Ir para conteúdo

[Oficial] Dublagem Brasileira de Lost Canvas

Lost Canvas em Anime  

63 votos

1. 1. Que tipo de dublagem você prefere?

• Novos dubladores, para inovar.
      26
    • Antigos dubladores.
      3
    • Novos dubladores, exceto para personagens que aparecem na era atual como Dohko, Shion, Hypnos, Thanatos, Radamanthys, Minos e Aiacos.
      34

Posts Recomendados

Sou um fã de Dublagem, daqueles que se importam em tentar saber o nome dos dubaldores e que reconhece as vozes, mesmo quando a entonação e interpretação é outra.

Acredito mesmo que a voz do Marco Antônio Soares cairia como uma luva. É uma voz forte, masculina, meio baixa e rouca (Em algumas interpretações). Quando Albáfica dissesse: "Bem Vindos, Espectros", nossa, seria SENSACIONAL [/)]

E o Afrodite, nessa fic, pelo amor de Deus, é o cúmulo da viadagem /evil

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 390
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Personagens que apareceram no clássico eu acho que devem mantém os mesmos dubladores. E o dublador do Dohko, prefiro que seja o da fase santuário.

Acho que o Briggs poderia até fazer mais alguns personagem, talvez até mesmo o Albafica, o cara é um gênio e Radamanthis tem uma participação pequena em LC. Gostaria de ver o Marcelo Campos (voz do Mú), dublando algum personagem também, gosto bastante do trabalho dele.

A voz do frofro é ridícula e afeminda na nova dublagem, se colocarem um voz dessas para o Ablafica vai ser cruel, difícil de ouvir. Mas, o que eu não gostaria de ver mesmo, ou melhor ouvir, é a voz do Hermes Barolli no Temna.

Link para o post

Concordo que, salvo algumas exceções, as vozes deveriam ser totalmente mudadas. Uma dublagem realizada no Rio de Janeiro (mas com alguns dubladores de SP, caso necessário) certamente daria novos ares, traria esse propósito

Faço coro com os que preferem as "primeiras vozes" de Radamanthys (Guilherme Briggs) e Dohko (Wellington Lima - também fez o Majin-Boo maligno em DBZ).

Acerca do Fábio Lucindo, tirando pelo trabalho dele no desenho novo do Homem-Aranha (onde ele dubla o próprio), eu concordo que ele seria um bom Yato. Mas também consigo "ouvir" ele sendo Tenma, numa boa.

Agora, dois casos em que não sei o nome dos dubs:

1) Quem é que faz a voz do Flash em Liga da Justiça/LJA Sem Limites? No caso dele, eu consigo "ouvi-lo" como Yato...

2) Quanto à Yuzu, talvez a dubladora que faz a Mulher-Gavião no mesmo desenho citado acima... (se bem que também consigo imaginá-la como Pandora...)

Link para o post

a do dohko PRECISA ser a da fase santuário. no meikai eh de doer os ouvidos....

boas escolhas, duds.... indo na tua, a do batman fikaria foda no hasgard, do lex luthor em algum espectro (mandragora, flegias ou stand), a da mulher-gavião na yuzuhira, e da mulher-maravilha na violeta [/)]

Link para o post

Os Dubladores da Mulher Gavião e Flash são, respectivamente, Andrea Murucci e Marcelo Garcia.

Pessoalmente, vejo a Yuzuhira com uma voz mais jovial... Adolescente. Não que Murucci não seja uma dubladora excelente, mas gostaria de vê-la, se for para escolher uma voz dentre o elenco de Liga da Justiça (Que é dublada no Rio de Janeiro /rock) com a voz da Priscila Amorim, a Mulher Maravilha e Marissa de O.C.

Marcio Seixas (voz do Batman e a MELHOR voz do Batman do mundo, escolhido pelos fãs e a Warner) cairia como uma luva para o Defteros. Pronto, escolhi a voz do demonhão de Lost Canvas. Agora, o Briggs, deixem-no como Radamanthys, crianças :angry:

Link para o post

Márcio Seixas >>>>>>> mundo [/orkut], caraleo, Batman feito por ele é imbatível! Defteros com voz do Bátima, uia /evil

Ainda pegando do elenco de Liga da Justiça, quem dubla o J'onn J'onzz? Talvez funcionasse bem para a voz de Asmita...

Pensando bem lá na frente... para Regulus, também precisaria-se de uma voz jovem. Noturno de X-Men Evolution, talvez?

E que ninguém coloque a voz do Super Choque em personagem algum. Gosto do desenho do SC, mas não suporto a voz do dublador ¬_¬

Ah, uma coisa: se é para manter as vozes de personagens "iguais" entre Hades-Toei e Hades-TMS, beleza, mas que se abra exceção para o Mr. Satan de Garuda. Aguentar aquilo de novo não dá!

Link para o post
Márcio Seixas >>>>>>> mundo [/orkut], caraleo, Batman feito por ele é imbatível! Defteros com voz do Bátima, uia :wub:

Ainda pegando do elenco de Liga da Justiça, quem dubla o J'onn J'onzz? Talvez funcionasse bem para a voz de Asmita...

Pensando bem lá na frente... para Regulus, também precisaria-se de uma voz jovem. Noturno de X-Men Evolution, talvez?

E que ninguém coloque a voz do Super Choque em personagem algum. Gosto do desenho do SC, mas não suporto a voz do dublador ¬_¬

Ah, uma coisa: se é para manter as vozes de personagens "iguais" entre Hades-Toei e Hades-TMS, beleza, mas que se abra exceção para o Mr. Satan de Garuda. Aguentar aquilo de novo não dá!

Duds, o pessoal ainda tem muito preconceito (Na verdade, birra) com o Fabio Lucindo por conta do Ash. Eu era um, detestava (E ainda detesto) o tom que ele dá ao personagem, mas, pelo amos de DEUS, Lucindo é um ator e teve anos para melhorar, como já mostrou nas excelentes dublagens de Soujiro Seta e o novo Homem Aranha, onde, eu atesto categoricamente, que ele acabou se tornando, junto com Ulisses Bezerra, a MELHOR voz do Aranha. Um tom jovem, animado, vívido e que muda para o triste e amargurado quando ele lembra do Tio Ben.

Não vejo o Asmita com a voz do Dario de Castro (Jonn Jonzz). Novamente, o personagem parece ser bem jovem...

Sobre o Luiz Sergio Vieira, que dubla do Super Choque, que maldade :huh: Ele é um bom dublador e passa emoção no que faz. Talvez um Espectro secundário lhe caia bem....

Nosso Hall com os dubladores está crescendo... Também acho que o Lucindo pode dublar o Tenma. Estou até mais inclinado a isso do que antes. /evil

Ah, só para constar: O nome do rapaz que dubla o Noturno é Cristiano Torreão. No Dublanet, algumas pessoas querem vê-lo como Tenma :huh:

Link para o post

Hahah Hiyuuga, quando falei "não suporto" foi exagero, reconheço; acho que a voz do Luiz Sergio Vieira funciona até bem no desenho do SC... mas como você sugeriu, em um espectro secundário talvez funcionasse. B)

Sobre Lucindo, se pegarmos episódios de Pokémon lá da primeira temporada (1999) e compararmos com os da atual que passa no CN, a 11ª temp, dá pra ver que ele teve de mudar a voz demais, até porque em 99 ele era bem mais novo, o que facilitava fazer voz de criança. Hoje é uma coisa bem mais forçada, artificial, mas ainda prefiro isso à alternativa de trocar o dublador...

Não (ou)vi o trabalho dele em Rurouni Kenshin, então não posso opinar. Mas no desenho do Aranha ele está muito bem, e é justamente essa base que pego para desejar ele como Tenma. Ao contrário do Cristiano Torreão, que embora gostando do trabalho dele, não o imagino como o "Pégasopast"... mas talvez, Torreão funcionasse como Yato...

No caso de Pandora, eu gostaria demais de ver Marli Bortoletto (Hilda) no papel. Quando saiu aquele vídeo de anos atrás (que foi, inclusive, o que acabou levando Briggs ao papel de Radamanthys), gostei demais da interpretação dela ali...

Se bem que, Miriam Ficher ainda permanece como boa opção para o papel, mas é fundamental um bom diretor de dublagem aí - do contrário, em vez de Pandora, Hades acaba ganhando a Lilica como representante (vide dublagem de Hades-Inferno).

A propósito, pergunta peculiar: quem dublaria Veronica de Nasu? Taí um(a) Espectro para o(a) qual não tenho a mínima noção de voz. /ira

Já fico aqui imaginando: Defteros dublado por Marcio Seixas (e possivelmente gritando "Explosão Galáctica"). :rolleyes:

Link para o post

Duds, procure algum video do Lucindo como Soujiro Seta. O moleque está sensacional.

Torreão como Yato e Lucindo como Tenma. Pronto, fechamos. XD

Marli Bortoleto como Pandora. EU FECHO. Nada contra a Fischer, muito pelo contrário, mas sempre que escuto a voz dela me lembro da Lilica de Tiny Toons :rox!: Exatamente como você lembrou.

Bem, Verônica é andrógino. Parece mulher (mas sem seios, se notar). Não seria de todo ruim que uma mulher a dublasse. Ainda estou pensando nisso... XD

Então? Chegamos a um consenso no Marcio Seixas de Gêmeos? :lol:

Link para o post

Uma lista rápida.

Vou citar apenas os personagens que simpatizo/são cavaleiros de ouro, os demais eu nem ligo mesmo. /evil Como não conheço o nome de muitos dubladores, vou citar em sua maioria os papéis para quem esprestaram as vozes. (Não esperem o convencional).

Shion de Áries - Nada de Casas Bahia. O Shion de verdade é aquele do 1º episódio do anime (versão Álamo), quando Seiya recebe a armadura. O nome do cidadão eu não me recordo agora, mas é um ator até famoso. Fez umas novelas e seriados na Globo e SBT e tem um caracteristico bigode de Belchior.

Hasgard de Touro - Iroh de Avatar. Voz firme, arranhada, mas ainda assim leve. Excelente para Hasgard e seus rumpantes de lutador e bebedor de tubaína com armadura de Virgem.

Defteros[?] de Gêmeos - Vingador de Caverna do Dragão. Uma voz maligna, psicótica, coisa de pesadelos mesmo. Muito boa para o comedor de escudos. (Além disso, aquela voz de Lorde Inglês do Batman nunca daria certo com um Explosão Galáctica).

Manigoldo de Câncer - Não faço a menor idéia. .-.

Regulus de Leão - Flash de Liga da Justiça. Voz jovial, leve, mas sem ser voz de criança, ou anasalada.

Asmita de Virgem - Outro que não tenho nem a menor idéia de quem poderia dublá-lo.

Dohko de Libra - Esse pode continuar o mesmo, é bacaninha.

Kardia de Escorpião - Carlos Takeshi. Grande dublador do Jaspion e do Change Griphon. A chatice de esquentadinho de Kardia combinaria muito bem com o tom "irritado" que ele dava ao Hayate. Fora que é uma voz marcante (e não fresca, igual a do James (Milo)).

Sísifo de Sagitário - Apesar de eu pouco conseguir imaginar ele de voz séria (acho que só no Professor Xavier mesmo) o dublador do Gênio/Hades Disney ficaria bem interessante.

Elcid de Carpicórnio - Esse sim merece a voz do Batman. (Liga da Justiça). Frio, sério, matador de Deuses. Coisa de Louco.

Degel de Aquário - Mirian Fischer. /evil Zueira, também não sei quem daria voz a Degel.

Asmita de Peixes - Outro que não faço a mais vaga idéia de quem dublaria. .-.

Sage e Hakurei - O Velho que dublou o Faraó Seti em O Príncipe do Egito. Velho tem que ter voz de velho mesmo, com aquele tom de museu.

Tenma - TUDO, menos o Ash. Podem colocar até o/a dublador/dubladora do Naruto aqui, menos o cabeçudo do Ash. ò_ó É sério, assistir LC com um Tenma voz de Ash, seria o mesmo que esperar ele gritar: PIKACHU, CHOQUE DO TROVÃO! a cada frame.

Narração - É questão fundamental que seja o Jonas Melo. E isso é um caso encerrado já.

E pensei só nesses, por enquanto. O resto eu deixo para os mais antenados na dublagem. (Só espero que não seja como Naruto que vi no SBT. Parecia dublador em um evento de anime .-.).

Link para o post

Lemuriano, em sua lista, acho que no caso do Jonas Melo é caso encerrado sim... mas no sentido de que será "meio" impossível ter ele: se o cara saiu da dublagem de Hades-Santuário no meio da coisa, alegando que não tinha mais interesse em dublar a série... imagina agora :/

No entanto, também acho que merecia-se um narrador melhor que o Gilberto Rocha Junior. Mas me faltam sugestões agora...

Acerca do Lucindo, acho que sua opinião reflete o que Hiyuuga exemplificou ali em cima /evil ... reitero, assista o desenho novo do Homem-Aranha, se tiver a oportunidade. Eu mesmo custei a acreditar que era o Lucindo na voz do Peter, de tão boa que ficou, sério /evil

Mas gostei muito da sugestão do Marcelo Garcia (Flash-LJA) para Regulus, pode combinar. |o_

De toda forma, fechado eu estou com (e citando referências ao lado dos nomes):

Tenma: Fábio Lucindo (Soujirou Seta em Rurouni Kenshin, Peter Parker em Espetacular Homem-Aranha)

Yato: Cristiano Torreão (Noturno em X-Men Evolution)

Defteros: Márcio Seixas (O fuderoso Bátima de LJA)

Pandora: Marli Bortoletto (Hilda de CDZ... e Emanuelle dos filmes homônimos [sim, desde que pensei nela para Pandora-LC e vejo os fanservices da mesma no mangá - extra do LC12 que o diga - essa referência não me sai da mente ] [/)] )

Shion: Luiz Laffey (o mesmo de Hades-Santuário)

Dohko: Wellington Lima (o de Hades-Santuário)

Radamanthys: Guilherme Briggs (o de Hades-Santuário)

E endosso o dito por Gemini WL: Veronica com a voz de traveco que o Tatá fez pro Afeodite bateria certinho /evil

Editado por Duds
Link para o post

Eu queria que as vozes dos personagens que já conhecemos continuasem, principalmente o Shion/ Radamanthys/ Thanatos(achei a voz dele nos cap. 3 e 4 muito foda) /evil

Mas será que teremos uma dublagem ? Eu lembro de ter visto em algum lugar que a marca "Cavaleiros do Zodíaco" no Brasil tem exclusividade da Toei com a PlayArt, ou seja, se não for a Toei que fizer não teriamos "Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas"... :)

Link para o post
Pandora: Marli Bortoletto (Hilda de CDZ... e Emanuelle dos filmes homônimos [sim, desde que pensei nela para Pandora-LC e vejo os fanservices da mesma no mangá - extra do LC12 que o diga - essa referência não me sai da mente ] /evil )

naum, sério.. essa foi a mais perfeita escolha até agora haha incrivel como emanuelle me marcou, foi a voz mais facil de lembrar entre todos os exemplos :)

e naum sei se a do batman-lja fika melhor no defteros ou no el cid, saum realmente dois ótimos candidatos. mas defetros ainda tem a opção dakele wolverine do desenho dos anos 90.. eh coroa, mas acho q tbm fikaria boa.

Link para o post

Mas Pandora é a pirigueteEmanuelle de LC... digna da frase de Caco Antíbes: "POXA... QUE COXA!!!" /evil

Mas ela eu preferia vê-la com a mesma voz, já que é a mesma personagem (apesar de LC não deixar claro se é uma encarnação passada ou se é apenas outra garota que foi escravizada por Hades no passado).

Editado por Gemini Saga WL
Link para o post

Lemuriano é meu camarada, mas ele tem que parar de beber Fanta Uva com sal, tá matando ele XD

Gente, vocês estão de sacanagem, né? Guarnieri como Verônica? A voz do Kenshin, Siegfried de Doube e Metalder, todos herois, como um traveco afetado que fala colocando os dedos nos lábios?? /evil

*Afrodite, Afrodite, Afrodite*

Tá, vocês venceram :lol:

Então, vamos a minha lista atualizada:

Tenma de Pegasus: Fabio Lucindo (Ash em Pokemon, Soujiro Seta em Ruronin Kenshin, Shinji Ikari em Evangelion, Ichigo Kurosaji em Bleach, Killua em Hunter X Hunter e Peter Parker/Homem Aranha nas Novas Aventuras do Homem Aranha)

Sasha-Athena: Melissa Garcia (Tea em YuGiOh e Videl em DBZ)

Yato de Unicórnio: Cristiano Torreão (Noturno em X-Men Evolution, Robin em Liga da Justiça Nova Fronteira)

Alone/Hades: Ricardo Andreatto (Joey em YuGiOh e Yugito em Sakura Card Captors)

Yuzuhira de Grou: Priscila Amorim (Mulher Maravilha em Liga da Justiça; Marissa em O.C.)

Shion de Aries: Luiz Laffey (Dublador de Shion em Hades Santuário)

Aldebaran Hasgard de Touro: Marcio Simões (Gênio em Aladdim, Professor X em X-Men Evolution, Hades em Hercules-Disney, Coringa em Batman TDK)

Manigold de Cancer: Alexandre Moreno (XR em Buzz Lightyear, Sindrome em Os Incriveis, segunda voz do Ciclope em X-Men Evolution)

Defteros/Deuteros de Gêmeos: Marcio Seixas (Batman no desenho homônimo, além de Liga da Justiça, Liga da Justiça sem Limites; The Tick em The Tick)

Regulus de Leão: Sérgio Cantú (Elijah Wood, Ephram [Gregory Smith] em "Everwood", Ricochete em "Mucha Lucha", Seth em "OC - Um Estranho no Paraíso", Macaulay Culkin [Thomas] em "Meu Primeiro Amor", Jesse no desenho "Free Willy", Wizardmon em "Digimon", Martinho em "Carrossel das Américas", Diego em "Rosa Selvagem", "Pelezinho" nos desenhos animados.

Asmita de Virgem: Ainda não chegamos a um consenso

Dohko de Libra: Wellington Lima (Dohko na fase Hades-Santuário) Eu não queria, mas acabei convencido pela maioria :)

Kardia de Escorpião: Mauro Eduardo (Gai em Shurato, Kaiba em YuGiOh, Ban Midou em GetBackers e Andy Bogard em Fatal Fury) Mudei. Não consigo imaginar outra pessoa rindo ensanguentado e com a voz louca de extase do Kardia.

Sísifo de Sagitário: Tenho a pessoa ideal em mente, mas não me lembro de nenhum trabalho relevante para buscar o nome, então, assim que lembrar, edito.

ElCid de Capricórnio: Afonso Amajones (Hiyuuga em Shurato, Sanosuke em Kenshin, Aragorn em Senhor dos Aneis e Daichi/Solbraver em Solbrain)

Degel de Aquario: Eduardo Ribeiro (Kurama de "Yuyu Hakushô", Jesse de "Três é Demais", Brad Pitt em "A Mexicana", Jim Carrey em "O Show de Truman")

Albáfica de Peixes: Marco Antônio Soares da Costa (Voz de Johnny Depp em Piratas do Caribe, de Brad Pitt em Sr & Srª Smith e Yonmi em YuYu Hakusho)

Pandora: Marly Bortoletto (Hilda em CDZ, Androide 18 em DBZ e Emmanuelle nos filmes homônimos)

Radamanthys de Wyvern: Guilherme Briggs (Freakzoid em Freakzoid, Radamanthys em Hades Santuário, Van em Fastlane, Super-Homem em Liga da Justiça, Cara em Megas XRL)

Minos de Grifo: Jorge Eduardo (Lex Luthor em Smallville, Dick em Fastlane, Tommy em Power Rangers ZEO/TURBO/DINO TROVÃO)

Aiacos de Garuda: Felipe Grinan (Orlando Bloom em Piratas do Caribe)

Verônica de Nasu: Tatá Guarnieri /evil (Afrodite na dublagem de CDZ na Álamo, Siegfried em CDZ, Kenshin em Kenshin)

Violeta de Behemoth: Andrea Marucci (Mulher Gavião em Liga da Justiça)

Por enquanto é isso...

Editado por Hiyuuga
Link para o post

Não vejo a escolha do Tatá negativamente. Por ser um ótimo dublador e por ter essa capacidade de deixar a voz androgena com qualidade, acho que seria muito apropriado que fosse o dublador do/da Verônica.

Link para o post
Eu queria que as vozes dos personagens que já conhecemos continuasem, principalmente o Shion/ Radamanthys/ Thanatos(achei a voz dele nos cap. 3 e 4 muito foda) :lol:

Mas será que teremos uma dublagem ? Eu lembro de ter visto em algum lugar que a marca "Cavaleiros do Zodíaco" no Brasil tem exclusividade da Toei com a PlayArt, ou seja, se não for a Toei que fizer não teriamos "Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas"... XD

Respondendo sua questão, Libra, segue uma nota (já postada no tópico principal sobre o futuro da série faz um tempinho, salvo engano) do blog Papo de Budega, do começo do mês:

http://www.papodebudega.com/2009/02/anima-info-743.html

"Nestas últimas semanas, houve e ainda há muita expectativa quanto ao futuro do anime Cavaleiros do Zodíaco, tanto a série clássica quanto Lost Canvas. O Papo de Budega foi buscar informações junto aos responsáveis diretos pelos títulos.

Quanto ao anime Cavaleiros do Zodíaco - Lost Canvas, a TMS nos informou que houve "feedback" positivo no evento Natpe, onde se negocia animações para TV e outros mercados. Contudo, o interesse não teria sido da Playarte. Também entramos em contato com a empresa nacional, que nos informou não ter ido ao evento. Ou seja, existe a possibilidade de outra companhia brasileira ter demonstrado interesse em Lost Canvas. Entretanto, isso a TMS não nos precisou.

Outro ponto importante é o retorno de Cavaleiros para a televisão aberta. A Toei nos informou que a negociação está em fase de finalização, mas o contrato propriamente dito não foi fechado. Contudo, diversos fãs de animes podem ficar felizes com outra notícia: a segunda temporada de One Piece também está em negociação. A conversação já iniciou, porém, assim como CDZ, o contrato ainda não foi firmado. Em breve, mais novidades. "

Ou seja, as chances da série vir para cá existem, e com mais sorte ainda, não será pela Playarte.

Quanto à Playarte ser dona"da marca "Cavaleiros do Zodíaco", acho que não tem como proceder... o nome em "português" da série é usado em diversas coisas, não só no anime e/ou DVDs (os mangás, que nada tem a ver - diretamente - com TOEI e afins, são maior exemplo disso), então acredito que não exista nada que impeça o anime de LC de se chamar no Brasil "Cavaleiros do Zodíaco - Lost Canvas".

Mas, mesmo que por alguma razão além da minha imaginação, não possa-se usar o nome "CDZ" no título, sempre tem o nome original, "Saint Seiya", para se usar =P

Sobre os dubladores, tô meio sem tempo para avaliar melhor a lista de Hiyuuga agora, mas algo me chamou a atenção, por bater com algo que eu tava mais ou menos em mente:

Minos de Grifo: Jorge Eduardo (Lex Luthor em Smallville, Dick em Fastlane, Tommy em Power Rangers ZEO/TURBO/DINO TROVÃO)

Não tem como discordar, é só "baixar" o Lex no Minos e pronto. XD

Link para o post

Ele como Aiacos talvez funcionasse legal... se bem que eu tinha em mente o Alfredo Rollo (Vegeta de DBZ, Brock de Pokémon, Julian Solo/Poseidon do anime da Toei) para Kagaho de Benu :lol:

Seria uma boa se colocássemos aqui vídeos do Youtube para referências dos dubladores em questão (e nas séries/desenhos/animes/etc que sejam melhor referência de cada dublador para o papel em LC), que acham?

Ex.: no caso do Fábio Lucindo, colocariam-se vídeos dele em Rurouni Kenshin ou em Espetacular Homem-Aranha (e como Shinji Ikari de Evangelion! PQP, só vendo a listagem do Hiyuuga que me lembrei disso *se mata*), mas jamais como Ash de Pokémon XD

E sobre o Veronica: taí um que poderia ser dublado pelo Briggs também. Basta ver a interpretação de "Ele" (aquele demônio travesti) de Meninas Superpoderosas XD [/pilha]

Link para o post

Mas o Guilherme Lopes fez um bom trabalho dublando o Aiacos, só que no anime Aiacos não teve muita expressão. Mas se lembrarmos dos outros trabalhos que ele fez, com o Mister Satan em Dragon Ball, então acho que ele pode continuar. A NÃO SER que aja um outro dublador que combine com Aiacos.

Não ousem escalar o Briggs para fazer o/a Verônica :lol:

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...