Ir para conteúdo

Comparação entre mangás de Saint Seiya

Posts Recomendados

Perfeita a sua colocação, Nicol. Parabéns.

Para mim é quase impossível não partir para o lado qualitativo da coisa. Que Masami criou tudo e que o mérito é todo dele acho que ninguém discorda, porém eu não posso olhar para o ND e aceitá-lo com "a trama", tendo, em quase dois anos, doze capítulos, enquanto o LC, que tem 80 capítulos, sai como side-story. Aqui não entra nem a questão de ser melhor ou pior e sim de ter bom-senso.

Não duvido nada que ND caminhe para outro lado agora, pois nem Masami sabe como chegar no fim que ele planejou, então o "recheio" até chegar esse fim não existe, ou seja, qualquer coisa pode acontecer.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 321
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Visitante WAN

Mas não acho que o termo side history tire o mérito de LC. Muito pelo contrário.

Do mesmo modo que a side history do Saga - Aiolos - Shura: o roteirista matou a pau com aquela história.

Fato é que, relendo hoje o mangá clássico, vi que o Mestre Kurumada, diferente dos atuais autores de Saint Seiya, tem um "Q" de Qualidade que só se vê na Globo :P

Eu realmente não sei explicar que "Q" é esse. Mas que, mesmo não desenhando tão bem, Masami Kurumada é preciso e direto no roteiro, sem grandes enrolações. O que transborda nos neomangás.

Link para o post

aí q tá, é questão de opnião... o termo side story tira SIM mto o mérito do LC e do Ep G. saum duas obras grandes e de certa forma independentes entre si e da série original, exceto só pela "mitologia" q as envolve" (naum sei se me expressei bem...)

e qnto à qualidade do mk como autor, realmente ele foi O cara... mas, novamente na minha opnião, um dos pontos fracos dele foi justamente essa supra-objetividade exagerada, o q deixou mtas coisas mal explicadas, confusas, incoerentes e "não-humanas". exemplos saum o q naum falta: idades dos "moleques", todas as sagas juntas naum passar em mais de uns 3 dias na cronologia da série, etc...

alguns foram mais bem explorados no anime, principalmente o lance do tempo decorrido, dos personagens serem mais "humanos"... outros foram melhor abordados nessas novas sagas (lc e ep g)...

enfim, a verdade é o clichê básico de sempre... nada é perfeito, tudo tem suas vantagens e desvantagens, e nesse universo imenso q é a série, mta coisa completa a outra.

mas claro q como fã, seria um sonho ver tudo bem feito, numa única linha de raciocinio bem elaborada, com um bom desenhista, etc.....

Link para o post
Visitante WAN

Mas é justamente por esse motivo que o Kurumada tem méritos: seus furos faz os fãs pensarem. Debaterem suas teorias e ideologias. LC e EpG são ótimas histórias, mas as coisas, por lá, são bem mais escrachadas. Por isso pouco se debate sobre fatos de ambos os neomangás. Apenas se curti o capítulo atual e/ou um volume especifico.

A gente fala muito nos mangás, mas esquece da Gigantomachia. Tatsuya Hamazaki fez um ótimo trabalho, independente se há ou não ligação cronologica direta com o mangás.

Link para o post

Eu achei a gigantomachia bem mais ou menos, eles se basearam no anime ou no mangá? Por que o Shun de lá me parece muito mais o do anime. (E convenhamos, os Shuns são um bucado diferentes...)

Bem, eu não vejo diferença entre ND ou LC ser oficialmente a antiga guerra santa, tanto faz. Só espero que ambas as estórias terminem de modo satisfatória, assim ganhamos mais. Duas ao invés de uma. O/

Link para o post
Visitante WAN
Bem, eu não vejo diferença entre ND ou LC ser oficialmente a antiga guerra santa, tanto faz. Só espero que ambas as estórias terminem de modo satisfatória, assim ganhamos mais. Duas ao invés de uma.

Que ambas as histórias são oficiais, não se tem dúvida. A questão é qual das duas é a verdadeira? É mais ou menos a relação anime X mangá clássico, entende? Só que o problema aqui é bem maior. Não é uma versão adaptada de um mangá, mas outro mangá de outro autor narrando a mesma época histórica.

Link para o post

mas naum dá mto pra comparar nesse sentido, wan hehehe... só se nos imaginássemos em 86 aki no fórum, postando a cada novo capítulo da série clássica :lol:

Editado por Rafael
Link para o post
Isso é uma questão de interpretação, pq o fato de Next Dimension não ser publicada na mesma editora do clássico, da forma como está sendo produzido, enquanto o próprio Kurumada mantém laços com a editora do clássico, e o próprio Saint Seiya tbm é da Shueisha, seriam elementos e argumentos mais que suficientes pra excluir ND da cronologia/realidade do clássico, do mesmo modo que o LC e o EpG. É tudo uma questão de ponto de vista, firmar um cronologia só nas mãos do autor, quando o próprio não a define bem, é muito subjetivo.

Não necessariamente,Cavaleiros nem é o único mangá de sucesso que migrou de uma editora pra outra,e estas séries podem ou não valer na cronologia,depende da palavra do autor,se ele quiser vale.

Em 2001,pouco depois do Kurumada reiniciar Ring Ni Kakero 2,os autores de City Hunter e Hokuto no Ken,clássicos da shonen Jump da mesma época de CDZ resolveram retomar suas séries,só que não foi na Shueisha,e sim na Comic Book Bunch.

Souten no Ken é prequel do original,e semelhante a Next Dimension parte de um pressuposto da série original:a cada geração há um sucessor do Hokuto shin ken,chamado Kenshiro que sempre é idêntico.

Já Angel Heart seria continuação de City Hunter,tem até os mesmos personagens,só que depois de protestos após o autor assassinar umas das protagonistas do original,o próprio estabelece que a série se passa numa realidade alternativa.

E o seu argumento acima tem uma falha,sendo de uma editora diferente do clássico, Episódio G e Lost Canvas também não valeriam,duplamente.Mas o panfleto do Tenkai sim, já que foi publicado numa revista da Shueisha,e em Next Dimension já estão interelacionando os dois.

Quanto ao título de Next Dimension não é especificado,pode significar qualquer coisa,a revelação do futuro dos personagens pode ser a tal "próxima dimensão",ou não.

E se vc perceber bem eu disse que ND teria mais chances de pertencer a cronologia do original,mas poderia também ser uma side story ainda que feita pelo autor original,lembra dos Blue Warriors publicado após as Doze casas,com Hyoga de armadura antiga?A história poderia até se passar um pouco antes das doze casas,mas Hyoga não deveria dominar a Execução aurora.

Mas lembre que ainda que o Kurumada possa adaptar conceitos surgidos no anime,armadura que vai direto pro cavaleiro,Satã imperial,etc,ele não considera quando escreve algo relacionado a CDZ outras histórias e personagens que não criados por ele,Mestre Cristal apareceu antes do Camus no mangá,e aí?Asgard?Dos personagens que ele teria "copiado" dos filmes,vc mesmo provou que ele participou da produção e os desenhou.

Além disso tanto EPG, LC e ND são prequels, a continuação do mangá -Zeus é outra história,o próprio Kurumada vire e mexe diz que seria o seu último mangá,acho muito difícil ele delegar pra outro autor a tarefa,não que seja impossível pra felicidade de alguns.E se for o Kurumada que realizar o mangá,qual das obras vc acha que ele irá considerar,se fizer alguma referência?

E mesmo que ele delegue a função pra outro mangaka,talvez não seja Shiori ou Okada,e este poderia considerar o que bem entender, já não há nenhuma refência de Episódio G em Lost Canvas e vice-versa,não seria novidade.

Ou seja,mesmo que ND não possa ser considerado o que aconteceu na antiga guerra santa,não quer dizer que Lost canvas imediatamente o seja,e a Guerra santa anterior foi somente o que foi dito por Shion e Dohko no mangá original,sem Tenma,Alone, Cavaleiro de Taça,e por outro lado sem Benu,Altar e Câncer antigos lemurianos ou deuses como Morfeu.

aí q tá, é questão de opnião... o termo side story tira SIM mto o mérito do LC e do Ep G. saum duas obras grandes e de certa forma independentes entre si e da série original, exceto só pela "mitologia" q as envolve" (naum sei se me expressei bem...)

Assim como tiraria o mérito dos filmes antigos (bem,tirando o Lúcifer),mas não, eles tiverem seu grau de importância e funcionam por si só,e são legais sim .E é interessante como esses filmes são considerados Side stories quase de forma unânime no fórum,e renegados justamente por isso,dois pesos e duas medidas /evil ?

Primeiro, Kurumada não é o dono da história, ele foi o criador, e como eu postei antes pro Ares Saga, Kurumada não tem controle total de Saint Seiya, a obra é controlada tanto por Kurumada, como por todos os outros como Okada, Shiori, Akita, Shueisha e Toei. Da mesma forma como vemos clássicos dos quadrinhos americanos que depois de muitos anos e de passar por muitas mãos não tem mais relação direta com seus criadores, não a ponto deles virem dar uma de "donos" que mandam e desmandam em tudo. É assim q Saint Seiya está se tornando, ou melhor, já se tornou, ele não fica restrito só ao mangá que somente Kurumada produz, a partir do momento em q Kurumada diluiu a obra dele passando para as mãos de Shiori, Okada, Toei e etc, ele deixou de ser o dono absoluto da obra

É muito diferente do caso dos Comics,Nicol.Quem é dono dos direitos do Superman,por exemplo é a DC Comics,não os criadores.Saint Seiya seria mais próximo do caso de Star Wars ,e o próprio fato do Kurumada "migrar" da Shueisha pra Akita Shoten atesta isso,e até a ED. Definitiva do mangá nem foi publicado pela Shueisha,ora.

George Lucas,em muitos sentidos é a versão ocidental do Kurumada,e várias comparações entre os destinos da franquia Saint Seiya e Star Wars poderiam ser feitos (em especial o ódio dos fãs :rolleyes: ).

Muitos livros,feitos por outros autores são até melhores que os filmes (ver Herdeiros do Império de Timonty Zahn),bem como algumas hqs da franquia,mas a canonicidade destas é relativa.Lucas,como o Kurumada trabalha como consultor e supervisor das mesmas,mas de uma hora pra outra ele pode lançar algo que desconsidere os dois,e até mesmo do que ele fez nos filmes (as famigeradas edições especiais, que de certa forma lembram as alterações na parte Hades vs bronzeados no início de ND,um retcon à la Superboy-Prime).

Tem até uma "classificação" das obras das obras do Lucas,mas isso não vem ao caso,e espero que CDZ não chegue a esse ponto.

Então essa de que somente e exclusivamente são OFICIAIS aquilo q tem o nome do Kurumada estampado como o clássico e o ND e o resto q se ignore, por favor, tudo é tão oficial quanto, senão o nome de Kurumada não apareceria lá, ao lado de Shiori, ao lado de Okada, nas aberturas dos animes e filmes, tudo é igualmente oficial e faz parte do patrimonio autoral tanto de Kurumada como dos outros que são seus co-autores ou detentores de parcelas do direito sobre a obra

Nicol,"oficial" é uma coisa,altorizado/licenciado é outra,e colocar o nome do autor original é comum,mesmo que ele não participe da produção,é questão de direitos autorais.Vide Evangelion:iron maiden 2nd,mangá confirmado como side story,que tem o símbolo do estúdio Gainax,mesmo este não tendo participação na elaboração desta série.

Ah,e estou falando oficial no sentido da cronologia do mangá clássico, pois aí todos os mangás,filmes,O.V.A.s,games e anime clássico também o são no sentido que vc postou.

E você não está entendendo meu ponto de vista, não é que façam parte de "outra cronologia" que não tenham seu valor,e que não sejam até melhores do que feita pelo autor original.O problema é que mesmo autorizando-os,o criador pode voltar atrás e desconsiderá-los,entendeu?Eles podem valer até certo ponto,mas a caneta do Kurumada é mais forte.

Não é uma questão de justo ou injusto,mas é o que acontece :lol:

Editado por Ares Saga
Link para o post

Conconrdo plenamente com Ares Saga, é exatamente isso oque eu intendo como OFICIAL é referente a cronologia, não ao fato de ser um produto oficial, nesse sentido claro que é, não é pirataria é autorizado. Sempre comparo com Star Wars também é a mesma coisa. Isso tudo veio depois da troca dos dobladores e do staff da fase santuário, eu também não gostei, mas muita gente depois dai axa que tudo que o Kurumada faz é merda e ainda tenta tirar sua importância perante ao universo de Saint Seiya, um completo absurdo é uma inversão de valores ridicula, tirar a importância da pessoa que criou tudo o dono da propriedade intelectual da série, pessoal devia superar o requalque e parar de tentar tampar o sol com a peneira, não tem jeito só tem Saint Seiya se o Kurmada quizer(mangá e anime) mesmo que tenha outro autor sem o nome dele lá do lado não sai.

Link para o post

O fato é que muitas vezes no proprio mangá o Masami se contradiz (e não vou ficar citando o que é, por que todo mundo já sabe...).

O caso é que se Kurumada fazer a Saga Zeus eu não duvido NADA que ele contradiga o proprio mangá classico e o ND, assim como o LC e o EpG. Eu diria até que ND é baseado na obra classica apenas.

Enfim :lol:

Link para o post
Conconrdo plenamente com Ares Saga, é exatamente isso oque eu intendo como OFICIAL é referente a cronologia, não ao fato de ser um produto oficial, nesse sentido claro que é, não é pirataria é autorizado. Sempre comparo com Star Wars também é a mesma coisa. Isso tudo veio depois da troca dos dobladores e do staff da fase santuário, eu também não gostei, mas muita gente depois dai axa que tudo que o Kurumada faz é merda e ainda tenta tirar sua importância perante ao universo de Saint Seiya, um completo absurdo é uma inversão de valores ridicula, tirar a importância da pessoa que criou tudo o dono da propriedade intelectual da série, pessoal devia superar o requalque e parar de tentar tampar o sol com a peneira, não tem jeito só tem Saint Seiya se o Kurmada quizer(mangá e anime) mesmo que tenha outro autor sem o nome dele lá do lado não sai.

A rigor seria isso,mas longe do Kurumada ser santo também.Sua decisão de trocar os dubladores e os responsáveis foi extremamente prejudicial,pra não dizer trágica.Mas a Toei contribui com isso,ainda que o Katsumata seja incompetente,vai dizer que a primeira parte de Inferno não teve corte radical de gastos?Não é o Kurumada que fincancia o anime,mas os fãs chegaram até a acusar que ele mandou dar mais recursos pros OVAs de Ring.

Kurumada é agora acionista da Toei? :rolleyes:

Next Dimension sair dessa maneira também não tem justificativas,embora tenha boas idéias tem uma série de problemas:poucas páginas,atrasos gigantescos,desenhos abaixo do nível do autor,em Ring 2 por exemplo.Eu até entendo a razão dos atrasos (leia-se Ring ni Kakero 2), mas não deixa de ser lamentável e um desrespeito aos fãs,sim.

Mas não deixa de ser legal ver a antiga Guerra santa feita pelo autor original,mesmo com todos os problemas.E o conceito do Suikyo é sensacional,uma evolução daquilo que foi feito com o Isaac.

O problema é que a birra contra o Kurumada é antiga, vem de antes de Hades Santuário.Surgiu dos boatos da lendária briga com a Toei,que teria cancelado o anime.E mesmo depois,cada série nova que ele lançava os fãs faziam pirraça por ele não continuar com a série :lol:

Eu até não duvido que a briga tenha ocorrido,mas nas negociações pra realizar os OVAs de Hades na década de 90.A série foi cancelado por que atingiu o mangá, teriam que inventar mais fillers e isso não valeria a pena.Isso é bem comum,mesmo Slam Dunk e Inu-Yasha tiveram este destino.

Link para o post
Visitante WAN
O fato é que muitas vezes no proprio mangá o Masami se contradiz (e não vou ficar citando o que é, por que todo mundo já sabe...).

O caso é que se Kurumada fazer a Saga Zeus eu não duvido NADA que ele contradiga o proprio mangá classico e o ND, assim como o LC e o EpG. Eu diria até que ND é baseado na obra classica apenas.

Enfim :lol:

Ainda não encontrei no mangá clássico uma contradição do próprio Kurumada. Cita uma aí...

Agora, LC se contradisse várias vezes com a história da prisão de Sísifo e seus responsáveis.

Link para o post

Enfim :rolleyes:

Em enredo o mangá original não tem não,tá tudo amarrado,a batalha final contra Hades já tava preparada desde as doze casas,mistérios são revelados,e tem deixas pra luta contra Zeus acontecer ou não (vide a fala da alma de Poseidon,omitida no anime).Mas quanto a aspectros das lutas é inegável,ninguém poderia se teleportar das doze casas,mas Ikki fez isso,e Hyoga mandado pela outra dimensão também :lol:

Contradições em Zeus?Gostaria que não,mas se acontecer bastaria alterar levemente a cena no novo mangá,vide a abertura de Next Dimension,se bem que não há nada no Next Dimension que realmente contradiga o mangá antigo. Além do Pégaso mitológico que feriu Hades,há o Tenma que foi "amigo de Hades",mas não exclui o primeiro;nada é dito no mangá antigo contra um cavaleiro subir de hierarquia,etc.

E antes que venham com o lance da barreira de Hades,e o caso do cavalo Pégaso,lembrem que ele carregava a armadura de Taça,abençoada por Atena.

E não há nada que não possa ser concertado no encadernado,não era pro Miro ser mestre do Hyoga?E convenhamos,há erros muito piores logo no inicio do Episódio G.

Link para o post

Pra ser sincero, eu só não entendo essa coisa que me parece ser uma necessidade dos "Kurumadistas", de querer uma só versão.

"Qual das histórias é a verdadeira?"

Sério, gente... Isso me é bastante inóspito à discussão. A própria idéia de Kurumada, de ter outros autores repartindo trechos importantes na obra Saint Seiya, já pressupõe que não é preciso haver uma só linha de raciocínio, um só módulo de história.

Se ainda assim insistirem em achar que não, então agora os lembro do Multi-Angle Dual, o sistema sob o qual são publicados em conjunto o Next Dimension e o Lost Canvas. Múltiplas visões sobre a guerra santa anterior, sendo cada uma contada por um autor. Ninguém duvida disso por aqui, pelo que tenho lido nos últimos posts.

Mais ainda... O próprio anime clássico é uma outra versão da história clássica do mangá (que pra vocês é "A" história oficial), cheia de alterações, adições e extrações.

Na boa, é possível se pensar que, após isso tudo ser uma iniciativa do próprio Kurumada (afinal, ele mesmo concorda com tudo isso...), ele realmente prime por essa linearidade e coerência extremas?

Ao meu humilde ver (insisto, é só minha modestíssima opinião, ok?), vocês estão insistindo numa coisa distinta daquela pregada por Kurumada. Enquanto vocês falam de uma coerência e linha sólidas, afirmando que tudo deve se encaixar (e daí tiram essa coisa de que o que Kurumada diz é verdade, e o resto pode não ser, ou não é, enfim), Kurumada me parece dizer que sua obra deve ser enriquecida acima de tudo, com mais versões das mesmas coisas, novos estilos narrativos, novas sequências e idéias.

Só há incoerência se tudo na série faz parte da mesma linha do tempo e segue os mesmos paradigmas. Ocorre-me, no entanto, com tantas intromissões autorizadas e válidas, que esse não é o caso.

Por esses motivos, continuo a concordar plenamente com Nicol.

Link para o post
Não necessariamente,Cavaleiros nem é o único mangá de sucesso que migrou de uma editora pra outra,e estas séries podem ou não valer na cronologia,depende da palavra do autor,se ele quiser vale.

Em 2001,pouco depois do Kurumada reiniciar Ring Ni Kakero 2,os autores de City Hunter e Hokuto no Ken,clássicos da shonen Jump da mesma época de CDZ resolveram retomar suas séries,só que não foi na Shueisha,e sim na Comic Book Bunch.

Só que os casos em questão não se tratam de uma migração da obra. Nos casos que você citou é o autor criando novas histórias com base naquilo que ele já criou, mas não influem diretamente nas obras que eles compartilham os direitos com a Shueisha. Ou será que a sequência do clássico, dentro da própria editora que possui os direitos tbm prosseguiu sendo influenciado, alterado ou se referindo a estas obras publicadas pelo autor nas outras editoras?

Além do que, não houve uma migração completa de Saint Seiya para a Akita, mesmo após o Episódio G começar na Akita, sendo uma obra de Okada supervisionada por Kurumada, ainda assim, em 2004, Kurumada escreveu para a Super Jump, uma outra revista da Shueisha, aquele pequeno mangá (side story ou gaiden se preferirem) que introduzia o Tenkai-hen, mais diretamente o filme, mas ainda assim era a sequência direta daquela linha cronológica de Saint Seiya. Mesmo com o EpG sendo desenvolvido na outra editora, os laços de Kurumada com a Shueisha e toda a linha do clássico continuam firmes até hoje, pq a Shueisha tbm detém os direitos de Saint Seiya, nada impede que Kurumada venha dar continuidade a Saint Seiya na Shueisha ou mesmo querer criar uma outra prequel para o clássico sem mencionar nada do que fez nas outras editoras. O fato do autor ter realizado trabalhos em outras editoras ligados a sua obra anterior não quer dizer que por sua vontade elas possam se conectar pq justamente as editoras não se relacionam e cada editora passa a deter os direitos das obras tbm ao comprar a idéia do autor, ou melhor, comprar o seu projeto.

E o seu argumento acima tem uma falha,sendo de uma editora diferente do clássico, Episódio G e Lost Canvas também não valeriam,duplamente. Mas o panfleto do Tenkai sim, já que foi publicado numa revista da Shueisha,e em Next Dimension já estão interelacionando os dois.

Não tem falha alguma pq eu mesmo admito essa possibilidade desde o início, como até aprofudei agora pouco. A simples vontade do autor não conecta diretamente obras publicadas em diferentes editoras, todas no fim das contas soam como realidade alternativas em relação ao clássico, por isso eu disse q dependia do ponto de vista, se alguém se agarra a linha cronologica do clássico, acaba tbm chocando com detalhes que ele coloca na outra obra, até mesmo por força das condições das relações entre autores e editoras. O máximo que o autor pode fazer é dar opções e possibilidades aos leitores, Kurumada não daria um tiro no próprio pé, vendendo os direitos de Saint Seiya para novos mangás como LC e EpG, supervisionando os mesmos, pra depois lançar uma obra que seja tomada como a linha cronologica oficial e dando margem pra que estas obras com tanto peso e que tanto acrescentam elementos ao universo Saint Seiya sejam ignoradas pelos fãs. O Tenkai Pamphlet serve apenas para conectar tudo que foi feito em anime, ele não se liga diretamente a linha dos mangás já criados, apenas a linha daquilo que saiu pela Shueisha, pq justamente a Shueisha não considera nada que esteja fora de sua editora, mesmo que qualquer material da Shueisha venha a ser publicado no futuro comentando sobre Saint Seiya, este material jamais se referirá as obras da Akita como canônicos a sua obra clássica, basta ver o Sora, por exemplo, o artbook de Kurumada lançado em 2004, ele aborda toda a trajetoria de Kurumada mas deixa de fora qualquer menção ao Episódio G que já era publicado há muito tempo pela Akita, nem o próprio Kurumada o menciona na Long Interview que tem lá.

Quanto ao título de Next Dimension não é especificado,pode significar qualquer coisa,a revelação do futuro dos personagens pode ser a tal "próxima dimensão",ou não.

Pois é, interpretação subjetiva sua, pq da mesma forma como vc vê lógica que o futuro de personagens seja a "próxima dimensão" eu já não concordo e mantenho o meu pensamento, acho que a grande contribuição do ND será revelar que existem uma infinidade de realidades onde os mesmos fatos são vistos ocorrem com algumas diferenças, nesse caso o ND terá uma importância fundamental, pq vai tirar essa idéia fixa de que a linha cronológica válida é aquela em que o autor escreve "sozinho", mas todas são igualmente válidas e cada um que escolha a que mais lhe agrada.

E se vc perceber bem eu disse que ND teria mais chances de pertencer a cronologia do original,mas poderia também ser uma side story ainda que feita pelo autor original,lembra dos Blue Warriors publicado após as Doze casas,com Hyoga de armadura antiga?A história poderia até se passar um pouco antes das doze casas,mas Hyoga não deveria dominar a Execução aurora.

Não vejo o que a side story do Hyoga do clássico possa justificar a conexão do ND com a linha cronologica (ou melhor, com a realidade) do clássico. O que vc mencinou só serve pra mostrar o quanto Kurumada não tá nem aí pra detalhes cronológicos e etc, e esse é só um dos exemplos da falta de coesão e coerência de Kurumada.

Mas lembre que ainda que o Kurumada possa adaptar conceitos surgidos no anime,armadura que vai direto pro cavaleiro,Satã imperial,etc,ele não considera quando escreve algo relacionado a CDZ outras histórias e personagens que não criados por ele,Mestre Cristal apareceu antes do Camus no mangá,e aí?Asgard?Dos personagens que ele teria "copiado" dos filmes,vc mesmo provou que ele participou da produção e os desenhou.

Por mais que Kurumada contribua com elementos de desbobramentos da sua obra (filmes, anime e etc) ou que ele traga elementos das mesmas para aquilo que ele escreve, isso não justifica o ND como algo pertencente a realidade do clássico, da mesma forma que o anime e o mangá são realidades alternativas, não existe isso do anime sobrepujar o mangá e vice-versa, como vcs querem afirmar para o ND em relação ao LC, que é o foco da questão.

Além disso tanto EPG, LC e ND são prequels, a continuação do mangá -Zeus é outra história,o próprio Kurumada vire e mexe diz que seria o seu último mangá,acho muito difícil ele delegar pra outro autor a tarefa,não que seja impossível pra felicidade de alguns. E se for o Kurumada que realizar o mangá,qual das obras vc acha que ele irá considerar,se fizer alguma referência?

Ele poderá utilizar elementos como ele quiser, mas dependendo de onde ele for publicar esta obra, ele não a contruirá se firmando exatamente numa obra diferente de editora diferente. Por exemplo, se Kurumada "sozinho" fizer um Zeus pela Akita, as chances dele se referir diretamente ao Next Dimension podem ser grandes, mas ele tbm não se referirá da mesma forma ao clássico, tal qual vemos o ND se referindo ao clássico, mas na verdade, o reescrevendo, alterando aquela realidade. Se Kurumada delegar a tarefa a outro autor, as coisas poderão vir ainda mais diferentes do que ND, LC, EpG ou clássico.

E mesmo que ele delegue a função pra outro mangaka,talvez não seja Shiori ou Okada,e este poderia considerar o que bem entender, já não há nenhuma refência de Episódio G em Lost Canvas e vice-versa,não seria novidade.

Justamente.

Ou seja,mesmo que ND não possa ser considerado o que aconteceu na antiga guerra santa,não quer dizer que Lost canvas imediatamente o seja,e a Guerra santa anterior foi somente o que foi dito por Shion e Dohko no mangá original,sem Tenma,Alone, Cavaleiro de Taça,e por outro lado sem Benu,Altar e Câncer antigos lemurianos ou deuses como Morfeu.

Exatamente, a questão não é o LC ou ND é a história é verdadeira? Isso é banalizar a obra como um todo. Tanto ND e LC são obras verdadeiras e podem ser tomadas como realidades diferentes, não é simplesmente o caso de "o autor fez, então essa é que a verdadeira", pq justamente o autor já dispersou as possibilidades de linhas cronológicas exatamente unidas quando publicou obras em editoras diferentes e ainda delegou o trabalho a outras pessoas.

É muito diferente do caso dos Comics,Nicol.Quem é dono dos direitos do Superman,por exemplo é a DC Comics,não os criadores.Saint Seiya seria mais próximo do caso de Star Wars ,e o próprio fato do Kurumada "migrar" da Shueisha pra Akita Shoten atesta isso,e até a ED. Definitiva do mangá nem foi publicado pela Shueisha,ora.

Não são exatamente os mesmos casos, mas são casos semelhantes sim. Kurumada não pode lançar mão do clássico que ele fez juntamente com a Shueisha, da mesma forma que a Shueisha não lança mão daquilo q foi produzido por ele na Akita, como eu mesmo citei, Kurumada na Shueisha não se refere aquilo que está feito na Akita e vice-versa. O que Kurumada pode fazer para se referir é reescrever de alguma forma uma outra coisa, pq é essa parte que lhe cabe. Kurumada não lança mão exatamente daquilo que fez com a Shueisha sem a autorização da mesma, e vice-versa. O mesmo vale pra Akita.

E sobre a "edição definitiva" (kanzenban), ela foi publicada pela Shueisha sim, não sei de onde vc tirou o contrário.

George Lucas,em muitos sentidos é a versão ocidental do Kurumada,e várias comparações entre os destinos da franquia Saint Seiya e Star Wars poderiam ser feitos (em especial o ódio dos fãs laugh.gif ).

Muitos livros,feitos por outros autores são até melhores que os filmes (ver Herdeiros do Império de Timonty Zahn),bem como algumas hqs da franquia,mas a canonicidade destas é relativa.Lucas,como o Kurumada trabalha como consultor e supervisor das mesmas,mas de uma hora pra outra ele pode lançar algo que desconsidere os dois,e até mesmo do que ele fez nos filmes (as famigeradas edições especiais, que de certa forma lembram as alterações na parte Hades vs bronzeados no início de ND,um retcon à la Superboy-Prime).

Tem até uma "classificação" das obras das obras do Lucas,mas isso não vem ao caso,e espero que CDZ não chegue a esse ponto.

Acho que cada caso é um caso, e mais uma vez, ainda mais nisso de "ódio ao autor", há sempre justitificativas e especifidades pra cada situação, no caso de Saint Seiya é o que estamos debatendo aqui, não dá pra simplesmente generalizar os dois casos, os casos de edições especiais de DVD de Star Wars por exemplo, não é a mesma coisa q clássico de Hades e ND, mas está mais para quando Kurumada fazia coisas na Weekly Shonen Jump da Shueisha e as corrigia ou alterava nos volumes compilados, por isso eu não gosto de comparações como George Lucas e Kurumada, ou outros mangás e Saint Seiya. Cada caso é um caso.

Ainda não acabei, vamos aos outros posts.

Link para o post

Aí vc está misturando tudo, meu amigo. :rolleyes:

Primeiro de tudo, o sentido que vcs querem dar ao impasse ND x LC é "qual é a verdadeira", e o que estou dizendo desde o início é "não há verdadeiro ou falso, todos são verdadeiros, senão nem teriam sentido de existirem".

Comparar Stars Wars ou qualquer outra obra com Saint Seiya é generalizar de alguma forma, pq cada caso é um caso, como eu comentei no post do Ares Saga.

Mais uma vez torno a repetir, pelo menos no meu caso, não é uma questão de ódio contra Kurumada ou dizer que ele tudo que ele faz não presta só por conta do que ocorreu no anime, isso seria leviano da minha parte ou de qualquer um, da mesma forma como digo o mesmo para o caso de idolatria ao Kurumada q existe mundo a fora, justamente pq Kurumada teve seu valor, mas não é O VALOR. Desde antes dessa confusão toda eu nunca fui de achar Kurumada o mestre dos mestres e etc, até pq, a fama de Kurumada não está em Saint Seiya ser uma obra prima, mas ele ter sido esperto o bastante pra ter feito ela crescer e lucrar disseminando ela de várias maneiras, sem se preocupar com entraves cronológicos ou "qual é o verdadeiro ou falso" e etc. A inteligência de Kurumada está em sua administração da série pra fazer ela render tanto, pq no campo da idéias q vemos no mangá ou anime, ele teve ajuda, e muita, assim como continua tendo. Então não é caso de inversão de valores, é justamente o oposto, é o caso de saber distinguir, pelo menos um pouco, os valores certos e não partir pro "Kurumada é o único dono de Saint Seiya e blá, blá, blá". Saint Seiya só existe se Kurumada quiser? Não, só existe se outros quiserem também, ND, LC, EpG só existem pq Kurumada e a Akita quiseram, não foi imposição de um outro lado, por isso o nome de Kurumada está ao lado de outros tantos nomes, vamos evitar superestimações e idolatrias quanto a isso, vamos abrir os olhos e ampliar os conceitos. /evil

P.S: Eu até pensei em comentar algo sobre o post do Ares Saga a repeito do que o meu amigo IKKI-CE disse, mas seria fugir demais do tópico, o essencial da discussão eu já comentei, então eu passo esse.

P.S.2: o mesmo vale pros posts do Mark, Wan e Ares Saga de novo sobre as contradições do Kurumada, pq seria falar da obra clássica sem comparar com nenhum outro dos mangás, então, por mais que o tema seja bom e dê o que falar, eu prefiro passar tbm.

PS.3: Slip, parabéns pelo post, concordo com o que vc postou e acho q tem muito a ver com o que eu postei até agora, e olha que a gente tem gostos bem diferentes em relação ao EpG, Tenkai e por aí vai, acho que isso é q legal, o que lembra de ressaltar aos amigos IKKI-CE e Ares Saga, que tudo que postei aqui não foi no intuito de ofender ou ridicularizar ninguém, nada disso. Eu os considero muito tbm e só por isso postei nesse tópico de "comparações" que não curto muito. Afinal, apesar de discordarmos nestes pontos em questão, eu sei q concordamos em muitos outros, afinal, podemos não ser todos fãs de todos os mangás ou de Kurumada em especial, mas com certeza somos todos fãs de Saint Seiya, e acho q isso é mais importante, não é? :lol:

Editado por Nicol
Link para o post

:lol:

Não tenha dúvidas disso, Nicol-san. /evil

Estendo essa parabenização aos posts que tenho visto nesse tópico ao longo do tempo, como os do próprio Ares Saga, Ikki-CE, Royal Baloon, Drustann e tantos outros; Sempre há informações relevantes em meio a um raciocínio interessante.

Como um dos moderadores da seção, eu só posso dizer que é um prazer - ainda que com contratempos diversos - entrar aqui e ver tanta coisa boa pro cenário nacional de Saint Seiya.

Gosto é gosto, não se discute... No máximo se lamenta. Enquanto sou adorador de Episódio G e não seja apaixonado pelo Tenkai-Hen, você pensa exatamente de forma contrária. As idéias se contrapõem, as visões são diferentes desde o início, a diversidade das pessoas é assim. Acho perfeito o que você disse. De uma forma ou de outra, todo mundo aqui é fã de Saint Seiya.

No fim, é engraçado como todos somos da mesma família... :rolleyes:

Editado por Slip Questão
Link para o post
Visitante WAN
:lol:

Gosto é gosto, não se discute... No máximo se lamenta. Enquanto sou adorador de Episódio G e não seja apaixonado pelo Tenkai-Hen, você pensa exatamente de forma contrária. As idéias se contrapõem, as visões são diferentes desde o início, a diversidade das pessoas é assim. Acho perfeito o que você disse. De uma forma ou de outra, todo mundo aqui é fã de Saint Seiya.

No fim, é engraçado como todos somos da mesma família... :rolleyes:

E não somente isso...

Essa diversidade de gostos nos dá a possibilidade de expor cada um seus pontos de vista e, assim, acabamos por ver por um prisma que não víamos ou até mesmo repensar sobre vários temas. Foi assim quando eu criticava veementemente o ND e o Nicol mostrou-me pontos contrários a minha versão, o que me fizeram olhar com outros olhos essa mini-micro-obra do Mestre.

Link para o post
Pois é, interpretação subjetiva sua, pq da mesma forma como vc vê lógica que o futuro de personagens seja a "próxima dimensão" eu já não concordo e mantenho o meu pensamento, acho que a grande contribuição do ND será revelar que existem uma infinidade de realidades onde os mesmos fatos são vistos ocorrem com algumas diferenças, nesse caso o ND terá uma importância fundamental, pq vai tirar essa idéia fixa de que a linha cronológica válida é aquela em que o autor escreve "sozinho", mas todas são igualmente válidas e cada um que escolha a que mais lhe agrada.

Não vejo o que a side story do Hyoga do clássico possa justificar a conexão do ND com a linha cronologica (ou melhor, com a realidade) do clássico. O que vc mencinou só serve pra mostrar o quanto Kurumada não tá nem aí pra detalhes cronológicos e etc, e esse é só um dos exemplos da falta de coesão e coerência de Kurumada.

Por isso que eu disse "ou não",são só nossas própias conclusões,ninguém sabe o que passa na cabeça do Masami,se ele quiser ele pode desconsiderar todo o Next Dimension,ou mudar o que estava no original.

Quanto ao exemplo dos Blue warriors foi ilustrativo,ele pode ou não ser uma side story,mas por ser feito pelo autor original teria mais chances de valer.E o próprio Tenkai não poderia ser relacionado com o mangá clássico,afinal o Seiya morreu,a maldição de Hades é um belo retcon,mas o Kurumada já começou a relacionar os dois.

Por mais que Kurumada contribua com elementos de desbobramentos da sua obra (filmes, anime e etc) ou que ele traga elementos das mesmas para aquilo que ele escreve, isso não justifica o ND como algo pertencente a realidade do clássico, da mesma forma que o anime e o mangá são realidades alternativas, não existe isso do anime sobrepujar o mangá e vice-versa, como vcs querem afirmar para o ND em relação ao LC, que é o foco da questão.

Como eu disse no outro post não é que por ser do Kurumada que obrigatoriamente é a versão "verdadeira",mas tem mais chances.

Ele poderá utilizar elementos como ele quiser, mas dependendo de onde ele for publicar esta obra, ele não a contruirá se firmando exatamente numa obra diferente de editora diferente. Por exemplo, se Kurumada "sozinho" fizer um Zeus pela Akita, as chances dele se referir diretamente ao Next Dimension podem ser grandes, mas ele tbm não se referirá da mesma forma ao clássico, tal qual vemos o ND se referindo ao clássico, mas na verdade, o reescrevendo, alterando aquela realidade. Se Kurumada delegar a tarefa a outro autor, as coisas poderão vir ainda mais diferentes do que ND, LC, EpG ou clássico.

Por isso que eu torço que o mangá de Zeus seja publicado na Super Jump,os motivos já expliquei no tópico do futuro da série.

Exatamente, a questão não é o LC ou ND é a história é verdadeira? Isso é banalizar a obra como um todo. Tanto ND e LC são obras verdadeiras e podem ser tomadas como realidades diferentes, não é simplesmente o caso de "o autor fez, então essa é que a verdadeira", pq justamente o autor já dispersou as possibilidades de linhas cronológicas exatamente unidas quando publicou obras em editoras diferentes e ainda delegou o trabalho a outras pessoas.

Não é questão de banalizar Nicol,oficiais no sentido que vc coloca todos são,mas antes existia uma que servia de base pra todas as outras:a do mangá original= Kurumada.

O Kurumada nunca se importou em estabelecer elos do seu mangá,com o anime ou filmes,a cronologia do mangá era do mangá,e só.Só acho que não deveríamos confundir uma coisa com a outra,e dizer que LC é o prequel do mangá original (e não da série em si),compartilho a idéia de diferentes cronologias,mas cada um no seu lugar.

Não são exatamente os mesmos casos, mas são casos semelhantes sim. Kurumada não pode lançar mão do clássico que ele fez juntamente com a Shueisha, da mesma forma que a Shueisha não lança mão daquilo q foi produzido por ele na Akita, como eu mesmo citei, Kurumada na Shueisha não se refere aquilo que está feito na Akita e vice-versa. O que Kurumada pode fazer para se referir é reescrever de alguma forma uma outra coisa, pq é essa parte que lhe cabe. Kurumada não lança mão exatamente daquilo que fez com a Shueisha sem a autorização da mesma, e vice-versa. O mesmo vale pra Akita.

E o Seiya na cadeira de rodas que apareceu numa visão em ND?Ele surgiu antes do filme,naquelas 8 páginas da Super Jump da Shueisha.Aliás a própria sequência do início de ND,que é uma pequena alteração do mangá original indica problemas nessa teoria,mas faz sentido também.Especialmente no fato de nenhum dos novos mangás serem estrelados pelos 5 protagonistas,podem até aparecer,mas não são eles que conduzem a história.

Acho que cada caso é um caso, e mais uma vez, ainda mais nisso de "ódio ao autor", há sempre justitificativas e especifidades pra cada situação, no caso de Saint Seiya é o que estamos debatendo aqui, não dá pra simplesmente generalizar os dois casos, os casos de edições especiais de DVD de Star Wars por exemplo, não é a mesma coisa q clássico de Hades e ND, mas está mais para quando Kurumada fazia coisas na Weekly Shonen Jump da Shueisha e as corrigia ou alterava nos volumes compilados, por isso eu não gosto de comparações como George Lucas e Kurumada, ou outros mangás e Saint Seiya. Cada caso é um caso.

É lógico que há justificativas,Nicol,boa parte verdadeiras e sinceras,mas há grandes exageros.Os fãs só faltam fazer um boneco de judas do Kurumada e queimar na rua :lol:

E no caso do Lucas não é só na alteração das edições especiais,a nova trilogia surgiu bem depois,e contradiz livros e quadrinhos autorizados pelo criador feitos antes dos novos filmes,indo em muitos pontos contra fatos estabelecidos nos filmes antigos,e mesmo nas edições especiais.A nova trilogia deveria ser uma "side story",mas não é,por que o autor não deseja assim.

E ao mesmo tempo Lucas autoriza novelizações e quadrinizações dos filmes,que apresentam aspectros bem diferente sobre o mesmo tema (não lembra ND e LC?),mas são os filmes que são a base,uma espécie de "guia",para o que virá,e para que outros autores partam.O caso dos mangás feitos pelo Masami nesse caso são semelhantes nesse sentido.

Desde antes dessa confusão toda eu nunca fui de achar Kurumada o mestre dos mestres e etc, até pq, a fama de Kurumada não está em Saint Seiya ser uma obra prima, mas ele ter sido esperto o bastante pra ter feito ela crescer e lucrar disseminando ela de várias maneiras, sem se preocupar com entraves cronológicos ou "qual é o verdadeiro ou falso" e etc

Você leva muito a sério essa brincadeira do termo MESTRE, devia reler as Burning Words,e comungar com os irmãos Masamists :D

Kurumada é um autor como os outros,tem erros,acertos,nada mais.Não é nem um gênio,mas muito menos o "senhor do mal" que quer destuir sua própria obra.

o que lembra de ressaltar aos amigos IKKI-CE e Ares Saga, que tudo que postei aqui não foi no intuito de ofender ou ridicularizar ninguém, nada disso. Eu os considero muito tbm e só por isso postei nesse tópico de "comparações" que não curto muito. Afinal, apesar de discordarmos nestes pontos em questão, eu sei q concordamos em muitos outros, afinal, podemos não ser todos fãs de todos os mangás ou de Kurumada em especial, mas com certeza somos todos fãs de Saint Seiya, e acho q isso é mais importante, não é?

Que isso,Nicol.Isso é um fórum de discussão, opiniões são opiniões,deve-se respeitar o ponto de vista do outro usuário,mas não quer dizer que você deva ser complacente com ela, contanto que se continue num nível de educação e sem ofensas pessoais.

E se eu nem me estresso com o Sakuragi,vc acha que eu ia me sentir ofendido? :lol:

Link para o post
Por isso que eu disse "ou não",são só nossas própias conclusões,ninguém sabe o que passa na cabeça do Masami,se ele quiser ele pode desconsiderar todo o Next Dimension,ou mudar o que estava no original.

Quanto ao exemplo dos Blue warriors foi ilustrativo,ele pode ou não ser uma side story,mas por ser feito pelo autor original teria mais chances de valer.E o próprio Tenkai não poderia ser relacionado com o mangá clássico,afinal o Seiya morreu,a maldição de Hades é um belo retcon,mas o Kurumada já começou a relacionar os dois.

Como eu disse no outro post não é que por ser do Kurumada que obrigatoriamente é a versão "verdadeira",mas tem mais chances.

Não é questão de banalizar Nicol,oficiais no sentido que vc coloca todos são,mas antes existia uma que servia de base pra todas as outras:a do mangá original= Kurumada.

O Kurumada nunca se importou em estabelecer elos do seu mangá,com o anime ou filmes,a cronologia do mangá era do mangá,e só.Só acho que não deveríamos confundir uma coisa com a outra,e dizer que LC é o prequel do mangá original (e não da série em si),compartilho a idéia de diferentes cronologias,mas cada um no seu lugar.

E o Seiya na cadeira de rodas que apareceu numa visão em ND?Ele surgiu antes do filme,naquelas 8 páginas da Super Jump da Shueisha.Aliás a própria sequência do início de ND,que é uma pequena alteração do mangá original indica problemas nessa teoria,mas faz sentido também.Especialmente no fato de nenhum dos novos mangás serem estrelados pelos 5 protagonistas,podem até aparecer,mas não são eles que conduzem a história.

O ponto que eu quis levantar é justamente que Kurumada pode até querer fazer e desfazer, mas isso é algo característico dele, o que é "verdadeiro" não existe de fato, por mais que se tenha a base do clássico (q tem suas ressalvas), mas cada um que opte por aquilo que já existe, o fato dele ter feito "sozinho" não quer dizer mais que seja "o verdadeiro", é mais uma opção pro leitor, pq ND, LC, EPG, anime, filmes, side stories, gaidens e até CDs e jogos, tudo são manifestações diferentes de Kurumada, é ele disseminando e diluindo a obra pra todos os lados e cada um que faça sua a linha cronológica que lhe agrada, quem quiser considerar o ND como prequel do clássico, ok, quem quiser o LC, tbm, quem quiser o EpG idem (pq afinal, ele pincelou algo de Dohko e Sion no fim da guerra tbm, pode acontecer de novo esses flashes do passado), o importante é que todos são de Kurumada de alguma forma, senão nem existiriam.

E vc tocou num ponto interessante tbm q mostra mais dessas facetas do Kurumada. Por exemplo, realmente naquela época do clássico, pra muita gente não só Seiya, mas todo mundo tinha morrido após a destruição dos Elísios, como muitas revistinhas aqui do Brasil, por exemplo, a Herói do Futuro (q foi a primeira revista q lembro q falou e mostrou coisas de Hades), mas quando perguntavam ao Kurumada, ele sempre dizia q poderia ser interpretada de várias maneiras, tanto é q depois ele incluiu no CD Shonenki de 1997 aquela faixa de áudio Do Cvidanija ele colocava um novo recomeço para os Cavaleiros depois de Hades, mas isso acabou nunca aparecendo no mangá ou anime. O mesmo aconteceu tbm quando Hades acabou na WSJ e depois teve o final publicado na V Jump (todas da Shueisha), tbm deu o q falar até pro pessoal fora do Japão. Enfim, Kurumada gosta dessas coisas. :lol:

É lógico que há justificativas,Nicol,boa parte verdadeiras e sinceras,mas há grandes exageros.Os fãs só faltam fazer um boneco de judas do Kurumada e queimar na rua :lol:

Bom, realmente tem gente que odeia Kurumada, mas assim como tbm tem quem o ama mais que tudo, e pior q esses contrastes existem no mundo todo, inclusive no Japão.

Eu não odeio Kurumada, afinal ele tem o seu valor, como comentei e tal, mas não o vejo como o centro de Saint Seiya pq tanta gente contribuiu pra Saint Seiya crescer, até mesmo trabalhando com Kurumada no clássico, é uma pena q o nome dessas pessoas não sejam conhecidas. Por essas e por outras, eu costumo dizer que sou fã de Saint Seiya, não do Kurumada. :D

E no caso do Lucas não é só na alteração das edições especiais,a nova trilogia surgiu bem depois,e contradiz livros e quadrinhos autorizados pelo criador feitos antes dos novos filmes,indo em muitos pontos contra fatos estabelecidos nos filmes antigos,e mesmo nas edições especiais.A nova trilogia deveria ser uma "side story",mas não é,por que o autor não deseja assim.

E ao mesmo tempo Lucas autoriza novelizações e quadrinizações dos filmes,que apresentam aspectros bem diferente sobre o mesmo tema (não lembra ND e LC?),mas são os filmes que são a base,uma espécie de "guia",para o que virá,e para que outros autores partam.O caso dos mangás feitos pelo Masami nesse caso são semelhantes nesse sentido.

Eu compreendo a sua visão de semelhança e até concordo em alguns pontos no que diz respeito as atitudes do Kurumada e Lucas, mas ao q me parece Lucas tem um controle bem maior de sua obra, já com Kurumada não é assim pq justamente o ponto de partida deles foi diferente, a relação do Kurumada com as editoras e a Toei é um dos fatores que me leva a não comparar diretamente os dois casos. Mesmo assim, é interessante mesmo como há semelhanças, todo fã de Saint Seiya e Star Wars q conheci compartilham dessa noção de q são os mesmos casos, é natural.

Você leva muito a sério essa brincadeira do termo MESTRE, devia reler as Burning Words,e comungar com os irmãos Masamists :lol:

Kurumada é um autor como os outros,tem erros,acertos,nada mais.Não é nem um gênio,mas muito menos o "senhor do mal" que quer destuir sua própria obra.

Burning Words?

Ah, eu nem levo a sério, minhas palavras foram no sentido de que eu sou contra a idolatria q existe em muitos lugares pelo Kurumada, e vejo q quando usam o termo mestre, tem uma conotação exagerada q eu não compartilho, pq eu vejo justamente como vc, Kurumada é como qualquer outro, tem seus erros e acertos, mas não quer acabar com a própria obra, pelo contrário, por isso tem ND, LC, EPG, anime e etc, mas ainda assim tenho minhas ressalvas, quando ele começa a querer imprimir a dinâmica de mangá no anime, aí a coisa desanda. :lol:

Que isso,Nicol.Isso é um fórum de discussão, opiniões são opiniões,deve-se respeitar o ponto de vista do outro usuário,mas não quer dizer que você deva ser complacente com ela, contanto que se continue num nível de educação e sem ofensas pessoais.

E se eu nem me estresso com o Sakuragi,vc acha que eu ia me sentir ofendido? :lol:

Que bom nos entendermos. :lol:

Editado por Nicol
Link para o post
Burning Words?
Burning Words é a expressão poética da filosofia do Mestre Masami Kurumada. Editada anualmente em todo mundo com corte de 6 bilhões de exemplares, totaliza, até o momento, 30 tomos gerais, além de seleções dividas por temas, edições de bolso e estudos doutrináticos comentados. O compêndio é lançado todo dia 23 de Fevereiro, abrangendo o trabalho do Mestre no período absente.

Aqui vai a mais famosa:

Quando eu era criança,

me diziam “mangás são inúteis!”

Mas os tempos mudaram

e hoje adultos também lêem

Agora os mangás são importantes?

Isso não me interessa

Independente de serem

cultura ou arte

Só tenho certeza

que estão repletos de sonhos.

In Burning Words - Kekkai Mono Taisetsu no Batoru Taizen Gaiden Mugen Moeru Inouchi, 2ª edição. KURUMADA, Masami. Tradução de Al Red Phil D. Balls.

Sim, foi escrita por ele, e encontrava-se no site dele em inglês antes dele remover a seção. As Burning Words continuam, mas agora só em Japonês. Para ler mais delas, consulte o verbete no wiki do Kotatsu Online, KOwiki: http://www.kotatsu.com.br/wiki/doku.php?id=burning_words

Eu recomendo a leitura (principalmente da última, sobre homens atraentes. O Mestre é foda).

Findo aqui esse pequeno Off. É dever fazer propaganda deste conhecimento. :D

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...