Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Tive a ideia de criar este tópico a partir de uma pequena discussão paralela que tive com o WAN ontem no tópico de LC 165. Para não zonear o tópico mais do que já está zoneado =P.

Enfim, vamos ao que interessa. But... vamos por partes. /evil

By Wikipédia:

Paranormal é um termo empregado para descrever as proposições de uma grande variedade de fenômenos supostamente anômalos ou estranhos ao conhecimento científico, mesmo se essa percepção for devida à ignorância.

Diz-se que um evento ou percepção são paranormais quando envolvem forças ou agentes que estão além de explicações científicas, mas assim mesmo são misteriosamente vivenciados por aqueles que alegam possuir poderes psíquicos, como a percepção extrassensorial ou a psicocinese.

Muitos compreendem o termo paranormal como sinônimo de parapsicologia, que lida com fenômenos psíquicos como telepatia, ESP, e estudos do sobrenatural como fantasmas. No entanto, o termo mais amplo para paranormal inclui assuntos considerados como sendo externos ou fora do alcance da parapsicologia, incluindo OVNIs, criptozoologia e muitos outros de cunho não-psíquico.Paranormal é um termo empregado para descrever as proposições de uma grande variedade de fenômenos supostamente anômalos ou estranhos ao conhecimento científico, mesmo se essa percepção for devida à ignorância.

Diz-se que um evento ou percepção são paranormais quando envolvem forças ou agentes que estão além de explicações científicas, mas assim mesmo são misteriosamente vivenciados por aqueles que alegam possuir poderes psíquicos, como a percepção extrassensorial ou a psicocinese.

Muitos compreendem o termo paranormal como sinônimo de parapsicologia, que lida com fenômenos psíquicos como telepatia, ESP, e estudos do sobrenatural como fantasmas. No entanto, o termo mais amplo para paranormal inclui assuntos considerados como sendo externos ou fora do alcance da parapsicologia, incluindo UFOs, criptozoologia e muitos outros de cunho não-psíquico.

Existem pessoas que alegam possuir poderes paranormais, e acabam sendo excluídas do círculo social por serem consideradas estranhas[carece de fontes?]. Para os defensores de teses paranormais, a capacidade de possuir os supostos poderes paranormais seria na verdade a possível manifestação de um dom e deve ser respeitada. Paralelamente aplica-se a palavra aos fenômenos pouco habituais, sejam físicos ou psíquicos.

Existem pessoas que alegam possuir poderes paranormais, e acabam sendo excluídas do círculo social por serem consideradas "estranhas". Para os defensores de teses paranormais, a capacidade de possuir os supostos poderes paranormais seria na verdade a possível manifestação de um dom e deve ser respeitada. Paralelamente aplica-se a palavra aos fenômenos pouco habituais, sejam físicos ou psíquicos.

Em CDZ a paranormalidade tem sua representação principalmente na forma da telecinesia, habilidade psíquica de Mu de Áries, Kiki e Myu de Papillon. E estes também possuem a aguçada percepção extrassensorial característica de todos que têm pelo menos algum domínio sobre o Cosmo.

Porém, por definição, paranormalidade engloba não só telecinesia, como também percepção extrassensorial (sexto sentido?) e psicocinesia.

Então, todos os Cavaleiros seriam paranormais? Ou só podem ser considerados paranormais aqueles que tenham todas as três habilidades acima citadas (podem haver mais, mas não é a intenção do tópico aprofundar-se nisso)?

Vamos aos fatos da série, então.

Se considerarmos a todos os Cavaleiros paranormais por definição, notamos que há diferenças entre as capacidades psíquicas de cada um deles, alguns sequer tendo qualquer habilidade psíquica et al. O que, por consequência, excluiria tal cavaleiro de ser considerado um paranormal, pois não detém nenhuma das características mediúnicas exigidas para se classificar alguém como tal.

Foi alegado que Kiki só conseguiu perceber com antecedência o iminente ataque de Thanatos contra Seika, na Saga de Hades, por causa de seus dons psíquicos. Analisando o histórico de ataques do deus, percebemos que Ikki de Fênix, cavaleiro com reconhecidamente poderosas habilidades mentais, não foi capaz de antecipar, ou não quis evitar, o ataque do deus da Morte.

Porém, ao analisarmos a cara de espanto que Ikki faz ao ver Pandora morrendo (screens abaixo), notamos que ele não simplesmente ignorou o ataques do deus... Fica evidente que ele realmente não o notou até visualizar seus efeitos:

http://i226.photobucket.com/albums/dd13/elbuga/bscap0177.jpg

http://i226.photobucket.com/albums/dd13/elbuga/bscap0179.jpg

http://i226.photobucket.com/albums/dd13/elbuga/bscap0188.jpg

Kiki é um lemuriano. Na série, Mu de Áries, também lemuriano, é conhecido por possuir as mesmas avançadas habilidades psíquicas, como telecinesia. Estaria isto de alguma forma ligado à descendência deles, ou seria algo que desenvolveram manualmente?

Somente os lemurianos são paranormais em CDZ, mesmo com Tokusa, Yuzuriha, Hakurei e Sage não demonstrando essas mesmas habilidades até o momento? Ou pode-se considerar a todos os Cavaleiros paranormais, mesmo com as discrepâncias denotadas acima, que por vezes entram em conflito com a definição de "paranormal" mais aceita?

Enfim, é isso.

P-A-R-T-I-C-I-P-E-M.

/evil

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Saori tambem é uma paranormal, já que emanou um ectoplasma de corpo inteiro muito parecido com seu vovozinho. Inclusive até se materializou por um instante e saiu voando.

Mas, de fato, todos os cavaleiros são paranormais, na prática. O fato de modificar o ambiente de forma drástica e terem forças sobre humanas já denota paranormalidade.

Há alguns casos específicos também. Babel de Centauro gera combustão espontânea de forma consciente. Hyoga e todos os cavaleiros baseados no gelo podem controlar a temperatura ambiente. Asterion consegue ler a mente dos adversarios.

Link para o post
Mas telecinesia pode ser considerado "força sobre-humana"?

Isso não aparece em nenhuma descrição de paranormais que eu jamais vi.

Sobre a aparição de Saori no teto do Coliseu, para mim aquilo foi uma projeção feita com a tecnologia do local mesmo.
Link para o post

Ao meu ver só pode ser considerado paranormal quem tem habilidades mediúnicas, percepção extra-sensorial e telecinesia.

O Cosmo é um fenômeno cuja ciência não pode explicar? Sim, mas isso não faz de todos os cavaleiros paranormais e sim superhumanos, ou metahumanos. Neste caso acho que nem todos os Lemurianos são paranormais e apenas alguns poucos membros dessa raça o são.

Link para o post

Acho que no geral todos cavaleiros são um pouco paranormais hehehe

No entanto focando em especifico no poder de Thanatos só alguém com a percepção do Kiki conseguiria prever aquele ataque. Ou Mú. Talvez Hakurei e Sage.

O fato de ser paranormal não quer dizer que a pessoa conseguirá ou não ver o poder de Thanatos e sim depende da habilidade da pessoa. Imagino que Sage e Hakurei tenham esse poder por que não morreram contra Thanatos apesar de muito de seus amigos terem morrido. Mas pra mim é meio óbvio que se Thanatos tivesse atacado os bronze boys talvez eles estivessem mortos já.

Link para o post
Ao meu ver só pode ser considerado paranormal quem tem habilidades mediúnicas, percepção extra-sensorial e telecinesia.

O Cosmo é um fenômeno cuja ciência não pode explicar? Sim, mas isso não faz de todos os cavaleiros paranormais e sim superhumanos, ou metahumanos. Neste caso acho que nem todos os Lemurianos são paranormais e apenas alguns poucos membros dessa raça o são.

É como penso também, Bysshe. O Cosmo não seria uma manifestação de paranormalidade.

Interessante notar que ninguém nunca se referiu ao Super-Homem, um dos maiores exemplos de superpoderes e força sobre-humana, como paranormal.

Mas pra mim é meio óbvio que se Thanatos tivesse atacado os bronze boys talvez eles estivessem mortos já.

Por isso começou a discussão no outro tópico. :lol: Thanatos poderia ter assassinado todo mundo ainda no Inferno, e não haveria Saga de Hades.

Roteirismo.

Link para o post

Todas

Olha um exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=kKEfQOglMnwhttp://www.youtube.com/watch?v=kKEfQOglMnw

aos 6'28''

Enfim, quando acontece algum impacto ou quando um muro, casa, etc cai, as pedras sobem horizontalmente e em movimento constante,ao inves de voarem para todos os lados.

Link para o post

Uma pessoa que parte o chão em partes pra mim é paranormal. Uma pessoa que congela as coisas pra mim é paranormal, uma pessoa então que faz o fluxo de uma cachoeira correr ao contrário então nem se fala.

É simplesmente infrutífero pegar conceitos reais do que connhecemos sobre paranormalidade tirados da Wikipédia ou qualquer outra fonte e aplicar para um mundo de ficção como SS, onde ser um Cavaleiro é ser um humano paranormal.

Acho que estão falando em paranormalidade se referindo à aquelas habilidades psíquicas, lá. Assim sendo:

Somente os lemurianos são paranormais em CDZ

Não.

Guerreiros comuns podem aprender tais habilidades, desde que eles sejam treinados de forma específica. Shaka usa seu poder mental para contorcer Ikki tal como Myuu fez com Seiya nos Ova's. Mascara da Morte arremessou Shunrei da cachoeira só movendo os dedos. Asterion demonstrou a habilidade de ler mentes e por aí vai. Cada um tem uma forma peculiar telecinese. Por isso que em SS, o Cosmo e seu domínio estão bastante ligados à essas tais habilidades psíquicas e à "aguçada percepção extrassensorial" (sic), seja lá o que for isso.

Link para o post
Não faço ideia do que está falando, Ichi. Tem como ser mais específico?

Agora, sobre ser infrutífero, essa afirmação já cai por terra quando notamos coincidências entre a definição de paranormalidade e as capacidades psíquicas dos cavaleiros. Portanto, a definição de paranormal postada não é inútil. E não se trata de um "esforço" para explicar algo, pois não criei o tópico para explicar absolutamente nada, e sim para expor a situação.
Link para o post

Existem vários tipos de paranormais, não?

Então. Imagino que os Cavaleiros sejam realmente paranormais, mas não iguais Mú e Kiki, por exemplo.

Gemini WL... Ichi está brincando quanto as pedras...

Link para o post

Não faço ideia do que está falando, Ichi. Tem como ser mais específico?

Agora, sobre ser infrutífero, essa afirmação já cai por terra quando notamos coincidências entre a definição de paranormalidade e as capacidades psíquicas dos cavaleiros. Portanto, a definição de paranormal postada não é inútil. E não se trata de um "esforço" para explicar algo, pois não criei o tópico para explicar absolutamente nada, e sim para expor a situação.

Ele se refere àquelas pedras que começam a flutuar quando um cavaleiro começa a elevar seu Cosmo ou quando ocorre um baita impacto e ao invés das pedras voarem pra longe elas flutuam em camera lenta como que suspensas por um imã.

Link para o post

As rochas, pedras de gelo, destroços, whatever

em CDZ esses objetos ignoram a lei da gravidade. Ao inves de cair, eles sobem lentamente, e em linha reta, em uma velocidade constante.

Link para o post

Uma pessoa que parte o chão em partes pra mim é paranormal. Uma pessoa que congela as coisas pra mim é paranormal, uma pessoa então que faz o fluxo de uma cachoeira correr ao contrário então nem se fala.

É simplesmente infrutífero pegar conceitos reais do que connhecemos sobre paranormalidade tirados da Wikipédia ou qualquer outra fonte e aplicar para um mundo de ficção como SS, onde ser um Cavaleiro é ser um humano paranormal.

Perfeito. Disse tudo que eu queria falar.

Em outras palavras, não tem cabimento essa discussão. [/)]

Link para o post
Vocês falam dessas pedras e eu só consigo lembrar de Dragon Ball Z http://www.forumpcs.com.br/images/smiles/icon_lol.gif

Em outras palavras, não tem cabimento essa discussão. [/)]

Entrou no tópico só pra dizer isso? :rolleyes:

http://img303.imageshack.us/img303/6994/joinha0br.jpg Editado por Gemini Saga WL
Link para o post

Na realidade mesmo acho que tem a ver com o por que o tópico foi aberto hehehe

Que seria o por que Thanatos não ter matado todo mundo? A resposta de uns é: Roteirismo (que é a minha também)

E tem gente que diz (WAN, por exemplo) que todos cavaleiros são paranormais e sentiriam o ataque de Thanatos assim como Kiki sentiu. Sendo que no mangá Kiki é o unico que sente tal ataque. Ikki não ve, nem os cavaleiros que estão com Seika, inclusive Marin e Shina.

Os cavaleiros são paranormais, mas isso não quer dizer que eles poderiam ver tal ataque de Thanatos. Coisa que provavelmente só pessoas como Mú, Kiki, etc veriaim.

Link para o post
Exato, mark. O cerne dessa discussão nasceu quando algu[em - acho que foi você http://www.forumpcs.com.br/images/smiles/icon_lol.gif - disse que, da mesma forma como Alone deixou passar várias oportunidades de matar Sasha e Tenma até agora, Thanatos também teve a faca e o queijo na mão o tempo todo e nada fez. E a prova disso é que nem todos eram capazes de antecipar seus ataques como Kiki fez.

Porque se fizesse, não teríamos série. XD

É isso.

Edit:

Não dsuvide do poder de um WL, Rafael! /evil /arma
Editado por Gemini Saga WL
Link para o post

Qual o nosso referencial?

Se for um homem comum, então usar o cosmos é estar alem do normal.

Se o referencial é um saint, então provavelmente há niveis de conhecimento. Usar o cosmos pra obter apenas força fisica ou, talvez, manipular coisas a distancia, etc.

Mas usando saints como referencia, parece que poderes psíquicos são um extra no quão paranormal o individuo é. Por sinal, dá a impressão que essas abilidades extras independem do cosmos. Em outras palavras, se o individuo ñ se dedicasse a um treinamento pra ser saint (ñ manipula o cosmos) ainda teria suas abilidades "mentais" da mesma forma.

PS.: usei o termo "psíquico/poderes mentais" mesmo sabendo que ñ é o melhor. Preguiça de ir procurar a definição. XD Mas ñ é um problema se os tal poder "extra" dos saints != poderes mentais. Como creio que ñ, então tudo bem.

Editado por V!OLADOR
Link para o post
Nossa referência aqui é, no caso, calcada na definição comumente aceita de um paranormal.

A paranormalidade como é conhecida é apenas um pequeno nicho de especialidades que podem ser desenvolvidas coim o domínio do Cosmo em CDZ.

Mas dentro da série nós não temos um referencial claro como esse.

O tópico é sobre isso: O que é um paranormal em CDZ? Ou TODOS são paranormais?
Link para o post

Eu entendo.

Foi por isso que dei a sugestão da escolha do nosso referencial. Ele tem que ser escolhido entre dois grupos: um com entidades consideras normais e outro com entidades especiais.

Em Saint Seiya temos, no minimo, duas opções: ser completamente normal ou ser um saint. Se ñ...

O tópico é sobre isso: O que é um paranormal em CDZ? Ou TODOS são paranormais?

Quem são todos? supondo que sejam saints, marinas, espectros e pessoas que manipulam o cosmos. Então parece aceitavel assumir que ñ, ñ são todos.

Ja que as abilidades extras parecem ser independentes da manipulação do cosmos (que é considerado normal nesse grupo).

Se o referencial for ampliado (incluindo pessoas comuns) então, todos seriam paranormais mesmo (todos = marinas, espectros e pessoas que manipulam o cosmos). :lol:

Editado por V!OLADOR
Link para o post
O referencial no caso se estende a todos os personagens da série que dominem o cosmo e tenham condições de luta, Viola.
Link para o post

Eu diria que os cavaleiros são sim paranormais. Mas alguns são paranormais clássicos (Mu, Asterion, Shaka, etc).

Não paranormal (ou simplesmente normal) seria a Mino, a Eire, o Tatsume, o narrador da Guerra Galactica, etc.

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...