandioso ou com algum tipo de complexidade sempre só pode mesmo gerar essa visão de que isso ou aquilo é tosco, aí vai da cabeça de cada um mesmo. Nem Kurumada, nem outros autores vão sempre agradar todo mundo.

Ódio contra o Kurumada é normal entre os fãs,que tem muitas razões pra isso,mas já está caindo num caso de paranóia.

Não sei se tudo pode ser resumido a isso "ódio de Kurumada", mas tbm acho q tudo não deve se resumir a "idolatria a Kurumada", essa de o autor é o deus da obra pode até funcionar em coisas mais restritas, mas Kurumada e Saint Seiya já tá virando algo no estilo de autores americanos e suas HQs, tem muitas coisas q estão fora do controle total de Kurumada, ele só dá uma olhadinha e olhe lá, mas isso não inválida nada. Da mesma forma que já é não é mais grande coisa supervalorizar algo que vem diretamente de Kurumada, quando ele mesmo já tratou de diluir a obra em histórias, animes, filmes e editoras diferentes. Essa de "é bom com Kurumada" pode até ser (embora eu tenha minhas ressalvas a isso), mas essa de "pior sem ele" não é por aí, Saint Seiya já cresceu e passou por tantas mãos que se vira muito bem sem ele.

Quanto a conotação de Side Story não deveria ser ofensiva,isso não é pré-condição que a obra seja ruim (Lost Canvas como obra é melhor que ND),e não foi minha intenção dizer que LC se enquadre em qualidade X ou Y,e ninguém está julgando qualidade de histórias.Mas esse é o termo utilizado para designar além de histórias paralelas,obras de outros autores que não o original.

Mas no caso, quando vc usou o "side story" para o LC, soou ofensivo, ou melhor, soou pejorativo mesmo, tanto é q depois vc mesmo admitiu que pegou um pouco pesado por suas preferências de um modo geral, mas tudo bem, isso já foi superado, só citei isso pra esclarecer um pouco sobre a visão do termo.

O termo "side story" ou "outside story" quer dizer o mesmo que o termo japonês "gaiden", muitos pensam que seja algo fora da cronologia ou algo que não tem nada a ver com X ou Y, mas na verdade é algo complementar tão válido quanto. Essa é a conotação válida, tanto é que basta ver o exemplo do EpG e seus gaidens do mesmo autor, ou o anime que tem seus filmes e as 3 side stories da Jump Gold Selection, ou Kurumada e a história do primeiro encontro de Ikki e Shaka e do Hyoga e dos Blue Warriors, tudo isso é side story, é gaiden, não quer dizer q seja algo a parte e muito menos seja um termo específico para algo de outro autor.

Gaiden, outside story, ou side story, é simplesmente algo rápido e curto que aparece de vez em quando ao mesmo tempo que a história principal está ocorrendo, pode ter ligação direta com essa história principal ou não, pode ser do mesmo autor ou não.

Sob esse ponto de vista, o q é rápido, sem muita profundidade e sem periodicidade é o Next Dimension, técnicamente essa sim é o próprio gaiden ou side story (vc pode até considerar ela como o gaiden ou side story do clássico), mas isso não é algo pejorativo. Mas querer chamar uma obra estabelecida e desenvolvida com uma periodicidade fixa de "gaiden" ou de "side story" soa ofensivo, seria o mesmo q chamar o EpG se side story ou gaiden tbm, ou mesmo chamar o anime todo de side story ou gaiden em relação ao mangá clássico da Shueisha.

Mas sendo o mangá original e Next Dimension do mesmo autor,as chances do mesmo valer numa (e não A)cronologia são maiores,e que nesse caso seria a cronologia do mangá original,a primeira a existir,e considerada por muitos como a oficial,mas não a única existente.

Isso é uma questão de interpretação, pq o fato de Next Dimension não ser publicada na mesma editora do clássico, da forma como está sendo produzido, enquanto o próprio Kurumada mantém laços com a editora do clássico, e o próprio Saint Seiya tbm é da Shueisha, seriam elementos e argumentos mais que suficientes pra excluir ND da cronologia/realidade do clássico, do mesmo modo que o LC e o EpG. É tudo uma questão de ponto de vista, firmar um cronologia só nas mãos do autor, quando o próprio não a define bem, é muito subjetivo.

Não que LC possa pertencer a uma cronologia específica,ou uma cronologia total que considere tudo relacionado a série.Mas só pra não causar mais confusão,ou reclamações vou deixar de utilizar termos como "falso","Side Story",e tratar em termos de "diferentes cronologias" (caso semelhante as séries Tenchi Muyo, que comporta várias linhas de tempo).

Tranqüilo. ;)

Já imaginou a confusão que seria surgir uma animação de LC por um estúdio,e o OVA pela Toei por exemplo,se contradizendo a todo instante?

Não seria diferente do q vemos agora, duas obras sendo publicadas com o mesmo autor. Se a saga de Hades já tem contradições entre uma fase e outra, e ainda mais em relação a série clássica, q são do mesmo estúdio, pior não pode ficar. :lol:

Editado por Nicol
Link para o post
Visitante WAN

Eu acho que termo mais adequado para THE LOST CANVAS seja alternativo (sem ser pejorativo). Como o próprio Mult Angle Dual deixa claro, é uma outra visão sobre o mesmo fato do NEXT DIMENSION.

Agora, a guerra de editoras vem de longa data. Logo após o fim de Saint Seiya, Masami Kurumada começou a publicar outras histórias em editoras diferentes. Isso, ao meu ver, não invalida nada.

Link para o post

A questão não é se o LC é melhor que o ND, por enquanto o LC é melhor que o ND, na minha opinião. Agora, não adianta dizer que é questão de gosto, que cada um ver como quer, não tem jeito a estória escrita pelo o autor da série é dita como OFICIAL em qualquer canto do mundo, com qualquer obra, não adianta o Nicol(que eu respeito muito) ou outra pessoa querer dizer o contrário, qualquer pessoa de bom senso vai sabe que o autor é o dono da estória, isso não só em Saint Seiya, mas em qualquer estória. Dizer que LC é oficial em detrimento ao ND é RIDICULO, isso não quer dizer que ele seja melhor ou pior, a questão não é essa. É só converçar com quem nem conhece a série e não tem partido para tomar que a resposta será a mesma: O Autor, criador da série tudo que ele escreve é OFICIAL, estórias paralelas de outro autores podem ser boas, mas são apenas isso, Side Story.

Link para o post
A questão não é se o LC é melhor que o ND, por enquanto o LC é melhor que o ND, na minha opinião. Agora, não adianta dizer que é questão de gosto, que cada um ver como quer, não tem jeito a estória escrita pelo o autor da série é dita como OFICIAL em qualquer canto do mundo, com qualquer obra, não adianta o Nicol(que eu respeito muito) ou outra pessoa querer dizer o contrário, qualquer pessoa de bom senso vai sabe que o autor é o dono da estória, isso não só em Saint Seiya, mas em qualquer estória.

Dizer que LC é oficial em detrimento ao ND é RIDICULO, isso não quer dizer que ele seja melhor ou pior, a questão não é essa. É só converçar com quem nem conhece a série e não tem partido para tomar que a resposta será a mesma: O Autor, criador da série tudo que ele escreve é OFICIAL, estórias paralelas de outro autores podem ser boas, mas são apenas isso, Side Story.

Bom,já discutimos exaustivamente isso por MSN, mas vamos lá.

Primeiro, Kurumada não é o dono da história, ele foi o criador, e como eu postei antes pro Ares Saga, Kurumada não tem controle total de Saint Seiya, a obra é controlada tanto por Kurumada, como por todos os outros como Okada, Shiori, Akita, Shueisha e Toei. Da mesma forma como vemos clássicos dos quadrinhos americanos que depois de muitos anos e de passar por muitas mãos não tem mais relação direta com seus criadores, não a ponto deles virem dar uma de "donos" que mandam e desmandam em tudo. É assim q Saint Seiya está se tornando, ou melhor, já se tornou, ele não fica restrito só ao mangá que somente Kurumada produz, a partir do momento em q Kurumada diluiu a obra dele passando para as mãos de Shiori, Okada, Toei e etc, ele deixou de ser o dono absoluto da obra, se não fosse assim, obras como LC, EPG, filmes, alterações do anime e etc, nunca existiriam. Isso é o bom senso, e não um "só o Kurumada é o dono, o resto é resto", isso já era há muito tempo, assim como há vários exemplos no mundo todo, citando mais uma vez, as HQs americanas que tem suas diversidades tanto de HQs mesmo, como de filmes e etc, tudo com abordagens diferentes totalmente oficiais e válidas.

Então essa de que somente e exclusivamente são OFICIAIS aquilo q tem o nome do Kurumada estampado como o clássico e o ND e o resto q se ignore, por favor, tudo é tão oficial quanto, senão o nome de Kurumada não apareceria lá, ao lado de Shiori, ao lado de Okada, nas aberturas dos animes e filmes, tudo é igualmente oficial e faz parte do patrimonio autoral tanto de Kurumada como dos outros que são seus co-autores ou detentores de parcelas do direito sobre a obra.

A questão não é q um seja oficial em detrimento do outro, o fato incontestável é q LC e ND, ou qualquer outra obra de outros autores q tem o nomezinho do Kurumada bem visível como criador são igualmente oficiais, mesmo q o próprio Kurumada não tenha feito ou dado todas as orientações, aquilo q não tem a autorização dele, q não leva o seu nome, aquilo q não é oficial é fanfic q vc encontra aqui ou em qualquer site ou forum do mundo. Rídiculo é ignorar isso, se qualquer um no mundo tiver dúvida sobre isso e ache q só o que Kurumada faz é o oficial, é bom q esses desavisados sejam corretamente informados para evitar preconceitos e taxações erradas.

Editado por Nicol
Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...