Ir para conteúdo

O Hipermito = Parte 2

Posts Recomendados

O Hipermito × O surgimento dos deuses

Prólogo da Criação

A criação de tudo foi obra de Khronos (Χρόνος ~ Tempo) (N/E: Não confunda com o titã Cronos, ambos os nomes são escritos, em grego, de forma diferente). Através de sua grande vontade, gerou o Universo, o qual nós conhecemos como Big Bang. Espalhou pelos cosmos a Grande Vontade (Big Will), a essência dos deuses.

Surgimento da Terra

A Grande Vontade chegou a um lugar escuro e inóspito, lá criou inicialmente Gaia [Γαîα] (Terra) a "mãe-terra", personificação da inesgotável capacidade geradora da Terra. Em seu seio deu origem a Pontos (Πόντος ~ 海洋 - kaiyou ~ Oceano), Uranos (Οὐρανός ~ 天空 - Tenkuu ~ Céu), Erebus (Ἔρεβος ~ 暗黒 - ankoku ~ Escuridão) e Eros (Ἔρως ~ 愛 - ai ~ Amor). (N/E: Não confundir o Eros primordial com o filho de Afrodite, Eros/Cupido. Essa é a personificação do Amor que uni todas as coisas; o mais belo dos deuses primordiais; o princípio da união dos deuses. Érebo e Tártaro não são as mesmas coisas). Apesar de toda a "fantasia" que envolve o Hipermito, todos os deuses aqui apresentados são seres humanos que despertaram a Grande Vontade.

Filhos da Noite

Hypnos, o Sono. Thanatos, a Morte. Deuses gêmeos servos de Hades. Oneiros, deus dos Sonhos; Ikelus, As ilusões; Phantasos, As formas; e Morpheus, são deuses filhos de Hipnos, controladores do Mukai (Mundo dos Sonhos).

Irmãos de Sangue

Éris, deusa da Discórdia. Foi aprisionada por Atena na Maçã de Ouro por instigar a discórdia entre as divindades. Ares, seu irmão, deidade da Guerra, lidera os 4 batalhões de Berserkers (KyouToushi: Guerreiros Insanos), sedentos por sangue e carnificina.

Família Divina

Gaia uniu-se a seu filho Uranos, dando origem a primeira linhagem de deuses, os Titãs (JinZoku: Família Divina): Cronos, Jápeto das Dimensões, Hyperion do Sol, Coios de Relâmpagos, Oceano das Correntezas, Crios da Galáxia, Réia, Têmis, Téia, Febe, Tétis e Mnemosine. Todos os deuses foram concebidos por Gaia com Armas Divinas chamadas de Somas (do grego, Corpo). As armas se tornavam em trajes de guerra.

Uranos detestava seus filhos Hecatônquiros (N/E: Gigantes de 100 braços e 50 cabeças) e Ciclopes (N/E: Gigantes com um único olho no centro da testa), expulsando-os ao Tártaro.

Os Gigantes

Dentre os Gigantes filhos de Uranos e Gaia, 9 deles passaram a servir Cronos logo após sua libertação. Até então se conhece apenas 6: Poinx Ryuax (Lava Magenta), Phlox Kyanos (Fogo Ciano), Melas Brontes (Trovão Negro), Leukothes Anemos (Vento Branco), Patos Spatei (Espada Cinza) e Anthrakma Zujilos (Martelo Rubi).

O Olimpo

Cronos esposou sua irmã Réia e, com ela, teve vários filhos: Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Héstia e Deméter. Esses deuses, mais tarde, tornaram-se as deidadas controladoras da Terra, habitando no Monte Olimpo.

O Senhor dos Ventos Malignos

Gaia uniu-se ao Tártaro e gerou um Gigante de força descomunal, a arma-viva mais poderosa de todo o Mito: Typhon. Aliado a seus irmãos - Agrios da Força Brutal (BanRiki), Pallas da Estupidez (Rodon) e Thoas do Trovão Célere (JinRai) - encabeçaram uma Guerra contra humanos pela sobrevivência de sua espécie: a Gigantomachia (Batalha dos Gigantes). Com sua esposa Echidna, Typhon teve os filhos: Orthros de Duplo Cão Maligno (MaSouKen), Chimaera de Animal Sintético (GouSeiJuu) e Ladon de Dragão de Cem cabeças (HyakuToyRyuu).

O Usurpador do Sol

Abel, irmão mais velho de Atena e filho de Zeus. Deidade poderosa que usurpou o lugar de deus-Sol, tentando assim expandir ainda mais seu poder. Diante disto, Zeus e outros deuses, entre eles Hermes e Apolo, temendo seu grandioso poder, destituíram Abel de seu posto e outorgaram sua alma imortal ao Tártaro, sendo completamente apagado das páginas da mitologia.

O Príncipe dos Demônios

Lúcifer, um dos Anjos (Angel ~ TenToushi ~ Guerreiro Celestial), foi agraciado por Deus com beleza, sabedoria e força. Mas, ao se rebelar contra o Criador, foi banido do Mundo Celestial ( - Tenkai) junto com os demais Anjos que participaram da rebelião. Hoje impera na área mais profunda e escura do Tártaro, o Mundo dos Demônios ( - Makai).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A idéia é fazer um Hipermito atualizado, com as novas informações inseridas ao logo dos 20 anos da série. Com ilustrações de cada tópico, significado dos nomes, uma verdadeira enciclopédia do Universo criado por Masami Kurumada.

Eu coloquei apenas um sumário inicial, para que possamos debater cada tema isoladamente, fazendo um texto mais aprofundado, ilustrando cada passagem com imagens da série (seja em anime, mangá, etc).

P A R T I C I P E M ! ! ! ®

Editado por WAN
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom Wan ótimo, foi muito legal a tua inciativa, é realmente uma otima ideia inserir as informaç~es de EpG, LC, ND, Anime no Hipermito parabéns.

E jah sobre o topico em si, se Réia salvou Zeus ela naum seria uma traidora em potencial dos Titãu já q ela indiretamente foi responsavel pela queda deles uma vez, como eh q ela foi aceita?! nunk tinha me tocado disso ateh agora. :blink:

Link para o post

Na verdade gabrielsantos, essa passagem é do Mito. Ainda não vi em Saint Seiya uma passagem que afirme o comportamento da Réia diante desses fatos apresentados.

É justamente isso que eu gostaria de fazer: debatermos esses assuntos pertinentes apenas ao Universo de Saint Seiya (sabemos que o plano de fundo usado por Kurumada é o Mito Grego, mas há várias modificações e/ou adições). Deêm suas opiniões, participem também (Pacheco-san, please)...

Link para o post

Acho que finalmente irei participar bem dessa parte do fórum! Adoro ler sobre esse assunto, lembro da época em que o Ludo explicava muitas coisas sobre Mitologia e, agora, com esse começo, o surgimento dos Deuses, faz eu me interessar novamente! Valeu pela iniciativa, WAN!

Quanto ao que foi contado, sempre ouvi dizer sobre o grande poder de Gaia. É algo impossível de se imaginar o tamanho, renovado eternamente e tantas outras indicações de que não existe fim para o tal poder. Acho isso interessantíssimo!

Outra coisa é essa de a parte mais conhecida de todos ser apenas a 4ª geração desses seres poderosos, onde Zeus toma forma. E, mesmo assim, os seus filhos é que fazem a verdadeira publicidade, pois acabam por ser ainda mais conhecidos, dependendo de qual falamos. Isso é o que me intriga, a falta de conhecimento sobre a origem de tudo, algo tão importante! Eu mesmo vim descobrir há muito pouco tempo, talvez uns 2 anos atrás, apenas.

Bom, mas tomara que esse tipo de assunto continue sempre aqui pelo fórum. Quero ler mais sobre!

Link para o post

Genial e delicioso seu tópico WAN.

Eu já havia lido em algum lugar que as bases mitológicas de Saint Seiya eram gregas, mas que haviam algumas modificações e agora posso ver algumas delas.

Esse 'primeiro' Chronos não consta na Mitologia original, certo?

Corrija-me, plz.

Link para o post

o Chronos inicial é sim uma divindade mitologica grega, mas foi "ofuscada" pela presença do Cronos titânico, que também é a personificação do Tempo...

Falta fazer a inclusão do Abel como filho de Zeus e, verificar, se Éris é mesmo dita ser irmã de Ares, pois li a tempos atrás sobre essa informação.

Quem puder nos ajudar com scans ou screens da série, para ilustrar essa primeira parte, deixaria esse mortal aqui MUITO grato!!!

Link para o post

Jura que existe esse Chronos inicial na Mitlogia? Nunca tinha ouvido falar.

E Abel, até onde ouvi falar não pertence à Mitologia Grega, a não ser que se faça a alusão de que ele seja Apollo.

Só se eu tiver enganadíssimo, haha.

Link para o post

Mas a intensão não é expor a mitologia grega e sua relação com Saint Seiya, mas sim, criar a Grande Mitologia (Hipermito) unindo todas as obras da franquia.

Por isso a inclusão de Abel faz-se necessária, já que é o mesmo é dito ser filho de Zeus, irmão genuíno de Atena.

Link para o post

As principais fontes dizem que o Caos é o inicial, mas também é citado que Chronos foi a origem de tudo: e esse foi o usado para o Hipermito de Saint Seiya. Na verdade, ainda não li se há citação ao Caos em Saint Seiya.

Esqueci de colocar o "Usurpador do Sol", contando a origem de Abel (na verdade, sua inclusão aos deuses gregos).

Vou preparar o texto e volto aqui.

Link para o post
Falta fazer a inclusão do Abel como filho de Zeus e, verificar, se Éris é mesmo dita ser irmã de Ares, pois li a tempos atrás sobre essa informação.

Quem puder nos ajudar com scans ou screens da série, para ilustrar essa primeira parte, deixaria esse mortal aqui MUITO grato!!!

Éris é mesmo irmã de Ares, o deus da guerra, e em vários materiais oficiais relacionados ao filme dela é mencionado isso, até nas mais recentes explanações do booklet do Movie Box.

Bom, scans e imagens se eu puder ajudar, estamos aí. :lol:

Link para o post

Opa Allan, fica a vontade cara! O material não é meu, é pra todo mundo!

Bruno, seguinte: É dito que Abel é também filho de Zeus e irmão de Atena, mas não diz quem é a mãe. Abel usurpou o lugar do deus-sol. Apolo é o deus da música. Dá pra encaixar os dois direitinho :lol:

Link para o post

Abel é um ataque hiperbólico do roteiro. Uma coisa imaginada para dar intriga.

Apolo é o Deus do Sol, da musica, dos jovens enamorados e o Deus que fala no Oraclo de Delfos. È o mais belo entre os Deuses e o mais narcisista, o que sempre o condenou por ter degostos amorosos foi sempre a sua perfeição

Link para o post
  • 5 semanas depois...

Fiz a inclusão de Abel, a relação entre Éris e Ares (valew Nicol) e os deuses do Mukai (THE LOST CANVAS).

Ainda tem muita coisa pra ser editada, mas com o tempo vai ficar pronto (essa primeira parte :lol:)

Editado por WAN
Link para o post

Muito bom, WAN! O trabalho tá ficando excelente!

Só uma dúvida, a maneira correta de escrever o nome do Chronos primordial é realmente com esse "h" ápós a letra inicial? Em todos os lugares que eu li algo sobre ele, encontrei seu nome grafado da mesma maneria que o Cronos titânico, sem o referido "h".

É uma dúvida boba, mas ainda assim interessante, porque isso diferencia, por pouco que seja, a maneira de escrever os nomes dos dois deuses.

Só pra contar, o nome do Cronos titânico é escrito em grego como “Kronos”, e o proto-deus que deu origem ao nascimento do universo é grafado como “Xronos”. É isso, não?! :mellow:

Editado por aiacos
Link para o post

E quanto a Lúcifer?

Pelo que lembro do começo do filme Hyoga conta que Athena duelou com ele e o selou/derrotou.

Não lembro se é contada uma origem a ele, ou algo assim.

Ele poderia ser considerado uma "divindade rebelde" ou mesmo um "Anjo" na concepção que tinham os Anjos de Artemis?

Link para o post
Muito bom, WAN! O trabalho tá ficando excelente!

Só uma dúvida, a maneira correta de escrever o nome do Chronos primordial é realmente com esse "h" ápós a letra inicial? Em todos os lugares que eu li algo sobre ele, encontrei seu nome grafado da mesma maneria que o Cronos titânico, sem o referido "h".

É uma dúvida boba, mas ainda assim interessante, porque isso diferencia, por pouco que seja, a maneira de escrever os nomes dos dois deuses.

Só pra contar, o nome do Cronos titânico é escrito em grego como “Kronos”, e o proto-deus que deu origem ao nascimento do universo é grafado como “Xronos”. É isso, não?! :mellow:

A sua última observação é a correta ;) Kronos titânico e Xronos primordal. O problema é que em japonês, ambos são grafados da mesma forma e, para diferenciá-los, um eu coloquei como H (como é a transcrição do grego para o português) e o outro eu deixei Cronos mesmo :rolleyes:

Valew aiacos!!!

E quanto a Lúcifer?

Pelo que lembro do começo do filme Hyoga conta que Athena duelou com ele e o selou/derrotou.

Não lembro se é contada uma origem a ele, ou algo assim.

Ele poderia ser considerado uma "divindade rebelde" ou mesmo um "Anjo" na concepção que tinham os Anjos de Artemis?

Bom, Lúcifer é mesmo um Anjo assim como os que foram mostrados no Tenkai-hen. Ainda estou colhendo mais dados sobre ele e sobre seus súditos. Quando terminar, coloco aqui também /evil

Link para o post

É só procurar na Bíblia acho q no Genesis não sei apesar de ser católico eu nuka li a Bíblia pq é mais fácil perguntar pro meu pai ele é muito religioso hehehe...e Hyoga tbm fala da origem de Lúcifer no ilme, ele diz o q todo mundo sabe eu acho (pelo menos quem é de alguma religião cristã, judia) ele era o anjo mais belo e inteligente de Deus mas tinha inveja de Deus e queria seu lugar então foi expulso do paraíso para o inferno, ou seja, ele é o anjo caído.

Link para o post
  • 4 semanas depois...

Acrescentei o Lúcifer, revisei o texto, corrigi algumas coisas e inclui termos e suas traduções do original japonês.

Espero que gostem... Como, ainda, TLC e EpG estão sendo publicados, coisas novas podem aparecer...

Link para o post
É só procurar na Bíblia acho q no Genesis não sei apesar de ser católico eu nuka li a Bíblia pq é mais fácil perguntar pro meu pai ele é muito religioso hehehe...e Hyoga tbm fala da origem de Lúcifer no ilme, ele diz o q todo mundo sabe eu acho (pelo menos quem é de alguma religião cristã, judia) ele era o anjo mais belo e inteligente de Deus mas tinha inveja de Deus e queria seu lugar então foi expulso do paraíso para o inferno, ou seja, ele é o anjo caído.

ou seja Deus não aceita concorrencia :P

Belo trambalho WAN (e que trabalho) já que o hipermito nunca vai dar as caras por aqui melhor fazer o nosso (que será bem mais completo)

Link para o post
  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...