Ir para conteúdo

[ND] Parte 13

Posts Recomendados

k-litaum, então seguindo o seu raciocínio vamos imaginar uma situação hipotética bem forçada: Todos os cavaleiros de uma geração são muito esforçados e prodigiosos. Todos possuem inclusive chances para substituirem os dourados.

Será que todos eles devem então ser dourados? Afinal, todos eles são esforçados e possuem potencial.

Pra mim não tem muito a ver com esforço e sim com ser predestinado. Orfeu é um baita de um cavaleiro, tão forte quanto um dourado, mas ele é o cavaleiro de Lira e seu signo, se não me engano é Peixes. Será que ele seria o cavaleiro de Peixes após a morte de Afrodite?

Não vejo as coisas assim... Caso aconteça essas substituições tem que ser algo raro e porque os cavaleiros em questão são predestinados àquilo e as armaduras reconheceram eles.

Não acho isse lance das armaduras nada de tão relevante a ponto de diminuir o novo mangá de saint seiya...

Não acho que seja um problema, mas creio que seja, sim, relevante. Isso não faz o mangá ser melhor ou pior, mas é realmente algo curioso e que sempre gera discussões. Então creio que tenha sua relevância.

Editado por drustann
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 619
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Realmentem, não se pode negar que o mangá clássico reafirma em vários momentos que um cavaleiro nasce predestinado a determinada constelação e que ela o acompanhará pelo resto da vida. Isso é fato em CDZ! Promoção de cavaleiros/troca de constelações não tava no roteiro não...

E isso de que Libra e áries estavam vagas naquela época e essa lacuna precisava ser cumprida não cola. Se fosse assim, os cavaleiros de bronze da era atual também deveriam ter sido promovidos então... já que metade dos cavaleiros de ouro estavam mortos.

Link para o post
Um cavaleiro de bronze sempre será um cavaleiro de bronze?? Tipo, por mais que ele se esforce, e tenha uma armadura de ouro sobrando e por coincidencia a armadura de ouro é do seu signo, mesmo assim ele sempre será de bronze??? Acho injusto isso...

Se me perguntar, até acho injusto também, mas se fosse pra acontecer, no clássico já teria ocorrido antes de Hades surgir.

Mas isso de afinidade de signos pra mim nunca passou de capricho do Kurumada, sem qualquer significado especial.

Sempre imaginei que depois de tudo acabado e de todos os dourados mortos e tal, Shiryu se tornaria o cavaleiro de libra.. pensem comigo, todos os dourados morreram e o santuário precisa de um mestre. O mestre vai ser um cavaleiro de bronze??? E vai ser um cavaleiro de bronze que vai treinar os novos cavaleiros de ouro???

No caso do clássico na altura do Tenkai-Hen, Hades foi definitivamente derrotado, então nem sei se voltariam a haver Grandes Mestres... Pois o exército de Athena se levantava a cada 200 anos para combater justamente Hades.

Ou Shiryu, Hioga e Seiya se tornariam cavaleiros de ouro??? As armaduras já os aceitam e não á mais Camus nem aioros nem dohko pra segurar elas... Os signos deles correspondem.. então qual o problema???

Repito: se fosse pra acontecer, já deveríamos entrar Hades com eles "promovidos". Eles já estavam bem acima de cavaleiros de Prata em termos de nível médio de cosmo, na minha opinião.

Acredito que dohko e Shion foram promovidos por simplesmente não ter os cavaleiros de ouro de libra e áries naquela época até então... E acredito tb que as armaduras não regeitariam eles, pois os signos correspondem...

Por isso eu creio que foi uma situação emergencial, o que validaria essa pseudopromoção mas igualmente bate de frente com o clássico, mas de outro jeito.

E o mestre teria autoridade pra isso, pra promover... com certeza seria um mestre muito sábio... A guerra contra Hades estava próxima.. a situação era crítica.. os dois eram os melhores indicados pra assumirem as armaduras sem dono naquela época... Tipo, o camus, atual dono da armadura de aquário na época atual emprestou ela pro Hioga algumas vezes... Como não havia ninguém na época dono das armaduras, o mestre concedeu as duas armaduras pros dois usarem...

E por que não podiam escolher cavaleiros de Prata, por definição mais aptos e poderosos? Difícil crer que dois bronzeados aparentemente em nível normal para cavaleiros de suas classes anteriores sejam mais aptos do que um Orfeu da vida, por exemplo. Ae foi forçada de barra, e das brabas...

Não acho isse lance das armaduras nada de tão relevante a ponto de diminuir o novo mangá de saint seiya...

Verdade. ND tem problemas maiores. XD

Link para o post

O caso é: O Mangá Classico nunca negou que Cavaleiros poderiam subir de cargo, mas também não deixou nem idéia de que isso fosse possivel, então assim como Shiori usou o Rosario o Masami usou isos no ND. A diferença é que Masami é o dono da história. Não há incoerencia por que nada nunca foi negado, então isso pra mim ao menos é fato!

O fato de que eu concordo que isso é algo real não quer dizer que eu goste. Alias, eu achei muito trouxa isso de subir de posto, ao menos da forma que aconteceu. Pra mim isso nunca existiria, mas existe. Aí que entra o gosto pessoal, né? Todo mundo está debatendo e tals. Mas temos que pensar em duas coisas:

1 - O Mangá Classico NUNCA negou que isso fosse possivel (Bronze para Ouro)

2 - O Next Dimension FEITO pelo CRIADOR do Universo Saint Seiya PROVOU que isso não só é possivel, como é algo incontestavel.

Então temos algo em mãos. Não tem debate. Isso é Fato.

Agora gostar disso são outros 500. Eu pelo menos achei... Idiota.

Link para o post

Perfeito, Mark. É o que eu penso também.

No mangá clássico há algumas coisas que apontam para não haver substituições dos cavaleiros de ouro (fala do Milo), enquanto há falas que apontam que pode haver substituição (fala do Deba). No fim Kurumada decidiu que poderia haver substituições e afirmou isso no ND. Aí foi fim de papo e caso encerrado. Mesmo que com isso ele tenha mudado algum conceito dito no clássico a palavra dele é lei.

Mas aí a curtir é outra coisa, mas entre não ter curtido e estar errado são duas coisas muito distintas.

Link para o post

Mark, não vou repetir as mesmas coisas que disse posts atrás. Já apresentei N motivos pelos quais isso DEVERIA ter ocorrido no clássico, se fosse mesmo possível. Está longe de ser apenas gosto pessoal. Gosto de tudo que é relacionado a CDZ e acompanho com o mesmo afinco. Não se pode fazer o que quiser, simplesmente... qualquer um que escreve sabe disso.

Editado por Gemini Saga WL
Link para o post

Mas isso está bastante mal explicado. Dohko e Shion foram promovidos a cavaleiros de ouro por que? O Grande Mestre quis? as armaduras escolheram eles? A constelação guardiã deles passou a ser outra? (essa última hipótese é ridícula considerando toda a ladainha do mangá clássico sobre a relação entre um cavaleiro e sua constelação guia).

Pelo que estou entendendo, os que defendem isso ser coerente afirmam que qualquer cavaleiro de Atena é um cavaleiro de ouro em potencial. Basta atingir poder para isso e ser do signo de alguma armadura que esteja vaga. Nesse caso, existiram cavaleiros guiados por 2 constelações: a normal e a zodiacal. Ou será que também seria possível um cavaleiro de bronze virar cavaleiro de prata?

Isso tudo está muito confuso...

Link para o post

Acho que depois do post do Mark, não é mais necessário esse mimimi de é furo, é rombo, é uma cratera, é um vácuo.

Ao meu ver, eu sou a favor dessa subida de hierarquia, antes mesmo de Kurumada a por em prática factualmente. O que eu não achei coerente, foi o contexto que levou a Dohko e a Shion assumirem os postos de cavaleiro de ouro de Libra e Áries. Isso foi ralmente apressado e mal-feito. Não a ocorrência promoção em si. Kuru deveria ter desenvolvido melhor antes de chegar nesse ponto, mostrando alguns capítulos com eles ainda nos cargos originais e mostrando serviço, capacidade, ao invés de simplesmente jogar aquela cena. Foi mal trabalhado...

De resto, espero as novas facetas douradas e que sejam decentes...

Link para o post

Gemini... Ainda assim é gosto pessoal.

Não há incoerencia por mais que você procure.

Nunca no mangá foi dito "Os Cavaleiros NÃO mudam de posto". Você apontou um monte de 'provas' sim que não passam de 'meias-provas', mas é incontestavel contra algo que já está no papel. Oficializado pelo proprio autor.

Você poderia até achar uma frase assim: "É errado mudar de posto os cavaleiros", então eu só diria: "Bem, pode até não ser algo OFICIAL para o santuario, mas que aconteceu, aconteceu. Assim como usar mascara é algo meio que 'obrigatorio' e a Yuzuhira tá nem ai"

Link para o post
Gemini... Ainda assim é gosto pessoal.

Não há incoerencia por mais que você procure.

Nunca no mangá foi dito "Os Cavaleiros NÃO mudam de posto". Você apontou um monte de 'provas' sim que não passam de 'meias-provas', mas é incontestavel contra algo que já está no papel. Oficializado pelo proprio autor.

Você poderia até achar uma frase assim: "É errado mudar de posto os cavaleiros", então eu só diria: "Bem, pode até não ser algo OFICIAL para o santuario, mas que aconteceu, aconteceu. Assim como usar mascara é algo meio que 'obrigatorio' e a Yuzuhira tá nem ai"

Nem tudo em CDZ é literal/explícito, eu já disse lá em cima. Também há uma hierarquia de espectros que nunca foi confirmada, mas que fica evidente que existe pela forma com que determinados espectros como Myu e Lune são tratados. É a mesma coisa.

O fato é que está muito mal explicado, ocorreu praticamente de qualquer jeito isso em ND e, até que se apresentem motivos consistentes, baterei nesta tecla ad infinitum.

Link para o post

Realmente também não creio que haja furos e, como eu disse, Masami quis assim e pronto. Não tem nem o que discutir hehehe

Porém...

Mas isso está bastante mal explicado. Dohko e Shion foram promovidos a cavaleiros de ouro por que? O Grande Mestre quis? as armaduras escolheram eles? A constelação guardiã deles passou a ser outra? (essa última hipótese é ridícula considerando toda a ladainha do mangá clássico sobre a relação entre um cavaleiro e sua constelação guia).

que eu não achei coerente, foi o contexto que levou a Dohko e a Shion assumirem os postos de cavaleiro de ouro de Libra e Áries. Isso foi ralmente apressado e mal-feito. Não a ocorrência promoção em si. Kuru deveria ter desenvolvido melhor antes de chegar nesse ponto, mostrando alguns capítulos com eles ainda nos cargos originais e mostrando serviço, capacidade, ao invés de simplesmente jogar aquela cena. Foi mal trabalhado...

Faltou uma explicação e os porquês isso ter acontecido. Foi por predestinação? As armaduras já tinham protegido eles antes e escolhido eles? O que aconteceu? Por que o Patriarca optou pelos dois sendo que, creio eu, havia outras opções?

Quem sabe as explicações ainda venham (essas eu duvido que venham), mas por enquanto ficou nebuloso.

Eita assunto infinito... XD

Editado por drustann
Link para o post

Exatamente!

A questão não é se isso deveria ou não acontecer. Aconteceu e É um FATO!

A questão é: Foi mal feito, foi idiota, foi sem explicação, foi precipitado, foi bem estilo Masami Kurumada.

(AH, AGORA ME LEMBREI E ESQUECI DE COMENTAR! Essa quebra do Cap. 12 para o Cap. 13 foi... RIDICULA! PODRE!)

Mas apesar de todas essas criticas negativas... XD Gosto de ND. E acho que muita coisa boa vai vir ainda.

Link para o post

Mark, mas ninguém aqui está questionando se foi fato ou não. Mas esse papo repetitivo de que "MK quis assim e acabou" só mostra que nem vocês sabem daonde ele tirou essa idéia hehehe XD

Porém...

Faltou uma explicação e os porquês isso ter acontecido. Foi por predestinação? As armaduras já tinham protegido eles antes e escolhido eles? O que aconteceu? Por que o Patriarca optou pelos dois sendo que, creio eu, havia outras opções?

Quem sabe as explicações ainda venham (essas eu duvido que venham), mas por enquanto ficou nebuloso.

Se Kurumada explicasse isto direito, isto é, a razão de ter ocorrido, o que houve com os golds originais de Áries e Libra dessa época e desse um bom motivo para serem dois cavaleiros de Bronze e não dois de Prata a substitui-los, e ao menos estabelecesse isso como substituição emergencial (já que a merda já está feita mesmo XD), dá pra engolir tranquilo.

Link para o post

Foi o que eu falei com o WAN via msn: Masami é genial para ter idéias loucas e novas. Ele criou muitas coisas que até hoje em dia me surpreendem (as armaduras, a ligação com astronomia e a mitologia; os golpes bem chamativos, etc, etc...), porém eu acho ele muito fraco na execução do enredo e no desenvolvimento dos personagens.

Mas eu vou com o Mark nessa: Acho que ND pode nos surpreender.

Porém confesso que o que estou mais curioso para ver são os outros dourados hehehe. Espero que tenha uma amazona e um dourado negão! \o\

Edit:

Leo, conhecendo bem o estiloso de enredo de Masami eu creio que não teremos explicações. Conforme-se XD

Editado por drustann
Link para o post
Leo, conhecendo bem o estiloso de enredo de Masami eu creio que não teremos explicações. Conforme-se XD

Como você mesmo disse lá atrás... não custa nada sonhar, não é? XD

http://snarkerati.com/movie-news/files/2008/04/x-files-believe1.jpg

XD

Link para o post

Cada caso é um caso... Temos que analisar a situação... Da fase santuário pra poseidon foi um intervalo nem de uma semana e de poseidon pra hades foi um intervalo de no máximo um mes e olhe lá, até pq o machucado do hioga nem tinha sarado, e os próprios cavaleiros de bronze menores falam que Atena havia acabado de voltar ao santuário... então pensem, Tudo isso aconteceu numa correria de pelo menos um mês pra menos. E some a isso o fato do santuário tá uma bagunça, sem mestre e tal... Camus tinha acabado de morrer e se bobear nem tinha acontecido a missa de 7 dias, hehehe... Nem esfrio no caixão... Dohko nem tinha morrido ainda... Não dava pra ter uma promoção de hierarquia... E pra finalisar, a própria Atena não queria que os de bronze se envolvessem, então pq ela promoveria eles, e definitivamente não havia ninguém mais apto pra isso... E pra mim o espirito dos atuais dourados mortos ainda habitavam as armaduras.. ainda havia cosmo empregnados nelas... Tanto que mesmo mortos eles enviavam as armaduras pros de bronze... Enfim, não deu tempo pra uma promoção social...

Agora vamos analisar outro caso: Não temos cavaleiros de Áries nem Libra a uns 200 anos... Dohko e Shion se tornaram cavaleiros de bronze mas não foram embora depois disso.. continuaram treinando no santuário.. talvez eles tinham uma meta que era um dia vir a se tornar um dourado...Provavelmente eles tinham aptidão pelas armaduras, senão elas regeitariam eles... eram fiéis a Atena... E analisemos agora a situação: Uma guerra pra vir. Um mestre pra promover. Duas armaduras de ouro de bobeira. dois cavaleiros treinado e aptos pra armadura. Nada mais justo do que promover eles...

E pode ser sim que foi apenas um emprestimo ora.. Até pq depois dessa guerra o shion não continuou com a armadura de Áries e sim virou grande mestre e dohko só voltou a vestir a armadura de libra depois de 200 e não sei quantos anos, ou seja, na era atual...

Quanto ao signo, acho sim q tem tudo a ver com as armaduras, senão pq Ikki vestiria a Armadura de leão e não a de virgem, como todos pensavam na época da manchete... e pq Shun com virgem??? Ora é simples, questão de signo oras.. é bem óbvio..

E todos sabemos que se hioga voltasse pro santuário depois das guerras e se dedicasse ele acabaria assumindo a armadura de aquário e talvez treinaria alguém pra ser o novo cisne, ou faria como Shion que entregou a armadura de áries e treinou o mú pra vestí-la...

Tudo questão de interpretação...

como disseram aí em cima, o próprio mangá clássico entra em contradição nessa situação, pois tem oras que dizem q vc só pode ter uma estrela e tal (mas armadura pode ter até 10, hehehe) enquanto em outra hora falam pro Seiya que falta mais um poquinho pra armadura de sagitário reconhecer ele...

O next dimension vem pra confirmar e acabar com a dúvida se pode ou não ser promovido.. e querem a resposta: Kurumada jogou ela pra cima dos fãs da maneira mais inexperada, crua e direta que pegou todo mundo de surpresa.. hehehehe..

Link para o post
E pode ser sim que foi apenas um emprestimo ora.. Até pq depois dessa guerra o shion não continuou com a armadura de Áries e sim virou grande mestre e dohko só voltou a vestir a armadura de libra depois de 200 e não sei quantos anos, ou seja, na era atual...

Nesse caso, Dohko não seria um cavaleiro de ouro de fato. Sendo assim, não poderia ter participado da destruição do muro das lamentações.

Link para o post
Cada caso é um caso... Temos que analisar a situação... Da fase santuário pra poseidon foi um intervalo nem de uma semana e de poseidon pra hades foi um intervalo de no máximo um mes e olhe lá, até pq o machucado do hioga nem tinha sarado, e os próprios cavaleiros de bronze menores falam que Atena havia acabado de voltar ao santuário... então pensem, Tudo isso aconteceu numa correria de pelo menos um mês pra menos. E some a isso o fato do santuário tá uma bagunça, sem mestre e tal... Camus tinha acabado de morrer e se bobear nem tinha acontecido a missa de 7 dias, hehehe... Nem esfrio no caixão... Dohko nem tinha morrido ainda... Não dava pra ter uma promoção de hierarquia...

Os cinco bronzeados não eram os únicos sobreviventes.

E pra finalisar, a própria Atena não queria que os de bronze se envolvessem, então pq ela promoveria eles, e definitivamente não havia ninguém mais apto pra isso... E pra mim o espirito dos atuais dourados mortos ainda habitavam as armaduras.. ainda havia cosmo empregnados nelas... Tanto que mesmo mortos eles enviavam as armaduras pros de bronze... Enfim, não deu tempo pra uma promoção social...

E precisa dar tempo? Isso se faz em minutos ou até segundos... promoção social pra quê? Situação emergencial, cara...

Agora vamos analisar outro caso: Não temos cavaleiros de Áries nem Libra a uns 200 anos... Dohko e Shion se tornaram cavaleiros de bronze mas não foram embora depois disso.. continuaram treinando no santuário.. talvez eles tinham uma meta que era um dia vir a se tornar um dourado...Provavelmente eles tinham aptidão pelas armaduras, senão elas regeitariam eles... eram fiéis a Atena... E analisemos agora a situação: Uma guerra pra vir. Um mestre pra promover. Duas armaduras de ouro de bobeira. dois cavaleiros treinado e aptos pra armadura. Nada mais justo do que promover eles...

Aptos mesmo? Não é o que estamos vendo. Se estivessem realmente aptos, não seriam cavaleirosa de Bronze... seriam de Ouro direto.

Se MK seguir essa linha de raciocínio eu fico feliz.

Quanto ao signo, acho sim q tem tudo a ver com as armaduras, senão pq Ikki vestiria a Armadura de leão e não a de virgem, como todos pensavam na época da manchete... e pq Shun com virgem??? Ora é simples, questão de signo oras.. é bem óbvio..

Como eu já disse... pra mim é mero capricho isso. O que mais explicaria as enormes coincidências de Dohko ter um discípulo do signo de Libra e Camus ter um dos signo de Aquário? XD

Isso por si só não explica nem prova nada.

E todos sabemos que se hioga voltasse pro santuário depois das guerras e se dedicasse ele acabaria assumindo a armadura de aquário e talvez treinaria alguém pra ser o novo cisne, ou faria como Shion que entregou a armadura de áries e treinou o mú pra vestí-la...

Essa é nova pra mim... XD

como disseram aí em cima, o próprio mangá clássico entra em contradição nessa situação, pois tem oras que dizem q vc só pode ter uma estrela e tal (mas armadura pode ter até 10, hehehe) enquanto em outra hora falam pro Seiya que falta mais um poquinho pra armadura de sagitário reconhecer ele...

O que nunca aconteceu. E após Hades... nem precisa XD

O next dimension vem pra confirmar e acabar com a dúvida se pode ou não ser promovido.. e querem a resposta: Kurumada jogou ela pra cima dos fãs da maneira mais inexperada, crua e direta que pegou todo mundo de surpresa.. hehehehe..

...e fez isso de forma porca, desleixada e deixando uma cuspida na cara do clássico de lembrança. :lol:

Link para o post

Ai, gente... Essa conversa de promoção já deu. Já tá mais do que claro que isso foi inventado em Next Dimension, mas isso não cria furos ou incoerência no mangá clássico. Então é FATO! O problema é como o Mark disse, a forma como foi exposta com Dohko e Sion foi tosca, precipitada e muito mal feita, isso se deve ao roteiro ruim presente desde o primeiro capítulo de ND, porém não invalida a idéia de Kurumada-kun.

Link para o post

bem, acho mto infantil isso de dizer q foi pq o kurumada fez q eh incontestável. saint seiya eh o exemplo clássico d q a 'criatura' superou seu 'criador'. okada e shiori estaum ditando novas regras, dando significado a coisas q fikaram vagas e criando outras tantas q vaum MTA além do q kurumada se quer pensaria.

enfim, acho q o maior equívoco aki eh achar q ser um dourado "É TUUUUDO!!!" (à la mark XD )

q os bronzeados no final de hades controlam quase q plenamente o sétimo sentido, isso eh fato. suas armaduras possuem sangue dos dourados, elas mesmo podem fikar douradas, entaum pra q a necessidade de assumir o posto de outro? só pq morreu?

na determinada geração, aquário foi um tal de 'camus fulano da silva', ponto. eh desrespeitoso chegar e dizer q só pq morreu, na mesma geração, um outro pegou seu lugar.

sem falar q vc está desmerecendo sua própria colocação como cv. de bronze. "ah q bom, vou virar aquário e deixar de ser essa merda de cisne".

porra, q sakanagem hein.... ser um cav. de cisne naum eh ser um estagiário po....

particularmente, prefiro ser um fênix do q ser virgem ou peixes, por exemplo. o q importa eh o cosmo.... se um bronze dá um pau num dourado, parabéns pra ele. mas isso naum significa q está de olho no seu cargo. isso aki naum eh a pm carioca!! =P

Link para o post
Meu KOSUMO arde... Go mestre, go! o/

Use hipoglós. XD

Esses "furos" do ND nunca me incomodaram muito. Shion e Dohko terem sido promovidos eu até mesmo gostei. Dava um ar shonenzão neles.

Só achei a quebra entre os capítulos muito brusca. Não que fosse necessário mostrar cada minuciosa sílaba que Tenma, Shion e Dohko falaram, mas uma certa continuidade precisava ser respeitada.

Ainda assim achei o capítulo meia boca e com o traço muito Mauricio de Souza Produções. Estou com medo de ver o cérbero com três cabeças de Bidu.

Link para o post
bem, acho mto infantil isso de dizer q foi pq o kurumada fez q eh incontestável. saint seiya eh o exemplo clássico d q a 'criatura' superou seu 'criador'. okada e shiori estaum ditando novas regras, dando significado a coisas q fikaram vagas e criando outras tantas q vaum MTA além do q kurumada se quer pensaria.

Calma, fi... é infantil mesmo, mas isso só quer dizer que eles também não sabem daonde tio Kururu tirou essa orgia de armaduras. XD

Daí é natural recorrer ao argumento mais besta possível. XD

Deixando isso de lado... Temos datas para o capítulo 14 já ou ND vai continuar ao deus-dará? Tenho medo de que esse cqpítulo 13 tenha sido feito só pra fechar um volume e o resto que se dane.

Link para o post

XD poha Lemu

E já acabaram com a má vontade e intransigência? XD Haja choro...

Eu nem lembrava mesmo desse corte, pq passei os olhos nos outros capítulos, mas foi mesmo abrupto. Pareceu um filme mal-editado. Ainda assim, acho que no momento, oq eu quero mesmo ver melhorado são os desenhos, urgentemente.

Link para o post

WAN disse que o capítulo 14 sairá semana que vem. Acho que Kuru irá 'queimar' os capítulos acumulados e depois será definida uma periodicidade.

Duvido muito que, quando acabarem os capítulos que já tinham sido feitos e eles começarem a produzir os novos, continue sendo semanal. O negócio é colorido, então acho que será quinzenal ou mensal.

Aliás, por mim a periodicidade já seria definida o quanto antes, mesmo tendo esses capítulos acumulados.

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...