Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Nunca, jamais me coloquei acima do bem e do mal, LF. Mas realmente vejo que rola um exagero dos lados contra quem não gosta de determinados rumos da fraquia (seja omega, LC e o escambau). E um pouco de super proteção para com ele só elogia. Ou mesmo super-proteção com determinadas obras (a tal da fiscalização). Engraçado falar de respeito e volta e meia vir com essas "opiniões controversas" como forma de provocar os potenciais fãs do Kurumada que tem por aqui. Ou os que não gostam do Omega. Ou os que não gostaram do que a JBC fez com a versão nacional do ND. Depois reclamam de quem fica postando só pra tirar sarro de "x" ou "y". Como diria o meme "serto". Mas enfim, o tópico não é pra esse tipo de debate, e como eu disse ao Té, nem valia a pena entrar no mérito desse assunto porque sempre os extremistas do Kurumada irão aparecer dos confins da galáxia para desvirtuar tudo, quando poderiam simplesmente dizer um respeitoso "Não concordo", como eu fiz com o Té posts anteriores. Como eu disse antes, não me considero extremista do Kurumada. Acho ele um velho bêbado e safado e com certeza deve ser um babaca na vida real também. Mas não nego a influência que ele teve na criação da franquia. Se parece que eu defendo ele, é porque não concordo com o que alguns extremismos dos que não gostam do trabalho (ou da pessoa) em si dele. Para demais esclarecimentos, fico a disposição via MP. Editado Janeiro 5, 2014 por Spider-Phoenix Link para o post Compartilhar em outros sites
Flégias Lycaon WL 758 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Claro que foi o Kurumada que criou SS, é tudo cópia de RnK e FnK. Olha o doido! Seguindo a tendência das melhores fontes, é ÓBVIO q esses aí tbm foram encomendados. Só assim para alguém como o Kurumãopodre ter se destacado na JUMP, amigo. 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Como eu disse antes, não me considero extremista do Kurumada. Acho ele um velho bêbado e safado e com certeza deve ser um babaca na vida real também. Mas não nego a influência que ele teve na criação da franquia. Se parece que eu defendo ele, é porque não concordo com o que alguns extremismos dos que não gostam do trabalho (ou da pessoa) em si dele. Você não acha que está tendo uma atitude babaca ao julgar assim uma pessoa que você sequer conhece? Uma coisa é criticar ele como mangaká, outra bem diferente é fazer esse tipo de afirmação. Não sou Kurumadete nem nada, apenas acho leviano esse tipo de julgamento, seja contra quem quer que seja, famoso ou não, rico ou não. Editado Janeiro 5, 2014 por Mr. Howndey Shooter 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Você não acha que está tendo uma atitude babaca ao julgar assim uma pessoa que você sequer conhece? Uma coisa é criticar ele como mangaká, outra bem diferente é fazer esse tipo de afirmação. Não sou Kurumadete nem nada, apenas acho leviano esse tipo de julgamento, seja contra quem quer que seja, famoso ou não, rico ou não. Ok, admito que exagerei no uso do termo "babaca" e talvez não tenha sido a melhor escolha Acabou sendo minha forma de mostrar que eu gostar do trabalho dele como artista não significa que eu seja defensor ferrenho/radical ("xiita") dele. Você pode gostar do trabalho de alguém sem necessariamente ser o maior fã dele/dela como pessoa. No final do dia, todos, Kurumada, Shiori, Okada, Kuori, Araki e Umakoshi são humanos e como tais tem lá suas falhas também. E essa é a coisa: nós não o conhecemos. Não sabemos em que condições ele criou CDZ, em que contexto da vida. Por isso afirmar que fez X e não fez Y me pareceu apelação rsrs Enfim, relaxa, cara. De longe vou te considerar Kurumadete por causa disso não. Ser hardcore é bem mais que defender seu ponto de vista sobre o trabalho de alguém como profissional. Editado Janeiro 5, 2014 por Spider-Phoenix Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Ok, admito que exagerei no uso do termo "babaca" e talvez não tenha sido a melhor escolha Acabou sendo minha forma de mostrar que eu gostar do trabalho dele como artista não significa que eu seja defensor ferrenho/radical ("xiita") dele. Você pode gostar do trabalho de alguém sem necessariamente ser o maior fã dele/dela como pessoa. No final do dia, todos, Kurumada, Shiori, Okada, Kuori, Araki e Umakoshi são humanos e como tais tem lá suas falhas também. E essa é a coisa: nós não o conhecemos. Não sabemos em que condições ele criou CDZ, em que contexto da vida. Por isso afirmar que fez X e não fez Y me pareceu apelação rsrs Enfim, relaxa, cara. De longe vou te considerar Kurumadete por causa disso não. Ser hardcore é bem mais que defender seu ponto de vista sobre o trabalho de alguém como profissional. Entendi. Só não cometa esses exageros novamente, por favor 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Entendi. Só não cometa esses exageros novamente, por favor Claro que sim, meu caro. Nem precisa pedir Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Ok, admito que exagerei no uso do termo "babaca" e talvez não tenha sido a melhor escolha E essa é a coisa: nós não o conhecemos. Não sabemos em que condições ele criou CDZ, em que contexto da vida. Por isso afirmar que fez X e não fez Y me pareceu apelação rsrs A questão é justamente essa. Ninguém afirmou isso. Você ficou tão na defensiva quando me viu falar das suposições sobre a criação de CDZ que o calor do momento o cegou de forma a não entender até agora que não houve afirmação. Eu mesmo falei que era uma lenda urbana nunca confirmada. E depois ainda diz que não é extremista, hein, Spider... E é justamente por não sabermos em que condições ele criou - ou não - CDZ que não tem como afirmar que foi ele que fez ou deixou de fazer. Assim como eu não posso garantir que a teoria de que a ideia inicial não foi dele seja real porque não há nada que prove isso oficialmente, você ou quem o defende cegamente também não pode garantir que tudo tenha acontecido da maneira como se conhece. Justamente porque a falta de informação quanto a criação da série deu margem para estas especulações la no Japão. A única coisa que nos resta é supor ou teorizar a respeito, mas nunca afirmar nossos pensamentos como verdades, nem descreditar os pensamentos dos demais e desmerita-los chamando de apelação ou de provocação. Até porque nenhuma das linhas de raciocinio foi criada aqui no forum, mas sim la no Japão, antes de sabermos que CDZ existia. E se analisarmos friamente, são totalmente coerentes, o que não quer dizer que sejam reais. E justamente na falta de dados oficiais que desmintam uma ou outra, qualquer uma das versões pode ter acontecido. Por isso tudo que podemos fazer é considerar ou não a versão que parece fazer mais sentido e discordar, MAS RESPEITAR, quem escolher a outra versão. Porque como já disse, analisando bem, nenhuma das duas versões da criação é tão absurda assim, se deixarmos a paixonite de lado por um momento. Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 LF, mas qual foi, afinal, os motivos que levaram a criação dessa teoria?? Sinceramente, nunca vi nenhum indício disso... 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) @LF - Já entendi que você postou um achismo, mas sinto muito, ficou parecendo mais uma trollagem. Ainda mais considerando que não se vê esse tipo de comportamento/suposições em tópicos referentes ao Omega. Admito que me excedi. No entanto, não leve pro lado pessoal, mas acho que sua preferência pelo que a Toei faz com CDZ te leva a uns exageros. Também faço o mesmo com relação ao Kurumada? Pode até ser, mas ainda assim tento não deixar dominar por isso. No final, é questão de equilíbrio entre tudo. Entre crítica e elogio. Piada e post sério. OBS: É nessa parte que todo mundo ergue bandeira da paz? Porque como já disse, analisando bem, nenhuma das duas versões da criação é tão absurda assim, se deixarmos a paixonite de lado por um momento. O mesmo vale pra criticismos (legítimos ou não) contra o autor. Respeito e especulações baseadas em gosto pessoal são uma via de mão dupla. Eu posso até achar a teoria razoável, mas como o Howndey disse é muito improvável. LF, mas qual foi, afinal, os motivos que levaram a criação dessa teoria?? Sinceramente, nunca vi nenhum indício disso... Tenho duas suposições: 1 - Pura teoria da conspiração. Coisa típica da internet. Tipo "os protagonistas de caverna do dragão tinha morrido e ido pro inferno". 2 - Algum raciocínio feito por alguém que não gosta do CDZ do Kurumada. Afinal, não tem muita diferença entre os fãs daqui e os de lá. Editado Janeiro 5, 2014 por Spider-Phoenix Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 LF, mas qual foi, afinal, os motivos que levaram a criação dessa teoria?? Sinceramente, nunca vi nenhum indício disso... Se me lembro bem, foi pela rapidez com a qual a animação estreou em relação ao mangá e a rapidez com a qual os bonecos da primeira linha de dourados chegaram ao mercado japonês, antes mesmo do início do arco das 12 casas, no início de 1987. E eu nem acho absurdo existir essa desconfiança porque analisando por esse prisma, ainda mais naquela época, para um anime ser criado, começar a ser animado e os episódios irem ao ar, as coisas tinham que começar a serem trabalhadas com muita antecedência, e com uma boa frente de capítulos, antes de ir ao ar. Pro anime ter estreado na data em que estreou, seguindo o tempo normal de produção da época, ele teria que ter tido sua produção iniciada junto ou até antes do primeiro capítulo do mangá ser publicado, a não ser que tivesse sido feito um trabalho desesperador por parte da TOEI pra fazer as coisas tão rápido. Ou seja, o anime teria, segundo essa teoria, sido criado antes mesmo do mangá fazer sucesso, o que indicaria que a criação do anime nunca esteve condicionada a aguardar que o mangá fizesse sucesso, e que tanto o mangá como o anime haviam sido friamente planejados em conjunto e iniciados ao mesmo tempo. Isso explicaria o porque do anime ter alcançado o mangá tantas vezes mesmo criando tantos episódios fillers para que isso não acontecesse. Não haveria como o anime sempre ameaçar passar o mangá e ter que criar tantos episódios avulsos sendo que o mangá era publicado semanalmente, na teoria já antes do anime estrear. Mas essa parte é apenas uma análise minha em cima das especulações que já li por ai. Mas pra tratar isso como um fato, teríamos que ter pelo menos dados referentes ao início do trabalho de pré produção do anime, mas essa informação ou não existe ou eu nunca a encontrei. Em posse dessa informação, teríamos índícios concretos de como Saint Seiya realmente foi criado. E quanto ao lance dos bonecos, se analisarmos levando em consideração o tempo necessário para a criação, confecção, provas, o tempo de espera após a exibição dos episódios para avaliar o lançamento ou não dos bonecos, a produção em escala e depois a distribuição do produto para as lojas ainda mais nos anos 80, uma demora que costuma haver nestes casos, em CDZ os bonecos chegaram ao mercado quando a batalha das 12 casas estava para começar, no início de 1987. Isso poderia indicar que os bonecos foram criados no mesmo momento, ou antes, dos dourados terem sido desenvolvidos para anime - ainda mais levando em consideração que os bonecos levam em consideração as cores usadas no anime, e não no mangá. E se o anime tivesse sua pré produção iniciada em conjunto com o mangá, isso seria um indício de que a idéia dos bonecos surgiu na Bandai antes mesmo de Kurumada e a TOEI trabalharem no desenvolvimento da franquia no mangá e na tv. Num primeiro momento até parece viagem, mas analisando friamente, nem é tão nonsense assim. O problema nessas especulações é que, tanto para valida-las, como quanto para desconsidera-las, seria necessário saber o time em que o anime começou de fato a ser pensado e desenvolvido, ou pelo menos o momento em que o Araki desenhou pela primeira vez os cavaleiros de ouro.Se essas informações existissem, deixaríamos de ter especulações e passaríamos a ter fatos. Mas como não temos... Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Mas aí também tem o outro lado: e se o Masami já tinha criado a ideia principal antes, apresentou pra algum editor da Shueshia que viu potencial e repassou pra Toei que também viu potencial e o Kurumada só acordou com eles como seriam os primeiros capítulos? Já foi dito em algum lugar QUANDO mais ou menos ele bolou a ideia do que seria CDZ? Se bem me lembro em nenhum momento foi dito quando ele mostrou a ideia pro editor e nem quanto tempo levou entre ele bolar os conceitos principais e a publicação do primeiro capítulo. Quando a ideia do mangá "Saint Seiya" foi aprovado pela JUMP? Já foi dito alguma vez qual é o espaço de tempo entre a apresentação do novo mangá e sua eventual publicação? E mesmo os primeiros episódios passam a impressão de serem bem próximos ao mangá. E se o Kurumada só deu uma base de como seriam os primeiros capítulos e a Toei seguiu daí acreditando no potencial? Era uma época diferente e a empresa poderia estar com um espírito mais "empreendedor" a ponto de já ir adiantando tudo. Tá certo que o Kurumada admitiu ir criando as coisas a medida que avançava na história, mas quando o mangá começou a ser publicado até que ponto ele tinha planejado a história? No caso dos bonecos dos áureos, o que impede a Bandai de ter apressado a linha de produção quando o Kurumada começou a mostrar os personagens? Afinal, entre aparição dos primeiros e o começo dos lançamentos dos bonecos deve ter dado pra empresa saber que a série valia a pena investir. Editado Janeiro 5, 2014 por Spider-Phoenix Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Mas aí também tem o outro lado: e se o Masami já tinha criado a ideia principal antes, apresentou pra algum editor da Shueshia que viu potencial e repassou pra Toei que também viu potencial e o Kurumada só acordou com eles como seriam os primeiros capítulos? Já foi dito em algum lugar QUANDO mais ou menos ele bolou a ideia do que seria CDZ? Se bem me lembro em nenhum momento foi dito quando ele mostrou a ideia pro editor e nem quanto tempo levou entre ele bolar os conceitos principais e a publicação do primeiro capítulo. E mesmo os primeiros episódios passam a impressão de serem bem próximos ao mangá. E se o Kurumada só deu uma base de como seriam os primeiros capítulos e a Toei seguiu daí acreditando no potencial? Era uma época diferente e a empresa poderia estar com um espírito mais "empreendedor" a ponto de já ir adiantando tudo. No caso dos bonecos dos áureos, o que impede a Bandai de ter apressado a linha de produção quando o Kurumada começou a mostrar os personagens? É exatamente esse o ponto, como comentei o post anterior. Faltam informações concretas. Não existe nada que prove nem que Kurumada fez tudo antes, nem que a Bandai o fez. É aí que está o problema, e é aí que se abre margem a especulações. Não existe o time em que Kurumada ou TOEI começaram a desenvolver as coisas. Só temos as datas de quando ambas estrearam, e é justamente a informação da estréia tão colada das duas que dá margem a especulações de todo o tipo. Tudo isso seria sanado se tivessemos pelo menos a infomação de quando começou a pré produção do anime ou dos desenhos dos dourados do Araki. Isso ajudaria a montar uma cronologia mais próxima da realidade. Edit: vi que você editou o seu post e alterou algumas coisas, então vou comentar sobre elas abaixo: Mas aí também tem o outro lado: e se o Masami já tinha criado a ideia principal antes, apresentou pra algum editor da Shueshia que viu potencial e repassou pra Toei que também viu potencial e o Kurumada só acordou com eles como seriam os primeiros capítulos? Já foi dito em algum lugar QUANDO mais ou menos ele bolou a ideia do que seria CDZ? Se bem me lembro em nenhum momento foi dito quando ele mostrou a ideia pro editor e nem quanto tempo levou entre ele bolar os conceitos principais e a publicação do primeiro capítulo. Quando a ideia do mangá "Saint Seiya" foi aprovado pela JUMP? Já foi dito alguma vez qual é o espaço de tempo entre a apresentação do novo mangá e sua eventual publicação? E mesmo os primeiros episódios passam a impressão de serem bem próximos ao mangá. E se o Kurumada só deu uma base de como seriam os primeiros capítulos e a Toei seguiu daí acreditando no potencial? Era uma época diferente e a empresa poderia estar com um espírito mais "empreendedor" a ponto de já ir adiantando tudo. Tá certo que o Kurumada admitiu ir criando as coisas a medida que avançava na história, mas quando o mangá começou a ser publicado até que ponto ele tinha planejado a história? No caso dos bonecos dos áureos, o que impede a Bandai de ter apressado a linha de produção quando o Kurumada começou a mostrar os personagens? Afinal, entre aparição dos primeiros e o começo dos lançamentos dos bonecos deve ter dado pra empresa saber que a série valia a pena investir. No caso dos bonecos, eles não seguem a versão mangá, e sim o anime. Então, por mais que a Bandai tivesse apressado a linha de produção, teria que ser de acordo com o anime, só que a Batalha das 12 casas não havia se iniciado ainda em anime. Então ela nem teria ideia da aceitação. Em mangá, a batalha das 12 casas começou no finalzinho de 86, ou seja, não é dificil deduzir que os bonecos foram produzidos antes do mangá e do anime mostrarem os personagens ou exibirem os episódios em que eles apareciam. A questão real é se os bonecos foram criados antes, ao mesmo tempo ou após a criação dos personagens no anime/mangá. Frizei a palavra criação porque quero deixar claro que a criação acontece antes da exibição. Pois tenho certeza que vai chegar gente de paraquedas na conversa e vai começar a debater sem separar o fator criação do fator exibição haha. Podemos até deduzir que o anime foi produzido sem saber se o mangá faria sucesso, e os bonecos foram feitos sem saber se haveria demanda para eles. Ou seja, um golpe de marketing as escuras, no velho estilo "se colar, colou". É uma dedução possivel. A única coisa que realmente não tem como afirmar nem que sim nem que não é o que veio primeiro, se foi o ovo (os bonecos que financiam a série) ou a galinha (a série em si, anime e/ou mangá) Editado Janeiro 5, 2014 por LF Rocks!!! Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Você acha mesmo que vão responder um dia, LF? Acho que se a Toei fosse co-criadora junto com a Bandai, duvido que Kurumada tivesse conseguido lançar LC Anime com direito até a cameo dos brônzeos originais. Os direitos teriam de ser compartilhados. Me lembro agora do anime mais recente de Beyblade (não tem relação com CDZ mas vai lá). O criador da versão mangá é creditado por bolar a história e o visual de alguns personagens principais, mas a franquia pertence a Takara Tomy (e acho que à TV Tokyo também). Tanto que as versões mangá e anime divergem grandemente da história. O mangá, por exemplo, parece mais um spin-off que obra-base. Daí minha descrença. Link para o post Compartilhar em outros sites
animeman 943 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Nossa, nada a ver isso aí do tempo entre o mangá e o anime. Pega o exemplo de Shurato: demorou 3 meses em relação à estréia do mangá e a estréia do anime. E sim, Shurato teve um mangá. 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Você acha mesmo que vão responder um dia, LF? Acho que se a Toei fosse co-criadora junto com a Bandai, duvido que Kurumada tivesse conseguido lançar LC Anime com direito até a cameo dos brônzeos originais. Os direitos teriam de ser compartilhados. Me lembro agora do anime mais recente de Beyblade (não tem relação com CDZ mas vai lá). O criador da versão mangá é creditado por bolar a história e o visual de alguns personagens principais, mas a franquia pertence a Takara Tomy (e acho que à TV Tokyo também). Tanto que as versões mangá e anime divergem grandemente da história. O mangá, por exemplo, parece mais um spin-off que obra-base. Daí minha descrença. Não acho que respondam um dia, e é justamente a falta dessa resposta que alimenta as especulações. O Kurumada não teria empecilho nenhum em levar CDZ para onde quisesse. Afinal, para o bem e para o mal, quem desenvolveu a história em si foi ele, independente se ele foi contratado pra fazer isso ou se ele realmente fez isso por conta própria. A história e os personagens são dele tanto quanto são da TOEI. A TOEI jamais deixou de ter direito sobre CDZ, os licenciamentos continuaram, os calendários, cds e produtos continuaram saindo. A TOEI só não animou Hades enquanto ela não se interessou, e se formos analisar, começou a idealizar tanto o Omega como o filme em CG quando LC ainda estava sendo lançado pela TMS. E o seu caso de Beyblade até pode ser utilizado a favor da Teoria de que Kurumada desenvolveu a história mas não a idealizou. A diferença está no fato de que isso foi oficializado no caso de Beyblade. No caso de CDZ, como sempre, a falta de informações impera. Tudo que aconteceu com CDZ nos anos 80 é nebuloso. Já parou pra analisar que até hoje não existe uma versão oficial sequer do porque a TOEI não deu continuidade aos OVAs de Hades após produzir seu piloto nos anos 90? Isso sem falar que a própria informação de que a TOEI chegou a produzir um piloto só veio mais de uma década depois. Até aquele momento, os fãs extremistas tratavam como fato o achismo de que o Kurumada e a TOEI tinham rompido relações por uma briga por direitos e nada mais foi feito depois. Até a animação de Hades nos anos 2000 não possui informações do que houve antes. E por isso tem fã hoje que especula que foi por conta da linha Cloth Myth que iria ser lançada, outros que foi porque a TOEI reagiu ao fenômeno do video do Jerome Auquie na feira francesa de 99, outros afirmam que Hades foi posta como moeda de troca para que a TOEI animasse Ringue no Coqueiro... E no fim, ninguém sabe realmente em que momento a TOEI mudou de idéia e nem porque realmente mudou de idéia. A gente só tem que tomar cuidado e saber que, independente de qual vertente na qual acreditarmos, termos a maturidade de saber que não é um fato, e sim algo que vai de acordo com o que analisamos como causas possiveis. Mas confusões a respeito disso sempre serão inevitáveis numa franquia onde tudo acontece de forma surpresa e nebulosa. Nossa, nada a ver isso aí do tempo entre o mangá e o anime. Pega o exemplo de Shurato: demorou 3 meses em relação à estréia do mangá e a estréia do anime. E sim, Shurato teve um mangá. Mas aí entramos no mesmo caso da TEORIA sobre a criação de SS. Pois se o anime de Shurato ESTREOU apenas 3 meses depois do mangá começar, não teria motivo que justificasse o lançamento do anime, a não ser uma produção conjunta com o mangá para vender produtos. Afinal, não houve tempo do mangá sequer se consolidar, nem de um volume do mangá ser lançado pra avaliar se haveria demanda por um anime ou por produtos derivados, concorda? E como sempre dizem que Shurato foi uma resposta da Tatsunoko ao fenômeno de SS, não seria absurdo teorizar que até a estratégia de marketing tenha sido a mesma. Ou não. Editado Janeiro 5, 2014 por LF Rocks!!! Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) É exatamente esse o ponto, como comentei o post anterior. Faltam informações concretas. Não existe nada que prove nem que Kurumada fez tudo antes, nem que a Bandai o fez. É aí que está o problema, e é aí que se abre margem a especulações. Esse trecho do seu post é crucial.. rsrs Sim, faltam informações concretas. Sim, não existe nada que prove nada pra uma das duas hipóteses. Aqui vamos aplicar a lógica da chamada 'Navalha de Occam': http://pt.wikipedia.org/wiki/Navalha_de_Occam Ou seja, na falta de informações, acho muito mais sensato ficar com a versão oficial de que o Kurumada criou o mangá e a Toei e a Bandai decidiram investir ao enxergar o imenso potencial que tinha ali. E outra: não haveria necessidade de criar um mangá, deixar os direitos para o autor deste mangá, e não ter o controle da franquia se realmente SS foi apenas 'encomendado' ao Kurumada. Seria muito mais fácil eles simplesmente fazerem o anime e pronto. Ficariam com todos os lucros e ainda teriam totais direntos sobre a franquia. Existem tantos animes de sucesso que não tiveram mangá prévio. Quanto a rapidez em animar o mangá e lançar os bonecos: penso que a Bandai e Toei decidiram investir em algo que viram potencial. Guerreiros vestindo armaduras baseadas na mitologia grega: algo inovador na época e com alto potencial para gerar bonecos caros e populares. O mangá começou a sair, já nos primeiros capítulos mostrou popularidade (não se esqueça que as empresas japonesas do ramo vivem fazendo as tais 'pesquisas de mercado') e a Toei/Bandai resolveu investir. Simples assim. Editado Janeiro 5, 2014 por Mr. Howndey Shooter 3 Link para o post Compartilhar em outros sites
animeman 943 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Mas aí entramos no mesmo caso da TEORIA sobre a criação de SS. Pois se o anime de Shurato ESTREOU apenas 3 meses depois do mangá começar, não teria motivo que justificasse o lançamento do anime, a não ser uma produção conjunta com o mangá para vender produtos. Afinal, não houve tempo do mangá sequer se consolidar, nem de um volume do mangá ser lançado pra avaliar se haveria demanda por um anime ou por produtos derivados, concorda? E como sempre dizem que Shurato foi uma resposta da Tatsunoko ao fenômeno de SS, não seria absurdo teorizar que até a estratégia de marketing tenha sido a mesma. Ou não. O ponto aqui foi sobre o tempo entre mangá-anime. Não somente Shurato ou SS, antigamente tinham obras que demoravam mais ou menos o mesmo tempo para serem animadas. No caso de SS foi quase um ano, já que estreou na edição 1986 1-2, que é vendida no começo de dezembro. Tem um trecho que chama a atenção na wikipédia japonesa de SS: バンダイがスポンサーをした理由は、当時のバンダイの開発担当の村上克司によると、当時の開発本部長・杉浦幸昌が息子から原作漫画の面白さを薦められたことがきっかけ Diz ali que a razão da Bandai se tornar patrocinadora do anime se deu porque o filho do diretor geral de desenvolvimento da empresa, que achava a obra interessante, apresentou a obra ao pai. Assim, dá pra supor que foi por um caminho alternativo de conhecimento da obra pela empresa que foi uma das razões de ter sido transformada em anime tão rápido. Editado Janeiro 5, 2014 por animeman 2 Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 バンダイがスポンサーをした理由は、当時のバンダイの開発担当の村上克司によると、当時の開発本部長・杉浦幸昌が息子から原作漫画の面白さを薦められたことがきっかけ Diz ali que a razão da Bandai se tornar patrocinadora do anime se deu porque o filho do diretor geral de desenvolvimento da empresa, que achava a obra interessante, apresentou a obra ao pai. Assim, dá pra supor que foi por um caminho alternativo de conhecimento da obra pela empresa que foi uma das razões de ter sido transformada em anime tão rápido. Informação interessante para o debate aqui... Nesse caso, anula-se a possibilidade de a Bandai ter encomendado SS. E a Toei ter encomendado é ainda mais improvável... 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
P. Furioso 436 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Tb tem que entender o contexto da época, a Toei estava desesperada, o mercado estava saturado por causa dos animes de mechas e a TV estava perdendo espaço para os OVAs e video games. Isso explica um pouco do curto espaço de tempo do início do mangá e do anime. http://www.saintseiyapedia.com/wiki/Interviews/Pegasus_Box/Explicationshttp://www.saintseiyapedia.com/wiki/Interviews/Dragon_Box/Explications 2 Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Tb tem que entender o contexto da época, a Toei estava desesperada, o mercado estava saturado por causa dos animes de mechas e a TV estava perdendo espaço para os OVAs e video games. Isso explica um pouco do curto espaço de tempo do início do mangá e do anime. http://www.saintseiyapedia.com/wiki/Interviews/Pegasus_Box/Explicationshttp://www.saintseiyapedia.com/wiki/Interviews/Dragon_Box/Explications Vou ali fazer um curso de francês e já volto Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Animeman, esse trecho da wiki japonesa tem citação de fonte? Tá certo que é bem provável que a Wiki japonesa não tenha as mesmas maluquices que as daqui tem, mas pelo sim pelo não hehe De qualquer forma, concordo completamente com o Howndey. EDIT: Howndey, se eu me lembro bem postaram um link de um site com informações dos livretos nos boxes traduzidas pro nosso idioma. Vou dar uma buscada e depois posto aqui. Editado Janeiro 5, 2014 por Spider-Phoenix Link para o post Compartilhar em outros sites
animeman 943 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Tem sim: A Enciclopédia Entrevistas dos Boxes: http://saintseiyastuff.com/booklet-pegasus-box/ 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Informação interessante para o debate aqui... Nesse caso, anula-se a possibilidade de a Bandai ter encomendado SS. E a Toei ter encomendado é ainda mais improvável... Anularia se fosse oficial, se existisse uma entrevista ou qualquer coisa que fosse de alguém envolvido com SS revelando este fato. Mas é um post tirado da Wikipedia. E que eu nunca vi em outro lugar, muito menos em fontes oficiais. Qualquer fã pode editar informação ou colocar a informação que quiser na Wiki, mesmo que se trate de folclore. Se alguém conseguir a fonte de onde quem postou na Wiki tirou isso, aí sim teriamos uma versão oficial invalidando várias especulações. Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Tem sim: A Enciclopédia Entrevistas dos Boxes: http://saintseiyastuff.com/booklet-pegasus-box/ Valeu Animeman... informações interessantes! Fica claro que a pressa em animar o mangá SS foi muito fruto do contexto da situação. Anularia se fosse oficial, se existisse uma entrevista ou qualquer coisa que fosse de alguém envolvido com SS revelando este fato. Mas é um post tirado da Wikipedia. E que eu nunca vi em outro lugar, muito menos em fontes oficiais. Qualquer fã pode editar informação ou colocar a informação que quiser na Wiki, mesmo que se trate de folclore. Se alguém conseguir a fonte de onde quem postou na Wiki tirou isso, aí sim teriamos uma versão oficial invalidando várias especulações. Ok.. não é 100% confiável mesmo... Editado Janeiro 5, 2014 por Mr. Howndey Shooter Link para o post Compartilhar em outros sites
animeman 943 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Foi retirado da Enciclopédia gente... Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados