Ir para conteúdo

[EpG] Aiolia, o "herói" perfeito


Posts Recomendados

trago pra vcs, em caráter de curiosidade, uma matéria feita por um antigo companheiro e membro de outro fórum em seu site/blog. ele já deixou de participar de fóruns e largou de mão seu site, mas tem alguns coisas interessantes lá pq o cara era um bom "entendedor" da série hehe....

 

*independente da opnião sobre a matéria, evitem criticá-la de forma agressiva, pq, principalmente, o cara nem ta aki pra se defender XD

só quero mostrar como no inicio a imagem do Aiolia no EpG era beeeem diferente da atual, e acredito q a grande maioria vai concordar com isso... lembrando q isso foi escrito em 2005.

 

http://seadragonuniverse.vilabol.uol.com.br/frame1.htm

 

Os anos se passaram e, para alegria dos fãs, Kurumada resolveu criar uma nova saga, o Episódio G. Como era de se esperar, houve um amadurecimento nesse período e Kurumada pôde fazer uma história mais elaborada, com personagens mais complexos. Ele deve ter tido bastante tempo pra pensar em tudo, sem contar que também deve ter percebido os "erros" da versão original de Saint Seiya. O esforço valeu a pena, pois o Episódio G vem se revelando talvez a Saga mais bem feita de CDZ.

 

Mas a questão é que, como a Saga G se passa em 1979, quando os cavaleiros de bronze ainda eram pirralhos, eles não poderiam aparecer. Pela primeira vez na história, Seiya não seria o mocinho dessa Saga (ainda bem!). Assim, Kurumada precisava de um novo herói. A escolha não deve ter sido muito difícil. Não é nenhum segredo que Aiolia é o dourado preferido de Kurumada. Ao que parece, ele foi o primeiro personagem criado pelo autor, antes mesmo dos cavaleiros de bronze. Ele é que devia ser o herói, inicialmente.

 

Assim, quando Kurumada foi buscar o novo protagonista, não deve ter pensado duas vezes. Escolher o herói foi fácil, mas havia um novo problema: será que Aiolia era um personagem feito pra ser "mocinho"? Os protagonistas não podem ser de qualquer tipo, eles devem ter certas características que os tornem interessantes. Aiolia era um personagem popular, mas nunca foi tão carismático quanto, digamos Saga, ou mesmo o Seiya. Aliás, falando em Seiya, era preciso tomar um grande cuidado para não deixar Aiolia tão mala quanto o Pégaso. Seiya era tão herói, mas tão herói, que acabou se tornando um dos personagens mais odiados de CDZ.

 

Felizmente, Kurumada foi sensato. Ele faria, sim, alterações em Aiolia, para deixá-lo com cara de herói. Mas não deixaria que ele se tornasse um chato. Para conseguir isso, Kurumada adicionou um pouco de outro personagem, que poderíamos chamar até de um "anti-herói": Ikki de Fênix. Vamos ver agora como o autor modificou Aiolia com esses dois personagens. Aiolia é um dos primeiros cavaleiros de ouro que aparecem em Saint Seiya, no Santuário. Ele é um dos únicos que se mostra amigável, motivando Seiya a se tornar um cavaleiro.

 

A primeira imagem que temos dele é a de um cavaleiro "bonzinho". Mas o Leão também é impulsivo e pode-se tornar bastante violento quando trata-se de defender sua deusa e seus amigos. Nesse ponto ele é bastante parecido com o Seiya. No episódio G, no entanto, Aiolia está um pouco diferente. Essa mudança talvez seja devida à época em que se passam os fatos: Aiolia, o "irmão do traidor", havia acabado de receber a armadura de ouro de Leão, tornando-se assim um dos 12 defensores do Santuário. Esse fato, no entanto, não foi bem visto pelos outros cavaleiros de ouro, que consideravam Aiolia bastante suspeito, por ser irmão de Aiolos. É uma situação estranha: porque o Grande Mestre permitiu que Aiolia se tornasse cavaleiro de ouro, e porque Aiolia quis entrar no meio daqueles que mataram seu irmão? A resposta para a primeira pergunta não é difícil: se Aiolia fosse o escolhido pela armadura de Leão, o Mestre do Santuário não poderia intervir. Além disso, Saga vive agindo de maneira estranha.

 

Já a segunda pergunta é mais difícil de ser respondida: se Aiolia sabia que iria ser mal visto pelos dourados, se não confiava neles, nem no Mestre, e se não acreditava muito na "missão" dos cavaleiros de ouro, porque quis se tornar um? Podemos imaginar que ele pretendia realizar um sonho, o de se tornar igual ao seu irmão, que o treinara antes de morrer. Aliás, a questão de Aiolos é o pivô da personalidade de Aiolia. A morte do irmão que ele idolatrava o marcou profundamente.

 

É preciso notar que, ao contrário do que se mostra na Saga das 12 casas, na época do Episódio G Aiolia estava convencido da inocência do seu irmão. Como se explica isso? Teria Aiolia sido vítima do Satã Imperial de Saga, passando depois a odiar Aioros? Não. Isso é claramente uma alteração de roteiro. Na saga das 12 casas, Aiolia conta que sofreu uma grande decepção ao saber da traição de Aiolos. A partir de então, decidiu que se tornaria um cavaleiro de ouro e provaria sua lealdade, limpando o nome da família. Não é o que vemos no Episódio G. Aiolia não só acredita na inocência do irmão, como também não está nem um pouco preocupado em provar nada para o Santuário. Ao contrário, suas relações com o Santuário são mínimas.

 

Aiolia não se dava com seus colegas dourados, o que o levou a ficar isolado deles. Assim, temos aqui uma característica típica de Ikki, o cavaleiro solitário que evita a companhia dos colegas, o que é uma diferença marcante em relação ao Seiya, com todo seu "espírito de equipe". Aiolia também não procura seguir as ordens do Santuário. Não usa a armadura, o traje cerimonial dos cavaleiros, não tem papas na língua, não comparece às reuniões e não obedece à convocação do Mestre. Nas palavras de Milo, não passa de um mal-educado, assim como Ikki, que se reserva o direito de não obedecer nenhuma regra.

 

O cavaleiro de Fênix, porém, teve um passado terrível, que o marcará por toda a vida com essas características. Já Aiolia, aos poucos, começa a mostrar que não é apenas revoltado. Aos poucos, surge seu lado mais "sentimental", que podemos perceber no modo como ele defende Litos, e outros personagens. Essa característica do Leão tem sua origem na missão aos EUA. Nessa ocasião, John Black morre para defende-lo. Essa atitude marcou Aiolia profundamente. Ao longo da Saga G, ele vai percebendo que seu dever é proteger as pessoas.

 

Talvez seja isso que faça com que ele permaneça como um cavaleiro de ouro, enfrentando as hostilidades de todos. Afinal, como disse John Black, "não é preciso um motivo para defender alguém". Aiolia começa então a surpreender os outros, que percebem que ele é mais do que um cavaleiro "mal-educado". Shaka é talvez o primeiro a notar a diferença. Por baixo de toda revolta do Leão, há alguém com bastante bondade. Talvez seja isso que faça com que o cavaleiro de Leão se torne cada vez mais popular entre os fãs de SS. Ele tem todas as características importantes para ser um herói, mas também tem seu lado "revoltado", que impede que ele se torne enjoativo como o Pégaso. Pelo jeito, Kurumada aprendeu a lição.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No começo é engraçado ver como nada mais condiz com a atualidade. De resto é grande demais XD

 

Mas, na verdade, essa história de anti-herói já tá tão, mas tão, mas TÃO batida, que eu acho que é essa imagem que hoje deveria se chamar de herói. Todo herói agora é meio que contrário ao que os heróis eram 20 anos atrás, mas a gente ainda trata isso como se fosse uma inovação -__-

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que conheço quem escreveu essa matéria. Ele era do TdA, né?

Creio que ele tenha escrito isso bem no começo da obra. A minha opinião seria bem igual a dele, caso tivesse feito um artigo do EG. Eu achava o Aiolia um excelente personagem, mas hoje, após cinco anos, minha opinião é completamente diferente. Hoje em dia eu acho Aiolia simplesmente o pior protagonista que já vi num mangá/anime/comics/gibi, etc...

 

access, dos mangás contemporâneos eu só lembro do Allen Walker que foge desse conceito anti-herói (ou herói marrento-bocudo-que-age-por-impulso-mas-no-fundo-tem-um-bom-coração)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guardando as devidas proporções, o colega não está de todo errado.

 

Porem, como disse Daniel: Será que hoje em dia, vendo o desenrolar da história, seu parecer continuaria o mesmo? Dificilmente.

 

Entretanto, achei bem interssante a "paixão de fã" implicita no texto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vejo o personagem Aiolia do EpG ainda com a mesma impressão de antes. Sem picuinhas pq ele luta demais ou pq aparece muito. Achei a matéria muito bem colocada e elaborada, independente da época (nota: engraçado como os únicos que se manifestaram nesse tópico são os atuais "anti-G", por assim dizer... XD)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao que os pró-G se manifestem XD

 

Fato é que não dá pra engolir alguém dizer que o Aioria é um protagonista "superlegal".

 

Lutar demais ou aparecer demais causa superexposição do personagem, desgastando-o. Quando é assim, tem de haver uma boa evolução e/ou mudanças nas características do personagem, senão torra o saco. É algo que se espera de qq mangá ou historia, não é uma birra exclusiva com EpG, ao menos de minha parte.

 

Bleach, por exemplo, superexpõe Ichigo, mas este sempre está em mutação e o roteiro ainda dá espaço para os outros personagens, então não chega a ser tão irritante.

 

Fosse Aioria tão legal (quanto um Saga, por ex), não haveriam tantas reclamações e abandono de fãs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oh Aioria e bom mesmo, mas como colocado pelos colegas desgastaram a imagem do mesmo e ainda deixaram tão fraquinho nos ep dos cavaleiros que sei la, entra em contradição toda hora.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sou um anti-G, mas, venhamos e convenhamos, o Aiolia é a pior coisa que existe nesse mangá... Ele conseguiu a proeza que até então eu achara impossível: ser mais insuportável do que Seiya... Acho que até aqueles que morrem amores pelo EpG concordam que Aiolia já passou dos limites; isso tem que mudar enquanto é tempo.

Editado por HLeite
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente esse materia aii e pros anti EpG cairem matando Wan.

Nao da pra debater muita coisa sobre o tema superexposição de Aoilia pois já encheu o saco de todo mundo, ele já ta empregnado na serie e no meu achismo acho que Okada não vai mudar isso não, e torcer pra que os personagens prediletos de cada um apareça um pouquinho, no meu caso e o Deba talvez so tenha eu é o Jean torcendo por ele, por isso o Okada não da bola.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do Aiolia. O fato dele aparecer não o torna pior ou melhor personagem. Ele é bem fodinha em questão de caráter. Isso é bacana.

 

 

O que irrita e causa esse clima anti Aiolia é ofato dele ser o bode espiatório para a ausencia dos outros dourados. Ou seja, recalque.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

naum me incomoda o fato dele aparecer demais... incomoda sim o fato dos demais aparecerem de menos, isso sim eh uma puta sakanagem. se naum bastasse o famigerado "seiya & cia" do classico, no epg nem isso existe, its just aiolia =/

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que por ser chamado de "Episodio G(old)", supunha-se que deveria ser um mangá para aprofundamento nos cavaleiros de ouro. Só vemos aprofundamento no Aioria.

 

Dessa forma, o nome do mangá tinha que ser "Episódio A(ioria)" (Taí, vou chamar de EpA de agora em diante /evil)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
O problema é que por ser chamado de "Episodio G(old)", supunha-se que deveria ser um mangá para aprofundamento nos cavaleiros de ouro. Só vemos aprofundamento no Aioria.

 

Dessa forma, o nome do mangá tinha que ser "Episódio A(ioria)" (Taí, vou chamar de EpA de agora em diante /evil)

 

Me desculpa, mas eu acho essa piada infame.

 

Nunca foi dito que EpG seria para aprofundar nos Santos de Ouro. NUNCA.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não acho que a visão ou mesmo a abordagem de Aiolia tenha mudado tanto assim. O que eu acho é que a nossa visão é extremamente afetada pelo fato de que o mangá tá parado faz um tempão no Brasil e os spoilers que temos não são tão completos (como os do LC).

 

Ou seja, demora um tempão pra sabermos alguma coisa, e, com a presença do Aiolia em todos, fica parecendo que houve um empobrecimento na abordagem ou coisa desse tipo. Acho que o fator tempo, periodicidade afeta bastante nossa percepção.

 

Concordo com todos aqueles que acham que o Aiolia aparece demais, mas não concordo que houve uma mudança da abordagem do personagem. Desde o primeiro ficou claro que o enredo narra a história sobre o ângulo de visão do cavaleiro de leão, sua história, conflitos e relacionamento com o restante do universo Saint Seiya (é evidente que é mais profunda que isto, mas acho que o que puxa a história e a estória do Aiolia).

 

P.S.: Rafael, gostei do post. Conseguiu traduzir exatamente o que senti quando li Ep G pela primeira vez. Parabéns ao autor.

Editado por Ricardo M
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Me desculpa, mas eu acho essa piada infame.

 

Nunca foi dito que EpG seria para aprofundar nos Santos de Ouro. NUNCA.

verdade... depois q a premissa original, de certo nunca oficializada mas era o q todos esperavam, foi por água abaixo, começaram até a especular q o "G" se referia à Gaia e num à "Gold".

 

uma saída de "mestre" --> outra piadinha infame =P

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não incomoda o fato dele aparecer demais, mas de os demais dourados aparecerem de menos?

 

Qual a diferença do personagem então? Algo que o fazia bom antes e mudou depois?

do personagem, nenhuma... sempre fui fã do aiolia e no inicio meagradou demais a ideia del ser o protagonista do epg. o problema foi a abordagem do autor ao longo da história... simplesmente ele meteu os pés pelas mãos e cagou a porra toda, só isso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Me desculpa, mas eu acho essa piada infame.

 

Nunca foi dito que EpG seria para aprofundar nos Santos de Ouro. NUNCA.

 

Verdade, nunca se disse, mas desde o início se IMAGINOU. Afinal, nao era pra ser o episodio dos cavaleiros dourados?

 

Nao chamam LC de Lost Clones? Pq nao posso chamar de EpA? :lol:

Nao vamos perder o bom humor, WAn-sama. /evil

 

 

do personagem, nenhuma... sempre fui fã do aiolia e no inicio meagradou demais a ideia del ser o protagonista do epg. o problema foi a abordagem do autor ao longo da história... simplesmente ele meteu os pés pelas mãos e cagou a porra toda, só isso.

É o mesmo motivo pelo qual muitos detestam o Seiya: personagem "imorrível". Além disso, Aioria ficou um tanto repetitivo em seus "discursos", culpa da superexposição. É como ver uma mesma cena varias vezes, e os titãs nao ajudam muito nisso.

 

Eu nao tenho birra com EpG, só acho que o enredo tem um PUTA potencial e fica amarrado, preso ao Aioria. Podia ser muitissimo melhor. Da forma como está (ou estava, nao acompanho faz tempo), infelizmente não me agrada.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
do personagem, nenhuma... sempre fui fã do aiolia e no inicio meagradou demais a ideia del ser o protagonista do epg. o problema foi a abordagem do autor ao longo da história... simplesmente ele meteu os pés pelas mãos e cagou a porra toda, só isso.

 

 

Como eu disse. Tudo que é dito do personagem é válido. A exposição que eclipsa as demais é que deixam os fãs com essa aversão. Dentro de sua proposta a abordagem além de sincera é muito boa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do Aiolia G. Acho que ele cumpre o papel que Kuramada gostaria de atingir com o personagem. No entanto ñ foi ele que escolheu o protagonista do Ep. G, e sim o Okada, com total liberdade para escolher qualquer outro personagem. Ele o escolheu por um motivo: seria o melhor para se trabalhar num mangá. Dentro do que eles pretendiam com o mangá é claro. A intenção da série, ñ seria afirmar Aiolia como o principal e sim, ele ser o reflexo de todos os demais cavaleiros de Athena. Ele seria a imagem do que todos os outros cavaleiro seriam.

 

Mas por que o Aiolia??? O Aiolia já foi criado condicionado a ser um personagem principal quando Kuramada o criou, o dando características que o difere dos demais. Nas historias escritas por Kuramada Aiolia sempre foi à imagem de como um cavaleiro deveria ser. Esta era a sua postura.

 

Ao contrario do que foi dito, ele ñ poderia ser definido como um anti-herói. Utilizando as palavras de Marin (que são as de Kuramada) "Aiolia é um cavaleiro diferente dos demais, ele possui sentimentos". Isso fica bastante evidente nele, aparecendo à exaustão. Esta personalidade volúvel não foi trabalhada nos demais personagens. Imaginem o Shaka tendo um manga só para ele que tédio? O Shaka só sabe ficar meditando, ñ xinga nem é carinhoso. É um zumbi.

 

Aiolia ñ é o mais forte (com uma magia fudidona), nem o mais fraco e isso pesou a seu favor junto ao seu modo de lutar, sempre corpo a corpo e basicamente com golpes de punho. Essas características de combate que sustentam um bom combate ou a criação de diversos combates: ñ ser muito mais forte que o inimigo e ter de enfrentá-lo corpo a corpo. Com Aiolia a luta é com chutes, socos e golpes ("mágias") medianos até o inimigo cair. Com Saga ele daria um Explosão Galáctica e fim! Que tipo de golpe ele teria para segurar o desenrolar de uma combate se ñ este de acabar com tudo de uma vez? Só se ñ quisesse, mas ai seria muito furada como toda aquela saga tosca de Hades.

 

Claro que estas características poderiam ser trabalhadas nos outros personagens, mas ai colocam o Mu perdendo a cabeça e xingando para parecer mais humano ou o Shaka levando uma bicuda na cara e os fãs iriam reclamar dizendo que o Mu ñ é asim e que o Shaka tem campo de força e bla bla bla, como reclamam de tudo.

 

Dizer que ñ gosta no mangá porque Aiolia ñ é o seu personagem favorito ñ faz sentido. O cara então ñ gosta da série. Se fosse o Milo iria reclamar também. Os únicos dourados que acho que realmente deveriam aparecer mais são Aldebaran, Máscara da Morte e Afrodite, os mais sacaneados da série!!!

Editado por R.ANDRETTA
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei sua visão extremamente simplista.... hehehehe

Os inimigos dos dourados no Eg são deuses, então Saga não venceria ninguém com um único golpezinho, nem ninguém teria direito de reclamar vendo Shaka levando bicudas, etc, etc... Mu perdendo a paciência? Nem todo herói é explosivo como Aiolia. Mu é humano, tanto ou mais que Aiolia, e tem uma história de rancor com o Santuário/Saga tão forte quanto Aiolia, também. Sem falar do próprio Saga que poderia dar um protagonista bem amargo e dual.

Acho que ninguém reclama que Aiolia seja o personagem principal. A maior reclamação deve-se ao fato de que Okada tem em suas mãos os personagens mais queridos e adorados da série e, no entanto, ele parece que não sabe disso e só utiliza um deles e o resto sequer brilha um pouco, são meros espectadores e têm suas magras participações especiais de vez em nunca.

Esse quadro pode mudar em breve e acho que todos querem isso. Basta Okada acordar pra vida e ver que não tem sentido fazer um mangá que tem os cavaleiros de ouro em foco e trabalhar com apenas um deles.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser coisa só minha, mas não vejo Aiolia EG e Aiolia clássico como sendo "um só". Dissocio a coisa. Vejo cada qual como "independente", no máximo relacionando fatos do Aiolia clássico com o do EG.

 

De toda forma, nunca fui fã do Aiolia no mangá do Kurumada, sequer no anime. Para mim, não fedia nem cheirava, tava ali mais por ser irmão do "quase-mito" Aiolos e também pra preencher vaga nas 12 Casas.

 

Aí beleza, vem EG e me faz mudar essa visão. Pelo menos no começo. Aiolia adolescente e esquentado me chamou a atenção, passei a curtir o cabra, e não foi pouco. Okada tava me fazendo ver o personagem sob outro prisma, coisa que se refletiu na minha opinião até mesmo quando analisava o mangá do Kurumada.

 

O post de Rafael também traduz, de certo modo, o que eu sentia quando do começo do EG.

 

Só que começou a superexposição/mitificação/endeusamento de Leão na série, e isso tirou o tesão pela parada. Da luta Aiolia vs. Cronos (volume 8) pra frente comecei a tomar birra, e digo mesmo, hoje abomino Aiolia do EG. O da série clássica, para mim é indiferente.

 

Nunca fiz muito a linha "ista" em prol de algum Dourado - talvez por Saga e Shaka em momentos passados, mas sem orkutismos - , mas sei bem de quem eu tenho quase repulsa. Esse alguém, é Aiolia.

 

E o mérito disso é todo do Okada, em quem eu tinha fé de que produzisse uma história interessante com foco nos personagens preferidos de 8 entre 10 fãs de CDZ. Até conseguiu isso, mas só até lá o volume 5, ou o 6, se muito.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu nao tenho birra com EpG, só acho que o enredo tem um PUTA potencial e fica amarrado, preso ao Aioria. Podia ser muitissimo melhor. Da forma como está (ou estava, nao acompanho faz tempo), infelizmente não me agrada.

 

Exatamente cara, eu to indignado. Potencial é pouco. É foda demais, agora imagina uma coisa no sense, no final eles derrotam os Titãs e o todo poderoso Zeus desce a Terra e então começa a Saga de Zeus.

 

Sinceramente, eu sei que não há sentido algum (eu avisei, rs). Mas CDZ nunca teve mesmo, é uma putaria desmedida ultimamente. Que se foda, bota Zeus depois dos Titãs, nem aí pra cronologia. Eu quero é maizzzzzzzzzzz!!!!

Editado por Aries no Shaka
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...