raky 1 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 por mais q se peça, vai ser dificil evitar certos posts pseudo-engraçadinhos aki ou algumas alfinetadas.. mas bem, q pelo menos naum desçam o nível. -- tava pensando, o q realmente "une" todo o universo de cdz? como obras tão distintas, em vários aspectos, como o manga e anime classicos, tenkai, epg, gigantomachia, lc e nd fazem, no fim, parte de uma única obra? pensem e respondam, qual eh a interseção entre todas as vertentes do 'universo seiya'? -- sinceramente, eu naum sei. naum pode ser só pelo logo ou pelos personagens. na minha opinião, epg e lc saum das duas pontas extremas dessa corrente. e mesmo assim temos os tais 'guidões', q querendo ou naum, funcionam em ambas as obras. até mesmo o anime e manga classico saum MTO diferentes entre si. o clima, a forma, o conetxto de cada um os separam demais (porém o mesmo naum ocorreu nem com hades santuário e agora com o anime lc, ainda bem). e temos a bifurcação do classico, o tenkai e o nd, q apesar da mesma ambientação, personagens (em sua marioria) e tal, naum se consegue enxergar se quer um pontinha de um no outro, e vice-versa. vai ser q no fim, o q se tem de comum mesmo eh só o 'espirito shonen' mesmo.. Link para o post Compartilhar em outros sites
King of Loss 275 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 Cavaleiros de Ouro - A "cola" que une o universo Saint Seiya. Não consigo imaginar uma obra sem eles hehehe. Link para o post Compartilhar em outros sites
Ferques 63 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 Acho que o negócio é mais fundo. Pra mim, o que une o universo CDZ é a ideia de mito, de uma história a ser contada em que elementos se repetem, sejam eles mais abstratos (sacrifício, fé, amizade, superação, lealdade), sejam mais concretos (presença dos dourados, de uma hierarquia etc.). A presença de símbolos e de um "herói maior" (Seiya/Tenma/Aiolia/insira aqui seu protagonista/deuteragonista) são pontos-chave em SS. A mistura e a reutilização de mitologias criaram uma mitologia própria de CDZ. E tô usando mitologia aqui com um sentido bem particular mesmo: o conceito de história fictícia que permite múltiplas interpretações, bem como os mitos antigos. E isso é uma das coisas que me fascina ainda em CDZ, e que rende tantas discussões. Que me importa se o homem foi à Lua ou não? O que eu sei é que um santo de Atena pode cortar os céus com um soco e rachar montanhas com os pés! Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 Concordo com o Ferques, além da própria mitologia usada de base para a história e os elementos motivacionais dos personagens, as vezes até mais que isso, os elementos que representam a essência da série, como o cosmos, a formação dos cavaleiros, suas armaduras, poderes, constelações, além dos mesmos aspectos com sus próprios detalhes para os inimigos, são o grande charme da série. Como história, é difícil encontrar essa interseção ou cola, ponto de ligação, dado as diferentes versões de diferentes autores, idéias demasiadas diferentes, porém os elementos característicos da mesma estão sempre lá, ainda que as sensações proporcionadas seja pela vertente dos mangás, seja pela das animações ou até mesmo os livros percebam-se e traduzam-se diferente pra todos nós. Ainda assim, independente dessas discrepâncias, há sempre aquele momento em qualquer uma delas que nos faz lembrar e dizer "isso é Saint Seiya"... Link para o post Compartilhar em outros sites
King of Loss 275 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 (editado) Bah, o que seria do KOSUMO e do Mito se não fossem os Cavaleiros de Ouro? Nada! Falando sério, o Ferques está certo. A ideia de mito da série é o que nos atrai tanto a ela. Eu, por exemplo, só me interessei por Saint Seiya porque era fascinado por mitologia (principalmente pela grega). Se não houvesse isso, a série perderia toda a graça. Edit: Ah! Sem falar na trilha sonora ÉPICA de Seiji Yokoyama. Editado Julho 30, 2009 por King of Loss Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 Disseram tudo... O que une as séries a as mantém juntas como parte de um todo é o Mito, a mitologia que permeia todas essas obras... tanto LC como EG e ND bebem dessa mesma fonte e são obras recheadas de referências, é isso o que na cabeça de um fã se transforma em coerência.A diferença é que em CDZ essa coerência existe no nível geral. Mas nos detalhes... Link para o post Compartilhar em outros sites
raky 1 Postado Julho 30, 2009 Autor Compartilhar Postado Julho 30, 2009 gostei do post, ferques... acertou o 'ponto G' certinho por mais q se veja coisas 'absurdas' como aiolia conversando com um americano, um barco voador disparando canhões, etc... no fundo, o q vale eh saber q por trás de tudo temos akele garotinho órfão (de pais, de irmão) q destrói pedras com um soco. Link para o post Compartilhar em outros sites
Espectro 1.110 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 Saint Seiya para min é ver uma armadura vestindo o usuario pela primeira vez ( ou apó ter sido restaurada), e termos todo aquele show de luzes, com as peças se encaixando, e no final temos uma visão dos pés ao rosto do carinha todo estupefato trajando aquela obra de arte. O cosmo, que é tratado como segunda pessoa, diferente de qualquer tipo de energia que eu tenha visto em Animes. Ninguem conversa com sua fonte de poder, diferente dos nossos já conhecidos bordões : "Queime, meu cosmo", "Eleve-se até o inifinito"...... Dá a idéia exata de um mini-universo dentro de cada um. Por fim, a mitologia, e uma figura por traz de ada personagem ( cavaleiro, espectro, marina...). Acho muito estiloso alguem ser chamado pelo titulo, e se você liga a TV e ouvi um dialogo desses antes de ver qualquer imagem, já mata a charada, é cdz : "Espere, Dragão !" "É o seu fim, Pegaso !" "Você...o cavaleiro de ouro de Gemeos !" Perfect. Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.779 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 O que une CDZ como um todo é............ SAINT SEIYA!!!!!!!!!!!!!!!! :rox!: :rox!: :rox!: :rox!: :rox!: Brincadeira. Mas acho que o que une a série como um todo seria atena ou a figura da mesma.Mas as armaduras e o mito também tem sua importância Link para o post Compartilhar em outros sites
Hashirama Senju 13 Postado Julho 30, 2009 Compartilhar Postado Julho 30, 2009 por mais q se peça, vai ser dificil evitar certos posts pseudo-engraçadinhos aki ou algumas alfinetadas.. mas bem, q pelo menos naum desçam o nível. -- tava pensando, o q realmente "une" todo o universo de cdz? como obras tão distintas, em vários aspectos, como o manga e anime classicos, tenkai, epg, gigantomachia, lc e nd fazem, no fim, parte de uma única obra? pensem e respondam, qual eh a interseção entre todas as vertentes do 'universo seiya'? -- sinceramente, eu naum sei. naum pode ser só pelo logo ou pelos personagens. na minha opinião, epg e lc saum das duas pontas extremas dessa corrente. e mesmo assim temos os tais 'guidões', q querendo ou naum, funcionam em ambas as obras. até mesmo o anime e manga classico saum MTO diferentes entre si. o clima, a forma, o conetxto de cada um os separam demais (porém o mesmo naum ocorreu nem com hades santuário e agora com o anime lc, ainda bem). e temos a bifurcação do classico, o tenkai e o nd, q apesar da mesma ambientação, personagens (em sua marioria) e tal, naum se consegue enxergar se quer um pontinha de um no outro, e vice-versa. vai ser q no fim, o q se tem de comum mesmo eh só o 'espirito shonen' mesmo.. Você esqueceu de dizer que ND desmente LC! Ambos são da mesma época (o começo mostrando Tema, Dohko e Shion, onde diz que o mestre de Tenma é Suikyo de Taça e não Dohko como diz Teshi! Entre LC e Clássico (anime/mangá clássico) as personalidades de alguns personagens (espectros) é diferente (ND e Clássico as personalidades são mantidas) e há sim muito coisa no anime de hades que são diferente do mangá como por exmplo Saiya não pode estar no colizeu e em Star Hill ao mesmo tempo, entre outras coisas! "vai ser q no fim, o q se tem de comum mesmo eh só o 'espirito shonen' mesmo.." O que realmente une CDZ é o dinheiro que ele dá! O que une SS é o lucro que sua marca dá! Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Brasil 75 Postado Julho 31, 2009 Compartilhar Postado Julho 31, 2009 Já foi falado. O que une todo esse universo é a mitologia!! Tanto as referências a mitologia grega, principalmente, quanto a própria mitologia de Saint Seiya. O que faz um seguidor de SS se interessar por qualquer obra desse universo é justamente isso. Tudo faz parte da mesma ideia. Link para o post Compartilhar em outros sites
Ferques 63 Postado Julho 31, 2009 Compartilhar Postado Julho 31, 2009 Você esqueceu de dizer que ND desmente LC! Ambos são da mesma época (o começo mostrando Tema, Dohko e Shion, onde diz que o mestre de Tenma é Suikyo de Taça e não Dohko como diz Teshi! Por isso usei a expressão mito. Mito não é unívoco; ele tem muitas versões. Existem umas três ou mais versões da Odisseia, outras tantas pra Ilíada, todas muito legais e díspares. Elas não se desmentem, apenas não contam as coisas do mesmo jeito. Eu prefiro ver a discussão ND/LC não como um embate, mas como coisas que se completam, por serem diferentes. Não existe certo ou errado no mito, apenas olhares por outros ângulos. Acho melhor enxergar assim do que me desgastar discutindo "cânon". [ mas eu acho também que o dinheiro conta...] Link para o post Compartilhar em outros sites
cavaleirodeplastico 1 Postado Julho 31, 2009 Compartilhar Postado Julho 31, 2009 Uma ótima idéia para um tópico. O que une todas as obras de Saint Seiya é o KOSUMO, senhores. Não existe uma definição precisa para essa "sensação", cada fã de Saint Seiya se identifica com um aspecto diferente. Hoje, eu consigo enxergar essa essência em todas as obras de SS (se bem que esse anime de LC ainda tá carecendo de algumas coisas "velhas" pra entrar no clima). Sim, o cosmo e a idéia de que ele também é interno e tende ao infinito. Esse ponto é quase arquetípico. Um cosmo que existe em duas situações correspondentes: a representação do todo do universo e a pequena centelha interna que tende ao infinito. Ambos são parte da mesma coisa e só funcionam em relação direta uma com a outra. Isso, pra mim, se aproxima de uma explicação de Deus, o que me faz entender porque a obra é tão badalada. Elevar o cosmo ao infinito para tornar-se, você mesmo, um deus. Acho que o negócio é mais fundo. Pra mim, o que une o universo CDZ é a ideia de mito, de uma história a ser contada em que elementos se repetem, sejam eles mais abstratos (sacrifício, fé, amizade, superação, lealdade), sejam mais concretos (presença dos dourados, de uma hierarquia etc.). A presença de símbolos e de um "herói maior" (Seiya/Tenma/Aiolia/insira aqui seu protagonista/deuteragonista) são pontos-chave em SS. A mistura e a reutilização de mitologias criaram uma mitologia própria de CDZ. E tô usando mitologia aqui com um sentido bem particular mesmo: o conceito de história fictícia que permite múltiplas interpretações, bem como os mitos antigos. E isso é uma das coisas que me fascina ainda em CDZ, e que rende tantas discussões. Que me importa se o homem foi à Lua ou não? O que eu sei é que um santo de Atena pode cortar os céus com um soco e rachar montanhas com os pés! Brilhante. Me fez rever algumas coisas. Obrigado. Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 883 Postado Agosto 2, 2009 Compartilhar Postado Agosto 2, 2009 Por dentro da história, concordo com vocês. Mas por fora, apesar de discordar de muitas decisões dele, é a figura de Kurumada que une as obras. É a existência dele que mantém o universo( por mais confuso e furado que seja) mais ou menos unido. Meu medo é que CDZ acabe se tornando uma espécie de GUNDAM, com várias séries de vários autores diferentes e perdendo a identidade. Claro, isso aconteceria após a morte de Kurumada. PS: Não conheço GUNDAM, foi só um exemplo de quem vê de fora. Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados