Ir para conteúdo

Shiryu e os Olhos.... Novela Interminável

Posts Recomendados

Não sei se já foi discutido aqui nesse fórum, mas vai aí por curiosidade..

É incrivel como o shiryu tem a capacidade de ficar cego... na fase santuario ele se cegou para evitar olhar no escudo da medusa contra o cavalheiro de prata Algol de Perseu, na fase Asgard, Fenrir o cavalheiro de Alioth da estrela Epsilon causou um ferimento em seus olhos que o fez lutar novamente as cegas.... e como se não bastasse na fase de poseidon na luta contra o cavalheiro Krishna de Krisaor, adivinha? Shiryu cego de novo.... ao longo da fase poseidon ele até volta a enxergar momentaneamente.... mas acho que o autor gostou do shiryu cego e fez com que ele voltasse na saga Hades sem enxergar um palmo do nariz... Esse cara sofre hein...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Aliás, uma pergunta para o povo mais instruído em CDZ.

Asgard acontecia na TV enquanto o mangá mostrava Poseidon, correto? Os roteristas do anime copiaram a cegueira de Shiryu na luta contra Krishna para usar na batalha contra Fenrir, ou terá sido só uma coincidência?

Link para o post
Mas em Asgard não foi uma cegueira de verdade... foi o sangue dele que caiu nos olhos.

...

Tá... é uma desculpa idiota pra colocar o cara cego, eu sei... Mas não acho que tenha muito a ver.
Link para o post

Mas em Asgard não foi uma cegueira de verdade... foi o sangue dele que caiu nos olhos.

...

Tá... é uma desculpa idiota pra colocar o cara cego, eu sei... Mas não acho que tenha muito a ver.

verdade... eu disse cego mas na verdade o sangue estava deixando a visão turva... e por causa disso ele preferiu fechar os olhos e contar com sua experiencia anterior nas 12 casas do santuario.

Link para o post

Aliás, uma pergunta para o povo mais instruído em CDZ.

Asgard acontecia na TV enquanto o mangá mostrava Poseidon, correto? Os roteristas do anime copiaram a cegueira de Shiryu na luta contra Krishna para usar na batalha contra Fenrir, ou terá sido só uma coincidência?

Olha... Kurumada e equipe trocavam figurinhas diversas vezes, como o próprio Kozo Morishita registrou o Kurumada foi bastante ativo em Abel, mas o que também dizem nos livretos das boxes japonesas é que um episódio ficava pronto 3 meses antes de ir ao ar, ou no mínimo o script dele.

Eu acho que é capaz de ter sido coincidência.

Link para o post

Quanto a recobrar a visão durante Poseidon, foi só no anime que aconteceu e isso foi retconneado em Hades, que nem o Mestre Cristal, por exemplo. Exatamente porque fizeram Hades fiel ao mangá; no mangá, Shiryu não recupera a visão durante a saga de Poseidon, ele fica cego e continua cego daí pra frente. A visão dele só volta quando ele chega no mundo dos mortos.

Link para o post

Quanto a recobrar a visão durante Poseidon, foi só no anime que aconteceu e isso foi retconneado em Hades, que nem o Mestre Cristal, por exemplo.

O Cavaleiro de Cristal não foi retconneado em Hades... a própria equipe de produção de Hades - Santuário falou no Hades Visual Mook que aquele foi apenas um encontro de Hyoga com Camus na Sibéria, mas quem o treinou na continuidade do anime para se tornar um cavaleiro ainda foi o Cristal.

Todos os materiais japoneses que saem da série com perfis dos personagens do anime até hoje citam o Cavaleiro de Cristal na ficha de Hyoga.

Editado por Rodrigo Shin
Link para o post

Olá, Hagen. Bom, antes de mais nada, seu tópico trata de um assunto muito interessante, embora não pareça. Teria Kurumada tido ataques de sadismo durante o desenvolvimento do mangá e quis descontar em Shiryu? Não, certamente não é nada disso. Não sei se isto já foi comentado em outro tópico mas, deixando os aspectos técnicos como a produção do anime em relação à do mangá de lado, há muito mais sobre a cegueira de Shiryu do que um mero capricho do autor. E, se me permite, irei usar seu tópico para falar um pouco sobre a simbologia por trás do Dragão de Rozan.

O Tigre e o Dragão

http://img205.imageshack.us/img205/2113/yinyang.jpg

Não vou me aprofundar muito neste aspecto, até porque o usuário Libra já o fez muito bem no seu tópico A lenda por trás de Dohko de Libra, nesta mesma seção do fórum.

Shiryu, assim como seu mestre Dohko de Libra, incorpora em si os conceitos taoístas de Yin e Yang, representados pelo Tigre e pelo Dragão, respectivamente.

• O Tigre (Yin) é o princípio passivo, negativo, defensivo e feminino.

• O Dragão (Yang) é o princípio ativo, positivo, ofensivo e masculino.

Combinados, eles formam o Tao ("Caminho" ou, filosoficamente, "Verdade") do taoísmo, a harmonia e o equilíbrio perfeitos entre os opostos. E é basicamente isso que Shiryu (e Dohko) representam na série. Mas a simbologia do bronzeado não termina aí. Ao falarmos de harmonia e equilíbrio, qual é a primeira coisa que nos vem em mente?

O Signo de Libra

http://img716.imageshack.us/img716/8288/libra.jpg

Quem respondeu Libra, a Balança, acertou. Diferente da filosofia chinesa, na filosofia ocidental a representação conceitual mais comum do equilíbrio é a balança, que dá nome ao signo de Libra. E, numa série carregada de simbolismos astrológicos, a temática de librianos como Shiryu não poderia ser outra senão a de sua própria constelação:

"Libra é o signo cujo símbolo é o da harmonia e equilíbrio diante de todas as polaridades. A balança é o símbolo da aliança e da reconciliação dos contrários, dos opostos. Ponto central do equilíbrio entre o avanço e o recuo diante da vida, é o símbolo do julgamento. Nele, nós vemos a balança que mede, pesa e julga entre a qualidade e a quantidade dos atos. Libra é a balança que mede a justa proporção da renúncia ao que é injusto, aos excessos e às imprudências. A balança que mede a força da nossa vontade em agir com virtude. A virtude de agir corretamente, com cautela. A prudência de agir e decidir com ordem e com justiça. Signo de ar, símbolo da compreensão e da ponderação. É o julgamento que repousa sobre cuidadosa avaliação e reflexão, antes de ser dada a opinião, a decisão, a sentença."

Praticamente uma descrição do personagem, não? Pois bem, se vocês tiveram a paciência de ler até aqui, sem dúvida perceberam como este signo está ligado à Justiça. Mais do que um representante do equilíbrio entre os opostos, Shiryu também representa a ponderação e a decisão entre tais fatores que caracteriza a justiça e culmina no julgamento, respectivamente. Não obstante, é o mais sábio, justo e prudente dos cinco cavaleiros de bronze.

A Justiça

http://www.songsouponsea.com/Promenade/JUSTAROT.JPG

Saindo um pouco da astrologia e entrando em outra forma de "arte divinatória", nós temos a lâmina XI do Tarot, A Justiça. Apesar de representar, assim como Shiryu, a ponderação, a imparcialidade, a sabedoria e, é claro, a justiça, sua relação com ele não é apenas conceitual, mas sim literal.

Shiryu carrega em seu braço esquerdo um prato da balança (representada pelo Escudo do Dragão) e em seu braço direito uma espada (representada pela Excalibur), exatamente como a imagem da Justiça acima. Interessante, não? E agora vem a parte que completa toda a simbologia.

http://img64.imageshack.us/img64/4451/blindjustice.jpg

Outra representação muito comum da Justiça é a de uma mulher vendada, simbolizando a expressão "a justiça é cega". Por este motivo, Kurumada, que fez Shiryu à imagem da justiça, decidiu retratá-lo cego durante várias passagens do mangá.

Enfim, acho que isso responde (e muito bem, diga-se de passagem) a sua pergunta. Mas antes de terminar este post bíblico, gostaria que comentar só mais uma coisa.

Shura de Capricórnio e Deathmask de Câncer

- Mas hein?! Por acaso bebeste, Floss? O que diabos Shura e Deathmask têm a ver com a simbologia de Shiryu? -

Tudo, meu jovem! Para começar, foi ele quem descabaçou os dois (bom, talvez só o Shura, mas enfim...). Acontece que as mortes deles foram altamente simbólicas. Na astrologia, Capricórnio e Câncer são, respectivamente, conhecidos como o ponto mais alto e o mais baixo do Zodíaco. Além disso, um é o signo oposto do outro.

E o que aconteceu? Shiryu derrotou Deathmask empurrando-o no abismo mais profundo que existe, o portal para o submundo, Yomotsu Hirasaka. Já com Shura, elevou-o até a máxima altitude, atravessando a atmosfera da Terra e obliterando seu corpo.

Nesse sobe e desce todo, Shiryu, mais uma vez, representa o equilíbrio perfeito entre os opostos e a ação da justiça sobre os injustos (tanto que ambos foram os únicos dourados que perderam as armaduras em suas lutas).

-------

E é isso, espero que meu post tenha ajudado (ou, ao menos, servido como curiosidade). Qualquer pergunta estamos aí.

Até!

Editado por King of Loss
Link para o post
Shiryu carrega em seu braço esquerdo um prato da balança (representada pelo Escudo do Dragão) e em seu braço direito uma espada (representada pela Excalibur), exatamente como a imagem da Justiça acima. Interessante, não? E agora vem a parte que completa toda a simbologia.

http://img64.imageshack.us/img64/4451/blindjustice.jpg

Outra representação muito comum da Justiça é a de uma mulher vendada. Daí surgiu a expressão "a justiça é cega". Por este motivo, Kurumada, que fez Shiryu à imagem da justiça, decidiu retratá-lo cego durante várias passagens do mangá.

Trecho EPIC WIN do post. Nunca havia pensado nisso! :kosumo:

Ainda assim, acho que rolou um certo exagero em cegar o cara duas vezes.

Link para o post

Eu acho q o mais correto era deixa-lo cego ate a saga de hades, pq o fato dele ter voltado a enxergar na casa de cancer foi muito mal explicado. Mas enfim...

Link para o post

Se a simbologia do Floss está correta, então o papel agregado pelo anime à Excalibur está também. Muito, mas muuuuito antes do que qualquer ser vivo imaginar que a espada da justiça acabaria nas mãos de Shiryu. Mais um trunfo da Toei sobre os detratores. [/)]

Link para o post

Bom...

Outra representação muito comum da Justiça é a de uma mulher vendada. Daí surgiu a expressão "a justiça é cega". Por este motivo, Kurumada, que fez Shiryu à imagem da justiça, decidiu retratá-lo cego durante várias passagens do mangá.

1 - Por que os demais não ficam cegos tbm durante a obra? Os outros não são justos? Ou só meio-justos? (rs...)

2 - Na verdade, o ditame "a justiça é cega" não acontece por ela ser retratada de olhos vendados e sim o contrário. Vc colocou a consequência como causa. XD Ela seria "cega" porque não enxergaria a quem aplicar a "pena"; ela não seria parcial.

Bom, PRA MIM, os personagens mais imparciais são sempre aqueles que precisaram aplicar a pena da Justiça a alguém de quem eles gostavam, sem enxergar a quem, mas apenas ao ato que deveria ser punido.

Não que o Shiryu não estivesse incluido nisso, mas ainda acho que outros personagens tiveram mais oportunidade de mostrar isso.

Link para o post

Bom, a comparação utilizando a simbologia é realmente interessante. Mas não sei se realmente foi proposital por parte do Kurumada.

Se foi, realmente foi genial a idéia, embora repetida à exaustão.

Link para o post

Muito bem explicado king... realmente se Kurumada estivesse pensando em Shiryu como a personificação da justiça ele é um gênio mesmo... a duvida do pessoal é porque durante o anime acontecem diversas falhas, não sei se é por causa da Toei ou os erros já vinham do Mangá... Mas parando pra pensar parece mesmo que cada cavalheiro de bronze tem uma personificação... Lembrando Shun de Andromeda, nunca demonstra o desejo de lutar, prefere se sacrificar a ter que machucar alguém... assim como Andromeda que foi sacrificada para dar fim a destruição da Etiópia... talvez ele seja a personificação da extrema bondade, não é a toa que mais tarde em hades foi honrado e vestiu temporariamente a armadura de virgem pertencente ao Shaka (Considerado um homem santo)... enfim, existem muitos mais mistério no mundo CAVZOD do q podemos imaginar... talvez sem querer querendo por Kurumada.

Link para o post
talvez ele seja a personificação da extrema bondade, não é a toa que mais tarde em hades foi honrado e vestiu temporariamente a armadura de virgem pertencente ao Shaka (Considerado um homem santo)

Só tem o porém de o Shaka ser meio arrogante e não muito santo durante a batalha das 12 casas, rssss! XD

Mas isso seria mais um dos disparates da série né... oo

Link para o post

1 - Por que os demais não ficam cegos tbm durante a obra? Os outros não são justos? Ou só meio-justos? (rs...)

Acontece que Shiryu foi o personagem escolhido por Kurumada para representar a justiça entre os bronzeados, assim como Seiya representa a esperança e a determinação. Mas isso não impede que os outros sejam justos ou determinados também, né? :lol:

2 - Na verdade, o ditame "a justiça é cega" não acontece por ela ser retratada de olhos vendados e sim o contrário. Vc colocou a consequência como causa. XD Ela seria "cega" porque não enxergaria a quem aplicar a "pena"; ela não seria parcial.

Bem observado, Pandora. Me expressei mal naquela frase e ficou parecendo que eu atribuí a frase ao simbolo, quando acontece o contrário, como você disse. Mas já editei lá, hehehe. :P

Link para o post

Não creio que sejam coincidências, Vilão. O Kurumada tem umas sacadas geniais às vezes, embora cague em outras. Boa parte do que ele criou em SS possui uma ampla base conceitual e simbólica. O problema é que o seu desenvolvimento de personagens e situações é péssimo, aí várias coisas acabam inexploradas. Mas as ideias estão todas lá, basta prestar atenção.

Link para o post

Nunca pensei que os cavaleiros de bronze pudessem representar a personificaçao de algo. É interessante a ideia. Seiya seria a determinaçao. Shiryu a justiça. Shun a bondade. Ikki o renascimento. E Hyoga representaria o que?

Link para o post
Nunca pensei que os cavaleiros de bronze pudessem representar a personificaçao de algo. É interessante a ideia. Seiya seria a determinaçao. Shiryu a justiça. Shun a bondade. Ikki o renascimento. E Hyoga representaria o que?

Olha... Pra mim, o Hyoga é calado, introspectivo... Pra mim, é o lado triste de ser órfão. Afinal, o grupo é marcado pela orfandade, e no Hyoga isso foi mais marcante.

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...