Hugo L. 0 Postado Setembro 25, 2008 Compartilhar Postado Setembro 25, 2008 (editado) Como tds sabem, o Hipermito foi lançado pela Editora de Saint Seiya para lucrar em cima do mangá do Kurumada e, embora não tenha sido escrito pelo próprio, teve a sua aprovação. Muitos o consideram como parte "canônica" do universo CdZ, outros acham q é completamente "nada a ver". Bem, depois de td esse tempo, depois do Tenkai, do Next Dimension, do Lost Canvas, do EpG, será q essa compilação ainda presta para explicar td o contexto do universo CdZ? Se não, será q ainda existem pedaços dele q possam ser utilizáveis em projetos futuros? Enfim, na opinião de vcs, o q ainda é aproveitável no Hipermito, e o q poderia ser descartado? Editado Setembro 25, 2008 por Hugo L. Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 25, 2008 Compartilhar Postado Setembro 25, 2008 Ele precisa ser atualizado, isso sim. Link para o post Compartilhar em outros sites
D-Wheel 28 Postado Setembro 25, 2008 Compartilhar Postado Setembro 25, 2008 Precisa MUITO ser atualizado. Dizer que Cronos causou o Big Bang e que veio antes de Gaia, Urano e Pontos e que Zeus, Poseidon e Hades são meros "homens que alcançaram a Suprema Virtude" me parece um tanto errado, e isso já foi atropelado no Episódio G (que segue a árvore genealógica da mitologia grega) e no Lost Canvas (em que a Pandora cita claramente o evento do nascimento de Atena da cabeça de Zeus; um homem comum que meramente ganhou poderes que o tornam um deus não tem filhas pela cabeça). Pra mim foi mancada da editora, isso sim. Ainda tem coisas do Hipermito que podem ser aproveitadas, como a primeira guerra contra Poseidon, que acarretou no nascimento dos Cavaleiros de Atena e de suas Armaduras baseadas nas Escamas dos Marinas. Atlantis, citada como sendo a fortaleza original de Poseidon, aparece no Lost Canvas como local onde repousa a alma do imperador dos mares, então acho que essa parte também pode ser considerada. Tem muito a atualizar... Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 25, 2008 Compartilhar Postado Setembro 25, 2008 Falta ali personagens de Tenkai, Episódio G, LC... [...] e que Zeus, Poseidon e Hades são meros "homens que alcançaram a Suprema Virtude" me parece um tanto errado, e isso já foi atropelado no Episódio G (que segue a árvore genealógica da mitologia grega) e no Lost Canvas (em que a Pandora cita claramente o evento do nascimento de Atena da cabeça de Zeus; um homem comum que meramente ganhou poderes que o tornam um deus não tem filhas pela cabeça). Pra mim foi mancada da editora, isso sim.[...] Usei esses dados na minha fic porque são oficiais, antes que venham reclamar. Link para o post Compartilhar em outros sites
°Z° 3.402 Postado Setembro 25, 2008 Compartilhar Postado Setembro 25, 2008 Não sei se o Hipermito precisaria de uma atualização, na verdade, nem sei se Saint Seiya precisaria de uma 'bíblia' como o Hipermito. Acho que ele limita muito as possibilidades de se trabalhar com o contexto. Pra se ter uma idéia, na Taizen, é dito que as armaduras de ouro destruídas no inferno se perderam para sempre e que Atena teria dificuldade nas futuras Guerras Santas por causa disso. Em outras palavras, se isso fosse mesmo seguido à risca, podem dar adeus às armaduras de ouro numa possível continuação do Tenkai. Acho legal essas publicações quando elas vem explicar alguns fatos obscuros da trama original, mas sem esses 'limitadores' criativos. Por falar nisso, a orelha da Shiori deve estar queimando por causa disso! Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 26, 2008 Compartilhar Postado Setembro 26, 2008 Pra se ter uma idéia, na Taizen, é dito que as armaduras de ouro destruídas no inferno se perderam para sempre e que Atena teria dificuldade nas futuras Guerras Santas por causa disso. Em outras palavras, se isso fosse mesmo seguido à risca, podem dar adeus às armaduras de ouro numa possível continuação do Tenkai. Nem tanto. Podem unir Athena e o aprendiz Kiki (que não é possível que depois de tanto tempo vivendo com Mu (), não tenha aprendido nada) para produzir novas armaduras de ouro. Afinal, se não me engano as Golds nasceram da vontade de Athena e os Lemurianos encarnaram os metalúrgicos da parada e meteram a mão na massa. Link para o post Compartilhar em outros sites
Hiyuuga 276 Postado Setembro 26, 2008 Compartilhar Postado Setembro 26, 2008 Eu sou um dos que o considera "nada haver". Uma atualização, ou mesmo, nova padronizagem se faz necessária... O que, francamente, não é surpresa para ninguém. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Setembro 26, 2008 Compartilhar Postado Setembro 26, 2008 Dizer e rotular como "foi criado para lucar e blá blá blá" é batido e forçado, pois Saint Seiya JÁ NASCEU da necessidade do Kurumada criar uma obra que fosse realmente lucrativo, que fizesse sucesso. Em outras palavras, Saint Seiya só foi concebido porque o Kurumada tava liso e a editora Shueisha queria algo de sucesso. A Cosmo Special foi criada com o intuito de reunir as inúmeras informações da série em mangá e colocá-las em uma única publicação. O tal "Hipermito" nada mais é que um esboço criado pela Fundação Graad para explicar os mitos que envolviam o Santuário, não era algo canônico. Até então, por exemplo, só se tinha o conhecimento real dos três grandes deuses. Claro que isso é justificado pois a publicação não imaginava a criação do Episode G e de THE LOST CANVAS, por exemplo. O fato do Hipermito afirmar que os deuses eram humanos que despertaram o 9º Sentido deixa claro que a intenção do Kurumada - ou dos autores da Cosmo Special - era humanizar a história, reunindo os vários mitos espalhados pelo mundo (inspirado na história de Jesus, o deus que virou homem). Precisa MUITO ser atualizado. Dizer que Cronos causou o Big Bang e que veio antes de Gaia, Urano e Pontos e que Zeus, Poseidon e Hades são meros "homens que alcançaram a Suprema Virtude" me parece um tanto errado, e isso já foi atropelado no Episódio G (que segue a árvore genealógica da mitologia grega) e no Lost Canvas (em que a Pandora cita claramente o evento do nascimento de Atena da cabeça de Zeus; um homem comum que meramente ganhou poderes que o tornam um deus não tem filhas pela cabeça). Pra mim foi mancada da editora, isso sim. Na verdade, a mitologia grega apresenta 2 Cronos: o criador de tudo, Chronos/Aeon e o Cronos titânico, ambos deuses são personificações do tempo-espaço. Não há erro algum aí. Outra coisa: o Hipermito nunca disse que os Titãs não existiram. O fato é que, até então, na estória de Saint Seiya, tal classe de deuses não havia sido usada/mencionada. Atena nascer da cabeça de Zeus também não "diminui" os humanos que se tornaram deuses. Os deuses são deuses, isso é o que Saint Seiya mais expõe. O poder de um deus não possui limitações. No EpG, por exemplo, Hyperion foi selado dentro do deus-serpente Apophis (que tinha a cabeça de serpente mesmo, com um corpo feminino). No LC, Phantasos possuia duas formas, uma sobrepondo a outra; Thanatos poderia migrar de corpo em corpo a seu bel prazer; dentro outros feitos que sos deuses são permitidos. Isso não tira o fato de que por possuírem forma carnal, humana, não poderiam usufruir do poder ilimitado dos deuses. Eu acho que o Hipermito, Taizen ou qualquer outra publicação oficial - com fins meramente lucrativos - devem ser seguidos pelos autores, mantendo assim um respeito ao que já foi publicado anteriormente. Até o mangá clássico ser invalidado, ele ainda é a fonte original, a matéria-prima de TUDO relacionado a Saint Seiya. Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Setembro 26, 2008 Compartilhar Postado Setembro 26, 2008 Acho que a resposta de WAN foi bem ampla. A minha será bem resumida: Hipermito, assim como EG ou LC, é criado por alguém de fora e não por Masami, mas não dá pra considerá-lo menos por causa disso. Acho que fazer isso seria como automaticamente "rebaixar" os dois neo-mangás ao patamar de "nada" e não concordo. Porém há muitas coisas no Hipermito que eu não concordo e acho que, em alguns pontos, ele bate de frente com o mangá clássico. Link para o post Compartilhar em outros sites
rickgrana 81 Postado Setembro 26, 2008 Compartilhar Postado Setembro 26, 2008 Mas é aquela coisa: como foi criado por uma editora, duvido que houve algum esmero para manter a coesão da obra, ou mesmo que tenham pensado em todos os aspectos possíveis para não deixar furo. Já nos neo-mangás, acredito que Shiori e Okada tem uma boa noção do universo com o qual estão trabalhando, e um certo trabalho para manter a coerencia. Quando criam coisas novas ou conflitantes, acredito que eles o fazem na intenção de incrementar a obra, adicionar um novo valor à série (tudo bem, tem o lado comercial, mas tem esse lado que tou falando). Ou seja, quem quiser levar o Hipermito ao pe da letra, leva. Quem não quiser, não leva. Eu não levo. Uso apenas como material auxiliar, mais como uma curiosidade. Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Setembro 26, 2008 Compartilhar Postado Setembro 26, 2008 Eu nunca levei muito a sério esse hipermito... Link para o post Compartilhar em outros sites
Aranha Chique 5.466 Postado Setembro 26, 2008 Compartilhar Postado Setembro 26, 2008 Até a Taizen dizem que o Kurumada só supervisionou, não escreveu de fato também... Mas essa citação das armaduras de ouro, bem, até aí é só construir novas. As 1ªs tiveram que sair de algum lugar, e não foi da cavidade cósmica de Atena. Foi o pessoal do continente do Mu mesmo e coisa e tal. Aí é bem naquelas, de Hades à Overture tem o intervalo de 1 ano, é bom que o Kiki tenha feito um intensivão de alquimia de armaduras pra poder suprir a demanda. As provas deviam ser muito fodas. "Disserte em 30 linhas a função do Gâmanio como parte integrante de uma Armadura Sagrada. EM GREGO". Link para o post Compartilhar em outros sites
rickgrana 81 Postado Setembro 26, 2008 Compartilhar Postado Setembro 26, 2008 Coitado do Kiki Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Setembro 29, 2008 Compartilhar Postado Setembro 29, 2008 Mas eu não acho que dê para fazer novas armaduras de ouro assim sem mais nem menos... Se fosse assim, teriam feito logo umas 10 armaduras de ouro para cada signo, e não só uma... Acredito que só pode existir uma armadura para cada constelação. Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 29, 2008 Compartilhar Postado Setembro 29, 2008 Mas eu não acho que dê para fazer novas armaduras de ouro assim sem mais nem menos... Se fosse assim, teriam feito logo umas 10 armaduras de ouro para cada signo, e não só uma... Ué, por quê? Link para o post Compartilhar em outros sites
Mr. Howndey Shooter 199 Postado Setembro 29, 2008 Compartilhar Postado Setembro 29, 2008 Ué, por quê? Cada armadura representa uma constelação. E não existe, por exemplo, duas constelações de virgem. Logo, só poderia existir uma armadura de virgem. Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 29, 2008 Compartilhar Postado Setembro 29, 2008 Não, eu perguntei por que fariam dez armaduras pra cada signo se for possível substituir as antigas Golds. Isso não necessariamente é verdade. Pode ser algo feito apenas em caso de desastre como aconteceu nos Elíseos. Link para o post Compartilhar em outros sites
Aranha Chique 5.466 Postado Setembro 30, 2008 Compartilhar Postado Setembro 30, 2008 Mas eu não acho que dê para fazer novas armaduras de ouro assim sem mais nem menos... Se fosse assim, teriam feito logo umas 10 armaduras de ouro para cada signo, e não só uma... Acredito que só pode existir uma armadura para cada constelação. E o que tem isso? A armadura de Pégaso era diferente da que Seiya traja na geração atual (tô falando da V1), não importa se você segue Lost Canvas ou Next Dimension. Ela provavelmente deve ser destruída nos finalmentes da batalha contra Hades ou seja lá o que for. Daí reconstruíram ela à forma que Seiya a veste na era atual. Seria a mesma coisa com as de ouro, só que obviamente deve ser mais difícil produzí-las. Mas dificilmente algo tão proibitivo como é o que parece ser sua idéia sobre. E não acho que nunca se aprofundaram nisso, mas penso que a constelação de fato só proteja uma armadura se for o caso de lhe conferir poder (como no caso da do Shiryu), então não adiantaria produzirem "10 armaduras de ouro" nem se quisessem. Aliás essa lógica por si só já "tira a graça" do negócio. Pra mim é a mesma linha de pensamento de questionar porque todo inimigo espera o Seiya traçar a constelação de Pégaso durante um quebra ou esperam o Hyoga fazer a dança do Pó de Diamante. Conveniência dramática, amigos. Aceitem-na e sua vida será plena. Link para o post Compartilhar em outros sites
raky 1 Postado Setembro 30, 2008 Compartilhar Postado Setembro 30, 2008 acho q para (re)construir uma armadura, só precise de algum pedacinho da original, pó de estrela e sangue (receita à la ana maria brega). bata tudo com algum utensílio mágica-místico-mitológico e PÁ! lembrando q no mangá, qndo shiryu leva as armaduras de pégaso e dragão, a de pégaso simplesmente estava sem o elmo, pq tinha sido TOTALMENTE destruído qndo seiya deu a cabeçada no escudo do dragão uheuiheiuhei.... e o próprio Mú disse q forjou um novo elmo (akele escroto estilo megaman) do 'zero'. entaum, como qualquer projeto, acho q naum basta só o engenheiro/executor da parada, tem q ter tbm um design do produto, senaum sai akela bizarrice q foi a 'pégaso v2'. sorte nossa q na confecção das v3, os dourados supervisionaram o Mú e naum deixaram ele trabalhar a bel prazer, senaum ia dar merda, capitão! Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Ogawara 3.061 Postado Setembro 30, 2008 Compartilhar Postado Setembro 30, 2008 Falando na Pégaso V2 do mangá, alá Megaman... é interessante lembrar que, na época da batalha contra os Cavaleiros Negros, ainda não existia o Megaman, que só foi criado no ano seguinte, '87... Ou seja, creio que a Capcom possa ter se inspirado naquele elmo estranho sim no momento da criação do robozinho azul. Link para o post Compartilhar em outros sites
Ares Saga 2.396 Postado Outubro 1, 2008 Compartilhar Postado Outubro 1, 2008 Capcom fan de CDZ?Eu já sabia. O final do Remmy em Street III é uma "homenagem" ao Hyoga acho q para (re)construir uma armadura, só precise de algum pedacinho da original, pó de estrela e sangue (receita à la ana maria brega). bata tudo com algum utensílio mágica-místico-mitológico e PÁ! O pior é que é verdade,num futuro Tenkai é só lembrar que existe um tal de Hefestos,o ferreiro dos deuses Mas cópias das armaduras não é coisa tão difícil,os cavaleiros negros sempre o fizeram.Só gostaria da saber quem é o "ferreiro" deles (o mesmo pra Marinas e Espectros,alguém tem que corcertá-las né?) entaum, como qualquer projeto, acho q naum basta só o engenheiro/executor da parada, tem q ter tbm um design do produto, senaum sai akela bizarrice q foi a 'pégaso v2' Uma coisa bizarra nisso é que o Seiya "perdeu" dois elmos,mas que não foram destruídos:um no Monte Fuji e outro no Meikai. Fico pensando se lançarem o sangue de Atena nesses dois pedaços e ver o que dá Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados