rickgrana 81 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Já é final de 1o. de Setembro, mas vale a lembrança de que, neste dia, comemoramos 15 anos da primeira exibição de Saint Seiya no Brasil! No dia 01/09/1994 teve inicio a série que viria a abrir de vez o mundo dos animes no Brasil e viria a mudar quase totalmente o conceito de desenho animado por aqui. Desde então a série reuniu milhares de fãs, muitos dos quais se tornaram um legião fiel que ainda 15 anos depois estão antenados nas novidades da série. Vamos expor aqui estes nossos 15 anos de experiencia com a série e comemorar! 15 anos depois, a série continua em voga Link para o post Compartilhar em outros sites
Espectro 1.110 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 (editado) 15 anos.... Dentre varios significados que já houve para CDZ, a palavra "infancia" é o que melhor se encaixa num contexto geral. Muita gente nasceu e cresceu nesse periodo, e se tornaram fãs de Saint Seiya. Nós, privilegiados pelo acaso, acompanhamos a saga desse incrivel universo bem de perto. Passamos algums anos na saldade, quando a saga parecia ter tido o seu fim na versão animada de Poseidon e os filmes para cinema, mas havia muito o que ver, discutir, acompanhar. Com os boatos de que a saga de Hades, a ultima do mangá original, estava sendo produzida em anime, Saint Seiya foi se reerguendo em todo o mundo, trazendo de volta os seus fãs adormecidos, fortalecendo os que sempre acompanharam e facinando um novo publico. A publicação do mangá original em outros países também ajudou na arrancada de uma nova era para a serie. Uma era que por pouco não se perdeu com o fim desostroso que tivemos do anime em sua versão da saga de Hades. Porem, Saint Seiya não pertence a empresa nenhuma, e deixou, já faz tempo, de pertencer ao seu próprio criador. Como os cavaleiros, que ousaram se rebelar contra seus próprios criadores, os Deuses, os fãs foram tomando conta da franquia, e quando tudo parecia acabado para a serie, eis que fãs........fãs que buscaram sua inspiração nesse universo incrivel, decidiram continuar a história sob a permissão do mestre, e assim uma nova Era de SS nasceu. Junto com LC e Ep.G ( e provavelmente outros que virão.....), a série passou a existir sustentada por pessoas como nós, fiéis a história que a15 anos chegou aqui no Brasil, e agora parece estar decolando de vez para mais alguns muitos anos ( espero) de armaduras, cosmos, Deuses, e cavaleiros. Editado Setembro 2, 2009 por Espectro Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.764 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Nossa, 15 anos.... Parece que foi ontem que eu comecei a ver o anime.Numa tardezinha, vendo o primeiro episódio da série eu apenas lembrava do começo com Seiya cortando a orelha do Cassios, e depois de quando o Seiya vestiu a armadura pela primeira vez. Desde daquela vez esse anime me fascinou. Eu estava sempre assistindo e eu, como grande fã de filmes de luta (bem como qualquer coisa que tivesse porradaria e MUITA violência)virei imediamente fã.Cada episódio me fazia mais fã Ai eu comecei a comprar os bonecos (hoje não os tenho mais ), e já cheguei a ter o cassete das musicas brasileiras (até hoje lembro da letra de algumas). O primeiro filme que eu assisti nos cinemas foi o do Abel.Até hoje lembro do meu pai virando a esquina com o carro no shopping center norte para levar eu e minha irmã para ver o filme.A emoção vendo as lutas.Lembro que o filme me marcou muito. Lembro de quando a Manchete começou a reprisar e como fui pego de surpresa pela volta dos episódio inéditos. Até hoje me lembro de por na Manchete e ouvir "cassios morre por amor".Lembro de ter ficado muito empolgado! Lembro também de quando estrearam as novas armaduras.Nunca gostei muito das antigas (exclusivas do anime), então adorei a mudança em Asgard. Por falar nessa saga o que eu mais me lembro dela foi a emoção de ver a luta do Shun/Ikki com o Mime e também da morte do Siegfried Nossa, foram muitas lembranças mesmo. Até mesmo da epoca em que a rede TV substituiu a Manchete, lembro de ter esperado a estreia SÓ para ver se iam passar cavaleiros (e no lugar puseram desenhos bobildos e uma série sem graça sobre uma sorveteria.Acho que tinha uma tal de Marisol ).Lembro até do reloginho fazendo a contagem para o nascimento da Rede TV Mas apesar de depois de um tempo de CDZ ter saido de cena e começado o reino de pokemon, eu ainda sempre me lembrava de CDZ com muito carinho.Lembro até de ter ficado surpreso quando li na henshin sobre a Saga de hades! Nossa o tempo passa rápido mesmo. Não tenho palavras para descrever a importância de CDZ na minha infância.Foi o que me trouxe aos animes e teve uma grande importância na minha infância.Meus tempos de CDZ são as lembranças mais queridas que eu tive da minha infância (que teve lá seus baixos hehe) O que mais posso dizer?Parabéns por essa marca e por ter conseguido se manter durante todo esse tempo e também que continue a encantar mais e mais gerações com suas grandes histórias e batalhas épicas! CDZ FOREVER :rox!: Alias essas coisas só me fazem ver como envelheci rápido Link para o post Compartilhar em outros sites
Kaleo Himura 0 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Alias essas coisas só me fazem ver como envelheci rápido É a primeira coisa que me vem em mente ao pensar em 15 anos de CDZ no Brasil. Mas aliado a isso vêm as lembranças boas, de passar os fins de tarde/começo de noite sentado na frente da TV esperando o próximo episódio. E também me lembro...: - De emocionar (sim! ) com as 'mortes' de Hyoga em Libra e Aquário. - De ficar com cara de "WTF?" ao ver Shiryu se cegando. - De pagar um pau monstro pro Ikki toda vez que ele aparecia. - De ficar P da vida a cada vez que a Manchete reprisava o primeiro episódio após o clarão na Casa de Leão, no final do #52. - De reunir com a turma da rua (uns 30 moleques, entre crianças e adolescentes ) após o final de cada episódio pra comentar os acontecimentos do episódio do dia. - De fazer caravana do Baú até o Madureira Shopping e encarar filas gigantescas só pra assistir o filme do Abel na estreia. - De pegar um cinema quase vazio pra assistir o Prólogo do Céu . - De passar a noite quase em claro após o anúncio dos OVAs de Hades-Santuário (coincidência ou não, também num 01/09, mas de 2002). - De mandar Kurumada e a Toei pra PQP pelo lixo de Hades-Inferno e Elísios. - De babar pelos bonecos da Bandai à venda na Magal e não poder ter nenhum devido ao preço (quando 70 reais valiam bem mais que atualmente, lá nos idos de 94/95 ) ;_; . - De matar essa minha vontade comprando 5 de uma vez numa liquidação no Extra em 1999, a 10 reais cada - De odiar os traços do EPG assim que foi anunciado. - De amar os traços do EPG assim que comprei a edição nacional . - De desprezar EPG assim que a idolatria ao Encosto Dourado se tornou insustentável . - De xingar até a 20ª geração da Shiori pelos Cavaleiros Clones de LC. - De reverenciar Shiori pelo traço e enredo maravilhosos de LC - De ficar perplexo com a qualidade absurda do anime de LC . E tem muito mais coisa, mas acho que ficaria aqui por horas dissertando a respeito Link para o post Compartilhar em outros sites
bronze_saint 46 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Cara, tenho muitas lembranças dessa época. A pior delas é que minha mãe não me deixava assistir porque ela achava muito violento e que era coisa do diabo. Lembra da 1ª abertura na Manchete?(...se o inimigo é demoníaco sua luta é mortal...) Mesmo assim eu sempre dava um jeito de driblar a proibição dela... Link para o post Compartilhar em outros sites
Kore 236 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Nossa, quinze anos depois... Realmente passa um filme na cabeça de cada um de nós, fãs... Toda vez que eu falo de cdz é como se fosse falar de parte da minha infância e começo de adolescência, que é sempre agitada e meio complicada. Muitas saudades da época da Manchete. E mesmo depois de cdz ter saído do ar, sempre me lembrei com muita saudade e com muito carinho da série. Também saudade do tempo em que passava na Band, vai... Cdz na Tv é sempre bom. Na net, em dvd, vhs... Cdz sempre vai ter um lugar especial pra gente. CDZ FOREVER!!!! :rox!: Link para o post Compartilhar em outros sites
Pimp 895 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Para mim é apenas 5 anos mas desde 2000 eu já assistia os filmes de CDz em VHS, eu não entendia porra nenhuma mas adorava a pancadaria Lembro que em julho de 200 vi o volume 31 de CDZ na livraria, nem sabia direito oq era mangá. Mas me lembrava de CDZ pelos filmes /o/ Comprei o mangá e foi tão épico , me lembrou de Abel, meu filme favorito. Quando passou a propaganda de CDZ no CN, quase tive um infarto, pulei de alegria e hoje estou aqui, nesse forum cheio de gente legal FLY FOREVEEEEEEEEEEEEEEEEER SAINT SEIYAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Link para o post Compartilhar em outros sites
Ares Saga 2.329 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 1º de Setembro nem é tão importante pra mim,afinal só fui descobrir a série no terceiro episódio:Hyoga vs Hidra ,seria o que 3 de Setembro a exibição desse episódio,afinal nem sempre a Manchete estreava as séries na segunda? Mas daí em diante assisti tudo. comprava todas as porcarias ds herói,tive uns doze bonecos originais da série, surtei quando os dois primeiros filmes saíram em vídeo-só consegui comprar A batalha dos deuses.Como tinha viajado perdi a estréia do filme de Cavaleiros no cinema,só conseguir assistir na última semana no meio da sessão de um cinema fedendo a mijo em Nova Iguaçu com meu pai cochilado ao lado Pena que não tenho uma boa lembrança da estréia da terceira e última leva de episódios (conclusão da luta do Ikki vs Mime),em Agosto de 95-já que meu vô morreu no mesmo dia Mas o que tenho de orgulho fanboy foi a oportunidadede assistir a última exibição de CDZ pela Manchete-que não foi em 97,que só passou aqui no Rio em 1º de Janeiro de 98,onde exibiram quase sem avisar o filme do Lúcifer,"quase" por que saiu na programaçã nos jornais. Por muito tempo achei que podia ter confundido-já que ninguém parece ter assistido esse filme na Mnachete em 98,mas como faço estágio na Biblioteca Nacional aproveitei pra ver o jornal desta data e tá lá o filme na programação da emissora neste dia B) De 98 até 2000 cacei os 3 filmes que faltavam em VHS,e comprei a 1ª edição do mangá na estréia pela Conrad,com "rachar o sol e tudo" Link para o post Compartilhar em outros sites
raky 1 Postado Setembro 2, 2009 Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 lembro bem dessa época.. 94, terceira série, 9 anos. um dia, um amigo chega e manda: "ai, tem um desenho novo na manchete. ve lah qndo chegar em casa." no dia seguinte, após ver de cara a luta entre seiya e shiryu mandei: "porra, adorei akele cavaleiros do 'sei-lá-o-quê'.. mto foda!" pronto, fudeu, dai pra frente foi uma febre animal. como fui o ultimo a ver, todos os amigos jah eram os 4 personagens principais. ai pra naum fikar excluido, me colocaram como mestre ancião na brincadeira. mas logo no dia seguinte foi o episodio da ressurreição do ikki ahha ai jah era, fikei sendo o ikki desde entaum. naum faz mto tempo, um amigo meu dessa epoca me achou por aki, pelos foruns. ela participou de todos os grandes na "epoca de ouro" (ssw, tenkai, AE, arayashiki, mogs) e reconheceu meu sobrenome e naum deu outra.. me zuou até dizer chega por ser um "ikki" até hj. realmente, eh como akela frase.. "olhar pra trás e dizer: valeu a pena". ;P Link para o post Compartilhar em outros sites
animeman 958 Postado Setembro 3, 2009 Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 Apesar de eu ter 18 anos, sou sim da 'Geração Manchete'. Lembro-me até hoje da primeira vez que vi Kamen Rider Black RX, Changeman, Jaspion, National Kid, Shurato e, meu programa favorito desde aquela época até hoje. Depois de ver até Poseidon, cresci e esqueci por um tempo SS. No entanto, quando houve o anúncio do retorno do programa no Cartoon Network, eu contava os dias até a estréia. Conforme eu fui vendo, fui me interessando em procurar site, fóruns e afins sobre SS. Procurei nas sebos e comprei quase todas as revistas 'Herói' com matérias de CDZ (tenho a nº 1 em perfeito estado ). Aí fiquei com raiva que o CN nunca passava a Saga de Poseidon e, quando começou a passar eu tinha aula de banda no mesmo horário e sempre matava pra ver (). Aí quando soube da existência da Saga de Hades comecei a baixar legendado em espanhol no Imesh com internet discada, começando com o OVA 13. Tempos depois começou a lançar a 2ª edição do manga nas bancas e comprava religiosamente, pois não tinha a primeira edição. Aí conforme iam saindo mais publicações, eu comprava todas e tals. Aí foi lançado o Tenkai-hen e eu tava quase me matando pra ver, quando comprei o DVD piratex num evento de anime aqui na região e vi até estragar e só rodar o começo. Depois a Saga de Hades começou a passar no Cartoon e ficava acordado todos os dias para ver, mesmo que eu dormisse na aula no dia seguinte (). Depois teve Meikai, Elysion, vi, não gostei, mas como fã aguentei. Vi Tenkai-hen no cinema com mais 10 pessoas (). Depois veio Episódio G, que eu amei desde o começo; e eras depois LC e ND, que estão dando um 'revival' na série. Agora tem projeto para um jogo, anime e manga sendo lançados, coisas que eu espero que acabem antes do Kurumada morrer O futuro, em minha opinião, parece muito bom e animador. Como diria o Homem-Aranha: Up and far away! Link para o post Compartilhar em outros sites
FAKE 18 Postado Setembro 3, 2009 Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 (editado) Eu tava em frente a TV quando passou o primeiro episodio, nossa o sinal da TV Manchete aqui era instavel, ficava puto quando o sinal saia fora do ar. Lembro que a Machete reprisou muito a batalha das 12 casas, quando entrou Asgard nuss que emoção novas armaduras , dps foi Poseidon e os bronze boys ficando mas fortes. Acabou a saga de Poseidon e ficou aquele vazio horrivel (sera que acabou?) naquela epoca circulava uma revisto de SS, sempre quando apareceia nas Banca eu ia la comprar , tempo passava e nas revistas tinhas algumas noticias do Shun sendo dominado por um esperito. mas nada na TV!!! a Rede Manchete começa a exibir Samurai Warriors e Shurato plagio puro de CDZ (guerreiros que usavam armaduras para lutar contra o mal) Aff fala serio nem assisti aquilo (nem imitava), dps de um tempo a Rede Machete ja agonizando exibe o Filme "A Batalha de Abel" nuss mais de 1 hora de CDZ na tv, matei a pau, ai dps Machete Down e levando com ela CDZ, dps de Anos sem CDZ enfim ela retorna com a Saga de Hades, , matei a saudade He He He decepcionado um pouco com o final da saga mas nada que atrapalhe hehehe, e hoje esta ai firme e forte faturando e muito com LC, e a prova que SS ainda não morreu e que ainda tem muitos anos pela frente. Editado Setembro 3, 2009 por FAKE Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 3, 2009 Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 Eu comecei a ver apenas em dezembro de 94, então essa data não tem muita importância para mim em especial.Eu não via Manchete para nada, pode-se atribuir meu vício por CDZ como uma obra do caso junto com um amigo meu, que me avisou do desenho pela primeira vez. Eu tinha só dez anos. Link para o post Compartilhar em outros sites
Aranha Chique 5.349 Postado Setembro 3, 2009 Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 Já falei essa história 403 vezes, mas eu acabei pegando Cavaleiros justo no 2º episódio, Seiya vs Geki e o cacete. Eu nem sabia o que era um "desenho japonês"... até meses antes ter assistido Akira com meu irmão mais velho. Quando eu vi que era do 'mesmo país' eu sinceramente esperava que lá pelas tantas a cabeça do Seiya rolasse pelo chão. Sinceramente de primeira não empolguei muito, acabei perdendo vários episódios... quando fui voltar a assistir já estava às portas da luta contra o Ikki, e ali eu fui fisgado mesmo. Depois que a série acabou passei um tempo falando 'foda-se, era legal na época mesmo, passou'... revia minha VHS de "Jashin Eris" às vezes uma vez por ano pra honrar o vício. Até que em 2002 veio aquele maldito anúncio de Hades Santuário. Cavuquei todas as minhas fitas gravadas pra ver o que tinha, e... bem, cá estamos. Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 876 Postado Setembro 3, 2009 Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 Eu acompanho CDZ desde o segundo episódio. Lembro que de cara estranhei aqueles cabelos compridos,azuis e verdes. Depois a série me fisgou aos poucos. Nunca fiquei sem CDZ, pois gravei em VHS a série, já esperando que um dia a Manchete tiraria do ar. Depois a série retornou, e aí veio tudo junto, Ep.G, ND LC, LC anime. De odiar os traços do EPG assim que foi anunciado.- De amar os traços do EPG assim que comprei a edição nacional laugh.gif . - De desprezar EPG assim que a idolatria ao Encosto Dourado se tornou insustentável .gif . - De xingar até a 20ª geração da Shiori pelos Cavaleiros Clones de LC. - De reverenciar Shiori pelo traço e enredo maravilhosos de LC biggrin.gif - De ficar perplexo com a qualidade absurda do anime de LC buttrock.gif . Perfeito Kaleo! Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.764 Postado Setembro 3, 2009 Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 Ares Saga eu também fui pego de surpresa quando passaram o filme 4.Eu estava na casa do meu finado avô na epoca e tomei um susto quando eu vi o anuncio Não lembro se eu consegui ver tudo ou se perdi o comecinho, mas acho que eu vi um pouco lá e depois tivemos que voltar para casa e quando cheguei só consegui ver o finalzinho.Ai acho que aluguei o VHS. Se bem que eu estou confuso, eu sei que eu vi o filme inteiro com dublagem da Gota, só não sei se consegui ver na TV tudo ou se eu acabei alugando o VHS Memória de "velho" é fogo Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Brasil 75 Postado Setembro 3, 2009 Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 Naquela época eu achava que tudo era eterno. Que eu ia jogar Master System até morrer com 100 anos, que ia gostar das mesmas coisas. Não é que com CDZ deu certo?? Já to velho e sem vergonha e ainda acompanho, hehe. Eu lembro que comecei a ver quando meu primo me falou que passava. Ele gravou os primeiros episódios em VHS e eu assisti. Estava na primeira, de muitas, reprises que a manchete faria e eu comecei a ver. Não perdia um!! Até anotava as coisas num caderninho. O único episódio que perdi na primeira leva foi um daqueles do Shiryu contra o Ohko... Tinha uma vizinha que era crente e não podia ver. Ela pedia pra eu deixar a janela aberta e ela ficava vendo pela escada do prédio. Mangá eu só fui ler muitos anos depois, lá pra 2007. Link para o post Compartilhar em outros sites
*Shaka* 36 Postado Setembro 3, 2009 Compartilhar Postado Setembro 3, 2009 15 anos?? Putz, to ficando velha. Engraçado, não me lembro quando comecei a assistir, deve ter sido bem no começo da série pq ficaram algumas coisas na minha cabeça, mas o que eu nunca esqueci foi a batalha das 12 casas (cenas picadas, alguns cavaleiros, mas não esqueci). Ah, e que eu gostava do Shun pq a armadura dele era rosa (eu tava na crise de menininha em que tudo tinha que ser rosa pra mim). Agora to com 21 e ainda gosto de CDZ. Já até combinei com meus irmãos: vamos guardar nossos DVDs para nossos filhos poderem assistir também. realmente, eh como akela frase.. "olhar pra trás e dizer: valeu a pena". ;P [2] Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 876 Postado Setembro 4, 2009 Compartilhar Postado Setembro 4, 2009 Pessoal, o que é que tem a exibição do Lúcifer na TV? Só passou uma vez, é isso? Se for, então dei sorte, pois vi e Gravei! :rox!: tenho a fita até hoje. Lembro que estava sem fita virgem em casa, então usei uma que tinha um show do Roberto Carlos gravado (sim, minha mãe o adora) e gravei ali mesmo. Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 4, 2009 Compartilhar Postado Setembro 4, 2009 Eu vi essa exibição. Era um dia nublado, quase ou depois das 18h. Só não gravei porque já tinha ganho o VHS oficial de presente. Link para o post Compartilhar em outros sites
rickgrana 81 Postado Setembro 4, 2009 Autor Compartilhar Postado Setembro 4, 2009 Por algum motivo o dia 1o. de Setembro ficou gravado em minha cabeça, mesmo que nao tenha assistido cavaleiros nesse dia (o primeiro que vi foi o da luta entre Seiya e Ikky). Porém, como fanático, gravava na memória tudo referente à serie e ficou a data da primeira exibicao. Há uns 3 anos que eu posto o mesmo topico por aqui, mas o 15 é especial! Para assistir cavaleiros era um verdadeiro ritual. Como minha mae nao me dava moleza, eu fazia todo meu dever de casa à noite, de manhã acordava cedo, fazia o café, arrumava minha cama e ainda deixava um tempinho de sobra para alguma eventualidade que eu precisasse executar. Tudo isso para que, às 8h30 locais, NADA pudesse atrapalhar meu capitulo de CDZ do dia. Alguém aí chegou a colecionar as balas Zung? Outra data marcada na memória: 01/05/1995! Quando a Manchete estreou os novos episodios de CDZ, acabando com as reprises. Cara, foi um verdadeiro EVENTO aqui em casa Quase chorei de emoção. É, fã tem dessas... Link para o post Compartilhar em outros sites
Draconir 1.764 Postado Setembro 4, 2009 Compartilhar Postado Setembro 4, 2009 Fez muito bem Vilão.No seu lugar eu faria o mesmo Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 4, 2009 Compartilhar Postado Setembro 4, 2009 Eu colecionei essas balas Zung Ainda tenho algumas figurinhas coladas em cadernos da quinta série.Primeiro de maio de 1995... o dia em que a Manchete finalmente passou a continuação da luta na Casa de Leão! Cheguei tarde na escola por causa disso, minhas aulas começavam bem no meio do episódio... mas ah, que se dane Link para o post Compartilhar em outros sites
Kore 236 Postado Setembro 4, 2009 Compartilhar Postado Setembro 4, 2009 Putz grila. O tempo tá passando rápido. Mas mesmo assim, é legal saber que depois de tanto tempo a série continua em voga. Ah, e eu também colecionei as balas Zung. E não só pelas figurinhas... As balas eram uma delícia!! Adoro balas de morango!! Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Setembro 4, 2009 Compartilhar Postado Setembro 4, 2009 Cansei de devorar essas balas no recreio. Mas meu maior orgulho é ter completado DOIS álbuns de figurinhas, aqueles primeiros. :rox!:"Tempo bom... Não volta mais. Saudade... Tantos tempos iguais." ♫ Link para o post Compartilhar em outros sites
Bysshe de Doppelgänger 83 Postado Setembro 4, 2009 Compartilhar Postado Setembro 4, 2009 Eu me lembro que só comecei a assistir Saint Seiya porque um amigo me falou e não me recordo qual foi o primeiro episódio que vi. Na época a extinta Manchete pegava muito mal em casa e era um verdadeiro parte sintonizar para assitir. Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados