aldebafã 29 Postado Julho 7, 2008 Compartilhar Postado Julho 7, 2008 Bom, essa é uma dúvida que eu tenho comigo e talvez possamos chegar a uma conclusão. Para isso vamos analisar os três neomangas, mas sem deixar de usar outros exemplos e podemos começar com o mais dinâmico deles: Lost Canvas. Lost Canvas é um mangá semanal. Mas quem nunca se perguntou se a não seria bacana se Shiori tivesse tempo de um mes para retrabalhar a arte e a trama? Poutz. Eu sempre me pergunto isso. Se o LC fosse um manga mensal qual seria a diferença na densidade da trama, principalmente. Podemos seguir com EG. Aqui a coisa é inversa. E se Eg fosse semanal? A arte seria tão bem detalhada e teríamos a trama intrincada? O enredo poderia ser cansativo como as vezs é para se manter enquanto revista semanal? Por fim temos ND que mostra... ah é melhor deixar para lá. Por favor, depois complemento meu pensamento. Mas não deixem de comentar. Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Julho 7, 2008 Compartilhar Postado Julho 7, 2008 Lost Canvas é um mangá semanal. Mas quem nunca se perguntou se a não seria bacana se Shiori tivesse tempo de um mes para retrabalhar a arte e a trama? Eu nunca me perguntei. Acho que não tem nada a ver, até porque se estamos no capítulo 92 ela já deve estar trabalhando no capítulo 102. Ou seja, o tempo não pára, sendo semanal ou não. A trama não mudaria e nem seria mais profundo, ao meu ver. A única coisa que mudaria é que teria mais páginas, pois seria mensal. Idem o EG. Não seria menos "profundo" (pra quem acha isso) se fosse semanal, mas o traço ficaria mais simples, assim como foi o último capítulo. Até porque os mangakas não trampam sozinho, há uma equipe por trás. Resumindo, o LC não mudaria nada se fosse mensal e o EG apenas teria uma simplificação no traço e seria mais dinâmico, pois o que enche o saco por termos que esperar um mês para ver seria uma espera apenas de uma semana. Ao meu ver, e sempre disse isso, mangaka de mangá mensal não pode se dar ao luxo de fazer um capítulo só mostrando asneiras e coisas irrelevantes. Gantz não é assim, FMA não é assim, Claymore não é assim. Só o EG é assim. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 7, 2008 Compartilhar Postado Julho 7, 2008 Eu nunca me perguntei. Acho que não tem nada a ver, até porque se estamos no capítulo 92 ela já deve estar trabalhando no capítulo 102. Ou seja, o tempo não pára, sendo semanal ou não. A trama não mudaria e nem seria mais profundo, ao meu ver. A única coisa que mudaria é que teria mais páginas, pois seria mensal. Idem o EG. Não seria menos "profundo" (pra quem acha isso) se fosse semanal, mas o traço ficaria mais simples, assim como foi o último capítulo. Até porque os mangakas não trampam sozinho, há uma equipe por trás. Resumindo, o LC não mudaria nada se fosse mensal e o EG apenas teria uma simplificação no traço e seria mais dinâmico, pois o que enche o saco por termos que esperar um mês para ver seria uma espera apenas de uma semana. Ao meu ver, e sempre disse isso, mangaka de mangá mensal não pode se dar ao luxo de fazer um capítulo só mostrando asneiras e coisas irrelevantes. Gantz não é assim, FMA não é assim, Claymore não é assim. Só o EG é assim. U-HUM.... Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Julho 7, 2008 Compartilhar Postado Julho 7, 2008 Eu nunca me perguntei. Acho que não tem nada a ver, até porque se estamos no capítulo 92 ela já deve estar trabalhando no capítulo 102. Ou seja, o tempo não pára, sendo semanal ou não. A trama não mudaria e nem seria mais profundo, ao meu ver. A única coisa que mudaria é que teria mais páginas, pois seria mensal. Idem o EG. Não seria menos "profundo" (pra quem acha isso) se fosse semanal, mas o traço ficaria mais simples, assim como foi o último capítulo. Até porque os mangakas não trampam sozinho, há uma equipe por trás. Resumindo, o LC não mudaria nada se fosse mensal e o EG apenas teria uma simplificação no traço e seria mais dinâmico, pois o que enche o saco por termos que esperar um mês para ver seria uma espera apenas de uma semana. Ao meu ver, e sempre disse isso, mangaka de mangá mensal não pode se dar ao luxo de fazer um capítulo só mostrando asneiras e coisas irrelevantes. Gantz não é assim, FMA não é assim, Claymore não é assim. Só o EG é assim. VERSUS É verdade, a percepção de quem tá esperando cada capítulo por semana e de quem pega no final tudo já compilado é diferente. Pesquisando para compor o calendário de publicações de Saint Seiya, eu tive esse noção inversa, acompanhar semana após semana o mangá clássico no passado podia ser bem chato e previsível em muitas passagens. Mas também, outra coisa bem diferente é comparar as lutas de um estilo de autor com o de outro autor, aí vai realmente do gosto de cada um. Isso é verdade.Tanto que eu há um tempo atras estava criando alguns topicos falando sobre capitulo a capitulo do mangá classico e quase ninguem comentava rs O inicio é meio chato, e muitos capitulos de CDZ (Até mesmo da Saga Hades) eram de dar sono e MUITO chatos. Ler tudo compilado é BEM diferente de ler capitulo a capitulo. Um dia quem sabe volto com os topicos 'capitulo por capitulo' do Mangá Classico, mas até então o interesse do pessoal de comentar esse tipo de topico é BEM pequeno. Concordo com vocês. Eu tinha dito isso há uns posts atrás... hehehe Isso me soa um tanto quanto contraditório, não Daniel??? Fato é que EpG só é EpG por ser mensal. Se fosse semanal, teria a mesma qualidade de enredo, mas o traço seria muito mais simplificado, o que na minha humilde opinião, seria brochante. Okada é um grande artista pq trabalha muito bem em tudo, seja no cenário, no enredo, nas técnicas ou nos personagens (dentro de seu estilo). LC tem cara de Shounen mesmo. Se fosse mensal, não seria tão "impactante", pois o enredo é repetitivo inúmeras vezes. Isso poderia melhorar: sim e não. Sim pq Shiori teria mais tempo e não pq eu não vejo grande capacidade criativa nela. ND é uma tentativa mal sucessidade do Masami Kurumada de continuar, por ele mesmo, desenhando Saint Seiya, mas não é um caso perdido. Apesar de detestar o traço dos personagens, as Armaduras criadas por ele são muito bonitas. O enredo é, pra mim, muito bom. Dinâmico e sem enrolações. Não conheço muito de animes (até pq, ver ninjas lutando em cima de sapos gigantes não é meu forte), mas os personagens criados por ele não sem igual (e não venham tentar me convencer do contrário ). Link para o post Compartilhar em outros sites
aldebafã 29 Postado Julho 7, 2008 Autor Compartilhar Postado Julho 7, 2008 Eu nunca me perguntei. Acho que não tem nada a ver, até porque se estamos no capítulo 92 ela já deve estar trabalhando no capítulo 102. Ou seja, o tempo não pára, sendo semanal ou não. A trama não mudaria e nem seria mais profundo, ao meu ver. A única coisa que mudaria é que teria mais páginas, pois seria mensal. Idem o EG. Não seria menos "profundo" (pra quem acha isso) se fosse semanal, mas o traço ficaria mais simples, assim como foi o último capítulo. Até porque os mangakas não trampam sozinho, há uma equipe por trás. Resumindo, o LC não mudaria nada se fosse mensal e o EG apenas teria uma simplificação no traço e seria mais dinâmico, pois o que enche o saco por termos que esperar um mês para ver seria uma espera apenas de uma semana. Ao meu ver, e sempre disse isso, mangaka de mangá mensal não pode se dar ao luxo de fazer um capítulo só mostrando asneiras e coisas irrelevantes. Gantz não é assim, FMA não é assim, Claymore não é assim. Só o EG é assim. Na verdade o prazo até onde eu saiba não é tão espaçado assim. Se estamos no 92 ela deve estar trabalhando em cima do 95 ou 96. Isso depois de aprovada a proposta dos capítulos e não houver nenhuma imposição editorial nem nada. E é obvio que com um mês existiria uma mudança no enredo e no modo de contar a história. O arco do Mukaiu, só para citar, teria que sser diferente. A linearidade não precisaria ser respeitada e arte poderia ser ainda melhor. Claro que seria diferente, Daniel, ainda mais EG. Os capítulos teriam que ser menores e a inventiva semanal teria também que estar sempre presente. Teriamos, como em outros mangás ter a revelação bombastica do mes e as das semanas. O traço seria mais simples mesmo. FMA tem capítulos só de asneiras, ou pelo menos assim pareceram para um leigo. E veja que essa questão de prazos é sim significativa em outros mangás. Bleach quando te pausas é volta sempre mais bacana, mas o mangá mais icônico nesse sentido é HxH que tem suas pausas, mas por trazer sempre volumes temos sempre a história mais redonda como se fossem minis arcos dentro de umarco maior. Link para o post Compartilhar em outros sites
MaryanaKawaii 16 Postado Julho 7, 2008 Compartilhar Postado Julho 7, 2008 Vida de mangaká é fogo fii...Você tem que fazer um capítulo por semana, dependendo do horário. Porém, já vi em cursos de mangá, que o cara pra desenhar uma menina demorou 40 minutos!O_OÉ ooooooooooosso! Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Julho 7, 2008 Compartilhar Postado Julho 7, 2008 Wan, onde está a contradição? Eu disse que concordo com o fato de acompanharmos um mangá semanalmente faz algumas coisas parecerem muito lentas. Por exemplo, houve uma luta em Naruto que foi gigantesca e eu estava odiando ela, mas quando a li compilada eu gostei demais. O que eu falei do EG é o que eu já disse muitas e muitas vezes: Não acho certo perder um capítulo todo em mostrar, por exemplo, Aiolia batendo em soldadinhos e pronto. Um mês é muito tempo e quando acontecia esse tipo de coisa eu sempre ficava bem frustrado, porque esperava algum fato novo, algum andamento na trama, etc... E o que você quotou do Nicol e Mark eu ainda concordo. Quando lemos coisas compiladas nossas opiniões tendem a mudar, pois estamos lendo tudo de maneira sequencial. Já li 11 volumes de EG compilados, então creio que posso dar minha sobre eles, não? Do volume 9 pra frente eu considero todos tediosos e chatos. Mas nem vou me alongar nisso porque não quero começar uma briga à toa aqui. hehehe Link para o post Compartilhar em outros sites
Gá.. 0 Postado Julho 9, 2008 Compartilhar Postado Julho 9, 2008 drustann nao fale mal do EPIG perto do WANildo , nao tem jeito rs brincadeiras a parte..... eu concordo contigo.... quano lermos as compilações todas do lc por ex nao vai parecer tnata enrolação ..... e sim uma historia mais detalahada; que pode ser assim por ser semanal, ja o EPIW... , quer dizer epig ...nao pode ser assim pq é mensarl. nao explora enrolaçao , tem que ser mais andada, continuada senao mata fã do coração ...ja demora a vida pra sair...e qndo sai ...sai abacaxi.....pelo amor ne ....ninguem merece Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Julho 9, 2008 Compartilhar Postado Julho 9, 2008 É como eu penso também, Gá. Que bom que alguém concordou comigo! hehehehe Lembro-me quando eu era quase um fã-religioso do EG e ficava muito ansioso esperando um capítulo. Era terrível deparar-se com um spoiler tipo "Aiolia invade o mundo dos titãs e bate nos soldados inimigos. Fim" ou "Aiolia continua lutando contra Pontos. Fim" Era frustrante demais! Um mês para isso? Por isso só da opinião que mangá mensal tem que ser mais "right-to-the-core", ou seja, vá logo ao ponto importante e não enrole com coisas que são "superfulas". Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Julho 9, 2008 Compartilhar Postado Julho 9, 2008 É como eu penso também, Gá. Que bom que alguém concordou comigo! heheheheLembro-me quando eu era quase um fã-religioso do EG e ficava muito ansioso esperando um capítulo. Era terrível deparar-se com um spoiler tipo "Aiolia invade o mundo dos titãs e bate nos soldados inimigos. Fim" ou "Aiolia continua lutando contra Pontos. Fim" Era frustrante demais! Um mês para isso? Por isso só da opinião que mangá mensal tem que ser mais "right-to-the-core", ou seja, vá logo ao ponto importante e não enrole com coisas que são "superfulas". Eu acredito que isso depende da interpretação de cada um e do contexto que isso terá dentro da trama. A luta do Aiolia com os Soldados dos Titãs mostrou momentos NUNCA discutidos na série, ponto muito válido (a família e os motivos dos guerreiros dos Titãs). Até então, ainda não vi um único capítulo do EpG que tenha sido dispensável. Há uns muito fracos e outros muito melhores, mas não dispensáveis. Agora, mangá é mangá e possui suas "enrolações", contanto que o conteúdo dessa enrolação, seja válido para todo o conteúdo da trama do mangá. Em até alguns casos, para a utilização dos personagens (inúmeros) da trama. Link para o post Compartilhar em outros sites
°Z° 3.421 Postado Julho 9, 2008 Compartilhar Postado Julho 9, 2008 Acho que se o LC fosse mensal os seus arcos poderiam ser mais concisos, mas não acredito que a trama mudaria muito não. No caso do EpiG a única coisa que eu esperaria é uma arte menos rebuscada justamente pela periodicidade semanal. Sobre a discussão acima, eu também nunca vi um capítulo do EpiG que fosse 'dispensável'. É bem verdade que o desenvolvimento da trama é mais lento, no entanto, existem muito mais 'plots' a serem explorados do que no LC. Acho que o Okada é detalhista, não apenas na arte, mas no enredo que ele propõe para a série. Essas coisinhas 'pequenas', como o trabalho que ele fez com os Titãs, é que dão o tom diferenciado do EpiG em relação a qualquer coisa já feita sobre o universo de SS. Além do mais, 'enrolação' é uma prática comum em qualquer obra que se preze. Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Julho 9, 2008 Compartilhar Postado Julho 9, 2008 Eu consigo apontar alguns capítulos realmente superfulos (aquele que Shaka encontra o Gigante e..... só, seria um bom exemplo), mas, como WAN disse, é questão de gosto e percepção. E concordo: Enrolações sempre são normais. Link para o post Compartilhar em outros sites
Gá.. 0 Postado Julho 9, 2008 Compartilhar Postado Julho 9, 2008 Eu consigo apontar alguns capítulos realmente superfulos (aquele que Shaka encontra o Gigante e..... só, seria um bom exemplo), mas, como WAN disse, é questão de gosto e percepção. E concordo: Enrolações sempre são normais. enrolações estao na essencia dos magas rs.... quero q algum me fale um manga q nao enrole... se bem q hades do kururu foi rapidao ne mas ele tava cansadao de desenha Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Julho 9, 2008 Compartilhar Postado Julho 9, 2008 Eu consigo apontar alguns capítulos realmente superfulos (aquele que Shaka encontra o Gigante e..... só, seria um bom exemplo), mas, como WAN disse, é questão de gosto e percepção. E concordo: Enrolações sempre são normais. Se for na base do "eu", vários volumes compilados de LC eu também apontaria como superfulos. A questão não é essa. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 9, 2008 Compartilhar Postado Julho 9, 2008 (editado) Não precisam usar-se de neologismos pessoal. A palavra é supérfluo e não superFULOS Quanto a peridiocidade, imagino que as adaptações e alterações seriam sim significativas, embora no aspecto semanal, elas sejam menos elaboradas e mais enrolativas e no aspecto mensal devem ter menor espaço para adaptações embora o tempo seja conveniente, ainda assim, devem ser objtivas e apresentar maior coerência. O ritmo não pode ser arrastado. Os desenhos claro, serão muito mais simples com menos tempo... Editado Julho 9, 2008 por Sakuragi de Gêmeos Link para o post Compartilhar em outros sites
aldebafã 29 Postado Julho 9, 2008 Autor Compartilhar Postado Julho 9, 2008 Nossa eu vejo Eg bem diferente. Achoq ue terimaos muito mais cenas de impacto no meio do enredo, pois isso é necessario para se manter viva a chama da curiosidade 52 vezes por ano, diferente de um mangá mensal que tem que fazer isso 12 vezes. Se LC fosse mensal, volto a repetir, o arco do Mukai seria muito diferente, assim como talvez o dos zumbis nunca existisse. E, Dan, HxH fez um único volume, sensacional diga-se de passagem, contanto menos de 1 min da história e todo em narração. \o/ Isso pode ser visto como enrolação por uns, mas ao meu ver é genialidade. Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Julho 10, 2008 Compartilhar Postado Julho 10, 2008 (editado) Se for na base do "eu", vários volumes compilados de LC eu também apontaria como superfulos. A questão não é essa. WAN, acho que deixei bem claro no post que você quotou que era apenas minha opinião, não? E a questão É esta. O tópico é puramente "achismo", gosto e percepção. Ou alguém aqui irá provar com gráficos e planilhas que Shiori se desenvolveria melhor num mangá mensal e Okada fluiria melhor a trama do EG num semanal? Editado Julho 10, 2008 por drustann Link para o post Compartilhar em outros sites
aldebafã 29 Postado Julho 10, 2008 Autor Compartilhar Postado Julho 10, 2008 É um desafio? Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Julho 10, 2008 Compartilhar Postado Julho 10, 2008 Errrm... deixa pra lá. Link para o post Compartilhar em outros sites
aldebafã 29 Postado Julho 10, 2008 Autor Compartilhar Postado Julho 10, 2008 (editado) Não sei, Dan. Sempre me pergunto como Shiori se daria em um mangá mensal. Acho que a grade mudança seria no estilo fanservice dela. Não teríamos tanto assim. Pelo menos eu acredito. Editado Julho 10, 2008 por aldebafã Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Julho 11, 2008 Compartilhar Postado Julho 11, 2008 A visão de fanservice da maioria de vocês é muito deturpada...A palavra fanservice significa uma coisa e apenas isto: Mangakas que utilizam de nudez/uso do corpo feminino e cena soft-erotique em seus mangás. Isso é fanservice em sua essência. Agora, a maioria chama de fanservice quando um mangaka faz o que o povo quer ver. Não sei se o povo queria ver um Hipnos morrendo rápido, não sei se queriam ver Hasgard morrendo para espectros fuleiros, não sei se queriam ver Elcid perdendo o braço no capítulo de estréia dele, etc, etc... Se fanservice é fazer coisas que o povo gostaria de ver algumas vezes, então LC tem, sim. Aliás, todos os mangás possuem isso. Não consigo me lembrar de um bendito shounen que não possua "fanservice". Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados