Ir para conteúdo

Os deuses e a cobiça pela Terra

Posts Recomendados

Preparando a segunda parte do Hipermito (sim, o outro morreu na maré do esquecimento, infelizmente i_i), me deparo com a seguinte questão: afinal, pq os deuses cobiçam tanto a Terra?

Segundo uma matéria do site Taizen, Saint Seiya é dividido em vários mundos:

Tenkai = Mundo Celestial (Céu)

Meikai = Mundo das Trevas (Inferno)

Kakai = Mundo Marinho (Mar)

Seikai = Mundo dos Homens (Terra)

Makai = Mundo dos Demônios (Inferno)

Na minha teoria, Meikai e Makai são, respectivamente, regiões do Tártaro (também chamado no EpG de Meifu). O Labirinto de Cronos também faz parte dessa região (como vimos no mangá clássico, entre os confins do Meikai e o Elísios há a Hiper Dimensão, com vários planetas e regiões "desconhecidas". É ali que eu encaixo esses outros mundos).

O Hipermito clássico deixa claro que tudo se originou em Chronos. Gaia, Pontos e Uranus foram os primeiros a serem reconhecidos como "divinos". Desses deuses primordiais, Uranus foi morto por Cronos, pela Megas Drepanon dada por Gaia (sim, os únicos que realmente tem poder de matar deuses são os primordiais :P). Pontos havia sido selado - não se sabe pq nem por quem - no Egito. Gaia está "selada", também, em alguma região da Terra, mas precisamente nas entranhas.

De certo modo, após essas revelações do EpG, a grande cobiça dos deuses pelo domínio da Terra era pra controlar a maior força entre as divindades do panteão "saintseiystico": Gaia. Como a deusa primordial está vulnerável, quase que dormente, qualquer outra divindade teria controle total sobre a deusa-mãe e, desse modo, o controle de todos os demais domínios (mundos, citados acima) estariam em seu controle!

Na minha opinião, isso mostra o quanto Atena não é santa como muitos julgam. Ela mantém (ou mantinha, até se envolver emocionalmente com os humanos) os domínios da Terra - assim como a "posse" sobre Gaia - nas mãos de seu pai, Zeus. Isso, reforçado com as palavras de Typhon, mostram o quanto Atena se esconde atrás de Guerras Santas, de um amor "dominador", para manter o domínio dos Céus e Terra com seu pai.

Bom, viajei legal, mas gosto disso. Isso é Saint Seiya!

Beijus e comentem, tá!?

Editado por WAN
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na minha opinião, isso mostra o quanto Atena não é santa como muitos julgam. Ela mantém (ou mantinha, até se envolver emocionalmente com os humanos) os domínios da Terra - assim como a "posse" sobre Gaia - nas mãos de seu pai, Zeus. Isso, reforçado com as palavras de Typhon, mostram o quanto Atena se esconde atrás de Guerras Santas, de um amor "dominador", para manter o domínio dos Céus e Terra com seu pai.

Se for verdade o Saga maligno era o Messias que iria mudar o mundo de Saint Seiya,já que iria destronar os deuses e colocar os humanos no poder :P

Segundo uma matéria do site Taizen, Saint Seiya é dividido em vários mundos:

Tenkai = Mundo Celestial (Céu)

Meikai = Mundo das Trevas (Inferno)Kakai = Mundo Marinho (Mar)

Seikai = Mundo dos Homens (Terra)

Makai = Mundo dos Demônios (Inferno)

Ah,os bons tempos...lembro que antes de sair o anime de Hades Inferno varios fãs ficavam discutindo horas sobre a incoerência do Lúcifer e Hades dominarem o mesmo lugar :D

Link para o post

Acrescentando um pouco mais a sua piração...

Na mitologia, a Terra (gaia) é o elemento primordial que contem a potencialidade geradora em si, ou seja, capaz de gerar de si mesma. Foi ela quem gerou o céu (urano) e o mar (pontos).

No entanto, o inferno (tártaro) foi gerado por Caos. Caos, o primeiro elemento primordial, ñ contem essa potencialidade capaz de gerar á partir de si mesmo, só sendo capaz de gerar á partir da distinção dos elementos, ou seja, geraria o oposto de algo já existente. Neste caso, ao gerar o inferno ele estava gerando o oposto da Terra, e enquanto da Terra nasceria o que é vida, do inferno nasceria, ou se conservaria, o que é morto.

Deste modo, ñ se conseguiria tomar o poder do inferno através da conquista da Terra, porque são seres, ou lugares, distintos. O Céu e o Mar são condições da Terra (Ñ confundir Céu com Trevas (espaço)) e necessitam dela para existir. Mas ao se ter controle sobre a Terra, ñ se teria necessariamente controle sobre eles e teriam de ser conquistados individualmente, como o que aconteceu no SS, onde a autoridade de Atena sobre a Terra ñ a fez soberana do Céu e do Mar sem antes conquistá-los.

Acredito que o o motivo de se querer dominar a Terra no universo SS, ñ seja por conquista territorial, mas sim, para neutralizar esta força geradora capaz de criar coisas ainda maiores que o Céu ou o Mar. Por exemplo, Hades quer conquistar a Terra para que ela ñ gere nada ou ninguem mais forte que ele.

Atena nasceu mais poderosa que o pai (Zeus) e só ñ o destronou e se tornou a nova rainha do Olimpo por ser mulher. Ela então foi mandada pelo pai para ser a rainha dos seres de segunda classe, os homens, e ensinar a eles praticamente tudo. No entanto, se ela vier a se casar, seu marido se tornaria por direito rei do Olimpo, o que faria Zeus ficar puto e querer matar quem quer que fosse, o que desencadearia "A" guerra divina.

Com relação a Pontos, provavelmente quem o selou foi Poseidon.

Editado por RICARDO A.
Link para o post

Apesar de ser uma viagem total, mas com a complementação do Ricardo, as coisas mudam muito de figura, mesmo. Passam a tomar um patamar de "explicação real", mesmo sem nada oficial ser dito sobre o assunto.

Saint Seiya - como um todo - é um grande quebra-cabeça que une mitos e lendas, além de elementos próprios/particulares introduzidos pelos autores.

Eu tentei, através da matéria, estudar os motivos que levam os demais deuses a sempre cobiçarem por essa parte do Universo - sendo que eles própios podem possuir seus mundos e dimensões.

Como o Ricardo bem falou, Gaia em Saint Seiya é a originadora de tudo; a personificação da fonte inesgotável de vida (o Caos não é inserido na Teogonia de Seiya). Com o controle dessa força, os demais deuses controlariam "tudo" através do ser que tudo originou.

Editado por WAN
Link para o post

Eu acho que os deuses querem dominar a Terra pq é o que restou pra ser dominado. Kthxbye.

E por mais que eu goste da visão de Atena como uma manipuladora (consciente ou não), a verdade é que Kurumada nunca pareceu ver as coisas desse modo. Pra ele, Atena é boa, Hades não - ainda que a gente possa ver as coisas de forma diferente (vendo contradições no modo de Atena e verdades no modo de Hades). Tudo muito preto no branco... infelizmente.

Link para o post
Eu acho que os deuses querem dominar a Terra pq é o que restou pra ser dominado. Kthxbye.

E por mais que eu goste da visão de Atena como uma manipuladora (consciente ou não), a verdade é que Kurumada nunca pareceu ver as coisas desse modo. Pra ele, Atena é boa, Hades não - ainda que a gente possa ver as coisas de forma diferente (vendo contradições no modo de Atena e verdades no modo de Hades). Tudo muito preto no branco... infelizmente.

É, infelizmente...

O bom mesmo é que as estórias de Saint Seiya não se resumem apenas ao Kurumada e, Tatsuya Hamazaki, na minha opinião, foi brilhante em criar essa questão do amor de Atena servir para realizar os desejos da deusa, independente de qualquer resultado final (mortes, sangue, etc).

Link para o post
O bom mesmo é que as estórias de Saint Seiya não se resumem apenas ao Kurumada

Há 4 anos atrás eu te mataria por essa frase.

Hoje... Eu concordo plenamente.

Mas não gosto de ver Atena como manipuladora, assim como ela não é.

WAN você imagina que o Mundo dos Sonhos dos Oneiros também fica naquela dimensão entre o Inferno e o Elisius? Achei legal essa sua colocação, até que faz sentido...

Mas isso levantaria a conclusão de que existem muitos outros 'Kai'

Link para o post
Há 4 anos atrás eu te mataria por essa frase.

Hoje... Eu concordo plenamente.

Mas não gosto de ver Atena como manipuladora, assim como ela não é.

WAN você imagina que o Mundo dos Sonhos dos Oneiros também fica naquela dimensão entre o Inferno e o Elisius? Achei legal essa sua colocação, até que faz sentido...

Mas isso levantaria a conclusão de que existem muitos outros 'Kai'

Sim e não Mark. O Mukai, diferente do Labirinto de Cronos, etc, fica paralelamente ao mundo real (vide quando Elcid "cortou" ela e já estavam no Seikai "Mundo dos Homens"). Se não fosse por isso, eu a colocaria ali também :lol:

Link para o post

Ué... Pra mim é a mesma coisa.

Ele cortou a dimensão de um local para outro, acho que é impossivel existirem dois mundos juntos um ao outro.

Quando, por exemplo, alguém corta uma dimensão (Outra Dimensão, o poder do Japeto e etc) eles abrem um portal para um outro local, ou não? o_o Não sabia que existia em CDZ mundo sobrepostos.

Enfim, acho que dá pra encaixar sim. Acho.

Link para o post
Ué... Pra mim é a mesma coisa.

Ele cortou a dimensão de um local para outro, acho que é impossivel existirem dois mundos juntos um ao outro.

Quando, por exemplo, alguém corta uma dimensão (Outra Dimensão, o poder do Japeto e etc) eles abrem um portal para um outro local, ou não? o_o Não sabia que existia em CDZ mundo sobrepostos.

Enfim, acho que dá pra encaixar sim. Acho.

Eu pensei justamente nisso, também.

Só que o poder de Mu, Jápeto e Saga, por exemplo, é abrir portas para outras dimensões. Elcid, pelo que está no mangá, não abriu porta alguma, apenas cortou um mundo e estava no outro. Se ele usasse uma porta - assim como os Oneiros fizeram para adentrar o Mukai - eu encaixaria isso perfeitamente, mas do modo como está no mangá, só com interpretações mesmo para dizer que ele "viajou" de um mundo a outro.

Ou teria Elcid a capacidade de abrir portais dimensionais? O_o?

Link para o post

Ué, não acho impossivel El Cid abrir portais dimensionais... Afinal... Ele FEZ isso, não? De uma forma ou de outra ele cortou uma dimensão elas estando sobrepostas ou não. Pelo que entendi El Cid tem poder de cortar dimensões sim, e alias, lembra que ele usou a ressonancia da armadura dele pra chegar até o Mundo dos Sonhos? Pois bem... Então ele não simplesmente cortou e entrou, ele buscou o poder da armadura e cortou a dimensão para onde Phantasos estava.

Link para o post

Teogonia... hihihihi

Lembro que num dos fóruns antigos alguém falou da Teogonia de Hesíodo sobre alguns detalhes que acrescentaram no anime, e um metido a sabe-tudo (infelizmente não lembro quem) virou e falou "Não dá pra se basear nesses trabalhos menores de faculdade" pra tentar diminuir o argumento do cara

"Trabalho menor de faculdade"

Pff... hihihi... hehehee... hahahaha...

http://www.mbbforum.com/mbb/images/smiles/besouros.gif

Coisa assim não tem preço :lol:

Link para o post

Ou eu não entendi seu post ou ele não tem nada a ver com o tópico Shin :lol:

Enfim, sou burro e não sei o que é Teogonia e to com preguiça de pesquisar, diga-me o que é, please XD Para que eu possa entender seu post o_o

Link para o post
Teogonia de Hesíodo

Também conhecida por Genealogia dos Deuses, é um poema mitológico de Hesíodo (séc. VIII a.C.). Trata da gênese dos deuses, descreve a origem do mundo, os reinados de Cronos, Zeus e Urano, e a união dos mortais aos deuses, desta forma nascendo os heróis mitológicos. As personagens representam aspectos básicos da natureza e do homem, expressando assim as idéias dos primeiros gregos sobre a constituição do universo.

Se você não tem problema com inglês:

http://en.wikipedia.org/wiki/Theogony

Detalha bem o poema resumidamente. É basicamente todo o apoio no qual Cavaleiros está sustentado. Lembro de ter lido até de um estudioso quando tava fazendo pesquisas de mitologia grega pra um projeto próprio, que não de CdZ, que foi Hesíodo quem instaurou Zeus como o pica-grossa mor do panteão grego.

Mas é por aí... trabalho menor de faculdade. http://www.mbbforum.com/mbb/images/smiles/besouros.gif

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...