Ir para conteúdo

[Meio off] Batido o martelo: Conrad foi comprada pela IBEP

Posts Recomendados

Postei aqui neste grupo de discussão por ser de interesse direto dos que acompanham (vam) o Episódio G publicado no Brasil. Se for o caso/necessidade, movam o tópico para o grupo que for mais apropriado.

Depois de muito disse-me-disse, uma quase-venda para a Ediouro, inúmeras notícias de problemas financeiros, a novela chamada Conrad Editora chegou a um final:

http://www.animepro.com.br/noticias.php?Id...amp;Data=022009

"Primeira Mão: Conrad agora é da IBEP

Por: Anime Pró - 03/02/2009

E chegamos ao capítulo final da novela mais assistida dos fãs de mangás do Brasil. A Editora Conrad, com seus problemas financeiros e um catálogo invejável de quadrinhos, agora é da editora IBEP, especializada em livros didáticos.

E pra quem acha que os mangás da editora não terão futuro uma ótima notícia: já está na gráfica edições novas do mangá Bambi e de Nausicaa."

Não acompanhei esses dois mangás, mas pelo papo do pessoal na comunidade da Conrad, só faltariam três edições para cada um deles chegar ao fim. Se for isso mesmo, faz sentido terem iniciado a retomada a partir desses títulos. Provavelmente o próximo deve ser Battle Royale, que também tava perto de terminar.

Difícil arriscar uma previsão, mas entrando no campo da especulação, chutaria que até o meio do ano devemos ter boas notícias sobre o retorno do Episódio G pela Conrad - agora, um selo da IBEP.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Definitivamente especializada em material didático-pedagógico! o_ô'

Seria insensato dizer que tal fato não influenciaria nas publicações de mangá, não é!? Hein, hein?! ;O;'

xDD

Aí está o portal deles... quem quiser dar uma conferida... ^^"v

http://www.ibep-nacional.com.br/

Link para o post

Conheci a Ibep quando trabalhei na Bienal do livro. É uma empresa bem séria e bem grande, com uma estrutura bem forte.

A notícia é ótima, mas ainda não é 100% positiva. Precisamos ver se eles continuarão a lançar todo o catálogo da Conrad. Se sim, comemorem!

Link para o post

Tomara que a Conrad tenha autonomia para continuar lançando suas linhas de livros e mangás.

No meio editorial a IBEP é muito respeitada, tanto que ela tem funcionários que prestam acessoria para outras editoras menores.

Link para o post

Mais uma fonte confirma - e com mais detalhes - a concretização da negociação. Agora, o próprio (ex?)-dono da Conrad, ao Blog dos Quadrinhos:

Conrad oficializa negociação com IBEP/Editora Nacional

"A editora Conrad oficializou que agora é um selo da IBEP/Companhia Editora Nacional.

A informação foi confirmada ao blog na manhã desta quarta-feira por Rogério de Campos, um dos sócios da Conrad.

Ele vai integrar o conselho da nova empresa e manterá o cargo de diretor editorial. O acordo é que a equipe e a linha editorial sejam mantidas.

A exceção é Cristiane Monte, sócia de Campos na editora paulista, que deixa o grupo.

Segundo Campos, a transação foi finalizada neste começo de ano. Mas a negociação vem desde 2008.

Duas fontes haviam confirmado ao blog, em dezembro, que a venda já estava cem por cento fechada e que seria anunciada apenas neste ano, informação que agora se confirma oficialmente.

O acordo resolve um dos problemas da Conrad, que era a saúde financeira.

E permite que seja retomado o ritmo de lançamentos, inclusive nacionais, reduzido no último ano.

Rogério de Campos diz que a Conrad vai agora ampliar os lançamentos em livrarias e retomar o espaço nas bancas. "Retomar tudo", diz.

Por tudo está incluída a volta de mangás como "Battle Royale", "Monster" e "Sanctuary", que não tiveram continuidade.

"A Conrad está no centro do mercado de quadrinhos", diz Campos, por telefone.

"E aí passamos a brigar com cachorros grandes, e alguns bem cachorros. Precisávamos de um irmão mais velho para continuar crescendo."

A editora, criada em 1993, tinha se firmado no mercado de bancas com mangás.

Mas, há mais de um ano, não tem mantido regularidade nos lançamentos e perdeu espaço para as concorrentes Panini e JBC, que também investem em quadrinhos japoneses.

Nas livrarias, o ritmo de oferta de novos produtos também foi reduzido nos últimos meses. Mesmo assim, publicou obras de destaque no ano passado.

Uma delas é o álbum nacional "Chibata! João Candido e a Revolta Que Abalou o Brasil", incluído entre os melhores lançamentos de 2008 em duas listas feitas por jornalistas especializados em quadrinhos.

Também no ano passado, a Conrad havia negociado a venda a outro grupo, Ediouro.

O negócio não foi finalizado, mas ajudou a reduzir o ritmo de lançamentos da Conrad, que tem em catálogo séries como Calvin e Haroldo, de Bill Watterson.

A editora carioca teria desistido após fazer auditoria, segundo havia dito ao blog Luís Fernando Pedroso, superintendente da Ediouro, em 23 de setembro do ano passado.

Na ocasião, a Conrad havia dito que mantinha negociação com duas outras empresas.

A IBEP/Companhia Editora Nacional tem tradição de publicar livros didáticos.

Mas tem tateado o mercado de quadrinhos também.

A empresa lançou em 2008 uma série de adaptações de obras literárias, tanto nacionais quanto estrangeiras.

E em novembro pôs no mercado coletâneas de luxo de "Gatão de Meia Idade" e "Radical Chic", personagens criados por Miguel Paiva.

Fonte: http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/a...28-135059040-25

Link para o post

Em tempo: A Companhia Editora Nacional foi fundada por ninguém menos que Monteiro Lobato. Estou esperando coisas boas para a Conrad. Não uma retomada violenta, como o Rogério de Campos quer que pensemos, mas regularidade nas publicações.

Link para o post

Vamos esperar para ver, já tinham anunciado retomada dos lançamentos outras vezes e não aconteceu, então agora eu fico meio desconfiada. Mas tomara mesmo que essa novela acabe e retomem os lançamentos, principalmente dos mangás de banca tipo EpG e Monster, porque é um saco ficar com as séries incompletas.

Link para o post

Poxa... Até que fiquei otimista com essa matéria que o Duds trouxe! XD~

Tomara, mesmo, que em breve tenhamos algum sinal de melhoras - e retorno, claro - das publicações da Conrad! ;-;'

Embora muitos desgostem, a Conrad tem seus créditos... Afinal, foi ela quem deu o pontapé para a avalanche de mangás que temos no Brasil! ^^'>

Link para o post

Sou leigo quanto a essa fusão e como ela pode ser benéfica. Pelo que entendi, a IBEP conseguiu um excelente catálogo de séries e licenciamentos. Agora, se vai saber fazer bom uso disso, ou vai culpar a crise, só o tempo dirá.

Link para o post

Bom Hiyuuga, essa é uma incógnita mesmo. Algumas pistas do futuro próximo foram dadas numa carta aberta divulgada ontem pelo Rogério de Campos, segue o texto abaixo:

Fonte: http://www.ambrosia.com.br/2009/02/06/roge...ma-nova-conrad/

"Conrades,

Temos o prazer de anunciar que, a partir de agora, a Conrad faz parte do Grupo IBEP, do qual faz parte também a Companhia Editora Nacional, fundada por Monteiro Lobato em 1925.

Esse movimento é resultado da evolução da Conrad nestes anos todos. Crescemos e ocupamos espaços. Temos feito história. Mas para continuar crescendo percebemos que precisávamos de investimento externo. E é isso que temos agora.

As negociações que desembocaram neste grande momento foram complexas, demoradas e cheias de idas e vindas. Isso afetou bastante o ritmo de lançamentos da editora no ano passado. Mesmo assim, em meio a tudo isso, continuamos a emplacar nossos hits nas paradas de sucessos. Como a série de compilações de tiras de Calvin & Haroldo e livros como Che, Fun Home, Prontuário 666 e Chibata!. No mês passado, lançamos com bastante sucesso A Ditadura da Moda, o primeiro romance da jornalista Nina Lemos.

Agora que tudo está resolvido, a Conrad irá retomar seu ritmo tradicionalmente furioso de lançamentos. Já nos próximos dias lançaremos a continuação das séries Dragon Ball, Bambi, Nausicaä e O Sétimo Suspiro do Samurai. E também o clássico álbum Verão Índio, de Milo Manara e Hugo Pratt.

O primeiro objetivo é reforçar a identidade editorial da Conrad. A quase totalidade da equipe da editora permanece. Vocês clientes continuarão a falar com as mesmas pessoas com quem já falavam. Quero, no entanto, agradecer muito as pessoas que deixam a empresa, como minha amiga Solange Reis, gerente administrativa, e, especialmente, minha sócia Cristiane Monti, que fundou esta editora e forneceu a ela uma energia sem a qual nada disso teria sido possível.

Parabéns para todos

E, mais uma vez, obrigado

Rogério de Campos"

Por outro lado, no Jbox, algumas notas que não animam muito...

http://www.jbox.com.br/2009/02/05/conrad-fim-da-novela/

"

Depois de meses de burburinho e especulações, finalmente a Conrad acertou seu destino: a partir de agora é um selo especializado em quadrinhos da editora IBEP - a mesma daqueles livros que te acompanharam pelo ensino fundamental =P. Com isso o maior problema da Conrad está momentâneamente estancado - a falta de dinheiro-, e alguns títulos paralisados já estão garantidos - como Nausicaa e Bambi. Só que nem tudo são flores, já que a editora não possui mais os direitos de alguns títulos incompletos - como One Piece, que terá que ser renegociado se o novo dono se interessar-, e outros que não foram bem nas vendas - como Sanctuary - podem não ver mais a luz do dia. Além desses, temos velhas promessas como h.ot Gimmick, cujos direitos foram adquiridos pela editora, mas nunca lançado."

E em termos de Episódio G, em todas as notas que saíram até agora sobre essa mudança na Conrad, não vi menção nenhuma a série... isso preocupa. /evil

Editado por Duds
Link para o post

Uma pergunta básica precisa ser respondida para saber que haverá, ou não, a volta de Episódio G as bancas:

Episódio G deu lucro?

Respondida essa questão, tudo fica mais simples.

Link para o post
Uma pergunta básica precisa ser respondida para saber que haverá, ou não, a volta de Episódio G as bancas:

Episódio G deu lucro?

Respondida essa questão, tudo fica mais simples.

O problema é que não dá para saber o que dá lucro, já que as editoras parecem achar que divulgar essa informação pode provocar alguma tragédia. *_*

E, sinceramente, eu nunca entendi muito bem a "lógica" dos caras da Conrad, porque lançavam trocentos títulos que acabavam concorrendo um com o outro nas bancas e, agora, anunciam que vão começar a retomada com Bambi e Nausicaa, não questionando a qualidade dos dois, já que o primeiro eu nem li, mas um monte de gente dizia que não vendiam bem. Acho muito estranho isso.

Link para o post
[...]

Por outro lado, no Jbox, algumas notas que não animam muito...

http://www.jbox.com.br/2009/02/05/conrad-fim-da-novela/

"

Depois de meses de burburinho e especulações, finalmente a Conrad acertou seu destino: a partir de agora é um selo especializado em quadrinhos da editora IBEP - a mesma daqueles livros que te acompanharam pelo ensino fundamental =P. Com isso o maior problema da Conrad está momentâneamente estancado - a falta de dinheiro-, e alguns títulos paralisados já estão garantidos - como Nausicaa e Bambi. Só que nem tudo são flores, já que a editora não possui mais os direitos de alguns títulos incompletos - como One Piece, que terá que ser renegociado se o novo dono se interessar-, e outros que não foram bem nas vendas - como Sanctuary - podem não ver mais a luz do dia. Além desses, temos velhas promessas como h.ot Gimmick, cujos direitos foram adquiridos pela editora, mas nunca lançado."

E em termos de Episódio G, em todas as notas que saíram até agora sobre essa mudança na Conrad, não vi menção nenhuma a série... isso preocupa. :mellow:

Tudo bem que as notas "oficais" jogadas, ao longo do ano passado, pela CONRAD, acabaram-se tornando furo atrás de furo!~ Só enrolação mesmo.

Mas é verdade, também, que não faltaram boatos e notíciais falsas de que a Conrad tinha assinado isso, que tinha sido comprada por fulano, que a publicação X nunca mais iria sair ou que outra editora tinha comprado o título Y!

Não estou duvidando do que o JBox traz para nós nesta nota aí, entretanto, prefiro fazer reserva e esperar para ver o que a CONRAD tem, REALMENTE, para mostrar na sequência, ou seja: aguardo ação e não blablablas e suposições. ._.'v

Link para o post

Olha, não sei se episódio G vai voltar logo, mas parece-me que já estão bolando a volta de vários outros como que estava parados no tempo espaço sideral...

Vejam o lado bom, se Episodio G está no volume 16 lá fora, podiam atualizar a gente lançando de quinze em quinze dias para matar a saudade, não acham?

Link para o post

Como fã, adoraria que isso acontecesse. Mas por conta daquelas folhas coloridas e da crise que o mundo está passando, é bem provável que irão aumentar um pouco o preço do mangá, caso ele volte a ser lançado.

Do ponto de vista financeiro, ter um mangá quinzenal com preço relativamente alto, é muito ruim.

Editado por MDM
Link para o post

Se bem que uma publicação pouco espaçada é ruim porque logo alcança os japoneses e aí depois fica uma década sem sair nada, tipo que aconteceu com Blade que começou quinzenal e paralisou bem antes de começar esse rolo todo com a Conrad, só depois de um tempo saíram mais uns dois volumes e parou mais uma vez.

De qualquer jeito só resta esperar agora, não adianta mandar e-mail para a editora porque eles nunca respondem...

Link para o post
Acho que teria de vender meus órgãos no mercado negro pra ter grana e acompanhar o rítimo. ^^

É só vender pedaços do Fígado hehehe o fígado se regenera, então desdeq tivesse um intervalo entre uma venda e outra ia lucrar bem ^_^ e comprar todos os EG :P

Eu espero q o mangá volte logo. Não se esqueçam q além dos volums 11, 12, 13, 14, 15 e 16 ainda temos o volume 0, então tem bestante coisa pra ser publicada

Link para o post
Eu espero q o mangá volte logo. Não se esqueçam q além dos volums 11, 12, 13, 14, 15 e 16 ainda temos o volume 0, então tem bestante coisa pra ser publicada

Nem me lembrava do volume 0 :rolleyes:

Realmente tem muita coisa para ser lançada. Espero que eles voltem a publicar o mangá até o fim do semestre, porque todas as notícias que o EpiG iria voltar a ser publicadas em setembro, acabaram sendo mentirosas.

Editado por MDM
Link para o post

Contanto que volte a publicar EG nos mesmos moldes de outrora, pra mim está ótimo.

AQUILO SIM é que era mangá em edição brasileira. Páginas coloridas em papel couché, capa dura, páginas internas em alta qualidade, extras, marcadores de página nas dobras da capa. Tenho todos os dez volumes. Pagaria até 20 pratas por cada um deles, esses merecem.

Simplesmente um "loosho".

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...