Fëanor 1.381 Postado Novembro 2, 2009 Compartilhar Postado Novembro 2, 2009 Eu havia feito um post no tópico referente ao capítulo 156, mas a moderação achou melhor, ao que parece, removê-lo, torná-lo invisível, ou coisa parecida pelo seguinte motivo: Boa tarde. Seu post não foi "deletado", está invisivel para aprovação, pois foi solicitado a todos que parassem com a discussão do assunto sobre "quem era a melhor escolha" ou "sabedoria X inteligência". Não ha "arbitrariedade" alguma na atitude, está nas regras. Se quiser, releia. Tenha em mente que o Forum NÃO é uma democracia e as "leis" que regem o "mundo real" são menores do que as regras impostas no Forum e que, ao fazer seu registro, você aceitou. Se está "frustrado", "chateado" ou "insatisfeito", pode se retirar no momento em que achar necessário. Se reincidir com offs, independente do "tempo" que tenha gastado para fazê-lo, seremos obrigado a agir da maneira que as regras também regem, com uma advertência denominada WARN, em 20%. Adendo: Se quiser seu texto de volta o reenviaremos via MP. Como disse, ele ainda não vou deletado. Hiyuuga. Eu havia gasto um longo tempo escrevendo esse post, e achei a discussão interessante, e gostaria de compartilhar o texto com vocês. Pedi que a moderação o enviasse a mim, e eles gentilmente acataram. Ele segue abaixo: Uma mesma palavra pode ter significados diferentes... signifacos estes que podem ser perdidos, ou simplesmente talvez se tornarem mais incomuns; por mais que o significado inicial seja alterado. Acredito que a forma como estas palavras foram empregadas carregam as seguintes definições: Wisdom (Sabedoria): 1. the quality or state of being wise; knowledge of what is true or right coupled with just judgment as to action; sagacity, discernment, or insight. http://dictionary.reference.com/browse/wisdom Intelligence (Inteligência): 1. capacity for learning, reasoning, understanding, and similar forms of mental activity; aptitude in grasping truths, relationships, facts, meanings, etc. http://dictionary.reference.com/browse/intelligence Acredito, sim, que Degel seja um personagem mais virtuoso em Inteligência, e Hasgard mais em Sabedoria. Aliás, o Hasgard é um personagem que não é muito inteligente, mas que é sábio (pelos conceitos que lhe apresentei). Por exemplo, o Hasgard, por intuição, soube que o Kagaho não era uma pessoa tão má quanto aparentava, por mais difícil que fosse de detectar isto. Já o Dégel não conseguiu notar que as reais intenções de Unity eram malígnas... ao contrário de Kardia, que desde de cara não foi com a cara do garoto. E, teoricamente, Sabedoria e Inteligência são virtudes inatas, independentes de vivência. A sabedoria é a capacidade de julgamento, o atualmente mal afamado "bom-senso", enquanto a inteligência é capacidade de aprender novas coisas, conhecimentos mais técnicos. Tenho certeza de que você já conheceu pessoas inteligentíssimas, altamente graduadas academicamente, mas que não tivessem o menor senso de justiça e dissessem coisas como: "Para acabar com os traficantes, basta construir muros em volta das favelas e matar todo mundo dentro". Ou então: "Acho que a pena para estupro no direito penal brasileiro deveria ser empalamento". Bem como pessoas consideradas não tão inteligentes, como talvez pessoas mais simples, que tivessem muito bom senso. O próprio termo "Sabedoria popular" se vale desse significado de Sabedoria. Conhecimento, por outro lado, é algo que se consegue por experiências. Mas a "inteligência" intensifica as probabilidades da pessoa transformar essas experiências em conhecimentos. Mas acedito que os parâmetros para se escolher um novo Grande Mestre não se restrinjam apenas a esses fatores. Vou tentar listar os atributos que acredito serem determinantes: Experiência Força Combativa Sabedoria Inteligência Carisma Coragem Força de Vontade Astúcia Índole Sobriedade Temperamento Longevidade Incorruptibilidade Conhecimento Na minha modesta opinião, Sísifo é aquele que reúne uma maior quantidade dessas virtudes.[/ Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Longevitude nem tanto, já que vimos pelo Dohko que Athena pode fazer pessoas ficarem mais velhas sem afetar seu corpo. E é fato que Shiori fez Sísifo um personagem perfeito dentro do universo SS, afinal ele tem de tudo. Mas acredito que Hasgard seria uma boa opção, naquela imagem que temos Sísifo/Hasgard/Leão-past-past talvez esse fosse o trio apontado como futuro GM. Link para o post Compartilhar em outros sites
King of Loss 275 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 (editado) Concordo com as suas considerações a respeito de Dégel e Hasgard, Fëanor. Quanto à última parte, eu acho bastante discutível, pois muitos se encaixam nas categorias que você estabeleceu (principalmente em coragem, força de vontade e força combativa). Mas, no geral, eu diria que Dégel abrange a maior parte destas características, seguido de perto por Hasgard e Sísifo. @Libra: Leão-past², se estivesse vivo na época da escolha do novo GM, certamente seria o mais indicado, pois possuía força, bondade e sabedoria. Ou seja, era a virtude em pessoa. Editado Novembro 3, 2009 por King of Loss Link para o post Compartilhar em outros sites
drustann 228 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Três quesitos básicos: - Ser Lemuriano - Ser amigo do antigo Patriarca (puxa-saco) - Ser o único que restou Fora isso acho que precisa ter os pés no chão, ser racional quando é preciso e passional quando necessário. Também é preciso ser cabeludo e que a parte dos olhos seja escondida pelo elmo, senão não pode. Da geração de LC eu indicaria Dégel e Hasgard e só eles. Da do clássico Mu e.... Mu. Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Acho que algumas partes podem ser deixadas de lado, já que o "escolhido" para futuro GM nunca vai ser Shion nesse caso entra ai, ele não tem algumas características de GM, nem é um Sísifo da vida, mas a falta de opção melhor fez ele um GM. Sendo que quando alguem é GM, ele fica muito mais responsável do que quando era um simples cavaleiro. Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Existem muitas pessoas inteligentes que não são sábias ou não agem de maneira sábia, pelo mais diversos motivos, como inexperiência... Mas eu sinceramente nunca ouvi falar de um sábio que não seja inteligente.Enfim, ao meu ver os quesitos levados em conta para elevar alguém a GM são, em ordem de importância:- Lealdade a Athena;- Senso de liderança;- Sabedoria, maturidade e experiência;- Inteligência/Capacidade estratégica;- Força/Poder. Link para o post Compartilhar em outros sites
Sakuragi de Gêmeos 372 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Acho que as passagens no clássico deixam claro que bondade, inteligência e coragem são os requisitos utilizados para escolher um Grande Mestre. Podem ter sido também os quesitos usados apenas por Shion, porém Mu adiciona que o escolhido deve ter o corpo, coração e espírto puros. Portanto, um mesclado do conjunto que faz de um cavaleiro um Grande Mestre seria bondade e justiça (o que implica em alguém puro e/ou incorruptível), inteligência (e claro, aqui entra a sabedoria, a capacidade de avaliação e julgamento distintos do melhor a se fazer) e coragem. Não se pode ter um GM passivo, sem iniciativa ou indisposto a arriscar-se em momentos de incerteza, que não confie nos seus cavaleiros. O poder eu acho que é algo que se já não for intrínseco ao escolhido virá naturalmente, afinal só são GMs os cavaleiros de ouro, portanto esse seria um quesito irrelevante de ser apontado. Fora que, alguém que reúna todas essas características de maneira distinta, destacável não pode ser alguém comum, certamente será excepcional e os anos de aprendizado na função máxima aperfeiçoarão ainda mais esses traços. Link para o post Compartilhar em outros sites
Visitante Caos Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Assino embaixo, Sakuragi. Link para o post Compartilhar em outros sites
V!OLADOR 327 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Critérios de escolha para o Grande Mestre... Ñ ser o dourado de gemeos ou sargitario . E sobreviver a guerra santa (ta, ). Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Critérios de escolha para o Grande Mestre... Não ser apontado pelo Grande Mestre para futuro Grande Mestre, da azar e vc logo morrerá sem assumir Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Brasil 75 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Esses podem ser até os critérios para a escolha do GM. Mas, na prática, é o malandro que sobra mesmo. Foi assim com Sage e Shion. Mas aí eles tem que indicar. Sabemos que tudo em SS é cíclico. Os personagens de Sagitário sempre serão poderosos, justos e blá blá blá. São as características que Kurumada criou pra ele. Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Novembro 3, 2009 Compartilhar Postado Novembro 3, 2009 Acho que essa indicação não é pra ser GM de fato, é apenas pra nomear alguem pra dar ordens pra caso o Grande Mestre morra. Todos sabem que na prática vai ser GM quem restar, não importanto suas qualificações. Em LC por exemplo, depos que Sage e Hakurei morrem quem assume é Sísifo, mas todos sabemos que Shion que irá ser o GM. Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 883 Postado Novembro 4, 2009 Compartilhar Postado Novembro 4, 2009 Em LC fica claro que seria Sísifo mesmo. Ele mesmo assume a liderança quando os lemurianos morreram. Dégel acompanhava o Grande Mestre, sabia ler as estrelas. Mas ele me parecia meio destacado no Santuário, e sem grande liderança. No clássico, Mu era o mais indicado após as 12 casas. Link para o post Compartilhar em outros sites
Libra 285 Postado Novembro 4, 2009 Compartilhar Postado Novembro 4, 2009 Degel seria uma boa opção para GM, mas era muito fraco jovem pra assumir, teria que ter mais experiência. Ele é bom como auxiliar, aconselhando sobre alguns temas que necessitam conhecimento, mas só. Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Novembro 4, 2009 Compartilhar Postado Novembro 4, 2009 Será que Sísifo seria realmente escolhido ou foi um boato espalhado por Sage para fazer Aspros se revelar? Link para o post Compartilhar em outros sites
Kore 236 Postado Novembro 4, 2009 Compartilhar Postado Novembro 4, 2009 Três quesitos básicos: - Ser Lemuriano - Ser amigo do antigo Patriarca (puxa-saco) - Ser o único que restou Não, ri com essa... O pior é que é verdade mesmo!!! Pelo menos na prática! Fora isso acho que precisa ter os pés no chão, ser racional quando é preciso e passional quando necessário. Também acho isso. Sabedoria, ser um bom estrategista, leal a Athena além de grande poder e força. Link para o post Compartilhar em outros sites
Fëanor 1.381 Postado Novembro 4, 2009 Autor Compartilhar Postado Novembro 4, 2009 (editado) Eu acho que Dégel não tem o Carisma suficiente para ser um Grande Mestre. Ele nem consegue se impor sobre o Kardia sozinho... imagina juntando, ainda, caras como Manigoldo e Defteros. Sage demonstrou muito bem como dominar esse tipo de personalidade rebelde e extremamente passional. Hasgard, por outro lado, bateria muito cabeça com esses caras. Para mim é bem claro o porque de a decisão de GM ficar entre Sísifo e Aspros. E o motivo da eliminação de Aspros é clara, né? Ele tinha tudo para ser o GM perfeito. Mas, infelizmente, era malígno. 1- Saga bom 2- Sage / Hakurei 3- Aiolos / Sísifo 4- Shion 5- Dohko (Experiente, após 200 anos) 6- Mu 7- Camus 8- Shaka / Asmita Esses são aqueles que, ao meu ver, teriam condições de serem GMs, na ordem do melhor para o pior. Editado Novembro 4, 2009 por Feanor 1 Link para o post Compartilhar em outros sites
Vilão 883 Postado Novembro 4, 2009 Compartilhar Postado Novembro 4, 2009 Será que Sísifo seria realmente escolhido ou foi um boato espalhado por Sage para fazer Aspros se revelar? confuse.gif Mesmo que ainda fosse só uma notícia plantada por Sage, por que ele escolheu justamente Sísifo como personagem da mentira? E mais: Após a morte dos lemurianos, é ele quem assume as rédeas do exército. O próprio Hakurei diz que passou o comando a ele. Link para o post Compartilhar em outros sites
El Buga 39 Postado Novembro 4, 2009 Compartilhar Postado Novembro 4, 2009 Porque Sísifo foi o único que sobrou que tinha senso de liderança, Vilão.Tudo bem que o cara foi um desastre como comandante de exército, mas enfim.. Link para o post Compartilhar em outros sites
Masked Access 253 Postado Novembro 5, 2009 Compartilhar Postado Novembro 5, 2009 Essa é fácil, Sage "escolheu" Sysiphus para garantir que Aspros perderia o controle e faria alguma coisa. Quer dizer, Uma coisa é você perder a disputa pelo posto de GM pra um Hasgard da vida, outra é perder pra Sysiphus... isso já é desmoralização! Add insult to injury. Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados