Vilão 883 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Eu realmente ainda não peguei bem a idéia. Entendi, mas não compreendi bem o conceito. Tipo... "encaixar o Spartan" dá a entender, pelo menos pra mim que você considera mais o mangá que o anime, pela necessidade de ter que "conseguir um lugar" para o personagem, certo? Correto. Até aí tudo bem, opção está aí pra isso mesmo, mas não acha que tudo isso que eu citei, por ter sido justamente publicado, é ACEITO pelo criador? Eu mesmo não suporto a idéia do Lost Canvas, mas me vejo obrigado a tolerá-lo, pois é autorizado pelo Kurumada. Acho que é um conceito simples, que se aplicado ou entendido por todos, tornaria a visão do USS algo bem mais amplo e interessante. Excluir algo por simplesmente não querer considerá-lo (não que esteja falando do seu caso, não entenda mal) é optar por uma visão preconceituosa desnecessária baseada na opinião pessoal. Bem, como eu disse e friso novamente, é uma OPÇÃO. Não tem de estar certa ou errada, afinal, cada um gosta do que quiser, certo? fifu.gif Também gosto de aceitar tudo do Universo Saint Seiya, Sho. Por mim, ao final de tudo, fariam uma enciclopédia dando um jeito de unir tudo(Mangá clássico, ND, Ep.G, LC, Gigantomáquia, Anime, especiais, filmes). O problema é quando temos ideias conflitantes. A situação da telecinese é um exemplo claro disso. No mangá, Spartan não existe, e Mu é líder em telecinese. Nisso Kurumada não deixou margem para interpretação. No anime, surge o personagem Spartan, e contrariando o mangá, é dito que ele é o melhor em telecinese. Kurumada autorizou o anime? Sim. então de certa forma ele autorizou o personagem. Mas aí teríamos duas ideias opostas autorizadas pelo autor. Uma vinda do mangá, e outra do anime. Nesse caso, vou considerar o mangá, pois foi ali que o autor original da história, e portanto, senhor total de seus destinos, criou a obra. No anime, nem sabemos até que ponto ele participou. Sim, concordo, porém, não é impossível. Lembre-se que Orfeu de Lira, mesmo antes dos Cavaleiros de Ouro, atingiu o OITAVO SENTIDO e foi ao Meikai em busca de Eurídice. Ali, antes mesmo das Doze Cazas no anime/mangá (e nem fica assim TÃO explícito cronologicamente quando ele foi, mas certamente foi cedo), ele já era o homem mais poderoso (falando de cosmo, ao menos) dentro do Santuário, não é mesmo? Talvez ele se igualasse ao Shaka, mas não ficou claro quando Shaka desenvolveu o Arayashiki, então no mínimo serei justo e direi que ele estava tão poderoso quanto Shaka, se não mais. No entanto, ele era um Cavaleiro de Prata. wink.gif Mas Orfeu é um caso diferente. O mangá sempre o citava equiparando-o aos golds. Apesar de vestir prata, seu cosmo era de um gold. Sendo assim, ele poderia em alguns aspectos, ser superior a vários dourados. Nope, não era. Orfeu pode tanto ter sido atraído ao Hades quanto encontrado um caminho para o mesmo e ter usado inconscientemente o oitavo sentido, no entanto, isso nunca o tornaria nem o tornou o cavaleiro mais poderoso do Santuário, não é essa a finalidade desse sentido, a habilidade ganha tem outro propósito. Além disso, ele poderia ter o nível equiparado ao Shaka independente ou não de oitavo sentido atingido, a lenda de Orfeu se concretizou dado sua genialidade com a música e poder que possuia indo além da hierarquia oficial que lhe era cometido, a de prata. Logo, seu poder era tanto quanto dos cavaleiros de ouro, não mais. Porém não se pode inferir nem que Orpfeu se sagrou um cavaleiro já com tanto poder acima da sua classe ou se o conseguiu após, com os anos/treinamento, experiência...ah sim, Shaka conseguiu despertar para o Arayashiki quando criança, antes de virar cavaleiro Segundo Shiori, o oitavo sentido dá poder sim, vide a luta Sísifo vs Aiacos. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Segundo Shiori, o oitavo sentido dá poder sim, vide a luta Sísifo vs Aiacos. Só se for o poder de ser estúpido, cegar-se a toa, detonar-se todo e não matar o adversário; considere incompetência do Sísifo e da autora, caso contrário, pense assim, mas é um "fato" isolado... Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 (editado) Eu acho engraçado é quererem encontrar verdades absolutas em CDZ. Se nem os materiais oficiais se entendem - levando os fãs a querer colocar um acima do outro, o que por si só não é regra e só denota preferências e nada mais - é pura perda de tempo querer balizar sua opinião em algo 'oficial' se no fim das contas continua sendo apenas sua interpretação dos fatos. Editado Julho 20, 2009 por Gemini Saga WL Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Eu acho engraçado é quererem encontrar verdades absolutas em CDZ. Se nem os materiais oficiais se entendem - levando os fãs a querer colocar um acima do outro, o que por si só não é regra e só denota preferências e nada mais - é pura perda de tempo querer balizar sua opinião em algo 'oficial' se no fim das contas continua sendo apenas sua interpretação dos fatos. Se você sempre se lembrasse ou levasse em conta que pensa assim (supostamente), os debates o envolvendo seriam mais proveitosos ou menos desgastantes O mais básico é debater setorialmente: se revolve em torno do mangá, o assunto deve ser argumentado tendo ele em conta, se for o anime, o mesmo... Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Para mim tais debates sempre foram proveitosos... pois sempre me divirto muito vendo nêgo tentar provar algo que não pode, como o lance das rosas Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Para mim tais debates sempre foram proveitosos... pois sempre me divirto muito vendo nêgo tentar provar algo que não pode, como o lance das rosas Neh...eu tmb me divirto, especialmente com um que sempre pede fatos e os discute ou interpreta Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Porque é divertido pedir fatos quando se sabe que o outro não tem como apresentá-los, e ainda assim insiste em não perder a pose... Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Pobre alma, não me referia a você e assim mesmo revela-se... Mãss...meu nome aparece em roxo agora e tenho limite de posts, mais a ausencia de fatos aqui, portanto continue-os pedindo e se divertindo então Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Não me revelei, pois é fato que faço o mesmo e seria hipocrisia dizer que não... além do mais, apenas justifiquei um dos porquês disso ocorrer...Enfim, no fim das contas tudo se resume a gosto pessoal, não tem jeito... Link para o post Compartilhar em outros sites
Sky Cloth no Shô 132 Postado Julho 20, 2009 Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Eu não vou ter de acertar os dois com um porrete de borracha sintética, ou jogar um balde de água gelada aí não, vou? Voltando ao assunto do tópico... Vilão: Nesse caso, vou considerar o mangá, pois foi ali que o autor original da história, e portanto, senhor total de seus destinos, criou a obra. No anime, nem sabemos até que ponto ele participou. Entendido. No caso de Spartan ele sumiu naquele episódio, fugindo com Shaina nos braços. Nunca mais foi visto. Mas entendi seu ponto de vista. Quando existem idéias conflitantes, você prefere considerar o mangá. Eu sou diferente. Considero o que acrescentar mais, tornar o USS mais diverso. Nesse caso, seria o anime. Mas é claro, como eu já disse, não existe uma opção certa e/ou errada. Ambos os pontos de vista têm seu valor. No entanto esse é um exemplo (sua visão x a minha) de que se chegou a um impasse sobre o caso de Mú x Spartan. Mas Orfeu é um caso diferente. O mangá sempre o citava equiparando-o aos golds. Apesar de vestir prata, seu cosmo era de um gold. Sendo assim, ele poderia em alguns aspectos, ser superior a vários dourados. Sim, sim. Mas eu o citei como exemplo, para que ficasse claro que mesmo para o autor do mangá, NÃO É o absurdo que se prega ver uma surpresa como um Cavaleiro de Prata superar um de Ouro, bem como a mesma situação ocorrer dentro das outras hierarquias pelo USS afora. Foi apenas para ilustrar que o caso de Spartan x Mú não é lá assim, tão díspare, mesmo se considerarmos um ponto de vista do Kurumada. Segundo Shiori, o oitavo sentido dá poder sim, vide a luta Sísifo vs Aiacos. + Sakuragi: Só se for o poder de ser estúpido, cegar-se a toa, detonar-se todo e não matar o adversário; considere incompetência do Sísifo e da autora, caso contrário, pense assim, mas é um "fato" isolado... Olha, não é segredo pra ninguém que eu detesto LC e nem faço idéia do que essse lance do Sagitário seja. Com todo respeito ao Sakuragi (que é um membro que tenho em boa conta, e não é minha intenção ser grosseiro, apenas claro, e sei que ele entenderá. )isso realmente não me interessa, (), mas dando meu parecer sobre o que eu conheço do Oitavo Sentido, via obra clássica... bem... ele precisa ser atingido, transcendendo o Sétimo, evidentemente. Se você transcende o Sétimo, em nível de cosmo, você superou um Cavaleiro de Ouro (supondo que este não o tenha, evidentemente) sim. Agora se ele dá mais poder de ataque, caímos no mesmo caso acima, de Mú x Spartan. No mangá (Ed. BR Conrad, Vol 40, mais específicamente), não existe qualquer referência à isto, porém, no anime, mesma passagem, Orfeu ao ser alvejado pelo Pegasus Ryu Sei Ken de Seiya, enquanto se sacrificou para que Radamanthys fosse derrotado, comenta antes de morrer pelos golpes: "Esse cosmo... Oitavo... Sentido!" Acho que está claro que no anime, sim o Arayashiki confere aumento de cosmo de ataque, no mangá não. Eu, particularmente prefiro escolher a versão anime, dá mais dinâmica e não deixa as coisas estagnadas no Sétimo Sentido, em termos de poder, como vinha sendo desde as Doze Casas. PS: Gente, por favor, vamos nos ater ao tópico. Estava indo tão bem... Um abraço de aço. Shô C* Link para o post Compartilhar em outros sites
cavaleirodeplastico 1 Postado Julho 20, 2009 Autor Compartilhar Postado Julho 20, 2009 Nossa, fui viajar no fim de semana e quando voltei o tópico tinha inflado. Que ótimo! Uma das razões pelas quais eu considero que devemos tomar cuidado em nos basear somente em obras oficiais é exatamente o fato das obras oficiais não se entenderem tanto assim. Acho que o exemplo da telecinese ilustra isso muito bem. De um lado, eu tenho informações oficiais conflitantes. De outro, eu tenho meu potencial interpretativo. Um ótimo exemplo de interpretação, citado num post anterior: Spartan pode ter sido considerado o "chuck norris" da telecinese exatamente porque Mu estava ausente do Santuário. Pimba! Um fato em nenhum momento explicitado no anime. Uma opinião pessoal. Quero dizer, faz MUITO sentido, mas não é explicitado. Não dá pra colocar aquele numerozinho no final da frase e montar uma nota de rodapé. Fato oficial: É dito no mangá (e até no anime) que Mu é o mais hábil telecinético dos cavaleiros de Atena. Mas aqui a coisa complica, porque é uma obra oficial contra outra obra oficial, o que criaria a necessidade de se estipular qual é a "mais oficial" das duas. E como até agora eu só perguntei e não dei a minha opinião, lá vai. Eu penso que existe uma hierarquia de fontes a se considerar. 1o.) Qualquer obra escrita diretamente e somente pelo Kurumada (Mangá clássico, Next Dimension). Eu penso que deve-se valorizar a referência em uma obra do Kurumada com mais peso do que as outras obras, pelo fato dele ser o criador original, responsável pela idéia disparadora. 2o.) Qualquer outra obra oficial, com participação indireta, co-participacão ou nenhuma participação do Kurumada (Anime, Lost Canvas, Episódio G, Gigantomachia). Se não encontrarmos nada que nos responda nas obras do Kurumada, partamos para as outras. 3o.) Interpretação pessoal pura. Creio que dá pra se ater somente à interpretação em duas situações (eu tenho uma mania irritante de ficar numerando meus textos). 1) Quando não se encontra nada que esclareça o problema em nenhuma obra oficial. 2) Quando o que se encontra nas obras oficiais não esclarece o problema, por motivos de controvérsia, informações confusas, furos, etc. Vale dizer que se a tal controvérsia existe entre uma obra do Kurumada e outra que categorizei em 2o., vale a do Kurumada. Concordam? Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 883 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 (editado) Eu sou diferente. Considero o que acrescentar mais, tornar o USS mais diverso. Nesse caso, seria o anime. Mas é claro, como eu já disse, não existe uma opção certa e/ou errada. Ambos os pontos de vista têm seu valor. No entanto esse é um exemplo (sua visão x a minha) de que se chegou a um impasse sobre o caso de Mú x Spartan. Sendo assim eu poderia pensar que você considera SS uma obra que já não pertence a Kurumada, correto? A obra SS já teria se tornado grande demais só para Kurumada. Mas admito que sua visão ajude a enriquecer a obra mais do que a minha. Sim, sim. Mas eu o citei como exemplo, para que ficasse claro que mesmo para o autor do mangá, NÃO É o absurdo que se prega ver uma surpresa como um Cavaleiro de Prata superar um de Ouro, bem como a mesma situação ocorrer dentro das outras hierarquias pelo USS afora. Foi apenas para ilustrar que o caso de Spartan x Mú não é lá assim, tão díspare, mesmo se considerarmos um ponto de vista do Kurumada. Concordo Sho. O único problema que vejo aqui é que relaciono telecinésia com cosmo. E como nada sobre o cosmo de Spartan ser acima da média foi citado... Acho que está claro que no anime, sim o Arayashiki confere aumento de cosmo de ataque, no mangá não. Eu, particularmente prefiro escolher a versão anime, dá mais dinâmica e não deixa as coisas estagnadas no Sétimo Sentido, em termos de poder, como vinha sendo desde as Doze Casas. No mangá nunca ficou explicito se o oitavo sentido dá mais poder ou não. Eu particularmente acredito que sim. Não é a toa que escolheram justamente Shaka pra apresentar o conceito. Mas o oitavo sentido serve de exemplo pro que estamos discutindo Sho. No clássico (mangá) nada é confirmado sobre a relação poder/oitavo sentido. Então interpretamos. Já no LC, fica mais claro que sim, o oitavo sentido significa cosmo mais elevado. Ou seja, é uma informação vinda de uma fonte que não é o mangá clássico, tal qual o anime. Só se for o poder de ser estúpido, cegar-se a toa, detonar-se todo e não matar o adversário; considere incompetência do Sísifo e da autora, caso contrário, pense assim, mas é um "fato" isolado... Sísifo pode não ter matado Aiacos, mas é "fato" que ele só derrotou o espectro ao alcançar o 8 sentido. Se deveríamos estender essa informação ao USS em geral, é uma decisão pessoal, mas pelo menos em LC, é fato que ele dá mais poder. Fora que Kurumada, pelo jeito, supervisiona o LC... Cavaleiro de Plástico Minha maneira de pensar o universo Saint Seiya é praticamente igual a sua. Eu penso que existe uma hierarquia de fontes a se considerar. 1o.) Qualquer obra escrita diretamente e somente pelo Kurumada (Mangá clássico, Next Dimension). Pergunta a todos: E quando Kurumada contradiz a si mesmo, ou muda fatos já estabelecidos desde o clássico? Editado Julho 21, 2009 por Vilão Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 Concordo Sho. O único problema que vejo aqui é que relaciono telecinésia com cosmo. E como nada sobre o cosmo de Spartan ser acima da média foi citado...No mangá nunca ficou explicito se o oitavo sentido dá mais poder ou não. Eu particularmente acredito que sim. Não é a toa que escolheram justamente Shaka pra apresentar o conceito. Mas o oitavo sentido serve de exemplo pro que estamos discutindo Sho. No clássico (mangá) nada é confirmado sobre a relação poder/oitavo sentido. Então interpretamos. Já no LC, fica mais claro que sim, o oitavo sentido significa cosmo mais elevado. Ou seja, é uma informação vinda de uma fonte que não é o mangá clássico, tal qual o anime. Sísifo pode não ter matado Aiacos, mas é "fato" que ele só derrotou o espectro ao alcançar o 8 sentido. Se deveríamos estender essa informação ao USS em geral, é uma decisão pessoal, mas pelo menos em LC, é fato que ele dá mais poder. Fora que Kurumada, pelo jeito, supervisiona o LC... Cavaleiro de Plástico Minha maneira de pensar o universo Saint Seiya é praticamente igual a sua. Pergunta a todos: E quando Kurumada contradiz a si mesmo, ou muda fatos já estabelecidos desde o clássico? - Telecinesia pura e inata só a dos "lemurianos", tipos como Mu, Shion, Kiki, Hakurei, Atla e Yuzu possuem. Já são altas e práticas desde o início e que podem ser aumentadas cosmicamente, desenvolvidas em suas técnicas especiais. Já a telecinesia apresentada pelos outros personagens é geralmente intrínseca ao seus cosmos, que as amplifica e mesmo assim são mínimas se comparadas as do lemurianos, além de impraticáveis como ataque, na forma pura contra adversários do mesmo nível, embora haja algumas exceções... - O oitavo sentido é bem definido no clássico, seu propósito é específico e sua origem delineada, sendo classificado como um "cosmo" dentro do cosmo, difícil de ser acessado por ser relacionado ao pós-morte ou ao exato momento da mesma. Ninguém queima, explode ou eleva infinitamente o oitavo sentido, além de tal nome, designação ser puramente de ordem de conhecimento/descobrimento, não hierárquico. Quer um cosmos ou "sentido" realmente superior ao sétimo? Então cite o Dunamis ou nono sentido ou grande vontade, inerente aos deuses. Os humanos podem elevar-se infinitamente através do sétimo, os deuses contam com seu infinito, naturalmente superior na forma dos citados. O oitavo apenas permite manter o poder, a liberdade, o próprio controle. Eu poderia falar muito mais, no entanto creio que isso seja o suficiente, o mangá é (ou costumava ser ). Enfim, se ainda acham que faz sentido a cena em LC, ok...se Kurumada supervisiona e dirige, é uma coisa, se supervisiona e autoriza apenas, é outra. Pessoalmente, se eu levasse realmente em conta daria muito mais créditos ao anime, logo, aquela cena do LC pode até "funcionar" lá, mas no quadro geral... -Por fim, quando é algo feito totalmente por Kurumada, dependerá se ele se contradisse por negligência ou "se contradisse" por força de retcom na história. O primeiro é erro do autor, desateñção, o segundo é direito dele e não representa falha alguma, inclusive deve servir pra consertar e melhorar a história. No fim das contas estará valendo, ele pode fazê-lo...gostar ou não independe... Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 Nunca foi deixado 'tão claro' como funciona o Oitavo Sentido... Não sei por que o pessoal dá tanta certeza. Se existe uma verdade sobre isso, favor me sinalizarem. O que eu sei é que Aiolia já dizia que Shaka tinha um poder acima do Setimo Sentido e que era muito perigoso por isso... Bem, não acho que ele estava falando isso por que Shaka poderia ficar vivo no inferno... Respondendo o tópico: Discordo COMPLETAMENTE quando é dito que tudo é interpretação pessoal, quando não é. Poucas coisas são assim. A pessoa pode interpretar como quiser quando não há algo exato e absoluto, quando tem não é argumentavel. No entanto não dá pra se basear, por exemplo, no anime e no mangá ao mesmo tempo. Simplesmente por que ambos se contradizem em algumas coisas (não que seja erro, por favor...) Acho que tudo tem de se basear em fatos quando os tem, quando a coisa está em aberto ai sim entra a interpretação pessoal. Enfim, é complicado rs Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 883 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 (editado) Estou com sono pra responder isso tudo hoje, Sakuragi Amanhã eu respondo. Por hora, só isso: Por fim, quando é algo feito totalmente por Kurumada, dependerá se ele se contradisse por negligência ou "se contradisse" por força de retcom na história. O primeiro é erro do autor, desateñção, o segundo é direito dele e não representa falha alguma, inclusive deve servir pra consertar e melhorar a história. No fim das contas estará valendo, ele pode fazê-lo...gostar ou não independe... Poder ele pode, mas só cria mais contradições... Como você vê o fato de Kurumada ter alterado o final de Hades, onde o mesmo afirmava sobre o pégaso mitológico? Editado Julho 21, 2009 por Vilão Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 Eu me abstenho dessa discussão do oitavo sentido. Já a tive pouco tempo atrás em outro tópico e sempre me foi tão clara que não a continuarei... então Vilão, se quiser pode se poupar nessa parte, porque caso poste não terás réplica. Mark, continue atrás da sua iluminação, quem sabe a consiga antes do Asmita Normal, as contradições as vezes acabam aparecendo, é um risco que qualquer autor corre independente de obra, além disso esqueci de considerar que as vezes a contradição é proposital. Como dito por outro usuário em algum tópico do forum, certas idéias lhes parecem tão boas ou essenciais naquele momento que detalhes passados que as inviabilizam ou dão menos credibilidade são passados por cima, propositalmente. No caso da mudança do final, ela ocorrera primeiramente com o Tenkai, lá Seiya sobreviveu ao estupro da espada de Hades, simples assim. Tomou todo o dano e sobreviveu. Já para a existencia de ND e LC ele alterou um pouco mais. Pessoalmente, preferia que a historia da série tivesse acabado em Hades, com tudo que tinha-se direito, morte de Seiya e´pegasu mitológico . Mas a continuação surgiu, a justificativa retconada também e como eu disse, não é furo nem contradiz, porque é a continuação oficial, o problema é que cai na subjetividade do gosto de cada um e no meu, ela é desnecessária e cretina, mesmo sendo fatoviski, capicce vou dormir... Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 Respondendo o tópico:Discordo COMPLETAMENTE quando é dito que tudo é interpretação pessoal, quando não é. Poucas coisas são assim. A pessoa pode interpretar como quiser quando não há algo exato e absoluto, quando tem não é argumentavel. No entanto não dá pra se basear, por exemplo, no anime e no mangá ao mesmo tempo. Simplesmente por que ambos se contradizem em algumas coisas (não que seja erro, por favor...) Acho que tudo tem de se basear em fatos quando os tem, quando a coisa está em aberto ai sim entra a interpretação pessoal. Enfim, é complicado rs Me ensine a ler uma coisa sem interpretá-la, então, e aí a gente conversa. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 1o.) Qualquer obra escrita diretamente e somente pelo Kurumada (Mangá clássico, Next Dimension). Eu penso que deve-se valorizar a referência em uma obra do Kurumada com mais peso do que as outras obras, pelo fato dele ser o criador original, responsável pela idéia disparadora. 2o.) Qualquer outra obra oficial, com participação indireta, co-participacão ou nenhuma participação do Kurumada (Anime, Lost Canvas, Episódio G, Gigantomachia). Se não encontrarmos nada que nos responda nas obras do Kurumada, partamos para as outras. 3o.) Interpretação pessoal pura. Creio que dá pra se ater somente à interpretação em duas situações (eu tenho uma mania irritante de ficar numerando meus textos). 1) Quando não se encontra nada que esclareça o problema em nenhuma obra oficial. 2) Quando o que se encontra nas obras oficiais não esclarece o problema, por motivos de controvérsia, informações confusas, furos, etc. Vale dizer que se a tal controvérsia existe entre uma obra do Kurumada e outra que categorizei em 2o., vale a do Kurumada. Concordam? Em 100%. Aqui realmente é o mais lógico. Usando sua hierarquia, veja o caso do 'Profusão de Rosas': 1º) Mangá clássico = Vimos a existência do roseiral nas escadas de acesso ao Salão do Patriarca. Porém, fica subentendido quando e quem criou aquele roseiral. Ou seja, Kurumada-sensei deixou em aberto e a interpretação poderia rolar solta se... 2º)EPISODE.G = ... não fosse o volume 11 da obra do Okada-sensei que AFIRMA que Aphrodite fez o roseiral com o propósito de proteger o Salão do Patriarca de invasões, fazendo o mesmo no Portal do Tempo para o Labirinto de Cronos. Nesse caso, um spin-off supervisionado pelo autor original preenche essa lacuna que ficou em aberto no mangá clássico. Nesse ponto, qualquer interpretação pessoal é anulada, pois há fatos de uma obra oficial. Concorda? Se, mesmo assim, ainda acham que interpretação pessoal é mais válida que fatos, é indiscutível e torna-se tola a existência de tópicos para debater tais assuntos. Porém, quando não há, realmente, nem na obra original, nem no spin-off/retcon/derivados, o jeito é partir para a imaginação. Onde o bonsenso deveria reinar. Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 2º)EPISODE.G = ... não fosse o volume 11 da obra do Okada-sensei que AFIRMA que Aphrodite fez o roseiral com o propósito de proteger o Salão do Patriarca de invasões, fazendo o mesmo no Portal do Tempo para o Labirinto de Cronos. Nesse caso, um spin-off supervisionado pelo autor original preenche essa lacuna que ficou em aberto no mangá clássico. Nesse ponto, qualquer interpretação pessoal é anulada, pois há fatos de uma obra oficial. Concorda? Se fala do gaiden do vol. 11, acabei de ler o mesmo e ali não há qualquer coisa que respondsa a questão central. Link para o post Compartilhar em outros sites
cavaleirodeplastico 1 Postado Julho 21, 2009 Autor Compartilhar Postado Julho 21, 2009 Cavaleiro de PlásticoMinha maneira de pensar o universo Saint Seiya é praticamente igual a sua. Pergunta a todos: E quando Kurumada contradiz a si mesmo, ou muda fatos já estabelecidos desde o clássico? Pois é, eu ia responder essa pergunta de primeira quando eu li, mas aí resolvi ler o resto dos posts no tópico e descobri que tem certos termos que não conhecia. Retcon, spin-off. Então eu vou abrir um parênteses no início do meu post pra constar o que eu achei sobre os termos. Infelizmente, só consegui encontrar explicação satisfatória pro termo retcon: Retcon (Retroactive Continuity - Continuação Retroativa): É aquilo que os autores fazem ao responder uma questão apresentada na obra a muito tempo atrás. Um ponto que tenha ficado mal explicado, com má recepção pelos fãs, ou que os autores simplesmente considerem que mereça maior exploração. Com um retcon, eles podem adicionar informações àquela questão, alterá-las ou até mesmo subtrair informações, que é a medida mais drástica. Daí, pra responder a sua pergunta, eu penso que a interpretação pessoal pode responder àquelas questões que se contradizem ao extremo, ao ponto de se tornarem um furo. Mas, se a questão é um desses retcons, cabe o bom senso de se compreender o porque do retcon e passar a aceitar a nova informação. 2º)EPISODE.G = ... não fosse o volume 11 da obra do Okada-sensei que AFIRMA que Aphrodite fez o roseiral com o propósito de proteger o Salão do Patriarca de invasões, fazendo o mesmo no Portal do Tempo para o Labirinto de Cronos. Nesse caso, um spin-off supervisionado pelo autor original preenche essa lacuna que ficou em aberto no mangá clássico. Nesse ponto, qualquer interpretação pessoal é anulada, pois há fatos de uma obra oficial. Concorda? Concordo com seu post inteiro. Penso que desse jeito o debate flui com mais facilidade, sem incitar discussões desnecessárias. PS: Daí, uma pergunta pra você, WAN: O que é um spin-off? O exemplo que você citou você chamou de spin-off, mas eu achei parecido com um retcon. Qual é a diferença? Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante WAN Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 @cavaleirodeplastico (em japonês é Kasoteki no Seitôshi) Spin-off: numa tradução bem literal significa "Giro distante". Em séries, o termo designa obras derivadas de outras (exemplo: Saint Seiya EPISODE.G é uma obra derivada do mangá SAINT SEIYA, assim como o NEXT DIMENSION e THE LOST CANVAS). Retcon é quando o autor realmente muda algo já estabelecido. Nesse caso da 'Profusão de rosas' não houve mudança de conceito, ou seja, não houve um retcon. Mas sim a explicação de algo 'implicito' no mangá original. Ser spin-off, nesse caso, não diminui o peso dessa argumentação. Link para o post Compartilhar em outros sites
raky 1 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 sobre as rosas, no epg ele explica q o afrodite pode fazer um mar de rosas, e o q fez no labirinto. mas naum cita nada sobre qndo ele fez a da batalha do santuário, se foi durante a invasão ou se sempre existiu akilo. acredito q um melhor exemplo de spin-off eh justamente akela conversa lah do tpc sobre furos sobre o shura. ali sim okada TENTOU (e na minha opinião, falhou) explicar sobre a incoerencia do manga classico. independente do resultado, foi uma atitude acertada do okada, e uma das melhores passagens do epg na minha opinião. Link para o post Compartilhar em outros sites
.Mark 604 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 Me ensine a ler uma coisa sem interpretá-la, então, e aí a gente conversa. Aí depende em que sentido você coloca o que é uma 'interpretação pessoal'. Pelo que você diz é que o fato de ler já é interpretar. . . Não é esse o sentido que tenho em mente. Se o manga fala que Seiya é o cavaleiro de pegasó é algo absoluto e que não é aberto para interpretações. Não posso dizer que o Seiya é de peixes, a menos que eu tenha algum problema mental rs então dizer que Seiya é de pegasó não é uma interpretação minha, é um fato que está lá e independente do que eu diga continuará sendo a mesma coisa. É aí que entra a diferença. Acho que você que não entendeu ainda o propósito do tópico. Link para o post Compartilhar em outros sites
Aranha Chique 5.467 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 Retcon é quando o autor realmente muda algo já estabelecido. Não necessariamente, embora seja a modalidade que mais pegou por ser uma das mais infames. Quando o escritor Roy Thomas criou o termo (que dito com todas as letras é "Retroactive Continuity", não havia contradição explícita em mente; eram partes do passado não desenvolvidas que estavam usando para contar histórias. O termo retcon pegou por abreviação dos fãs, mesmo, e daí por diante virou sinônimo de mudar algo estabelecido, praticamente contradizendo uma primeira informação mesmo. Mas no fim das contas existem histórias que você pode chamar de "retcon" por sua etimologia inicial ("Continuidade Retroativa") porque ao invés de contradizer um dado fato, na verdade explanam um lapso narrativo em uma história. Link para o post Compartilhar em outros sites
.access timeco. 0 Postado Julho 21, 2009 Compartilhar Postado Julho 21, 2009 Onde se basear para opinar? NO SEU CORAÇÃO! http://img518.imageshack.us/img518/9797/sogekingcopy.jpg Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados