Libra 285 Postado Fevereiro 5, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2009 Bem, depos de ter visto num tópico que alguns "discriminavão" o Dohko ter uma tatuagem e tigre e usar golpes de dragão achando que não tem nada a haver com a constelação de Libra, procurei essa matéria que explica o porque disso. Vamos começar do início, da origem do nome Dohko atravéz de uma lenda chinesa: "Naiya é filho do Supremo Deus Dragão "Shen Wo [Yuan-shi tian-zong] ("Go Rozan" no Japão)" com uma jovem Humana.Quando criança Naiya se destacava nas artes marciais sendo apilidado de "Pequeno Tigre (Dohko)", possuia força descomunal o que chamava a atenção de lutadores de todos os cantos da Ásia, más ninguém era pareo para Naiya. Os 7 Deuses Demônios(Shendu & Cia no Jack Chan) viram Naiya como uma ameaça e enviram várias hordas de demônios atrás dele porém nenhum demônio sobrevivia! Já na sua adolescencia Naiya encontrou como adversário o filho de um deus Demônio, sua aparência era de um dragão, o demônio explicou a Naiya que adquiriu esta aparência pois havia derrotado 100 dragões sagrados e agora seus espíritos residiam em seu interior! más por fim o Principe foi morto os 100 dragões foram libertados! em ira por ver seu filho morto o lider entre os 7 demônios ordenou que eles cuidassem de matar Nayia. O primeiro líder matou Naiya logo de cara! os demônios comemoraram esta vitória espalhando o caos na Terra! Shen Wo ao ver seu filho morto e não poder fazer nada se retirou aos Céus, más não esperava que um Tigre sacrificou-se para dar a vida ao jovem morto! Naiya se reergueu e os 100 espíritos dos lendários dragões divinos pôs a ajudá-lo Shen Wo já não podendo voltar a terra Lançou dos Céus uma Lança e um par de rodas flamejantes para que Naiya pudesse se locomover nos Céus, agora Naiya era um Deus! Naiya com todo seu poder matou 6 deuses demônios e confinou o ultimo demônio! seu esforço foi visto pelo deus primordial da Longa Vida que o levou sua divindade aos Céus e e deixou sua parte física na Terra agora na forma de um Tigre Sagrado guardado por 100 espíritos de Dragões!!!!" Essa lenda explica boa parte da ligação Tigre-Dragão na China, além de mostrar o que seria a origem do Cólera dos 100 Dragões. Continuando "Aí parte da história no qual conta de onde Kurumada se inspirou para fazer Dhoko, mas ainda tem mais:"Em chinês este conhecido símbolo que representa a integração de Yin e Yang é denominado como diagrama do Taiji Tu. O príncipio da dualidade do Yin e Yang tem origem no Tao(ou Dao), filosofia e metafísica da cultura daquele país. Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equiliíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são: * Yin: o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio * Yang: o princípio activo, masculino, diurno, luminoso, quente. http://www.wing-chun-training.com/images/ying-yang.jpg O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. (Preto) e (branco) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças. A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin. Esse diagrama apresenta uma disposição simetrica do yin sombrio e do yang claro. A simetria, contudo não é estática. É uma simetria rotacional que sugere,de forma eloqüente, um continuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a idéia de que toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto. Os animais que representam esse equilibrio são o Tigre e o Dragão, o tigre representando a parte branca, e o dragão a parte negra. http://www.viciojuegos.com/imagenes/avatares/leonarht/asian_Dragon_and_ying_yang.jpg Agora vamos as ligações, primeiramente está em seu nome que significa Pequeno Tigre, depois, em sua armadura, pois, além dela parecer aquelas antigas armaduras usadas por samurais e soldados do império, seu capacete tem a forma do rosto de um tigre, logo após vem a ligação entre o Yin/Yang e sua constelação, que é Libra, ambos representam o eterno equilibrio, e esses relações se refletem no personagem. Mesmo que Ohko seja um personagem acrescentado pela TOEI, ele completa todo esse ciclo mitologico, assim, todo o "corpo" de Dohko, como nome, armadura, tatuagem, é do tigre, e todo o "cosmico" é do dragão, como seus golpes, além de seus pupilos serem os cavaleiros de Dragão e o Tigre, e finalizando, seu país de origem, a China, berço de toda essa filosofia..." O tigre e o dragão A idealização de figuras fantásticas que expressem uma idéia ou uma intenção faz parte do imaginário oriental. E nós do Ocidente, quando ouvimos alguma alusão a tal simbologia, logo nos lembramos do dragão, a figura mais conhecida. Símbolo de poder para os asiáticos, o dragão é uma combinação de partes de outros animais: cabeça de touro, língua de cobra, garras de leão e corpo de dinossauro. Naturalmente, são muitas as versões sobre a constituição de seu físico. Essa é apenas uma delas. Já o tigre representa a força e a astúcia. A relação tigre-dragão, antes da revelação do verdadeiro nome do Roshi (“Velho Mestre”, em japonês) e de sua tatuagem de tigre nas costas, era representada por Okko e Shiryu, no anime. O dragão, que se associa à polaridade yang, e o tigre, de polaridade yin, expressam a harmonia do Cosmo, do Universo, segundo o pensamento chinês. Essa relação se exprime através do símbolo T’aichi T’u, a roda de Yin-Yang, expressão máxima do Taoísmo, e da filosofia chinesa em geral. Como podem ver, Kurumada não foi idiota em por o Cavaleiro de Libra com tatuagem de tigre nas costas e golpes de Dragão, pois assim como as rosas dos cavaleiros de Peixes tem haver com a deusa Afrodite que deu origem a constelação de Peixes, os Dragões tem tudo haver com Libra... O Tigre em suas costas significaria a sabedoria que Dohko possui, enquanto o Dragão em seus golpes representariam a sua força, poder. Tigre e Dragão,em perfeita harmonia E pra não esquecerem, o símbolo de Libra é: http://www.myfreegraphics.com/images/fulls/1libra.0.gif uma balança Que significa nada mais nada menos que igualdade, o mesmo significado que a figura do Ying Yang passa Não era essa a matéria que eu queria originalmente, mas tudo bem Créditos: Fabinho do Axia SS Forum Afrodite Roses Comunidade de CDZ no Orkut Link para o post Compartilhar em outros sites
Hiyuuga 276 Postado Fevereiro 5, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2009 Descriminavam? Estava falando de mim? Eu sou do AxiA, conheço o Fabinho, essas lendas (Sendo que ainda ha mais algumas, mas deixa para lá) e o que falei (E defendi) é que se o Dohko era um Cavaleiro de Bronze que foi promovido a Ouro, acredito piamente que ele era o Cavaleiro de Bronze de Dragão. "Cólera dos Cem Dragões" é um nome bonito, imponente... Mas errado. O correto é Rosan Hiyako Riyuuha (Golpe/Ataque dos Cem Dragões de Rosan). Mas admito que "Cólera dos 100 Dragões" é um nome muito mais emblemático e imponente. Valeu pela matéria, Libra. As vezes esqueço (E não sou o único) que ninguém é obrigado a gostar de cultura oriental e já saber das coisas por osmose. Grande abraço. Link para o post Compartilhar em outros sites
raky 1 Postado Fevereiro 5, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2009 bem interessante, como jah havia dito no outro tpc lah.... se der, posta tbm da ligação o afrodite com as rosas Link para o post Compartilhar em outros sites
Kals 391 Postado Fevereiro 5, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2009 Muito interessante Libra, eu nunca tinha entendido aquele tigre nas costas do Dohko, apenas sabia que o nome dele significava "pequeno trigre". Já dá pra ver que ele é meu cavaleiro preferido. Um belo post. Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Fevereiro 5, 2009 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2009 Descriminavam? Estava falando de mim? Eu sou do AxiA, conheço o Fabinho, essas lendas (Sendo que ainda ha mais algumas, mas deixa para lá) e o que falei (E defendi) é que se o Dohko era um Cavaleiro de Bronze que foi promovido a Ouro, acredito piamente que ele era o Cavaleiro de Bronze de Dragão. "Cólera dos Cem Dragões" é um nome bonito, imponente... Mas errado. O correto é Rosan Hiyako Riyuuha (Golpe/Ataque dos Cem Dragões de Rosan). Mas admito que "Cólera dos 100 Dragões" é um nome muito mais emblemático e imponente. Valeu pela matéria, Libra. As vezes esqueço (E não sou o único) que ninguém é obrigado a gostar de cultura oriental e já saber das coisas por osmose. Grande abraço. Eu não lembro agora como tava aquela discução, mas lembro de algo como "Dohko devia ter golpes da sua constelação em vez de usar Dragão" ou "ter golpes de Tigre" :unsure: Sim, é a mesma coisa que SuperNova Titânica, o correto seria Nova Titânica, mas o SuperNova ficou muito mais foda :rox!: E ninguem é obrigado a saber da cultura oriental, eu não sei quase nada, só sabia dessa parte pq falava de um dos meus personagens preferidos, e como a história era manera, gravei A mesma coisa com a ligação de Shaka com Budismo, não sei porcaria nenhuma pq não gosto do Shaka A ligação de Afrodite com as rosas eu não me lembro agora, vou dar uma procurada e se der eu posto vlw Link para o post Compartilhar em outros sites
Kals 391 Postado Fevereiro 5, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2009 Bem eu conheço a relação do nome do cavaleiro de peixes e a constelação de peixes. Mas não sei a ligação do Afrodite com as rosas. Enquanto passeavam nas margens do rio Eufrates, a deusa Afrodite e seu filho Cupido (irmão de Fobos e Deimos e filhos de Ares) se depararam com o monstruoso Tífon. Para escapar do gigante, mergulharam no rio e se transformaram em peixes, ou segundo outra versão, foram salvos por dois peixes. Para imortalizar o acontecimento a deusa Athena transformou os dois peixes em constelação. Outra... A constelação de peixes tem uma estrela que é conhecida como "o nó" que seria o nó da corda usada para atar os peixes em que a deusa Afrodite e seu filho Eros se transformaram. []'s Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Fevereiro 5, 2009 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2009 A ligação das rosas com Afrodite eu não lembro bem, tambem não lembro se era a deusa ou o cavaleiro de Peixes =x Link para o post Compartilhar em outros sites
MDM 22 Postado Fevereiro 5, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2009 Bastante interessante, Libra. Eu só sabia que a origem do nome do Dohko era pequeno tigre, mas o resto, nem imaginava. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante VINNIE ZINID Postado Fevereiro 6, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2009 Hiho \o A única coisa que eu sabia sobre está coisa de tigre e dragão é sua origem segundo uma ciência meta-física chamada geomancia, que em outra oportunidade comento a respeito. Mas fiquei até que surpreso com o resto, quanto a ligação de afrodite e as rosas vocês estão se referindo a deusa propriamente dita? Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Fevereiro 7, 2009 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 7, 2009 Eu não lembro se era com a deusa mesmo, mas que tinha algo a ver com o signo concerteza tem Link para o post Compartilhar em outros sites
Chemist Black 1.485 Postado Fevereiro 17, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 17, 2009 Finalemente uma explicação para essa relação Tigre-Dragão... Curti a historia do nome Dohko Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielShiryu 0 Postado Fevereiro 17, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 17, 2009 valeu mesmo,agora deu para entender bem esse negocio do dragão,mais um exemplo do porque gosto tanto dos CDZ!!! sempre rica em historia e detalhes! Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Fevereiro 17, 2009 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 17, 2009 As histórias dos cavaleiros de ouro são sempre muito rica e detalhadas, pelo menos boa parte deles tem algo a ver com o signo, sendo de forma óbvia como Camus, Milo e Aldebaran, ou mesmo que não pareça como o Dohko vlw pelos comentários =D Link para o post Compartilhar em outros sites
*Shaka* 36 Postado Fevereiro 19, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 19, 2009 Disso eu não sabia, mas foi bom ficar sabendo. Também não entendia o pq da tatuagem de Tigre no cavaleiro de Libra que usa golpes de Dragão. Agora eu entendi. Essa da constelação de Peixes e Afrodite também foi uma novidade. A explicação do Shaka eu já vi em algum lugar (acho que foi até aqui no forum mesmo), mas nem lembro como era. Link para o post Compartilhar em outros sites
Hashirama Senju 13 Postado Fevereiro 19, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 19, 2009 Fantastico!!! Adorei a história do Dohko, o porque do golpe, da tatu, a forma como cada detalhe se encaia perfeitamente, e também até temos a relação entre mestre e discipulo em relação as costelações. (Se pensarmos bem o próprio Dohko parece meio com um tigre né? E a voz será que é baseada em tigres também?) Seria bom ter um local com não apenas essa questão, mas de todos os cavs que tiverem uma lenda e segredos tão fantasticos. Valeu pelo topico! Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Brasil 75 Postado Fevereiro 20, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2009 Eu nao conhecia essa relaçao do tigre e o dragao dessa forma. Apenas suspeitava só mesmo por causa do nome do filme "O Tigre e o dragão" lançado anos atrás e q fez sucesso. Achei mto interessante esse lance do yin yang. Valeu. Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.763 Postado Fevereiro 21, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2009 Nunca sequer cheguei a imaginar em todo esse contexto historico em relação ao Dohko.Pra ser honesto sempre tive essa duvida.E legal ver como CDZ tem tantas referências/curiosidades culturais Muito obrigado pela matéria,foi bem esclarecedora! Link para o post Compartilhar em outros sites
Kals 391 Postado Fevereiro 24, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 24, 2009 (editado) Fantastico!!!Adorei a história do Dohko, o porque do golpe, da tatu, a forma como cada detalhe se encaia perfeitamente, e também até temos a relação entre mestre e discipulo em relação as costelações. (Se pensarmos bem o próprio Dohko parece meio com um tigre né? E a voz será que é baseada em tigres também?) Seria bom ter um local com não apenas essa questão, mas de todos os cavs que tiverem uma lenda e segredos tão fantasticos. Valeu pelo topico! Esse lugar existe Libra, e não é só sobre os cavaleiros http://www.cdz.com.br/index.php?showtopic=1012 Agora que falou, sabe achei Dohko parecido com um tigre mesmo. Creio que todos tenham uma história interessante. Editado Fevereiro 24, 2009 por Kals Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Fevereiro 24, 2009 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 24, 2009 É como a lenda diz: Tigre Sagrado guardado por 100 espíritos de Dragões!!!!" Dohko é o tigre, enquanto os dragões são seus golpes Link para o post Compartilhar em outros sites
Kals 391 Postado Fevereiro 24, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 24, 2009 É como a lenda diz: Tigre Sagrado guardado por 100 espíritos de Dragões!!!!" Dohko é o tigre, enquanto os dragões são seus golpes Estou esperando que em LC ele seja bem aproveiado, já que no clássico eles deixaram ele um pouco de lado. Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Fevereiro 25, 2009 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 25, 2009 Estou esperando que em LC ele seja bem aproveiado, já que no clássico eles deixaram ele um pouco de lado. Pelo menos em LC vamos ver o porque dele ter sobrevivido, sendo que ate agora apareceu cavaleiros de ouro que parecem mais poderosos que ele e Shion no clássico apesar que no clássico eles focaram mais a sabedoria do Dohko do que na sua força... Link para o post Compartilhar em outros sites
Kals 391 Postado Fevereiro 25, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 25, 2009 (editado) Pelo menos em LC vamos ver o porque dele ter sobrevivido, sendo que ate agora apareceu cavaleiros de ouro que parecem mais poderosos que ele e Shion no clássico apesar que no clássico eles focaram mais a sabedoria do Dohko do que na sua força... Eles vão ter que inventar algo muito bom para explicar o retorno dele, depois de mostrarem a espada de Hades fincada em seu peito. Se bem que Seiya também levou a espada de Hades no peito e sobreviveu. :lol Ansioso para vê-lo voltar e lutar, com certeza essa luta será contra Kagaho. Alguns dizem por aí que Kagaho estará por trás da volta dele ao mundo dos vivos. Será? Editado Fevereiro 25, 2009 por Kals Link para o post Compartilhar em outros sites
MDM 22 Postado Fevereiro 25, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 25, 2009 Eles vão ter que inventar algo muito bom para explicar o retorno dele, depois de mostrarem a espada de Hades fincada em seu peito. Se bem que Seiya também levou a espada de Hades no peito e sobreviveu. :lol Ansioso para vê-lo voltar e lutar, com certeza essa luta será contra Kagaho. Alguns dizem por aí que Kagaho estará por trás da volta dele ao mundo dos vivos. Será? Quero ver Dohko enfrentando espectros poderosos como Kagaho, Faraó, Valentine... Será que Shiori fará Athena voltar no tempo para roubar a espada de Hades. Assim Dohko não sofreria o ataque e voltaria a vida. Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Brasil 75 Postado Fevereiro 25, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 25, 2009 hahha. MDM quer polemizar o LC também. Link para o post Compartilhar em outros sites
Kals 391 Postado Fevereiro 25, 2009 Compartilhar Postado Fevereiro 25, 2009 (editado) Quero ver Dohko enfrentando espectros poderosos como Kagaho, Faraó, Valentine... Será que Shiori fará Athena voltar no tempo para roubar a espada de Hades. Assim Dohko não sofreria o ataque e voltaria a vida. Voltar no tempo? Boiei... Prefiro que seja de outro modo, só voltar no tempo seria pouco. Quero a volta dele em grande estilo. Quem sabe Kagaho o traz de volta apenas para poder lutar com ele. Eles tem alguma ligação... Editado Setembro 1, 2009 por Kals Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados