LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 A Encyclopédia confirma o que eu estava teorizando: a publicação do mangá e a criação da série se deram simultaneamente, como se pode ver na terceira coluna: E na entrevista o diretor geral da primeira temporada do clássico diz que A TOEI, a ASAHI e os Patrocinadores (ou seja, a BANDAI) deram andamento ao anime logo após o início da publicação do mangá. Isso acaba desmentindo a informação de que a Bandai só investiu depois que o filho mostrou pro diretor. Ela estava envolvida desde o início, assim como a Asahi e a TOEI. E ele mesmo afirma que a estréia do anime aconteceu em tempo recorde, que isso nunca tinha acontecido antes, mesmo com mangás de sucesso da Jump. Aí está: http://saintseiyastuff.com/wp-content/uploads/2013/11/032.jpg Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Foi retirado da Enciclopédia gente... Parece que deixaram passar batido De qualquer forma, obrigado por apontar a fonte, Animeman! EDIT: E o site que eu me referia era esse mesmo. Valeu! Editado Janeiro 5, 2014 por Spider-Phoenix Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 A Encyclopédia confirma o que eu estava teorizando: a publicação do mangá e a criação da série se deram simultaneamente, como se pode ver na terceira coluna: E na entrevista o diretor geral da primeira temporada do clássico diz que A TOEI, a ASAHI e os Patrocinadores (ou seja, a BANDAI) deram andamento ao anime logo após o início da publicação do mangá. Isso acaba desmentindo a informação de que a Bandai só investiu depois que o filho mostrou pro diretor. Ela estava envolvida desde o início, assim como a Asahi e a TOEI. E ele mesmo afirma que a estréia do anime aconteceu em tempo recorde, que isso nunca tinha acontecido antes, mesmo com mangás de sucesso da Jump. Aí está: Não desmetiu não, LF... foi dito que o filho do diretor da Bandai mostrou o mangá ao pai. Daí pode ter entrado o interesse da Bandai em patrocinar uma animação. Link para o post Compartilhar em outros sites
animeman 943 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 A Encyclopédia confirma o que eu estava teorizando: a publicação do mangá e a criação da série se deram simultaneamente, como se pode ver na terceira coluna: E na entrevista o diretor geral da primeira temporada do clássico diz que A TOEI, a ASAHI e os Patrocinadores (ou seja, a BANDAI) deram andamento ao anime logo após o início da publicação do mangá. Isso acaba desmentindo a informação de que a Bandai só investiu depois que o filho mostrou pro diretor. Ela estava envolvida desde o início, assim como a Asahi e a TOEI. E ele mesmo afirma que a estréia do anime aconteceu em tempo recorde, que isso nunca tinha acontecido antes, mesmo com mangás de sucesso da Jump. Aí está: http://saintseiyastuff.com/wp-content/uploads/2013/11/032.jpg Claro que o planejamento se deu juntamente. Depois da criação, eles planejaram juntos ué. Nada mais comum entre as obras que correm em simultâneo. De acordo com a Enciclopédia: Na ocasião, eu estava procurando uma boa idéia para brinquedos de personagens. Foi quando o senhor Suguiura, o então diretor do Departamento de Desenvolvimento (atual presidente da Bandai), veio dizendo: "meu filho disse que esse desenho é muito divertido", mostrando-me Cavaleiros do Zodíaco. Foi o começo de tudo. 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Fora que a segunda coluna da tradução diz que o anime começou logo depois do lançamento, citando que Kurumada era um autor popular que ainda não tinha tido nenhuma de suas obras transformadas em animação. Também diz que o anime estreou seis meses depois do lançamento da série em revista. Considerando que os capítulos eram semanais (confirma, produção?) tem aí uma janelinha pro Kurumada ter repassado os planos dos capítulos pra equipe da Toei. Não muito grande, mas existe. 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 A maior prova que o Kurumada é o verdadeiro criador de SS e não um mangaká contratado para fazer uma série sob encomenda é: o traço. Sim, seria mais lógico a Toei e Bandai contratarem um autor com um traço mais 'redondo' para o público visualizar melhor as armaduras que iriam vestir seus bonequinhos.. rsrs Não sei se seria uma prova, mas é algo a se pensar.... Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Fora que a segunda coluna da tradução diz que o anime começou logo depois do lançamento, citando que Kurumada era um autor popular que ainda não tinha tido nenhuma de suas obras transformadas em animação. Também diz que o anime estreou seis meses depois do lançamento da série em revista. Considerando que os capítulos eram semanais (confirma, produção?) tem aí uma janelinha pro Kurumada ter repassado os planos dos capítulos pra equipe da Toei. Não muito grande, mas existe. Sim, os capítulos eram semanais. E por várias vezes alcançaram o mangá, obrigando a TOEI a recorrer aos famosos fillers. Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 2.971 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Sim, os capítulos eram semanais. E por várias vezes alcançaram o mangá, obrigando a TOEI a recorrer aos famosos fillers. Mas amigo LF, em praticamente TODO anime semanal tem fillers mesmo. Se até em Naruto, cujo anime começou TRÊS ANOS depois do mangá, há TROCENTOS fillers (tanto é que, se não me engano, o anime tem até sagas INTEIRAS de fillers, alá Asgard mesmo.... mas não confirmo isso pq não gosto/acompanho Naruto), imagina então no caso de Saint Seiya, que começou nesse tempo recorde de um mangá da Jump. Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Vendo aqui a lista de capítulos.... Foram mais ou menos 17 capítulos antes da "morte" do Ikki (que foi mais ou menos aonde começaram os "fillers"). Supondo que os capítulos se mantiveram semanais, sem folgas, isso dá um pouco mais de quatro meses (e o anime estreou seis meses depois da estréia). Se começaram a ser produzidos juntos, então deu tempo da Toei aproveitar o material que o manga ia lançando (enquanto alongava alguns segmentos, como as cenas da Mino por exemplo) antes da fonte "secar" e os fillers se fazerem necessários. Aliás, sobre os fillers lembro agora de ter lido em um fansite de Dragon Ball (que costuma se basear em fontes oficiais) apontando que o Toriyama normalmente sugeria ideias e até personagens pros fillers do anime. Fica a pergunta: será que Kurumada chegou a dar ideias para alguns fillers? Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Spider-Phoenix, em 05 Jan 2014 - 16:47, disse: tem aí uma janelinha pro Kurumada ter repassado os planos dos capítulos pra equipe da Toei. Não muito grande, mas existe. Ou não né.. vide Mestre Cristal. Taí mais um indício a favor do Kurumada como criador. Será que a Toei se complicaria toda com esses fillers (principalmente Cristal e Mestre Ares)? Ela não sabia o que Kurumada iria fazer justamente porque o Kurumada é o dono da coisa toda e faz o que quer. Fazendo um exercício de imaginação: se eu sou presidente da Toei, contrato o Kurumada pra desenhar o mangá, ele me contradiz no roteiro, eu iria demití-lo por justa causa. Editado Janeiro 5, 2014 por Mr. Howndey Shooter 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Té... 685 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Não tendo nada haver com o debate, mas uma parte que achei interessante foi essa aqui: "Como o planejamento da série da série e a publicação em do mangá se iniciaram simultaneamente, foi aventada a hipótese que a aparição do Ikki e seu exército de Fênices Negras fosse utilizada como foco do projeto, entretanto, houve o consenso de que a temática gravitava em torno dos 10 cavaleiros de bronze que se digladiavam pela armadura de ouro na guerra galáctica (acredita-se que essa confluência de fatores tenha sido a razão pela qual os dez cavaleiros tenham sido exibidos na abertura e no encerramento do anime)". Quando eu assisti pela primeira vez CDZ (em 2004 na Band), eu sempre pensava que os 10 cavaleiros iriam ter destaques "iguais", que todos seriam os protagonistas justamente por causa da abertura que aparece todo mundo o tempo todo, fato esse que nunca ocorreu (pelo contrário, acabaram foi sumindo com o grupo secundário), e ficava me perguntando: Por que tanto destaca pro grupo de Jabu e etc. que mal aparecem na série quando poderiam, por exemplo, acrescentar cavaleiros de ouro nela também, os de prata, que acabaram sendo mais marcantes. Está aí a resposta, é legal ficar a par desses detalhes e entender o quão louco deve ser começar a fazer uma adaptação de uma história que você não faz ideia de como vai se desenvolver, por isso YuYu Hakusho é uma adaptação bem a frente de outros animes da mesma época, porque a produção do anime começou quando o mangá já estava encerrado, a equipe teve tempo pra corrigir os problemas do mangá e fazer uma adaptação que ficou anos luz melhor que a história original. Em relação ao tópico: Eu não acho que o Kurumada tenha sido contratado pra fazer SS sobre medida pra Toei/Bandai, os próprios créditos no anime é claro em dizer que a história original é do Kurumada, e quando são obras assim, geralmente eles creditam também o estúdio (como Evangelion mangá, onde os créditos vão pra Sadamoto/Estúdio Khara - do Hideaki Anno, o aturo original - Gainax - o estúdio de animação), mas como eu já disse, o que eu já li foi que ele queria fazer um mangá comercial, pra vender brinquedo, por isso a ideia das armaduras, a Toei/Bandai só devem ter comprado a ideia e lançaram quase simultaneamente porque pensaram em aproveitar a boa popularidade do mangá na época. Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 2.971 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Está aí a resposta, é legal ficar a par desses detalhes e entender o quão louco deve ser começar a fazer uma adaptação de uma história que você não faz ideia de como vai se desenvolver, por isso YuYu Hakusho é uma adaptação bem a frente de outros animes da mesma época, porque a produção do anime começou quando o mangá já estava encerrado, a equipe teve tempo pra corrigir os problemas do mangá e fazer uma adaptação que ficou anos luz melhor que a história original. Pelo que sei, o mangá de Yu Yu começou em 1990 e terminou em 1994, enquanto o anime começou em 1992 e terminou em 1995 (se eu não estiver enganado). Link para o post Compartilhar em outros sites
Swob 1.057 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Vendo aqui a lista de capítulos.... Foram mais ou menos 17 capítulos antes da "morte" do Ikki (que foi mais ou menos aonde começaram os "fillers"). Foram mais. Os capítulos semanais eram de 20 páginas, o tamanho comum. Os de 40 e 60 páginas dos volumes são a junção de dois ou mais dos da revista, quando compilados. Só pra ter uma ideia, nos tankohons SS tem pouco mais de 100 capítulos, enquanto que na revista foram bem mais de 200. Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Té, vale lembrar que a culpa por esse debate é sua, eu te avisei que isso ia levar a um debate homérico, rs. Mas até que está legal. Apesar da agressividade inicial, as coisas transcorreram bem a medida que um permitiu ler os pontos do outro e inclusive procurar mais informações sobre o lançamento na época para entender que realmente não existe verdade absoluta quando o assunto é SS. Em outros tempos, já teria rolado tópico trancado, insultos mil e gente banida só por se ter ousado comentar qualquer coisa que depusesse contra tal autor ou tal empresa. Gostei de ver, quanta evolução tivemos, meus amigos. Foram mais. Os capítulos semanais eram de 20 páginas, o tamanho comum. Os de 40 e 60 páginas dos volumes são a junção de dois ou mais dos da revista, quando compilados. Só pra ter uma ideia, nos tankohons SS tem pouco mais de 100 capítulos, enquanto que na revista foram bem mais de 200. Exato. O mangá mal tinha começado a etapa dos cavaleiros de prata quando o anime começou a ser exibido. Em 14 semanas (período em que Ikki levou para ser derrotado), o Mangá praticamente não havia avançado tanto, pois os capítulos do Kurumada eram muito curtos, por isso se criou o lance do Gigars e da Geist. E depois foram alongando algumas batalhas e criando mais fillers sempre que a produção do anime alcançava a publicação do mangá. Ao contrário de outros animes, os fillers em CDZ eram realmente feitos por necessidade, por ter começado tão pegado ao mangá, e não para dar volume. Editado Janeiro 5, 2014 por LF Rocks!!! Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.754 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Foram mais. Os capítulos semanais eram de 20 páginas, o tamanho comum. Os de 40 e 60 páginas dos volumes são a junção de dois ou mais dos da revista, quando compilados. Só pra ter uma ideia, nos tankohons SS tem pouco mais de 100 capítulos, enquanto que na revista foram bem mais de 200. Valeu, Swob. Tinha esquecido completamente existia diferença na contagem de capítulos entre o que saía na JUMP e o que saia no encadernado. Link para o post Compartilhar em outros sites
Té... 685 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Té, vale lembrar que a culpa por esse debate é sua, eu te avisei que isso ia levar a um debate homérico, rs. Mas até que está legal. Apesar da agressividade inicial, as coisas transcorreram bem a medida que um permitiu ler os pontos do outro e inclusive procurar mais informações sobre o lançamento na época para entender que realmente não existe verdade absoluta quando o assunto é SS. Em outros tempos, já teria rolado tópico trancado, insultos mil e gente banida só por se ter ousado comentar qualquer coisa que depusesse contra tal autor ou tal empresa. Gostei de ver, quanta evolução tivemos, meus amigos. Hahaha, mas o que importa é que o assunto é interessante, e acabamos conhecendo mais todo o processo de criação da obra, que eu sabia só por cima (como terem feito o anime praticamente junto com o mangá, os fillers por causa do anime chegando perto do mangá, etc.) Valeu, Swob. Tinha esquecido completamente existia diferença na contagem de capítulos entre o que saía na JUMP e o que saia no encadernado.Uma coisa que eu nunca entendi, porque nos encadernados os capítulos ficavam maiores do que quando saíam na Jump? Isso só aconteceu com Saint Seiya pelos mangás que eu acompanho/acompanhei. Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Té, vale lembrar que a culpa por esse debate é sua, eu te avisei que isso ia levar a um debate homérico, rs. Mas até que está legal. Apesar da agressividade inicial, as coisas transcorreram bem a medida que um permitiu ler os pontos do outro e inclusive procurar mais informações sobre o lançamento na época para entender que realmente não existe verdade absoluta quando o assunto é SS. Você não tá confundindo não LF?? Lembro que esse debate começou com o Spider te refutando, e não o Té... Olha a injustiça aí... 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Você não tá confundindo não LF?? Lembro que esse debate começou com o Spider te refutando, e não o Té... Olha a injustiça aí... Não, o Spider refutou justamente uma resposta minha ao Té sobre o lance de CDZ ser comercial. Só que foi bem antes, o Spider que reavivou o negócio hoje porque só deve ter visto hoje. Por incrivel que pareça, o Té que iniciou rs. Link para o post Compartilhar em outros sites
Té... 685 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Mas amigo LF, em praticamente TODO anime semanal tem fillers mesmo. Se até em Naruto, cujo anime começou TRÊS ANOS depois do mangá, há TROCENTOS fillers (tanto é que, se não me engano, o anime tem até sagas INTEIRAS de fillers, alá Asgard mesmo.... mas não confirmo isso pq não gosto/acompanho Naruto), imagina então no caso de Saint Seiya, que começou nesse tempo recorde de um mangá da Jump.No caso de Naruto, a primeira fase (que vai até o mangá 28, se não me engano) é animada de forma contínua, apenas com um episódio filler ou outro, mas nada que comprometa o ritmo da história, e foi assim até terminar a primeira fase do mangá que no anime vai até o episódio 138 se não me engano, mas por algum motivo o estúdio resolver fazer anos de história fillers até a fase seguinte, que começa o "Naruto Shippuuden", foram acho que 2 anos direto de fillers, até o episódio 1 da fase Shippuden, que desde que começou, tem sido um arco do mangá animado, um arco filler, um arco do mangá, um filler e assim seguia, não sei como tá agora porque faz muito tempo mesmo que eu nem olho pra Naruto, mas deve continuar anda sim com seus fillers intermináveis. Os de Saint Seiya até que foram tranquilos comparando com Naruto/Dragon Ball entre outros, o maior problema mesmo é que os fillers de Saint Seiya foram mais danosos pro conteúdo da obra em si, como o Mestre Cristal, Cavaleiros de Aço que somem do nada, sem darem sequer um final pra eles, Argard que obrigou Poseidon a começar de forma totalmente diferente do mangá, etc. Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 (editado) Não, o Spider refutou justamente uma resposta minha ao Té sobre o lance de CDZ ser comercial. Só que foi bem antes, o Spider que reavivou o negócio hoje porque só deve ter visto hoje. Por incrivel que pareça, o Té que iniciou rs. Ah tá.. kkkkkkkk Os de Saint Seiya até que foram tranquilos comparando com Naruto/Dragon Ball entre outros, o maior problema mesmo é que os fillers de Saint Seiya foram mais danosos pro conteúdo da obra em si, como o Mestre Cristal, Cavaleiros de Aço que somem do nada, sem darem sequer um final pra eles, Argard que obrigou Poseidon a começar de forma totalmente diferente do mangá, etc. Mas Asgard foi um dos melhores fillers da história! Editado Janeiro 5, 2014 por Mr. Howndey Shooter Link para o post Compartilhar em outros sites
Swob 1.057 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Uma coisa que eu nunca entendi, porque nos encadernados os capítulos ficavam maiores do que quando saíam na Jump? Isso só aconteceu com Saint Seiya pelos mangás que eu acompanho/acompanhei. Sério? Talvez porque nos últimos tempos isso não aconteça mais, porém até a década de 90 acho que era bem comum. Com as outras obras do Kuru também é assim. O caso mais "extremo" que eu conheço são dos kanzenbans de Violence Jack: nem dividem por capítulos, mas sim por arcos, ou seja, uma "parte" do mangá tem umas 300 ou mais páginas. Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Sério? Talvez porque nos últimos tempos isso não aconteça mais, porém até a década de 90 acho que era bem comum. Com as outras obras do Kuru também é assim. O caso mais "extremo" que eu conheço são dos kanzenbans de Violence Jack: nem dividem por capítulos, mas sim por arcos, ou seja, uma "parte" do mangá tem umas 300 ou mais páginas. Exato, era bem comum mesmo. Vide o mangá de Sailor Moon, mesmo publicado durante eras, a versão encadernada resulta em 12 volumes, sendo que cada volume tem de 6 a 8 capítulos apenas. Bem diferente da versão semanal que a autora publicava, que eram bem menores os capítulos. Hoje o capítulo é publicado na edição semanal/mensal da forma que se compila depois na grande maioria dos casos. Imagino até que seja por dar menos trabalho, mas aí é achismo meu. Antigamente isso não era comum, principalmente na JUMP que era muito concorrida e por isso tinha capítulos menores para ter espaço para mais obras ao mesmo tempo. Link para o post Compartilhar em outros sites
Té... 685 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Mas Asgard foi um dos melhores fillers da história!Eu gosto de Asgard, mas o que quis dizer é que ela obrigou Poseidon a começar de uma forma diferente do mangá, mesmo não tendo ficado ruim, mas algumas coisas ficaram mais estranhas, como o aniversário de Julian, no mangá mostra a festa de aniversário dele em que a Saori esteve presente, ela dando um toco nele, ele descobrindo o Tridente e indo pro reino de Poseidon por intermédio da Thetis, e assim começando as chuvas e ondas gigantes no Planeta, enquanto no anime, em um episódio eles detém as inundações com as orações da Hilda, e no outro já mostra tudo inundado e com as chuvas torrenciais, de forma abrupta, sem explicar que houve um tempo entre o sequestro de Saori no final de Asgard até as enchentes e etc., o espectador tem que adivinhar isso, mas o anime não fala, parecendo que as chuvas começou da noite pro dia, o que evidentemente não foi assim. Link para o post Compartilhar em outros sites
LF Rocks!!! 416 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Ah tá.. kkkkkkkk Mas Asgard foi um dos melhores fillers da história! Mais do que um ótimo filler, eu considero Asgard o melhor retcom que já vi em um anime, pois conseguiu ser o elo de ligação com perfeição entre duas sagas com temáticas totalmente diferentes da dela, sem deixar furos e com um roteiro e animação em grande parte superiores as das outras duas. Danosos eu só considero os fillers que acabaram virando um problema pra própria produção administrar, como o lance do Mestre Cristal e os cavaleiros fantasmas da Geist, e claro, os Cavaleiros de Aço, que foram um problema tão grande que se livraram deles sem querer nem explicar um desfecho. Os demais não fizeram mal algum, apesar de não serem la muito legais em alguns casos. Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Janeiro 5, 2014 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2014 Danosos eu só considero os fillers que acabaram virando um problema pra própria produção administrar, como o lance do Mestre Cristal e os cavaleiros fantasmas da Geist, e claro, os Cavaleiros de Aço, que foram um problema tão grande que se livraram deles sem querer nem explicar um desfecho. Os demais não fizeram mal algum, apesar de não serem la muito legais em alguns casos. Dos fillers, eu até achei legal os cavaleiros de aço; Ficou coerente porque deixaram bem claro que eles não se comparavam com um cavaleiro 'de verdade' e suas armaduras também eram mais frágeis. Quanto ao Mestre Cristal, realmente prejudicou o roteiro, pois meio que quebrou a ligação profunda de Hyoga com Camus. Mestre Ares... é uma coisa bem complicada e controversa, mas teve seu 'tempero'... Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados