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Saga e o Transtorno Dissociativo de Identidade


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Uma das questões que mais intrigam os fãs de Saint Seiya diz respeito ao que aconteceu ao poderoso Cavaleiro de Ouro de Gêmeos para que ele sucumbisse ao mal e acabasse se tornando o responsável pelos futuros acontecimentos que abalariam o mundo na trama inicial da série clássica. No mangá original escrito por Kurumada, podemos constatar através das palavras de Mu, que Saga foi levado a cometer seus crimes devido ao transtorno mental conhecido como “Dupla Personalidade”. Mas o que seria realmente esse distúrbio mental que atingiu o Saint?

 

Definição

O nome clínico desse distúrbio é Transtorno Dissociativo de Identidade (originalmente denominado Transtorno de Múltiplas Personalidades). Este tipo de psicopatologia, diz respeito à dissociação da mente humana, resultando daí, o surgimento de novas identidades dentro de uma só mente. Cada qual com sua própria personalidade, princípios e valores distintos entre si. O pressuposto é que ao menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento do indivíduo.

Apesar de ser classificado como "transtorno mental", a condição não tem relação com a esquizofrenia, ao contrário do que acredita a maioria das pessoas. O termo "esquizofrenia" vem das raízes das palavras "mente dividida", mas refere-se mais a uma fratura no funcionamento normal do cérebro do que da personalidade. Como diagnóstico, o transtorno continua controverso, com muitos psiquiatras argumentando que não há evidências empíricas que dêem suporte ao diagnóstico. Por outro lado, alguns psiquiatras afirmam ter encontrado casos que parecem confirmar a existência da condição.

http://img410.imageshack.us/img410/1065/sagaduplapersonalidade2vr7.jpg

Causas

A causa para surdir este processo dissociativo está profundamente ligada ao emocional, e uma das causas mais freqüentes que ensejam seu surgimento, é o abuso sexual na infância. Ocorre pelo fato de a pessoa sofrer algum choque emocional, e que por não conseguir lidar com tal situação, tende a se proteger do mesmo, criando, a partir do trauma, novas identidades, denominadas álteres-ego, para que, a estas, caibam a sustentação de todo peso emocional.

Como já mencionado, um dos fatores principais para o surgimento de tal distúrbio, é o abuso sexual na infância, consoante a isto, o Manual Merck traz o seguinte levantamento:

Quase todos (97 a 98%) os adultos com Distúrbio Dissociativo da Identidade relatam ter sofrido algum tipo de abuso durante a infância. Isso pode ser documentado para 85% dos adultos e 95% das crianças e adolescentes com Distúrbio Dissociativo da Identidade.

Entretanto, ocorrendo a existência de várias identidades, outras situações contribuem para o trauma. Dificuldades e frustrações de qualquer monta, tornam-se insuportáveis, pois o portador deste tipo de distúrbio é psicologicamente vulnerável, sendo, portanto, passível da criação de quantas personalidades se fizerem necessárias.

 

No caso de Saga, a origem ou causa de seu transtorno é um tema ainda sem resposta oficial. Apenas nos é relatado que a primeira manifestação de seu segundo estado de personalidade acontece depois que o Cavaleiro de Gêmeos recebe a recusa por parte de Sion, para sucedê-lo em seu posto como Grande Mestre. Depois disso, Saga acaba tendo uma discussão com seu irmão Canon, que o havia convidado a ajudá-lo em sua conspiração para assassinar Atena e assim poder dominar a Terra, e o prende na prisão de rocha do Cabo Sounion. As palavras ambiciosas e malignas de Canon acabam por despertar o mal que dormia dentro de Saga, que depois desse acontecimento, decide encontrar-se com Sion para questioná-lo sobre sua decisão em ceder seu posto à Aiolos ao invés dele. O Grande Mestre que já pressentia algo de terrível no interior do Cavaleiro de Gêmeos, confessa suas suspeitas a ele, e é precisamente nesse momento, que Saga manifesta sua outra personalidade pela primeira vez, e assassina o auxiliar de Atena para tomar-lhe o seu lugar.

http://img165.imageshack.us/img165/4017/bjkbiym0.png

http://img141.imageshack.us/img141/3478/jhbvjvjik6.png

Talvez o choque emocional sofrido por Saga quando Sion se recusou a nomeá-lo seu sucessor, mesmo com a predileção por todos em relação a ele, tenha sido o motivo para Saga manifestar um segundo estado de personalidade, uma vez que dificuldades e frustrações de qualquer monta, tornam-se insuportáveis para o portador deste tipo de distúrbio, já que ele é psicologicamente vulnerável, sendo, portanto, passível da criação de quantas personalidades se fizerem necessárias para conseguir lidar com uma situação desse porte. Entretanto, o próprio Saga afirma na saga de Hades que Canon havia sido o responsável por ter feito brotar o mal em seu interior... Talvez o “trauma” desencadeado pela recusa por parte de Sion, unido com as palavras de impacto pronunciadas por Canon, tenham sido o estopim para o surgimento do distúrbio em Saga.

Porém, o que realmente temos de concreto a respeito da trama envolvendo Gêmeos, é que Kurumada já tinha em mente utilizar o Cavaleiro de Gêmeos como sendo o grande vilão da história, justamente por causa da natureza ambígua presente no signo de Gêmeos... Mas ele estava em dúvida se usava a idéia de um Cavaleiro dividido entre duas índoles, duas personalidades, ou se colocava em prática a idéia de dois irmãos gêmeos protegidos pelo mesmo signo/constelação e com personalidades distintas. No fim, ele acabou se utilizando de ambas as idéias.

 

Características

A característica essencial do transtorno dissociativo é a presença de duas ou mais identidades ou estados de personalidade distintos, que recorrentemente assumem o controle do comportamento. Existe a incapacidade de recordar informações pessoais importantes, cuja extensão é demasiadamente abrangente para ser explicada pelo esquecimento normal. A perturbação não se deve a afeitos fisiológicos diretos de uma substância ou de uma condição médica geral. O Transtorno Dissociativo de Identidade reflete um fracasso em integrar vários aspectos da identidade, memória e consciência. Cada estado de personalidade pode ser vivenciado como se possuísse uma história pessoal distinta, auto-imagem e identidades próprias, inclusive um nome diferente. Em geral existe uma identidade primária, portadora do nome correto do indivíduo, a qual é passiva, dependente, culpada e depressiva.

As identidades alternativas com freqüência têm nomes e características diferentes, que contrastam com a identidade primária (por exemplo, são hostis, controladoras e autodestrutivas). Identidades particulares podem emergir em circunstâncias específicas, diferindo em termos de idade e gênero declarados, vocabulário e conhecimentos ou afeto predominante.

As identidades alternativas são vivenciadas como assumindo o controle em seqüência, uma à custa de outra, podendo negar que se conhecem, criticar umas às outras ou mostrar-se em franco conflito. Às vezes, uma ou mais identidades poderosas destinam algum tempo às demais. Identidades hostis ou agressivas podem, por vezes, interromper atividades ou colocar as outras em situações incômodas.

Os indivíduos com este transtorno experimentam freqüentes lacunas de memória para a história pessoal tanto remota quanto recente. A amnésia freqüentemente é assimétrica.

As identidades mais passivas tendem a ter recordações mais limitadas, enquanto as identidades mais hostis, controladoras ou "protetoras" têm recordações mais completas. Uma identidade que não está no controle pode, contudo, obter acesso à consciência, produzindo alucinações auditivas ou visuais (por exemplo, uma voz oferecendo instruções).

Evidências de amnésia podem ser reveladas por relatos de outros que testemunharam o comportamento negado pelo indivíduo ou pelas descobertas do próprio indivíduo (por exemplo, encontrar peças de roupa em casa que não recorda ter comprado).

Pode haver perda de memória não apenas para períodos recorrentes de tempo, mas também uma perda geral da memória biográfica para algum período extenso da infância. As transições entre as identidades freqüentemente são ativadas pelo estresse psicossocial.

O tempo necessário para a mudança de uma para outra identidade é uma questão de segundos, mas, com menor freqüência, pode ser gradual. O número de identidades relatadas varia de 2 a mais de 100. Metade dos casos relatados inclui indivíduos com 10 ou menos identidades.

Ás vezes em uma única mente existem centenas de álteres, tendo cada um deles sua história, sentimentos e comportamentos específicos. Não raro, chegam a ter outra cultura e até mesmo terem sotaques estrangeiros, como também alguns podem ser religiosos e outros totalmente avessos aos costumes e a moral predominante.

O indivíduo portador deste distúrbio, dificilmente tem controle sobre seus álteres, pois a personalidade dominante, que é o ego, não tem conhecimento das demais. Sucede disso o obstáculo de ter ele, uma vida regular, haja vista, que, por cada álter possuir seu próprio estilo de vida, com gostos e preferências, não aceita conseqüentemente, o estilo do outro. Por exemplo, no caso de um indivíduo múltiplo amar gatos, pode ocorrer de uma das personalidades os odiar, a partir daí passando a ocorrer fatos, os quais não consegue entender, como no caso de se recolher para dormir e deixar os animais dentro de casa, não havendo possibilidade de saírem, e ao acordar não mais os encontrar. A partir de fatos como este, é capaz de desenvolver outros distúrbios, como mania de perseguição, fobias, entre tantas outras.

Segundo o Manual Merck, que em seu capítulo 90, intitulado “Distúrbios da Saúde Mental”, refere o seguinte sobre o Transtorno Dissociativo de Identidade:

Os indivíduos com distúrbio dissociativo da identidade freqüentemente são alertados sobre coisas que fizeram, mas não conseguem se lembrar de tê-las realizado. Outras pessoas também podem comentar sobre mudanças de comportamento de que eles não se lembram. Eles podem descobrir objetos, produtos ou papéis escritos que não conseguem explicar e nem reconhecer.

No período em que um álter assume o controle, as demais identidades, ficam em estado de amnésia parcial, não tendo, portanto, conhecimento das ações praticadas pelas outras, sendo assim, freqüente a existência de uma personalidade que se envolve em drogas ou até mesmo com coisas muito mais graves, tais como agressões, furtos, roubos e assassinatos (existem poucos casos em que as personalidades conviviam em um mesmo momento ou “discutiam” entre si).

Em suma, são personalidades totalmente distintas e independentes, mas que fazem parte da mente de um só indivíduo.

 

Existem muitos personagens de ficção que são “portadores” desse distúrbio. Os mais famosos são o Dr. Jekyll, personagem de Louis Stevenson, e Scary Face (ou Duas Caras), grande inimigo de Batman. Lanchi, de Dragon Ball, também é um bom exemplo de personagem que apresenta as características desse distúrbio, apesar do teor cômico que foi mesclado à idéia da referida condição mental. Ela possui estados de personalidade distintos e no período em que uma de suas personalidades assume o controle, a outra permanece em estado de amnésia parcial, não tendo, portanto, conhecimento das ações praticadas por sua outra “identidade”. A garota criada por Akira Toryama ainda apresenta também o mesmo fenômeno que Saga, e quando sua personalidade muda, seus cabelos exibem uma cor distinta para cada estado de personalidade dominante. O “lado maligno” de cada um faz com que seus cabelos tomem uma colorização diferente (eles formariam um belo casal, não?! :P).

http://img45.imageshack.us/img45/7932/saga20esquizotb1.jpg

Entretanto, Saga é diferente dos personagens citados acima, porque embora possua o mesmo distúrbio, suas personalidades são, em todo momento, conscientes de todas as ações praticadas pela outra “identidade”. As identidades alternativas de Saga são vivenciadas como assumindo o controle em seqüência, uma à custa de outra, podendo mostrar-se em franco conflito. Constantemente nos é apresentado cenas em que suas personalidades conviviam em um mesmo momento e ainda “discutiam” entre si para questionar ou criticar as idéias e ações de cada uma. Elas literalmente “lutavam” entre si para tomar o controle das situações e em certos momentos conseguiam impedir momentaneamente determinada ação que estava sendo executada pela outra personalidade. Exemplos de momentos assim não faltam em Saint Seiya:

- Na edição brasileira de número 12 do mangá de Saint Seiya, podemos ver Saga, tomado por sua personalidade bondosa, tomando banho e tendo uma conversa com seu outro “eu”. Na discussão, é relatado todo o sofrimento sustentado pela personalidade de índole boa por ter de compactuar com os planos malévolos da outra personalidade.

“Nós somos um só” – Isso é o que afirma a personalidade maligna de Saga quando acusada pela "outra", de que tudo o que aconteceu e estava acontecendo era por sua absoluta culpa.

- Quando Saga está enfrentando Seiya na sala do Grande Mestre, suas identidades entram em franco conflito, e a personalidade boa do Cavaleiro de Gêmeos impede que sua outra “metade” envie o Cavaleiro de Bronze para outra dimensão. A personalidade maligna, por sua vez, afirma que se não fosse pelas intervenções da outra personalidade, “ela” já teria concretizado sua ambição de dominar o mundo há muito tempo.

 

Tratamento e Cura

Após diagnosticada tal dissociação, o tratamento é rigoroso e demorado, e quando da prática de um ilícito, recai o indivíduo, portador de tal distúrbio, na inimputabilidade, pois não é capaz de determinar-se quanto ao ato praticado.

 

No mangá, o Escudo da Justiça acaba por expurgar o mal que existia dentro de Saga, e conseqüentemente, livra-o de sua segunda personalidade de natureza maligna. Podemos observar que uma espécie de aura branca abandona o corpo de Saga e se dirige em direção ao céu. Talvez essa aura seja uma materialização da “personalidade maligna” de Saga que foi expulsa de seu corpo graças à luz projetada pelo escudo.

No anime podemos constatar através das palavras de Saori, que o golpe de Seiya contra Saga, acabou atingindo de forma mortal o “cosmo maligno” que dominava o coração do Cavaleiro de Ouro, e conseqüentemente “destruiu” sua outra personalidade, tornando possível a ele, recuperar sua identidade bondosa.

http://img403.imageshack.us/img403/9017/bnjbnikrj4.png

Contudo, a verdade é que Kurumada foi além do distúrbio de dupla personalidade, e a mensagem que ele tentou passar através de Saga, que era vítima desse problema, foi a de que o bem e o mal existem dentro de cada ser humano. Quando dominamos os sentimentos ruins, a razão e o bom senso nos tornam boas pessoas. Mas, quando a ambição e outros sentimentos ruins falam mais alto, o homem acaba se entregando ao mal e pode cometer atitudes contrárias ao que é devido.

A fronteira que separa o bem e o mal dentro de cada homem não passa de uma tênue linha...

 

Fonte: "PsiqWeb"

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Muito bom o artigo, mas pra mim o distúrbio não era bem o caso de Saga. O mangá clássico deixa claro que Saga fora possuído por uma entidade que corrompeu sua personalidade e criou duas personalidades em uma. Em um trecho do mangá, a entidade (o lado maligno) elogia o corpo de Saga e depois afirma que agora aquele corpo é dele, nesse momento ele deixa claro de que o corpo era originalmente do Saga bom, porém o enlace psicológico de Saga causado pelos conflitos das duas personalidades fazia com que nenhuma das duas personalidades soubesse qual era a verdadeira. A mudança na cor do cabelo, bem como nos olhos e no tom de voz deixam claro que se trata de uma anomalia causada por algum tipo de possessão.

 

No final da Batalha das 12 Casas, no mangá o escudo de Atena expulsa o espírito maligno do corpo de Saga, no anime o lado bom toma o controle do corpo na ultima hora e força o báculo contra o próprio peito. No mangá Saga se suicida após se livrar do espírito e no anime Saga se suicida com o espírito ainda nele.

 

Kurumada criou o mistério de Gêmeos baseando que o cavaleiro de Gêmeos sempre foi conhecido por ser um guerreiro de duas faces, o fato do Mestre ter uma dupla personalidade levou Saori a ter uma forte suspeita que o Mestre fosse um dourado. E o anime mostra que ela suspeitava que era justamente o de Gêmeos por causa disso. Em Poseidon, Kurumada mudou de idéia e firmou que o mistério de Gêmeos na verdade eram de dois irmãos gêmeos de faces completamente distintas, em que o lado mau deu um jeito de infiltrar a maldade no lado bom, em no estilo do Ying-Yang.

 

Resumindo, Saga sempre foi normal, o que a estória nos conta é que a maldade foi algo que foi implantado nele, foi algo provocado.

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Eu realmente tinha minhas dúvidas quanto a Saga ter sido possuído, Albafica. Mas não encontrei em nenhum momento algo de concreto que confirmasse a possessão como sendo a causa das duas índoles do Cavaleiro de Gêmeos no mangá clássico...

 

Muito bom o artigo, mas pra mim o distúrbio não era bem o caso de Saga. O mangá clássico deixa claro que Saga fora possuído por uma entidade que corrompeu sua personalidade e criou duas personalidades em uma. Em um trecho do mangá, a entidade (o lado maligno) elogia o corpo de Saga e depois afirma que agora aquele corpo é dele, nesse momento ele deixa claro de que o corpo era originalmente do Saga bom, porém o enlace psicológico de Saga causado pelos conflitos das duas personalidades fazia com que nenhuma das duas personalidades soubesse qual era a verdadeira. A mudança na cor do cabelo, bem como nos olhos e no tom de voz deixam claro que se trata de uma anomalia causada por algum tipo de possessão.

 

Essa seqüência que você citou, foi justamente a que eu coloquei no tópico. Saga nos é mostrado tomando banho e aparece conversando, aparentemente, com seu outro "eu". Realmente essa cena pode ser interpretada como se Saga estivesse conversando com alguma entidade maligna que teria dominado seu corpo... Mas isso não fica implícito em nenhum momento. Essa parte em que, segundo você, a "entidade" elogia o corpo de Saga e conversa sobre os acontecimentos, poderia muito bem ser, como eu afirmei no tópico, uma discussão entre as duas personalidades de Saga. Creio que a idéia de que Saga possui realmente dupla personalidade não pode ser descartada por causa dessa cena, uma vez que ela também pode ser interpretada como se o Saint possuísse o referente distúrbio.

Kurumada acabou deixando brechas para ambas as interpretações: possessão ou dupla personalidade.

Mas como eu disse no ínicio do artigo, Mu relata no final da batalha das doze casas que Saga sofria de "dupla personalidade". Canon também afirma na saga de Poseidon, que Saga era atormentado por duas índoles, mas não diz nada a respeito de isso ser conseqüência de alguma possessão. Essas são as únicas afirmações concretas que temos para analisar o comportamento do dourado. Em nenhum momento, seja no mangá clássico, anime ou até no "Episódio G", é dito direta, ou indiretamente que Saga havia sido dominado por algum espírito maligno.

 

Kurumada criou o mistério de Gêmeos baseando que o cavaleiro de Gêmeos sempre foi conhecido por ser um guerreiro de duas faces, o fato do Mestre ter uma dupla personalidade levou Saori a ter uma forte suspeita que o Mestre fosse um dourado. E o anime mostra que ela suspeitava que era justamente o de Gêmeos por causa disso. Em Poseidon, Kurumada mudou de idéia e firmou que o mistério de Gêmeos na verdade eram de dois irmãos gêmeos de faces completamente distintas, em que o lado mau deu um jeito de infiltrar a maldade no lado bom, em no estilo do Ying-Yang.

 

Mas o que seria exatamente um "guerreiro de duas faces"? Creio que a única interpretação plausível a isso, é a de dupla personalidade, uma vez que não fica claro em nenhum momento que Saga estava possuído... Talvez digam que a mudança da cor dos cabelos seja um indício, uma vez que isso também acontece quando Shun é possuído por Hades, mas isso não passa de especulação.

Eu penso que se Saga realmente estivesse sendo influenciado por algum fator externo, no caso alguma entidade malévola, isso seria relatado com clareza na série, mesmo porque essa idéia poderia até se tornar uma brecha para a inserção de um outro deus no enredo, já que o espírito poderia muito bem pertencer a um ser divino.

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No anime, Saga é nitidamente influenciado por Kanon, que desperta esse distúrbio todo que aiacos, de forma brilhante, expôs para o fórum, neste tópico.

 

Como são obras distintas, eu vejo que saga foi possuído, como Albafica disse, no mangá, e fora impelido a desencadear esse mal psicossomático, no anime.

 

Certas vezes, o que me deixa intrigada é esse tipo de coisa: algo simples de ser abordado (dupla personalidade) sendo gerida por dois ângulos diferentes. Acaba por deixar os fãs mais leigos confusos e, quando sai qualquer coisa em um certo site por aí, acaba tornando-se verdade universal.

 

Por fim, reitero: são duas abordagens diferentes no que tange à personalidade do cavaleiro de gêmeos.

 

EDIT: Enquanto na animação trata de um distúrbio psicológico, o mangá se refere à possessão por um espírito maligno (as tais brechas que apontam para Ares, mas, sinceramente, eu sou descrente quanto a isso).

 

 

Obrigada aiacos e Albafica por desambigüar esta questão por aqui ;*

 

 

 

A presto o/

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Muito bom o artigo, mas pra mim o distúrbio não era bem o caso de Saga. O mangá clássico deixa claro que Saga fora possuído por uma entidade que corrompeu sua personalidade e criou duas personalidades em uma. Em um trecho do mangá, a entidade (o lado maligno) elogia o corpo de Saga e depois afirma que agora aquele corpo é dele, nesse momento ele deixa claro de que o corpo era originalmente do Saga bom, porém o enlace psicológico de Saga causado pelos conflitos das duas personalidades fazia com que nenhuma das duas personalidades soubesse qual era a verdadeira. A mudança na cor do cabelo, bem como nos olhos e no tom de voz deixam claro que se trata de uma anomalia causada por algum tipo de possessão.

Concordo, além disso a possessão de Shun por Hades tem várias semelhanças com a do caso do Saga (mudança da cor do cabelo-e é feito uma menção direta a semelhança do caso do Saga),

 

A alma que saiu do corpo de Saga foi um evento idêntico a Poseidon saindo do corpo de Julian,e Hades deixando o corpo de Shun,e também vimos que a personalidade do Shun também intervia como a personalidade boa do Saga para conter o lado maligno (no caso de Shun, Hades).

 

 

A única diferença é que a versão maligna não se pansava como um deus controlando diretamente o cavaleiro, entendia-se e chamava a si mesmo como Saga. Pode ser semelhante ao caso de Julian Solo ,que inicialmente não estava totalmente desperto no estava como Poseidon, e sua personalidade humana tinha maior influência (colocando sua paixão por Saori acima da rivalidade histórica entre Poseidon e ela).

 

Quanto ao fato do Saga maligno não apresentar aumento de poder como Julian Solo e Shun (embora mostrasse poderes que nem o lado bom,nem Kanon tinham,como tirar sentidos com a mesma facilidade que Shakka) basta lembrar que Hades não conseguia atacar Ikki com tudo, pois a personalidade de Shun limitava sua ação,sendo Saga um cavaleiro bem mais poderoso ele conseguia limitar ainda mais a influência,podendo ter contribuido o fato do lado maligno,assim como Julian não ter despertado totalmente "para o seu verdadeiro ser".

 

O lado maligno, embora tenha origem por forma de posessão, representava os anseios e desejos de Saga de forma deturpada, assim como o seu senso de justiça. Saga se achava o mais capaz de proteger o Santuário, e ser o sucessor do Grande Mestre,e se sentiu traído quando Ailos foi escolhido como sucessor.Mas de decepção até chegar em assassinar o Mestre e tomar o seu lugar há uma distância muito grande, e nunca teria acontecido se o lado maligno ,que tinha despertado de relance após aprisionar Kanon (mais evidente no anime), não tivesse tomado o controle.

 

Logo, Saga tinha mesmo dupla personalidade, pois o seu outro lado acreditava ser Saga, bem como foi tudo fruto de posessão de algum espírito misterioso, pois se não tivesse adormecido no corpo do Saga a personalidade dele nunca teria se dividido.

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Um dos fatores principais para o surgimento de tal distúrbio, é o abuso sexual na infância, consoante a isto, o Manual Merck traz o seguinte levantamento:

Quase todos (97 a 98%) os adultos com Distúrbio Dissociativo da Identidade relatam ter sofrido algum tipo de abuso durante a infância.

Tá explicado...

Por isso nunca mensionaram os pais de Saga e Kanon...

Sera que eles estão presos?

 

E o Máscara da Morte hein? Necrofilo ou colecionador eexcêntrico?

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O Máscara da Morte é o pior porque é 100% POBREMA. O Saga é só 50%... :P

 

Bão... eu, em minha humilde opinião de fã, acredito que o Saga tenha ficado "loco" não só apenas porque

foi rejeitado como Grande Mestre, mas também porque prender o Kanon no Cabo Sunion seria para si uma grande perda. Ele deve ter ficado extremamente dividido entre o dever, que era castigar Kanon como infrator e possível assassino da própria Atena, e deixar morrer o próprio irmão.

 

Resultado: juntou toda essa "sopa de letrinhas" na cabeça dele (a rejeição, as palavras maléficas do Kanon, a perda do mesmo, etc) e ele acabou despertando o Lado Maligno.

 

Pode ser pura e simples viagem da Lynn, e é bem provável que seja mesmo. XD Mas a minha versão sobre esse treco todo tá aqui:

 

http://www.fanfiction.net/s/2744785/1/A_ltima_M_scara

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Aki não é a area de propaganda nem a de fanfics sua gorda safada!

 

E prender o irmão no cabo (ui) não tem nada haver... Ele já tinha a "cara de mau" quando prendeu o Kanon... deu até pra ver o olhinho dele brilhando de maldade!

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Aki não é a area de propaganda nem a de fanfics sua gorda safada!

 

E prender o irmão no cabo (ui) não tem nada haver... Ele já tinha a "cara de mau" quando prendeu o Kanon... deu até pra ver o olhinho dele brilhando de maldade!

 

VÁ SE F**** TAY! _l_

 

Pra mim tem a ver. U.u Se pra você não tem, POBREMA seu. U.u E coloquei a fic não por ser uma fic, mas o que eu penso sobre o assunto. Podia ser fic, comic, artigo, fanart, TCC, tese, foto, etc.

 

Tosko.

 

Kirion, Saga pega mulher onde? XD

 

E eu acho que o Ikki também pegou a Esmeralda lá na Ilha! XD

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O Cronos foi uma influencia grande na personalidade dupla do saga.

O titã não é levado em conta no artigo. Não que cronos tenha implantado o mal no cavaleiro, não. Mas Cronos deu apoio total a parte maligna, além de ajudar muito seus planos. Ele só complicou o estado dele. Enquanto a parte ambiciosa queria entrar na festa dos titãs o lado bom não queria.

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Sem a menor sombra de duvidas aprendi mais sobre a dupla personalidade do Saga nesse forum q em qq lugar...

gostei muito do Topic...

a galera ta de parabens....

nessa disculção vou me ater aos elogios para não falar besteira...

afinal de contas não mais tão por dentro assim e nem tenho tempo pra ficar pesquisando sobre isso...

 

mais estão todos de parabens... XD

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Primeiramente eu vou ser surrado aqui, pois eu não acho Saga nem um pouco profundo. Acho ele bem clichê com esse ar "jeckyl/hyde" dele. Fora que o lado maligno dele é tão "maligno" quanto o Esqueleto do He-man hehehehe

Mas isso é só minha opinião. Acho Canon muito mais profundo.

 

Quanto ao tópico, primeiramente parabéns, aiacos. Seus tópicos são sempre excelente.

Não tenho uma opinião formada sobre isso, pois no mangá mostra um espírito saindo de Saga e isso indica que ele havia sido possuido. Ele, pelo seu orgulho ferido em não ser escolhido para ser Patriarca, abriu uma brecha para algum deus (Cronos? Hades? Vai saber...cada mangá diz uma coisa...) o possuisse.

Porém, ao mesmo tempo, podemos compreender simplesmente que Saga tenha esse transtorno e apenas deixou sua faceta maligna aparecer. Ninguém é de todo bondoso e nem de todo maligno (em um sentido amplo), então podemos dizer que Saga não tinha equilibrio, ou ele era de todo bondoso ou de todo maligno. Quando ele não foi escolhido para ser Patriarca simplesmente a sua parte má, abafada por anos, surgiu com tudo e o dominou.

 

Eu prefiro a "tese" da possessão, pois não acho convincente Saga tendo apenas esse transtorno.

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VÁ SE F**** TAY! _l_

 

Pra mim tem a ver. U.u Se pra você não tem, POBREMA seu. U.u E coloquei a fic não por ser uma fic, mas o que eu penso sobre o assunto. Podia ser fic, comic, artigo, fanart, TCC, tese, foto, etc.

 

Tosko.

 

Kirion, Saga pega mulher onde? XD

 

E eu acho que o Ikki também pegou a Esmeralda lá na Ilha! XD

 

XD Estava esquecendo do Ikki .. é outro cabra macho !!

 

>> Tem um episodio que o saga está sentado e tem um monte de mulher no santuario servindo ele !! como uva eu acho !! C Acha q ficou só nas uvas ???!!! XD (Saia mente poluída)

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Quem sabe ele estava pegando dicas com elas. De manicure, de como hidratar os cabelos, etc...

Não nos esqueçamos da cena dele, peladão, elogiando Shaka e, depois, elogiando Afro "Ele é o mais lindo dos cavaleiros...". XD

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Primeiramente eu vou ser surrado aqui, pois eu não acho Saga nem um pouco profundo. Acho ele bem clichê com esse ar "jeckyl/hyde" dele. Fora que o lado maligno dele é tão "maligno" quanto o Esqueleto do He-man hehehehe

Mas isso é só minha opinião. Acho Canon muito mais profundo.

 

THANK YOU, MARS!! Alguém que pensa como eu!!!

 

 

Nota da moderadora:

 

 

Vamos nos ater à questão psicológica de Saga, ok? Sobre quem pega quem, isso poderá ser discutido em outro tópico (sem querer ser chata ;*).

 

 

 

 

 

A presto o/

Editado por Lily Kazama
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Visitante Denki no Senshi

Novamente, parabéns pelo tópico, aiacos. Mais uma vez, trazendo ótimas informações.

 

Sobre o caso de Saga, também creio que o "lado maligno" sempre existiu dentro dele, o que se aplica para explicar seus atos através do transtorno. No entanto, o mangá abre brechas para permitir a possível possessão. Esta, por sua vez, teria contribuído para deixar que a face maligna aflorasse, juntamente com a decepção por não ter sido indicado como novo Patriarca. De fato, o geminiano serve de estereótipo para a dualidade humana, chegando, inclusive, a confugurar como um quadro caricatural para essa natureza das pessoas.

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Gente! Será que a minha teoria de que o trauma do Saga tenha sido a perda do Kanon é tão furada assim? y.y Não há outra evidência de evento traumático na vida do Sagueeenha, apesar de a vida pessoal dele mal aparecer...

 

PS: Kirion, não tinha como ele pegar as muié da uva. Me manda uma MP e eu te explico o porquê (mandando outra fic junto! XD).

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Quem sabe ele estava pegando dicas com elas. De manicure, de como hidratar os cabelos, etc...

Não nos esqueçamos da cena dele, peladão, elogiando Shaka e, depois, elogiando Afro "Ele é o mais lindo dos cavaleiros...". XD

 

kkk.. Se for para pedir dica de beleza é só falar com a Xuxa do santuário ("Shaka") ..

Saga é cabra macho !! Depois que saga Pegou as moças da uva elas nunca mais foram vistas !!

(desculpe a palavra mas ele comeu elas literalmente falando ) XD

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O caso da dupla índole de Saga é mesmo muito intrigante...

Como eu já disse, Kurumada acabou deixando brechas pra ambas as interpretações: dupla personalidade e possessão.

Eu criei esse tópico baseado na ÚNICA informação que eu encontrei referente a tal assunto: a frase dita por Mu no final da batalha das doze casas no mangá. Vou transcrevê-la aqui:

"Saga foi vítima do que podemos chamar de dupla personalidade"

 

Essa foi a única citação que encontrei pra explicar o comportamente do dourado (se existir aguma outra, por favor digam aqui...).

 

Realmente como disse Albafica, e outros membros, a tese de possessão também se faz válida por tais motivos:

- Mudança da cor dos cabelos e olhos de Saga quando a personalidade maligna se faz dominante.

- A aura que sai do corpo de Saga quando este é atingido pela luz do Escudo de Atena.

 

Mas como eu já disse, não existe nada de concreto no mangá que confirme a possessão como verídica. Na minha opinião, o que mais contribue para essa interpretação, é a aura que abandona o corpo de Saga graças a luz projetada pelo Escudo de Atena... Nada nos é explicado sobre isso, mas como eu também já mencionei no tópico, talvez isso não passe de uma possível materialização da "parte maligna" de Saga. Kurumada realmente nos deixou em dúvidas! Rs

O fato de Saga aparecer conversando consigo mesmo, não significa propriamente que algum espírito tenha possuído seu corpo, e que na verdade tais conversas sejam discussões entre ele e o referente espírito. A dupla personalidade pode muito bem ser usada para explicar tal atitude, uma vez que isso é uma característica do trantorno.

Quanto a mudança da cor dos cabelos, Ikki afirma na saga de Hades quando vê o mesmo ocorendo com Shun, que esse era o mesmo fenômeno apresentado por Saga quando ele se tornou maligno. Mas essa afirmação não implica dizer que isso é algo que acontece apenas em uma possessão... Ikki mencionou que isso havia acontecido quando Saga tinha se entregado ao mal, e não que a colorização diferente de seus cabelos era fruto de possessão. Julian Solo, por exemplo, não apresentou esse fenômeno quando foi possuído por Poseidon. Acho muito infundado dizer que tal coisa acontece exclusivamente devido a uma possessão.

 

Bom, agora vamos analisar as palavras do próprio Saga...

Quando ele volta à vida graças a Hades, e reencontra seu irmão no Santuário, ele afirma que Canon era o responsável por ter infiltrado o mal nele... Não diz nada sobre qualquer possessão... Esse acontecimento aliado a frustração que Saga teve ao ser recusado como sucessor por Sion, poderia explicar a causa do trantorno.

Outra coisa, se algum espírito estivesse realmente possuindo Saga, ele não proclamaria no mangá a seguinte frase:

"Sim! Eu sou um Deus! Doravante, eu reinarei sobre o Santuário e sobre toda a Terra! Sim, EU, SAGA!

Ele está dizendo com isso, que ele próprio era o responsável por tudo, e que dominaria todo o mundo...

Embora existam pistas para uma possível possessão, a idéia de Saga ser afetado por dupla personalidade é sempre exposta tanto no mangá quanto no anime.

 

 

Obviamente cada um interpreta da maneira que achar mais correta, mas eu particularmente, continuo acreditando que Saga foi vítima do trantorno devido aos fatos apresentado ao longo do enredo de Saint Seiya.

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*mode emo on* CARAAAAAIO, VCS NAUM ENXERGAM QUE SAGA E KANON SE AMAM E NÃO VIVEM UM SEM O OUTRO??? XDDDDDD*

 

Tá, isso foi tosco ao extremo. U.u Bom, suponhamos que não tenha sido uma possessão, e sim um transtorno dissociativo de personalidade (acreditem, meu psiquiatra disse que eu tinha isso...). Tem de haver: lacuna de memória (um não cstuma conversar com o outro), despersonalização (esquecimentos cujo período de tempo é tão grande que a pessoa simplesmente "apaga", não lembra de nada que ocorreu, ou de quem encontrou na rua etc), altos sentimentos de de culpa (acho que o Saga tem...), etc.

 

PS: Eu já sofri despersonalização, é suuuper dez! E sem estar bêbada! XD

 

PS2: O médico acabou se enganando... tô mais pra Borderline com síndrome do pânico! XD Mas ninguém até hoje conseguiu explicar a despersonalização. U.u

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Tá, isso foi tosco ao extremo. U.u Bom, suponhamos que não tenha sido uma possessão, e sim um transtorno dissociativo de personalidade (acreditem, meu psiquiatra disse que eu tinha isso...). Tem de haver: lacuna de memória (um não cstuma conversar com o outro), despersonalização (esquecimentos cujo período de tempo é tão grande que a pessoa simplesmente "apaga", não lembra de nada que ocorreu, ou de quem encontrou na rua etc), altos sentimentos de de culpa (acho que o Saga tem...), etc.

 

 

Rs... Lynn, se Kurumada realmente utilizou a idéia de dupla personalidade, provavelmente ele não seguiu a risca cada característica do transtorno... Hehe

Outra coisa, na pesquisa que eu fiz, é dito que casos onde as "personalidades" convivem num mesmo momento e ainda discutem entre si são muito raros, mas existem sim!

 

E mais, como também já afirmei, Kurumada, na minha opinião, foi além do distúrbio e tentou passar através de Saga, a idéia de que o bem e o mal existem dentro de cada homem, e blá, blá... O fato é: o bem e o mal chegaram a extremos dentro de Saga.

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Eu acho que é uma mistura de tudo: dupla personalidade, influências malignas vindas primeiro do irmão Kanon e depois de algum inimigo de Athena, seja Hades, Cronos, Ares ou seja lá o que for. Isto porque não podemos esquecer que há diversos deuses rivais de Athena, e que não perderiam uma oportunidade única como esta: um cavaleiro de ouro, um dos mais poderosos, talvez pré-indicado para ser o GM e ainda com desvio de personalidade e um irmão sádico! Quem perderia uma oportunidade destas? Todos vemos que o Cronos aproveitou.

 

A desgraça toda foi a confusão (proposital ou não) com o tal nome Arles, Ares, Arlis, ou sei lá o que, que, somada à característica do personagem Saga mau (que levou o santuário a uma guerra interna sangrenta) que fez com que muitos imaginassem que Saga estava possuído pelo deus Ares. Apesar de improvável (mas não impossível), eu adoraria que isto fosse verdade, pois exploraria a rivalidade entre Athena e Ares, que é mitológica, e abriria interessantes possibilidades futuras.

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O caso da dupla índole de Saga é mesmo muito intrigante...

Como eu já disse, Kurumada acabou deixando brechas pra ambas as interpretações: dupla personalidade e possessão.

Eu criei esse tópico baseado na ÚNICA informação que eu encontrei referente a tal assunto: a frase dita por Mu no final da batalha das doze casas no mangá. Vou transcrevê-la aqui:

"Saga foi vítima do que podemos chamar de dupla personalidade"

Baseado só nisso? Isso não prova absolutamente nada, Saga sofria de dupla personalidade por consequencia dos choques entre seu verdadeiro eu e o mal encarnado, não existe nada demais nisso. Saga ser vítima de um transtorno psicológico pra mim é algo que não tem qualquer validade.

 

Realmente como disse Albafica, e outros membros, a tese de possessão também se faz válida por tais motivos:

- Mudança da cor dos cabelos e olhos de Saga quando a personalidade maligna se faz dominante.

- A aura que sai do corpo de Saga quando este é atingido pela luz do Escudo de Atena.

A premissa usada por Kurumada na trilogia do mangá clássico (Santuário, Poseidon e Hades) demonstrou-se sempre abordar algum tipo de possessão pelo antagonista principal. Mas não só esses fatores que provam que Saga estava possuído, tem mais;

 

- Após a aura sair do corpo de Saga, Seiya vê aquela aura e afirma: "Talvez o espírito maligno que possuia o corpo de Saga tenha saído graças à luz do escudo de Atena".

 

- No Cabo sunion, Kanon afirma que Saga possui uma espécie de "Semente do mal" dentro de si. Saga não acredita e o prende. Canon diz que a partir daquele momento, vai cultivar a maldade nele sempre sussurando em seu ouvido, ele será a tentação de Saga. Em Hades Santuário, Saga também fala em uma "Semente do Mal" e diz que quem a plantou nele foi Kanon. Isso pode ter sido inspirado em um mito que relaciona Ares e as sementes.

 

- Shaka é conhecido por conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, e ele sempre defendeu veementemente que a essência de "Ares" era bondade e a justiça. Por esse motivo ele enfrentou os bronzeados. E após Mu trazer ele e Ikki para a casa de Virgem ele pede a Ikki que se surgir uma oportunidade para matar o mestre, não o fizessse, apesar das maldades a verdadeira essência do coração dele é a justiça. Se Saga sofresse de um transtorno de personalidade ele teria uma essência dupla, com bondade e maldade, mas não é esse o caso, Saga por sua verdadeira natureza, sempre foi bom.

 

Vou explicar de novo, o mal em Saga se desenvolveu em um espírito igual ao de Saga, só que maligno, acabaram dois Sagas dentro de um, um brigando com o outro para ver quem tomava o controle do corpo. O espírito é uma espécie de alter-ego de Saga ele não tinha características próprias e não é uma entidade definida. Era a verdadeira identidade de Saga contra uma falsa identidade e não uma identidade dupla.

 

Kurumada não deixou qualquer brecha com relação a isso, o mangá é bem claro com o que ocorre com Saga, agora se o anime deixou uma interpretação diferente, com certeza não explicou, e é ai que nós temos que recorrer ao mangá como plataforma. Se uma coisa não está no anime e a resposta é encontrada no mangá, então o que está lá deve ser integralmente considerado.

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Albafica, eu não afirmei com absoluta certeza em nenhum momento que Saga sofria de dupla personalidade. Como eu disse, os fatos que encontrei no mangá me levavam a essa conclusão, mas nunca descartei a possibilidade de possessão. Eu não quero discussões. O que eu realmente queria era que todos chegassemos a um denominador comum, e que alguém me explicasse e provasse com fatos concretos a tese de possessão. E você fez isso agora! Porém...

 

Baseado só nisso? Isso não prova absolutamente nada, Saga sofria de dupla personalidade por consequencia dos choques entre seu verdadeiro eu e o mal encarnado, não existe nada demais nisso. Saga ser vítima de um transtorno psicológico pra mim é algo que não tem qualquer validade.

A premissa usada por Kurumada na trilogia do mangá clássico (Santuário, Poseidon e Hades) demonstrou-se sempre abordar algum tipo de possessão pelo antagonista principal. Mas não só esses fatores que provam que Saga estava possuído, tem mais;

 

- Após a aura sair do corpo de Saga, Seiya vê aquela aura e afirma: "Talvez o espírito maligno que possuia o corpo de Saga tenha saído graças à luz do escudo de Atena".

 

- No Cabo sunion, Kanon afirma que Saga possui uma espécie de "Semente do mal" dentro de si. Saga não acredita e o prende. Canon diz que a partir daquele momento, vai cultivar a maldade nele sempre sussurando em seu ouvido, ele será a tentação de Saga. Em Hades Santuário, Saga também fala em uma "Semente do Mal" e diz que quem a plantou nele foi Kanon. Isso pode ter sido inspirado em um mito que relaciona Ares e as sementes.

 

Essas duas afirmações suas me surpreenderam... Você traduziu essas falas diretamente do original? Porque na versão nacional do mangá essas mesmas falas não chegam nem perto do que você acabou de explicitar. Elas acabam anulando qualquer interpretação de possessão... Vou trancrevê-las aqui:

 

- "O que é essa aura que acaba de deixar o corpo de Saga? O rosto dele recuperou uma expressão de bondade... Com certeza isso se deve à luz que se projetou do escudo". - A partir dessa frase não temos como concluir a tese de possessão... Que fique claro: aura e espírito são coisas distintas.

 

- "Mas eu sei que há um mal tão grande quanto o meu em seu coração". Essa é a frase que Canon diz a respeito da maldade de Saga... Também não nos leva a qualquer conclusão de possessão...

 

Se o que você trancreveu aqui for realmente algo tirado a partir do original, eu mudo de opinião, porque essas frases são realmente muito esclarecedoras... Agora, convenhamos que pela tradução feita na versão nacional dos mangás, esse tipo de conclusão não tem como ser tirada.

 

Vou explicar de novo, o mal em Saga se desenvolveu em um espírito igual ao de Saga, só que maligno, acabaram dois Sagas dentro de um, um brigando com o outro para ver quem tomava o controle do corpo. O espírito é uma espécie de alter-ego de Saga ele não tinha características próprias e não é uma entidade definida. Era a verdadeira identidade de Saga contra uma falsa identidade e não uma identidade dupla.

Kurumada não deixou qualquer brecha com relação a isso, o mangá é bem claro com o que ocorre com Saga, agora se o anime deixou uma interpretação diferente, com certeza não explicou, e é ai que nós temos que recorrer ao mangá como plataforma. Se uma coisa não está no anime e a resposta é encontrada no mangá, então o que está lá deve ser integralmente considerado.

 

Tudo o que você falou aqui foi uma grande novidade para mim... Se realmente as afirmações de Seiya, Canon e até de Saga forem essas na versão original, concordo com a sua tese de possessão.

Agora você precisa concordar que pelas traduções do mangá, não é possível tirar conclusões de maneira tão minunciosa como você expôs.

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