Visitante WAN Postado Dezembro 2, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 2, 2007 Eu perguntei a data da entrevista por que SE ela realmente existe é provavel que foi feita bem antes do inicio da idéia do Lost Canvas. Até aquele momento podiam ser somente duas pessoas capazes, agora temos uma terceira =P Afinal, o Kurumada não teria a escolhido se a mesma não fosse capaz de fazer uma ótima história, e a Shiro esta a fazendo muuuito bem *o* Isso são pontos de vista. Duvido muito que Kurumada tenha participado ativamente da escolha do autor de THE LOST CANVAS. A idéia mesmo de uma história "dupla" surgiu da editora Akita Shoten, não do Kurumada. E, caso vc não tenha visto, a entrevista está aí, pra download. Portanto, ela realmente existe. Albafica > Se você que se diz tão entendido pq não traduz a entrevista, antes de sair falando mal do trabalho dos outros? Criticar é fácil, fazer é o que é difícil. Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Dezembro 2, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 2, 2007 Provavelmente, caso a declaração seja exatamente isto, foi feito muito antes deles pensarem em Lost Canvas e Shiori.Wan, se não me engano o projeto EG também não partiu do Masami e sim da editora (acho que foi a editora...) em questão que, primeiramente, queria um remake da saga clássica pelo traço do Okada, mas Masami achou melhor ele criar a trama para os dourados. Ou seja, o caso não é tão diferente do de LC/Shiori. Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Dezembro 3, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2007 É obvio que não posso confirmar que foi o Kurumada que escolheu a Shiori, mas vamos colocar aqui o que ela diz no volume 1 de Lost Canvas: "Quando fui convidada para desenhar The Lost Canvas, liguei para minha amiga aos prantos por causa da emoção de desenhar um mangá dos Cavaleiros e por saber que meu trabalho havia chamado a atenção do Mestre Kurumada. Acho que um caso tão especial como este nunca mais irá se repetir na minha vida. Kurumada-Sensei! Muito obrigada por me dar essa oportunidade." Isso me leva a crer algo... Enfim... Não sei se em japones está EXATAMENTE dessa forma, mas estranho ela só citar que foi convidada a desenhar, será que não é ela que cria a história? o_OAcho que não tem nada a ver, mas vai lá se saber... Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Dezembro 3, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2007 Cria sim. O estilo de texto do LC é totalmente diferente do de Masami e podemos atestar isso se compararmos com o ND.Eu tinha essa mesma dúvida com o EG, se Okada apenas desenhava ou também escrevia. Cheguei a conclusão que escreve, também. O texto desses dois mangakas são bem diferentes do de Masami. Agora isso é opinião minha: Creio que os dois, Okada e Shiori, não possuem uma liberdade criativa de 100%. Acho que eles têm que passar pelo crivo do Masami para não exceder os limites que ele mesmo criou. Isso, caso seja verdade, é bom e ruim. Bom porque pelo menos não foge do contexto, ruim porque limita coisas que poderiam ser demais. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Dezembro 3, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2007 Exatamente Mark, ela foi convidada por Kurumada e por alguns editores para criar a estória. Após a aprovação da Akita Shoten, Kurumada como licenciador dos direitos totais da obra, oficializou Shiori como mangaká de Lost Canvas. Já que a Akita Shoten não pode fazer nada sem o consentimento do licenciador. Tanto Okada como Shiori estão no mesmo patamar, apesar de frustradamente um ou outro querer dizer que não está, desvirtuando a proposta de Multi Angle Dual e receber apenas uma obra, descartando a outra. Kurumada afirmou que supervisiona o EpiG muito tempo antes dele criar o projeto Meio Shinwa, o que não descarta a possibilidade dele supervisionar Lost Canvas que está inserindo muito mais conteúdo diretaente no mangá clássico, mais precisamente em Hades. No trecho em que Shiori fala em "desenhar a obra", não é bem esse termo, ela fala como se fosse "mangakáquizar a obra", é pq em português não existe essa palavra...hehe Como o drustann comentou aí, a partir do momento que Kurumada oficializa um mangaká, este tem tantos poderes na obra quanto o próprio mestre, para que problemas não ocorram, Kurumada dá uma série de parâmetros a serem seguido para o mangaká, limitando o modo como estes desenrolam a estória, por isso o enredo deve ser supervisionado, já que interferem diretamente na obra clássica. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Dezembro 3, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2007 Albafica, para que suas palavras tenham crédito, é necessário divulgar a fonte de todas essas afirmações. Kurumada, sendo o detentor da série, não supervisionou o animê, colocando "limites" para a versão dos roteiristas da Toei Animation. Mesmo pq, ele estava ocupado produzindo o mangá. Com THE LOST CANVAS não é muito diferente. Ela não é algo complementar, mas a visão de outro autor. Shiori não precisa (e, como vemos, não está) limitando-se aos tais paradigmas citados por você. A supervisão dele no EPISODE.G é superficial. Quem não conhece e lê isso, Albafica, pensa que é mais pura verdade, com tanta veemência que vc cita os fatos. Link para o post Compartilhar em outros sites
Tres Iqus 1 Postado Dezembro 3, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2007 ahn mas pera.. resumindotodos os direitos de ss nao pertencem ao kururu?logo... se algo sai, sai com a autorização dele..certo? ou nao? Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Dezembro 3, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2007 Sim, claro!E, ao meu ver, se sai algo com o nome de SS e aprovado pelo Masami e o nome dele escrito na obra (como no LC e EG. Não sei se Hipermito, Gigantomaquia e afins têm o nome dele, também) isso faz dela oficial, mesmo que não possua uma unha dele lá. Não é porque não nasce dele que tem que ser tirado do contexto SS e não ser considerado oficial. Exemplo tosco: Poltergeist 1 é do Spielberg e os outros não são, pois foi vendida a franquia. Porém, mesmo assim, continua sendo Poltergeist. hehehe Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Dezembro 3, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2007 Albafica, para que suas palavras tenham crédito, é necessário divulgar a fonte de todas essas afirmações.A própria Shiori afirmou isso no manga, o processo de oficialização de mangaka e estória é de praxe como acontece com outras publicações de outras obras. O processo é como eu citei, se você não acredita pesquise a respeito. Kurumada, sendo o detentor da série, não supervisionou o animê, colocando "limites" para a versão dos roteiristas da Toei Animation. Mesmo pq, ele estava ocupado produzindo o mangá. Com THE LOST CANVAS não é muito diferente. Ela não é algo complementar, mas a visão de outro autor. Shiori não precisa (e, como vemos, não está) limitando-se aos tais paradigmas citados por você. A supervisão dele no EPISODE.G é superficial.Suas comparações são bem esdrúxulas, comparar o licenciamento do mangá com o anime, quando se tratam de coisas totalmente diferentes. A Toei explora muito mais a imagem de Saint Seiya do que a Akita Shoten que apenas publica o mangá, trabalham de forma distinta. O anime não criou outra estória, ele pegou a estória de Kurumada e adaptou, acrescentando pequenos fatos, na essência mesmo, na base, é a estória de Kurumada. Os novos mangás estão contando aquilo que Kurumada não contou, são fatos novos e versões novas, pra isso precisa-se ter um cuidado. O parametros que eu citei, não são ao decorrer da obra, e sim no inicio, Shiori foi orientada em como deve abordar Alone, seu gosto pela arte, Tenma, suas características, os espectros. o tema reencarnação, isso tudo já foi estabelecido. Não existem coincidencias entre LC e ND. Os pontos em comum são as ideias de Kurumada, agora ele e Shiori desenvolvem suas versões oficiais de maneiras distintas. O enredo que é como a estória deve se desenrolar já não é mais por conta de Kurumada, aí é por conta do mangaká, até pq o Episódio G é uma prova viva de que não passa por qualquer análise ou supervisão de Kurumada, mas Okada foi orientado a aboradar os Titãs e Cronos, como ele faz isso é o que sai da cabeça dele, mas seguindo as idéias pré-estabelecidas por Kurumada. Quem não conhece e lê isso, Albafica, pensa que é mais pura verdade, com tanta veemência que vc cita os fatos.Limite-se a contestar argumentos apenas quando apresentar algo que prove o contrário. Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 Concordo com todo seu post Albafica. E WAN, engraçado você falar que outros afirmam as coisas, sendo que você faz o mesmo. Essa briguinha LC Vs EpiG já ta cansando, alfinetadas a cada post... Vou ser bem sincero, algumas indiretas estão sendo mais infantis do que aquelas brigas que tanto reclamavamos... (Não estou falando a uma pessoa diretamente). Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 Faço sim Mark, mas tenho fontes pra isso... É tão notório que Kurumada não participa de LC (nem com os tais paradigmas). Meses atrás, dona Teshirogi publicou em seu site uma nota, com tom agressivo, criticando o Kurumada por ter abordado outro mestre para o Tenma de Pégaso (no caso, Suikyou de Taça). O modo como ela falava era o que muita gente daqui também queria: que Kurumada cancelasse ND e o LC ficasse como sendo a história "oficial" do que aconteceu naquela Guerra Santa, sem ser o Multi-Angle Dual. Albafica > O anime, em vários pontos, criou estória próprias baseadas no original do Kurumada. É a mesma coisa que acontece em THE LOST CANVAS. A editora Akita Shoten, não é apenas responsável pela publicação do mangá. Uma editora, nesse tipo de publicação, influência muito mais. Isso já foi provado com a Shueisha, que pediu o fim de Saint Seiya quando a série já não fazia tanto sucesso assim no Japão. Os tais paradigmas iniciais já estavam estabelecidos nas primeiras publicações de NEXT DIMENSION, principalmente na aparição de Alone e Tenma. Kurumada não precisava mais destrinchar isso pra autora. O tema reencarnação (teoria dos fãs, que isso fique claro) ainda não foi provado. E, segundo as palavras de Pandora: "NUNCA houve uma reencarnação antes...". Além, é claro, dos próprios deuses (e não preciso eu dizer o pq). Então vamos trabalhar com o que está, de fato, no mangá. Teorias nessa discussão aqui não são válidas, O.K.? Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 Pode postar o link do blog dela e onde fala isso WAN? SE você afirma, eu acredito.Mas nem sabia que ela tinha um blog, então é bom estar ligado nele pra ver se surgem novidades. E teorias são validas sim, como não? A diferença é que teoria não podemos afirmar, não que as mesmas não possam ser ditas. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 Mark, só pq vc me pediu Aqui o site dele: http://kuronekostoicism.oops.jp/top (tem várias imagens lindas) Aqui o post no blog dela, onde tá a mensagem que citei: http://blog.goo.ne.jp/da-daism/e/98c73f779...2c6e0d6934c6678 Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 Wan, Nicol, Albafica ou quem seja, pode traduzir o que diz esse post?Tipo, nao sabia que ela fazia comentário do mangá ND, WAN tem como traduzir exatamente o que ela disse? Please *o* Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 Vou ver isso, mas por uma questão de lógica, não faz sentido Shiori criticar outro Mestre para Tenma, sendo que desde o íniciozinho de Lost Canvas ela estabeleceu que o Mestre é Dohko, logo depois de Kurumada mostrar em Next Dimension que Dohko e Seiya não se conheciam. Essa estória que Shiori tinha intenção de que ND acabasse é uma fofoca sem fundamento, ela não queria isso, é mais uma invenção de WAN . Ela começou a escrever sabendo de toda a dualidade e sabe que isso vai extender até o final das obras, e o cancelamento de Next Dimension foi apenas um rumor gerado entre os fãs que ganhou ênfase com as sucessivas paralisações nos trabalhos desse mangá. Albafica > O anime, em vários pontos, criou estória próprias baseadas no original do Kurumada. É a mesma coisa que acontece em THE LOST CANVAS.Tudo o que a Toei fez foi com carta branca para aquilo se tornar oficial. E até os elementos incluidos contaram com a presença de Kurumada, ele ajudou bastante para criar os personagens novos, moldar a personalidade. Material oficial provando que Kurumada participava dos movies e outros pormenores no anime existem de sobra. Os tais paradigmas iniciais já estavam estabelecidos nas primeiras publicações de NEXT DIMENSION, principalmente na aparição de Alone e Tenma. Kurumada não precisava mais destrinchar isso pra autora.Mas destrinchou, caso contrario Shiori teria que esperar um capítulo de Next Dimension fosse lançado antes de escrever um de LC. Para "captar" as idéias, o que não tem a menor lógica. O tema reencarnação (teoria dos fãs, que isso fique claro) ainda não foi provado. E, segundo as palavras de Pandora: "NUNCA houve uma reencarnação antes...". Além, é claro, dos próprios deuses (e não preciso eu dizer o pq). Então vamos trabalhar com o que está, de fato, no mangá. Teorias nessa discussão aqui não são válidas, O.K.?Bom, eu consegui provar por A+B que a reencarnação de fato existe, utilizando não só argumentos como passagens do mangá clássico, Lost Canvas e até o Episódio G, nesse tópico; http://www.cdz.com.br/index.php?showtopic=1940 Você concordando ou não aí fica a seu critério, mas que está provado está, O.K.? Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 Teorias são teorias, Albafica. Não vou discutir mais com você sobre esse assunto. Sobre "minha invenção", traduza o que diz o tal post, mesmo que seja pelo tradutor do Google, e verá a forma como Teshirogi se expressou. Pare de distorcer o que eu disse: O modo como ela falava era o que muita gente daqui também queria: que Kurumada cancelasse ND e o LC ficasse como sendo a história "oficial" do que aconteceu naquela Guerra Santa, sem ser o Multi-Angle Dual. Não disse que estava explicito lá, mas que o MODO como ela falou foi o que me fez pensar assim. Sobre o tema reencarnações: Também está provado pra VOCÊ. Nada ali em seu post é concreto. NUNCA que reencarnação é necessariamente no mesmo corpo, só diferindo a personalidade. Se calhar, reencarnação é a mesma personalidade em corpos diferentes. Nunca que Kurumada disse que Cavaleiros são reencarnações. Isso até é desmentido em Hades, quando Valentine afirma que almas de Cavaleiros de outras eras estão presos em Cocito. Seu post lá é muito bonito, mas inválido. O que Sion disse, na tradução da Conrad: "-... Até o momento da volta deles, manterei a paz nesse mundo..." mas essa frase é uma resposta as palavras do Dohko, que dizia "-A força de cada guerreiro morto, o seu Cosmo, permanecerá eternamente sobre a Terra. Essa será a semente que gerarrá novos Cavaleiros... e um dia... eles vão se levantar como protetores do mundo... Eu acredito nisso." Em nenhum momento das palavras do Sion é dito que são reencarnações (até pq, como já vimos no clássico e no Episode G, um Cavaleiro pode herdar o Cosmo de outro, mas a alma é direcionada ao Mundo dos Mortos). Link para o post Compartilhar em outros sites
Sanamo 1.157 Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 As almas ficam em Cocitos, mas o condenamento não é perpétuo, na própria Fase Inferno fica claro o quanto o poder de Atena pode libertar facilmente as almas de lá. Não é dificil depois de centenas de anos as almas voltarem para a Terra. Só citei o Episodio G, pq essa side history confirmou o que eu disse. Dohko se referiu "sementes que geram novos guerreiros", está certo, o fato de ser reencarnação não significa que sejam os mesmos, Manigoldo e Mascará da Morte compartilham da mesma alma e aparência, mas isso nem de longe pode-se afirmar que são a mesma pessoa. A semente ou vestígio deixado, vai crescer e se tornar igual à aquela que a lançou, mas nesse quesito a personalidade não entra. E pra finalizar esse seu raciocínio meio que desnorteado, a alma de um Cavaleiro resplandece firme no mundo dentro de seu cosmo, a alma de Camus ajudou Hyoga contra Hagen e Isaac, a alma de Aiolos apareceu para Aiolia quando ele ia atacar Seiya na floresta. A alma de Aldebaran permaneceu na Casa de Touro após ele ser morto por Niobe por alguns minutos, simbolizando que ele protegia a casa até depois da morte. A alma de um cavaleiro é diferente da de um humano normal como você quer citar. A alma deles nunca chega a morrer ou ser condenada de fato, desconfio que é por isso que eles são chamados de santos. Leia a luta entre Hades e Seiya no mangá clássico e é lá que Hades confirma que Seiya é a reencarnação do antigo guerreiro e em Lost Canvas (ah! desculpe, vc não gosta de considerar), Asmita confirma que Tenma é a reencarnação de outro antigo Guerreiro. Teorias são teorias, Albafica. Não vou discutir mais com você sobre esse assunto.O que eu expus continua de pé, já que você não conseguiu provar o contrário. É melhor deixar essas suas teorias de lado mesmo e encerrar. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Dezembro 4, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2007 E pra finalizar esse seu raciocínio meio que desnorteado, a alma de um Cavaleiro resplandece firme no mundo dentro de seu cosmo, a alma de Camus ajudou Hyoga contra Hagen e Isaac, a alma de Aiolos apareceu para Aiolia quando ele ia atacar Seiya na floresta. A alma de Aldebaran permaneceu na Casa de Touro após ele ser morto por Niobe por alguns minutos, simbolizando que ele protegia a casa até depois da morte. A alma de um cavaleiro é diferente da de um humano normal como você quer citar. A alma deles nunca chega a morrer ou ser condenada de fato, desconfio que é por isso que eles são chamados de santos. Não vamos baixar o nível, O.K.? Em todos os momentos, o que é citado é o Cosmo, não a alma, o que são completamente diferentes. O Cosmo permanece, ajuda (como no caso vc mesmo citou Camus e Aiolos), mas a alma, essa é levada ao Mundo dos Mortos. A maior prova disso é que Atena e Shaka, ao morrerem, foram jogados no Mundo dos Mortos. Leia a luta entre Hades e Seiya no mangá clássico e é lá que Hades confirma que Seiya é a reencarnação do antigo guerreiro e em Lost Canvas (ah! desculpe, vc não gosta de considerar), Asmita confirma que Tenma é a reencarnação de outro antigo Guerreiro.Por incrível que possa parecer, li esse mangá ontem. Lá, nas próprias palavras de Hades, a única pessoa que conseguiu ferir ele foi o antigo Cavaleiro de Pégaso. Não é citado "sua vida anterior". No NEXT DIMENSION, a passagem é complementada com a seguinte frase "Você é idêntico ao único homem que conseguiu me ferir... Naquela época Pégaso era meu amigo..." Isso, também, não diz NADA quanto a reencarnação de Tenma. O fato é que ambos são muito semelhantes, são protegidos pela mesma constelação, mas nada prova que até o momento são reencarnações do mesmo. O que Shiori fez foi resumir a Guerra Santa no triângulo Pégaso/Atena/Hades, descartando a importância de outros personagens na trama. Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Dezembro 5, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 5, 2007 WAN, desculpa mas tenho que discordar da sua ultima frase.Autor que esta resumindo uma saga inteira em só UM personagem e descartando a importancia dos outros se chama Okada...Shiori está explorando todos os personagens, inclusive dando mais importancia para os personagens do que o proprio Kurumada soube fazer. Link para o post Compartilhar em outros sites
Slip Questão 1 Postado Dezembro 5, 2007 Autor Compartilhar Postado Dezembro 5, 2007 Shiori NÃO está explorando todos os personagens, porcaria nenhuma, nenhuma mesmo. Em 60 e poucos capítulos, o que se viu foi uma enorme salada de enfoque (também não consigo ver nada ali como "resumo a Pégaso/Atena/Hades", pelos deuses...), mas não no sentido positivo, e sim no negativo: em inúmeros momentos, vejo ritmo quebrado e elementos da trama "pausados" na cara de pau. Isso ela não sabe fazer, e não sabe mesmo.Sem contar os momentos em que a autora cria bons personagens e simplesmente os esquece: praticamente todos os bons espectros até aqui, com exceção dos protagonistas mais óbvios (Kagaho, Minos, Cheshire e etc), sofrem desse problema. Não é por nada não, eu não sou o dono da verdade (como ninguém aqui o é), mas creio que basta ler o Lost Canvas de forma imparcial pra que se veja coisas meio óbvias demais. Acho que alguns membros daqui estão sendo até mesmo injustos, às vezes, e tudo em prol de uma implicância super boba. E sim, Megumu Okada tem realmente o problema de enfocar demais Aiolia. Isso é óbvio, também. "Ah, Slip, como se dissocia o óbvio do que não o é?" Oras, basta folhear as páginas e buscar os fatos, ao invés do próprio conceito. O que for evidente demais irá irremediavelmente aparecer, e alguma opinião se mostrará embasada. Pro exemplo do Aiolia, aí em cima, é só abrirem as publicações do Episódio G que vocês tiverem, e observarem a quantidade de lutas em que o leonino aparece - em algumas vezes inclusive nem conflita, apenas... aparece. Que saco. Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Dezembro 5, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 5, 2007 O que é um personagem ser explorado, Slip?Flashbacks? Nuances de sua personalidade? Número de aparição? Enfim, tô perguntando porque "explorado" nesse caso é algo bem vago. Ao meu ver nenhum dourado foi explorado no mangá original, com exceção de Shaka, Mu e Saga. O resto o que temos? Os golpes, personalidade normal (nada muito aprofundado e com nuances) e aparições. Só isso. Mas esse é o estilo do Masami e, sabe-se lá como, parece que só isso é o suficiente. Vide o número de fãs dos dourados.Shiori tá seguindo esse caminho "Masamistico", porém - ao menos pra mim - melhorado, pois há flashbacks, a nuances de personalidade (o mau nem sempre é só mau; o orgulhoso nem sempre é só orgulhoso, etc...) e aparições. Por mim ela aprofundaria mais ainda, então concordo parcialmente com seu post, mas como é SS e de SS eu nem espero mais personagens profundos ou que tenham suas vidas esmiuçadas, então pra mim tá bem ok. Link para o post Compartilhar em outros sites
Slip Questão 1 Postado Dezembro 5, 2007 Autor Compartilhar Postado Dezembro 5, 2007 O que é um personagem ser explorado, Slip?Flashbacks? Nuances de sua personalidade? Número de aparição? Enfim, tô perguntando porque "explorado" nesse caso é algo bem vago. É o fim do meu horário disponível, mas vamos lá: (ex.plo.rar) v.td. 1 Percorrer (território, região, linhas militares etc.) para conhecer, sondar ou descobrir algo : explorar o campo inimigo: explorar as ruínas de uma cidade. 2 Submeter a análise ou a testes : explorar um novo remédio. 3 Investigar, estudar para conhecer, entender. 4 Desenvolver, para extrair resultados econômicos; produzir; cultivar : explorar uma mina de ouro: explorar uma propriedade agrícola: "Lançou a vista para Diamantina, que nessa ocasião atraía os curiosos, e lá se foi ele... explorar o diamante." (Aluísio Azevedo, Coruja) 5 Tirar partido ou proveito de (algo), ou tentar auferir vantagens abusando da boa fé, da ignorância ou da posição de (alguém) : explorar a caridade pública: Não quero explorar sua boa vontade: O líder do grupo costumava explorar os novatos. 6 Desenvolver o potencial ou a possibilidade de : Com a dança pôde explorar os movimentos do corpo: Explore melhor o seu dom de escrever 7 Pagar salário aviltante a (alguém) ou fazê-lo trabalhar excessivamente : Seu Joaquim explora os empregados com um salário tão baixo. 8 Vender (algo) a preço alto, injusto : A padaria, única no bairro, explora os fregueses. 9 Med. Examinar atentamente os sintomas, o andamento de (doença); reconhecer pelo exame direto o estado de (parte de ou órgão) tateando ou apalpando. 10 Cir. Sondar (chaga, úlcera) etc. [F.: Do lat. explorare. Hom./Par.: exploráveis (fl.), exploráveis (pl. de explorável).] Ser explorado, seguindo o que um dicionário sugere, é basicamente "entrar" num personagem. Num Shônen, isso é sinônimo de vermos particularidades sendo expostas, e também (talvez até principalmente) vermos o potencial do personagem explorado (como a última parte destacada permite inferir).Todos os quesitos supracitados, "Flashbacks, Nuances de sua personalidade, Número de aparição", vão todas no sentido de se conhecer mais o personagem, e de se fazê-lo parte da trama real. Portanto, não vejo nada de "vago" nisso. Ao meu ver nenhum dourado foi explorado no mangá original, com exceção de Shaka, Mu e Saga. O resto o que temos? Os golpes, personalidade normal (nada muito aprofundado e com nuances) e aparições. Só isso. Mas esse é o estilo do Masami e, sabe-se lá como, parece que só isso é o suficiente. Vide o número de fãs dos dourados.Shiori tá seguindo esse caminho "Masamistico", porém - ao menos pra mim - melhorado, pois há flashbacks, a nuances de personalidade (o mau nem sempre é só mau; o orgulhoso nem sempre é só orgulhoso, etc...) e aparições. Por mim ela aprofundaria mais ainda, então concordo parcialmente com seu post, mas como é SS e de SS eu nem espero mais personagens profundos ou que tenham suas vidas esmiuçadas, então pra mim tá bem ok. Comento melhor quando chegar da faculdade, mas a princípio:Não é "porque Saint Seiya é Shônen que esperarei menos", discordo visceralmente desse tipo de pensamento. Eu espero, cara. O estilo do Masami, o qual você citou, é o estabelecido, mas não é o suficiente. Saint Seiya é uma obra de sucesso, e a exploração dos chars é sim um grande defeito em toda a compilação desenhada por Kurumada.Mas enfim, já antecipando o post que eu só faria daqui há alguns dias, eu tenho nojo do mangá clássico, pois aquilo é chato demais de ler. Dá nojo do traço, da lentidão narrativa e da falta de agilidade. Isso é um Shônen. Meninos gostam de ver porrada, mas quando curtem um personagem, querem conhecê-lo. Bleach, que comecei a ver, faz isso muito bem - ao menos nos primeiros episódios. Hajime no Ippo, de boxe, também. Em Naruto, as coisas vão dessa forma, só que ultimamente Kishimoto centrou demais a trama em Sasuke e no próprio Naruto. Para fins de análise, explorar costuma ser sinônimo de "conhecer", em todos os sentidos. Comparativamente, alguns personagens são mais explorados que outros. No Lost Canvas, temos vários personagens apresentados. Shion e Dohko não passaram de citações, se observar a coisa sob o aspecto do conhecimento sobre eles. Os novos cavaleiros de ouro são explorados, e muito bem por sinal; mas não é o caso dos novos espectros, por exemplo. Alguns, em alguns momentos, até são um pouco esmiuçados... Mas também só até certo ponto.Pra mim não está bom, não. Pra mim, o Lost Canvas está um nojo, sob esse prisma, também.E disso, ninguém fala. "Oh, o Lost Canvas? Aquilo é maravilhooooooso", hehehehe. Brincadeira, eu mereço...E olha que sou admirador demais de Shiori, veja só. O próprio Wan, que não curte o Lost Canvas e me conhece, sabe bem disso.O exemplo dos mesmos dourados da guerra santa anterior está aí pra provar que, quando a autora quer, consegue desmembrar mais coisas interessantes sobre os outros personagens. (comento melhor quando voltar da faculdade, atrasado!E perdão pelos erros, digitei correndo) Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Dezembro 5, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 5, 2007 Não disse que "Saint Seiya é shonen, então não espero isso". Disse que "Saint Seiya é do Masami, então não espero muito disso" heheheHá shonens com personagens ultra explorados. Naruto é um (naquelas, pois - claro - há um monte de personagens que só se sabe o nome e os golpes), FMA é outro, etc... Concordo veementemente sobre Shion e Dohko. Isso eu considero uma falha de Shiori, também. Acho que ela se empolgou com outros personagens e esqueceu desses dois. Não ligo tanto, pois personagens bons foram mostrados, mas dentro da obra isso é um erro, ao meu ver. Mas, como você mesmo citou, ela explorou muito bem o Hasgard, Alba, Asmita e cia ltda. Dos espectros apenas Minos e Kagaho foram explorados e o resto ainda não. Mas isso é meio comum, não? Não quero defender a Shiori, mas deve ser difícil lidar com tantos personagens! Sei lá quantos do lado de Atena, 108 MaSeis, três deuses, etc, etc... Alguns vão apenas aparecer, dar um golpe e morrer logo em seguida enquanto outros serão mostrados melhor. Não estou reclamando da sua colocação, pois eu concordo parcialmente com ela, mas discordo que não há exploração de personagens e/ou essa descentralização seja algo maléfico. Mas aí é apenas divergência de opinião... hehehehe Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Dezembro 5, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 5, 2007 O que Shiori fez foi resumir a Guerra Santa no triângulo Pégaso/Atena/Hades, descartando a importância de outros personagens na trama. A minha citação, pra quem não entendeu, é o fato de que a Guerra Santa contra Hades foi resumida, apenas, na relação existente entre Tenma, Alone e Sasha. Um exemplo disso é a atual atuação de Manigoldo, que só foi até a Floresta Maldita para observar Tenma, pois ele é importante pra Guerra Santa. Isso, ao meu ver, é ilógico. E sim, nunca disse que Okada era falho na superexposição do Aiolia. Muito pelo contrário, acho que às vezes isso é horrível pra obra. Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Dezembro 5, 2007 Compartilhar Postado Dezembro 5, 2007 Quando eu digo explorando todos os personagens, Slip, eu quero dizer os personagens principais da trama. É óbvio e improvavel que a Shiori (ou qualquer outro mangaká que viesse a fazer Saint Seiya) explorasse TODOS os personagens, inclusive, os espectros.Poxa, são 108! Tem gente que está, alias, reclamando que a Shiori está dando destaque demais para os espectros, sendo que o Masami praticamente nem se preocupava para dar nome a eles. Talvez a forma na qual falei foi errada, quando digo que a Shiro explorou os personagens, eu estava dizendo de Tenma, Yuzuhira, Yato, Albafica, Asmita, Hasgard, Manigoldo, até o Mestre de Jamir e o Grande Mestre do Santuário, Sasha, Alone. E até mesmo Hypnos e Thanatos que tem um destaque muito maior do que na obra original.E na minha opinião ESSES são a grande importancia para a trama, os espectros são muitos, praticamente impossivel explora-los. Quando ser imparcial ou não é um grande problema da maioria dos fãs, e isso é claro, não só aqui no forum, como em todo lugar. Mas eu tento ser imparcial o quanto eu consigo, como por exemplo, deixei claro que aquele "passeio na floresta maldita" foi horrivel, brochante e sem sentido. Mas de uma forma geral, o LC me fascina. O triste mesmo do mangá é a autora matar muito rapido os cavaleiros. Seria legal ter Albafica e Hasgard ainda vivos. (Acho que a morte do Asmita foi necessaria). Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados